A BESTA-FERA

SÃO PAULO (cruzada inglória, temo) – A besta-fera que atropelou dezenas de ciclistas na sexta-feira em Porto Alegre se chama Ricardo Neis, tem 47 anos e é funcionário do Banco Central. Ele se apresentou à polícia segunda-feira. Graças ao estúpido Código Penal brasileiro, redigido para proteger meliantes, não pôde ser preso em flagrante, embora haja vídeos mostrando o que ele fez e não exista nenhuma dúvida sobre a autoria do crime.

(É curiosa, a Justiça brasileira. O jornalista Pimenta Neves, mais de dez anos atrás, matou a namorada, Sandra Gomide. Matou, confessou, entregou a arma do crime. Mas por alguma razão que jamais conseguirei entender, e jamais alguém conseguirá explicar, está livre até hoje por “presunção de inocência”. O goleiro Bruno é acusado de mandar matar a namorada, Elisa Samúdio. O corpo não foi encontrado até agora. Está preso, embora negue o crime. O caso de Pimenta Neves seria suficiente para que fossem abertos os portões de todos os presídios do país. Se um cara mata alguém, vai à polícia e confessa, como é que um tribunal tem a coragem de deixá-lo livre? Como é que os juízes desses tribunais deitam à noite e conseguem dormir? Por que um sujeito que faz o que ele fez está solto e todos os outros detentos do país que alegam inocência seguem presos? Notem: são dois casos envolvendo pessoas supostamente “importantes”, de posses, como se diz: um ex-diretor de Redação de um dos maiores jornais brasileiros e um goleiro do time mais popular do país. Como acreditar numa Justiça dessas?)

Não sei o que vai acontecer com esse “serial killer” de Porto Alegre. No depoimento que deu à polícia e na entrevista que pode ser vista aqui, mente descaradamente. Diz que estava sendo ameaçado e que seria linchado se não fugisse dos ciclistas. Mentiroso, pilantra, assassino, cínico. E o delegado toma seu depoimento e o manda para casa. Será possível que um delegado não tem autoridade para dar voz de prisão com tantas provas? Ele, igualmente, é réu confesso. Não nega que atropelou aquela gente toda. Não há o que discutir, o que apurar. Ele só não matou ninguém por pura sorte, o que fez foi uma tentativa deliberada de assassinato em massa. O que é preciso fazer neste país para ir parar na cadeia?

O Ministério Público Estadual pediu sua prisão preventiva ontem à noite. Será que não há um juiz, um único juiz de plantão em Porto Alegre macho o suficiente para decretar imediatamente a prisão? Será que não há uma autoridade sequer que seja capaz de proibi-lo para o resto da vida de dirigir qualquer coisa que tenha rodas? Será que não há um diretor do Banco Central macho o bastante para demitir esse assassino imediatamente? Será que terei de conviver com o fato de que ele, funcionário público, continuará a receber seus salários pagos com o dinheiro dos meus impostos?

A besta-fera tem um passado de infrações e, segundo li, violência doméstica — seria bom que a imprensa gaúcha escarafunchasse a vida desse indivíduo, já que a polícia não parece muito disposta a nada, porque se estivesse teria caçado o sujeito até encontrá-lo durante o fim de semana, e não esperado que ele se entregasse de terno, gravata e advogado a tiracolo. É um animal selvagem solto nas ruas. E o cara fez isso com o filho de 15 anos sentado ao seu lado no banco do carona. Além de tudo, envolve no caso um adolescente que deveria ter o pai como exemplo de conduta, de vida, de tudo.

É, realmente, o fim dos tempos.

Subscribe
Notify of
guest

334 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reginaldo
6 anos atrás

Gostei.

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Olá Flavio,
sou de Nova Friburgo (RJ) e a emissora afiliada da Rede Globo na região filmou mais um caso de violência no trânsito, ocorrida na última quarta (25/05/11), na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do RJ: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=17249. Dê uma olhada…
Abraços,
Alexandre.

janilton
janilton
13 anos atrás

Bem colocado todo os casos mas, a realidade de todos os males está exatamente na consequência do entidimento da lei esta que pode ser modelada como barro que é assim são meros artistas que protagonizam a barbárie e ediondice criminal que só dá ibope aos demagogos televisivos ou radialistas de imprensa. Me sinto mal em ver isso e entender assim gostaria que fosse diferente mas nunca vai mudar é o poder da vaidade humana e só.

Hugo .
Hugo .
13 anos atrás

Quer saber o que é que dá cadeia nesse país?

Faça um filho fora do seu casamento e fique sem pagar pensão.

Vc será preso junto de assassinos em massa, estelionatários e bandidos da pior espécie, como se fosse um deles, e correrá o risco de morrer em uma rebelião, o que convenhamos, no Brasil, não é raro.

O resto, é simplesmente resto. A Lei Maria da Penha tem se mostrado tão forte qto a da pensão alimentícia, mas ainda é cedo pra tirar conclusões.

Em tempo: o comentário é feito por um pai PROIBIDO de ter acesso ao próprio filho pela MÃE deste filho, e cuja justiça através de advogados públicos SIMPLESMENTE NÃO SE MEXE.

