DICA DO DIA
SÃO PAULO (inacreditável) – Quem mandou foi o Ricardo Divila. Dois fotógrafos franceses publicaram no final do ano um livro que retrata a decadência de Detroit, antiga capital mundial do automóvel. Algumas fotos estão aqui. É chocante. Os EUA estão acompanhando ao vivo a morte lenta e gradual de uma cidade inteira. E, aparentemente, ninguém faz nada. Deixa-se o mercado cuidar de tudo. Da vida e da morte. As grandes montadoras foram fechando suas fábricas, engolidas pela concorrência asiática, milhares de pessoas foram perdendo seus empregos, emigraram, largaram tudo para trás.
Tenho enorme curiosidade para saber como é viver em Detroit hoje em dia. Alguém aqui passou por lá recentemente?
Impressionante como o flime Robocop previu isso no final dos anos 80, agora so falta uma companhia(OCP), transformar em uma nova cidade, e dar outro nome a ela, eu sugiro Delta City, igual do filme, uma pena, uma cidade que era o berço da industria automobilistica
Filipe, a cidade ainda eh muito rica ao contrario do que a visao simplista das fotos traduz. Va ateh Grosse Point ou BLoofield Hills e veja um modo de vida que vc nao acredita que exista. Um indicador: Ferraris, Bugattis e outros, dormindo na rua, no inverno. E nem eh pelo gelo e frio mas pelo fato que a poder publico convive com o gelo utilizando toneladas de sal pra derrete-lo. Carros que no Brazil so se encontram na Avenida EUropa, no salAo do Automovel OU em Jurere Internacional sao literalmente DERRETIDOS como daily drivers sem doh nem piedade… Venha visitar e avalie vc mesmo.
A OCP estava errada, rsrsrs.
Independente do assunto, decadência e suas causas, vejo a mais sensacional galeria de fotos dos que encontrei nos últimos tempos.
Se fosse um parque temático eu, com dinheiro, seria o primeiro visitante.
Mas os blogueiros que vivem ou visitam a cidade têm razão, a livre concorrência transforma os ambientes, cria novas oportunidades e se renova, é só acompanhar.
Estive em Detroit recentemente, a cidade tem realmente vários pontos degradadados, algo difícil de ver em cidades americanas, ao menos no nível de abandono em que estão.
Mas em alguns pontos já aparecem sinais de melhora, e o comentário geral é de que as indústrias automobilísticas já começam a recontratar e existe também um foco grande na agricultura no momento.
Tem uma reportagem interessante neste link para quem estiver interessado:
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/3872_DETROIT+UMA+CIDADE+EM+BUSCA+DE+UM+NOVO+CAMINHO
[]’s
O trio do Top Gear passou por lá a pouco tempo e num gostaram nada do que viram…
Flávio, meio simplista dizer que as fábricas foram fechando devido somente a concorrência asiática. O processo começou bem antes, quando as próprias fabricantes americanas mudaram para o Sul do país, abandonando a cidade e seus trabalhadores e famílias sem pudor algum.
E depois sim, a “culpa” é da eficiência asiática (principalmente japonesa, que mesmo com mão de obra mais cara monta carros mehores e mais baratos).
Eu tenho um carro japones. Mais baratos sim, melhores nao. You get what you pay for….
Flávio, esse é os Estados Unidos que não aparece nos telejornais do Brasil.
Me baixa a maior tristeza todas as vezes em que vejo construções antigas, prédios históricos e artísticos abandonados e caquéticos. Essas fotos não fogem a esse sentimento. Pena que, nessa matéria, encontram-se prédios abandonados a décadas e que aparecem como se isso ocorrera em tempos recentes, o que é uma tremenda distorção dos fatos. Estive em Detroit há uns 2 anos atrás e, o que posso dizer, é o mesmo que o Benzie Ben comenta no post original (em tradução livre, sem muito capricho):
“”””””Benzie Ben diz:
20 de fevereiro de 2011 às 02:49
Existem dois aspectos a serem considerados nessa matéria:
Em primeiro lugar:
Estas fotos são tão antigas que não mostram a realidade atual. Por exemplo, depois que essas fotografias foram tiradas o ‘Fort Shelby Hotel’ foi completamente restaurado e está funcionando há mais de um ano. O ‘Book Cadillac Hotel’ também foi suntuosamente restaurado e está em operação há tempos.
