quinta-feira, 31 de março de 2011 13:39 27 comentários
SÃO PAULO (retomando) – Mais uma exceção hoje para homenagear a Esso, que some no ano que vem das terras verde-amarelas. Não é posto, mas é propaganda e com um desses caras que aceleravam de verdade. Grande Clark.
Gosto é gosto e não se discute , mas igual ao Jim Clark é muito difícil.Aqueles ”charutos” tinham um V8 injetado direto(DFV Cosworth 1967), pneus G800 (duríssimos),NADA de eletrônica,e relação peso potência de menos de 2 por 1e nenhum apêndice aerodinâmico.Desciam a reta de Monza a 310km/h de final e mergulhavam assim na curva.
Sugiro que tentem simular uma corrida no GPL(Grand Prix Legends) e depois comentem.
Abraço a todos.
Pagodeiro Bello
13 anos atrás
Pô bicho… Não acho o Jack Brabham bundão não. Muito pelo contrário. Acredito também que o Piquet pense da mesma forma. Um campeão australiano, com carro próprio australiano e motor australiano. Quer mais?
Pagodeiro Bello
13 anos atrás
Mas o Clark era rico de berço. Diziam que não precisava correr para pagar as contas. Corria pois gostava mesmo, com um F1, F2, um Ford Cortina… O carro que fosse.
Alvaro Jorge
13 anos atrás
72 corridas
33 poles
25 vitórias
1 segundo lugar
Não era piloto que ficava atrás de ninguém, diz a lenda, que quando estava na pista os outros contentavam-se com o segundo lugar.
Um genio.
Giorgio Ricci
13 anos atrás
Jim Clark foi um mestre, sempre fará parte do clube dos “Top 10”
Simply the best!
Quanto a ESSO é uma pena!
regi nat rock
13 anos atrás
Alguns coments são hilários de tão anacrônicos.
Essa geração video game não sabe da missa a ave Maria e quer dar uma de Papa.
Desculpem amigos, simplesmente não dá.
É impossível comparar e nominar os 5 the best, especialmente os de uma época onde, de cada 7 um morria na pista ou por excesso de arrojo ou por deficiências do próprio veículo e quase nada de segurança ativa e passiva.
Clark morreu numa corridinha fajuta de F2, numa época em que os pilotos profissionais tinham que correr de qualquer coisa pra levar “algum” pra casa.
Foi o maior? dificil dizer, mas figurará sempre em qualquer lista, especialmente se tentarem listar os 3 melhores.
Quem acompanha F1 desde os anos 60, sabe do que falo e, provavelmente concordará.
Quem acompanha desde meados dos anos 70, colocá-lo dentre os 5 já fica mais fácil…
Nessa propaganda da Esso, adoraria saber quanto ganhou de cachê.
Arrisco uma cota generosa de gasosa pro seu carro de rua e direito a lavagens e troca de óleo…
Ótima lembrança cara……. lembro de uma vez o Pace correu na F-1 pegou um avião , foi direto para a pista e ganhou uma prova de divisão 01 de maverick em interlagos, isso para “interar” no leite das crianças…. o próprio Senna passou por isso, receber prêmios em uma categoria para investir em outra, isso era comum. O cara corria 30, 40 corridas por ano!!!! de F-1 a F-aparador de grama.
Agora é essa viadagem explícita aonde até ons minimos gestos das bichinhas anoréxicas é medida por personais-o-caralho-a-quatro e um séquito de imbecis diplomados e pós doutorados em NÃOPODEOLOGIA, QUER SABER DE UMA COISA? COMO É QUE EU E MAIS UM BANDO AQUI TÊM CORAGEM DE METER O PAU NO BBB E AINDA ASSISTIR F-1? NO QUE ME TANGE EU SOU UMA BESTA QUADRADA MESMO….. RESQUÍCIO DE UM VÍCIO ANTIGO…..
Pagodeiro Bello
13 anos atrás
O Galvão diz que ” Para estar entre os grandes, o piloto tem de vencer em Mônaco “. Pois é, a fera da foto do post jamais ganhou em Mônaco, e é considerado um dos grandes da história do automobilismo. fenomenal Jim Clark.
