INDY, TCHÊ!
SÃO PAULO (bá!) – E não é que a história da Indy em Porto Alegre está amadurecendo? O Fábio Silva mandou a notícia que saiu no “Correio do Povo“. Tem até pista desenhada. É para abrir a temporada de 2012, em março.
Como não moro em POA, não sei se o lugar é adequado, ou não. E não sei se essa prova tiraria a Indy de SP. Daqui a pouco o Victor Martins esclarece tudo no Grande Prêmio, que estou totalmente sem tempo hoje.
O que dá para dizer, por enquanto, é que os gaúchos merecem. No Brasil, ninguém gosta mais de corridas que o povo do Sul.
Indy no Velopark, ai tu ta de pegadinha hein, quanto tempo vai durar uma volta, 30 segundos… me poupa. Estrutura POA tem de sobra, esse tipo de obra é o mais simples de fazer, vai sair do papel com certeza.
Só achei estranho uma coisa: a curva entre as Av. Borges de Medeiros e Av Loureiro da Silva. Ali, no Google Maps informa que é um viaduto?!? É isso msm?
Do mais, parece bem interessante. Não dá para comparar com o do Anhembi, que também tem sua particularidade. Realmente a pista de SP tem partes estreitas mas tem o retão de 1,5 km da marginal que é bem largo. Enfim, criar polemicas agora sobre qual traçado é melhor não vem ao caso. Devemos sim é comemorar o fato de estarmos cada vez mais em evidencia nos calendarios mundiais, numa época em que o dinheiro e os autodromos tilktianos dominam esse restrito mundo do automobilismo.
Mas tchê, que baita notícia!
Não é que o lugar é bom mesmo!
O lugar é de primeira, bem na beira do Guaíba. O asfalto na região é muito bom mas a largura que a pista vai ter é que me preocupa. A avenida Beira Rio tem quatro pistas sem canteiro e onde quatro carros se colocados lado a lado ficam bem apertados, tanto que não é fácil ultrapassar um carro quando os que vem em sentido contrário também estão fazendo isso.
Mas a idéia é boa barbaridade!
Isso deve ser golpe da dupla de picaretas willy e gancia. Devem estar tomando um troco do governo. Quem é dono da indy no br é a Band que nem sabe do que se trata. Porque o blog nao entra em contato com a band e leva isso à fundo? Queremos a verdade Flavio!
Realmente.. o que se faz no RS é de se tirar o chapéu.. aqui em SC temos apenas as competições em terra.. e é fantastico…
Queria saber se tiraram os guard-rails do centro de Sp… acredito que os gauchos não esqueceriam de desmontar o circo de qualquer corrida.. aproveitando… um brinde ao Bertuol… se foi.. mas é parte do automobilismo gaucho!
Achei um vídeo com os 4 trajetos sugeridos. O do desenho acima é o 2. O circuito do Cristal é o 4.
O 1º, no Jardim Europa, é simplesmente HORROROSO!
Eis o endereço: http://www.zerohora.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Esportes&newsID=a3123647.xml
Abraço.
Tarumã é boa pra eventos tipo track-day, e só. A segurança é zero para os padrões atuais, e não tem nenhuma infraestrutura. Além disso, os tempos de volta ficariam abaixo de 1 minuto fácil, assim como no Velopark. Muito curto.
Eu moro em POA, e esse traçado seria bem legal. Veloz, com avenidas largas e muito espaço pra público. Só tem um problema, a “curva” entre a Borges de Medeiros e a Loureiro da Silva fica num viaduto, então não tem como fazer do jeito que está desenhado.
Eu acho que mais legal ainda seria um traçado ao redor do Barra Shopping e do Hipódromo. Ali teria uma retão com 4 pistas de largura e mais de 1km de extensão.
Dá para fazer este trajeto.
Teria uma dificuldade, que para mim para ser a mais difícil,
Seguindo pela Borges para o centro não tem a opção de entrar na Loureiro da Silva para a esquerda. Teria que mexer muito ali. Eu faço este caminho todos os dias e entro a direita na Loureiro.
Outra boa opção, fora dos autodromos seria um circuito de rua passando pela avenida na frente do “xopi” BarraSul e Jockei sendo o outro lado da avenida o rio Guaiba, onde tem o iate Club Guaiba e o Veleiros do Sul. Esta avenida é bem nova e bem larga
No fim da avenida entra a esquerda e novamente a esquerda na Icaraí até a avenida Chuí, no fim desta estamos denovo no “xopi”, é bem legal.
Walter
No circuito do Centro é possível ligar a Borges à Perimetral (Loureiro). Pode-se fazer o traçado para subir a Borges pela contra-mão até a travessa à esquerda entre a Praça dos Açorianos e o complexo Procergs/Centro Administrativo (o disco-voador e a rampa de skate).
