TCHAU, TIGRÃO

SÃO PAULO (e assim vamos…) – A Cosan e a Shell vão fundir suas operações no Brasil e, a partir do ano que vem, a marca Esso vai sumir do mapa. Presente no Brasil desde 1912, a Esso estava prestes a chegar ao seu centenário por aqui. Todos os postos que têm sua bandeira serão transformados em Shell. O tigre da Esso, assim, vai parar de rugir. A gotinha já tinha sumido fazia um tempão. O Repórter Esso também já não existe mais. O Prêmio Esso, pelo jeito, vai para o mesmo caminho.

Sou vizinho de um posto Esso. Farei questão de ser o último a abastecer antes da mudança. Nesta semana, para homenagear a marca, todos os “Enche o Tanque” deste blog trarão fotos de postos Esso.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Velhão
Velhão
13 anos atrás

A marca era tão forte que tinha até pneus Esso! Acho que pouca gente se lembra… Numa promoção calcei meu Fusca 75 com os pneus do tigrão.

Alexandre Silveira
Alexandre Silveira
13 anos atrás

Quer dançar, quer dançar, o Tigrão vai te ensinar.

Vai deixar saudades.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
13 anos atrás

Que coisa chata, o Hungry Tiger tem o melhor cachorro quente do Brasil.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Essooooooo, com vocêêêêêê……!!!!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

O mundo já nao é mais o mesmo……..

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

É SSÓ ISSO ?

Rene
Rene
13 anos atrás

Uma pena mesmo…. Ta parecendo a industria automobilistica a um tempo atrás, comprando tudo que vinha na frente…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

(Eu tinha um macacão da Esso qdo tinha uns 4 anos de idade)

GOMES,

Por quê você não faz uma matéria especial do Limite sobre a história da Esso, e o que significou? É possível ou é “fazer propaganda gratuita”?

Fabio de Souza
Fabio de Souza
13 anos atrás

É uma pena! Sempre que vou de SP para o RJ, paro no “Tigrão” da Dutra.

Para mim, vai deixar saudades.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
13 anos atrás

Pra quem nunca viu uma concha engolir um tigre, taí!

Fernando Guzzo
Fernando Guzzo
13 anos atrás

Temos um posto em São Roque que foi bandeira Esso por 67 anos, mas aí eles (Esso) resolveram que não precisavam mais de nós, então encerraram a longa parceria. Ficaram de lembranças centenas de latas de óleo de várias marcas (Pennzoil, Gulf, Esso, Mobil, Veedol, Aviation, Texaco, Castrol, Bardahl), placas, brindes (chaveiros das Gotinhas macho e fêmea, flanelas, luvas, mapas, etc), bombas de combustível, luminosos, etc. Pelo menos agora estes objetos virarão ainda mais relíquias.
Fernando – Enche o tanque 47

André Scudeller
André Scudeller
13 anos atrás

Já estavam sucateados faz tempo.

Thiago Barbosa
13 anos atrás

Maldita globalização.

Rockfellow
Rockfellow
13 anos atrás

Trabalhei na Esso no final dos anos 90, na sede, naquele edifício art-déco onde hoje é o IBMEC (Av. Pres, Roosevelt). Empresa fdp e opressora, fábrica de malucos! Trabalhava-se 12h/dia sem hora-extra. Depois de dois anos, pedi demissão e voltei pra universidade, onde estou até hoje como docente. Tenho muita pena dos escravos que ficaram por lá… Se você está com 45/50 anos e não chegou a gerentão, é pé na bunda na certa!

Jaison
Jaison
13 anos atrás

Me lembrei da Atlantic que a Ipiranga absorveu algumas decadas atrás…

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

FG, vamos fazer uma semana de LUTO pela Esso. O fim do mundo está chegando, primeiro o fim da Lancia agora tchau Esso.

Rafael Motta
Rafael Motta
13 anos atrás

Meu avô não deve estar sabendo disso, ainda. Ele foi caminhoneiro na Esso entre 1953 e 1964. Dirigia um caminhão-tanque, de madrugada até a noite. Saía da Ilha Barnabé, em Santos (onde até hoje há tanques enormes, dos quais muita gente ainda tem medo de que explodam), levando combustível até São Paulo pela única ligação existente na época (a Via Anchieta). Subia e descia duas ou três vezes por dia. Deixou a empresa quando ela fechou o escritório que mantinha em Santos, pois não quis se transferir para a Capital.

João Paulo Caldeira
João Paulo Caldeira
13 anos atrás

Sério que os caras vão se dar ao trabalho e gastar uma grana pra mudar as bandeiras de todas os postos? Não seria mais fácil e barato deixar do jeito que está? Me parece um pouco idiota.

Wesley Souza Medeiros
13 anos atrás

Aqui pelo SUL de SC os ESSO já estão meio extintos.

