MENU

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 16:36F-1

JÁ DECIDIU

SÃO PAULO (alguém desliga o forno?) - Eric Boullier deu nova entrevista hoje e praticamente descartou Bruno Senna para o lugar de Kubica nesta temporada. O chefe da [Lotus] Renault deixou claro que a equipe precisa de um piloto experiente para lidar com as novidades deste ano, desenvolver o carro, otimizar seu potencial, somar pontos. Bruno está fora, e o que se anunciava como um duelo entre ele e Heidfeld em Jerez não será disputa nenhuma. Boullier falou que se Heidfeld não causar boa impressão, o time vai experimentar Liuzzi e De la Rosa em Barcelona. Colocar um novato no cockpit é hipótese não considerada. Nick, portanto, só precisa andar com calma e não fazer besteiras. Como já testou os pneus Pirelli, é rápido e constante, não terá grandes dificuldades.

Aliás, faça-se justiça, ninguém anunciou duelo algum. Parte da imprensa, equivocadamente, interpretou assim. Especialmente no Brasil. Eu, inclusive, alardeei ontem um confronto direto, e tal. Foi um julgamento dos mais ingênuos. É óbvio que a decisão mais sensata é colocar um piloto com alguma rodagem. A não ser que se tenha, no banco de reservas, algum gênio esperando para explodir, o que está longe de ser o caso de qualquer um do quinteto disponível.

Bruno seguirá sendo reserva. A não ser que no seu dia de testes consiga resultados extraordinários que levem a [Lotus] Renault a pensar no assunto. Mas é bem difícil de isso acontecer. Não porque ele seja mau piloto, isso ninguém sabe avaliar. Mas é que são cada vez mais raros os contos de fada nos dias de hoje, ainda mais num ambiente de competição cheio de detalhes tão sutis quanto a F-1.

Ninguém precisa ficar revoltado, não são cartas marcadas, ninguém está sacaneando Senna, o Brasil, as palmeiras e os sabiás. É uma decisão da equipe, e ela deve ser respeitada. Além do mais, decisão que faz todo sentido.

105 comentários

  1. Mario Mesquita disse:

    Eu sou chato mesmo!! Agora, pra ser objetivo, o Bruno merecia uma chance sim. Pelo menos pra ver até onde ele ia. Com o carro certo pode ser até campeão! Por que não?

    • rubem rodriguez gonzalez disse:

      É chato mas é boa praçe e de boa indole….. dá para compensar a chatice. concordo contigo, se o Damon Hill que a maior coisa digna de nota que fez no automobilismo foi ter vindo de um espermatozóide do Graham Hill foi campeão e virou até um piloto bom qualquer um piloto mediano esforçado pode ser também. É claro que temos que excluir dessa conta os gênios, mas esses são raros e durante muitas temporadas o grid chegou a não ter um sequer, isso prova que a F-1 consegue sobreviver a falta de talentos puros, só não sei se consegue resistir aos cartolas e engenheiros idiotas e aos projetistas de estacionamentos de shopping tipo o Hermann Tilke…. mas vamos parando por aqui pois o chato dessa discussão é você e não estou a fim de tirar o seu posto, fica para uma próxima…..

  2. decio disse:

    Ei Flavio, tira o Verdão dessa história, a coisa lá sempre é tulmutuada, não piora as coisas!

  3. Wesleywess disse:

    Queria saber o que diferencia um piloto experiente de um que não seja, com o aparato tecnológico que tem hoje, opinião de piloto pra mim é quase nula, se fosse na época de Piquet e Emerson, tudo bem, o piloto fazia a diferença no acerto do carro. Agora hoje!
    Acho balela! Prefiro um piloto que esteja chegando louco pra mostrar serviço, há um piloto que tem quase 200 GPs e não ganhou prova nenhuma e nem demonstrou por onde passou que poderia ganhar… Massa mesmo deu-lhe um chapéu quando ele já havia disputado vários GPs na Sauber, aliás na época ele só passava o Massa com ordem do box, patético…

  4. Gilles_Senna disse:

    Vortei!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Raphael disse:

    As cartas já estão marcadas… o que irá acontecer é apenas uma encenação para dar uma satisfação talvez para algum patrocinador. O Bruno pode até ser mais rápido… e se estiver mais rápido acontecerá a mesma coisa que o Ross Brawn fez com o Rubinho na Brawn, só mexer na calibragem do pneu para o Bruno ser 1 segundo mais lento que o Heidfeldido…

  6. Antonio Marcos disse:

    Se fosse um piloto bolchevique, você mostraria a mesma imparcialidade?
    Creio que não.

