ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (retomando) – Mais uma exceção hoje para homenagear a Esso, que some no ano que vem das terras verde-amarelas. Não é posto, mas é propaganda e com um desses caras que aceleravam de verdade. Grande Clark.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

Gosto é gosto e não se discute , mas igual ao Jim Clark é muito difícil.Aqueles ”charutos” tinham um V8 injetado direto(DFV Cosworth 1967), pneus G800 (duríssimos),NADA de eletrônica,e relação peso potência de menos de 2 por 1e nenhum apêndice aerodinâmico.Desciam a reta de Monza a 310km/h de final e mergulhavam assim na curva.
Sugiro que tentem simular uma corrida no GPL(Grand Prix Legends) e depois comentem.

Abraço a todos.

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Pô bicho… Não acho o Jack Brabham bundão não. Muito pelo contrário. Acredito também que o Piquet pense da mesma forma. Um campeão australiano, com carro próprio australiano e motor australiano. Quer mais?

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

Mas o Clark era rico de berço. Diziam que não precisava correr para pagar as contas. Corria pois gostava mesmo, com um F1, F2, um Ford Cortina… O carro que fosse.

Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
13 anos atrás

72 corridas
33 poles
25 vitórias
1 segundo lugar

Não era piloto que ficava atrás de ninguém, diz a lenda, que quando estava na pista os outros contentavam-se com o segundo lugar.
Um genio.

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
13 anos atrás

Jim Clark foi um mestre, sempre fará parte do clube dos “Top 10”
Simply the best!
Quanto a ESSO é uma pena!

regi nat rock
regi nat rock
13 anos atrás

Alguns coments são hilários de tão anacrônicos.
Essa geração video game não sabe da missa a ave Maria e quer dar uma de Papa.
Desculpem amigos, simplesmente não dá.
É impossível comparar e nominar os 5 the best, especialmente os de uma época onde, de cada 7 um morria na pista ou por excesso de arrojo ou por deficiências do próprio veículo e quase nada de segurança ativa e passiva.
Clark morreu numa corridinha fajuta de F2, numa época em que os pilotos profissionais tinham que correr de qualquer coisa pra levar “algum” pra casa.
Foi o maior? dificil dizer, mas figurará sempre em qualquer lista, especialmente se tentarem listar os 3 melhores.
Quem acompanha F1 desde os anos 60, sabe do que falo e, provavelmente concordará.
Quem acompanha desde meados dos anos 70, colocá-lo dentre os 5 já fica mais fácil…

Nessa propaganda da Esso, adoraria saber quanto ganhou de cachê.

Arrisco uma cota generosa de gasosa pro seu carro de rua e direito a lavagens e troca de óleo…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  regi nat rock
13 anos atrás

Ótima lembrança cara……. lembro de uma vez o Pace correu na F-1 pegou um avião , foi direto para a pista e ganhou uma prova de divisão 01 de maverick em interlagos, isso para “interar” no leite das crianças…. o próprio Senna passou por isso, receber prêmios em uma categoria para investir em outra, isso era comum. O cara corria 30, 40 corridas por ano!!!! de F-1 a F-aparador de grama.
Agora é essa viadagem explícita aonde até ons minimos gestos das bichinhas anoréxicas é medida por personais-o-caralho-a-quatro e um séquito de imbecis diplomados e pós doutorados em NÃOPODEOLOGIA, QUER SABER DE UMA COISA? COMO É QUE EU E MAIS UM BANDO AQUI TÊM CORAGEM DE METER O PAU NO BBB E AINDA ASSISTIR F-1? NO QUE ME TANGE EU SOU UMA BESTA QUADRADA MESMO….. RESQUÍCIO DE UM VÍCIO ANTIGO…..

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
13 anos atrás

O Galvão diz que ” Para estar entre os grandes, o piloto tem de vencer em Mônaco “. Pois é, a fera da foto do post jamais ganhou em Mônaco, e é considerado um dos grandes da história do automobilismo. fenomenal Jim Clark.

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
13 anos atrás

Com certeza realmente foi o maior de todos, maior que Fangio? – http://www.youtube.com/watch?v=FKKrEzT_s8k , Maior que Clark? – http://www.youtube.com/watch?v=9ezp93fWNkw maior até que seu companheiro de equipe atual um tal de Nico Rosberg que até agora não conseguiu ser mais rápido que ele não é mesmo?

Reitero O Michael foi um grande campeão concordo ganhou uma penca de titulos em meio a uma geração de cabeças de bagre.

Mas daí compará-lo com Clark, Fangio que ganhou seu último grande prêmio aos 47 anos, fazendo com que pilotos com metade da sua idade passassem vergonha..

Acho um exagero enaltecer apenas um piloto como o maior de todos,

Hoje com esta formula 1 “video game”, repleta de traquitanas eletronicas e asas móveis,e volantes com botões a coisa está no seguinte patamar..

“Se o Vettel continuar na Red Bull por mais 7 anos, bate todos os records do Michael fácil fácil.”

Simples assim

Luiz Franco
Luiz Franco
13 anos atrás

Jim Clark, foi o rei da era do V8 1.5litros, campeão do ano de 65, que seria o último ano desses musicais veoitinhos.Com o regulamento para 3 litros, enterraram os motores Clímax em Coventry, para sempre. Antes valia bem mais o braço, tanto que o primeiro campeão da era 3 litros foi um cara nitidamente bundão, mas ganhou. Será a mesma coisa que vai virar a moto GP, teremos saudades da era das 500, 250 e 125cc 2T, onde o arrojo e destreza falavam mais. Temos só até o fim do ano pra ver essas 125cc duelando, depois nunca mais…!

