MANY QUESTIONS

SÃO PAULO (de saco na lua) – Me parece óbvio que a relação do homem com o automóvel descambou de vez. A molecada gosta de tuning e arrancada, néon, woofers e subwoofers, DVDs, rodas cromadas de aro 18, pneus de perfil baixo duros como madeira, molas cortadas, suspensões catracadas, rachas na perifa, “Velozes & Furiosos” e… drifting.

Bem, gosto é gosto, mau gosto é mau gosto, cada um que cuide do seu, e não é disso que se trata este post. Trata, sim, de jogar na roda algumas perguntas.

Quem é que autoriza uma estupidez como essa do vídeo aí em cima, enviado pelo C.E. Sato? A prefeitura de São José do Rio Preto? As autoridades do trânsito? Essa prova é homologada? Tem carimbo de alguma entidade esportiva? A CBA sabe de sua realização? E a FASP? Quem organiza? Quem cuida da segurança? Quem permite que esses queimadores de pneus façam essas coisas perto de postes e guias e árvores? Quem controla a presença do público ao lado dos carros? Que habilitação têm os, hum…, pilotos? E esses carros, são vistoriados? Vêm de onde?

Respostas no guichê ao lado, por escrito, por favor, em três vias autenticadas.

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Dalton Menoncin
Dalton Menoncin
11 anos atrás

Diante de um vídeo tão grotesco fica complicado fazer alguma defesa em favor do meu esporte favorito (sim, esporte favorito). Mas queria fazer algumas observações mesmo assim:

– Sim, as pessoas não deveriam estar assistindo na parte externa das curvas. Sim as proteções não são o bastante para manter a segurança. O único atenuante é que nesse trecho os carros dificilmente passaram de 60 km/h, principalmente dentro das curvas. Ao contrário de outras competições automobilísticas onde carros jamais andam a menos de 120 km/h, em geral o Drifting envolve riscos menores devido a velocidade menor, na maioria dos casos. Nunca ouvi falar de um piloto que morreu fazendo drifting.

– Peças perdidas são normais em eventos de drifting. Especialmente bumpers frontais e traseiros.

– Eu não entendo nada da parte burocrática que envolve os eventos automobilísticos, mas acredito que assim como o Drifting – uma prática esportiva recente principalmente no Brasil – todas as outras competições surgiram à partir de um ponto onde o profissionalismo e a segurança não eram o foco principal. E com o tempo e o maior controle das federações essa modalidade também tende a ganhar nesse aspécto.

– Sr. Flavio: Você tem o mesmo rigor e o mesmo negativismo em outras modalidades? Ou é específico ao Drifting?

E finalizando… drifting não tem nada a ver com neon, carro rebaixado, sonzera e racha na perifa. Acho que na melhor das hipóteses isso foi uma provocada de leve.

Denis
Denis
12 anos atrás

O pior evento de Drift que já vi.

Ainda bem que existem outras equipes de Drift bem mais organizadas em São Paulo, e não estão usando termos como “campeonato” sem ter autorização de federação ou confederação.

Como já foi mencionado nos altos de algumas reuniões de federações e até mesmo na confederação “esse organizador (es) nunca mais terá permissão para executar um evento automobilístico”, caso tente será barrado.

A confederação recebeu um relatório sobre esse evento de São José do Rio Preto , lamentável a cidade perdeu muitos pontos com a atitude de total irresponsabilidade da organização e autoridades envolvidas nesse evento.Prejudicando até mesmo outras categorias que ocorrem na cidade.

Sem mais.

fabio
fabio
13 anos atrás

se vc percebeu todos os poste estao protegido aonde sao feitas as manobras pois isso e drift enao uma corrida de f1 , pos perigo tem em qualquer lugar entao parceiro em vez de criticar para ganhar ibope no seu poste vamos nos unir para mudar a visao do nosso governates que ficao patrocinado show , festa de peao e esquence o automobilismo ,Agora se vc e capaz de ficar criticando porque nao promove os supostos campeonato de arrancada ,e drift, etc .organiza um e paga do seu bolso que vamos correr na onde vc quizer ;
(respeito sua profissão pois e atravez de criticas que superamos no futuro obrigado .

fabio
fabio
13 anos atrás

Boa tarde !! a todos

vc que ficam falando oq nao sabe primeiro em vez de ficar querendo girar polemica primeiro .

pois somos piloto proficionais e com muitas habilidade ,erros teve sim quem nao erra , so que o publico estao de para bens , que se comportaram bem , e nao foi uma partida de futebol que o seu filho nao pode entrar para assistir pois nao vendi evento para ninguem eu banquei sozinho , se vc prestou a atenção tem contenção de concreto agora porque que no japão os esport sao previlegiado pois la nao tem tanta burocracia e nao permite bebida alcoolica .

