DICA DO DIA

SÃO PAULO (precioso) – Enviado pelo Rui Piva, a primeira vitória de Piquet na F-1. Foi em Long Beach em 1980, de Brabham (sem asa dianteira, carro lindo). Detalhe: Galvão Bueno narrando pela… Bandeirantes! Sim, em 1980, a Globo largou a F-1 e a Bandeirantes comprou os direitos. Foi quando Galvão, que estava na Gazeta (obrigado ao blogueiro aé embaixo), começou a narrar corridas. O Brasil não ganhava uma corrida desde 1975, na Inglaterra, com Emerson Fittipaldi pilotando para a McLaren. A qualidade do áudio me faz imaginar que a transmissão aconteceu “off-tube”, de estúdio, e não do local da corrida. O Galvão era mais contido e preciso. Gosto muito do estilo. E com o vozeirão de sempre. Muito triste, nessa corrida, foi o acidente que deixou Clay Regazzoni paraplégico.

E Emerson, nessa corrida, subiu ao pódio pela última vez na F-1. Amanhã isso tudo faz 31 anos.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo_SC
Eduardo_SC
13 anos atrás

Menção honrosa para o circuito, que apesar de rua, tem um traçado interessante com aquele “retão” acabando num hairpin.

O Galvão parecia mais profissional, não lembrando nem um pouco o bufão de hoje em dia. Narração de corridas para ele virou bico e faz por que ainda tem tempo de fazer. E por que certamente ainda gosta de toda aquela badalação.

joanir
joanir
13 anos atrás

Bom o Galvão dizia da emoção do Piquet. (Desde aquela época o narrador já era vidente) Pena que depois mudou de opinião, falando que o Nelson é um piloto frio. Galvão sempre Bueno.

Fábio da Silva Aguilar
Fábio da Silva Aguilar
13 anos atrás

Por que que alguns tinha e outros não tinha a asa dianteira

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Costumo dizer que essa foi a “passagem do bastão” do Magnanimo Emerson Fittipaldi para o brilhante Nelson Piquet.

Esse “Emerson” é um verdadeiro mito… ele esteve presente em todos os grandes momentos do Automobilismo Nacional, ajudando o Senna, o Nelson, desbravando a Europa os EUA… resumindo… sem ele tenho muitas duvidas se o Automobilismo Brasileiro seria tão conhecido assim no mundo.

Segue o jogo…

Imperador
Obs.: FG, vai lá… senta com o Emmo e negocia com ele para escrever um livro de memórias sobre automobilismo… sempre sob o ponto de vista técnico que o Emerson viveu… seria um sucesso mundial.

eduardo
eduardo
13 anos atrás

Galvão ta contido por que era Piquet. Se fosse Senna…

Chupa Kabra
Chupa Kabra
13 anos atrás

Lembro de duas coisas da época que a Band transmitia F1: O slogan “poeira neles piquet, nós confiamos em vc” e uma vez que o Piquet estava com um retardatário na frente, o Galvão gritou um “sai da frente, sô!!” indignado.

Edgard El Khouri
Edgard El Khouri
13 anos atrás

Flavio, além da possibilidade do ‘off tube’ que vc comentou, repare no áudio do circuito: puxei pela minha memória, não é original dessa corrida, tenho certeza! Esse áudio (o som dos carros) é dos anos 60 ou 70, repare como ele se repete exatamente igual em intervalos muito curtos – sempre usavam esse áudio em narrações de estúdio, ou em novelas, ou mesmo em filmes que envolviam corridas.

Que sarro… não imaginei que ainda faziam isso nos anos 80 – beeem no início é verdade, mas, sem dúvidas uma raridade de registro, e do vídeo em si.

Otto Jenkel
13 anos atrás

Flávio, além do G.P. dos EUA, circula no youtube mais três corridas da temporada de 1980 da F-1 transmitida pela Bandeirantes : Argentina, Holanda e Áustria.

Uma definição do comentarista Giu Ferreira, no G.P. da Holanda, sobre o Gilles Villeneuve é genial : “O Villeneuve não se explica, se aceita”.