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

Gênio Jim Clark, lamentavelmente morto muito jovem.
Considerado por muitos como o maior piloto de todos os tempos.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
13 anos atrás

O único cara “que acelerava de verdade”, e o único que merece o adjetivo “Grande” na história do automobilismo é MICHAEL SCHUMACHER. SETE VEZES CAMPEÃO! Perto dele, todos são chinfrim. Ganhou só dois campeonatos esse aí…

pauloni
pauloni
Reply to  Roberto Andrade
13 anos atrás

“Esse aí” ganhou “só” dois campeonatos numa época em que acidentes fatais eram uma constante no automobilismo, tanto que um deles numa prova deF2 em Hockenheim abril de 1968) o levou.

O único campeão com 100% dos pontos possíveis em uma temporada.

Caco
Caco
13 anos atrás

O que seria “GRRRMPH”???????

Silvio Viana
Silvio Viana
13 anos atrás

Ele era um ídolo no seu tempo, com suas contradições e rusgas com colegas. Senna era considerado um seu sucessor, pelo arrojo, técnica e gana de vencer. Faleceu numa prova de GP2, pois como todo ótimo piloto, adorava a velocidade. Alguém que se assemelha a ele é Lewis; outro, o Robert.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Silvio Viana
13 anos atrás

Corrigindo amigo, não havia GP2 na época, morreu em uma prova de Formula-2 em hockenhein que esta va correndo a contra gosto para atender patrocinadores, que eram novos na categoria mas já iam botando as manguinhas de fora. acertou um árvore de lado e morreu instantaneamente, estava em sexto na corrida se não me engano e deveria estar doido para aquela merda acabar logo. Acidente idiota, morte idem.

Para mim – sem tirar os méritos de pelo menos uma duzia de foras de série – foi junto com Senna o piloto mais completo de todos os tempos. morreram no auge , extremamente competitivos e conseguiam se impor em todas as categorias por aonde passaram, botou um motor , uma caixa e um volante que ambos barbarizavam. isso é inegável. Muitos foram gênios na F-1, outros barbarizaram nas categorias de base e na

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Silvio Viana
13 anos atrás

continuando……

foram genios nas categorias de base e na F-1 fracassaram, outros definharam com o tempo e acabaram sendo sucedidos por pilotos mais brilhantes ou mais competitivos, já os dois morreram no auge e ganharam em tudo que disputaram, a média deles em relação a tudo que disputaram é assombrosa, são sem duvida laguma os dois extra-fora-de-serie do automobilismo, talvez até ajudados pela tragicidade de suas carreiras, como morreram muito novos e no auge nunca conheceram a decadência da carreira,mas se seguissem o exemplo de outro gigante , o Fangio, não passariam por esse dissabor.

P.S. Que não me venham agora um bando de acéfalos com papo de viùva ou qualquer porra nesse sentido, se ele chutava cachorros ou furava pneu de cadeira de rodas dos outros , dane-se!!!! estou falando de pilotagem, e também não me venham com esse papo ridículo de comparação com Piquet – que foi outro gênio fenomenal, mas no conjunto da obra está um pouco abaixo desses dois, ao ponto de uma vez o Piquet dizer que se fosse dono de equipe iria querer o Senna de qualquer jeito como piloto, mesmo os dois não cruzando os bigodes. explicou do seu jeito irreverente que ele gostava de mulher e não podia se dedicar como o Senna…… daí saiu uma das distorções feitas por maus jornalistas sobre a sexualidade do Senna, que diga-se de passagem também não vem ao caso, inclusive ambos morreram solteiros e sem filhos, vinculos afetivos afetam o desempenho.

Rosemeyer
Rosemeyer
13 anos atrás

Um dos 5 gigantes da historia.Fã total dele!

bara
bara
13 anos atrás

CLARK FOI O MAIOR E PONTO.

bara
bara
13 anos atrás

CLARK FOI O MAIOR, E PRONTO!

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Legal a foto, a Lotus, Jim Clarck, não peguei esse tempo, comecei a acompanhar F1 quando garoto na época do Emersom em 72/73

Quanto a Esso, não sabia que ia embora daqui, mas nunca simpatizei com ela, coisa pessoal mesmo, aqui perto de casa tem um posto Esso que não simpatizo muito tb, sempre gostei mais da Texaco ,Shell e Ipiranga

artur
13 anos atrás

Jim Clark foi apenas o maior.Ganhou tudo que disputou.F1,Indianapolis,Turismo,F2,F3 e outras.
Naquela epoca,não existia controle de tração,assistencia hidraulica,freios de carbono,cambio sequencial,computador de bordo,telemetria.Era braço,dedicação,arrojo e talento.Então tinha que entrar de lado.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
13 anos atrás

E o Jim (para os intimos) tem a vantagem de ter começado a carreira num Deka!

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

Gostava das propagandas da Esso! Gostava também daqueles folhetos da Shell. Bons tempos. E na minha humilde opinião, este entra fácil na lista dos cinco maiores da história da Fórmula 1!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Saudades do Tigrão da Esso! Saudades do LIMITE da ESPN! ;)

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

Sabia tudo e mais um pouco. Com o diz o Bird Clemente em suas palestras, um dos poucos que sabiam entrar de lado nas curvas.

2SIX
2SIX
Reply to  Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

Adianta entrar de lado nas curvas?

Pela direção que ele está olhando e para onde as rodas estão apontando e esta tomada ia ser bem “late apex” …