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

Já fui jovem e vi muitas coisas destas. Ocorre quando um grupo de carinhas endinheirados que se acham um às ao volante se juntam em um determinado local, longe de qualqer fiscalização, para se divertirem.
O problema é que não pensam nas consequências, que podem ser desastrosas. Mas, nesta fase, ninguém tá ntem aí para isso.
Não quero nem pensar em acreditar que esse “evento” seja autorizado por alguma autoridade aubomobilística. Seria o fim da picada. Não tem a mínima condição de segurança. Insegurança total.
A culpa é das autoridades responsáveis, que são incapazes de fiscalizar pegas, pessoas embrigadas, ladrões de carros, etc, etc, etc.

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Adoro Drilt, ai no vidêo ja é doideira.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

O problema, na minha modesta opinião, não é se o drifting é legal ou não, como muitos colocam até de forma um pouco preconceituosa quando se referem a caipirada, idiotas ou coisas do gênero.

O problema, como no caso das arrancadas (como na morte do Maschio), na tal das manobras (confesso que não gosto de tal evento) é a segurança dos pilotos e do público.

Como colocou no texto o FG a CBA tá sabendo desses eventos (a arrancada eu sei que sabe, mas não fiscaliza direito, pois os fiscais não entendem nada da preparação dos carros: só se preocupam em $$$$$$), há um segurança satisfatória ao público (ambulância, proximidade com a pista, traçado, área de escape etc etc etc) e com os pilotos (equipamentos em dia, carros com as devidas revisões com o equipamento devidamente certificados para corrida, FISCAIS DA CBA QUALIFICADOS etc etc etc).

Aí sim!!! Não vejo problema dos eventos acontecerem!!! Acho até bom, pois a draga que se encontra o automobilismo brasileiro, se houvesse uma participação maior, levando essas categorias à profissionalização (vide o que faz o “profissional” mucio eustaquio) seria bem-vindo e tiriaria esses oportuinistas (ou, pelo menos, mitigaria) desses eventos.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Internacional? Isso prova que existem idiotas no mundo inteiro.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Niltão,

Me desculpa, mas o cara é bom… E freio de mão se usa em rally tb, vai te informar…

Muller
Muller
13 anos atrás

O negócio é o seguinte: Na Europa adoro os Bergrennen (Hillclimb) e os ralis da vida, mas admito que em muitas dessas competições a falta de segurança é enorme. O povo encosta com o carro numa reentrância, arma a churrasqueira, bota o isopor com cerveja e fica vendo os pilotos passarem. Se pegar, pegou.
Lógico que, no caso deles, uma prova com 30km de extensão é bem mais difícil para manter os padrões e segurança que um evento num autódromo. E, (in)felizmente, a segurança (e a câmera de TV) ditou a mudança – hoje todos preferem correr em autódromo que em circuito, ou trecho.
Mas e aí? Será que o acidente do Kubica ou os atropelamentos no italiano de rali ano passado vão fazer esse pessoal parar de correr?

Enfim, isso é rali. Se é pra fazer drift, que faça com o dobro da segurança, pois andar destracionando o tempo todo é como navegar com um barco… você fica no limiar de perder o controle, ou seja, a chance de haver um erro é BEM maior. Esse do vídeo aí é um (projeto de) circuito, onde os carros voltam pela mesma pista, com pneus soltos fingindo ser proteção, andando de lado o tempo todo.

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Eu sou dessa geração que gosta desse tipo de coisa (20 anos), mas creio ser uma exceção. Não gosto muito de arrancadas, para mim carro tem que fazer curva. Gosto de corridas tradicionais, principalmente as com carros pouco alterados, como WTCC. Mantendo a estrutura basica do carro original e mesmo assim andando muito, diferente dos stock que são uma bolha sobre uma gaiola.