  7. Mario Mesquita disse:

    Bom aconteceu o esperado. A F1 ficou chata mesmo, fazer o que? O bacana do passado era misturar gênios com caras comuns, mas que podiam até vencer corridas, até, em casos raríssimos, serem campeões. Agora tudo é uma chatice só. Essa “Lotus-Renault” não vai fazer nada de relevante, vai brigar pelo décimo lugar e olhe lá. Mas como tem pilotos demais e cadeiras de menos, fica assim. Nunca saberemos se Bruno poderia render ou não. Pelo menos esse ano. Mas é um a menos pra ele.

    Agora, as víu.., perdão, os Sennistas (Valeu, Rubem!) já estão loucos. Será que vão fazer outra vaquinha pra pagar o pai de santo que zicou o Kubica? Vão à falência, pois tem que zicar uns oito pra cadeira sobrar para o Senninha…

    Cara, cada post que leva no título “Senna” dá uma bela briga de botequim aqui. Tem que rir, me chamaram de mala, tomei bronca.. hilário.

    Se é pra ser patriota, vamos brigar pela saúde, pela educação, por menos impostos, por uma país melhor. Sair na porrada por esportistas milionários é muita miguelice…

    • rubem rodriguez gonzalez disse:

      Deixa de ser chato Mário…. porra pelo menos uma vez na vida vamos discutir problemas existenciasi dos milionários e seus esportes que acho que por intromissão virou nosso também. Vamos discutir fome, miséria , desgraças e outras mazelas da humanidade nos posts adequados, esse aqui é sobre se o Bruno deveria ou não ganhar uma vaga nessa lotus meia boca, tú tá parecendo o Lula no incío da carreira politica que tudo descambava para o mesmo tema…

      Você tá parecendo um tal de Rubem Rodriguez Gonzalez que de vez em quanto surta e leva tudo para o lado social e político… Às vezes vocês dois são chatos para cacete……..rsrsrsrsrsr

  8. Piloto de Autoroma disse:

    kkkkkkk! putz depois dessa o filhote de Senna deveria pedir para ….., né, e não voltar mais! Já era pra ele, não é bom piloto e pronto. Ficar forçando uma situação é o pior que ele faz. Ainda mais nesta equipe Renault meia-boca que queimou o nome dos Piquet. Agora só vai desgastar o nome Senna mundo afora. Vai virar moivo de chacota global… Senna meu filho vai fazer outra coisa. Desculpe a sinceridade, mas agora é o melhor que voce faz é cais fora. Acabou.
    Para vingar-se poderia estraçalhar o carro nos testes, sem se machucar é claro…

  9. Carlos disse:

    Td bem q isso não muda a cotação da rúpia. Mas o Nick tem 1 pole, sim, qdo era da Williams.

  10. Andre disse:

    eu queria saber o que Flavio Gomes com tanta Arrogancia tem contra os Brasileiros? Cara tá certo que voce é realista, mas o patriotismo em voce morreu, Voce odeia Barrichello, fala mal de Nelsinho pacas, e agora chuta o Balde de Bruno Senna..Deixa a equipe decidir isso é melhor, eu nao vejo esse Heidfeld ser melhor nao cara, me diz o q ele venceu na F1? o cara tem 10 anos de f1 e ganhou que? pode ser que ele seja apena mais um Trulli..NA BOA FLAVIO SEJA MAIS BRASILEIRO…

  11. .luiz alberto disse:

    Prá que que serve o ENGENHEIRO NUMA EQUIPE DE CORRIDAS se é o piloto que desenvolve o carro ,gente b………a que ainda está nos anos70 a menos,Até quando estes entendidos escreverão estas tolices.Será que a Renault não tem equipamento de telemetria?Não teria tunel de vento?Seria uma empresa amadora e pouco representativa no cenário mundial?
    O que uma equipe precisa é de um piloto constante , confiavel e relativamente rápido(como é o Buáááriquello,por exemplo)para que os dados telemétricos possam ser iterpletados com maior segurança e que possiveis alterações no projeto sejam bem avaliadas(e um bom projeto irá tender a beneficiar mais as caracteristicas do piloto com mais potencial dentro da equipe-sob o risco de ocorrer o que ocorreu com Kubica).O que penso é que de todos os disponiveis no mercado este Nick seja o que tem as caracteristidas de pilotagem mais próximas das de Kubica(dados telemétricos é que podem diser isto,e não paixões prós e contra, principalmente de quem nunca pos os pés dentro de um box como funcinário de equipe) e acredito que o chefe da equipe Renault queira o melhor para a sua equipe.E se ele acreditasse no Bruno Gilles_Senna não estariamos tendo esta polemica toda.Seria ele e ponto.

