COMO FICOU? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 18:51Brasil, Indústria automobilística

COMO FICOU?

SÃO PAULO (atualizem) - Vocês, blogueiros bem informados, me digam: como é que ficou a história da Sabrico, que a VW tinha descredenciado pouco mais de um ano atrás? A vida anda tão corrida que nem reparo mais nas marcas de carros que certas concessionárias vendem por aí. Depois que a Caltabiano passou a vender Toyota e o mundo ficou de ponta-cabeça, desisti.

A Sabrico foi a maior VW do universo, se não me equivoco. Vejam as fotos, que bárbaras. Já não sei quem mandou, nem de onde foram tiradas. Não me processem.

44 comentários

  1. fox sport disse:

    turma do acessorios !

    cleber / sidão/ adriano / rogerio / genessi / loco/ elvis / marcino / eric /eduardo /
    um grand eleconco q sabia trabalhar e montar acessorio

  2. fox sport disse:

    meu nome e cleber acessorios / eric ,desenvolvi o fox sport vendido pela sabrico , uma empresa de tradicão e respeito, conheci a te o dono ( bisoni pessoas de bom carater)
    ganhei bastante dinheiro trabalhando ate a noite e sabado,
    pena q pessoas e ate chefia /gerente não fazia nada , so quem levavam a empresa nas costa eram o funcionarios / q gostavam .
    saudades…..
    um abraco a todo

  3. Karen Cristina Gonçalves disse:

    Gostaria de obter um endereço ou telefone de contato com a atual empresa ou responsável legal pelos consórcios da antiga Sabrico / Consórcio Nacional Brastemp. Comprei meu carro na Primarca em São Caetano do Sul – SP e tb preciso da carta de liberação de veículos alienados. Não consigo acertar os documentos do meu carro sem essa liberação, de acordo com o Detran.
    Agradeço a quem puder me dar alguma informação sobre oq fazer para obter essa carta,
    Karen

  4. Rossano Lippi disse:

    Joguei no time da Sabrico entre 1973/1974, ganhamos vários torneis, eu era um jovem de 17 anos naquela época. Queria muito reencontrar a turma que jogava e que formava nosso time.
    Jogavamos no campo do Vaticano, ali no Anastacio.
    Por favor quem for daquele tempo entre em contato comigo pelo e-mal rlippi@cebe.com.br
    Grato
    Lippi

  5. veggir disse:

    Comprei através do consórcio nacional brastemp sabrico um automóvel em 12 prestações em 1995, após o pagamento total passaram um Instrumento de Liberação, ( certificado de desalienação). Atualmente apos 16 anos eu desejava que o gravame de alienação , fosse tirado do certificado de propriedade ,mas, o DETRAN-SP, não aceita o documento, eu preciso apresentar um documento de liberação atualizado, com as novas normas estabelecidas pelo Detran. Como posso entrar em contato com quem ficou responsavel pela documentação, quem encampou a Sabrico ?. Quem pode solucionar a situação, algue ai sabe? Grato

  6. Luiz Cesar Milla disse:

    Flavio
    Sabrico Caminhões de Porto Alegre,pertencia ao mesmo Grupo da Sabrico Automoveis ai de Sao Paulo,realmente isso e coisa que so acontece no Brasil,colocaram milhares de Caminões no mercado dp Rs. e depois simplesmente fecharam e deixaram consumidores e funcionarios a ver navios, pois caminh~es tinham concessionarios em Porto Alegre,Novo Hamburgo,Caxias do sul , Pelotas etc…..afirmo isso porque fui funcionario em mais Essa farsa chamada Sabrico!!!

  7. Eduardo Britto disse:

    Da Sabrico não sei nada. Lembro da SOPAVE, onde minhã mãe comprou seu primeiro fusca, por volta de 1978. E o FG falou da Caltabiano. Peguei o MAIOR BODE dessa empresa, onde comprei meu primeiro “zero”, um Fiesta 97, e um pouco depois, sem avisar ninguém a Caltabiano mudou de Ford para Toyota, sem avisar ninguém! Tremendo desrespeito! Valeu!