Se a sua indignação é por VER, talvez vc não faça a menor ideia do que é a indignação pelo SENTIR na própria pele.

Esse país é nojento. Enquanto vcs discutem esquerda e direita, tem gente se f*dendo aqui no mundo real pra conseguir ser alguém na vida. A indignação de vocês pode ser real, mas a de quem vive na pele e não pode fazer nada, sendo refém desse super sistema, é MUITO pior. Pode acreditar.

Abraço

Tadinho, ficou louco...
Tadinho, ficou louco...
13 anos atrás

A Juíza de Direito Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara do Júri, negou a transferência do investigado pelo atropelamento de ciclistas em Porto Alegre, Ricardo Neis, do Hospital Parque Belém. O bancário internado está sob custódia policial. Tomada na noite desta quinta, a decisão recusa a solicitação da Polícia Civil de remoção e aceita o pedido da defesa de Neis.

Em nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a magistrada levou em conta dois atestados firmados por médicos do Hospital que prescrevem a necessidade de acompanhamento psiquiátrico. “Foi diagnosticado quadro depressivo, com risco de suicídio, sob cuidados médicos especializados em unidade psiquiátrica fechada, sob cuidado e vigilância contínuos”, diz a nota.

Na manhã de quarta, um mandado de prisão preventiva contra Ricardo Neis foi cumprido. No entanto, o bancário está hospitalizado e só pode ser levado quando receber alta médica.

celso
celso
13 anos atrás

Prestem atenção no início do comentário acima…. O Luciano já começa a frase se desculpando !!!!!!!!!!!!!
A que ponto chegamos…. Galileu… Bara… FG……
Realmente é o fim dos tempos…..
Que venham os xingamentos… uiaaaaaaaaa !!

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Flávio, desculpa aí pelo comentário que farei. Mas algumas coisas também precisam ser explicadas. A tal passeata foi realizada às 18h, numa rua bastante movimentada e em plena sexta-feira. Pq exatamente às 18h? Já imaginou se uns 300 ciclistas em SP resolvem fazer uma passeata às 18h nas Marginais por ae? Não vejo justificativa para o que o dono do Golf tenha feito, nada justificaria tamanha barbárie no trânsito… Mas te pergunto: se 100 – 150 pessoas passassem por ti e por um dos teus carros de “estimação” e dessem tapas e porradas, amassando um bem que é teu… não seria de se ficar nervoso com a situação também? Acho que alguns dos ciclistas também deveriam ser presos pq não são os donos da cidade, sinceramente. Protestar é importante e deve ser informado às autoridades para não corrermos o risco de milhares de pessoas saírem às ruas protestando todos os dias sobre milhares de coisas diferentes. Pense nisso! Grande abraço!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Chato, mais um. Só tem gente chata no mundo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Luciano, a diferença entre alguém que fica nervoso e alguém tenta matar um monte de gente é muito grande!
Pense nisso você também!

micael
micael
13 anos atrás

dizem que ele é irmão de um procurador da republica

Rafael Monteiro
Rafael Monteiro
13 anos atrás

Flavio,

entendo o anseio seu e da sociedade como um todo de querer que esse cidadão pague pelo o que fez. Mas não podemos esperar que a Justiça seja feita de forma afobada. Há um devido processo legal, há o contraditório, há a não culpabilidade até a sentença condenatória indicar o contrário, há uma segurança jurídica… O que não pode haver é uma Justiça vingativa! Se você fosse acusado de matar alguém, sendo inocente mas com todas as provas indicando que você provavelmente foi o culpado, a sociedade certamente clamaria pela sua prisão imediata, e você na pele de acusado iria alegar tudo o que esse cidadão do RS está alegando. Você fica preso, esperando a data do julgamento e de repente, o fato que te inocentava aparece. Pronto: alguns meses de sua vida foram tolhidos por causa do anseio da sociedade de te ver na cadeia. A vida segue para todo mundo, mas e você, que perdeu sua liberdade por um período, como fica? Sua vida nunca mais seria a mesma por uma injustiça do Estado, que deveria te proteger.

Esse exemplo só serve para ilustrar que não se pode fazer julgamentos precipitados. Não no Estado Democrático de Direito que almejamos viver. Ao que tudo indica, esse cidadão é culpado sim pela atitude insana que cometeu. Mas só a apuração minuciosa dos fatos e uma sentença condenatória poderá decretar a exclusão desta pessoa do convívio social.

Acho também que você como jornalista deveria ajudar a Justiça brasileira a crescer, divulgando os fatos e cobrando mais rapidez dos julgadores (este sim, o verdadeiro inimigo do alcance da Justiça), e não dando opiniões reacionárias como a deste post. A imprensa cumpre um papel importante na denúncia de crimes, mas em alguns casos, o alarde sensacionalista acaba atrapalhando as investigações (vide o caso Eliza Samúdio e a cobertura via helicóptero do “provável local do corpo da vítima”). E pelo que te conheço aqui do blog e na ESPN, você é um jornalista do bem, que deseja o melhor para tudo o que cerca no nosso país, e não simplesmente ser um “apresentador de Brasil Urgente” da vida .

