AUSTRALOPITACOS (8)

SÃO PAULO (gostaram?) – E vamos à corrida, enfim. The big picture. Como se imaginava, Vettel passeou. Mas Webber, não. Foi apagado, ficou longe do piloto que, na metade do ano passado, deu a impressão de que poderia ser campeão. O título de Tiãozinho Alemão parece tê-lo abatido. Seu pior momento foi quando chegou em Alonso, com pneus macios e novinhos, e abdicou da luta.

A Red Bull informou que não usou KERS algum em Melbourne. A história do mini-KERS permanece um mistério, que o time não vai revelar a ninguém. Mas o fato é que mesmo sem a traquitana (dispensável, não?) Vettel não foi ameaçado em momento algum. Quando seus pneus começaram a dar algum sinal de fadiga, parou e trocou. Duas vezes. Talvez em pistas mais abrasivas e quentes, como na Malásia, sejam necessárias três.

Três que a Ferrari fez, assim como Webber, que não soube administrar a borracha como seu jovem companheiro. Já a McLaren foi para duas paradas. Ninguém precisou de quatro, como muita gente apostou que poderia acontecer, e Pérez fez a prova toda com apenas um pit stop. O lance dos pneus, de fato, provocou várias mudanças de posição. Mas elas aconteceram nos boxes. O festival de ultrapassagens prometido não aconteceu, porque piloto não é bobo. Na aproximação de alguém com pneus mais inteiros, vai para o pit stop antes de levar nabo na pista. Isso se viu bastante na Austrália.

A asa móvel só serve para narrador falar “olha lá a asa abrindo”. Algo que vai cansar, uma hora. Em circuitos com retas maiores, talvez tenha alguma serventia. Mas continuo achando uma babaquice artificial e injusta com quem está na frente. E nem funciona direito. Um bom vácuo é muito mais eficiente. Uma tolice, em resumo.

Não foi uma corrida inesquecível. Os dois primeiros, Vettel e Hamilton, foram também os dois primeiros no grid. Deu para perceber que os pneus, de fato, perdem rendimento bruscamente, mas o antídoto para que isso não estrague a corrida de ninguém é parar nos boxes. Os macios são ótimos em uma ou duas voltas, mas depois estabilizam. Não são uma arma duradoura para passar adversários de pneus mais duros. Basta se defender por uma ou duas voltas e pronto.

Se não havia um favoritismo absoluto da Red Bull por conta das novidades do regulamento, que sempre podem atrapalhar aqui e ali, agora há. E nem se pode dizer que esse favoritismo é da Red Bull inteira. É, sim, de Sebastian. O pequeno tedesco chegou à sua 11ª vitória na categoria (empatou com Barrichello e Massa nas estatísticas; passará os dois em pouquíssimo tempo) e me deu a impressão de que colocou Webber no bolso de vez. A vitória foi muito fácil, sem sustos, tranquila. Esse rapaz é melhor que quase todos seus pares. Com um carro bem superior aos demais, e agora sem a ânsia de querer ser campeão a qualquer custo — portanto, menos propenso a erros —, passa a ser quase imbatível.

Assim, no balanço das horas, não deu para ficar otimista demais com esse campeonato a partir desta corrida de abertura. A McLaren me parece ser a única esperança de bater de frente com os rubrotaurinos. Achei a Ferrari frágil. Alonso terminou a corrida esbaforido, mas em nenhum momento brigou por algo muito melhor que um terceiro lugar — que acabou nem conseguindo.

Não sei vocês o que acharam. Pensem no assunto. Enquanto isso, levantem-se e coloquem a mão no peito. Sim, chorem incontrolavelmente, infames capitalistas! Porque eu vou é comemorar a chegada da gloriosa URSS ao pódio com o camarada Petrov.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando amaral
fernando amaral
13 anos atrás

eu gostei de ver as asas sendo usadas nos treinos. gostei porque deixa óbvio quando os carros começam a frear.
mas se é pra ter um monte de restrições no domingo, melhor seria continuarem fixas. eu gostava dos f-ducts porque eram completamente intuitivos no primarismo da concepção e envolvia atitude física do piloto, assim como girar volante e apertar pedais.
sempre achei que num futuro distante haveria asas móveis, e que de algum modo seriam acionadas tão facilmente quanto um acelerador, p. exemplo. não é o caso de agora.

