ESTE É O KART BRASILEIRO

SÃO PAULO (descaso total) – Recebo e-mail desolado do Rubens Caruso. É sobre o kartódromo municipal de Poços de Caldas. Reproduzo, dando os parabéns aos envolvidos. As fotos são deprimentes.

Caro Flavio,
dá uma olhada nas condições em que se encontra o kartódromo municipal de Poços de Caldas. A deterioração pesada ocorre desde o ano passado. O mato tomou conta. O asfalto está abrindo. Inventaram uma “torre” a partir de uma antiga guarita da PM. Tudo virou lixo. O local virou albergue noturno e ponto de encontro de maus elementos à noite. Nesse caso, ainda não culparam São Pedro pelos estragos, como é praxe na cidade. Para ajudar, dois anos atrás fizeram uma “reforma” e colocaram a saída dos boxes em subida. Quem já empurrou kart sabe do que falo. Uma pena. Enquanto isso meu kart vai mofando…

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João F. Monteiro
10 anos atrás

Aqui em Juiz de Fora não foi diferente…A Prefeitura trocou a área por um serviço de terraplanagem de um grande centro de eventos..”Expominas”..Um elefante que só é usado umas duas ou três vezes por ano….Os vereadores leram no projeto de lei que uma “área tal, localizada ali “…mas não estava escrito que tinha uma pista, ambulatório e dependências diversas de um kartodromo….Vergonha….Por isso grito que quero um Brasil novo..!!!!!!!!!!!!

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
10 anos atrás

Eu diria que os verdadeiros maus elementos dessa história não são exatamente os que estão frequentando o local a noite, mas sim os que se viciaram em ir a Paris de primeira classe com esposa e tudo.

Ricardo Caruso
10 anos atrás

Outro dia fui visitar o que restou do kartrodomo de Mogi Mirim… Além de destruído, estava acontecendo um feirão de concessionárias, estragando mais ainda o que já está quase irrecuperável. Nem sabiam que Ayrton Senna havia corrido ali…

luiz henrique
luiz henrique
11 anos atrás

…errei quando disse: … “abrirmos” uma confederação – eu quis dizer, ingressarmos em alguma federação…

valeu!

Luiz Henrique

morroida
Reply to  luiz henrique
11 anos atrás

tem muito picareta, oportunista, maluco, politico, maus intencionados e gente boba igual a nois querendo realizar corrida, se tiver foça pra lutar contra todos, vai ser uma briga boa. visite kartodromorroida

luiz henrique
luiz henrique
Reply to  morroida
11 anos atrás

morroida,

visite lá, seu site! bacana! sobre a pista, vamos tentar sem brigar – mas vamos tentar…

até

ps – apelido feio que te arranjaram, rs

luiz henrique
luiz henrique
11 anos atrás

Montei uma indústria em Poços e pretendo comprar um kart para “brincar”.

Não sei se a cidade é quem tem que manter o kartódromo ou quem vai usar a pista. Mas sou sempre a favor do – quem quer, se organiza!

Contem comigo para abrirmos uma associação e, com o tempo, até, quem sabe, uma confederação.

Acho que se o kartódromo vai ser usado por nós, nós é quem temos que mantê-lo.

Obviamente que a prefeitura vai ajudar no que o município pode, não tenho dúvidas disso.

Porém, é importante entender que existem coisas muito mais importantes do que gastar dinheiro público para deixar um local pouco usado em boas condições.

Se queremos bom asfalto e boa estrutura, tem-se que ter atrativos para fazermos aquilo se manter – promovermos corridas e eventos – fazermos com que pessoas de cidades próximas usem e frequentem o kartódromo.

E para isso depende de quem usa e não da prefeitura. Se quisermos um automobilismo organizado em Poços, não tenham duvida, tem que partir de nós – senão, é chover no molhado! Aquilo vai continuar sendo ponto de usuários de drogas e de peguinhas de CG…

Luiz Henrique Lusvarghi

Antonio Carlos
Antonio Carlos
13 anos atrás

Realmente eh muito triste o estado do kartodromo mineiro, alias estive em janeiro em Poços e vi de perto o total abandono. Aqui em Campinas a situação também não eh diferente, pois um vizinho incomodado com o barulho, fêz abaixo assinado e o kartodromo agora serve como ponto de drogas.

alberto
alberto
13 anos atrás

mesmo assim, tá melhor do que as ruas da cidade de São Paulo, sob a administração do incompetente e marketing-boy GILBERTO KASSAB

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
13 anos atrás

Prezado Flávio

Certa vez, acho que no início de 2004, fui no kartódromo com um amigo e a família dele. Ele tinha acabado de ganhar um kart e inclusive me deixou dar umas voltas. O primo dele tinha, recentemente, vencido um campeonato e na hora de ir embora, ao dar uma volta para limpar o motor, capotou no trecho desta foto onde tem essa “bolota” de grama aí. Desde então, encurtaram o trecho para corridas e ao invés de passar pelo lugar onde o primo do meu amigo capotou, passou-se a virar direito à esquerda para então cruzar a linha de chegada.

