Caro Flavio, na época a TYRREL tinha o seu carro de 6 rodas e a FIA queria regulamentar o uso das 6 rodas, então, a MARCH construiu um codm 4 rodas traseiras e dois diferenciais e a FERRARI também fêz o seu, mas para não meter a mão no bolso fazendo algo caro como as outras, optou por apenas acrescentar mais uma roda externa de cada lado e esperar qual seria a decisão da FIA, a única que teve um certo sucesso foi a TYRREL, antes da FIA impor limitações.
Roberto
13 anos atrás
Não se esquecendo que na Indy também teve carros de seis rodas na Indy 500.
Roberto
13 anos atrás
O interessante do carro de seis rodas traseiras seria que ele teria melhor tração e não sairia muito de traseira como os carros da década de 70 faziam. Com pouco arrasto aerodinâmico eles poderiam fazer melhores tempos para o grid e também na corrida. Ferrari, Willians e March estavam projetando carros para esta finalidade. Mas como a goodyear não poderia fabricar mais compostos de tamanhos diferentes a FIA proibiu o carro de seis rodas.
Fernando Monteiro
13 anos atrás
Existe uma grande frase dita em uma musica de um grande cantor brasileiro: “Velhos tempos belos dias, velhos teeempos, belooooss diasssss. “
Orlando Salomone
13 anos atrás
A traseira tava muito solta…
tevez
13 anos atrás
Perguntado Lole diz a respeito do carro….Una mierdaaaaa
Cristiano
13 anos atrás
Li em algum lugar que teve também um carro de 6 rodas em Indianápolis, com 4 rodas traseiras motrizes. Alguém sabe?
jovino
13 anos atrás
O reabastecimento em provas de formula foi o Nelson Piquet que reinventou, pois, em 1957, o Fângio usou deste artifício quando colocou apenas 12 litros de combustível, largou na pole, abriu 45 segundos para o segundo colocado, parou nos boxes, abasteceu e ganhou a prova, na qual ele ganhou o seu último campeonato. Segundo ele, a melhor corrida de sua vida.
Mais detelhes acessem http://blogdojovino.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-20T09%3A51%3A00-02%3A00&max-results=13, que tem toda a história.
Jovino
Roberto Martinez
13 anos atrás
Essa da Ferrari foi novidade pra mim!
Além dos famosos Tyrrel, conhecia o projeto da March com quatro rodas atrás, mas não como esse da Ferrari, tipo roda de caminão, mas como um 3º eixo.
na época não se fazia pit-stop. A parada passou a ser relevante com a introdução dos motores turbo (consumo elevado) e dos pneus radiais , que deterioram mais rapidamente, mas tem um ganho grande de desempenho.
Fabiano Regra
13 anos atrás
Na verdade, isso tudo se devia a uma falta de peças…
O nosso querido amigo, quebrou vários diferenciais no final de semana, e colocaram um diferencial de FêNêMê… por isso !
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás
Menor arrastro aerodinamico…
Imperador
Andre Ricardo
13 anos atrás
Bom, pneus com menor diâmetro produzem um arrasto aerodinâmico menor. Por outro lado, aumentando o número de rodas, aumenta-se a área de contato com o solo. Aumentando assim, a aderência do carro. Sabia da Tyrell ter feito isso mas, desconhecia isso na Ferrari.
TH
13 anos atrás
FG – como eram bons os tempos que as equipes podiam realizar os treinos, é ridículo a proibição dos mesmos – afinal é uma categoria top que busca a evolução da tecnologia ou é uma categoria voltada para o espetáculo como a Indy? – abs
Cleiton
13 anos atrás
e o projetista? foi pra hispania??
varlei
13 anos atrás
Nesta época a coisa andava meio brava na ferrari e fizeram uma adaptação para estes carros trabalharem puxando carretas e fazendo fretes nas horas de folga pelo interior da Italia puxando cargas de tomates para molho, foi um primo-tio do meu avô que me contou , porque a sogra da mulher dele era empregada domestica do comendador, eu acredito.
Paulo Ribeiro
13 anos atrás
Como é que devia ser o pit-stop dessa coisa aí ? Acho que desistiram da idéia também pensando no tempo de troca de pneus (será que os pneus saíam separadamente ou em bloco ?), nas maiores possibilidades de erros na troca (se com 4 rodas sempre aparece uma porca mal apertada, imagine com seis !), talvez até com os riscos de colisão lateral, principalmente em largadas ou ultrapassagens em pistas estreitas como Mônaco, por exemplo.
