LUIZINHO

SÃO PAULO – Morreu hoje pela manhã Luiz Pereira Bueno, aos 74 anos, na sua casa, em Atibaia. Desde o final do ano passado ele vinha sofrendo com diversos problemas de saúde causados por um câncer de pulmão, e hoje acabou recebendo a visita do sedã branco. Luizinho se foi às 7h15. O velório será realizado em Atibaia e o corpo será cremado hoje às 16h na Vila Alpina.

Luiz Pereira Bueno foi, para muitos, o maior da sua geração. Maior até que Emerson e Pace. Uma de suas últimas entrevistas, quase uma passada de régua na carreira, está aqui. Foi gravado, este depoimento, em Interlagos um ano e pouco atrás. Um amigo querido de todos, o Peroba, que teve uma vida difícil depois que parou de correr — mas que encontrou, em seus últimos anos, carinho e amizade de muita gente.

Vai indo, Luizinho, que a gente se vê lá.

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Zuquim(amanhã em Floripa)
Roberto Zuquim(amanhã em Floripa)
13 anos atrás

O Veloz – agora promovido a comissário de pista, ou Bandeirinha, como queiram – estará a postos na largada deste grid liderado pelo Luizinho.

Marilis Alfonso
Marilis Alfonso
13 anos atrás

Grande perda. O primeiro ídolo.

Mas, agora deve estar em uma grande conversa com o Veloz……certeza !!!

Beijos a todos.

Jorge Machado
Jorge Machado
13 anos atrás

Eu tive a oportunidade de conhecê-lo há bastante tempo atrás. Uma simpatia. E sem sombra de dúvidas ele faz parte de nosso “hall of fame” dos grandes pilotos brasileiros, que infelizmente, hoje, já não temos mais.
A saga de nossos grandes pilotos brasileiros se divide em A.S. e D.S. (Antes de Senna e Depois de Senna).
Descanse em paz meu caro Luiz Pereira Bueno.
R.I.P.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Obrigado Luisinho pelos momentos felizes que tive ao ve-lo correr e ganhar provas.Descanse em paz. Para a família que fica com a dor maior meus sinceros sentimentos de pesar.
Saudade é solidão acompanhada de alguém que já foi mas está junto de quem fica.

Roberto Zuquim(em Recife-PE)
Roberto Zuquim(em Recife-PE)
13 anos atrás

Tive a honra de conhecer o Luizinho em Interlagos, em um dos farnéis do Gomes, com direito a foto e um bom papo.
Fica na história do automobilismo brasileiro e deve ser reverenciado pelos amantes das corridas.
Boa viagem, Luizinho!

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
13 anos atrás

Tenho o orgullo de dizer que foi pela mão dele que entrei no automobilismo de competição.

Peroba, pena que tenha sido a tua vez e não a do Schumacher.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Minha mãe e eu estavamos conversando sobre o Luizinho, acho que na segunda-feira.
Nossa…
Que descanse em paz, e continue acelerando junto com a patota boa de braço lá de cima.
Força para a família.

AGS
AGS
13 anos atrás

FOI E SERA SEMPRE LEMBRADO……………………………….ESSE É DA TURMA DO BIRD……………….NÃO SE COMPARA..COM ESSES BRUNO DA SILVA..OU AMASSA BARRO…………………É PILOTO FOI PILOTO DIGO EU..E VAI FAZER ALEGRIA NO CANTO DO PAI MAIOR..AQUI..VCE DEIXA UMA LEGIÃO DE FANS E AMIGOS…………..