Muitos outros prédios do centro foram renovados ou estão em processo de recuperação. O ‘Edifício Kales’ é um dos vários edifícios de escritórios que foram convertidos para apartamentos, com muito sucesso. Existem projetos em andamento para alguns dos prédios mostrados também se transformarem em residências.
Nos últimos dez anos, a entidade ‘Downtown Detroit Partnership’ e outras organizações têm obtido muito sucesso na melhoria da área central .
Em segundo lugar:
Tudo se resume ao lugar onde se posiciona a câmera fotógráfica e ao ponto de vista do fotógrafo. A maioria das grandes cidades têm suas ruínas. Se os fotógrafos que fizeram essas fotos tivessem apontado suas câmeras para o ‘Martius Park Campus’, ou para a ‘Riverfront Walk’, ou para ‘Belle Isle’, ou para ‘Palmer Woods’, ‘Hart Plaza’, ‘Eastern Market’, ‘MGM Grand Hotel’, ‘Comerica Park’, ‘Ford Field’, ‘Teatro Fox’, ‘Arena ‘Joe Louis’, ou para a Cidade Grega, ou para o ‘Grand Circus Park’ as pessoas, ao redor domundo pensariam: “Que belíssima cidade!” “”””””
Alguém assistiu ao documentário “O mundo sem ninguém” do History Channel? É exatamente isso que se passa em uma cidade abandonada e, quem diria, logo em Detroit. Quantas relíquias tem nesse lugar, quantos souvenires a serem recolhidos. O paraíso dos caçadores de tesouros. Aguardemos a vez de Nova York, Washington, Miami, San Francisco, Los Angeles…
A OCP não deu jeito na cidade?
Chama o Robocop!
Morei em Detroit de 2004 a 2007. Suburbio de Detroit. E visito o llugar a trabalho no minimo 1 vez por mes.
Verdade que a cidade atravessa um periodo muito dificil e decadente.
Porem a vida por lah continua. Da mesma forma que as fotos mostram degradacao e destruicao nao muito longe desses locais existem suntuosos cassinos (MGM, Greektown, e outros), Fantasticas arenas esportivas (Joe Louis, Palace de Auburn Hills, Comerica Park), excelentes Hoteis e restaurantes.
Ha sim uma enorme iniciativa pra recuperar predios antigos e reviver o centro, Mas Detroit como capital do automovel que ainda eh, Nao eh uma cidade amiga de pedestres. Ou seja onde ir de carro for um problema, nao havera movimento. Nao ha transporte publico (onibus, metro). Taxis so no aeroporto e sob chamada. , sao poucos.
Entao o que se ve eh uma ode a vida com automovel. So onde ha espaco pra eles ha vida na cidade. E essa vida (com muito luxo e ostentacao) estah fora do centro. num cinturao que circunda a cidade a aproximadamente 20 milhas de distancia onde a maioria destas fotos foram tiradas. Lugar onde os terrenos urbanos sao de no minimo 2000m2 pra cada casa.
Detroit vem ressurgindo, mas nao sera o que foi no passado.
Boa, Zé Ruela. Foi em Detroit do pós-guerra que se criou esse estilo de vida ‘suburbano’, com muitos habitantes (a maioria brancos, classe média com bons salários) mudando-se para subúrbios elegantes, espaçosos e afastados, mas que dispunham de uma boa rede de tráfego para automóveis (free ways). Daí, para a grande novidade — mais de um automóvel por família — se disseminou para todo o país e, depois, para o mundo. Conseqüentemente, a área central foi sendo ocupada por imigrantes europeus e afro-descendentes (argh… palavrinha horrível e preconceituosa!), menos favorecidos economicamente…
Desde o final de 2008 tenho ido bastante a Detroit. E posso dizer que a primeira vez foi chocante mesmo, pois era época em que o Leman Brothers tinha acabado de falir, era a pior época da crise.