Mas pelo menos uma coisa tem de bom nisso: os engenheiros daquela época tinham uma maior liberdade para tentar inovar e aí apareciam coisas interessantes como essa, o carro da Tyrrell de 6 rodas, o carro-asa, a turbina traseira da Brabham, etc. Hoje tá tudo muito chato !
Nessa época não havia troca de pneus, salvo numa emerg~encia, se furassem. Nem reabastecimento.
Ninguém havia ainda pensado nisso.
Largava-se e recebia-se a bandeirada com o mesmo jogo de pneus, e um restinho de gasolina no fundo do tanque.
O pit-stop da Formula 1 foi invenção do Nelson Piquet, e surpreendeu todo mundo. Em seguida, todos copiaram.
ags
13 anos atrás
FG.Além dessa Coisa…………..tinha um garoto que polia as rodas do Mr…Reutman……..nada menos que EL PIQUET.,
e
Vinícius Amaro
13 anos atrás
Foi o trabalho de conclusão de curso do primeiro engenheiro da Honda!!!
Sanzio
13 anos atrás
A Williams fez o mesmo!
Na época dos turbos, eles levavam pau pra quem tinha os mesmos e uma das soluções imaginadas foi diminuir o arrasto aerodinâmico dos pneus trazeiros usando pneus menores. Por questões de durabilidade (um traseiro gasta muito mais rápido que um dianteiro) optaram pelo designe 6 rodas.
“When the flat-bottomed cars came in, engine power suddenly took on much greater significance and that favoured the turbos from Renault, Ferrari and BMW. We didn’t have a turbo in those days… We produced a test car, which was a converted FW07 chassis. This first iteration of the six-wheeler was called the FW07D and it used four Goodyear front tyres at the rear.”
Durval Pereira
13 anos atrás
ohh yeahhh
leandro 440 Magnum
13 anos atrás
Acho que era um IVECO disfarçado de F1
George McCrae
13 anos atrás
Essa não tinha visto, mas a mais bizarra que vi foi um projeto (nunca saiu do papel) de uma equipe chamada Lyon (que iria disputar a temporada de 1980) com um carro de 12 RODAS, isto mesmo, 12 RODAS!!!!!!!! Ô FLÁVIO VC PODERIA TRAZER MAIS DETALHES DESSE TRAQUITANESCO PROJETO.
Esse Galileu não se manca….mesmo depois do toco, não tem o que fazer não?
Eder Casagrande
13 anos atrás
É…
Parece que a paixão da Ferrari pelas grandes pick-ups americanas, vem desde 77… rsrsrsrs!
Peixe
13 anos atrás
E eu achei que a pegadinha estava na asa traseira, que me pareceu gigante!
Nem vi os pneus duplos…
To mal!
André
13 anos atrás
Foram problemas na su spensão que fizeram o projeto ser abortado. Mas esse carro nunca iria para um GP, eles sabiam que estava fora do regulamento. Isso tudo foi uma manobra de pressão do Enzo, na época havia toda aquela briga politica na F1 e debates sobre contornos em regulamento.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
José Osse
13 anos atrás
Não mostre isso pro pessoal da Ford, senão terão mais um motivo para achar que a Ferrari anda, desde os anos 1970, e não só neste ano, copiando a F-150, que nos EUA podem ter esse, hum, item adicional…
Eduardo Miler
13 anos atrás
Os pneus traseiros naquela época eram muito grandes…Não seria pra diminuir o arasto dos pneus traseiros????Abs
o rogerio magalhães postou algosemelhante ao march, só que willians, mas eram iguais. dizem que o da march era apenas golpe publicitário do robim herd, (projetista) e do max mosley (diretor) da equipe.
Walter
13 anos atrás
Acho que a lógica da época foi: Quanto maior a área de pneu em contato com o chão, maior a aderência. O Tyrrell de 6 rodas também foi dessa época, não foi? Só que esse tinha 3 de cada lado.
Daí o Patrick Head veio e instalou dois pneus dianteiros atrás, e justificou: “não entendi pq colocam dois na frente. Com dois atrás, de menor largura, reduzimos o arrasto”. Daí proibiram a brincadeira, mas 20 anos depois a F1 se encaminhou exatamente para diminuir a largura dos traseiros e praticamente igualar aos dianteiros.
