MENU

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 - 13:43Rali

RALI NOSSO DE CADA DIA

GUARUJÁ (voltou!) - Inventei agora o nome da nova seção, para publicar todos os dias, até o fim do Dacar, fotos de carros de rali de verdade. Como esse adorável Samara no meio da neve. Ainda terei um. Calma que o dia chega.

Aproveitando, depois de ler a cobertura do dia do rali no Grande Prêmio deem um pulo no site da ESPN Brasil. O meu companheiro Lúcio de Castro escreveu um artigo interessantíssimo sobre o velho Paris-Dacar. Uma visão da qual compactuo em partes. Não acho o rali tão tenebroso assim, nem consigo enxergar tanta maldade implícita na prova. Não acho que ela tenha nascido para subjugar os pobres povos africanos.

Mas concordo totalmente com a crítica ao desprezo devotado às vítimas anônimas da competição, que não foram poucas. Enfim, é tema para reflexão. Lembro que muitos anos atrás outro colega, o André Fontenelle (hoje na “Época”) escreveu algo parecido na “Folha”, quando eu era o editor. Grande texto, diga-se. Se alguém achar, me avisa.

Mortes à parte, eu gosto muito do Dacar. Acho um baita rali, o elo perdido entre os dias chatíssimos de hoje e as grandes aventuras motorizadas do passado. Sou a favor de sua realização pelos próximos mil anos.

16 comentários

  1. Edilson Vieira disse:

    9 brasileiros no Dacar deste ano. E 85 (!!!!!!) argentinos. Taí uma coisa para invejar, o povo argentino realmente conhece e gosta de rali.

  2. Gabriel Vargas disse:

    Sugiro mais fotos de carros de rali cross-country!

  3. galileu disse:

    na minha opinião, o piloto de raly de velocidade, é o piloto mais completo que existe, os caras são melhores do que os da F1, não é facil guiar no limite e obedecer o chato do navegador ao lado, se para nós até GPS enche o saco, vire a direita, vire a esquerda a tantos metros e etc…, imaginem fazê-lo no limite, a união entre piloto e navegador, é unica ambosd tem que se confiar cegamente, cantou errado ou entendeu errado, já ERA, É BARRANCO NA CERTA.

  4. Edilson Vieira disse:

    Na verdade, o Dacar perdeu muito com a saída da família Sabine da organização. Nos tempos de Thierry e Gilbert, eles próprios iam lá conversar com os ditadores e chefes tuargues paraqnegociar a passagem da prova por seus territórios. Isso era negociar com terroristas? Era. E daí? Os civilizados detentores da prova hoje preferem o lugar seguro da América do Sul. Tudo bem, o Dacar continua o maior de todos. Mas, repito, Dacar qeu não é na Africa nào é Dacar. É outra coisa. Mesmo assim continua a última grande aventura competitiva a motor. Long Life Dacar.

  5. JCMATTIOLI disse:

    Na falta de um novo ‘Tro-lo-ló man’, esse vídeo de Dudka e Trubnikov até que quebra o galho…

    http://www.youtube.com/watch?v=wzlL8ayqNPo

    Abraço,

    JCMATTIOLI

  6. LucioSP disse:

    Não concordo com o texto do Lucio….aliás não concordo com a maioria do que ele diz na TV…

    Como o Rodrigo disse as 15:21 “o Saara melhorou com a saída do rally?” ……….

    Como sempre é tudo culpa dos Eua, da Europa, dos ricos, das multinacionais, do sistema, etc….

    A foto ficou bem bacana……Dirigir um Samara na neve nao deve ser mole pqp!

  7. victor freire disse:

    grupo n, com certeza. deve ter desempenho semelhante aos gols da década de 80 nos ralis.

  8. Não concordo com o Lucio,só no fim de semana já morreram nas nossas estradas mais “severinos”do que em todas edições do Dakar

  9. Rodrigo Moraes disse:

    Bacana o texto, mas acho que o Lúcio de Castro erra o alvo. É a imprensa que dá fama aos pilotos e ignora os pobres. Não a corrida em si. A corrida tem seu lado social, ajuda os povos por onde passa. Dá visibilidade à pobreza daquelas pessoas. O Saara melhorou com a saída do rally?

  10. sergio murilo disse:

    nao concordo com o texto do lucio e acho q ele tá mal informado. a saída do dakar da áfrica se deu por conta de ameaças terroristas. um grupo armado foi detectado num ano qq ( nao me lembro e to com preguiça de pesuisar) por imagens de satélite e a organização teve q arrumar um monte de antonovs pra carregar o povo pra bem longe da encrenca. depois do 11/09 então q ferrou tudo.

  11. Paulo Torres disse:

    Joguei “André Fontenelle”+”paris dacar” no google, achei um texto de 01/01/1995 no link http://quexting.di.fc.ul.pt/teste/folha95/FSP.950101.txt – tá perdido no meio da página, sem formatação, é só dar um “localizar” por Fontenelle. Não sei se é o texto citado.

  12. KLAUS disse:

    Bonito o russo equipado pra rali. De qual categoria seria?

  13. Tazio disse:

    Um Texto Belissimo do Lucio!!! Mas concordo contigo sobre o Dacar: “o elo perdido entre os dias chatíssimos de hoje e as grandes aventuras motorizadas do passado”. Legal! Já esse teu Samara de Rally, isso chega em algum lugar!??!

  14. ALEX B. disse:

    Pô o Samara sim tem cara de carro de rally. Não aquelas caixas de fosforos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>