Mas tenho boas recordações de um posto Esso que tinha (ou tem) na via Dutra, e a minha alegria das férias era ir pro caminhão de meu pai viajar com ele para o RJ e parar pra fotografar aquela imensa estátua do Tigre. Aliás tenho fotos daquele Tigrão desde 1985 quando tinha próximo de 1 ano e dei meus primeiros passos, justamente aos pés do Tigrão.

Ótimas recordações.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Esso é a pronúncia de S.O. a standard and oil do Rockfeller que tinha o monpólio do petróleo nos EUA. Não tem porque essa marca existir mais aqui no Brasil.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

A marca ESSO ainda terá uma sobrevida no Brasil de no maximo 03 anos.

Para os que são mais velhos é uma noticia que mexe com a gente um pouco.

Realmente a marca foi um icone a algumas decadas atras. Lembro que uma vez assistia um filme americano na televisão e derrepente vejo a marca ESSO na televisão, prontamente falo do alto de minha ingenuidade: “Lá também tem posto ESSO…”

Coisas de criança… acho que a molecada de hoje solta algumas parecidas como essa… só que com outras marcas.

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Acabo de receber um comentario de um amigo meu na BR:

“Isso não vai fazer nem cosquinha na Petrobras”…

Segue o jogo.

Imperador

André Silva
André Silva
13 anos atrás

Ano passado, sempre que dava abastecia o carro num posto Esso localizado na Av. do Estado. Era o posto de bandeira mais barato que eu tinha conhecimento e nunca o carro apresentou problemas após abastecer lá.
Outro posto Esso que costuma ter um preço bom é um localizado ao lado do Sambódromo.

Falando nisso, outra marca que tambem caminha para a extinção é a Texaco. Aqui perto de casa tinha dois postos da Texaco, que no ano passado deixaram de existir (viraram Ipiranga). Não me lembro de ter visto postos da Texaco depois disso.

Tambem há um posto Esso perto da minha casa e nessa mesma rua, a uns 1,5km de distância, tem um posto Shell. Nem abasteço nesses postos perto de casa pois são um assalto. O que sei é que provavelmente um deles vai rodar (ou vai ficar sem bandeira).

Matheus
Matheus
13 anos atrás

Nossa, quanto choro nesta caixa de comentários…

O posto aqui da esquina, reformado, vai trocar pra Shell, então…engraçado, o dono desse era dono de outros dois Shell hehe

Pra quem disse que o “álcool” é nosso, imagino que essa pessoa seja dono de fábricas ou de plantações…pois o brasileiro, em si, não é dono de nada, nem dos “nossos campos, nossas matas”… isso não existe.

Andre
Andre
13 anos atrás

Te recomendo, e a todos entao que assistam o documentario How to Boil a Frog. talvez voce mude de ideia e abasteca em outro lugar, ou melhor talvez nao.

Andre

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
13 anos atrás

Tem que TEXACO para aguentar essa! ESSO é muito triste

galileu
galileu
Reply to  Jacaré e Capivara do Tietê
13 anos atrás

boa essa

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Aqui perto de casa tem um posto Esso, mas nunca abasteço nele por causa dos preços abusivos que cobram pelo combustível, mesmo com um posto BR bem em frente.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Flavio, a Cosan já tinha comprado a marca Esso no Brasil há dois anos. Se vc observar, vários postos da marca foram remodelados, e embora o logo fosse mantido, acrescentaram as palavras Grupo Cosan, em verde, logo abaixo do Esso.

A Shell entrou na operação com a Cosan no ano passado e agora vão fundir os negócios numa joint-venture. Se engana quem acha que a Shell aplicou 171 na Cosan. Quem vai comandar a companhia é o presidente do conselho da Cosan, Rubens Ometto. Esse cara não dá ponto sem nó.

Fabrízio Marchetti
Fabrízio Marchetti
13 anos atrás

Caro Flávio Gomes, e o patrocínio da Stock Car, até então da Esso, a Shell vai assumir?

sérgio castro
sérgio castro
13 anos atrás

O único lado positivo dessa notícia, é que os meus chaveiros da gotinha, aumentarão de valor no mercado da Benedito Calixto….

galileu
galileu
Reply to  sérgio castro
13 anos atrás

tambem tenho os dois, mas não os venderia, deixa valorizar.

Leonardo Contesini
13 anos atrás

Uma pena. Tem boas conveniências e proporciona concorrência (onde não há carteis, claro) entre bandeiras.

Sobrou Shell, Ipiranga e BR.

Ique Muniz
Ique Muniz
13 anos atrás

Favor colocar foto daquele apaixonante que você gostou tanto lá da minha querida Itajubá, professor! hehehe

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

A Esso é a marca que era daquela empresa americana que causou o maior desastre ambiental da história? Já vai tarde…

Leonardo Contesini
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

Ui ui ui. E o desastre ideológico da macaquice brasileira?