Esse circuito no Cristal seria interessante também.
Walter, esse circuito do Cristal -quase um oval de rua- teria o mesmo tamanho do de São Paulo. Com 75 voltas, fecha-se 200 milhas.
Acho que ele é melhor que o do Centro…
O circuito não passando perto do estádio do Sport Club “Mazembe” já tá bom. Que vá para o lado azul da cidade. Mas falando sério agora seria legal mesmo uma prova de uma das categorias mais populares do mundo no sul do Brasil.
Numa outra notícia, de uns dias anteriores do da notícia citado no post, o representante da Indy se encantou por Porto Alegre porque o traçado da pista pode usar o túnel Conceição. O cara gostou muito da possibilidade de incluir o túnel no traçado.
Bem, a data de conclusão da reforma do túnel fecha com a da corrida. Mas as curvas antes e depois do túnel são realmente perigosas, mas potencialmente bonitas.
No entanto, se usarem o túnel, terão que passar pela Av. Mauá, que é feia demais! Heheh!
Att.
Para usar o túnel, o circuito ficaria ainda mais longo. Passaria de 6km, mesmo que se mantivesse apenas o trecho na Loureiro de comum com esse. Simplificadamente, se seguiria por ela até o túnel, do túnel à Mauá, da Mauá de volta à Loureiro. Além de ser muito mais feio…
Se quisessem manter o trecho “bonito” (sem passar pela loureiro), e ainda usar o túnel, o circuito teria mais de 8km…
Em compensação, seria praticamente pé embaixo da rodoviária ao Marinha (mais de 4km)!
Desenhei no Google Maps…
Só por zoeira: no circuito grande (de 8,5km, com o túnel e passando pelo anfiteatro), uma corrida de 40 voltas percorreria mais de 210 milhas. A corrida de São Paulo, com 75 voltas, tem pouco menos de 200…
Não dá para fazer corrida de Indy coisa nenhuma nas ruas de Porto Alegre. Só se fosse do Campeonato Mundial de Rally. A maioria das ruas na cidade estão em estado deprimente, e só mais deprimente do que isso é a demagogia de alguns políticos em promover algo que eles sabem que não terão como realizar. É a mesma história de Jacarepaguá. Foi mutilado pela Globo e pelo Pan, promessas mil de que iriam recuperá-lo e tal. E até agora, nada. Posso até queimar a língua, mas não um milímetro de opinião sobre a possibilidade de POA sediar uma corrida Indy.
Sem entrar na discussão Porto Alegre/Tarumã/Velopark etc e seus porquês.
É um traçado bonito e, na cidade, não poderia ser mais bem localizado. Pistas largas, curvas de alta, retas longas, alguns trechos bem travados. Passando junto ao Guaíba e dos dois lados do parque. Teria um bocado de alterações físicas a fazer: quebra-molas, divisores de pista, ondulações violentas no asfalto. Um belo circuito de rua. Tô torcendo que dê certo. Se der, vai ser uma corrida linda.
Correr em autodromo é muito perigoso e na rua é seguro ??????????????????????
Que lógica é esta,realmente estamos vivendo uma crise de burrice ou estupidez,talvez ambas .
Quanto custa montar esses horriveis circuitos de rua???(quanto vale o“por fora´´para as licitações?)
No caso do Anhembi ,se os carros não tivesem tanto downforce,quicariam tanto que acabariam dentro do Tiete ou do Play Center.
A formula Indy não deveria ter medo da comparação com a F1 ,pois na na F1 já tem um Indy car desfilando sua eficiência,para quem não sabe ,é a hispania que usa o mesmo chassis Dallara
Minha preocupação é quanto a obra q farão no viaduto…
Se os caras estão freando a 300m melhor, teremos 300m de disputa de frenagem entre dois pilotos!!! Freando em 100m não há tempo de se fazer muita coisa…
O local é perfeito tanto para os pilotos (segurança e prazer) quanto para a beleza do espetáculo.
Torço para que se concretize!
Traçadinho típico para os braços da Indy. Sem sal, curvas de esquina que os caras vão ter que começar a frear na marca dos 300m (Indy não é F-1 que para já no deus me livre!). E aquelas edificações no meio do traçado? Como ficará o acesso a elas durante os dias de treino, corrida e desmontagem? Aqui em SP o Anhembi fica fechado para a corrida. Enfim o traçado é uma porcaria, mas o de SP também é e custa muito para a cidade, então que vá logo. Gosto uito de corridas, mas o Brasil deveria perder a Indy e a F-1. Aqui se pratica valores escabrosos para os ingressos para não se ver quase nada, não tem infra estrutura, banheiros, lanchonete decente, nada. Estamos jogados Às traças.
Se a promoção é do município de Porto Alegre, já fica explicado por que a corrida não é em Tarumã ou no Velopark, pistas que ficam em outras cidades.