  8. Fernando disse:

    Fala ai FG e amigos. Hoje tenho uma oficina aqui na ZN de SP e trabalha aqui um dos mecânicos da finada Sabrico. O rapaz trabalhou lá 13 anos e simplesmente saiu sem receber 1 centavo, onde até hj briga na justiça por seus direitos, já que de um dia pra outro o grupo Português responsável pela Sabrico resolveram demitir todos os funcionários já informando buscar os direitos que lhe cabiam pois não receberiam nada devido a falência. Eu acho que esse mecânico e muitos outros nunca receberão seus direito, afinal de contas essa terra infame não visa os direitos, mas sim a safadeza e malandragem, é uma pena.

  9. vitão disse:

    SE bem me lembro, no prédio que é hoje do West Plaza funcionava a SAVENA, da família Lang. Acho que ela foi comprada pela SABRICO .

  10. Eric disse:

    Vitão…vc viu que a minha versão está bem perto….

  11. regi nat rock disse:

    eita… muito bla bla bla, mas quem deu a ficha quase completa, foi o Vitão.
    o escandalo dorme, devidamente acomodado numa gaveta e/ou prateleira da justiça ?!?!
    Me ofereço para padrinho do duelo na frente da jaqueira.
    Padrinho do Vitão por óbvio….
    Permito ao adversário escolher as armas. O Vitão aceita qualquer uma…

  12. vitão disse:

    Gustavo, não vou transoformar um blog de lazer e cultura em aula de contabilidade. Se quiser o meu contato o FG tem. Tenho os balanços e pareceres da auditoria . Duelo ao por do sol na frente da jaqueira .

  13. Marcelo Mendes disse:

    Envolvidíssimo no assunto, prefiro não me identificar, mas posso dizer que de todos os comentários até então, o “Vitão” sabe bastante, embora esteja errado quanto à premeditação e à sonegação fisca.

  14. Jorjão disse:

    Essa foto foi descoberta pelo Guilherme, do site antigosverdeamarelo. Vale a pena.

  15. Eric disse:

    Inclusive, o meu amigo, cujo pai (Familia Bisoni) vendeu a Sabrico para os portugas, fez a propaganda do Kia Sorento (Voce é algo assim…é tudo pra mim….)e namorou a Gloria Maria….hehehehehehehe

  16. Eric disse:

    A Sabrico foi vendida pela Brasmotor na decada de 90 para um grupo de empresários paulistas, inclusive o pai de um amigo era sócio.

    Em 2001 um banco portugues BPN comprou 50 % da operação e em 2003 o restante.

    Eles quebraram porque com a crise européia, não conseguiam mais trazer $$$ de fora para aqui, junto com a queda das vendas e a operação de “troca” foi para o saco.

  17. Oroval disse:

    Vendo a foto do escritório, não pude deixar de observar um monte de detalhes:
    - 1:00 h da tarde e todo mundo no trampo.
    - relógio comunitário (relógio de pulso era caro, não tinha ching-ling)
    - não tem mesa vazia.
    - só uma pessoa em pé.
    - e só um ao telefone.
    - ar condicionado já tinha.
    - mas na sala do fundo tinha um ventilador.
    - os cabelos altos delas,
    - … de vestido…
    - eles todos de camisa branca e gravata,
    - luzes apagadas próximo das janelas (óia !!!)
    - tudo arrumadinho, chão limpinho,
    - e várias Remington pelas mesas (de escrever e de calcular).

  18. Junior disse:

    Aqui em Porto Alegre/RS tínhamos a Sabrico caminhões, mas quebrou em 2010.
    O prédio, que fica na região do Porto Seco de Porto Alegre ficou abandonado, mato crescendo, etc. Faz 1 mês começaram a reformar e pintar de laranja o prédio. Não sei o que vai sair, mas com certeza não é VW.

  19. Marcelo Montagnini disse:

    Meu pai trabalhou na Bruno Tress por 40 anos, uma das mais antigas revendas VW na av. Rio Branco e a foto mostra o padrão para as revendas da epoca http://4.bp.blogspot.com/_r1T3byWMMOo/TJzHta5QQmI/AAAAAAAAAqU/zYm6K_qks5U/s1600/Vwclass-0235.jpg a semelhança é notável.

  20. Arnaldo disse:

    Engraçada a coincidencia. Passei ontem na marginal Tietê e vi o prédio onde ficava a Sabrico à venda, ainda com o lay out de loja VW. Um amigo que trabalha na sorana disse que a Sabrico já era, não existe mais.

  21. Guilherme Camargo disse:

    Sabrico era ali mesmo onde é o West Plaza, depois mudou-se para antes da ponte, perto de onde é a FPF hoje. Depois mudou para a Marginal Tietê, ao lado do C&C e mais recentemente o prédio foi colocado a venda. Realmente deprimente, mas fechou pq o serviço estava muito abaixo das outras VW (imagina como pode ser pior).