Reitero O Michael foi um grande campeão concordo ganhou uma penca de titulos em meio a uma geração de cabeças de bagre.
Mas daí compará-lo com Clark, Fangio que ganhou seu último grande prêmio aos 47 anos, fazendo com que pilotos com metade da sua idade passassem vergonha..
Acho um exagero enaltecer apenas um piloto como o maior de todos,
Hoje com esta formula 1 “video game”, repleta de traquitanas eletronicas e asas móveis,e volantes com botões a coisa está no seguinte patamar..
“Se o Vettel continuar na Red Bull por mais 7 anos, bate todos os records do Michael fácil fácil.”
Simples assim
Luiz Franco
13 anos atrás
Jim Clark, foi o rei da era do V8 1.5litros, campeão do ano de 65, que seria o último ano desses musicais veoitinhos.Com o regulamento para 3 litros, enterraram os motores Clímax em Coventry, para sempre. Antes valia bem mais o braço, tanto que o primeiro campeão da era 3 litros foi um cara nitidamente bundão, mas ganhou. Será a mesma coisa que vai virar a moto GP, teremos saudades da era das 500, 250 e 125cc 2T, onde o arrojo e destreza falavam mais. Temos só até o fim do ano pra ver essas 125cc duelando, depois nunca mais…!
Banana Joe
13 anos atrás
Gênio Jim Clark, lamentavelmente morto muito jovem.
Considerado por muitos como o maior piloto de todos os tempos.
Roberto Andrade
13 anos atrás
O único cara “que acelerava de verdade”, e o único que merece o adjetivo “Grande” na história do automobilismo é MICHAEL SCHUMACHER. SETE VEZES CAMPEÃO! Perto dele, todos são chinfrim. Ganhou só dois campeonatos esse aí…
“Esse aí” ganhou “só” dois campeonatos numa época em que acidentes fatais eram uma constante no automobilismo, tanto que um deles numa prova deF2 em Hockenheim abril de 1968) o levou.
O único campeão com 100% dos pontos possíveis em uma temporada.
Caco
13 anos atrás
O que seria “GRRRMPH”???????
Silvio Viana
13 anos atrás
Ele era um ídolo no seu tempo, com suas contradições e rusgas com colegas. Senna era considerado um seu sucessor, pelo arrojo, técnica e gana de vencer. Faleceu numa prova de GP2, pois como todo ótimo piloto, adorava a velocidade. Alguém que se assemelha a ele é Lewis; outro, o Robert.
Corrigindo amigo, não havia GP2 na época, morreu em uma prova de Formula-2 em hockenhein que esta va correndo a contra gosto para atender patrocinadores, que eram novos na categoria mas já iam botando as manguinhas de fora. acertou um árvore de lado e morreu instantaneamente, estava em sexto na corrida se não me engano e deveria estar doido para aquela merda acabar logo. Acidente idiota, morte idem.
Para mim – sem tirar os méritos de pelo menos uma duzia de foras de série – foi junto com Senna o piloto mais completo de todos os tempos. morreram no auge , extremamente competitivos e conseguiam se impor em todas as categorias por aonde passaram, botou um motor , uma caixa e um volante que ambos barbarizavam. isso é inegável. Muitos foram gênios na F-1, outros barbarizaram nas categorias de base e na
foram genios nas categorias de base e na F-1 fracassaram, outros definharam com o tempo e acabaram sendo sucedidos por pilotos mais brilhantes ou mais competitivos, já os dois morreram no auge e ganharam em tudo que disputaram, a média deles em relação a tudo que disputaram é assombrosa, são sem duvida laguma os dois extra-fora-de-serie do automobilismo, talvez até ajudados pela tragicidade de suas carreiras, como morreram muito novos e no auge nunca conheceram a decadência da carreira,mas se seguissem o exemplo de outro gigante , o Fangio, não passariam por esse dissabor.
