CORES, CORES
SÃO PAULO (pinta tudo) – O blogueiro Tom Brandão também achou ruim a solução que a Pirelli encontrou para diferenciar os tipos de pneus que serão usados nesta temporada — o logotipo da empresa pintado de cores diferentes nas laterais.
E propôs um outro sistema, bem mais eficiente, que pode ser visto em detalhes aqui.
Vai, Pirelli, contrata o Brandão!
Viu que colocaram uma faixa no pneu dourado pro GP da Malásia? (dourado… pf… aquilo é amarelo!)
Pobres daltônicos…
particularmente, prefiro uma solução com apenas 2 cores pra pneus slick, como era no ano passado, já que nunca são usados mais que 2 tipos de pneus de seco por corrida. Uma cor pro mais duro, outra pro mais macio… pro público geral é isso que importa.
Para daltonicos, como eu, esse sistema é uma “maravilha”… será que a Pirelli sabe que 8% dos homens possuem algum grau de daltonismo?
achei muito tosco o sistema da pirelli, essas medida simples do Brandão deixariam o visual mais instintivo. Colocar um pneu prata e outro branco é pra acabar!
Porque não fazem que nem a Bridgestone na IndyCar com uma faixa ao redor do pneu.
Apenas o azul e o verde são meio parecidos.
Por falar em pneu, quando é que o piloto da Ferrari ZACARIAS MASSA vai conseguir aquecer os pneus? Coitado, tá desde o ano passado tentanto e não consegue! Ô Flávio Gomes, ajuda ele lá. Põe ele no nosso MEIANOV e mostra pra ele como é que se faz!
Ficaria melhor, já que não se usa pneus próximos juntos, colocar essa faixa apenas no macio e super macio deixando o medio e o duro como estão.
legal este sistema de cores que o sr. brandão sugeriu.
só um problema: quem é daltonico (como meu pai) pode acabar por ser atrapalhar…
Olha, parabéns para o Tom Brandão… ficou muito legal e seria gratificante ver isso implementado na F1.
não sei porque complicaram.
o método Brigestone não era mais facil? só tem dois tipos por corrida, um duro e um macio (não importa se é extra ou não). é 1 ou 0 apenas. pra que complicar.
ta, eu também acho bonito várias cores, a idéia foi ótima do rapaz ai mas…
Acho que seria mais interessante a marcação não na lateral do pneu, e sim na área de rodagem, de maneira que a cor somente aparecesse após uma volta ou mais devido ao desgaste.Desta maneira poderia se “esconder” o jogo das outras equipes.A equipe sabe qual pneu colocou, mas as outras equipes não.Já que se quer mais competitividade…
Excelente esse sistema de cores. Por que os caras da Pirelli não pensaram nisso?
muito bom. tinha acabado de ler a nota q diz os comentários do diretor da pirelli, e é exatamente isso aí o q ele necessita, deixar a prata e o branco pros de chuva.
brandão, vc bem poderia tentar mandar direto pro departamento q esse inglês comanda, mas daí a ser pago pela criação, sei lá; ao menos talvez consiga o crédito da autoria.
Não gostei, seria melhor assim.
http://www.antonioams.com/wp-content/uploads/2010/08/caloi-cross-extra-light-pro-light.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_sxl6IpBNopU/TTi101M1daI/AAAAAAAAJ4Q/ELE0ednHpKM/s1600/confersil%2Bbmx.jpg
Nossa. Genial! Parabéns, Brandão! Muito melhor do que o que a própria Pirelli fez. O esquema de cores tem lógica, variando a temperatura da cor junto com a aderência. Muito bom mesmo. Parabéns.
E respondendo ao Mac. Não pode pintar a roda, porque cada equipe tem a sua roda, com marca de patrocinador, pintura estilizada, etc.
Gênio! Manda isso pra Pirelli logo… Sério!
Não seria melhor o pneu colorido e o Pirelli em branco?
pra mim que sou daltonico, nem olhei (e nem vou olhar) no resto da temporada, simplesmente não adianta,saca?
eu fui um dos 800 que assistiu o ‘bem, merdinhas’, apesar do titulo meio brabo, achei legal e as ideias que pulularam por lá foram boas….foi bacana!
Muito interessante. Gostei da proposta.
MUITÍSSIMO MAIS EFICIENTE!!!
Meio óbvio, não? É óbvio sim, mas é a solução!
Pirelli, mova-se e adote isso já para a próxima corrida! E pague ao Brandão pela ideia.
Com todo respeito ao trabalho do Tom Brandão, francamente não vejo em que estas alternações ajudariam, ja que nao observei uma melhora significativa.
Seria muito mais pratico pintarem os pneus, tecnologia existe, se uma empresa pequena Belga ( http://goo.gl/T6LU5 ) tem esta tecnologia de pintura dos pneus, acredito ser possivel de ser adotada pela Pirelli.
O pneus todo colorido ajudaria a sua visualização por todos os lados qwue fossem observados, seria interessante para o publico, para a Tv e para os pilotos que visualmente veriam qual composto seu adversário esta usando.
Só fica a duvida se o pneu todo colorido, prejudicaria de alguma forma o desempenho ou especificações quimicas dos compostos usados
Colegas, vi uma reportagem vem legal sobre uma corrida em jacarepaguá, histórica pela ordem de equipe não obedecida. Procurem na pagina de esportes do jornal Clarin:
http://www.clarin.com/deportes/
Ótimo, + tem que ter a listra na banda de rodagem, dá pra ver sempre . desta forma, só com o carro de perfil, imagens frontrais, traseiras, e on board ficam extremamente prejudicadas …
A listra podia ser na “aresta” do pneu para ser visível também a partir da câmera on-board.
Gostei da ideia. Ficaria parecido com o q é feito na INDY!!!.
Grande Flávio, agradeço a publicação deste singelo estudo. Como comentei no teu post, tenho certeza que esta não é a melhor opção possível (até porque trata-se de um rápido estudo), só queria mostrar que acho essa questão de cor de pneu simples, apenas um caso de pedir pra quem é da área (design gráfico, no caso) resolver. E o que não falta na Itália é macarrão e designer.
(Será que consigo um contrato com os italianos?)
PS: Achei que você ia gostar da opção para o pneu de chuva. Não foi intencional, mas ficou com uma referência meio retrô essa lateral branca, não?
Cara, também sou designer e achei super show esse seu estudo. Entra em contato com a Pirelli e envia uma amostra. Mas antes faz um copyright do projeto. Entra lá no site deles, vai que rola!! parabéns novamente.
Assim não esta ruim, mas acho mais fácil pintar a roda…