Pelo que você linkou, os antecedentes do rapaz poderão colocá-lo na cadeia, mas tenha calma. O Juiz é que deverá fazê-lo mediante uma decisão fundamentada, e não o delegado num rompante de vingança social! O que podemos esperar é que um caso como esse tenha uma solução imediata, dando uma satisfação a sociedade de que a Justiça pode sim funcionar.

P.s.: Quanto ao Pimenta Neves… existem inúmeros fatos que estão colaborando para que tenhamos uma injustiça memorável no Brasil. Em 2011, o STF deverá julgar o seu caso mas como ele já está com mais de 70 anos (podendo gozar de benesses instituídas ao idoso) deverá cumprir, na melhor das hipóteses, uns 3 anos de prisão. Como ele não está prejudicando o andamento do processo, sua conduta regressa como cidadão era ilibada e está em domicílio certo e determinado, a legislação permite que ele aguarde o julgamento em liberdade. No âmbito cível, ele já foi condenado, salvo engano, a indenizar a família da sua esposa, ainda que a perda de um ente familiar seja irreparável por uma mera quantia de dinheiro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Rafael Monteiro
13 anos atrás

Ainda acredita no estado democrático de direito?
Tem gnte sã que ainda acredita nisso?
Justiça, como orgão do estado, só serve para fazer a sociedade funcionar o melhor possível. Qualquer ação desse órgão que fuja dessa premissa deve ser sim combatido.
Do jeito que a nossa justiça está, se definirmos que está certo quem tem mais grana, ou quem tem o porrete maior, dá na mesma!

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Noticias para abalar a humanidade (próximos do fim?)

– Funcionário do Banco Central atropela várias pessoas de bicicleta em Porto Alegre.
– Amante mata a filha de marido infiel.
– Jogador de futebol chuta em coruja e ela morre.

Se continuar assim vamos ser re-classificados de animalidade!

– A seguir, cenas do próximo capítulo, vai…

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
13 anos atrás

QUANTO AO ATROPELAMENTO, CRIME CULPOSO NÃO DÁ PRISÃO (EM REGRA). SE NO CASO HOUVE DOLO (INTENÇÃO), RESPONDERÁ POR LESÃO CORPORAL OU HOMÍCIDIO TENTADO DE ACORDO COM A ANÁLISE DE SUA VONTADE E CONSIÊNCIA NO CASO. SE AGIU EM DEFESA PRÓPRIA ESTARÁ AMPARADO POR UMA CAUSA QUE EXCLUI A ILICITUDE DO FATO E CONSEQUENTEMENTE O CRIME.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
13 anos atrás

DIREITO DOS P(S)! SÓ QUEM VAI PRESO É PRETO, POBRE, PUTA E POLÍCIA! A PRISÃO É EXCEÇÃO EM NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO. O PRINCÍPIO DA NÃO CULPABILIDADE VEDA A PRISÃO ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO DE SENTENÇA CONDENATÓRIA QUANDO NÃO HÁ A SUA NECESSIDADE. BRUNO NÃO SE FURTARIA À APLICAÇÃO DA LEI E TEM EMPREGO E RESIDÊNCIA. SE AINDA NÃO HOUVE A CONDENAÇÃO E PRESENTES TAIS CONDIÇÕES A LIBERDADE PROVISÓRIA DEVERIA SE IMPÔR COMO OCORREU NO CASO PIMENTA NEVES. SÓ QUE UM ERA JUIZ E O OUTRO JOGADOR FAMOSO. ESTE ÚLTIMO DÁ IBOPE E GERA CLAMÔR E SENSACIONALISMO. POR ISSO NÃO ESTÁ SOLTO.

celso
celso
13 anos atrás

é parente do Pimenta Neves?? retardado…

Nelson
Nelson
13 anos atrás

Concordo plenamente com o Bruno Bracetti, como o blogueiro tem tanta certeza q o cidadão mentiu descaradamente?
Não é tão simples quanto parece.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Nelson
13 anos atrás

Vai lá depor a favor dele.

sérgio castro
sérgio castro
13 anos atrás

O Zé Mané Taubaté, vai se informar antes de ficar falando merda…

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
Reply to  sérgio castro
13 anos atrás

“Corpo delito”??? E eu é que preciso me informar??? Putz!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Triste, mas verdadeiro. Disse e repito: as leis deste país têm que mudar, e isso só depende de nós.

Eliéser Cunha
Eliéser Cunha
13 anos atrás

A mocréia acaba de ser presa.

TX650
TX650
13 anos atrás

Bruno Bracetti,

Vc mesmo diz que foi só fechar o vidro… Legitima defesa do que?… da lata do carro?!

Maurício Freitas
Maurício Freitas
13 anos atrás

Bem, eu digo o que acontece em uma situação de pânico, porque já passei por uma.