P.S. Que não me venham agora um bando de acéfalos com papo de viùva ou qualquer porra nesse sentido, se ele chutava cachorros ou furava pneu de cadeira de rodas dos outros , dane-se!!!! estou falando de pilotagem, e também não me venham com esse papo ridículo de comparação com Piquet – que foi outro gênio fenomenal, mas no conjunto da obra está um pouco abaixo desses dois, ao ponto de uma vez o Piquet dizer que se fosse dono de equipe iria querer o Senna de qualquer jeito como piloto, mesmo os dois não cruzando os bigodes. explicou do seu jeito irreverente que ele gostava de mulher e não podia se dedicar como o Senna…… daí saiu uma das distorções feitas por maus jornalistas sobre a sexualidade do Senna, que diga-se de passagem também não vem ao caso, inclusive ambos morreram solteiros e sem filhos, vinculos afetivos afetam o desempenho.
Rosemeyer
13 anos atrás
Um dos 5 gigantes da historia.Fã total dele!
bara
13 anos atrás
CLARK FOI O MAIOR E PONTO.
bara
13 anos atrás
CLARK FOI O MAIOR, E PRONTO!
Alvaro
13 anos atrás
Legal a foto, a Lotus, Jim Clarck, não peguei esse tempo, comecei a acompanhar F1 quando garoto na época do Emersom em 72/73
Quanto a Esso, não sabia que ia embora daqui, mas nunca simpatizei com ela, coisa pessoal mesmo, aqui perto de casa tem um posto Esso que não simpatizo muito tb, sempre gostei mais da Texaco ,Shell e Ipiranga
Jim Clark foi apenas o maior.Ganhou tudo que disputou.F1,Indianapolis,Turismo,F2,F3 e outras.
Naquela epoca,não existia controle de tração,assistencia hidraulica,freios de carbono,cambio sequencial,computador de bordo,telemetria.Era braço,dedicação,arrojo e talento.Então tinha que entrar de lado.
Al Unser Jr.
13 anos atrás
E o Jim (para os intimos) tem a vantagem de ter começado a carreira num Deka!
Mário Gasparotto
13 anos atrás
Gostava das propagandas da Esso! Gostava também daqueles folhetos da Shell. Bons tempos. E na minha humilde opinião, este entra fácil na lista dos cinco maiores da história da Fórmula 1!
ALEX B.
13 anos atrás
Saudades do Tigrão da Esso! Saudades do LIMITE da ESPN! ;)
Fowler T Braga Filho
13 anos atrás
Sabia tudo e mais um pouco. Com o diz o Bird Clemente em suas palestras, um dos poucos que sabiam entrar de lado nas curvas.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Gosto é gosto e não se discute , mas igual ao Jim Clark é muito difícil.Aqueles ”charutos” tinham um V8 injetado direto(DFV Cosworth 1967), pneus G800 (duríssimos),NADA de eletrônica,e relação peso potência de menos de 2 por 1e nenhum apêndice aerodinâmico.Desciam a reta de Monza a 310km/h de final e mergulhavam assim na curva.
Sugiro que tentem simular uma corrida no GPL(Grand Prix Legends) e depois comentem.
Abraço a todos.
Pô bicho… Não acho o Jack Brabham bundão não. Muito pelo contrário. Acredito também que o Piquet pense da mesma forma. Um campeão australiano, com carro próprio australiano e motor australiano. Quer mais?
Mas o Clark era rico de berço. Diziam que não precisava correr para pagar as contas. Corria pois gostava mesmo, com um F1, F2, um Ford Cortina… O carro que fosse.
72 corridas
33 poles
25 vitórias
1 segundo lugar
Não era piloto que ficava atrás de ninguém, diz a lenda, que quando estava na pista os outros contentavam-se com o segundo lugar.
Um genio.
Jim Clark foi um mestre, sempre fará parte do clube dos “Top 10”
Simply the best!
Quanto a ESSO é uma pena!
Alguns coments são hilários de tão anacrônicos.
Essa geração video game não sabe da missa a ave Maria e quer dar uma de Papa.
Desculpem amigos, simplesmente não dá.
É impossível comparar e nominar os 5 the best, especialmente os de uma época onde, de cada 7 um morria na pista ou por excesso de arrojo ou por deficiências do próprio veículo e quase nada de segurança ativa e passiva.
Clark morreu numa corridinha fajuta de F2, numa época em que os pilotos profissionais tinham que correr de qualquer coisa pra levar “algum” pra casa.
