RALI NOSSO DE CADA DIA

GUARUJÁ (voltou!) – Inventei agora o nome da nova seção, para publicar todos os dias, até o fim do Dacar, fotos de carros de rali de verdade. Como esse adorável Samara no meio da neve. Ainda terei um. Calma que o dia chega.

Aproveitando, depois de ler a cobertura do dia do rali no Grande Prêmio deem um pulo no site da ESPN Brasil. O meu companheiro Lúcio de Castro escreveu um artigo interessantíssimo sobre o velho Paris-Dacar. Uma visão da qual compactuo em partes. Não acho o rali tão tenebroso assim, nem consigo enxergar tanta maldade implícita na prova. Não acho que ela tenha nascido para subjugar os pobres povos africanos.

Mas concordo totalmente com a crítica ao desprezo devotado às vítimas anônimas da competição, que não foram poucas. Enfim, é tema para reflexão. Lembro que muitos anos atrás outro colega, o André Fontenelle (hoje na “Época”) escreveu algo parecido na “Folha”, quando eu era o editor. Grande texto, diga-se. Se alguém achar, me avisa.

Mortes à parte, eu gosto muito do Dacar. Acho um baita rali, o elo perdido entre os dias chatíssimos de hoje e as grandes aventuras motorizadas do passado. Sou a favor de sua realização pelos próximos mil anos.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

9 brasileiros no Dacar deste ano. E 85 (!!!!!!) argentinos. Taí uma coisa para invejar, o povo argentino realmente conhece e gosta de rali.

Gabriel Vargas
Gabriel Vargas
13 anos atrás

Sugiro mais fotos de carros de rali cross-country!

galileu
galileu
13 anos atrás

na minha opinião, o piloto de raly de velocidade, é o piloto mais completo que existe, os caras são melhores do que os da F1, não é facil guiar no limite e obedecer o chato do navegador ao lado, se para nós até GPS enche o saco, vire a direita, vire a esquerda a tantos metros e etc…, imaginem fazê-lo no limite, a união entre piloto e navegador, é unica ambosd tem que se confiar cegamente, cantou errado ou entendeu errado, já ERA, É BARRANCO NA CERTA.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Na verdade, o Dacar perdeu muito com a saída da família Sabine da organização. Nos tempos de Thierry e Gilbert, eles próprios iam lá conversar com os ditadores e chefes tuargues paraqnegociar a passagem da prova por seus territórios. Isso era negociar com terroristas? Era. E daí? Os civilizados detentores da prova hoje preferem o lugar seguro da América do Sul. Tudo bem, o Dacar continua o maior de todos. Mas, repito, Dacar qeu não é na Africa nào é Dacar. É outra coisa. Mesmo assim continua a última grande aventura competitiva a motor. Long Life Dacar.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Na falta de um novo ‘Tro-lo-ló man’, esse vídeo de Dudka e Trubnikov até que quebra o galho…

http://www.youtube.com/watch?v=wzlL8ayqNPo

Abraço,

JCMATTIOLI

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Não concordo com o texto do Lucio….aliás não concordo com a maioria do que ele diz na TV…

Como o Rodrigo disse as 15:21 “o Saara melhorou com a saída do rally?” ……….

Como sempre é tudo culpa dos Eua, da Europa, dos ricos, das multinacionais, do sistema, etc….

A foto ficou bem bacana……Dirigir um Samara na neve nao deve ser mole pqp!

victor freire
victor freire
13 anos atrás

grupo n, com certeza. deve ter desempenho semelhante aos gols da década de 80 nos ralis.

sergio ribas pacheco
sergio ribas pacheco
13 anos atrás

Não concordo com o Lucio,só no fim de semana já morreram nas nossas estradas mais “severinos”do que em todas edições do Dakar

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Bacana o texto, mas acho que o Lúcio de Castro erra o alvo. É a imprensa que dá fama aos pilotos e ignora os pobres. Não a corrida em si. A corrida tem seu lado social, ajuda os povos por onde passa. Dá visibilidade à pobreza daquelas pessoas. O Saara melhorou com a saída do rally?

Emerson Gonçalves
Reply to  Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Concordo com você Rodrigo, parece que o lucio não gosta de rally…

sergio murilo
sergio murilo
13 anos atrás

nao concordo com o texto do lucio e acho q ele tá mal informado. a saída do dakar da áfrica se deu por conta de ameaças terroristas. um grupo armado foi detectado num ano qq ( nao me lembro e to com preguiça de pesuisar) por imagens de satélite e a organização teve q arrumar um monte de antonovs pra carregar o povo pra bem longe da encrenca. depois do 11/09 então q ferrou tudo.

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  sergio murilo
13 anos atrás

Subscrevo ao relator!

Paulo Torres
13 anos atrás

Joguei “André Fontenelle”+”paris dacar” no google, achei um texto de 01/01/1995 no link http://quexting.di.fc.ul.pt/teste/folha95/FSP.950101.txt – tá perdido no meio da página, sem formatação, é só dar um “localizar” por Fontenelle. Não sei se é o texto citado.

KLAUS
KLAUS
13 anos atrás

Bonito o russo equipado pra rali. De qual categoria seria?

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Um Texto Belissimo do Lucio!!! Mas concordo contigo sobre o Dacar: “o elo perdido entre os dias chatíssimos de hoje e as grandes aventuras motorizadas do passado”. Legal! Já esse teu Samara de Rally, isso chega em algum lugar!??!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Pô o Samara sim tem cara de carro de rally. Não aquelas caixas de fosforos!