essas de agora parecem mesmo um recurso artificial , mas tanto quanto me pareciam o boost dos motores turbo quando não tinham nenhuma limitação por regulamento, lá nos anos 80 – serviam para a mesma coisa, facilitar ultrapassagens no meio das retas, o que as tornava menos ‘ vistosas’, ao menos para mim, que comecei a ver corridas nos anos70. mas ninguém criticava aquilo.

o narrador da retransmissora nacional age como qualquer um da dita emissora, que orienta seus profissionais a tratar o espectador como um débil mental incapaz de perceber coisas no momento da imagem . isso vem desde sempre, desde q transmitem corridas de F1.

Yuri
Yuri
13 anos atrás

Não sei…Alonso ainda é o mais completo piloto, mais entender como o Massa está visivelmente com um carro mais lento do que o do Alonso fica difícil.Algo está errado porque massa é um cara muito rápido sem dúvidas.Será que a ferrari já abandonou mesmo o Massa?

Fernando Ranzinza
Fernando Ranzinza
13 anos atrás

O problema é que esse mafioso britânico chamado Bernie Ecclestone ameaça as equipes de Fórmula 1 com represálias, caso contratem pilotos oriundos da Fórmula Indy ! Ele nunca digeriu o título mundial conquistado por Jacques Villeneuve ! Depois disso só os medíocres Juan Pablo Montoya e Sebastien Bourdais tiveram chances na Fórmula 1 !! Não é possível que nenhuma equipe de Fórmula 1 não tenha se interessado por Tony Kanaan, Helio Castro Neves, Vitor Meira, Bia Figueiredo ou Felipe Giaffone !!! O Massa só renovou contrato por pura compaixão da Ferrari, em face do terrível acidente que sofreu ! E o Barrica continua aquela PIADA PRONTA de sempre !!!

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  Fernando Ranzinza
13 anos atrás

você acha mesmo que alguém no mundo da F1 já ouviu falar de Bia Figueiredo ou Felipe Giaffone? e os 3 primeiros da sua ‘lista’ iniciaram carreira internacional na Europa – porque será que nenhum deles nem chegaram perto de conseguir um assento de titular na F1?

a melhor coisa de seguidos anos sem piloto brasileiro concorrente ao título mundial de pilotos será enterrar esse ufanismo babaovo de ‘nação emergente’ – um povo que conquista o direito de organizar copa e olimpíadas mas age como se tudo já estivesse pronto, achando que vai dar pra fazer tudo direito em cima da hora – esse povo é naif ao extremo, seja elite ou não.

Fernando Ranzinza
Fernando Ranzinza
13 anos atrás

Esses pneus Pirelli vão estragar o campeonato ! Muita confusão com paradas de boxe, “pegas” desiguais na pista – pilotos com pneus novos brigando por posição com pilotos com pneus esfarelando ! Nas pistas mais abrasivas e com temperatura ambiente elevada vai ser um caos ! Não gostei mesmo ! Acho que tem maracutaia nos carros da RED BULL, algum segredo que os comissários ainda não detectaram ! Na Brown, em 2009, eram os difusores ! E na RED BULL, hein ?

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Po ara, ele só tava brincando…

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Outra vez, o Sr. Alonso, chegou e passou como quiz o Massa. Esse cara nao tem jeito mesmo. Vai ser assim o ano inteiro assim.

Santiago Errera
Santiago Errera
13 anos atrás

Por um momento achei que não fosse falar da “vitória” do seu querido e amado Petrov. Belo chute no saco dos ocidentais “llorones y cagones” …

Faltou uma boa Vodka no Podium !!!

pabloREM
pabloREM
13 anos atrás

Larguei mão da Fórmula 1. Agora só assisto as corridas em horários normais (pelo menos para mim). Essas das madrugadas prefiro ficar com o compacto das tardes/noites de domingo. De novo e interessante somente o Petrov e o Perez, de resto o entendiante mais do mesmo que deixa frustrado quem como eu acompanha a categoria desde 1980.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

O que já dá para saber é que o Vettel será campeão. hehehe
Ta guiando muito, e esta seguro – certamente não fará aquele monte de cagadas do ano passado.
Vejo o Hamilton como o único que possa brecá-lo, por guiar melhor e por estar na Mclaren, que tem condições de melhorar muito o carro.
O Alonso é outro que guia melhor que o Vettel, ma me parece que o espanhol vai penar com a Ferrari, assim como o Massa.