Drifting desde que bem feito não tenho nada contra, acho lindo ver o carro deslizando de lado, essa foto não me deixa mentir: http://www.driftingstreet.com/images/bmw-m3.jpg

Sobre o tuning a sua época já passou, quando ele surgiu nos anos 2000 até achava legal alguns carros, mas agora já foi. Agora o padrão é modificar seu carro com o maximo de bom gosto possivel, como se fosse uma versão esportiva da própria marca.

Aqui em Curitiba pelo menos é bem raro ver um carro ‘baiano’ todo colorido, ‘xunado’ como antigamente, mas pelo que vejo de fotos e videos e pelo site bizarrices automotivas no resto do pais tem gente que ainda acha bonito enfeitar (xunar) o carro todo sem nenhum bom gosto.

Por aqui os carros modificados são de bom gosto e não vejo problema em um carro rebaixado, desde que sem exageros e com componentes legalizados.

Levi Davet
Levi Davet
13 anos atrás

Para um “Campeonato Internacional”, achei precário. Aliás, “precário” é eufemismo.

Franco
Franco
13 anos atrás

Fico pensando nos caras que ficaram meses trabalhando para projetar um ótimo como um Mazda RX7 do vídeo e vem um cérebro de galinha desses e destroi o carro como os babacas do vídeo. Deve ser algo como o Santos Dumont quando viu sua invenção sendo usada na 1ª Guerra Mundial.

O que mais assusta é ver como tem gente idiota nesse mundo!

galileu
galileu
13 anos atrás

não é Ás no volante, é asno volante mesmo, coitado do bichinho

V. Maghetti
V. Maghetti
13 anos atrás

Certamente alguém achou que os ridículos pneuzinhos colocados em alguns trechos da “pista” seriam proteção suficiente!

O que me incomoda não é o fato de um ÁS NO volante fazer isto, este é um problema dele, desde que o faça em local isolado, onde, em caso de acidente, apenas ELE se ferre. Me incomoda que sito seja feito em um lugar público, com pessoas em volta. Me incomoda também saber que existem pessoas suficientemente idiotas para permanecerem ao lado da pista, sujeitos a serem atingidos por algum carro desgovernado.

Todos já sabemos como vai terminar: algum dia vai acontecer um acidente com várias vítimas, algum figurão vai divulgar as medidas que serão tomadas “para que isto nunca mais aconteça”, e depois de alguns meses (semanas?) ninguém mais vai falar no assunto, até acontecer outra tragédia…

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Flávio, não imaginava que haviam tantos “manos” entre seus leitores.
Detestáveis manos!

Rosalvo Neto
13 anos atrás

Eu continuo dizendo que isso é culpa da famosa inclusão digital. Quem não tem educação para jogar lixo no chão poderia ter acesso à informação. As pessoas vêem esse tipo de coisa nos campeonatos enlatados dos EUA, onde o povo não sabe o que é curva e carro bom só precisa acelerar em reta. Depois aparecem loucos como o Ken Block, disseminando vídeos com suas loucuras e peripécias, e quem não tem cabeça acha que pode fazer igual, com equipamento bem inferior e sem local adequado. Vamos pensar um pouco sobre o assunto. Isso não acontece só com o automobilismo, vem acontecendo com diversos setores da sociedade.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Marcog, eu tenho um Gol GT e você não acredita como é macio, acho que você está confundindo carro esportivo com carro rebaixado, com mola cortada. A grande diferença do WRC com o drifting é que o rally tem uma razão de ser, que é ser o mais rápido possível em diferentes superfícies. O drifting não tem razão de ser, a não ser torrar pneu e gasolina, já que esse modo de dirigir não te faz ser nem mais rápido, nem mais econômico, nem mais nada.

Enio Luchtenberg
Enio Luchtenberg
13 anos atrás

Doido pra morrer e náo sabe como, diria meu av’ô

João
João
13 anos atrás

O pior deste evento e que não são tão moleques que estão dentro dos carros são pessoas que estão vendo uma oportunidade de ganhar um troco em cima da molecada e de algumas prefeituras vendendo os eventos as apresentações emontam estas estruturas precarias como parquinhos de diversão de pireferia.

E hoje devido a estes oportunistas a arrancada sofre o preconceito, que campeonatos serios de arrancada como o Brasileiro do velopark, o de Curitiba, o do ECPA em Piracicaba , o de Maringa e futuramente o da SPID em Itatiba são comparados com eventinhos num sambodromo qualquer ou numa avenida da cidade, onde na minha opinião os maiores rsponsavéis são a prefeituras que fazem a liberação. E pelo que eu sei a marca do energetico nem sabia do evento o carro foi adesivado como o do piloto Japones campeao

fabio
fabio
Reply to  João
13 anos atrás

a moster e patrocinadora do piloto senhor , eu gosto muito de arrancada tambem nao sou nada contra

Andre Decourt
13 anos atrás

Como dizia Nelson: ” Toda a unanimidade é burra” !