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
13 anos atrás

E eis que o automobilismo nacional, aos poucos, perde passado, presente e futuro. Vá com Deus, “Peroba”. Não o vi correr, como não vi Landi, Nem a família Fittipaldi ao vivo, mas respeito e admiro a história desses pioneiros, de um tempo em que corrida era coisa de maluco e desocupado.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Ouvi falar do Luizinho através do Emerson.
Nunca tinha visto o Luizinho como todos cariosamente o chamavam.
Mas a foto diz tudo. O olhar da pessoa resume isso.
Aí está uma cara feliz e verdadeiro. Aquele que você olha e quer está perto para escutar o que ele tem a dizer.
Que seja sempre lembrado como alguém que ajudou a construir um automobilismo de gente séria e simples. Isso há muito tempo está em falta no nosso país.
Meus sinceros sentimentos à familia e amigos.
Roberto.
.

tazio nuvolari
tazio nuvolari
13 anos atrás

Nunca o assisti pilotar, recentemenete por meio de videos tenho esta oportunidade, mas aprendi um monte com esse kra sobre como pilotar uma barata e como trata-lá, graças as revistas auto esporte da antiga e gran prix. Por muito tempo a proteção de tela do meu PC foi uma foto na qual a interlagos esta totalmente de lado e o kra consertou. Pequeno detalhe é que tinha uma galera na beira da pista. O kra foi cedo!!!!!

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
13 anos atrás

Grande piloto, grande pessoa!
Quem o viu correr, jamais irá esquecê-lo.
Para os mais jovens, que não tiveram o privilégio de vê-lo correr, digo que Luizinho era o chamado piloto “classudo”.
Extremamente técnico e talentoso, baixava a bota com classe, sem deixar de ser rápido.
Que Deus o tenha em bom lugar.
Quem sabe, lá, há um Porshe 908 esperando por ele….

marcão
marcão
13 anos atrás

Essa vida prega cada peça na gente que não da nem pra comentar direito. Perdemos um amigão daqueles, camarada irmão de fé.
numa dessas ultimas idas dele no templo, ou ficava dentro de algum box, ou ficava sentado naquela mesinha domando sua água. Fui lá um dia e perguntei pra ele assim. O Peroba, conta ai pra nós o segredo daquela curva, no final do retão torto, ( como ele se referia a reta do dos box do “templo”.) Ele ria e falava,,, olha não sei não, ela passa muito rápido, quando vejo no retrovisor percebo só que controlei mais uma vez, mas o segredo da máquina é a calibragem baixa nos de dentro.. Agora posso falar isso pra quem quizer ouvir…A verdade dessa conversa era bem outra. Quem conheceu o Luizinho sabe que se tivesse algum problema de acerto do carro podia sem medo chegar nele que ele dava um jeito de ajudar o “”concorrente””.. Era um amigão de todo mundo, sempre foi e sempre vai ser. Na nossa memória vamos lembrar dele. Daqui a 10 ou vinte anos, ou daqui a pouco ou amanhã. Deus vai colocar a gente de novo naquela mesinha pra contar uns “causos”..
Nosso coração ficou apertado umas lagrimas escaparam, mas é melhor lembrar da dignidade e a amizade…
Afinal a perda foi inestimável mesmo, todos nós perdemos um pouco mais.
Quem perdeu e sentiu muito mesmo foi o “templo”, só ele pode mesmo contar como eram feitas as curvas lá. Esse segredo só os dois dividem. Vamos deixar assim então….

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Mais um Mito que se vai. É, o mundinho tá ficando chato pra caramba…em compensação, o céu tá mais colorido hoje…

Luizinho, vá correr nos campos do Senhor. Sua História ficará pra sempre como exemplo pros amantes de automobilismo.

Allan Jurk
Allan Jurk
13 anos atrás

Grande Brasileiro.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Soube agora (04:00h do dia 9)
Repito aqui o que disse no grupo DKW:
“Muita tristeza….
Que merda!
Foi o 1º piloto que conheci pessoalmente, ne época em que era campeão e corria de Bino Mk1.
Peguei muita carona com ele para o autódromo carioca.
Andei na pista com ele, no Bino.
Repito, pedindo perdão pela palavra:
Que merda!”