Um detalhe no acidente de Regazzoni. Ele ficou sem freios no final do retão e saiu direto, batendo no carro abandonado de Ricardo Zunino, que tinha sofrido um acidente na 1ª volta. Seu carro tinha sido deixado pelos fiscais antes do muro de pneus. Um absurdo ! Outros tempos…

Didier Pironildo
Didier Pironildo
Reply to  Otto Jenkel
13 anos atrás

Tem o da Inglaterra em Brands Hatch também: http://www.filestube.com/b/brands+hatch

Joao
Joao
13 anos atrás

Bom demais esse video!

marcelo cunha - rib preto/sp
marcelo cunha - rib preto/sp
13 anos atrás

Nelson Piquet e Galvão Bueno, os melhores.

marcelo cunha - rib preto/sp
marcelo cunha - rib preto/sp
13 anos atrás

O Piquet era o cara mesmo.
Ganhou a primeira corrida na F1 e no final parecia que tinha ganhado uma corridinha de kart, não ficava chorando e nem com cara de “herói”.
Sempre Piquet – O melhor!!

Willians
Willians
13 anos atrás

Eu tenho essa corrida gravada em DVD… acho que vou assisti-la novamente hoje

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Ehêê, saudade da boa! Nem me lembrava mais! Spasivo, Gomov!

Ivo
Ivo
13 anos atrás

Tenho essa corrida na integra em video…quem quiser dou o caminho das pedras para baixar gratuitamente pela internet.
[email protected]
abç a todos

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Putz, estou ficando velho. Era garoto, lembro muito bem dessa corrida. Impressionante esse carro da Brabham, sem asa dianteira. É bom demais matar a saudade. Quanto ao acidente do Regazzoni, vejam como era a segurança na época. A batidade nem foi tão forte assim. Ninguém mencionou a gravidade do caso durante a transmissão. Fiquei surpreso ao saber pouco tempo depois que ele ficou paralítico.

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
13 anos atrás

Esse Nelsão tinha 4 balls. Na minha opinião o melhor piloto brasileiro de todos os tempos. O maior acertador de carros e fantástico piloto com muito arrojo e carisma. Torci muito por ele e como faz falta esses pilotos politicamente incorretos dos anos 80. Hojé e um monte de meninos criados pela vó… Um bando de merdinhas…… Não correm nem 1/5 do Nelsão. Parebens Campeão pelas suas corridas e pelo seu caráter!!!!!

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

O Galvão piorou, a F1 piorou, o mundo piorou e os pilotos brasileiros pioraram. Deus do céu…. Que mundo vamos deixar pros nossos filhos (ou netos)???

Dilor
Dilor
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

O correto é: que filhos e netos vamos deixar para o mundo?

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

Bons tempos aquele em que a F1 era verdadeira … e hj tem esse monte de merdinha filho de papai que chora e faz birra por qualquer coisinha !!!

EduardoRS
13 anos atrás

Nem parece o Galvão narrando! No final ele soltou a franga um pouquinho, mas durante a prova mandou muito bem, se tivesse mantido esse estilo ninguém zoaria dele hoje.

E os carros então, nem se fala… o que vali ali era braço, “balls”, e acerto bem feito, sem essa zona de botões de asa, kers e sei lá o que.

Kid Cudi
Kid Cudi
13 anos atrás

O Brasil não ganhava uma corrida desde 1975, na Inglaterra, com Emerson Fittipaldi pilotando para a McLaren.

correção:
“Um piloto brasileiro” não ganhava uma corrida desde …

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Maravilha!! Pena o acidente do Rega mas os carros eram curtíssimos na frente, pareciam estar com as pernas dentro do bico do carro. Aaahhh, postei na corrida da Indy em St. Pete´s e não resisto a comparações. Adoro corridas por isso vejo quase tudo que passa, uma corrida de f1 chata é mil vezes melhor que uma prova daquelas apenas por ver o desempenho dos carros, um vídeo de 30 anos, a brabham linda, efeito solo, como contornava rápido aquele cotovelo, freando bem dentro da curva com discos de aço. Sábado as tomadas do Vettel contornando a saída do retão em Melbourne, que espetáculo de controle do carro!! Mas voltando ao vídeo, sensacional, Nelson em grande forma, sobrando e dando início as glórias que o colocaram nos top f1. Aliás, sei não, se houvesse o túnel do tempo e o colocasse naquela prova da Indy…carro asa, tricampeão da f1 ao volante, mesmo com uns 150 cv a menos, apostava nele!! Não sei qual das brabham era mais bonita, essa ou modelo de 86/87 com o piloto bem deitado, não fez lá muuito sucesso mas era espetacular. Aqui no rj em 83, lembro do piquet já com o bmw/turbo rasgando o retão de + de 1 km. Aquelas trocas de marcha que provocavam estouros quando o combustível não queimado entrava em contato com o ar mais frio na saída do escape…sem falar nas labaredas!! Alguns não viram e os filmes nem com dolby 5.1 vão reproduzir aquilo. Mas a F1 voltará aos turbos em breve, mas com a tecnologia atual e o compromisso com a redução de emissão de gases etc não vai permitir nada parecido. Aliás o Bernie está preocupado com o ronco desses motores pois considera que barulho de F1 é coisa única e faz parte do mkt da categoria. Viva a F1 e que venham mais vídeos como esse.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
13 anos atrás