Andre Decourt
13 anos atrás

Agora que vi o vídeo..ridículo ……começando pela pretenção de “internacional” essa caipirada é triste…..

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Ridículo! E esses tontos que ficam perto de onde os carros passam… se alguém escorrega um pouquinho ali vira uma carnificina. Não vi uma ambulância, um carro dos bombeiros, nada.

Aí o espertão que tá filmando diz: “Essa foi quase.” Quis morrer um pouco quando vi isso.

Isso (esse “campeonato mundial”) pode, mas você dirigir seu Gol 82, modelo 83 pelas ruas não é possível, pois o carro foi “reprovado” por uma “inspeçãozinha”…

Ah, você já deve ter visto que ao lado daquele prédio na Marginal Pinheiros que é mais alto do que deveria (o mencionado no “post ” Reprovado) estão construindo outro tão alto quanto…

O mundo está uma m**** mesmo.

Abraço!

Joao
Joao
13 anos atrás

Dizem que uma sociedade aonde o sexo e reprimido gera fetishes e outras anormalias. Ficam fechando kartodromos no Brasil e surge esses carros que correm por beleza estetica e nao velocidade.

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
13 anos atrás

Flávio, espero o seu post quando um beócio destes matar 3 ou 4 numa destas curva…Que coisa mais irresponsável. Pode preparar um post pois você vai precisar, guarde minhas palavras..

Fernando Rodrigues
Fernando Rodrigues
13 anos atrás

Isso ai é que mais tem no mundo todo

smoker
smoker
13 anos atrás

…espelhinho na mão de indio machuca…

Samuel Cenizio
Samuel Cenizio
13 anos atrás

Flávio,
li um post seu de 2007 falando sobre o Mega Space e a Fórmula Classic. Gostaria de informar que o Mega Space está ampliando o seu circuito de 1.100 para 2.500m. O novo traçado foi aprovado pelos organizadores da Pickup Racing. A pista estará pronta em abril deste ano. Maiores informações, por favor retorne por e-mail.

Att,

Samuel Cenízio

Bruno Abila
Bruno Abila
13 anos atrás

Se a coisa continuar evoluindo dessa forma, logo vai ter gente andando por ai com roupa do Batman, Homem- Aranha…

A molecada ve essas coisas nos filmes hollywoodianos, e acham que podem transportar aquela fantasia toda, para esta realidade.

ramirez
ramirez
13 anos atrás

flavio….

merdas já aconteceram nesses eventos…

ixi, sei que tu não gosta de arrancada, manobras e drift’s e entendo suas opiniões sem recriminar. o problema é tem mta gente tapada mesmo!

digite no seutubo as palavras: MUCIO ACIDENTE FORMOSA

ele saiu atropelando uns 6 com sua bmw de manobras

rs

galileu
galileu
Reply to  ramirez
13 anos atrás

só 6 ramires?

Bi
Bi
13 anos atrás

Hahaha, Eu adorei essa proteção de pneus… vc acerta ela e matava uns 50 que estão ali atrás!

hendrix
hendrix
13 anos atrás

assisti na speedtv uma competição de drifting nos EUA.
muito melhor e emocionante q essa porcaria desse video q vc postou
lá 1° tem segurança, não é essa bagasseira aí. existe um isolamento entre a pista e o povão
2° são carros de verdade com tração traseira e toneladas e cavalos nas costas (é mopar)
3° é uma pista meio em formato de oito onde os 2 competidores ficam realmente muito junto um do outro
a competição é a seguinte, o da frente é o lider o de traz tem q fazer as mesmas manobras do 1° o + junto possivel. nisso fazem-se 2 voltas no circuito, cada vez um como lider e quem fizer o + perto possivel (de traz) ganha + pontos
achei legal, meio bobinho + legal
quem + gosta disso são os fabricantes de pneus
há sim, la o cara derrapa e faz muita fumaça, e não essa palhaçada tupiniquim
fiquei abismado com a falta de segurança, lembrou-me aqueles videos das corridas dos anos 30 e 50 onde os carros eram separados por uma cordinha do povão, como alguem libera uma competição tão sem segurança como essa do video, kd a policia, bombeiros, prefeitura?