Depois disso, a cidade só tem melhorado. Lugares antes desertos voltaram a funcionar, bares, lojas, shoppings.
O centro da cidade é mesmo bastante degradado, mas acredito que também já melhorou em relação a 2008.
Quanto a pessoas nas ruasnão se vê mesmo, pois em Detroit nem calçadas há, assim como em diversas outras cidades dos EUA.
Abraços!
Estive lá em março do ano passado (justamente por causa dos Red Wings, o time de hóquei no gelo). O contraste é quase chocante, de um lado você vê o Comerica Park (Tigers) e o Ford Field (Lions), e do outro vários hotéis abandonados. O prédio da GM, o Renaissance Center, continua firme e forte, e o complexo segue muito bonito, mas no resto da cidade a situação é bem diferente.
Fiquei numa casa de subúrbio, e no caminho pro centro (pensem na Rod Anchieta, mas ladeada por casas) o que mais tinha era casa largada. Com o preço dos imóveis caindo pelas tabelas, muita gente largou a casa por nem valer a pena esperar por comprador (hoje dá pra achar terreno por US$100, só tendo que reformar a casa).
A maioria dos meus amigos veio de fora, Nova York, Dallas, Seattle, Florida, Colorado, um cara da Inglaterra… Tudo gente que não teve opção além de sair e buscar um outro lugar pra viver.
Mas a cidade vai se reerguer, o povo é batalhador e vai encontrar alguma coisa pra fazer.
Flávio….. É montagem, e das brabas……..
O ocaso de Detroit vem dos anos 40/50, quando as cidades suburbanas alimentadas pelo produto principal da cidade começaram a virar o eldorado do americano médio que morava em Detroit, lá ele podia ter contato com jardins, vida mais pacata e o principal não conviver com a população negra que desde a grande depreção migrava para a região para trabalhar com o principal produto da cidade.
Nos anos 70 houve um erro estratégico, os prédios abandonados, há 10/15 anos, foram sendo demolidos, um atrás do outro, criando vazios urbanos que espantavam mais ainda os ocupantes restantes e a cidade começou a perder população, levando primeiro o comércio e serviços a ruína, logo após as grandes indústrias com plantas antigas e ultrapassadas foram ou para novas instalações em outros lugares ou fecharam sofrendo a recessão e a concorrência com os alemães e japoneses que ofereciam produtos viáveis e com a qualidade melhor e depois desse esvaziamento demográfico e financeiro foi a vez e dos serviços públicos como escolas, hospitais e até mesmo delegacias, pois a densidade demográfica foi ficando cada vez menor não justificando o gasto do orçamento em prédios antigos e sub-utilizados.
Acontece algo parecido com certas áreas de São Paulo e aconteceu nos anos 70 com áreas do Rio, esvaziadas economicamente e demograficamente, no Rio houve ainda outro esvaziamento a partir dos anos 80 nos subúrbios, por tributos altos, plantas antigas recessão e principalmente violência como a grande área perto do Alemão e Penha, antes cheia de grandes indústrias. Mas em São Paulo assistimos o esvaziamento demográfico mesmo.
No Brasil temos alguns exemplos de cidades que caminham para o abandono, um dos exemplos é Cambuquira, que tem hotéis e comércio fechados, e moradores indo embora.
Sensacionalismo barato, hipócrita e desnecessário, moacir.
Li ano passado num jornal que é a cidade com o maior número de mesquitas dos EUA… e parece que a colônia árabe adotou a cidade como uma das preferidas. Mas isso é irrelevante… a economia americana é dinâmica e da mesma forma que cidades diminuem, outras crescem. E para uma economia de mais de 14 trilhões de dólares de PIB, o final está bem longe… bem longe. E o americano não estranha ter que mudar de estado pra trabalhar… No Brasil se isso acontece, haja depressão.
Essa não pe a capa do “Physical Graffitti” do Led Zeppelin????
“As grandes montadoras foram fechando suas fábricas…”
Uma fábrica tem linha de montagem. Uma montadora (maldito termo brasileiro) tem linha de fabricagem?
