SEM NOÇÃO

SÃO PAULO (assim vai longe) – Xandinho Negrão sofreu um forte acidente hoje em treinos da Estoque em Piracicaba. A foto abaixo foi retirada do site da retransmissora da Globo na região e outras do resgate podem ser vistas aqui. Segue resumo de press-release de sua assessoria, que descreve bem o que aconteceu, com negrito meu.

O piloto Xandinho Negrão se acidentou durante os treinos livres da Stock Car nesta quarta-feira na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Próximo das 10h25, quando cumpria sua segunda série de voltas pelo circuito do interior paulista, Xandinho saiu reto no fim da reta principal, bateu forte contra o barranco ao final da área de escape e passou sobre o alambrado que circunda o traçado. A causa da batida foi uma pane no sistema de freios dianteiros, cuja causa ainda será analisada pelos técnicos da equipe Medley/Full Time Sports.

Depois de receber os primeiros atendimentos no próprio autódromo, por parte do pessoal médico e de resgate de plantão no local, Xandinho foi imobilizado e transportado de maca por ambulância à Santa Casa de Piracicaba. Os exames determinados pelo ortopedista Daniel Medeiros constataram fratura da clavícula esquerda e do quinto metacarpo da mão esquerda. Xandinho também sofreu leves escoriações na testa e no queixo por causa do impacto contra o volante.

Já corri uma vez em Piracicaba, nada tenho contra o circuito, que é particular, e tenho grande respeito pelo esforço dos proprietários para fazer uma pista, um polo de automobilismo no local e tal. Mas é um circuito muito acanhado para andar com veículos grandes e velozes. Não tem área de escape adequada, não tem segurança. Quase um kartódromo. Acho um absurdo, por exemplo, neguinho treinar lá de caminhão da F-Truck. A pista não comporta. E o acidente com Negrão mostra isso. Vejam onde foi parar o carro. Do lado de fora do autódromo. Lá embaixo fica a estrada.

Depois que corri lá, nunca mais voltei. Dizem que ampliaram a área asfaltada (o miolo ainda era de terra), mas mesmo de DKW achei perigoso, e por isso não fui mais, apesar de alguns convites.

Não entendo como uma categoria que se diz tão top como a Estoque escolhe uma pista dessas para fazer pré-temporada. Os autódromos brasileiros estão sucateados, mas há pistas de verdade para isso, como Interlagos e Curitiba.

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Paulo Aidar
Paulo Aidar
13 anos atrás

Estive em Piracicaba no final do ano passado onde fui muitíssimo bem recebido pelos donos do autódromo e constatei que embora cobertos de boa vontade, o autódromo ainda prescinde de muita coisa para realização de corridas, até mesmo das categorias que estavam ocorrendo naquele dia.

O que dirá então de uma Stock.

Ao meu ver entretanto quem se prontificou a levar um carro como da stock para andar por lá, das duas uma, ou não entende nada de carro de corrida ou não entende nada de autódromo.

Ou os dois.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

O que é necessário para construir um autódromo no Brasil? Apenas comprar uma larga faixa de terra, terraplanar e asfaltar uma pista e colocar carros para brigarem lá dentro? Isso não deveria ser homologado por um órgão superior? Não existe um padrão com tamanhos mínimos de área de escape, distância do muro para a pista e resistência destes anteparos que deveriam dar segurança aos competidores? É só ter grana, construir uma berração como este autódromo de Piracicaba e pronto?
É claro que torço para a criação de novos autódromos no Brasil, tão carente de pistas, sem contar com as que existem e estão absolutamente sucateadas – Tarumã, Goiânica, Cascavel…. -. Mas, ao ver um vídeo da inalguração do autódromo, não dá para acreditar que alguém, em sã consciência, correria por ali…

Allan Sá
Allan Sá
13 anos atrás

Sei que o fabricante do Stock Car é do ramo. Mas os acidentes, comparado aos carros de turismo tem demonstrado que os pilotos são muito mais afetados, não creio que a velocidade dos acidentes tenham tanta diferença. Creio que deve existir algum detalhe a ser revisto, pois a estrurura é parruda, mas os pilotos são muito afetados nos acidentes.