Ron
Ron
13 anos atrás

Que descanse em paz.
Meus sentimentos à família.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Reza a lenda que montaram o Surtees errado e o LPB virou um tempo inimaginávelcom o carro naquela configuração em Interlagos. Ai, LPB parou a barata no boxe e falou “Este carro está torto!” O dono, campeão de mundial mototciclismo e de F1 , o Surtees que dava nome a equipe manda darem uma olhada no carro e…. estava torto. O entre eixo da direita era diferente do da esquerda…e diz alguma coisa tipo assim… esse cara é f….
Eu vi o sexto lugar de LPB na March e a corrida no ano posterior de Surtees. E vi o Berta e super Maveco da equipe Hollywood.. O mais próximo de Stirling Moss no Brasil, impossível.
RIP.

Dú
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

Paulo F., lenda mesmo. O que aconteceu foi que o Luiz parava nos boxes e falava que o carro estava torto. E o Surtess nada. Nessas o Luiz pediu ao Pace (que corria na mesma equipe) para dar umas voltas no carro. Pace nem completou a 1ª volta e retornou aos boxes. Os mécas haviam montado o triângulo da suspensão dianteira inevertidos. Depois de acertado veio ignição e assim foi o fds. Mas o Luiz ainda consegui levar o carro até o fim do GP. Agora, o melhor da história. O carro foi alugado para a prova pela Globo por U$$ 50 mil dólares… via Antonio Carlos Scavone, funcionario dela que trouxe a F1 para o Brasil. Se Scavone ainda estivesse vivo, com certeza o automobilismo aqui seria outro. Ele era nosso Bernie.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

o Luzinho sempre foi um gentleman,,amigo,,pra todas as horas..e um dos pilotos mais completos que o Brasil ja teve – era um ” mão de Veludo” .. nao judiava dos carros – sempre foi um vencedor com qqr marca ou modelo de carro que pilotava .. .agora ira junta-se aos tbm amigos,,pra formar um belo Grid la em cima ,,Dante Di Camillo, Roberto Dal Pont, Ze Augusto Gontijo, Moco, Marivaldo,,Cacaio, Letry , Eugeninho Martins, Camilao, Chico Landi…… e comandos pelo grande Luiz A Greco,,o melhor chefe de equipe que o Brasil ja teve,, bjo pra todos aos que deixaram seus depoimentos e meus sinceros sentimentos a Tania e Filhos do Luiz “Aguia From Floripa “

Claudio Antonio Cesario Dasilva
13 anos atrás

Esta é uma pessoa que me arrependo muito de não ter tentado conhecer, Sempre achei que ele foi injustiçado mais nunca consegui descobrir o por que.Sempre o achei acessível , depois conheci o seu blog e vi que ele tinha muitas amizades sinceras , uma pessoa assim vai deixar saudades . Era um de meus heróis no automobilismo.Fique com Deus campeão!

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Grande piloto, pena q foi embora.

LUIZ OVIDIO LUZ BORO
LUIZ OVIDIO LUZ BORO
13 anos atrás

flavio , vc que brinca com numeros , 69 etc olha que estranha coincidencia, o numero do veiculo que mais levou luizinho as vitorias era o bino 47, e ele faleceu aos 74 anos…

Renato
Renato
13 anos atrás

E o Sarney lá… Firme e forte.

regi nat rock
regi nat rock
13 anos atrás

qdo vou a enterros, é por conta dos que ficaram. Nesse caso, eu fui para honrar um amigo querido que se foi. Da mesma forma que o bando que lá esteve. Emersom Wilson, Lian, Chiquinho, Paulão e o filho, Alemão, Alex, Paulo Loco, Crispim, Bird…Nossa uma lista gigantesca de pessoas Todos muito tristes, mas contando pequenos detalhes do Luizinho. Esqueci um monte deles, mas não importa. Estiveram lá. Notavel foi a não presença de outra lista interminavel dentre esportistas, jornalistas e mais um monte de ‘istas’ . Nós fizemos a nossa parte. Fomos nos despedir de um amigo.