Muito triste pra um cara que sempre amou carros ver a cidade fundada por: Antoine de Lamothe-Cadillac desse modo. General motors…tenho muitos documentários das linhas de carros, Buick, Cadillac, Pontiac etc. Dá até um aperto no peito. Como eu queria ter nascido na dec de 40, ter crescido na dec 50, vivido a dec 60, curtido a dec70 e sumir daqui no final da dec de 80! E em especialmente ter vivido em Detroit.
Vingaram Hiroshima e Nagasaki, sem kamikases e radiações.
pera aí…
A decadência de Detroit é a decadencia da indústria automobilistica americana.
E não começou ontem.
Desde a decada de 80 os japoneses levaram para os USA carros melhores e mais baratos do que os locais.
O consumidor não é bobo vai atrás do que é melhor e se for mais barato melhor ainda.
Pegue um Ford, ou chrysler da década de 80/90 e compare com um Honda ( digamos um Taurus contra um Accord ).
O japa é bem superior, mais bem construído, mais bem acabado, mais moderno e ainda um pouco mais barato.
Não tem o mesmo carisma mas é inegavelmente melhor.
De lá pra cá a situação só acentuou, e só nos últimos anos é que a indústria americana sinalizou com algo melhor, de melhor qualidade, mas até recuperar, se é que recupera, vai longe
Desse jeito tem mais é que falir mesmo…
Estive em Detroit 4 anos atrás, fiquei assustado quando entrei em uma loja de conveniência de um posto de gasolina, o “atendente” ficava dentro de uma cabine blindada, esse posto era próximo a uma loja gigantesca da Target, que também dava medo de ficar lá dentro, fui de carro de NY para Chicago e passei por outras cidades tidas como médias/grandes, Cleveland é uma cidade fantasma, tirando os mendingos não víamos mais nínguém nas ruas, nem restaurante abre de segunda feira, Pittsburgh também tem várias fábricas abandonadas, mas pelo menos tem seu charme,
Abraços
A revista Superinteressante fez uma reportagem sobre Detroit recentemente. Eles comemoraram, e viram na cidade um exemplo a ser seguido…
Detroit a cidade que viu o nascer o motor V8, agora está fim.
Sem falar no sindicalismo irresponsável que aumentou muito o custo trabalhista de uma fábrica em Detroit. Mas, novamente, coisas da esquerda…
Detroit há mais de 20 anos tem prefeitos Democratas (a “esquerda” nos USA), que aumentaram muito os impostos lá, expulsando muitas empresas. A culpa não é do “capitalismo” e do “mercado”, foram esses 2 fatores que fizeram GM, Ford e Chrysler se tornarem gigantes, a culpa é de Democratas incompetentes que tentatam “socializar” Detroit.
Se voce acha que um prefeitozinho que seja democrata ou republicano era capaz de influenciar a GM Chrysler e Ford, e dar muito valor a um prefeito. Sim os sindicatos/democratas fizeram a vida das montadoras um pouco dificil mais o problema real e que as montadoras americanas so fizeram produtos podres nos ultimos anos, so dando atencao as caminhonetes e SUV’s. Dai quando o preco do petroleo foi a $140 e ninguem compro mais Hummers, eles tiveream que pedir falencia. Culpar democrata nao e justo.
Aqui na terrinha aconteceu a mesmissima coisa com TODAS (sem exceção) as estações ferroviárias do interior do país. Onde não passa um trem metropolitano, da CPTM, da Supervia ou de outra grande capital, as estações ferroviárias, pátios, cabines, oficinas, eletrificação, etc. FOI TUDO PRO ESPAÇO. O site http://www.estacoesferroviarias.com.br mostra tudo isso.
E na região do ABC, muito galpão de industria automobilística / automotiva foi também deixado, dos anos 80 para cá. Pelo menos aqui viraram supermercado, shopping ou condomínio.
Observei um comentário, e entrei no google street view..e realmente é impressionante o abandono da cidade. Vários prédio e casas abandonadas, as ruas totalmente vazias, parece cenas do filme “EU SOU A LENDA”.