Imagino o Comendador qdo. via da sua janela estas alucinações. Mas a da March é pior que essa.
Guilherme Corrêa
13 anos atrás
Óbvio meu caro Indiana…foi mais um teste de outras equipes andando com 6 rodas para ver o que iria dar…
abç
Guilherme Corrêa
2SIX
13 anos atrás
da WIKI:
312T6The six-wheeled 312T6 used four tyres at the rear, specially developed for the purpose. It was one of a few six-wheeled designs during that period, although Tyrrell’s P34 was the only example which raced. The car followed in the footsteps of the Tyrrell P34, but instead of four smaller front wheels, the T6 used 4 normal sized rear wheels on one rear axle.[7]
The car was tested by both Niki Lauda and Carlos Reutemann in 1977, but never raced. Quite apart from the fact that it was far wider than the regulations permitted it also proved a challenge to drive. During one test at Ferrari’s Fiorano test track Reutemann crashed the car, and suffered a rear upright failure on another occasion. Needless to say the Argentinean was not impressed.
Following the 312T6 experiment articles appeared in the Italian press with illustrations depicting a secret Ferrari Formula 1 car, dubbed the 312T8. They showed four wheels at the front, like the Tyrrell P34, and another four at the rear, like the March 2–4-0. The idea was evidently crazy and no such car ever materialised.
Leandro Pinheiro
13 anos atrás
Faltou dinheiro pra comprar pneu traseiro? Vamo usar dois dianteiros!!
Gisa
13 anos atrás
Posso falar besteira, mas creio que seja o 312T6, que foi testado pelo Lauda e pelo Reutemann. Se não me engano, foi só testado mesmo, nunca correu.
Devem ter se inspirado na Tyrrell.
Aliás isso já tinha sido utilizado nos Auto Union e nos MB de Grand Prix, antes da segunda guerra, em provas de subida de montanha, com o intuito único de aumentar a capacidade de tração.
a march tambem fez algo semelhante na epóca do alex dias ribeiro, só que os pneus eram um atras do outro como um caminhão trucado
tambem nunca foi para as pista, nem para treinos.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Caro Flavio, na época a TYRREL tinha o seu carro de 6 rodas e a FIA queria regulamentar o uso das 6 rodas, então, a MARCH construiu um codm 4 rodas traseiras e dois diferenciais e a FERRARI também fêz o seu, mas para não meter a mão no bolso fazendo algo caro como as outras, optou por apenas acrescentar mais uma roda externa de cada lado e esperar qual seria a decisão da FIA, a única que teve um certo sucesso foi a TYRREL, antes da FIA impor limitações.
Não se esquecendo que na Indy também teve carros de seis rodas na Indy 500.
O interessante do carro de seis rodas traseiras seria que ele teria melhor tração e não sairia muito de traseira como os carros da década de 70 faziam. Com pouco arrasto aerodinâmico eles poderiam fazer melhores tempos para o grid e também na corrida. Ferrari, Willians e March estavam projetando carros para esta finalidade. Mas como a goodyear não poderia fabricar mais compostos de tamanhos diferentes a FIA proibiu o carro de seis rodas.
Existe uma grande frase dita em uma musica de um grande cantor brasileiro: “Velhos tempos belos dias, velhos teeempos, belooooss diasssss. “
A traseira tava muito solta…
Perguntado Lole diz a respeito do carro….Una mierdaaaaa
Li em algum lugar que teve também um carro de 6 rodas em Indianápolis, com 4 rodas traseiras motrizes. Alguém sabe?
O reabastecimento em provas de formula foi o Nelson Piquet que reinventou, pois, em 1957, o Fângio usou deste artifício quando colocou apenas 12 litros de combustível, largou na pole, abriu 45 segundos para o segundo colocado, parou nos boxes, abasteceu e ganhou a prova, na qual ele ganhou o seu último campeonato. Segundo ele, a melhor corrida de sua vida.
Mais detelhes acessem http://blogdojovino.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-20T09%3A51%3A00-02%3A00&max-results=13, que tem toda a história.
Jovino
Essa da Ferrari foi novidade pra mim!
Além dos famosos Tyrrel, conhecia o projeto da March com quatro rodas atrás, mas não como esse da Ferrari, tipo roda de caminão, mas como um 3º eixo.