Aproximadamente 15 anos atrás eu estava subindo a Avenida Pacembu, de carro, com minha esposa ao lado e logo após passar sob o viaduto do General Olímpio da Silveira, me deparei com uma turba enfurecida. Era a torcida do Corinthians, que descia a Pacaembu após um jogo contra a Portuguesa, pela Taça São Paulo. Não sei por qual motivo, afinal o Corinthians vencera, estavam vindo pelo meio da rua, arrebentando o que havia pelo caminho, arremessando sacos de lixo, quebrando vidraças e batendo nos carros.

Apesar do pânico em que eu estava, em nenhum momento me passou pela cabeça atropelar ninguém. Procurei manter a calma, fui avançando vagarosamente e tão logo alcancei a Rua Dr. Cândido Espinheira, entrei à direita e saí fora.

Portanto, senhores, essa balela que ele inventou, que não tinha outra saída, não cola. Posso até aceitar o argumento que alguns ciclistas tenham dado uns tapas no carro dele, mas parece muito óbvio que isto só aconteceu porque ele já estava querendo forçar a passagem.

Bicicleta é um veículo e pode andar nas ruas assim como os carros. E há regra específica que obriga os carros a manter uma distância mínima de 1,5 metro da bicicleta, sob pena de multa:

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração – média;

Penalidade – multa.

Este senhor atropelador nervosionho, além de não conhecer leis de trânsito, se julga o dono da rua, não sabe o que é viver de forma civilizada, não tem um mínimo de bom senso e, pelo que li, é briguento e chegado a uma violência doméstica.

Quem sabe agora, que foi determinada a prisão dele, passe um tempo vendo o sol nascer quadrado e pensando nas cagadas que fez.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
13 anos atrás

A cada dia fico mais desanimado com a nossa justiça e com o nosso país como um todo.
Já não tenho mais 20 anos, já vivi o bastante para ver de quase tudo e confesso, nunca vi algo tão chocante. O mais próximo disso foi em um carnaval no Ceará. Um suposto maluco, assim como essa besta fera que vc citou, passou por uma rua que tinha o transito liberado apenas para os moradores, pois era o palco da diversão e comportava no momento milhares de pessoas. Este animal ligou o som da sua caminhonete e permitiu que algumas pessoas subissem na carroceria do seu carro. Todos se divertiam quando o assassino acelerou o carro, contando com a força de um motor turbo e jogo todos os que estava em cima da sua caminhonete, violentamente contra o chão. Fiquei chocado na hora e ajudei a socorrer as vítimas deste idiota. Tempos depois eu soube que uma das vítimas teve uma lesão na coluna Cervical e ficou com sequelas para o resto da vida, tendo que andar em cadeira de rodas.
Mas nada comparado com as imagens que vi na televisão sobre este caso… Lamentável, assustador, triste!
Mas sabe de uma coisa, somos todos muito “MOLES”! Queria ver isso acontecer num país em que as pessoas não sentam a bunda em uma cadeira e ficam lamentando em frente a TV ou o PC. Naqueles países que a justiça é feita de alguma forma, sabe como né?
Uma das frases que mais me entristece é: Sou brasileiro, não desisto nunca! É hora de mudar. É hora de se impor mais e se for preciso, fazer como estão fazendo na Líbia. Aquilo ali sim é um exemplo de não só desistir, mas também, de não aceitar essas barbaridades que fazem conosco aqui e depois tiram a nossa atenção com um título mundial ou coisa parecida.
Vamos colocar um basta nisso pessoa! Vamos aproveitar as redes sociais e todos os recursos que temos para recrutar nossos compatriotas para batalha e acabar com essas barbárias que temos visto com tanta frequência. Vamos nos unir e promover uma reforma nas leis deste país, na carga tributária e por ai vai…
Putz, meu comentário virou um desabafo, mas é isso. Abraço a todos!

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Calma Flavio…

É nessa hora que lembro do Cesari Battisti… e olha que esse cabra italiano é 200 vezes mais criminoso que esse “bagual” de Porto alegre.

Segue o jogo… esse cara de Porto Alegre merece ser deportado para a Italia para ser devidamente julgado e condenado… por aqui vai ser uma lenga-lenga danada.

Imperador

MAURICIO
MAURICIO
13 anos atrás

existe sim, uma ala radical dentro deste grupo. um amigo e sua mulher quase foram agredidos por eles
Estavam parados em uma sinaleira quando um rapaz participante do grupo foi até a esquina segurando um pirulito ( um cartaz ) que dizia: se vc apoia esta causa buzine 3 vezes. o motorista simpatizante buzinou, logo aparecu uma mulher batendo no carro e dizendo a eles varios palavrões, os que vinham atras dela ( o grupo estava dividido pela sinaleira ) imaginado que seria mais uma discussão, chegaram querendo tira-los do carro, e ele tentando se explicar que apenas teria buzinado por ser simpatizante da causa e atendendo ao pedido do rapaz do pirulito.
sabem pq. não o tiraram do carro o agrediram ? pq. ele é cadeirante ( paraplégico ).
Logo depois da confusão e de muito se explicar, vieram algumas pessoas se desculparem pelo ocorrido e dizendo que eles tem tido vários problemas com a ala radical do grupo.
Em nada muda a atitude do motorista assassino.
E apenas um relato.

feijo
feijo
Reply to  MAURICIO
13 anos atrás

Amigo,
Este é apenas um caso ! ja ouvi varios…
Aqui em POA, já é comum casos de agressão por parte de algumas pessoas que participam dos encontros e passeios.
Na verdade é dificil controlar, precisa organização,pois nem todos os participantes são baderneiros.