OLIVIER
13 anos atrás

Estou profundamente triste com a perda do nosso Luizinho , uma simpatia de pessoa um exemplo para o esporte . Hoje o nosso pobre automobilismo esta de luto . Que Deus o tenha…

Zorzi
Zorzi
13 anos atrás

Outro Igual JAMAIS.

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Bom, quando se é diagnosticado com cancer no pulmão não leva muito tempo, infelizmente.Que ele possa ser recepcionado no Grande Autódromo pelo Veloz-HP e se prepare para a diversão, afinal como disse o Rodrigo Mattar, as corridas do lado de cima estão bem mais interessantes que as aquí do lado de baixo.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Hoje sem palavras… Só saudades de tudo de bom que ele nos proporcionou… E muitas orações para que descanse em paz.

carlos alberto moraes
carlos alberto moraes
13 anos atrás

Trabalhei com ele na equipe basf em 1982 . fizemos otimas viagens me ensinou muito . sempre penso comigo esse tipo de pessoa nunca deveria morrer. fique com Deus Luis.

Lauro
Lauro
13 anos atrás

Sei que o automobilismo brasileiro deve muito a este homem também. Certa vez, há uns 25 anos atrás, assisti e gravei um especial sobre Fórmula 1 em que ele aparece rapidamente, mas o suficiente para eu lembrar sua humildade. Quando perguntado se achava que poderia ter feito mais na F1 ou algo assim, Luizinho disse que não, que estava bom para ele e que foi sucedido por outros melhores como Pace, Fittipaldo, Piquet.
E alguns depoimentos aqui dizem que ele foi o melhor de todos.
Que Deus abençoe a família neste momento difícil.
Obrigado Peroba!

jose de almeida lima
jose de almeida lima
13 anos atrás

eu tinha ate um maverick bolha de autorama com o numero 11…..grande piloto

ADALTO
ADALTO
13 anos atrás

Tive a oportunidade de vê lo correr na Divisão 3 e 4 em Brasília pela equipe Hollywood por diversas vezes, era o “Piloto” um Bota…deixará grandes saudades para os amantes do automobilismo. Meus sentimentos…..

Paulo Emilio
Paulo Emilio
13 anos atrás

Comprei o livro dele 15 dias atrás e tive a oportunida de conversar com a sua esposa , Sra. Tânia, que me disse da gravidade do estado dele . Ir embora aos 74 anos é muito cedo e injusto ! Merecia uma velhice feliz e tranquila ao lado de seus familiares, se é que isso existe ! Muita tristeza é o que resta, além das grandes recordações ! Jamais me esquecerei de tudo o que ele foi e representou para todos nós que amamos o automobilismo anos 60 e 70 ! Imagens como a dele em seu Porsche 908/2 , disputando os 500 Kms de Interlagos de 1972 pelo anel externo da pista, aceleração plena quase o tempo todo, eu jamais esquecerei ! R.I.P.

Virgo
Virgo
13 anos atrás

Morava longe de Interlagos, mas folheando as paginas da Revista 4 Rodas fui aprendendo sobre o nome e as facanhas daquele pessoal todo, pessoas que pareciam pertencer a um outro planeta e que encantavam a mente daquele garoto de periferia.
Entre esses nomes, o de Luizinho Pereira Bueno, ocupava um lugar especial, naquelas fotos maravilhosas junto aos Porsche da equipe Hollywood.
‘A familia, nossos sentimentos. Aos amigos deste blog: E’ mais um pouco de nosssa historia que se vai…

Eduardo Miler
Eduardo Miler
13 anos atrás

É que Deus criou uma categoria nova lá em cima, e chamou o Luizinho pra ver se ele aprova o equipamento…Vai dar saudade..

paulo victor
paulo victor
13 anos atrás

Quando eu era criança, ia de bicicleta até o autodromo , subia na estrutura de um anuncio de Bardahl que ficava do lado de fora do muro, bem no fim da reta oposta. Lembro de ter visto LPB correr, fica a imagem.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Meus sentmentos a familia do grande Luzinho,,,,- estou em Floripa no momento,, impossibiltado de comparecer a despedida do grande amigo piloto ,,,
Águia

smoker
smoker
13 anos atrás

Luizinho Pereira Bueno e o mítico Bino 47, uma imagem perfeita e um só defeito: eu não tinha idade pra ve-lo tocando esses carros.

mas posso reverencia-lo agora e me deliciando com as fotos antigas e a lembrança de um grande piloto de uma era onde os caras tinham que ter muita coragem pra andar naqueles chassis de chapa rebitada.
Valew LUIZINHO!!!!!!!!!