Talvez tenha sido essa a origem da Fórmula Truck!
como 3° eixo? não entendi
na época não se fazia pit-stop. A parada passou a ser relevante com a introdução dos motores turbo (consumo elevado) e dos pneus radiais , que deterioram mais rapidamente, mas tem um ganho grande de desempenho.
Na verdade, isso tudo se devia a uma falta de peças…
O nosso querido amigo, quebrou vários diferenciais no final de semana, e colocaram um diferencial de FêNêMê… por isso !
Menor arrastro aerodinamico…
Imperador
Bom, pneus com menor diâmetro produzem um arrasto aerodinâmico menor. Por outro lado, aumentando o número de rodas, aumenta-se a área de contato com o solo. Aumentando assim, a aderência do carro. Sabia da Tyrell ter feito isso mas, desconhecia isso na Ferrari.
FG – como eram bons os tempos que as equipes podiam realizar os treinos, é ridículo a proibição dos mesmos – afinal é uma categoria top que busca a evolução da tecnologia ou é uma categoria voltada para o espetáculo como a Indy? – abs
e o projetista? foi pra hispania??
Nesta época a coisa andava meio brava na ferrari e fizeram uma adaptação para estes carros trabalharem puxando carretas e fazendo fretes nas horas de folga pelo interior da Italia puxando cargas de tomates para molho, foi um primo-tio do meu avô que me contou , porque a sogra da mulher dele era empregada domestica do comendador, eu acredito.
Como é que devia ser o pit-stop dessa coisa aí ? Acho que desistiram da idéia também pensando no tempo de troca de pneus (será que os pneus saíam separadamente ou em bloco ?), nas maiores possibilidades de erros na troca (se com 4 rodas sempre aparece uma porca mal apertada, imagine com seis !), talvez até com os riscos de colisão lateral, principalmente em largadas ou ultrapassagens em pistas estreitas como Mônaco, por exemplo.
Mas pelo menos uma coisa tem de bom nisso: os engenheiros daquela época tinham uma maior liberdade para tentar inovar e aí apareciam coisas interessantes como essa, o carro da Tyrrell de 6 rodas, o carro-asa, a turbina traseira da Brabham, etc. Hoje tá tudo muito chato !
Nessa época não havia troca de pneus, salvo numa emerg~encia, se furassem. Nem reabastecimento.
Ninguém havia ainda pensado nisso.
Largava-se e recebia-se a bandeirada com o mesmo jogo de pneus, e um restinho de gasolina no fundo do tanque.
O pit-stop da Formula 1 foi invenção do Nelson Piquet, e surpreendeu todo mundo. Em seguida, todos copiaram.
FG.Além dessa Coisa…………..tinha um garoto que polia as rodas do Mr…Reutman……..nada menos que EL PIQUET.,
e
Foi o trabalho de conclusão de curso do primeiro engenheiro da Honda!!!
A Williams fez o mesmo!
Na época dos turbos, eles levavam pau pra quem tinha os mesmos e uma das soluções imaginadas foi diminuir o arrasto aerodinâmico dos pneus trazeiros usando pneus menores. Por questões de durabilidade (um traseiro gasta muito mais rápido que um dianteiro) optaram pelo designe 6 rodas.
http://www.attwilliams.com/news/view/1721
“When the flat-bottomed cars came in, engine power suddenly took on much greater significance and that favoured the turbos from Renault, Ferrari and BMW. We didn’t have a turbo in those days… We produced a test car, which was a converted FW07 chassis. This first iteration of the six-wheeler was called the FW07D and it used four Goodyear front tyres at the rear.”
ohh yeahhh
Acho que era um IVECO disfarçado de F1
Essa não tinha visto, mas a mais bizarra que vi foi um projeto (nunca saiu do papel) de uma equipe chamada Lyon (que iria disputar a temporada de 1980) com um carro de 12 RODAS, isto mesmo, 12 RODAS!!!!!!!! Ô FLÁVIO VC PODERIA TRAZER MAIS DETALHES DESSE TRAQUITANESCO PROJETO.
cara essa eu nunca ouvi falar, vou consultar o google
Esse Galileu não se manca….mesmo depois do toco, não tem o que fazer não?
É…
Parece que a paixão da Ferrari pelas grandes pick-ups americanas, vem desde 77… rsrsrsrs!