Gustavo Soares
Gustavo Soares
13 anos atrás

Cara também não tinha assistido o video ainda, apesar de já ter lido bastante a respeito e também discutido sobre o assunto. Se já estava revoltado com o acontecido, depois de ver o video fiquei ainda mais e também enojado. Como alguém pode ser tão fdp! Não tem como justificar o que ele fez… nem se estivesse com alguém morrendo no carro e levando essa pessoa ao hospital isso se justificaria! Afinal vivemos em sociedade e deveriamos saber nos comunicar e negociar. Hoje estamos caminhando cada vez mais para um culto ao individualismo que em casos extremos leva a ocorrências como a de Porto. Quando que as porras das prefeituras vão começar a pensar no espaço publico como um todo e não apenas como lugar para carros… se eu quiser ir de bicicleta trabalhar não duro um mês… um colega meu fez isso e não esta mais aqui para contar a historia. Ah e já morei na Alemanha (em cidade de 500 mil habitantes) e ia quase sempre de biscicleta, só em caso de chuva ou quando estava muito atrasado que eu trocava de meio de transporte. Espero que esse caso acorde a nossa sociedade e que cobremos mais os politicos por soluções reais a esse problema.

Tazio Nuvolari
Tazio Nuvolari
13 anos atrás

A esta hora o kra já deve estar preso. Quanto ao Bruno do Flamengo, só esta em cana pq~so contratou advogado picareta, c contratar um fera sai!

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Meu comentário provavelmente será o de número 217, e o assustador é que haja quem defenda uma barbaridade dessas.
Nada, nada pode justificar a deliberada tentativa de se ferir, mutilar e matar seu semelhante.
Essa é a base da nossa convivência.
O resto é a barbárie.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Nossa nação está atrasada e ainda acha que estamos no primeiro mundo.
Parabéns Alemanha pelo exemplo!

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
13 anos atrás

O último que sair apague as luzes e feche a porta! Que caos, que caos …

Andre Ricardo
Andre Ricardo
13 anos atrás

Flavio, está sendo veiculada no ultimosegundo a notícia de que o atropelador foi preso nesta manhã. A minha impressão é de que a mídia surtiu o devido efeito.

Leonardo Pires
Leonardo Pires
13 anos atrás

É preço que se paga para viver num Estado Democrático de Direito… Senão cada qual com sua idéia de justiça proporia execução sumária de pena imputada a qualquer alvedrio…

tiago
tiago
13 anos atrás

pode crer que o cara que fez isso foi feito na zona.

Tadeu
Tadeu
13 anos atrás

02/03/2011 01:17

Justiça decreta prisão de homem que atropelou ciclistas
Ricardo Neis atropelou grupo em Porto Alegre na última sexta-feira e fugiu sem prestar socorro

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu na noite desta terça o pedido de prisão preventiva contra o motorista que atropelou os ciclistas do grupo Massa Crítica na noite da última sexta em Porto Alegre. Os policiais buscam o homem em uma clínica da região metropolitana da capital.

A prisão preventiva de Ricardo Neis foi decretada pela juíza Rosane Michels e o despacho chegou à Polícia Civil no final da noite. Os policiais foram até a clínica onde Neis estaria internado na cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça, o delegado Gilberto Montenegro, que investiga o caso, disse que vai indiciar o motorista por tentativa de homicídio duplamente qualificada, já que houve motivo fútil e os ciclistas não tiveram chance de se defender.

Durante a tarde, Ricardo Neis tentou se internar em clínicas psiquiátricas, o que acabou conseguindo depois de uma tentativa frustrada. “Ele está muito abalado com toda a situação, estressado e não tem condições de trabalhar. Internamos em uma clínica para ele tentar se recuperar”, disse ao iG o advogado Jair Jonco.

À noite, pelo menos dois mil integrantes do grupo Massa Crítica participaram de um protesto nas ruas do bairro Cidade Baixa. Eles foram até a prefeitura municipal e participaram de uma reunião com o secretário de governança César Busatto. Ele convidou os ciclistas para uma reunião técnica com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) para discutir medidas em favor do uso de bicicleta em Porto Alegre.

Ricardo Neis, funcionário do Banco Central, conduzia seu Golf quando teve uma discussão com integrantes do Massa Crítica, que iniciavam a tradicional manifestação de ciclistas que ocorre na última sexta-feira de cada mês. Ele acelerou no meio do grupo e atropelou pelo menos 15 pessoas, sendo que oito tiveram ferimentos e foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Ele fugiu sem prestar socorro às vítimas e só se apresentou à polícia na segunda-feira, alegando ter entrado em pânico e tentado proteger o filho de 15 anos, que estava no carro.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/justica+decreta+prisao+de+homem+que+atropelou+ciclistas/n1238126842424.html

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

A FERA ESTA PRESA….LEIAM AI O QUE SAIU NA U O L HJ AS 7,00 DA MANHA..