Galvão Bueno em 1975, pela Rádio Gazeta, narrando GP do Brasil de Fórmula 1. http://www.youtube.com/watch?v=KPXvRV_8rso

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Não apenas estava off tube, como não era ao vivo, ele está narrando aí o compacto…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

ta bom, falei bobagem, no começo parecia ser narração de compacto, mas acho que me enganei.

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Pelo que percebi, somente a Brabham (Gordon Murray) e o Cpersucar (acho que era o Adrian Newey e o Ricardo Divila) não tinham aerofólio dianteiro … Destaque, também, para a informação na tela, de que o Clay Regazzoni estava ON FIRE (pegando fogo) e, depois, que ela estava sendo encaminhado para o hospital … dá para acreditar nestas informações hoje ????

Eduardo Peixoto
Eduardo Peixoto
13 anos atrás

Onde o Galvão se perdeu??? Grande corrida, grande pódio!

Gustavo Bandeira (www.formulablog.com.br)
Gustavo Bandeira (www.formulablog.com.br)
13 anos atrás

Fantástico, tudo desse vídeo faz falta hoje.
Long Beach, uma segunda Mônaco.
Os fantásticos carro asa.
Emerson, dirigindo o carro de seu sobrenome.
“Nelsinho” Piquet e sua sinceridade.
Era outra Fórmula 1

Thiago SabIno
Thiago SabIno
13 anos atrás

Das corridas históricas do automobilismo brasileiro… Essa faz parte!
Legal é ver o Galvão numa entonação muito muito contida mesmo, mas sem deixar de perder a vibração da vitória do “Nelsinho”….

Se ele tivesse ainda nesse tom , todos gostaria.
Mas as presepadas dele fazem parte, vide a ultima corrida narrada pelo Luis Roberto , que convenhamos, tava PERDIDAÇO….terrível….não sei se era sono, o esquema off-tube (tal como a 31 anos atrás)…sei lá….

A corrida em si foi interessante, a Brabham de 80 soberba de tão bonita, e Emerson “passando o bastão ” pra nova geração…. O Giu comentando da carreira do Piquet no Brasil, F-3, etc….. Hoje em dia o que seria usado de parâmetro? Stock?….. Brabo…

Falando em Giu, era colunista da saudosa MOTOR3…. excelente revista…

PS : eu não sabia desse lance do audio dos carros…heheh….vivendo e aprendendo.

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Grannnnnnnnnnnnnde Emerson !!!!!!!!

Tohmé
Tohmé
13 anos atrás

Preciosidade mesmo. Legal é ver as F7 com patrocínio da Skol.

Benicio
Benicio
13 anos atrás

Ver a corrida com o áudio do Grand Prix só com a Bandeirantes mesmo!

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Como a Brabham mantinha a estabilidade sem as asas dianteiras? O que comepnsava no lugar das asas?

Edson
Edson
Reply to  Carlos
13 anos atrás

Efeito Solo.

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
Reply to  Carlos
13 anos atrás

O braço dos caras…..

Conde
Conde
13 anos atrás

Como era tudo muito mais simples . E como os caras tocavam , não ?