  22. vitão disse:

    estive envolvido por vias transversas no fim, e até tentei encontrar um comprador, mas ela acabou na mão de um japonês de Alphaville que é especialista em desmontar e liquidar emrpesas ( tá fazendo o mesmo com a Rede Zacarias, comprpou e nem pagou a viuva ainda) . Quem realmente quebrou a empresa foi o grupo sucessor da Brasmotor ( ou o Tarancon, para quem sabe do altiplano) , deixou uma dívida impagável de R$ 80 milhas em impostos . Depois eles enrolaram o pessoal do banco português BNP, que entrou de gaiato e não aguentou o tranco, e acabou na Caixa Geral de Depositos ( a CEF de Portugal) . A estrutura societária era uma encrenca, tinah holding na Holanda. O prédio tá a venda por R$ 60 milhas, dizem que vai virar outlet . No final eles só recebiam carros se pagassem antecipadamente para a VW. Mas a quebra foi premeditada, pura sonegação fiscal. Quem ficou com a rede de caminhões, muito forte no Sul , foi o grupo Julio Simões.

    • Junior disse:

      Não quero duvidar de suas informações, mas a Sabrico Caminhões aqui do Sul quebrou também, deve fazer quase 1 ano. Pode ser conincidência, mas isso me leva a crer que era dos mesmos proprietários da de automóveis.

    • gustavo bortolotto disse:

      Você está bastante mal informado meu amigo. Quando o grupo português comprou não tinha dívida alguma. O Grupo português se enrolou de vez com a intervenção que sofreram em Portugal. E o fato de também não saberem nada de negócio de carros no Brasil. Holding na Holanda ?!?!?! Vc está se confundindo ou lhe passaram informações erradas.

      Abs

    • galileu disse:

      Grupo Julio Simões, atua n o ramno de trnsportes de aço, agora tambem no de passageiros municipais, sediada em Mogi das Cruzes, quando trabalhei no grupo, seu Julio quando veio de um passeio a portugal, fez questão de cumprimentar um a um seus funcionários e entregar a cada um uma garrafa do vinho do Porto, tenho a minha até hoje, estava sendo treinado para gerente da filial de ipatinga, mas por divergencias me afastei do grupo, iniciando carreira em concessionarias da general motors, onde iniciei tambem a carreira de piloto, (curta, mas praseirosa e eficientre).

  23. Nick B. disse:

    Oi, Fla!
    Oi meninada!

    Olha lá na quarta foto o malandrão da terceira mesa dando um “miguézinho” básico na internê pós-rango.

    - Nick, seu lindo, naquela época mal existia o Eniac, quiçá www, joker!

    É verrrdade! Mentirinha do Nick.
    Pô, agora bateu uma dúvida. Cumé que a gente dava um embromation no trampo em priscas eras.
    Eu, pelo que me lembro, recheava um envelopinho “de para” da firma com uma G Magazine e ia todo catito para o wc, “passar” um honroso fax.

    - Nick, seu lindo, naquela época mal existia a Pleiba, quiçá G Magazine, joker.

    É verrrdade! Mentirinha do Nick.
    Então essa cabecinha de vento não se lembra mais como fazia para enrolar no selviço.

    Viva a internê!!!
    Fiel companheirinha do meu ócio!

    Bitocas.

    Nick B.
    (Vai trabalhar, vagabundo!!!)

  24. DBJ disse:

    Sim, a Sabrico ficava onde hoje é o West Plaza, ao lado do Parque Antárctica.
    Lembro que eu tinha uns 10 anos quando fui lá com meu pai buscar o Passat TS 79 que ele comprou. A concessionária era gigantesca!

  25. Carlos Rossi disse:

    Minha familia morava na R.Dr Costa Junior ao lado do extinto restaurante Dom Ciccilo muito perto da Sears Roebuck e a Sabrico era referencia para os carros VW que compravamos,
    inclusive ‘herdei’ aos 15 anos uma Variant 1600 72 marrom ocre que havia sido adquirida 0km nessa loja.
    Lembro-me tambem de uma propaganda(reclame) na TV em que colocaram 1 ex-tenista chamado Fernando Meligeni para anunciar as ‘Ofertas da Sabrico’ numa ação de marketing
    meio sem sentido.