Foi o maior? dificil dizer, mas figurará sempre em qualquer lista, especialmente se tentarem listar os 3 melhores.
Quem acompanha F1 desde os anos 60, sabe do que falo e, provavelmente concordará.
Quem acompanha desde meados dos anos 70, colocá-lo dentre os 5 já fica mais fácil…
Nessa propaganda da Esso, adoraria saber quanto ganhou de cachê.
Arrisco uma cota generosa de gasosa pro seu carro de rua e direito a lavagens e troca de óleo…
Ótima lembrança cara……. lembro de uma vez o Pace correu na F-1 pegou um avião , foi direto para a pista e ganhou uma prova de divisão 01 de maverick em interlagos, isso para “interar” no leite das crianças…. o próprio Senna passou por isso, receber prêmios em uma categoria para investir em outra, isso era comum. O cara corria 30, 40 corridas por ano!!!! de F-1 a F-aparador de grama.
Agora é essa viadagem explícita aonde até ons minimos gestos das bichinhas anoréxicas é medida por personais-o-caralho-a-quatro e um séquito de imbecis diplomados e pós doutorados em NÃOPODEOLOGIA, QUER SABER DE UMA COISA? COMO É QUE EU E MAIS UM BANDO AQUI TÊM CORAGEM DE METER O PAU NO BBB E AINDA ASSISTIR F-1? NO QUE ME TANGE EU SOU UMA BESTA QUADRADA MESMO….. RESQUÍCIO DE UM VÍCIO ANTIGO…..
O Galvão diz que ” Para estar entre os grandes, o piloto tem de vencer em Mônaco “. Pois é, a fera da foto do post jamais ganhou em Mônaco, e é considerado um dos grandes da história do automobilismo. fenomenal Jim Clark.
Com certeza realmente foi o maior de todos, maior que Fangio? – http://www.youtube.com/watch?v=FKKrEzT_s8k , Maior que Clark? – http://www.youtube.com/watch?v=9ezp93fWNkw maior até que seu companheiro de equipe atual um tal de Nico Rosberg que até agora não conseguiu ser mais rápido que ele não é mesmo?
Reitero O Michael foi um grande campeão concordo ganhou uma penca de titulos em meio a uma geração de cabeças de bagre.
Mas daí compará-lo com Clark, Fangio que ganhou seu último grande prêmio aos 47 anos, fazendo com que pilotos com metade da sua idade passassem vergonha..
Acho um exagero enaltecer apenas um piloto como o maior de todos,
Hoje com esta formula 1 “video game”, repleta de traquitanas eletronicas e asas móveis,e volantes com botões a coisa está no seguinte patamar..
“Se o Vettel continuar na Red Bull por mais 7 anos, bate todos os records do Michael fácil fácil.”
Simples assim
Jim Clark, foi o rei da era do V8 1.5litros, campeão do ano de 65, que seria o último ano desses musicais veoitinhos.Com o regulamento para 3 litros, enterraram os motores Clímax em Coventry, para sempre. Antes valia bem mais o braço, tanto que o primeiro campeão da era 3 litros foi um cara nitidamente bundão, mas ganhou. Será a mesma coisa que vai virar a moto GP, teremos saudades da era das 500, 250 e 125cc 2T, onde o arrojo e destreza falavam mais. Temos só até o fim do ano pra ver essas 125cc duelando, depois nunca mais…!
Gênio Jim Clark, lamentavelmente morto muito jovem.
Considerado por muitos como o maior piloto de todos os tempos.
O único cara “que acelerava de verdade”, e o único que merece o adjetivo “Grande” na história do automobilismo é MICHAEL SCHUMACHER. SETE VEZES CAMPEÃO! Perto dele, todos são chinfrim. Ganhou só dois campeonatos esse aí…
“Esse aí” ganhou “só” dois campeonatos numa época em que acidentes fatais eram uma constante no automobilismo, tanto que um deles numa prova deF2 em Hockenheim abril de 1968) o levou.
O único campeão com 100% dos pontos possíveis em uma temporada.
O que seria “GRRRMPH”???????