O Rubinho esta guiando muito, mas me parece que vai sofrer com a Williams.

A minha torcida é para haver uma revira volta nisso tudo para, pelo menos equilibrar o campeonato, senão o Vettel vai ser campeão com umas 5 (ou mais) provas de antecedência.

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
13 anos atrás

Flávio,

se eu fosse o Petrov, teria diminuído a velocidade na última volta e cruzado linha com o Alonso na cola. Aí parava do lado dele e devolvia todas aquelas “homenagens” proferidas pelo “El mimadinho das Astúrias” na fracassada tentativa do tri lá em Dubai.
Infelizmente isto não aconteceu, mas, pelo menos o russo mandou ver no gole de champagne…me lembrei do Raikkonen!

Samuel
Samuel
13 anos atrás

A Ferrari nao eh fraca. Eh um carro rapido e confiavel.

O problema da equipe sao os pilotos. O Massa infelizmente esta mediocre e o Roubon de las Lamarias erra na classificacao e na largada.

Se fosse o Hamilton na Ferrari estaria brigando pela vitoria.

Alexander Ferreira
Alexander Ferreira
13 anos atrás

SIM CAPITALISTAS REMELENTOS !!!! …. CHOREM , BUFEM E ESPERNEIEM , POIS A GLORIOSA ERA LADA ACABA DE SER INAUGURADA E LOGO OUVIREMOS ALTIVOS O HINO DA GRANDIOSA NAÇÃO SOVIÉTICA ECOAR EM TODOS OS CANTOS DO MUNDO E ASSIM ERRADICAR ESTE CÂNCER CHAMADO CAPITALISMO … AVANTE LADA !!!!

MSM
MSM
13 anos atrás

Também não achei essa asa traseira móvel grande coisa, não foi muito diferente de anos anteriores, o que não mudou foi a regra dos pneus, muita diferença de rendimento na pista, mas com o tempo, isso será resolvido e pelo jeito a procissão voltará. Vettel é o cara, e o webber mais uma vez faz uma corrida ruim em casa, em nenhum momento ficou perto do Vettel, a ponto de nem conseguir o 2º lugar no grid, que ficou com o Hamilton. A Mclaren tem um carro promissor nas mãos, e se não fosse o erro do Button na ultrapassagem sobre o Massa, teria chegado mais a frente, mas de qualquer forma mostrou que o carro é bom, a ponto de chegar em 6º na frente do brasileiro.

André
André
13 anos atrás

Da-lhe camarada Petrov! Já imaginou o que estaria fazendo o Kubica com este carro? Certamente daria sufoco no Hamilton.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

pedro
pedro
13 anos atrás

hum,parece que o Petrov ganhou um torcedor…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O Alonso é um pulha… tem que pugar atras do Petrov pelos menos umas 240 provas… rs!!!

Segue o jogo… o Vettel é bom pacas… e a Red Bull e a Renault acertaram o passo outra vez.

Segue o jogo

Imperador

Mano
Mano
13 anos atrás

Flavio, Boa Tarde

FG você conhece a história da URSS mesmo ?

Eu me envergonharia em colocar a mão no peito e chorar por bolcheviques canalhas, como Stalin, que matou e deportou milhares de civis desde a revolução … e na Segunda Grande Guerra então ? Ao lado de Hitler, foi um dos homens mais cruéis da história, protagonizando verdadeiras matanças, estrupos em massa … genocídios …

Admirar o povo russo, os carros da Lada, as russas e a vodka … OK. Mas admirar uma ideologia tão manchada de sangue como a comunista, que mata, prende e reprime até hoje … é algo a lamentar …

Otto Lima
Otto Lima
Reply to  Mano
13 anos atrás

Que tal falar dos EUA, que forneceram armas para Stalin contra Hitler?

Que tal falar dos EUA, que patrocinaram ditaduras militares no Brasil e no restante da América Latina, para deter a expansão da Revolução Cubana?

Que tal falar dos EUA, que patrocinou governos totalitários e corruptos como o de Chiang Kai-Shek na China, o dos generais Sukarno e Suharto na Indonésia e o do hoje extinto Vietnã do Sul, para deter a expensão do comunismo na Ásia?