Marcog
13 anos atrás

Sou obrigado a concordar com 50% e discordar de 50% do seu texto.

Sobre gostar de carro baixo, pneu largo e perfil baixo, acho que você mesmo deve gostar de carros esportivos, guardadas as proporções e preservados os limites do bom-senso, afinal, o Gol GT que você tem em casa é tão confortável pra andar na rua quanto um carrinho de rolimã, e pra quem gosta de velocidade, nada como guiar um carro “justo”, com centro de gravidade baixo e pouco rolling. Neste ponto, talvez você tenha exagerado um pouco.

Sobre a categoria em questão, quando organizada de forma correta, em local apropriado, entre outras coisas, é um show de pilotagem tão bonito de se ver quanto uma etapa de WRC no gelo. Assista alguns dos vídeos do Ken Block, beliscando guard-rails e passagens apertadas, com o Subaru totalmente de lado.

Mas, é indiscutível que você está coberto de razão com relação ao vídeo mostrado. Era mais fácil não ter quelas barreiras de pneus ali, porque, na hora da pancada, iam voar pra todo lado e acertar até gente que estivesse mais longe.

galileu
galileu
Reply to  Marcog
13 anos atrás

flavio0, mau gosto é mau gosto e pronto,esses caras gastam rios de dinheiro para deixarem um carro feio, rebaixar carro, colocar turbo, monte de autofalantes para encher o saco do vizinho, esses bregaloides não tem senso do ridiculo, (vou arrumar a maior confusão), quantos deles investem nos freios e equipamentos de segurança? colocam aquelas rodonas aro não sei quanto, pneu de perfil baixo e oscarros parecem aquelas miniaturas vendidas nos camelos da 25 de março, dep.ois de veloses e furiosos, só o que se vê é isso, essa molecada não entendem nada de automovel, marcog, quem gosta de velocidade não a utiliza nas ruas e sim nos autodromos, quer velocidade com um carro “justo”, faça um curso de pilotagem e vai andar na pista, dirigir um carro justo e com pouco rolling com centro de gravidade baixo, (rebaixado), e em velocidade seja na rua ou na estrada, (tirando racha), isso na minha opinião é coisa de inconsequentes

fabio
fabio
Reply to  Marcog
13 anos atrás

e meu amigo vc tem rasao sim em algumas parte os pneus foi colocado para proteçao mas esperamos se vc percebeu tem barreiras te concreto quem estava ali era os fotografos mas tudo bem sao criticas construtivas fica com Deus .

Poldinho
Poldinho
13 anos atrás

Tah esquecendo que a cba e a fasp eh como puta, pagando eles dão tudo.
Pinteiro e Carpinelli são as cafetinas mais antigas do brasil.

Nardo
Nardo
13 anos atrás

Nao tenho nada contra. Mas esse pessoal ta fazendo ai nesta esquina? Tragédia anunciada…

Igor
Igor
13 anos atrás

Concordo com você Flavio, já discordando. Eu gosto de arrancada e principalmente de drifting. O problema é essa geração(a minha, por incrível que pareça) que pegou Velozes & Furiosos e acha que o mundo é um videogame, onde a vida é uma balada eterna e dirigir com uma mão em cima do volante e outra na marcha(a la Vin Diesel) é tiração de onda.

guest
guest
13 anos atrás

Pois é… nessas horas, nada de “otoridades”. Mas para os “dois maiores pecados do mundo do automóvel”, trafegar no dia de “rodízio” e ser reprovado na inspeção veicular… multa, bloqueio de documentos, etc…, nunca falta fiscalização e repressão.

DANILO
DANILO
13 anos atrás

Tem autorização da FASP (só não deve ter fiscalização) a empresa onde trabalho trouxe do Japão 5 Silvias e 1 Skyline para esses campeonatos…Admissão temporária serão devolvidos a origem…

Tiago
Tiago
13 anos atrás

“…A molecada gosta de tuning e arrancada, néon, woofers e subwoofers, DVDs, rodas cromadas de aro 18, pneus de perfil baixo duros como madeira, molas cortadas, suspensões catracadas, rachas na perifa, “Velozes & Furiosos” e… drifting.”