Os executivos das grande montadoras optaram por explorar os trabalhadores mexicanos e fechar fabricas nos EUA, acabaram transformando “Detroit a cidade dos carros” em “Detroit, a cidade fantasma”, e de quebra ajudaram muito na falencia do país Parabens aos genios executivos das montadoras, nem Bin Laden teria tanta eficiencia.
NÃO FOI SÓA INDUSTRIA ASIATICA RESPONSAVEL PELA DERROCADA DE DETROIT, OS BENEFICIOS SINDICAIS EM EXCESSO CONTRIBUIRAM BASTANTE COM ESTE QUADRO,PREFERIRAM MORRER A ACABAR COM OS BENEFICIOS
Pois é a história da galinha dos ovos de ouro se repete sempre …
O sonho de todo sindicalista…
é acabou, melhor se consolar que chorar.
Pra quem não viu a propaganda da Chrysler no intervalo do Super Bowl, falando exatamente da força trabalhadora de Detroit.
http://www.youtube.com/watch?v=o3mPIihRF50
É justamente isso q fode com qq país. Sindicatos de atoas(na sua grande maioria),impostos excessivos para produção nacional e benefícios para os importados com mão de obra quase escrava. Welcome to the capitalism.
Preocupado com Detroit, FG? a serra fluminense agradeçe a atenção…
Não estou minimamente preocupado com Detroit. Apenas postei um site com fotos impressionantes.
Como já foi comentado por aqui, essa decadência da região de Detroit foi magistralmente retratada no filme/documentário do início dos anos 90 “Roger e eu”, do Michael Moore. Apesar de focado na cidade natal de Moore, Flint, esta é vizinha de Detroit e concentrava a maioria das fábricas fornecedoras para a GM, muitas delas fechadas a partir do final dos anos 80 quando o Roger (Smith) do documentário era o CEO da GM, que começou a transferir linhas de montagem para o México e outras regiões do globo com mão-de-obra mais barata.
“Credo”, este termo é revelador, parece meio franga.
Estive lendo alguns comentários anteriores e respeito a opinião de todos. Porém, gostaria de saber dos que culpam o capitalismo “bicho papão” se nos países com economia socialista tem havido diferenças. Ao que sei Cuba está totalmente sucateada e largada às traças. Cidades da Rússia e deamais países da ex URSS idem. Com excessão da China que é sacialista porém de economia aberta ao capital estrangeiro, não vejo diferença de Detroit. É triste, mas cidades que se erguem com uma única fonte de sustento como Detroit, sempre serão vítimas de ciclos econômicos. Detroit continuará assim até que algum outro interesse apareça por lá e reascenda a economia, aí as pessoas voltam, volta o consumo, as arrecadações, o interesse imobiliário e etc. è assim que o mundo funciona.
neste contexto a chrysler (que agora é da fiat) lanca uma campanha tentando justamente reerguer o american pride http://www.youtube.com/watch?v=eqr-gguaeDY com o slogan “Made in Detroit” this is the motor city…
convenhamos, façamos um paralelo entre detroit e a economia brasileira. Vai pelo mesmo caminho. Daqui uns dias seremos sufocados por tantas leis de proteção ao trabalhador, tantos impostos que a unica solução é comprar o que for produzido por mão de obra escrava.
Qual a lógica de pagar R$39.000 em um gol 1.6 com ar e direção e pagar 10.000 a menos em um chery chinês completo, que aliás, veio do outro lado do mundo??
Não fala besteira rapaz…….
Dei uma olhada no local onde era a corrida de Fórmula 1 pelo Google Street View. Não tem mais nada a ver com aquela época!
É impressionante! Difícil até de acreditar que seja verdade.
Com certeza isso é culpa dos próprios administradores da cidade, que não procuraram incentivar a diversificação da economia. Essa negócio de ser a “capital de alguma coisa” é muito perigosa. Moro em SJ dos Campos, “a capital do avião” e a cidade já passou por diversas crises sérias. Hoje temos um setor terciário forte, mas ainda tem os alicerces em duas ou três indústrias. Essa é a diferença de São Paulo: é uma cidade que se sustenta pelo seu próprio tamanho, não é capital disso ou daquilo, não tem uma fábrica como carro-chefe.