Allan
Allan
13 anos atrás

Sobre o Depailler, veja que o Giu Ferreira, por volta do 2:15, fala que o francês não estava bem fisicament pq estava recuperando de um acidente de … ASA DELTA! Dia desses vi um resumo da temporada de 79 e ele chegou a acertar bem a Ligier e engatar bons resultados, até machucar a mão (teria sido este o acidente?). Mas andava muito, o francês… Da estirpe de Pironi, e melhor que Arnoux, Tambay e Jabouille. Pena ter sofrido o acidente fatal pouco tempo depois dessa prova. Ainda tinha lenha pra queimar…

Otto Jenkel
Reply to  Allan
13 anos atrás

Allan,

o Depailler teve múltiplas fraturas nas pernas nesse acidente de asa-delta. Eu fiz uma matéria sobre o Depailler no meu blog há pouco tempo. Inclusive tem um video lá que mostra o francês sendo socorrido depois do acidente e uma entrevista quando ele se recuperava no hospital. Vale apena dar uma olhada Flávio. O Depailler foi um dos pilotos mais corajosos que já passaram na F-1. Aqui está o link da matéria :

http://grandprixweb.blogspot.com/2011/03/correr-para-viver.html

Allan
Allan
13 anos atrás

Nossa, nem em sonho! Coitado do Giu!

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
13 anos atrás

Esses do pódio é que foram OS caras!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Muito bom o vídeo.
Ver o Nelson e o Emerson num mesmo pódium é sensacional!

Os carros eram lindos mesmo. Asas, aerofólios para quê? Deveriam priorizar a aderência mecânica.

Lembro que o Clay Regazzoni passou por Londrina certa vez, num rali de carros antigos…

Antonio
Antonio
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

os carros tinham o efeito solo. uma asa de avião invertida nas laterais

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

Você esta certo Antonio, bem lembrado.

Mas, esse monte de asas atuais consgue ter um efeito mais nefasto para as corridas, já que fica bem difícil pegar o vácuo do carro dianteiro. Por isso acho que seria melhor sem elas e sem os artificiais dispositivos que as movem durante a corrida.

Giovenardi
Giovenardi
13 anos atrás

mil perdões FG .. o texto está certo .. eu que lí errado “… subiu ao pódio pela ‘primeira’ vez ..” sou uma anta .. hehe .. preciso de um café ou trocar as lentes. Forte abraço.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Saudades dos velhos e bons tempos….meus amigos Galvão as vezes me encontro com ele ) Emerson Tbm,,,Piquet -faz muito tempo que nao o vejo ..ele frequentava muito a oficina em Moema dos irmaos Kinko.(preparador do meu Puma VW e do Prototipo Kinko ) . Giu Ferreira carioca era muito amigo do Galvao,, e meu tbm,,,,ele morava no Edificio Burgos do Sumare ( na Av Sumare ao lado da casa do Denisio Casarini )..- gostava muito de Rallle – participamos pela mesma equipe de uma etapa do Sul Americano,, Giu era um “bota” mas batia muito,,,- Tenho noticias de que faleceu a alguns anos atras por problemas cardiacos,, abs,,Aguia from Floripa

alex
alex
Reply to  Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Pelo que vi na internet parece que Giú infelizmente faleceu mesmo…
Além da F-1, lembro que ele andou narrando algumas corridas da Stock Car em 1987 na Record.

Carlos Tavares
13 anos atrás

É, fica comprovado que não foram apenas os anos que afetaram a narração Galvânica, mas sim o “padrão Globo de emoção ufanística”.

Galvão apenas encarna o personagem que lhe pagam muito bem para fazer.

alex
alex
Reply to  Carlos Tavares
13 anos atrás

Tenho a mesma opinião. Ele e/ou a globo resolveram pegar carona na euforia em torno do Senna (muito provavelmente com a intenção de amplificá-la ainda mais) e então se tornou esse personagem caricata que é hoje. Até o fim da década de 80 as narrações dele eram melhores. Não era tão tendencioso, respeitava mais os comentaristas e não tinha tantos acessos de gritaria e arroubos nacionalistas.

Giovenardi
Giovenardi
13 anos atrás

FG… tem um errinho de digitação no final do texto .. “E Emerson, nessa corrida, subiu ao pódio pela última vez na F-1. ” seria Piquet?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Giovenardi
13 anos atrás

Não, seria Emerson, mesmo.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
13 anos atrás

Sim, eu ja acompanhava naquela época, lembro bem, a globo tinha entregue pra Bandeirantes os direitos sobre a transmissão, acho que não tava dando dinheiro, mas com o Piquet fazendo sucesso no ano seguinte eles epgaram de volta, mas só levaram o narrador. Era o Giu ferreira (escrito assim mesmo !!) , né? gostava dos comentarios dele, ele foi correr de formula ford na europa lá por 69, 70..mas nao vingou..