Que tal falar dos EUA, que patrocinaram ditadores como Mobutu Sese Seko e Idi Amin Dada e forneceram armas aos supremacistas brancos da África do Sul que invadiram Angola, para deter a expansão do comunismo na África?

Que tal falar dos EUA, que patrocinaram ditadores como Saddam Hussein no Iraque e Hosni Mubarak no Egito, para deter a expansão da teocracia xiita para além das fronteiras do Irã?

Que tal falar dos EUA, que forneceram armas a Osama bin Laden e seus seguidores, para deter os soviéticos no Afeganistão?

Que tal falar dos EUA, que se arvoram de arautos da democracia e da liberdade, mas não hesitam em patrocinar tiranos em prol de seus próprios interesses?

Mirax
Mirax
13 anos atrás

Essa asa móvel é só pra inglês ver. Idéias ridículas que são contraditórias em tempos que se falam em economizar gastos. Se querem economizar, pq todo ano a FIA cria bizarrices que fazem as equipes gastarem milhões pra desenvolvê-las?.

Querem criar ultrapassagens?, ótimo, ao invés de asa móvel, alterem o desenho das pistas e deixem o resto com os pilotos e os carros.

Ano que vem, pra aumentar o número de ultrapassagens, pq só esse DRS não adiantou nada, a FIA vai criar o TURBO HÉLICE SYSTEM, um sistema onde ao apertar um botão no carro, sairá uma hélice que fará o carro levantar vôo e ultrapassar o carro da frente.

Pronto, resolvido o problema de falta de ultrapassagem.

Julinaux
Julinaux
13 anos atrás

Estamos bem de pilotos na F1!?!? Um traumatizado e um gagá! Vai ser difícil ver nossa bandeira no pódio durante essa temporada. Nossa escola de talentos em categorias de fórmula precisa ressurgir. Por enquanto vou me contentando com a Bia guerreira!

tedesco
tedesco
13 anos atrás

Tudo mais do mesmo. Vettel voando, Hamilton fazendo o que pode, Alonso no desespero e atrás do russo (de novo!), uma corrida chata de doer a não ser pelo nosso Chapolim das Pistas, sim ele o grande Barrica!!!Ahhahahaha! Cara eu assisto as corridas só para tentar advinhar quando o Senhor Barrica vai parar. O mais engraçado é o pessoal da Bobo tentando dar a maior força:” Barrica está dando um show, lá vem ele, passou por um, passou por dois, e agora….ah não tinha outro alemão no meio do caminho!” Pobre Barrica! Ahahahahah a corrida é chata mas com Barrica na pista é diversão garantida e depois tem as desculpas, deveriam fazer um livro intitulado ” As desculpas que você deve dar quando fizer uma merda nas pistas: 1-culpe os pneus, 2- culpe a pista, 3- culpe o carro, 4- culpe o piloto que não sai da frente e por fim culpe a Alemanha por ter tantos pilotos na pista!”Ahahahahahah valeu Barrica você é diversão garantida