O kartódromo já abrigou algumas corridas de moto também e ano passado mini-trucks de um pessoal da F-Sul, cuja sede da equipe é em São João da Boa Vista (SP), perto de Poços.

Mas o fato é que realmente o kartódromo nunca foi tão bem cuidado quanto deveria e por diversas e diversas vezes, mofou como está mofando hoje, tanto por ninguém cuidar como por ninguém levar competição pra lá.

Hoje não moro mais em Poços, mas nasci em Poços e morei em Poços durante 24 anos mais alguns meses. O kartódromo da minha terra natal é somente um reflexo de como esses coronéis vagabundos da ditadura e seus aprendizes tem cuidado da cidade. Lamentável.

OBS: se eu não estiver enganado, o kartódromo é da Prefeitura. De certo seguirão a cartilha do FHC e deixarão o negócio apodrecer para vender o negócio a preço de banana.

Galind Briga
Galind Briga
13 anos atrás

O próprio Flávio Gomes nunca colocou nenhuma notícia de kart. Nem no blog nem no Grande Prêmio.
Nem a mídia especializada acredita no kart… Imaginem um prefeito, governador, etc…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Galind Briga
13 anos atrás

Quer dizer que a culpa é minha?

Rodolfo Reis
Rodolfo Reis
13 anos atrás

Se você nao percebeu, caro Dionisio, estamos falando de kartodromos e autodromos que deveriam ser adminsitrados pela prefeitura. Ou entao que façam uma privatização já, entreguem para iniciativa privada!

infelizmente, interlagos so tem cuidados quando recebe a F1 ou stock… senao, ia virar uma bela favela, como em seu entorno.

O interior de SP tem varios kartodromos. é o unico lugar do Brasil que tem.. e o mais interessante disso td eh que o pessoal de fora de SP e que normalmente nao tem lugar para treinar, ganha dos paulistas “em casa”. se houvesse onde treinar, pode ter certeza que mtos surgiriam como promessas.

Matheus
Matheus
13 anos atrás

É por causa dessa falta de investimentos… que surgem vergonhas no Brasil como Felipe Massa entre outros !!!!!!

Rogério Coelho
Rogério Coelho
13 anos atrás

Sou de poços de caldas e desde pequeno meu ia com meu pai ao kartodromo em alguns domingos , presenciei corridas e pegas interessantes, e realmente é verdade que o lugar agora virou ponto noturno de drogas e alguns babacas que vão lá pra empinas suas 125, ema pena! Mas o digníssimo prefeito não faz nada e nem fará!

Piki
Piki
13 anos atrás

Nâo costumo comentar muito mas, vamos lá.

Só como contraponto a essa mensagem o kartodromo da minha cidade, Itumbiara-GO, está bem conservado e muito ativo.
Sempre acontecem provas entre o pessoal da cidade. Também acontecem provas mais importantes, como estadual e até brasileiro.
Mas, um dos grandes motivos de movimento no kartodromo é sua utilização para treinos. Constantemente tem equipes passando alguns dias lá em sessões de treinamento.
Não posso dizer se é um grande kartodromo ou se as condições estão realmente boas mas, que está sendo, há muito tempo, muito bem utilizado, isso está.

Eduardo Mobili
Eduardo Mobili
13 anos atrás

O traçado parece ser bem legal! Infelizmente o automobilísmo nacional anda assim, em Ribeirão Preto o kartodromo também anda as traças e parece que muito mal administrado!

Alan
Alan
13 anos atrás

O local do kartódrmo é super bacana, com uma paisagem bem bonita em volta. É uma pena que esteja neste estado atual. Quando eu tinha uns 6, 7 anos (1989,1990) lembro de ir aos finais de semana neste kartródomo para acompanhar corridas de kart e de pequenas motos… bons tempos.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O prefeito que construiu um kartódromo numa cidade de turistas que querem sossego e tranquilidade só pode ser um fanfarrão. Poços tb tem indústria, doce de leite, requeijão mas pista de kart? Piada de mau gosto.

2SIX
2SIX
13 anos atrás

Dando uma de advogado-do-diabo: será que o kartódromo não está assim por falta de uso? A falta de interessados, ou seja, corredores, não seria decorrente do altíssimo custo de se correr de kart hoje em dia?

Cristiano J.P.
Cristiano J.P.
13 anos atrás

É uma lástima presenciarmos tal descaso com o automobilismo nacional. Isto é Brasil meus amigos!!!!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Esse kartódromo é cara do Brasil:

Saúde, doente!
Educação, burra!
Segurança, com medo!
Esporte, em geral uma piada!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
13 anos atrás

Fazer o que né, o povão gosta dessa coja que insiste em acabar com o automobilismo. E como o povão é maioria, casos como esses se tornam mais frequentes.