    • RCRG72 disse:

      Muita gente exagera neste negócio de piloto e desenvolvimento dos carros.

      O que você disse sobre ser confiável, constante e relativamente rápido se consegue com experiência. Acho que os pilotos mais talentosos levam os carros ao limite mais dos que os apenas bons pilotos. Em relação a desenvolvimento com certeza Kubica fará muita falta. Convenhamos a Lotus-Renault só sai perdendo, com Heidfeld ou com Bruno. A diferença aí é que sai perdendo menos com um do que com o outro.

  12. José Freire disse:

    Amigo… Essa aparente “lógica” na escolha do tal do Ruinfeld, na verdade é uma tremenda burrice! Ruinfeld é um belo NADA absoluto! São + de 10 anos, 175 GP’s, Esparsos Podiuns, 0 Poles e 0 Wins! E Isso tenco corrido em carros de 1ª linha como a então Williams-BMW e na própria BMW!

    O cara foi demitido sumariamente ao final de 2009 em 2010 tomou outro capote de outro piloto Inexperiente (Koba) e perdeu uma vaga que era dada (por muitos) como “certa” na Sauber em 2011…

    Provou por A+B ano passado que já não tem ritmo, gana e capacidade de andar com a gurizada…

    Mas, alguém poderia/poderá perguntar: E o Bruno?

    Eu respondo: Ao menos uma grande vantagem o Bruno tem em relação ao Ruinfeld: FUTURO!

    Bruno ainda é Jovem (26/27) e tá cheio de gana para conquistar “um lugar ao sol” na F1 e se mostrou um piloto com capacidade de enorme e rápida aprendizagem e que quando desafiado sempre consegue superar aos próprio limites!

    E o Ruinfeld? Experiência? E o que mais? Velocidade? Não! Um curriculo vitorioso? Tbm Não! Alguma experiência comprovad de que é REALMENTE capaz de desenvolver um carro mediano a ponto de levá-lo à vitórias? Necas de petibiriba… O que afinal tanto se vê nesse (Já) ex-piloto inativo???

    Eu dava a vaga ao Bruno (ou mesmo Grosjean) sem pestanejar! E ao nvés de perder tempo com múmias como o próprio Ruinfeld, o De La Rosca e o Irmão do Mario Bros (Liuzzi), já tava dando aquela força ao meu jovem piloto! Incentivando-o e encorajando-o frente ao desafio que teria/terá pela frente!

    São 2 situações opostas: Essa vaga tampão para o Ruinfeld só significa que sua carreira acabou e que só serve como “Tampão”, para o Bruno (ou Grosjean) seria “A OPORTUNIDADE DE UMA VIDA”! E só isso faz uma diferença tremenda no comportamento dos respectivos pilotos dentro das pistas!

    Mas, uma F1 SEM TREINOS dá nisso! Prefere-se um ex-piloto inativo com larga experiência à uma (ainda) jovem promessa sedento para mostrar serviço!

    J. Freire.

    http://www.twitter.com/F1Admirador

  13. Diogo disse:

    Concordo, apesar de não ter gostado.

    Tah mas se for o alemão que ele ande bem a frente do bruno senão vai ter berro ….

  14. Roberto Zuquim(amanhã em Floripa) disse:

    (awaking)

    Rapá, quéisso?

    “- Bruno está fora
    - mau piloto, isso ninguém sabe avaliar
    - são cada vez mais raros os contos de fada nos dias de hoje na F-1.
    - Senna, o Brasil, as palmeiras e os sabiás…”

  15. Carlos Tavares disse:

    Ah, esqueci do Bruno. Senna??? Só no pseudo-sobrenome…

  16. Erick Breder disse:

    Sinceramente.. não sei se acho essa opção do Heildfeld boa…

    Pensando pelo lado de ser um piloto mais experiente pode até ser… mas se o cara é tão bom.. porque não foi contratado como 1 ou 2 piloto de nenhuma das equipes? E só agora, com esse com essa “oportunidade de ocasião” foram chamar o cara?