Meu Deus… a biblioteca pública…
Não foi o que eu vi em dezembro de 2010.
Vocês estão sabendo da história de Detroit querer inaugurar uma enorme estátua do ROBOCOP, não?
Decadência e queda, indeed.
The motor city ta virando the motor village! A cidade é um museu só!
Ainda não conheço Detroit. Tenho um primo que mora por lá há uns três anos. Mas não converso com ele sobre como é morar na cidade.
Ano retrasado, em Homestead, quando acompanhava a última etapa da NASCAR, envaretei de conversar com um cara de Illinois. Me disse que Detroit é o Rio de Janeiro dos EUA: uma cidade violenta e que se deve ter cuidado ao sair à noite em alguns lugares. Comentou que a situação lá não estava das melhores (ainda mais porque naquele ano houve a tal da crise).
Contudo, acho certo exagero afirmar que a cidade esteja definhando. São os EUA. Lá as coisas funcionam…
Abraços.
Por curiosidade dei uma olhada no Google Street View e é possível ver a degradação na cidade. Muitas casas abandonadas, lixos espalhados pelas ruas, mato alto em alguns terrenos. Você não caminha 200 metros por qualquer rua sem cair numa “boqueta” qualquer. Aparentemente quem não conhece o local e for andar por alí, a qualquer hora do dia, vair tem problemas.
muitas das fotos são montagem, com certeza.
Vi uma reportagem a semada passada que a cidade esta renascendo, e tem muita grana
sendo enjeta nas montadoras e consequentemente na cidade, pra voltar os tempos de ouro.
Bom, a culpa recai nos politicos da cidade (que não buscam restaurar ou conservar seus monumentos históricos) e da população (que parece não buscar formas de proteger SEU patrimônio)
Alias, tem um grupo de pessoas (de Detroit) que parece preocupar-se mais com a construção de outros “monumentos”:
neste caso, um grupo de Detroit pretente erguer uma estátua do Robocop na cidade.
http://www.clickondetroit.com/news/26886237/detail.html
Trabalho na cidade de Auburn Hills, no estado de Michigan, distante 1 hora de Detroit.
Auburn Hills é a cidade da sede da Chrysler, porém é apenas um subúrbio então todos se referem a Detroit.
Estive em Detroit, uma ou duas vezes em novembro e dezembro de 2010, a cidade é impressionante.
Enorme, cheia de guetos, edíficios que foram abandonados com a mudança para o sul dos EUA das fábricas de automóveis que buscavam um menor custo de mão de obra. Fora a concorrência das montadoras asiáticas.
A própria prefeitura está dando “incentivos” para quem mora em Detroit possa se mudar, uma casa por semana pega fogo devido a ação de vândalos. Então a desocupação das áreas para uma futura re-urbanização é a melhor saída, segundo a prefeitura.
Porém, mesmo sendo uma cidade “mal” cuidada, há alguns pontos turísticos muito interessantes, a matriz da GM fica em Detroit, O RedWings, time de Hoquei, e um dos melhores dos EUA, fica em Detroit, o Detroit Tigers (Basebol também. Empresas tem investido em Detroit de modo a deixar, ou tentar deixar a cidade mais bonita, como por exemplo, trazer de volta para o centro de Detroit o time de Basquete Detroit Pistons, que hoje joga em Auburn Hills. Uma diferença é que as empresas podem colocar seus nomes nos edifícios, como por exemplo, Comerica Park (Estádio dos Tigers) e Ford Field (Detroit Lions – Futebol Americano)
A aparência da cidade tem melhorado um pouco, porém a quantidade de edificios abandonados é enorme, principalmente as antigas fábricas de componentes automotivos.
Segue link sobre Detroit e o comercial da Chrysler
http://cavacchini.wordpress.com/2011/02/20/imported-from-detroit/
http://cavacchini.wordpress.com/2011/02/18/detroit/
http://cavacchini.wordpress.com/2011/02/07/the-motor-city/
O pior é ver nos comentários lá na matéria original os próprios americanos botando a culpa da ruína da indústria de automóveis americana nos trabalhadores
É que nem SP e se tivesse capivara eu morava lá!!!