Antonio
Antonio
13 anos atrás

O comentarista é Gil Ferreira. Não conheço.
Mais legal do que a vitória do Piquet, foi o terceiro lugar do Emerson com aquele carro.
O Rato roubou a cena…

galileu
galileu
Reply to  Antonio
13 anos atrás

o gil ferreira foi o melhor comentarista que eu já ouvi, por ser piloto, (nada contra o burti que é pau mandado do pavão), seus comentarios eram precisos e sabios.

max
max
13 anos atrás

Que saudade,mas vc viu oque passou quando estavam socorrendo o regazzoni?um fusca um karman guia e um jipe.

Winston
Winston
13 anos atrás

Só queria ver essas bonequinhas de hoje pilotando esses carros!
Era muito perigoso pra andar no limite tinha que ter c… Rocho mesmo, porque se batesse se F….

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Winston
13 anos atrás

Tenho uns videos aqui dessas épocas onboard, que você vê que a negada andava alem da conta.Enfim, hoje é: asa, butão, rádio, dono de equipe, empresa e muito dinheiro na frente do piloto.

marcão
marcão
13 anos atrás

Bota preciosidade nisso!!!

Grande piloto, na minha opinião um dos maiores entre toda história do automobilismo mundial!!! Sem é claro desmerecer os outros talentos que fervilharam na época de ouro da F-1…
Rever essas imagens nos remete a outros tempos muito mais dificeis para todos nós, mas onde o esporte era esporte e os pilotos eram grandes no que faziam, pois o faziam com a “alma”… As décadas de 70 e 80 é que fizeram a F-1 ser o que é hoje e essa atual não é nem sombra do que foi, infelismente…
Essa corida histórica teria que estar aqui na integra, seria bom se os caras desse blog criassem uma coluna só com essas grandes corridas.. O povo de hoje precisa ver como eram as coisas antigamente e como as equipes lidavam com as novidades,,,
Agora pra mim grande mesmo foi a corrida que deu o primeiro titulo de campeão mundial para o Piquet…. Aquilo foi fantástico, o cara desce do carro , é cercado por um mundo de gente e o que ele faz? Sai urrando e correndo pois a ficha ainda não tinha caido naquele momento… Se alguem tiver essa corrida bota aqui pra gente rever… A emoção de um cara vem á tona de uma vez só…Vale a pena a gente rever…
Mas de qualquer forma agradeço á quem postou essas imagens!!!!! Valeu, valeu mesmo!!!

Mario
Mario
13 anos atrás

Eu lembro dessa! Torci muito pro Piquet em 80. Pessoalmente acredito que o Alan Jones jogou ele pra fora na penultima corrida do campeonato (não lembro onde foi, tô velho..). Mas ele mesmo achou coisa de corrida. Se fosse outro, ia pra mídia chorar as pitangas. Mas Nelson é Nelson e vice-versa…

Didier Pironildo
Didier Pironildo
Reply to  Mario
13 anos atrás

Canadá.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
13 anos atrás

Puxa, a narração do Galvão era bem menos “excentrica”. Mais contido, equilibrado e até mais agradável.

Acho que os anos de transmissão, lhe fizeram mal.

O tal do comentarista, por onde será que anda?

Didier Pironildo
Didier Pironildo
Reply to  Sérgio Santana
13 anos atrás

Giu Ferreira, já é falecido

Antonio
Antonio
13 anos atrás

o comentarista é o Lito Cavalcante ? parece. o áudio está um pouquinho acelerado e a voz mais fina que a realidade

Caca
Caca
13 anos atrás

A Bandeirantes não levou o Galvão da Globo, ele trabalhava na Gazeta.

E sim, a narração foi feita off-tube. Reparem que não existe som direto no sinal recebido do satélite. Qual a solução? Colocar um BG em loop que nada mais é do que a última faixa do LP com a trilha sonora do filme “Grand Prix”! Sim, acreditem! Basta prestar atenção e ouvir que o som dos carros não sincroniza e que se repetem de tempos em tempos.

Salvo engano, apenas o GP da Argentina foi narrado in loco, com reportagem de Álvaro José. O GP Brasil foi transmitido normalmente pela Globo e o restante foi off-tube, pela Bandeirantes.

Luiz sergio
Luiz sergio
13 anos atrás

Nossa que circuito bonito bem diferente dos assépticos circuitos atuais da F1. E depois de ver esse vídeo ficou uma certeza: Os pilotos brasileiros e o Galvão Bueno pioraram com o tempo!