Desejo rápida recuperação ao piloto.

OBS: não conheço a pista.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Não sou a mãe Diná, longe disso, mas quando li que a Stock faria teste coletivo lá, já imaginei uma merd…. dessas.
Nada contra a iniciativa do pessoal de Piracicaba, mas de cara, na inauguração da pista (morei lá por 2 anos e a pista asfaltada foi inaugurada no mesmo dia que eu retornava à São Paulo) , deu pra sentir a falta de área de escape, até mesmo para a Classic, imaginem um Stock V8.
Repito, é uma bela iniciativa, a festa foi bonita, pessoas trabalharam e se esforçaram, o Ingo e muitos outros estavam lá , andaram de Stock, Truck, gaiolas, etc, mas era apenas apresentação.

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
13 anos atrás

Eles poderiam usar Jacarepaguá que ainda está funcionando. No domingo passado teve etapa do Carioca de Turismo por lá, dia 13 haverá outra etapa. Já que Jacarepaguá irá morrer em breve, as categorias deveriam aproveitar ao máximo o pouco tempo de vida deste fantástico autódromo.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

E a RGT não comenta nada, agorinha no programa de esportes só comentaram que o Xandinho bateu num barranco em Piracicaba… e só! VERGONHA!!

Carlos Adriano
Carlos Adriano
13 anos atrás

Seguro é correr de F1 em Mônaco. Lá tem muitas áreas de escape !

José Benedito
José Benedito
13 anos atrás

Flávio.

Sou piracicabano e estou constrangido em ver esse acidente por aqui. Sabe, eu não sei e nem entendi o porquê da Stock vir treinar aqui. Não tem pista para isso!!!
Irresponsabilidade absoluta! Aquilo que tem no fundo da imagem é a rodovia Piracicaba-SP.
Eita CBA! Para dirigir a Confederação como eles fazem, me chamem com 1/3 da remuneração desses cabras… Acho que dou conta e não fica tão ruim assim.
Espero que Xandinho esteja bem!
Abs!

adilson
adilson
13 anos atrás

COMO O AUTODROMO DO RIO, ESSE DE PIRACICABA É UM LIXO TB!!

Luis Fernando
Luis Fernando
13 anos atrás

Concordo com todos os comentários, mas só queria fazer uma ressalva que Curitiba não poderia receber os treinos, porque a pista está sendo totalmente recapada. Mas qualquer outro autódromo poderia ter recebido os treinos, e todas as equipes deveriam poder participar. Do que adianta testar apenas um carro?
E nem se fale que o regulamento proíbe treinos em pista do calendário… todo piloto profissional conhece a pista de Interlagos como a palma da mão, então que diferença faria treinar em uma pista que todo mundo conhece?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Que bom que não aconteceu nada de mais grave com o Xandinho. Que ele se recupere bem.

Mas que a Stock repense os locais de suas provas.
Não conheço essa pista em questão, mas há algumas de rua que são absurdas de tão pequenas e sem área de escape. Imaginem um carro ir parar na arquibancada num fim de semana de corrida. Problemas técnicos como esse acontecem e quase sempre são inesperados.

Rodrigo Ruiz
13 anos atrás

Conheço bem Piracicaba. Fui um dos primeiros fotógrafos a testar os pontos “seguros” da “nova” pista em um evento normal com pista seca, pois a inauguração foi realizada com chuva e a lama impediu que o miolo fosse utilizado pelos fotógrafos.

São poucos os pontos seguros da pista, e justamente o final da reta principal é um local proibido para se ficar, pois se um piloto perde o freio, o ponto de freada ou tem qualquer problema, é por ali que ele vai passar. A pouca área de escape que existe no final da reta fica exatamente ali. Então se existiam fotógrafos naquele ponto e realmente o Xandinho desviou deles, isso tirou ele da área de escape e o jogou para fora da pista.

Culpa da organização que permitiu que tivessem pessoas naquela área. No final daquela área de escape tem uma barreira de pneus, e por menos segura que ela seja, o carro não iria sair das dependências do autódromo como aconteceu com o Xandinho desviando para o lado direito.