João Paulo Gomes
João Paulo Gomes
13 anos atrás

Minhas impressões e palpites:
1) Vettel campeão de 2011. Melhor piloto (talvez) + melhor carro (disparado) = título.
2) Hamilton continua em grande forma, se o carro melhorar mais um pouco vai dar calor em Vettel em algumas provas e vencerá provas. Favorito pra ser o vice. Button é aquilo de sempre, mas fecharia o pódio se não perdesse aquele tempo atrás do Massa, o que ainda causou a sua punição (ridículo Massa se defender daquele jeito aguerrido e logo depois abrir as pernas pro Alonso).
3) Alonso vai brigar pelos pódios, mas antes da fase europeia acho que não vai arrumar nada. E aí já era, o campeonato já foi pro saco… Já, já vai começar o chororô da Ferrari contra a Red Bull, todo ano que eles ficam muito pra trás é a mesma coisa.
4) Massa e Webber vão burocraticamente cumprir seus contratos até o fim de ano e só. Mais nada. O fato de “descobrirem” que são segundos pilotos ao longo de 2010 mexeu com a cabeça dos dois. Podiam até se juntar e formar uma nova equipe: “Frustrados Racing”. Viraram o fio, perderam o tesão de guiar, se assumiram como “segundões” mesmo. Webber deve aposentar, enquanto Massa deve pegar vaga numa Williams ou Sauber, sei lá. Por isso acho que a McLaren vai levar o mundial de construtores, das 3 equipes de ponta é a que mantém seus dois pilotos motivados, com total igualdade de condições.
5) Segundo escalão vai ter boas brigas: acho que Lada/Renault/Lotus, Mercedes, Williams, Sauber e Toro Rosso vão se alternar como quarta força nas diversas provas. Pelo que vi hoje, aliás, a Ferrari começa o ano mais perto desse bolo do que de Red Bull e McLaren.
6) Perez e Koba: sensacionais. Maneiro ver uma equipe das antigas (pelo formato, não pela idade) se dar bem, parece que vai conseguir brigar nesse bolo do segundo escalão. Sacanagem a desclassificação, se fosse em uma das grandes não sei se haveria tanto rigor.
7) Petrov: grande prova, merecido pódio, o carro é mesmo bom (Kubica tem que voltar logo). Aquela prova em Abu Dhabi encheu o cara de confiança, e o fato de estar sem o Kubica completou a moral dele. Heidfeld: independente de hoje, é um eterno burocrata, sem qualquer brilho. Vai pontuar sim, mas e daí? Koba ou Perez com esse carro fariam muito mais, com certeza.
8) Po, achei que o Rubinho fez uma boa prova. Fez merda sim, mas foi brigando por posição, pontuaria com certeza se não batesse no Rosberg. Acho que vai pontuar com regularidade e numa pista favorável pode sonhar com um pódio. Pode até terminar a temporada com mais pontos que o Massa, anotem aí. Sei lá, vejo ele fazendo um papel muito melhor do que o Schumacher, por exemplo, o outro vovô da atualidade. Esse deu muita sorte de correr naquela década perdida (1994 a 2004: os menos ruins foram Hakkinen, Villeneuve e Montoya, mais nada), entrou para a história correndo contra quase ninguém e ganhou 7 títulos diante da falta de concorrência e da massacrante superioridade da Ferrari de 2000 a 2004.
Abraço a todos

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  João Paulo Gomes
13 anos atrás

Também achei que o Ruba tava se divertindo nas 20 primeiras voltas… muito bom… se ele tivesse feito mais umas 100 provas desse tipo o falatorio seria um pouco menor.

Imperador

Bugre
Bugre
13 anos atrás

É impressão minha ou o Webber ficou com vergonha de passar em frente à sua torcida depois da bandeirada, encostou na saída dos boxes e foi embora?

alberto
alberto
13 anos atrás

Já eu acho o seguinte:

1. A asa móvel funciona. Não fosse ela, veríamos raríssimas ultrapassagens na reta. Button não passaria Massa por fora, como fez (provavelmente ultrapassaria em outro lugar) e o próprio Massa terminaria atrás de Buemi.

2. Legal, Red Bull venceu sem KERS. Mas se por acaso estiverem atrás de algum carro um pouco mais lento apenas, em alguma corrida, não conseguirão ultrapassá-los na reta. A prova disso é o Webber, que em momento algum conseguiu colar em Alonso na reta, apesar de ser visivelmente mais rápido naquelas 3 voltas. Não que eu ache que vai fazer falta para Vettel, a tendência é que ele faça as poles e só reencontre seus adversários no pódio.

David
David
13 anos atrás

Como eu imaginava. Que adianta a porcaria da asa se o carro de trás, quando cola no da frente, balança pra tudo que é lado por causa da perda de pressão?
Não vai haver ultrapassagens do jeito que se quer enquanto não voltarem com o efeito-solo, de modo responsável.

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  David
13 anos atrás

deus nos livre, com efeito-solo ficará tudo parecendo carrinho de autorama.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Vladimir Ilitch Ulianov, grande cara. Pena que morreu cedo demais, alguns dizem que envenenado.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Seria bom que a Mc Laren aprimore seu carro, chegue a brigar com os Red Bull e começe a fazer o Vettel e o Newey perderem algumas noites de sono… Para mim, se o Hamilton ou o Alonso tivessem o carro nas mesmas condições que o Vettel, deixariam o alemaozinho pra tras.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Besteira que tá na frente n pode usar a abertura da asa, o mexicano mandou bem, O carro da Willians indepedente dos acidentes de percurso é bom, Barrichello fez muitas ultrapassagens este carro vai surpreender.
Quanto ao vídeo, não comentarei mais sobre ideologias políticas