É um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre, principalmente no final da tarde. Eu moraria literalmente no meio da pista. :D
Mas o engraçado é que fora sites de automobilismo, nunca ouvi falar nada na imprensa local sobre o GP.
Sou de POA, moro aqu, e acho que este trajeto é só pra ter algo pra iniciar o assunto, não me parece muito interessante, apesar de toda a parte à margem do rio ser viável tanto pelo piso como pela possibilidade de colocar várias arquibancadas. Mas ficou bem sem graça, com 4 “esquinas” muito fechadas e retas enormes…..mas concordo com quem citou que por bem menos o Tarumã seria recuperado e seria mais apropriado para este e todos os eventos que viriam depois dele. Veremos….
Sou piloto e moro em Porto Alegre. Acho um absurdo realizar uma corrida dessas em um Estado que possui quatro autódromos, ainda mais considerando o valor que estão propondo investir! Tarumã com 10% desse valor anunciado ficaria perfeito ! Imaginem um F-Indy naquela pista…seria show… Grande abraço ao Flávio
E, além de tudo, os carro passarão ao lado do Aeromóvel, o projeto não operacional (por motivos estranhos) de trem suspenso movido a ar, igual ao que está sendo implantado no aeroporto Salgado Filho. Aliás, a empresa tem um chassis (só para testes) naquela via que faz de 0 a 100 em cerca de 3s; como as rodas não são tracionadas e servem só para sustentação, ao reverter o sentido de deslocamento, elas ainda giram num sentido e o carro já está se deslocando no sentido oposto. Algo muito esquisito de ver.
Mas bah tchê esse traçado tá mais curto que coiçe de porco…
Tem uma curva que não existe… não existe o acesso da Av loureiro da silva para a Borges de Medeiros… A Av. Borges é um viaduto naquele local por sobre a Loureiro da Silva!
Se os carro dobrarem ali vão bater na parede embaixo da ponte depois de atropelarem os mendigos….
O desenho é bem simples. Não gosto de pistas de rua, mas esta parece legal, além de ser de alta velocidade.
Acho super adequado. Sempre sonhei com um circuito de rua exatamente nessa regiao. Entre a Ipiranga e a Borges tem um desnivel de uns 6m em 100 m que deve dar um bom friuzinho na barriga no sentido anti-horario, ou uma frenagem em subida no sentido horario. O resto e tudo plano. Na beira-rio tem uns 2 ou 3 redutores que devem ser retirados -alem de uma rotatoria, e a juncao da borges com a Loureiro sa Silveira (Perimetral) requer algum trabalho embaixo do viaduto (pouca coisa). Temo apenas pela hotelaria em Poa, que apesar de boa, eh pouca.
Flávio Gomes, se escreve “bah”.
Pura viagem Tchê !
A Prefeitura de São Paulo tem contrato assinado até 2019 com a Indy.
sou de porto alegre
só curva de esquina? que graça tem?
Tomara que vingue, meus sogros moram num prédio bem na esquina da Loureiro da Silva x Borges de Medeiros! Corrida de graça pela janela, uhu!
O que eu garanto é que vai ser uma das pistas mais ‘floridas’…de todos os tempos ( o chinaredo da cidade é de impresionar até o Nick B.)… tenho pena de quem vai pagar a conta (pobre povo da minha terrinha…).
O asfalto deve receber um tratamento especial pra ficar apto à uma provas dessas, mas ta muito bom! Achei o traçado perfeito, passar pelos viadutos da Borges é muito bacana, e a parte da orla do Guaíba também é show! essa prova promete, tomara que de tudo certo e que a prefeitura de POA e o Estado não façam caquinhas, tipo deixar guard-rails espalhados pela cidade…”Tolá” certo em 2012!!
Moro em POA, tem condições mas vai ficar muito veloz com (04) freadas fortes, com uma curva longa da para fazer de pé no porão.
Taruma é veloz, mas não tem infra estrura inclusive de pista, não tem como fazer área de escape e a pista não é larga com (04) pontos criticos para formula a freada da curva do laço, a curva 9 que é cega, a curva 1 e a curva 2.
Velopark tem estrutura mas a pista é ruim pelo meu ver ainda não corri, são duas retas paralelas e nas estremidades freadas fortes com conjuto de curvas de baixa, sendo que em uma delas é uma ‘bus stop’ vc para e arranca novamente
Sou de sampa mas para mim a Indy não deveria ser aqui, ainda mais no lugar que é.
Pode ser bá, é também abreviatura de baixinho. Curiosamente, tenho um tio com esse apelido, Bá, de baixinho, que mora ao lado do autódromo de Tarumã. A pista em POA não podia ser melhor, com visual grandioso e natural ao lado, mas os bumps são chamados aqui de “camulos”
po não sou do RS mas…. poderia de rolar em dar uma reformada em Tarumã!?!? pista maravilhosa….. ao invés de montar outro circuito de rua…
O traçado tá furado, lá no canto superior direito é um viaduto.