Que a pista é pequena e não comporta muitos carros juntos e tão potentes, com certeza não comporta. Um Gol 1.6 do Marcas mal coloca a quarta marcha e já tem que reduzir porque acaba a pista.. imaginem então um Stock Car… mas enfim, o que comanda nesse meio é o $$$$, só nos resta subir na arquibancada e aplaudir o show!!!!

McQueen
McQueen
13 anos atrás

Boas, Flavio! Estou estreando no teu blog e devo dizer q já lhe acompanho há algum tempo, bem como que em breve farei minha estréia nas pistas pela CCC. Quanto ao referido acima, minha modesta opinião sobre este trecho, a saber: “Não entendo como uma categoria que se diz tão top como a Estoque escolhe uma pista dessas para fazer pré-temporada. Os autódromos brasileiros estão sucateados, mas há pistas de verdade para isso, como Interlagos e Curitiba.” é a seguinte: CUSTO. Me informei pessoalmente no ECPA quanto a como eu poderia treinar com meu carro lá, pra ”pegar braço”. O que me foi informado na ocasião (jan/2011) foi que poderia treinar a vontade pela bagatela de R$ 350,00 O DIA…. Alguém sabe quanto custa um dia de treinos em Interlagos??? Que dirá em Curitiba, caso a equipe seja daqui de SP… Bom, espero não ter falado besteira, mas é minha opinião. Abcs!

Rodrigo Elesbão
Rodrigo Elesbão
13 anos atrás

E depois não querem andar em tarumã porque a pista é muito perigosa.
Gostaria de saber quem foi o iluminado que em um momento de reflexão profunda teve a idéia de andar em Piracicaba, sendo que Interlagos, Curitiba e etc estão a disposição para os testes.
Só falta falarem que foram andar em Piracicaba em função dos custos serem menores, ai eu pergunto, onde está o profissionalismo de uma categoria nesse nível. Que piada !!!! eles ainda tem muito o que aprender !!!!

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Participei de corridas em Piracicaba nos anos 60 ( 67 e 68 ) com Renault 1093..junto com ..Toto Porto,,,Moco Marivaldo,, Marinho, Max Weiser Walter Hann ,e muitos outros .., atravessavamos os trilhos com os carros de lado,,,…la sim era muito arriscado,,,= quard rail.. …nem pensar,, eram os fardos de feno que seguravam ,, para os carros nao baterem direto nos postes,,ou nas sargetas,,,,- e na descida da av,,atras da Igreja,,o R- 8 do Marivaldo chegava a uns 160 Kms /h ,,e saia do chao,,numa lombada ,,e tudo isso na RUA,,,(pisos de aslfakto e paralelepipedo,) , imaginem,, sem cintos de seguranaça;;;o Meu Renault da Torke era mais lento mais tbm descia ladeira a baixo a uns 140 ksm;h.. freios so a tambor !!!…..- Espero que o Xandinho se recupere.rapidamente .e que meu amigo de mais de 40 anos Dito Gianetti nao se abale com este infeliz acidente,,- ( foi uma fatalidade – sem freios – em qqr autodromo do mundo,, nao ha como evitar uma batida,,).. O Dito resgatou o que Piracicaba havia perdido com a proibiçao das corridas de rua na cidade..construindo eu seu terreno particular e com recursos proprio o autodromo que todos aguardavam a muitos anos..- abraçao ..ao Fogaça ,que tbm acompanhou esse esforço do Dito , para construir este belo autodromo – Águia from Floripa.

Joca
Joca
13 anos atrás

Djalma gosto de ver vc pilotar assim como outros, mas já que o assunto é escolha errada de pista por causa da segurança associada a categoria, na sua opinião há no Brasil pista segura para os Trucks?
A minha opinião é que não há, por isso que é uma ótima categoria.
Respeito a opinião do Flávio assim como a sua, mas o que somos pessoas ‘não normais’ porque utilizamos veículos nos quais os transformamos para serem utilizados acima do limite em que a sua base não foi projetada para a maneira que estão sendo usados, dentro de uma pista por muitas vezes sem segurança adequada.
Só pensamos em segurança quando viramos pilotos velhos onde aparece o nervo do calcanhar que é ligado a um centro nervoso.
Flávio já desenvolveu o nervo?