OBSERVADOR
OBSERVADOR
13 anos atrás

ROBERTO, VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE FÓRMULA UM !!!
PELO SEU RETRATO, VOCÊ NÃO ERA NEM NASCIDO QUANDO O MANSELL ERA PILOTO DE FÓRMULA UM.
PELO JEITO ÉS VIÚVA DO BARICHELLO E MASSA E POR OUVIR E LER DO SENNA TAMBÉM !!!
A SUA DOR DE COTOVELO FAZ MINIMIZAR E AO MESMO TEMPO RIDICULARIZAR OS FEITOS, DO MAIS JOVEM CAMPEÃO MUNDIAL, DE TODOS OS TEMPOS DA CATEGORIA. VAIS OUVIR MUITO O HINO DA ALEMANHA. TALVEZ MAIS DO QUE NA ERA SHUMACHER !!!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Só vi a primeira metade, depois zzzzzzzzzzzz….. chatinha demais, previsível. E cadê as brigas? Só Massa x Button e que mais? O ano promete…

Para saudar um Lada ao passar, pelo menos aqui no Rio, sugiro procurar os ferros-velhos da Dutra ou lá pros lados de São Gonçalo. Passar tambem não vai, mas quem sabe, dar uma mijada numa carcaça daquelas. Pra minha “sorte”, um amigo tem um Niva. E até anda! Do Niva eu gosto, ainda vou ter um.

Samuel
Samuel
13 anos atrás

Parabens a Vettel e Hamilton. Os dois melhores terminaram nas duas primeiras posicoes.

O problema da Ferrari nao eh o carro, e sim os pilotos.

Major
Major
13 anos atrás

“Enquanto isso, levantem-se, coloquem a mão no peito e chorem, infames capitalistas! Reconheçam a superioridade soviética e aplaudam sempre que virem um **** por aí”
Alguém por favor detenha esse insuportável bloqueiro.

galileu
galileu
Reply to  Major
13 anos atrás

aí ele nos bloqueia definitivamente, deixem a criança se divertir um pouco, logo as coisas voltam ao lugar de sempre.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Asa móvel e Kers com hora certa para funcionar é ridículo, assim como permitir que só um use a asa móvel É DESONESTO.
Acompanhei a corrida com o site da F1 com tempos parciais e por volta. Me decepcionei com Massa. Sempre foi meio segundo mais lento que Alonso. Massa está sem garra ( só no início ), não está tendo bom ritmo na prova e desiste da prova muito cedo. Para quem disser que fez melhor volta, estava com pneu novo , tanque vazio no fim da corrida e sem disputar nada, sem pressão.

Valmir Lopes
Valmir Lopes
13 anos atrás

Eu desconfio que você, camarada Flavio Gomes, não dormirá por dias, comemorando o terceiro lugar desse representante leninista. Parabéns por esse terceiro lugar. Mas, parabéns para quem? Petrov ou Flávio? Melhor felicitar os dois, foi bonito a corrida, foi bonito o que Petrov fez. De fato, não foi uma corrida memorável, mas gostei dos pegas que houve, de Massa e “Botão”. Achei frustantte foi Alonso passar Massa tão facilmente. Bem, como não entendo de corridas, só assisto e gosto. deixo para voce, representante marxista do explicar por que Massa com um começo tão bom, de repente se ver ofuscado por um sujeito que só chegou em quarto. Abraços e, cuidado com os excessos na comemoração desse terceiro lugar da Lada, representante maior do marxismo/leninismo.

Fernando Barros
Fernando Barros
13 anos atrás

Sr. Flavio, por que toda vez que o Felipe Massa,vê pelo retrovisor o Alonso, ele dá a seta e encosta ?????