E que fazer quando os carros não conseguirem frear antes da Av. Ipiranga, entra dentro daquele riozinho?
A corrida de São Paulo não vai terminar com a introdução do GP do Mercosul. Pelo contrário, as duas corridas co-existirão no calendário da F-Indy a partir de 2012. O que é um privilégio inestimável para qualquer país.
Que vá pra POA, assim perco menos terças-feiras no Anhembi…..
Se for no final da tarde por umas 4 horas seria perfeito. O lugar é muito bonito, uma parte mais moderna da zona sul de Porto Alegre. Só que eu acho que seria muito mais viável essa corrida no Velopark. A estrutura já está pronta, só seria necessário ampliar a pista e as arquibancadas. O Velopark realmente merece mais essa corrida.
Bom eu pretendo ir no Anhembi todos os anos….então se mudar pra POA é uma pena……..mas vamo q vamo…… tomara q o BR tenha duas provas.
O traçado, maregeando o estuáriuo do guaiba, e pegando vias bem rápidas, pdoe proporcionar algo parecido com o circuito australiano da Formula um. mas a pergunta que faço é: sendo Tarumã um circuito tão veloz , e a indy correndo em traçados até mais curtos, pq nao correr lá?
Acho que por segurança…A pista é rápida, mas tem a curva 1 com pouca area de escape…A freada no Laço tbm é muito forte…sem falar na entrada o Tala que é uma cruva forte e tbm não tem area de escape….E aí vem a curva 9 que tem pouca area de escape na saida de curva…Acho que até dava pra correr, mas seria perigoso…Abs
Cara, nem a Stock anda por lá por questões de estrutura do autódromo. Mas acho que dava pra correr no Velopark tranquilo.
Não consigo compreender como uma pista novinha em folha pode ser mais barata que reformar e criar novas áreas de Escape em Tarumã. não tem outra explicaçãos enao desviod e verba , ‘abrir umas boquinhas’..
Mas vcs tem razão, morei em Viamão até 2011, agora tô no Rio, naos ei quais categorias tão correndo em Tarumã agora, e realmente sem áreas de escape eficazes Tarumã é muito perigoso.
Isso é um absurdo… ja falam por aqui em 100 milhoes… mais roubalheira enquanto que com uns 10 deixavam Tarumã ou Velopark prontinhos….
Parece ser muito mais bonita que o Anhembi e a marginal tiête nojenta
A largura da pista no geral é boa, unica parte no meu ver que fica um pouco estreita é a reta correspondente a Av. Ipiranga. No restante o asfalto esta em boas condições.
Pois eu sou natural de Porto Alegre, não moro mais lá mas visito regularmente.
Inicialmente deixa ser chato: a grafia mais usual é Bah.
Continuando…
A proposta de trajeto é às margens do Rio Guaíba, com um belo pôr de sol, é bucólico.
O clima em março ali costuma ser dos mais agradáveis, dias ensolarados, quentes sem ser escaldante, quando há chuva, é pouca.
O trajeto proposto parece mais um exercício de “brainstorm” do que algo realmente viável:
– asfalto com remendos ondulados (necessitaria de um recapeamento geral),
– passagens em esquina estreitas afuniladas com guias de calçada (é perigoso passar ali a mais de 200km/h – demandaria obras para retirá-las);
– percurso muito longo, mais de 4 km;
– claro que nessa reforma toda seriam retirados os quebra-molas, os refletores de sinalização e as “tartarugas”, mas isso já é café pequeno perto de tudo que seria necessário reformar…
– dificuldade de isolamento do público, e de providenciar infra-estrutura, dado a extensão inicialmente prevista…
Parece muito mais razoável fazer esta prova no Velopark, autódromo moderno e seguro, a 30 km da capital…
Não concordo com vc…Depois do que fizeram em Sampa, fazer essa pista vai ser uma molezinha…Fiz o trajeto de bike, e é bem viável…As esquinas mais apertadas tem espaço para serem alargadas, pois tem as calçadas dos parques que podem ser adequadas…Sem falar no espaço pra arquibancadas que pode margear toda a pista….E pra chegar na pista vai ser fácil, tendo acesso de varios pontos da cidade…Abs
Qualquer coisa é melhor que a pista de autocross de Sampa!
Pelo menos a pista parece ser melhor que a de São Paulo….
Qualquer coisa é mais adequada que o Anhembi.
E dá sim. As avenidas tem boa largura e o asfalto já é regular, fica fácil de arrumar. A pista fica com uns 4km. Tem que terminar no pôr do sol. Vai ser bonito.