Edson Vinicius Morello
Edson Vinicius Morello
13 anos atrás

Flavio, só no Brasil, uma categoria poderosa como a Stock Car, não tem treino, nem coletivo e nem privado, sera falta de verba? Ora até minha Vó sabe que é preciso treinar Meu Deus! Bem equivalente a qualidade de transmissão ao Morto da TV GLOBO!

Edson Vinicius Morello
Edson Vinicius Morello
13 anos atrás

bem depois da POUCA VERGONHA feita na Brasil com o Autódromo do Rio, e ainda tem corrida, se o cara cai rno banheiro morre de tétano, deve ter cobra no meio daquele mato todo, no final da tarde tem mosquito de todas as cores! E vai ficar pior, pois logo vão acabar com ele e certamente vamos ter uma mega obra, certamente nos Automobilistas vamos ter muitas surpresas desagradaveis ainda!

Edson Vinicius Morello
Edson Vinicius Morello
13 anos atrás

Pois é, aqui no Sul tem um Autódromo na cidade de Guaporé, totalmente recapeado, seguro,bonito, enfim…este é o Automobilismo Brasileiro, ah sim mas tem um defeito poucos hotéis, é preciso VIAJAR 30 ou 40 minutos até Bento Gonçalves, Nova Prata, por um caminho maravilhoso,seguro, bem mais rapido que sair de Interlagos pela Marginal! Pelo menos os treinos ja que corrida nem pensar!

Winston
Winston
13 anos atrás

Flavio, acho o grandepremio.com.br fantástico um dos sites mais instataneos do automobilismo, pelo menos dos que conheço, adimiro seu trabalho e acompanho seu blog diariamente, mais acho que vocês dramatisam demais quando há um acidente.
Já disse o Piquet num passado distante “a 300km/h não tem segurança que segure”.
Se tavam treinando lá é porque os pilotos concordaram, lá não tem criança, sou proficional se a empresa onde trabalho me colocar numa situação onde eu sinta risco a minha vida eu não vou, não faço, e nem permito que um subordinado meu vá. Simples assim, digo NÃO.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Winston
13 anos atrás

É…tem que ser PROFICIONAL.

roger v
roger v
13 anos atrás

….Imaginem se o ‘pasto’ pega fogo…… (caracaaaa)!

Se… se…se… tudo na linguagem do se….
E a Cba nada!

fernando amaral
fernando amaral
13 anos atrás

uma vez estive na pista de Londrina fotografando a StockCar, tem mais de 5 anos, o muro de contenção, num ponto ao fim da reta dos boxes, do lado interno (portanto onde os carros vão se saírem da pista), nesse ponto o muro estava quebrado, de alto a baixo, em dois pontos – então era umtrecho de alguns metros de muro que se separavam do resto – e havia duas estacas de ferro,apoiadas diagonalmente no chão, pra segurá-lo caso um carro batesse justo nele. nunca vi algo tão precário.
mas também já vi um carro antigo em interlagos ir direto sem freios nos pneus do S do Senna, choque frontal, e nada de grave aconteceu ao piloto.

pela descrição do ocorrido hoje, o piloto bateu com ombro e cabeça no volante; pode ser que estivesse come com o cinto afrouxado – ou o carro é perigoso pelo próprio desenho, mas isso me parece besteira.

de todo modo é tudo fruto da inoperância dessa confederação que não tem firmeza e rigor para cuidar seja de pistas, de carros ou de comportamento dos pilotos – dentro e fora das pistas, como vimos recentemente.

Junior
Junior
13 anos atrás

E depois dizem que correr de estoque em Tarumã não pode, porque é perigoso. Canalhas!!!

Pablo Munõz
Pablo Munõz
13 anos atrás

É o fim da picada.

djalma fogaça
djalma fogaça
13 anos atrás

Falado!