Daniela_Rio
Daniela_Rio
13 anos atrás

Bom Dia Pessoal ! Pitacos sobre a prova :
1- Começou do jeito que terminou para o Alonso no ano passado. Atrás do Petrov ! Grande corrida do Russo !
2 – O Massa definitivamente está com problemas, ele tem que sair da Ferrari e tentar a vida em outro lugar.
3- Uma decepção a Mercedes. Schumacher continua azarado e Rosberg tb não ia conseguir grandes coisas.
4- O Rubinho continua o mesmo de sempre.
5- A Transmissão da Globo foi um fiasco. Até agora eu não vi a batida do Schumacher.
6- ótima corrida do Vettel.

galileu
galileu
Reply to  Daniela_Rio
13 anos atrás

daniel, as imagens sãogeradas pelos organizadores da porva, ou seja tio bernie e asceclas.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

É, teve umas imagens on board que deixaram muito claro que essa papagaiada de asa móvel não serve para porra nenhuma mesmo… vários lá levantando asa, socando botão de Kers e tal e nada de passar… ou libera para a pista toda e para todos os pilotos usarem – tanto para atacar como para se defender – ou some de vez com essa babaquice de asa móvel… o Kers até que é um brinquedinho legal e pelo menos se pode usar a corrida toda e em todo o circuito, cabe saber usar na hora certa…

O Tião Vettel só não leva esse campeonato se não quiser. Porque vai ser barbada, tá sobrando até dentro da própria equipe, vai ser covardia desse jeito…

Os brasucas? O Rubinho até que fazia uma corrida boa, mesmo depois de largar lá no fundo, passear na brita na primeira curva. Certamente ia pontuar no final, tinha carro para isso, teve um pega bom com Koba-san, mas se empolgou feio com o Rosberg e estragou tudo… Massa? Esse ainda existe? Parecia que ia acordar quando largou bem e teve aquele pega pra capar com o Button, mas depois de mais um episódio “Fernando is fasted than you” (acho que não literal pelo rádio, mas subentendido na ação simples de ultrapassagem), sumiu de vez, vagou pela pista…

Pífio também foi o Schumacão… batida imbecil na largada e fim de prova melancólica. A corrida voltou e parece que o encanto da pré-temporada ficou lá mesmo, na pré-temporada…

E não é que o D’AmbrosiÔ (e não D’Ambrósio como insistia o Luiz Roberto de Múcio) conseguiu levar a carroça da Virgin até o final? Isso me surpreendeu…

Pelo menos dessa vez não senti sono na corrida…

galileu
galileu
Reply to  Rogério Magalhães
13 anos atrás

o rubinho devia ter ficado calado, ele quiz ultrapassar sim. piloto é isso mesmo abriu uma brecha e ele está colocando o carro, tanto é que ele bateu na lateral do nico que abriu demais a curva e depois quiz voltar e achou o burrinho.

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

O Rubinho se enrola até para dar migué. Putz, dizer que é ” tudo novo “, tendo testado o carro por três meses? Que não tinha a intenção de ” tentar a ultrapassagem ” ? PQP, se aposenta Rubinho…

João Paulo
João Paulo
13 anos atrás

Só uma coisa a dizer sobre o terceiro lugar de Petrov: se ele chegou em terceiro imagina o que Kubica teria feito.
Uma pena o Polonês estar machucado.

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
13 anos atrás

Pra mim, essa F-1 começou igual terminou 2010 ; chata.

Dú
13 anos atrás

Tio Bernie deveria pedir a Pirelli um pneu normal para ver como ficava a coisa. Deu tiro no pé com essa de pneus remold. Obrigando a todos usarem o mesmo composto. Do Felipe volto a falar desde qdo. o evento Santander em Interlagos. O cara voltou mais lento. Os mistérios do cérebro são maiores que a genialidade do Adrian Newey.

carlos
carlos
13 anos atrás

Flávio Gomes, vc é um fanfarrão!