Quem foi que disse que todo brasileiro tem que gostar de futebol? Quem foi que disse que todo brasileiro tem gostar de micareta? Cac*e*te, eu gosto de carro de corrida e Led Zeppelin, posso? Será que precisa acabar com o automobilismo para diminuir a exclusão social nesse país? Digo que não vai diminuir nunca, enquanto o povão continuar colocando esses idiotas no poder.

Peço desculpas pelo desabafo, mas essa situação é insuportável. Ver autódromos como Goiânia e Brasília abandonados, categorias de monoposto acabando, bandidos de terno e gravata boicotando corridas, é demais, é muito triste. Amo esse esporte desde criança, gosto mais dos carros do que de muitas pessoas, e é um absurdo o que está acontecendo com automobilismo nacional.

Pq o tal do “Cool” tem tanto poder? Pq deixaram a stock virar esse meio de lavar dinheiro? É ridículo assistir 5 min de corrida e a volta final. Que raios de transmissão é essa?

Sei não, mas no mesmo bonde que levaram o Balestre, deveria ter ido o “Cool”, “Verruga”, “Tinteiro” e o safadão do jogos pan-americanos que acabou com Jacarepaguá.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
Reply to  Ricardo Sarmento
13 anos atrás

O que se fez para impedir que Jacarepaguá fosse mutilado? E o que os neoliberais pós-queda do muro de Berlim e pós-Senna fizeram pelo automobilismo brasileiro, mesmo?

alcindo
alcindo
13 anos atrás

Ate onde eu soube o Kartodromo de Juiz de Fora foi negociado por um estelionatario, com envolvimentos politicos, e q o c aso ainda hj esta na justiça, mas o referido desapareceu da cidade, pena, foi fruto de uma luta muito grande da qual participei, mas pelo menos tivemos dias de gloria, este é o pais em q vivemos, e pelo q temos visto dai só para pior…….

Dú
13 anos atrás

E esta pista é um tesão, a curva em descida dos boxes é maluca.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

Ah!
ESSE NÃO É O KART BRASILEIRO !!!!!
VAI NA GRANJA VIANA VER A ESTRUTURA . SÃO 300 PILOTOS NUM ÚNICO FIM DE SEMANA.
VAI NA ALDEIA DA SERRA VER QUE KARTÓDROMO LINDO. SÃO OUTROS 250 PILOTOS SÓ NO PAULISTA LIGTH.
E ISSO AI É O KART PROFISSIONAL DE COMPETIÇÃO, SEM CONTAR O INDOOR DE LOCAÇÃO QUE TEM MAIS DE 10.000 ADEPTOS SÓ EM SÃO PAULO.
ESSE É O KART NACIONAL QUE VAI MUITO BEM OBRIGADO.
NO INTERIOR DE SÃO PAULO TEM OUTRAS DEZ PISTAS DE NÍVEL INTERNACIONAL, TODAS PRIVADAS.
PORTANTO, ESSA FOTO NÃO RETRATA O KART BRASILEIRO !

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

Vai ver que é por isso que o kart brasileiro tem formado grandes pilotos campeões na F-1, Indy, GP2, F2, etc.

Rafael
Rafael
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

Tá bom, o Brasil se resume a São Paulo. Ou seria, talvez, o universo inteiro?

paulo
paulo
13 anos atrás

É lamentavel aqui em Ribeirão Preto tem um também ta pior q o de Poços de Caldas a alguns anos removeran parte do asfelto para fazer um show e não arrumaran mais, um descaso total.

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
13 anos atrás

E viva o futuro do nosso kartismo….!
Celeiro de campeões, o país que produziu 8 titulos na F1!
Sinceramente, vou parar por aqui…tá tudo uma M.

Jader
Jader
13 anos atrás

Pois é, a verdade precisa ser encarada. Automobilismo é um esporte condenado a morte.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Êta complexo de cachorro vira-lata. Vamos comprar CD pirata, jogar pelada, porque esporte caro não dá. Nóis é tudo pobre né “dotô”. Armenta aí o borsa famía qui nóis pricisa di cumê. Vamu incentivá a curtura da favela. Desculpem, comunidade.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

São muitos os descasos com o esporte a motor pelo Brasil inteiro. Até o santuário de INTERLAGOS esta largado. Os que funcionam e são bem tratados são da iniciativa privada.
É revoltante !

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Há uns 4 anos (quando mandei umas fotos desse kartódromo p/ você) ele estava mal cuidado mas não abandonado… uma pena, pois apesar de ser uma pista curta e com poucas retas é um traçado bem interessante e seletivo. Nota zero para o alcaide e seus asseclas!