Abraço,

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Desculpem, mas até para andar de kart esse lugar é perigoso. Um absurdo andar com carros potentes numa pista como essa.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Gosto de automobilismo e moro em Piracicaba. Frequentei o ECPA desde a época em que os bajas, gaiolas & afins corriam por lá. Dito Gianetti é um apaixonado por automobilismo. Há muitos e muitos anos labuta nesse meio, é uma pessoa decente, séria, bom empresário e tem gasolina nas veias. Mas isso não é suficiente para se liberar aquela pista para carros de Stock, arrancadas, etc. As condições da pista são precárias, falta-lhe segurança e muitos outros requisitos. Mas, enfim, a CBA (ô maldita…) é que tem a responsabilidade de cuidar para que esses tipos de treinos, assim como outros eventos, não aconteçam em lugares sem a infra estrutura necessária. Eu já não assisto mais corridas naquela pista: sempre tenho a impressão que os carros irão passar direto nas curvas, atravessar o mato e cair na Rodovia Luiz de Queiroz, bem pertinho.

djalma fogaça
djalma fogaça
13 anos atrás

Flavio,

Meu pensamento é q as vezes pega pesado demais e até por isso tem essa legião de fãs ,inclusive eu, mas vou expor meu pensamento até pq vc fala que uns “neguinhos ” da truck usam a pista e eu sou frequentador habitual do pedaça.
Eu treino em Piracicaba com minha equipe e tivemos 3 escapadas de pista e em todas as vezes os muros do Dito Giannetti aguentaram muito bem ,muito mais que em outras pistas q se disputam provas normalmente em qquer campeonato brasileiro, Londrina por ex, onde vc cansou de fazer corridas em sua categoria, tive um joelho com fratura exposta e um braço quebrado ,o Welington Cirino também ,ao tocar no muro de concreto do mesmo autodromo, o mesmo se moveu e acabou pegando a outra parte do muro em seus pés ,ocasionando varias fraturas e uma palmilha ortopédica até hj . E isso não é pelo peso dos trucks,pq aconteceria em um carro como o seu também.
No caso do Xandinho hj, a coisa é muito pior, a informação que tenho é que ele ficou totalmete sem freios, e talvez o dia de sorte dele foi estar em um autodromo que tenha um “pasto ” depois de um final de reta.
Vamos imaginar que esse freio acabasse totalmente no final da reta dos boxes em Interlagos, Londrina ,Tarumã , Guaporé ou o bem tratado Curitiba só pra citar alguns, talvez esse garoto nem tivesse aqui mais pra contar a história .e isso em qquer carro de corridas onde se perde os freios, seja ele Stock, Truck ou classicos antigos.
Penso que o autódromo está lá,e vai quem quer e acha q deve ir, como é seu caso, até pq é uma propriedade particular de um super entusiasta e amante do automobilismo que é o Dito Giannetti e toda sua familia, quem sabe se tivessemos mais uns 4 ou 5 ” Giannettis ” nosso automobilismo seria muito melhor do que realmente é.
Pra encerrar, sorte que foi nessa pista.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  djalma fogaça
13 anos atrás

Djalma, o “neguinho” é uma forma que uso para falar genericamente, não tem nada de pejorativo. Sei que você anda lá de Truck, claro. E a questão que coloco nem é de peso, mas de tamanho — para mim, há uma incompatibilidade entre o tamanho de certos carros/caminhões e as dimensões da pista. Nada do que eu escrevi, no entanto, deve ser encarado como uma demonização do circuito, acho que deixei isso bem claro. Acho bárbara a iniciativa, não é fácil fazer um autódromo particular. Apenas entendo que esse circuito tem algumas limitações. E não atribuí a culpa do acidente à pista. Sei que foi o freio, está lá nas matérias do site. E sua avaliação, de que ainda bem que aconteceu nessa pista, com o “pasto” lá embaixo, deve ser levada a sério, pois você conhece o assunto mais do que qualquer um. Minha crítica foi à escolha desse circuito para os testes, porque acho o tamanho e a velocidade dos carros da Stock incompatível com as dimensões e áreas de escape. Isso não é culpa do circuito, mas de quem escolheu o local. Um abraço.

Filipe Pimenta
Filipe Pimenta
13 anos atrás

Não seria possível fazer com o automobilismo nacional o mesmo que foi feito anos atrás com o basquete?