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Bom, meus pitacos…Vejo o Sebastião e Luisinho como protagonistas do campeonato…..sei que é cedo e tals, mas me parece que a Ferrari/Fernando estão longe. Dou uma chance de pequeno azarão para Jason e um puta azarão 85/1 para Mark Coala.
Segundo escalão vi com bons olhos a Williams e acho que esse ano Barrica consegue um pódium, mas com certeza quem liderará essa turma será o Camarada, o mito e o comedor de tacos, para mim, a melhor surpresa da corrida. Vejo pouca força na Mercedes.
Buemi é bom, mas tá sem carro , Sutil é bom, mas tá sem carro, Di Resta não faço a menor idéia, Alguessuari é mais ou menos e tá sem carro, e a Lotus verde é ruim e não tem piloto, combinam…..Virgin Marrusia correram?
Enfim, o que falo de Felipe falo desde o ano passado….maldita mola. Acho que infelizmente já era….não vou jogar a pá de cal, pois ele nunca andou bem nesse circuito, mas que eu já to com ela em punho a isso eu to.
Quanto a Rubens/Williams também acho que deva faltar dinheiro, mas algumas desse bolo também não estão lá grande coisa e talvez a perda não seja tão grande…..espero que o Pastor ande bem e talvez jorre um pouco mais de dinheiro venezuelano, pois do mexicano virá se precisar, depois dessa amostra de talento.
Compartilho de sua mesma opnião quanto a pilotos patrocinados…… ninguém chega lá sem ajuda e sim, se coloca dinheiro geralmente em pessoas com possibilidades e ninguém, principalmente os ricos, torram dinheiro à toa.
Pra finalizar, eu penso que acendeu uma tênue luzinha de esperança para Bruno…..sim, eu sei que vc falou que o Nick tomou uma bordoada na largada e entortou a bagaça , mas ele fez um treininho mequetrefe e se tomou essa bordoada é porque tava na turma da farofa…..sei que é apenas a primeira e por isso eu coloco como uma luzinha bem fraquinha….melhor que uma luzinha apagada.
Abraços !!!

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

A CORRIDA BEM PREVISIVEL.
FALTOU REGISTRAR O DESEMPENHO MEDIUCRE DO BARRICHELO DURATE TODO O FIM DE SEMANA ,TÁ MUITO BEM PAGO PELO QUE FEZ

galileu
galileu
Reply to  CLAUDIO AUN
13 anos atrás

medilcre, (mediucre) acho que foi o seu comentário
o cara faz um corridaço (é assim ou com 2 s), bateu no nico poprque ele saiu de frente abrindo a curva e depois tornou a fechá-la encima do barrica, o toque foi de corrida,não merecia punição, mas esta é apenas a minha opinião.

José Marinho
José Marinho
13 anos atrás

Uma duvida o KERS é de uso obrigatorio ou não?

Mateus
Mateus
Reply to  José Marinho
13 anos atrás

Não é obrigatório.

JOSE LUIZ
JOSE LUIZ
13 anos atrás

Rapaz,

Massa, Webber e Schumacher já estão dando adeus a categoria, Massa tomou um segundo por volta do Alonso ,Webber parecia que estava com a STR e Schumi está com a sorte de Rubinho . Rubinho correu como nunca e perdeu como sempre. Este Perez parece que chegou para ficar. Paul di Resta parece bm, O Petrov me surpreendeu e botou o Heidfeld para comer poeira. Alonso , Hamilton e Vettel como sempre estão fzendo a diferença, mas o Adrian é o maior gênio da F1.

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Que chinelada do Touro Vermelho 1.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Concordo, kers e asa móvel são 2 grandes babaquices. Muito melhor seria se não tivéssemos esse monte de penduricalhos aerodinâmicos. Mas o gênios que fazem o regulamento todo santo ano só fazem cagada.

Piada mesmo foi a narração do Luis Roberto. O cara trocava o nome de piloto e equipe o tempo todo….sem contar que para ele todo mundo estava se “divertindo”….principalmente Massa e Rubinho, num sufoco danado na pista. Numa dessas “diversões” segundo ele, Rubinho tirou Rosberg da prova. Patético.

E no final, quando Vettel comemorava, o narrador cover ainda criticou “a forma ostensiva como a equipe expõe a marca Red Bull”….ora vá pro inferno.

vitão
vitão
13 anos atrás

basicamente você disse tudo, esse negócio de abre-asa-fecha-asa é uma trapizonga que não melhora nada . E as bigas de Maranelo sáo uma piada, desempenho ridículo, como sempre. Sem o Ross aquilo virou um hospício.

Claude Bes
Claude Bes
13 anos atrás

PARABENS para os netos de AMADEU GORDINI,fizeram um belo trabalho, vai demorar para copiar este motor…. esta escola de motores na renault comecou na decada de 60. tem DNA>>>>

italiano
italiano
13 anos atrás

O VIDEO E ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL. NAO TENHO PALAVRAS, SALVE A GRANDE RUSSIA, BALUARTE DO SOCIALISMO E DO NOSSO GUIA GENIAL DE TODOS OS POVOS O MAGNANIMO JOSEF STALIN