Ele era um ídolo no seu tempo, com suas contradições e rusgas com colegas. Senna era considerado um seu sucessor, pelo arrojo, técnica e gana de vencer. Faleceu numa prova de GP2, pois como todo ótimo piloto, adorava a velocidade. Alguém que se assemelha a ele é Lewis; outro, o Robert.
Corrigindo amigo, não havia GP2 na época, morreu em uma prova de Formula-2 em hockenhein que esta va correndo a contra gosto para atender patrocinadores, que eram novos na categoria mas já iam botando as manguinhas de fora. acertou um árvore de lado e morreu instantaneamente, estava em sexto na corrida se não me engano e deveria estar doido para aquela merda acabar logo. Acidente idiota, morte idem.
Para mim – sem tirar os méritos de pelo menos uma duzia de foras de série – foi junto com Senna o piloto mais completo de todos os tempos. morreram no auge , extremamente competitivos e conseguiam se impor em todas as categorias por aonde passaram, botou um motor , uma caixa e um volante que ambos barbarizavam. isso é inegável. Muitos foram gênios na F-1, outros barbarizaram nas categorias de base e na
continuando……
foram genios nas categorias de base e na F-1 fracassaram, outros definharam com o tempo e acabaram sendo sucedidos por pilotos mais brilhantes ou mais competitivos, já os dois morreram no auge e ganharam em tudo que disputaram, a média deles em relação a tudo que disputaram é assombrosa, são sem duvida laguma os dois extra-fora-de-serie do automobilismo, talvez até ajudados pela tragicidade de suas carreiras, como morreram muito novos e no auge nunca conheceram a decadência da carreira,mas se seguissem o exemplo de outro gigante , o Fangio, não passariam por esse dissabor.
P.S. Que não me venham agora um bando de acéfalos com papo de viùva ou qualquer porra nesse sentido, se ele chutava cachorros ou furava pneu de cadeira de rodas dos outros , dane-se!!!! estou falando de pilotagem, e também não me venham com esse papo ridículo de comparação com Piquet – que foi outro gênio fenomenal, mas no conjunto da obra está um pouco abaixo desses dois, ao ponto de uma vez o Piquet dizer que se fosse dono de equipe iria querer o Senna de qualquer jeito como piloto, mesmo os dois não cruzando os bigodes. explicou do seu jeito irreverente que ele gostava de mulher e não podia se dedicar como o Senna…… daí saiu uma das distorções feitas por maus jornalistas sobre a sexualidade do Senna, que diga-se de passagem também não vem ao caso, inclusive ambos morreram solteiros e sem filhos, vinculos afetivos afetam o desempenho.
Um dos 5 gigantes da historia.Fã total dele!
CLARK FOI O MAIOR E PONTO.
CLARK FOI O MAIOR, E PRONTO!
Legal a foto, a Lotus, Jim Clarck, não peguei esse tempo, comecei a acompanhar F1 quando garoto na época do Emersom em 72/73
Quanto a Esso, não sabia que ia embora daqui, mas nunca simpatizei com ela, coisa pessoal mesmo, aqui perto de casa tem um posto Esso que não simpatizo muito tb, sempre gostei mais da Texaco ,Shell e Ipiranga
Jim Clark foi apenas o maior.Ganhou tudo que disputou.F1,Indianapolis,Turismo,F2,F3 e outras.
Naquela epoca,não existia controle de tração,assistencia hidraulica,freios de carbono,cambio sequencial,computador de bordo,telemetria.Era braço,dedicação,arrojo e talento.Então tinha que entrar de lado.
E o Jim (para os intimos) tem a vantagem de ter começado a carreira num Deka!
Gostava das propagandas da Esso! Gostava também daqueles folhetos da Shell. Bons tempos. E na minha humilde opinião, este entra fácil na lista dos cinco maiores da história da Fórmula 1!
Saudades do Tigrão da Esso! Saudades do LIMITE da ESPN! ;)
Sabia tudo e mais um pouco. Com o diz o Bird Clemente em suas palestras, um dos poucos que sabiam entrar de lado nas curvas.
Adianta entrar de lado nas curvas?
Pela direção que ele está olhando e para onde as rodas estão apontando e esta tomada ia ser bem “late apex” …