Alguns clubes romperam com a CBB e criaram um torneio paralelo. Em 2008, os clubes e a CBB chegaram a um acordo, onde decidiu-se pela criação de uma liga independente organizada pelos clubes, onde foi criado então o NBB com a chancela da Confederação, que passou a cuidar apenas das seleções principais e de base.

marcão
marcão
13 anos atrás

Esse ano não tem artista da globo nem novela pra fazer mercham…

E depois testar carter seco?
Bão sei lá, na verdade não to nem ai pra essa “””catiguria””” dos que andam a 300 km/p …
Sou um Zé ninguem mesmo… Um desses 500.000 deste blog…. fora aqueles Zés que só leem….

Thiago Vinholes
Thiago Vinholes
13 anos atrás

Essa pista realmente é perigosa, já andei de lá com uns carros da Honda. Ela forma tipo uma escadinha. Se um carro perder o controle no alto pode escorregar pro trecho de baixo e dar de frente com alguém. Já morreu um piloto de moto lá. Tinham invertido o sentido do circuito. O rapaz perdeu o controle na subida pra reta principal e escorregou direto pro muro. O problema é que a moto veio atrás e esmagou o coitado.

Hedonista
Hedonista
13 anos atrás

Que a stock é um lixo e o automobilismo no Brasil é brinquedo de playboy da pior espécie, isso é… mas procurem no youtube o video do primeiro teste do Mansell na Newman Haas Lola de Formula Indy em Firebird 1993, a mesma pista que o Senna testou a Penske. Não difere muito desse circuito de piracicaba não, até a metragem é a mesma por volta de 2km

Eu acho que vai chegar uma hora que só vai poder correr quem tem vários “cem mil reais” pra andar em Interlagos em categorias rigidamente restritas e caras..

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Eu fui a primeira vez ainda quando o FG divulgou que iria correr de DKW, realmente a pista é muito pequena para Stock, Truck então, nem imagino como deve caber…

Arrancada até que da conta, mas só.

Mas não vi sentido nenhum nesses treinos em pista que não faz parte do calendario, ainda mais testar os carros em uma pista precaria (para a Stock)…

Vai saber…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

estrutura de dar inveja hein? essa foto já diz tudo! os caras no meio do mato socorrendo o piloto!
só faltava ter atropelado uma vaca

Rogerio M.S.
Rogerio M.S.
13 anos atrás

Penso que um dos nossos grandes problemas é que vivemos, na maioria das vezes, apenas de boas intenções. Quando as coisas começam a ficar sérias e pessoas tentam ir além das boas intenções, são chamadas de chatos, inviabilizadores de eventos e outras mais. O profissionalismo no Brasil é apenas uma idéia. A fotografia postada demonstra isso. Juro que estou espantado por não ter aparecido um bovino incauto com as patas para o ar vitimado por um bólido de não sei quantos mil reais. Na realidade, a imagem parece com aquelas do começo da década de 1970.
Rindo para não chorar: O Kimi andaria bem nessa pista. O Kubica, não…

Fernando Setin
Fernando Setin
13 anos atrás

Moro em Americana e o circuito de Pira é realmente uma iniciativa legal na região. Porém, não comporta carros de grande porte…como ficou provado no acidente de hoje.

Agora, haja visto onde o veículo foi parar, era bem possível que chegasse até a SP-304 causando um acidente mais grave! Pois alguns metros depois há um “barranco” e logo depois a rodovia.

Cadê a CBA ? Ou os pilotos da Stock podem treinar nas ruas com seus carros que ninguém irá perceber ? Pelo jeito logo teremos os V8 voando por cima das rodovias….

Anyway, melhoras ao Xandinho!