Atropelador de ciclistas é preso preventivamente em Porto Alegre
Do UOL Notícias*
Em São Paulo Comentários [3]
Foi preso na manhã desta quarta-feira (2) Ricardo Neis, 47, funcionário do Banco Central responsável pelo atropelamento de um grupo de ciclistas em Porto Alegre na última sexta-feira (25).

A prisão foi feita na clínica psiquiátrica em que Neis estava internado desde ontem, pois ele estava “muito abalado”, segundo seus advogados.

No fim da noite de segunda-feira, a juíza Rosane Michels, do 2º Juizado da 1ª vara do júri de Porto Alegre, decretou a prisão preventiva do bancário. A juíza acolheu o pedido feito pelo delegado Gilberto Montenegro, que investiga o caso.

Requerimento similar, formulado pelo Ministério Público, foi negado pela juíza. O teor da decisão não foi divulgado.
Luiz Evandro Águia From Floripa

Bruno Bracetti
Bruno Bracetti
13 anos atrás

Embora eu não acredite que esse tenha sido realmente o motivo, é de se pensar no caso do autor do “strike” realmente ter corrido risco de agressão. E acredito que ninguém faria diferente caso estivesse na pele de uma pessoa em tal situação. Digo isso pq eu mesmo já passei por situação parecida, quando por volta dos meus 10 anos estava no carro com minha mãe e um amigo da mesma idade e, perto do Pq Antártica, um numeroso grupo de torcedores do Palmeiras cercou o carro e começou a chutá-lo, esmurrado e tentar virá-lo, tudo isso pq o (imbecil do) meu amigo estava com a camisa do São Paulo. Não sei e nem quero imaginar o que poderia ter acontecido caso um virdro se quebrasse (eu ainda fui iluminado na hora, pois estava com a janela aberta e consegui fechá-la a tempo). E tudo isso por causa da merda de uma camisa de time de futebol. Nos dias de hoje eu não hesitaria em afundar o pé no acelerador e mandar quem estivesse na frente pro hospital ou de preferência pro cemitério. E teria agido em legítima defesa sim !!!! Por isso, se esse foi o caso nesse episódio de POA é bom se avaliar o outro lado. Embora eu realmente acredite que não foi.

hanle
hanle
Reply to  Bruno Bracetti
13 anos atrás

você se baseia num esporte violento que é o futebol.
ciclismo é diferente. nenhum ciclismo que conheço é violento.
se você estivesse no carro atrás da passeata, garanto que esperaria sua vez de passar.
mas o meliante quis passar de qualquer jeito e foi “enfiando” no meio das bicicletas.
se você estivesse pedalando na passeata e um carro viesse te empurrando por trás, forçando pra passar, qual seria a sua reação?
eu mandaria o motorista pra aquele lugar, que nunca deveria ter saído.
agora imagina ele cercado de pessoas indignadas.
acha que, por estar de carro, tem mais direitos do que os ciclistas.
os ciclistas se indignaram e começou a discussão.
ele cercado, pisou e quase mata muita gente.
se tá com pressa, passe por outra rua.
se tivesse um congestionamento de carros ali, ele iria passar por cima deles?
não iria buscar outra via alternativa?
foi lamentável a atitude desse monstro.

JV
JV
13 anos atrás

funcionario público é e se comporta como aristocracia….

Gabriel Gago
Gabriel Gago
13 anos atrás
galileu
galileu
13 anos atrás

flavio, apesar desse assunto ainda dar pano para mangas, não vale mais apena discuti-lo, a justiça está aí para nada fazer, o cara se ampresenta com 2 advogados e alega legitima defesa,,verdadeira gosação com a cara dos brasileiros, alem de lesão cor.poral dolosa tentativa de homicidio, omissão de socorro ele ainda incorreu em outro crime, corrupção de menores pois segundo li, ele estava com o filho de 15 anos no carro, nossas leis são antigas, polemicas.
hoje eu li algo assim: o governo estuda a proibição de menores de 11 anos viajarem na traseira das motos, se uma criança de dez anos tem que viajar no banco traseiro de um carro, como quem faz essas leis não tinha enxergado esse absurdo, é p.ermitido acima de sete anos viajar em motos.

Alex Bertuol
Alex Bertuol
13 anos atrás

Mais uma novidade:
“Motorista que atropelou ciclistas é internado em clínica psiquiátrica
A localização do estabelecimento é mantida sob sigilo

O motorista que atropelou dezenas de ciclistas na Capital semana passada, Ricardo Neis, 47 anos, está internado desde a tarde desta terça-feira em uma clínica psiquiátrica. Um dos advogados que defende o condutor, Jair Jonco, confirmou que o cliente se encontra sob supervisão médica.
— Ele estava quase em crise psicológica, está muito abalado com todo o assédio que vem sofrendo — afirmou o advogado.
Segundo Jonco, a localização da clínica é mantida sob sigilo para preservar Neis. No mesmo dia, ele já havia passado pela Clínica São José, na Capital. O advogado declara apenas que o estabelecimento onde o motorista se encontra está localizada “na Região Metropolitana”.
Não há previsão para o Neis deixar o local.”