Tenho quase 26 anos e odeio tudo isso aí. Eu mesmo não gosto de “tuning”, “drifting” nem nada do tipo.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

É o legado (maldição) da geração “Velozes e Furiosos”.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Lembrando Bird e Luisinho ( saudade ), as berlinetas não tinham driffitng . Era no braço, na técnica.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Que tal esse drifting? Rhys Millen na serra do rio do rastro com um carro de 700 CV a mais de 200Km/h. Alguem não gosta disso? Além do drifting ele fez uma prova contra o relógio tb

http://www.youtube.com/watch?v=IEKXuNfr0BI

Por favor, sem generalizar!!!!!

Andre Decourt
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

Muita fumaça junto com muita perda de tempo……

Niltão Amaral
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

Quero ver se ele faz a subida sem freio de mão!

Se ele é galo mesmo ele vem aqui pra Teutônia em março e faz a Subida da Harmonia. Mas tem que ser de carro antigo!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

Me desculpem os chatos de plantão mas o video que o rapaz postou e bem legal.
Foi uma bela apresentação de drifting e é óbvio que solta muita fumaça, pois o objetivo do drifting é perder a traseira para o carro ir de lado. Daí gasta pneu e freito e se tem fumaça!!!
Sabe, eu a cada dia que passa acho mesmo que o brasileiro não gosta de automóveis e velocidade. A maioria vive no mundinho da F1 (chatíssimo por sinal), sendo que 99% desses chatos sequer foram em alguma prova de tal categoria e se foram a maioria, também, nunca foi numa prova de uma categoria diversa.
As pessoas ficam mais preocupadas com o português dos outros e falar bonito do que em falar de carro!
Lamentável!

Verde
13 anos atrás

“A molecada gosta de tuning e arrancada, néon, woofers e subwoofers, DVDs, rodas cromadas de aro 18, pneus de perfil baixo duros como madeira, molas cortadas, suspensões catracadas, rachas na perifa, “Velozes & Furiosos” e… drifting.”

É a neymarização dos carros.

É isso.

O mundo está ficando mais lucianohuckizado. Mais neymarizado.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

Ponto de encontro da escória da humanidade. Ninguém vai achar nada que preste nesses lugares…

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
13 anos atrás

Acho que o campeonato de drifiting sem nenhuma segurança é realmente um absurdo. Não sou partidário de nenhuma vertente do automobilismo em especial, gosto de carros e de corridas. Por isso mesmo acho que a corrida de calhambeques reverênciada num post anterior também deveria ser pixada, afinal mesmo a 80km/h pode haver um acidente, e eu não vi ninguém usando itens verdadeiros de segurança na corrida de calhambeques.

Pensem nisso.

Grande abraço!

Julio
Julio
13 anos atrás

Mas que JOSTA FG!!! não sabe ler não? Lá tá escrito CAMPEONATO INTERNACIONAL DE DRIFTING!!!! portanto é a FIA que faz todo o “esquema” entendeu mano?

Com todo o apoio do IBAMA pois só tem animal nesse vídeo. Não pega mais no pé da FASP ou da CBA, liga direto pro Jean Todt, quer o numero dele?

Abs

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

O Corinthians já patrocina Stock, Truck. Por que não patrocinar um carro neste Campeonato Internacional de Drifting? É a chance de conseguir um título internacional.

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Bom…eu acho uma *osta isso….mas se tem gente q gosta, deixa o pessoal curtir………O que relamente não dá é um evento com essa segurança precária (seja kart, drifting, antigos, etc, etc).
Mas o mais sem noção do vídeo são os “fotógrafos”…..é cada doído pqp.!!

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
13 anos atrás

Flávio, proibindo ou não, eles vão fazer!!! Eu tb acho isso ridículo. Não gosto de artificialidades no esporte. Gosto de coisas simples do tipo “quem chegar primeiro ganha”! Mas eles vão fazer!!
Que seja “homologado” e “oficializado” então. O fotógrafo quer morrer, que morra… automobilismo não tem nada a ver com segurança! Nunca teve!!!!

Alex Moreira
Alex Moreira
13 anos atrás

Drift é algo sério e organizado no Japão, Keichi Tsuchiya é um ídolo naquelas bandas!

Uma pena que esses retardados sem-noção estejam marginalizando a categoria por aqui! Lamentável….

O drifting nada mais é do que técnicas de rally empregadas no asfalto… e bem, eu prefiro continuar assistindo apenas os vídeos de drifting japones…