Esperamos que isso sirva de exemplo!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Eu não conheço a pista! Porém vou acreditar em seu relato, pois o considero um jornalista sério.
Olha… Infelizmente, a tendência é o automobilismo no Brasil acabar, sob o ponto de vista profissional.
Veja só: o Tony e o Di Grassi não conseguem patrocínios e estão fora da indy e da F1.
Agora muitos vão dizer: Ah! o di Grassi é ruim! Será? como que o Petrov e o Maldonado estão lá e ele não? Ele não deve nada pra esses dois, sinceramente.
Acontece que os dois citados tem pratrocínio Estatal de seus países. Um verdadeiro ufanismo que é tanto odiado aqui no Brasil!!!, sem citar o Alonso que desde pequeno é patrocinado por um banco espanhol!! Ah, mas ele é bom!! E daí: por que, então, tal banco não patrocinou o KImi ou Hamilton??
A verdade, é que no Brasil poucos gostam de automobilismo e quem gosta não tem uma grande simpatia por seus pilotos e as empresas (que são todas de inciativas privadas ou economia mista) não vêem esses caras como bons garotos propaganda e pra que vão por milhões e milhões nas suas imagens?? O próprio Massa disse que tá uma draga o automobilismo no Brasil e, certamente, em pouco tempo não haverá mais um representante tupiniquim por lá!!
É o retrocesso! Daí vc começa a entender o amadorismo Brasil afora e ver a morte besta do Vinicius Machio, as corridas de drifting em locais totalmente perigosos, o tal do mucio estaquio e este caso na Stock-Car.
Não duvido nada que já já a Globo não vai mais ter interesse em cobrir a F1, pois a audiência é pequena.
Acho até que o Galvão é que enche o saco da Globo pra F1 continuar na grade, mas pelo jeito não dura muito não.

Eduardo Bonilha
13 anos atrás

sou de Piracicaba, já fui ao autódromo algumas vezes e realmente não comporta uma categoria como a Stock, ainda faltam muitas melhorias em termos de segurança pra se considerar fazer alguma prova maior por aqui.

Dú
13 anos atrás

Testes assim são as equipes que pagam?? Já que era shakedown porque não fizeram na pista da Goodyear, TRW.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
13 anos atrás

Até me animei a alimentar meu sonho de um dia andar nessa pista, principalmente depois que FG lá correu com DKW, mas depois dessa crítica, melhor ficar longe…

FES
FES
13 anos atrás

Este acidente tem cara de acidente de antigamente com o carro no meio do mato alto.

Ressucitar o automobilismo brasileiro nos dias de hoje, só se for desse jeito (como era antigamente). Pistas que desafiam a morte, pouca estrutura, e pronto. Ou é isso, ou vai para fora do país.

Infelismente, acidentes acontecem… alguns fatais. Que se recupere logo o Xandinho que tem muita pista pela frente na vida ainda.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

E pra variar no site oficial da categoria, nada é noticiado. Assim como foram os capos voadores, os carros que pegavam fogo e queimavam os mecânicos, a censura na entrevista do chefe de equipe da JF,….

O site oficial parece feito para patrocinadores, nele é tudo uma maravilha, fantástico, sensacional.

Sinceramente quem AINDA assisti essa categoria não tem cérebro.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Só a Ponta do Iceberg:

Flávio, concordo. A coisa está desandando mesmo e a Estoque está cada vez mais decaindo.
É preciso urgente uma revira-volta ou a coisa vai para o Brejo.
Cade a CBA nisso? Como ela pode autorizar treinos, sem condições de segurança?
Afinal, não tá na hora da FIA “descredenciar” a CBA como uma confederação?
Que confederação é essa que faz o que faz e fica impune? De incompetência até corrupção.
Cade a Equipe do Mico’s ? Porque ninguém fala nada, nem a imprensa foi atrás saber oq rolou?

E não tinha uma regra de carteira de habilitação para andar na Estoque , tipo A ou X para os pilotos? E os pilotos Novos eles todos possuem essa carteira? Se não possuem porque anunciaram para imprensa? Quem fiscaliza isso?

Com certeza esse será um dos piores níveis de pilotos da Estoque depois que ela se renovou.
Esse ano vai ser perigoso, para a Estoque em termos de segurança e de pilotos sem experiência suficiente para andar.
Mas fazer oq? Alguém precisa pagar a conta, e com certeza os organizadores (que cada vez mais pensam só na grana), não vão pagar a conta.
Eles com o dinheiro cheio de grana e as equipes correndo atrás de pilotos com grana e não com competência.
É só sair a RBR e o Cacá para acabar a transmissão da TV.
Há ia me esquecendo.. Ninguém comentou corretamente sobre a Linea X Estoque, com certeza, essa foi uma derrota para os que se achavam os intocáveis. Tiveram que ceder…
E a vitória da guerra feita pelo EGO, foi do próprio Pupilo que comentei acima, que peitou a mafia.. hahaha que ironia..
Pode deixar Flavio que com certeza quem sabe vai entender o pq de “Ceder”…
E isso é só a ponta do Iceberg..