Coitadinho… ele tá sofrendo. E os que ele atropelou estão o que? Em casa jogando Fifa???

Odilon Barbosa
Odilon Barbosa
13 anos atrás

provavelmente o motorista é um bastardo e sua mãe desconhecida, sim, pq com uma educação daquelas provavelmente não teve pai nem mãe. pilantra, safado e mentiroso. se tivesse roubado um pote de margarina e fosse pobre estaria preso , mas este é o país em que vivemos, onde senadores se dão um régio aumento na calada da noite e bandidos de classe média transforman o ar que respiramos em privadas imundas ,

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
13 anos atrás

Os Advogados dele, fizeram ele se internar hoje a tarde, o prejudicado!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Silvio Rodrigues
13 anos atrás

Não adiantou nada, daqui a pouco vai ver o sol nascer quadrado.

celso
celso
13 anos atrás

Na verdade dois fatos:

FATO 1 = UMA DAS MAIORES COVARDIAS QUE JA VÍ ALGUEM COMETER, DEVERÁ SER PRESO E DEPOIS JULGADO. ( que apodreça na cadeia )
FATO 2 = NENHUM LEITOR PODE DISCORDAR DA OPINIÃO DO REIZINHO BUFÃO DONO DESTE BLOG, SOB PENA DE SER OFENDIDO, RIDICULARIZADO, HUMILHADO ETC.

publica aí o reizinho bufão, para a sua corte de puxa – sacos ( nem todos )

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
Reply to  celso
13 anos atrás

Você é doente celso? Isso aqui é um blog, não uma agência de notícias! Acorda.

galileu
galileu
Reply to  celso
13 anos atrás

vai deixar barato, majestade?

ribeiro
ribeiro
Reply to  celso
13 anos atrás

Esse galileu existe mesmo???
Meu !!! ta demais essa tua fixação pelo Flavio Gomes….

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
13 anos atrás

Por falar no assunto, vejam o que vai acontecer com o cara do taco de beisebol:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/03/01/professor-acusado-de-crime-e-considerado-inimputavel.jhtm

carlos costa
carlos costa
13 anos atrás

é evidente que se investigar vai se descobrir que o cara não tem bons antecedentes; um cara que faz o que ele fez não pode ter uma conduta normal em diversos outras areas de sua vida; logico que é uma pessoa desequilibrada e perigosa.

TX650
TX650
13 anos atrás

Ei, Flávio, vc já viu esse video aqui? Acho oportuno. tendo em vista que existe gente defendendo a besta fera; fica a indicação a todos:

Sociedade do Automóvel
http://www.youtube.com/watch?v=XbwzuuBdCmc&feature=player_embedded

Leandro
Leandro
13 anos atrás

Flavio, acompanho diariamente seu blog a alguns anos.

Sou ciclista a 20 anos, mas mesmo nesta condição não sou adepto deste tipo de manifestações, por não concordar com algumas colocações dos participantes.

Independente disto, esse delinqüente merece ser preso e que pague bem caro esta tentativa de assassinato.

Por favor, como figura pública, peço que nos ajude não deixando que o caso caia no esquecimento. Nós ciclistas já estamos nos organizando para cobrar as autoridades uma punição exemplar.

Obrigado.

Luciano Silveira
Luciano Silveira
13 anos atrás

Flávio,

Somente esclarecendo alguns pontos: no direito brasileiro, o correto não é a ‘presunção de inocência”, que seria um princípio contrário à prisão preventiva, mas sim o princípio da não-culpabilidade. Ou seja: ninguém pode ser considerado culpado até que exista sentença condenatória com trânsito em julgado.

O cara, tendo bons advogados, vai responder isso em liberdade. Por que? Simples: e se ao final do processo ele for considerado inocente? Quem repara o prejuízo sofrido pelo cara? (não me refiro especificamente a esse caso, que é óbvio, mas e os outros casos?)

Ademais, o tempo passado na prisão DURANTE o processo judicial é DESCONTADO do tempo de pena definido em sentença condenatória.

Ou seja: ele sendo considerado culpado, vai ter que ficar o mesmo tempo na cadeia, seja ele preso hoje, ou somente após o trânsito em julgado da sentença.

Agora, após a “tecnicidade”, um cara desses deveria ser banido do convívio em sociedade, deveria ter a habilitação cassada para sempre, deveria ser obrigado a fazer tratamento psiquiátrico pelo resto da vida, além de, obviamente, ser demitido de seu posto no Banco Central (sim, pode haver demissão de funcionário público, como o caso do Juiz em Três Passos- RS provou). Isso é efetivamente tentativa de homicídio.

Por mais que se possa questionar determinadas formas de se protestar, a resposta para isso definitivamente não está na ignorância.

Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

Se existem leis que valem mais que a constituição, são as leis da física. Por mais que a legislação fale que A ou B estão errados, o risco de alguém ter morrido nesse caso era sério, e por sorte não houve nada. Acho que não haveria necessidade do carro sair atropelando todo mundo (embora ache que se ele saísse numa velocidade um pouco menor, pessoas poderiam cair debaixo do carro, potencializando o risco de vida), creio que os ciclistas poderiam ter se precavido contra possíveis acidentes usando apenas uma das duas faixas disponíveis da rua, liberando assim o tráfego, mesmo que lento, na outra via. Pelo que eu li no site do Massa Crítica, http://migre.me/3YiAY , é recomendado que quando a polícia pedir para o movimento usar apenas uma faixa da via, deixando a outra disponível para os carros, os ciclistas devem obedecer a autoridade policial. Mas quando eles forem embora, os ciclistas deveriam voltar a ocupar toda a via, novamente impedindo a ultrapassagem pelos automóveis. Por que? Não seria melhor todos poderem usar livremente a via? Por que as pessoas têm que usar uma bicicleta ou ficar preso no transito? Discordo do movimento ao querer impedir o fluxo dos outros veículos, pois se é para falar de democracia, todos têm o direito de se locomoverem como bem entender. Sem contar que seria muito mais fácil manter o diálogo onde ambos os lados tem direitos iguais.

Agora tratando com o que apareceu até agora na mídia sobre o ocorrido. Eu entendo a caça as bruxas que está acontecendo, até porque o vídeo tem cenas que comovem as pessoas nesse sentido. Mas tem que se analisar tudo antes de tomar decisão. No Jornal Nacional do dia 28/02/2011 mostraram uma testemunha que falava que o motorista estava sim sendo agredido por alguns ciclistas. E se esse cara estiver falando a verdade? O depoimento da testemunha é menos válido que o de qualquer ciclista? Creio que muitos aqui vão discordar de mim (nada contra), mas se um bando de maluco começasse a bater no meu carro, eu iria sair em disparada do local. Sim, pânico faz isso com as pessoas. Pânico faz você agir de modo impulsivo e inconsequente apenas com o objetivo de se livrar da situação. Dizem as reportagens que o cara estava com o filho no carro. Eu não estava lá e não vi. Mas se eu me encontrasse nessa suposta situação, eu não pensaria nem uma vez antes de sair arrancando. Não estou dizendo que acho o banqueiro inocente. Se for provado que ele realmente fez o que fez por motivo fútil, que se lasque na cadeia. Mas toda a história tem 3 versões: a da vítima, a do réu e a verdade. Vamos ver no que vai dar.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

De fato, se ciclistas agrediram o motorista do Golf, principalmente se for antes do absurdo que este fez, devem ser punidos também.
Mas o cara do Golf deveria ter sossegado os ânimos e registrado um boletim de ocorrência. É isso que uma pessoa civilizada faz.

Se houver justiça nesse país, esse cara do carro TEM que ser preso por tentativa de homicídio e puxar uma cana razoável.
Imagino que existam milhares de ruas em Porto Alegre. Bastaria ele pegar uma paralela, ou, então, se ele estava indo para algum local naquela rua, ele deveria esperar a passeata passar. De bicicleta, nem demoraria tanto.
Injustificável a atitude dele.

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

Gostaria de postar aqui um trecho sobre o cidadão; de reportagem do Estado de São Paulo:

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=27854674

Lastimável.

Erasmo Pinheiro
Erasmo Pinheiro
13 anos atrás

Não consigo entender,
essas coisas me viram o estômago.

Todos nós temos condições de estudar e sair desse Pais, que aumenta 56% dos salários dos vereadores, e no mesmo ano, corta os concursos públicos por corte de gasto de divida publica!

Brasil !!! esse é o que chamaram um dia de Novo Mundo ?!

Edu
Edu
13 anos atrás

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Seu nome *

Tem gente aqui que não leu isso né? Gente.. parem de se ofender uns aos outros!! Cada um dá a opinião que quiser! Xingar os outros não vai mudar a opinião!SEMPRE teremos visões e opiniões diferentes.. Basta colocarmos 2 hipóteses: Se a mãe, esposa, filha, filho de vcs tivesse de bicleta e vcs pegassem esse xarope do Golf, vcs agiriam como????
Agora se o xarope do golf fosse seu pai, seu irmão, seu tio, vcs também agiriam da mesma forma que anteirormente?
Cada um tem sua opinião! Se vc não concorda, pq xingar e ofender?
Sr. Flávio Gomes, pq ofender os outros? Ao que me consta o senhor é Jornalista e em momento algum vi alguém lhe ofender para vc responder da maneira que responde! Vc respeita opiniões ou está achando que aqui é realmente a URSS? Em momento algum eu defendi o xarope do golf (tem que ser preso sim) mas o senhor acha que escrevi algo que não lhe agrada e simplesmente ofende. Não lhe faltei com respeito em momento algum! Admiro seu blog e suas matérias… e acho que um pouco de respeito não faz mal a ninguém. É por isso que o mundo tá assim… a pessoa não aceita a opinião do outro, já xinga, já ofende, já quer bater!! Acho que estamos voltando a Era dos Homens das Cavernas!!! Se é que esse comentário vai ser publicado né!!!!Tenho minhas dúvidas!!!