    Isso prova que ele não é lá essas coisas também… pois até Trulli, Alguersuari, Glock, tão aí nas equipes como pilotos titulares…

    E de piloto mais ou menos por piloto mais ou menos… poderiam apostar nos pilotos reservas mesmo, dar oportunidade para eles correrem numa equipe boa (se ficar confirmado que o carro desse ano é bom mesmo) e tem-se a possibilidade de quem sabe, surgir um bom piloto aí pro futuro.. talves.. vai saber.. quem sabe??

    Penso que talves seja até melhor que contar com um piloto um pouco mais experiente, como o Heidfeld, mas que depois vai ser chutado pra escanteio, no retorno do Kubica.

    Acho importante sim pilotos experientes na F1, mas quando se tem um projeto. Como foi a Williams ano passado, com 1 piloto experiente e outro novato. A questão é que o caso da Lotus Renault agora foi uma fatalidade.. não estava nos planos de ninguém…

    Já que aconteceu essa fatalidade, porque não tentar algo diferente???
    O piloto pra levar a Renault a lugares de destaque é o Kubica… e este está impossibilitado de correr… então gostaria de ver algo diferente… uma aposta… uma surpresa… talves…

    Mas não me venham com De La Rosa, Liuzzi, Hiedfeld ou outros pilotos “cheios de experiência” que na verdade não levam equipe nenhuma a lugar nenhum.

    • luiz disse:

      Poerque o Heidfeld é caro e não aceita pagar pra correr! Por isso não foi contratado como titular esse ano. Já os meia boca pagam caminhões de dinheiro para correr e alguns pagam camionetes pra serem reservas, inclusive é o caso do Senna.

  17. Carlos Tavares disse:

    Heidfeld merece. Pra mim, um cara que merece uma boa oportunidade e é, subestimado por muitos.

    Kubica é melhor?? Concordo que é, vide a bela temporada de 2010; a vitória no Canadá em 2008 (com Heidfeld em 2º)….

    Mas, Nick têm o seu lado positivo na história com Kubica: Dividiu a equipe com o polonês por 3 anos e meio (metade de 2006, 2007, 2008 e 2009) , e só ficou atrás em 2008….

  18. George McCrae disse:

    O Flávio disse bem certinho que hoje na F1 não existe mais conto de fadas, que seriam exemplos de pilotos que se destacam em um temporada em uma equipe nanica, faz milagres com esse carros e no outro ano estão em equipes grandes (exemplos: Senna, Alesi, Frentzen, Capelli, Alboreto, etc…) Hoje a onda na F1 é o piloto-pagante, pois até eu se arrumar um caminhão de dinheiro to lá pilotando. Já vou avisando não quero ser segundo piloto!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Luciano disse:

    Nem acho que seja o caso, mas tivemos um caso de conto de fadas bem recente na F-1. É japonês e chama-se Kamui Kobayashi

  20. Bruno Oliveira disse:

    É uma pena que ele permaneça como reserva. Gostaria de ver do que ele é capaz com um carro melhor como esse.

  21. Rafael Chinini disse:

    o fato é que a Renault se deu mal! Kubica o ano passsado já tinha sido excelente, imagina com um carro a priore, melhorado.

    Se Senna andar melhor que Nicko no fim de semana, já será uma vitória. E meu, seria sonho demais ele entrar assim como titular de cara….a Lotus acabou de contrata lo.
    Os testes deviam voltar, ou como disse outro dia, as sextas feiras podiam ser apenas dos reservas.

  22. HC disse:

    perguntar não ofende:
    Bruno tem 26 anos.
    Se com 26 anos ele é reserva e não tem experiência pra ocupar o cargo de titular, num esporte em q os pilotos duram, em geral, até os 33, quando ele vai ter experiência? Com 30?
    Quando esse cara vai acordar do sonho de verão dele?
    Nada contra o cara lutar pra ser piloto de F1, mas já sabemos q ele é muito mais parecido com Pedro Paulo Diniz do que com Ayrton Senna.

  23. Ssppokk disse:

    Porque o Bruno não pode dar um vareio no Heidfeld, a exemplo do que o Daniel Ricciardo deu no Alguersuari hoje em Jerez, 0.9 seg mais rápido?

    Confesso que acho possível, e torcerei para que ele ande tão bem quanto no final de 2008, pré temporada de 2009 pela Honda/Brawn, quando ficou a 0.3 do Button.

    SENNA 4 EVER!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>