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Senhor Piloto, vá com Deus Peroba !

gildo
gildo
13 anos atrás

Flavio,
Luizinho, nosso idolo, nos deixa agora…
Foi muito bom poder reve-lo em Interlagos, nos anos passados, na Classic e nos boxes dos Mavecos e nas homenagens que lhe pudemos prestar nos ultimos anos, como a da Ilha Porchat. Ele merecia toda nossa admiração e carinho e pudemos faze-lo.
Jamais esquecerei os 500Km de 1970 no Bino47 e nas Mil Milhas e 3 hs de interlagos onde estava presente e eu o conhecendo e me emocionando com aquele piloto extraordinário,o melhor para mim.
Agradeço a voce ao Du e ao Regi e ao Ronaldo e outros do Farnel do Gomes na divulgação e organizaçao destes eventos e momentos maravilhosos.
O livro do Luizinho foi distribuido no Alfa Romeo Clube, na reunião deste mes de fevereiro/11, a todos associados, em uma homenagem do Clube.
Foi um presente que recebi emocionado…parece que foi um ‘não sei o que…’
Abraço,
Gildo34

PauloZ
PauloZ
13 anos atrás

LPB, um VENCEDOR no coração de milhares de brasileiros!

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

Uma notícia triste para o automobilismo, mas se aplacou seu sofrimento tem o seu lado bom. Que o sedâ branco seja confortável e rápido e que se possível ele conduza !

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Olá gomes, blz?
Triste notícia, mas essa é a roda da vida …
E em algum lugar, um mavericão deve passar o dia com as lanternas cheias de lágrimas.
Bom descanso…

Tulio Marcos
Tulio Marcos
13 anos atrás

Vai com Deus Luiz.

Sentiremos sua falta.

Fabio Farias
Fabio Farias
13 anos atrás

Luizinho, faixa vermelha décimo grau, Grande Mestre.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Um dia triste para o automobilismo brasileiro.
Um exemplo de simplicidade e cordialidade, de quem foi um dos melhores de sua época!.
Do que eu pude ver de moléque, fica a saudades daquele Porsche 908 , do Opalão , do Maverick , além dos F1 pilotados pelo Peroba.
Da década de 60, só conheço por história…e que história !!!

Conde
Conde
13 anos atrás

O munda está ficando chato . Tenho uma irmã que mora em Atibaia e numa visita de final de semana tive o privilégio de encontra-lo uma vez e cumprimentá-lo . Meus sentimentos a familia nessa hora , Tristeza mesmo .

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
13 anos atrás

Deus deve estar adorando andar de carona numa Berlineta agora…
:-)))

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
13 anos atrás

Luiz Pereira Bueno, não deixaremos você no esquecimento.
Saudade imensa e eterna.
Lembranças, muitas.
Alegria infinita por tê-lo abraçado e reverenciado.
Felizes de nós que conhecemos sua história no automobilismo.
Vai com Deus, Peroba.
O grid lá em cima está muito melhor que os aqui embaixo.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
13 anos atrás

Grande bota, que saudade de vê-lo acelerando, tocada limpa, perfeita. Vi correr aqui no Rio de Mark l e F-Ford da equipe SMART. Depois, quando eu pegava a Dutra prá ir e voltar a Interlagos, com o Porsche 908 e duas vezes de F1, com o March e o Surtees azul marinho.
Vai em paz, grande Peroba!