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Esse nunca mais entra numa curva no limite.

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
13 anos atrás

Goiania tbm seria uma boa…
Brasília.
Jacarepaguá.

Issac Nemach
Issac Nemach
13 anos atrás

Me parece que pelo regulamento, não podem ter testes nas pistas utilizadas na temporada.

J4100
J4100
13 anos atrás

Flavio, andei lá ano passado no campeonato de arrancada e não entendo como o pessoal está virando de Stock para se ter uma ideia um Opala preparado saindo parado nos 201 metros já fica bem complicado parar imagina um stock vindo lançado, outro ponto neste ultimo domingo teve racha de rua lá é um Gol também passou reto todas as provas que estão ocorrendo na pista está tendo algum acidente, no festival de arrancada dois Gols capotaram no final da reta. A organização declarou que aumentou a area de escape mas na verdade o aumento foi só um monte de terra no fim da reta.o pior que a cada etapa saobe o valor da inscrisção e a infraestrutura é precaria

Sidney
Sidney
13 anos atrás

Flávio, li em outros sites que os treinos da pré-temporada não poderiam ser realizados em circuitos utilizados durante a temporada. Alguém sabe qual o motivo?

Flavio
Flavio
13 anos atrás

E devagarinho a Estoque está se enforcando com a própria corda.

ivo zangirolami junior
ivo zangirolami junior
13 anos atrás

Olá Flavio…
Andei lá umas 4 vezes com o meu passatão…exatamente…um passat…acho bem melhor que esses trambolhos com o banco na parte traseira do veículo., rsrsrs…mas então…a pista melhorou bem ,depois que vc andou…o miolo ficou legal e com uma boa segurança…tem um probleminha na retinha que antecede o “S”…se você errar , cai lá em baixo no começo do miolo…isso é “foguete lá”….o final da reta impressiona um pouco…meio que Brands Hatch, tinha uma PUTA ondulação no meio da curva de depois da reta…depois da curva , se vc desgarrar o muro é bloco…com certeza não segura muita coisa…acho também que o local não seria apropriado para a estoque…mas acho que dava sim TC 2000…hehehe…e vale falar aqui do esforço da familia Gianetti…que melhora essa pista a cada ano!!!
E tomara que não tenha acontecido nada com o Xandinho….

Marcelo Zebra
Marcelo Zebra
Reply to  ivo zangirolami junior
13 anos atrás

Ivo Holanda buenas… eu andei a primeira vez em Pira em 2001 no Prólogo do Rally dos Sertões, ano que corri e fui Campeão pela Subaru. A pista vem ano a ano, mês a mês, dia a dia, melhorando, e agora com toda Copa Stock Jr. 2011 disputada em Pira, o autódromo vai continuar em evolução. O DITO eu tive o prazer de conhecê-lo em 1997, na 5ª edição do Rally dos Sertões, sendo que nesses vários anos, ele sempre se mostrou uma pessoa seria, honesta, e principalmente, um cara que Ama o Automobilismo. Em 2011 nós da Zebra Motorsport vamos correr em Pira, tanto na Stock Jr, como também nas provas extras da Copa Clássicos, ou seja, eu acho a pista um show, e a FAMÍLIA GIANNETTI um exemplo a ser seguido, pois tem colocado do bolso sacos e sacos de grana, para realizarem esse sonho. Agora me diz uma coisa: O Xandinho, o Zezinho, o Manézinho e o Neguinho foram obrigados a Pilotar em Pira ??? Espero que o Xandinho se recupere logo, e que os ANJOS do SENHOR JESUS CRISTO continuem de plantão em Pira. Ivo te espero em Interlagos amanhã na entrega do “Oscar 2010” e no dia 13 de Março na 2ª etapa da CCC. Grande abraço, Zebra.