E eu achei que a pegadinha estava na asa traseira, que me pareceu gigante!
Nem vi os pneus duplos…
To mal!
Foram problemas na su spensão que fizeram o projeto ser abortado. Mas esse carro nunca iria para um GP, eles sabiam que estava fora do regulamento. Isso tudo foi uma manobra de pressão do Enzo, na época havia toda aquela briga politica na F1 e debates sobre contornos em regulamento.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
Não mostre isso pro pessoal da Ford, senão terão mais um motivo para achar que a Ferrari anda, desde os anos 1970, e não só neste ano, copiando a F-150, que nos EUA podem ter esse, hum, item adicional…
Os pneus traseiros naquela época eram muito grandes…Não seria pra diminuir o arasto dos pneus traseiros????Abs
A Williams fez o mesmo que a March
http://forix.autosport.com/8w/sixwheelers.html
E aqui tem uma imagem dessa Williams:
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/63372
cadê a foto da march, eu conheço atraves do livro do alex, mas alguns não conhecem.
o rogerio magalhães postou algosemelhante ao march, só que willians, mas eram iguais. dizem que o da march era apenas golpe publicitário do robim herd, (projetista) e do max mosley (diretor) da equipe.
Acho que a lógica da época foi: Quanto maior a área de pneu em contato com o chão, maior a aderência. O Tyrrell de 6 rodas também foi dessa época, não foi? Só que esse tinha 3 de cada lado.
Daí o Patrick Head veio e instalou dois pneus dianteiros atrás, e justificou: “não entendi pq colocam dois na frente. Com dois atrás, de menor largura, reduzimos o arrasto”. Daí proibiram a brincadeira, mas 20 anos depois a F1 se encaminhou exatamente para diminuir a largura dos traseiros e praticamente igualar aos dianteiros.
e esse não tem?
Flávio,
desculpa estar enviando um link pra outro blog, mas lá há mais fotos e explicações (em português)….
http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/09/projetos-no-concretizados-ferrari-312t6.html
um abraço.
Perguntar não ofende…quem está pilotando? O capacete é do Rubinho
O argentino Carlos Reutemann – “El lole”…
Olha o estrago que o Ken causou…todo mundo gastando $$ e pneukkkk
Imagino o Comendador qdo. via da sua janela estas alucinações. Mas a da March é pior que essa.
Óbvio meu caro Indiana…foi mais um teste de outras equipes andando com 6 rodas para ver o que iria dar…
abç
Guilherme Corrêa
da WIKI:
312T6The six-wheeled 312T6 used four tyres at the rear, specially developed for the purpose. It was one of a few six-wheeled designs during that period, although Tyrrell’s P34 was the only example which raced. The car followed in the footsteps of the Tyrrell P34, but instead of four smaller front wheels, the T6 used 4 normal sized rear wheels on one rear axle.[7]
The car was tested by both Niki Lauda and Carlos Reutemann in 1977, but never raced. Quite apart from the fact that it was far wider than the regulations permitted it also proved a challenge to drive. During one test at Ferrari’s Fiorano test track Reutemann crashed the car, and suffered a rear upright failure on another occasion. Needless to say the Argentinean was not impressed.
Following the 312T6 experiment articles appeared in the Italian press with illustrations depicting a secret Ferrari Formula 1 car, dubbed the 312T8. They showed four wheels at the front, like the Tyrrell P34, and another four at the rear, like the March 2–4-0. The idea was evidently crazy and no such car ever materialised.
Faltou dinheiro pra comprar pneu traseiro? Vamo usar dois dianteiros!!
Posso falar besteira, mas creio que seja o 312T6, que foi testado pelo Lauda e pelo Reutemann. Se não me engano, foi só testado mesmo, nunca correu.
Devem ter se inspirado na Tyrrell.
Gisa isso é um 312T2 de 1977 com rodagem dupla…
Aliás isso já tinha sido utilizado nos Auto Union e nos MB de Grand Prix, antes da segunda guerra, em provas de subida de montanha, com o intuito único de aumentar a capacidade de tração.
http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2009/06/autounion_typec.jpg
Abraços.
a march tambem fez algo semelhante na epóca do alex dias ribeiro, só que os pneus eram um atras do outro como um caminhão trucado
tambem nunca foi para as pista, nem para treinos.