  26. Flavio Bragatto disse:

    E assim, vão sumindo as concessionárias antigas para dar lugar aos novos “grupos” (Caoa, Tempo, Gandini, etc).

    Um dia chegará num ponto em que uma comerá a outra e sobrará apenas uma que fará o que quiser do consumidor. Este apocalipse lembra muito o que está acontecendo com os bancos (vai sobrar só Itau, Bradesco e Santander).

  27. gustavo bortolotto disse:

    Flavio tudo bem? A Sabrico realmente era do grupo Brasmotor até 1997. Neste ano foi vendida, minha família foi uma das sócias nessa época. Ficava na Av Antartica logo após o viaduto lembra. Ela realmente já ocupou o espaço que hoje é do West Plaza. Bom em 2002 vendemos para um grupo de Portugal que lá na Europa tinha algumas concessionárias, eles mudaram a concessionária para a marginal tiete. Infelizmente eles não souberam honrar o nome e a história da Sabrico e com uma divida enorme com a VW foram obrigados a fechar.
    Flavio você sabe que a Sabrico chegou a montar algumas unidades do fusca no Brasil antes até da montadora chegar aqui!!!! Pois é, acabaram com uma linda história.
    Abs

    Gustavo Bortolotto

  28. Pedro Navalha disse:

    A única coisa que eu sei é que essas fotos apareceram pela primeira vez no blog Antigos Verde Amarelo. Mas acho que aqui ninguém conhece esse blog não…

  29. Marcelo Foresti disse:

    FG,
    A Sabrico faliu….
    Neste prédio da foto (Av Rio Branco, bem no final, lado esquerdo, quase no viaduto Rudge) hoje é do Grupo Faria (autorizado WV muito forte no interior de SP).
    Uma curiosidade: Havia uma pendência judicial (deve estar em alguma “instância” até hoje) entre a Sabrico e a Sorana (que existe até hoje depois da ponte da Casa Verde) por causa de “invasão territorial”, parece que havia, no passado (distante), uma espécie de regra na VW que impedia uma revenda a menos de X metros ou kms de outra e neste caso isso não foi respeitado…
    Bom dia a todos.
    Marcelo Foresti

  30. Kleber Moraes disse:

    Boa pergunta. Nem sabia que tinha acabado. Em casa temos um gol quadradinho, daqueles 1000 CHT. Último ano que foi fabricado dos golzinhos quadrados e que foi comprado pela minha falecida mae, 0km numa Sabrico.

    É um carro que está em casa desde 0km, nunca foi batido e, se depender de mim, continuará em casa e sem ser muito encomodado, só ligando e fazendo percursos pequenos, pra manter o carro bem cuidado. E ainda com o adesivo da Sabrico.

  31. Marcos disse:

    Acho que ninguém sabe xongas(chongas?) dessa bagaça…..

  32. Ricardo Bigliazzi disse:

    Quebrou… e deixou um monte de empregado sem recebe parte de seus direitos.

    Algumas de suas revendas (caminhões) foram assumidas por outros grupos.

    Conheço um cara que era da Sabrico… nem ele acredita em tudo o que aconteceu

    Imperador

  33. Ricardo Hilgenberg disse:

    Por acaso esse endereço é onde está o Shopping West Plaza hoje? Eu lembro que lá ficava a Sears… e a Sabrico? No Google Earth aparece a esquina do shopping. Abs.

  34. Leonardo Cavalcante disse:

    Flávio.

    Pra resumir, a Sabrico foi pro saco!

    Trabalho na Biguaçu – concessionária VW e recentemente contratei uma ex-funcionaria da sabrico com 10 anos de casa. Segundo ela, todos os funcionários foram devidamente indenizados, um fim ao menos honroso.

  35. Barbetta disse:

    Meu fusquinha 68 foi tirado zero de lá.

  36. Ander - F1 disse:

    Pois é Flávio, tudo se muda apenas visando $$$$$

  37. Helio "Chico Bento" Silveira disse:

    Amigo Flavio. Não sei como ficou pois não sabia do descredenciamento da Sabrico. O que sei é que ela pertencia ao grupo Brasmotor, que além de fazer as geladeiras Brastemp, importava carros e caminhões, sendo portanto um dos primeiros concessionários de automóveis do Brasil. Pelo visto mais uma marca tradicional com os dias contados. Ou será que vai vender carros chineses?

  38. galileu disse:

    ela era referencia em VW, hoje não sei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>