Abdo Maki
Abdo Maki
13 anos atrás

OI Flavio, ja que vc está falando de postos de combustíveis, hj fui visitar o Museu Do Automóvel de Curitiba já que estou de férias na cidade e lá há várias referências do agora antigo rede de postos Texaco, inclusive com materais antigos como bombas de combustível, mas chegando no local foi uma desagradável suspresa ver que o museu foi atingindo pela enchente decorrentes das chuvas que assolam o PR. Atingiu praticamente todo o acervo, a água chegou +/- 40 cm. O pessoal do museu ainda estava tentando calcular o prejuízo, talvez a maioria precise apenas de uma boa lavagem e higienização, mas alguns carros atingiu o motor aí vai ser um pouco mais complicado…pelo que me informei o museu vai ficar um bom tempo fechado, uma pena…Abraços

Abdo Maki
Abdo Maki
13 anos atrás

OI Flavio, ja que vc está falando de postos de combustíveis, hj fui visitar o Museu Do Automóvel de Curitiba já que estou de férias na cidade e lá há várias referências do agora antigo rede de postos Texaco inclusive com materais antigos como bombas de combustível, mas chegando no local foi uma desagradável suspresa ver

Allan
Allan
13 anos atrás

É lamentável assistir, em prol das políticas capitalistas de compras de empresas por outras empresas, o fim de uma marca que participa da vida dos brasileiros desde que os automóveis começaram a andar em terras tupiniquins. Isso é fruto das “grandes fusões” dos mercados… da mesma forma que a Ipiranga comprou a Texaco no Brasil. Mas a vida é isso aí…

Dú
13 anos atrás

A Shell deu 171 legal na Esso.
Agora, vamos saber quem é dona do que nesta empreitada.
Só sei que a mão de obra escrava vai continuar cortando cana, e a Shell, não vai cuidar.
Como não cuidou em Paulínia dos vazamentos, onde dezenas de famílias foram contaminadas, conheci uma delas.
Só fuçar no Santo Google isso: http://bit.ly/ghODC2

Zeno
Zeno
13 anos atrás

A COSAN (“nuvem de gafanhotos” em hebraico, FDP em galês), veio para acabar com tudo, a “marca ESSO” é só mais uma, ela acabou com a Usina da Barra S/A (“UBASA” para os intimos), acabou com o uniforme verde que meu pai usava e transformava ele em meu herói (eu tinha 8 anos) pois era aquele o uniforme dos motoristas de treminhões, tremiões(?), caminhões gigantes que só macho sabia pilotar, com responsabilidade diga-se, e como eram respeitados os “motoristas das usina da barra”, a COSAN esta acabando também com os fornecedores de cana e pequenos produtores da região, impondo à eles sua política de mono-cultura, no fim nada restará além de terras áridas, arenosas, rios mortos, pobreza e fome.

Fernando Moreira
Fernando Moreira
13 anos atrás

Mas que pena, né, fusão é assim mesmo, como dizia a minha avó “Negócios são negócios” e o resto que se danem, a Lância se foi, virou um lexus, o gurgel também, esse mundo está uma lástima.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Gira mondo, gira!

Glauber
Glauber
13 anos atrás

Em breve teremos praticamente 3 marcas apenas de postos: Shell, Ipiranga e BR. Agora é que nós vamos pagar caro de verdade no álcool, que é patrimonio nosso, produzido aqui, e na gasolina – que dizem que somos autossuficientes.
Como é que se permite uma fusão destas?
Em breve álcool a 3 reais o litro e gasolina a 5. Aguardem!

claudio bassi elias
claudio bassi elias
13 anos atrás

O elefantinho engoliu o tigre.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Cacilda…já há algum tempo que eu percebia que a marca Esso já não estava bem das pernas, principalmente quando mudarão para aquele “Logo” sem graça, algo como se tirasse a conchinha da Shell ! E pensar que há tempos atrás, as duas eram uma espécie de Palmeiras X Corinthians ! Uma pena….

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Triste Noticia!!

E com toda a certeza, vai deixar saudades!!!

Vou tirar uma foto de um posto aqui de Curitiba, e vou mandar para você pela primeira vez Flavio!

Abraço!!

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

Sempre abasteci num ESSO em Botafogo, posto antigo com 2 boxs de lavagem e lojinha de peças, era o Posto Granizo, arrendado pela ESSO como muitos aqui no Rio pois afinal era a sede da Standard Oil. O posto de dimensões pequenas para abrigar uma loja de conviniência sucumbiu no início do sec. XXI talvez para se subir um prédio, como vem acontecendo na Z. Sul do Rio, mas as leis de descontaminação do solo apertaram e o terreno está sub utilizado. ( http://migre.me/3SOeI ).

Agora sou um cara nômade de postos, abastecendo em vários conhecidos debandeira no qual sei que são de petroleiras, aqui na Z. Sul há vários.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

Todos os poucos restantes, pois tudo virou Ipiranga. Só tem Ipiranga por ai.