Eder Casagrande
Eder Casagrande
13 anos atrás

Esse aí está zerado se compararmos com o daqui de Americana – SP…

O pior que o daqui, foi destruido pelas incontáveis “Festa do Peão” que um seleto grupo resolveu organizar, mas depois que conseguiram o seu próprio terreno para a tal (inútil) festa, nunca voltaram pra reformar o kartódromo para deixá-lo como era antes de destruirem tudo.

E claro, nem a prefeitura cobrou os caras, afinal o tal “seleto grupo” é formado por pessoas influentes aqui da terrinha…

Aliás, a lista de benefícios concedida pela prefeitura municipal aos caras é enorme. Todo munda sabe, ninguém cobra e o pior, “eles” sempre conseguem eleger os seus politícos…

Só uma revolução popular armada para por ordem nisso.

Espinosa
Espinosa
13 anos atrás

Aqui no Brasil, tudo que não enche o bolso dos políticos da nisso ai
Não há interesse porque o superfaturamento é baixo não vale a pena.

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Prefeitura porca.

marcão
marcão
13 anos atrás

Opa!!!!
Esporte caro nada, kart foi feito com motor de cortar grama, umas rodas e um chassis de ferro…
Ai vieram os especialistas em golpear “paitrocinadores” e encareceram o esporte, e junto deles vieram os espertalhões aproveitadores, mais mecanicos caros preparadores físicos , etc…. um monte de gente que não tem nada a ver com o kart.. E se aproveitando da maré de grtana farta e de pouco talento natural veio a CBA e suas confederações e começaram com as taxas absurdas… Algum dos espertalhões plantou na midia que o kart é quem faz o piloto chegar a F-1..
Pronto…. Pai coruja mais égo enaltecido deu nisso que deu hoje.. O esporte ficou caro, os paitrocinadores sumiram, e com eles deu-se essa debandada geral.. Agora os kartódromos pais a fora estão destruidos desativados, ou abandonados….

O Kart nunca foi caro na realidade, se fosse não teriamos tantos karts de aluguel por aí…
O que tá faltando mesmo é boa vontade das federações e da CBA… Só isso..
Volto a dizer kart não é caro… Antes de criticarem façam as contas de quanto custo um kart sem parafarnalias e vejam quanto custa a infra estrutura…. Comparem os custos e vão ver que o kart é barato….
Uma coisa eu sei de cadeira: Hoje andar de marcas é barato… Até os espertalhões chegaram junto dos paitrocinadores… Ai fica caro também……

Rodolfo Reis
Rodolfo Reis
13 anos atrás

Sou nascido em Poços de Caldas e moro no Rio de Janeiro ha mtos anos.
Em ambos os locais nao existe kartodromo.
Em Poços eu até entendo, minha cidade é pequena, poucas pessoas possuem condicoes de andar de kart.

Agora aqui no Rio, sendo a 2ª maior cidade do Brasil nao possui um Kartodromo oficial. Corro em algumas categoria indoor aqui para manter o ritmo e o desejo pela velocidade.
Meu Kart ficava em Volta Redonda, atualmente está em Guapimirim, numa pista que so sobrevive graças ao investimento de um amigo.

Será que esses asnos nao percebem que no futuro até mesmo a Stock car pode acabar sem pilotos? Como vamos treinar se nao ha pista para isso? como surgiram novos talentos se nao ha condicoes?

Quando queremos correr de kart vamos para SP. Lamentavel!

Estou, junto de alguns amigos, montando um plano estrategico. Estamos montando tudo e gostariamos de apresentar para algum piloto famoso, como Rubinho, Massa, etc.
o objetivo:

Na Alemanha, existe o kartodromo do Schumacher, dizem que eh o melhor do mundo. Pq nao fazer algo parecido aqui no Brasil?

abs.

TConde
TConde
13 anos atrás

É o que acontece quando um esporte é abandonado por tudo, e por todos.
Inclusive pela MÍDIA, não é?!
Conveniente (e engraçada) essa indignação toda.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  TConde
13 anos atrás

Vai cagar, rapaz, antes que eu me esqueça.

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Esses dias, indo pra Goiania, passei rapidamente pelo Kartódromo Razem Elias Abrahão Neto, vulgarmente conhecido como Kartódromo de Anápolis, que já foi palco de 2 Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.

De longe, me pareceu jogado às traças… sem falar que recapearam e parte do traçado das curvas, uns anos atrás, com um cimento nojento, que deixou a pista mega ondulada…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Infelizmente estas fotos retratam a situação atual do kart no Brasil!!!!

Em SP as pistas estão sucateadas, aqui no ABC Paulista sofremos para andar, a nossa equipe possui aproximadamente 20 kartistas, mas a dificuldade para andar é tanta que espanta novos kartistas !!!

Silvio
Silvio
13 anos atrás

O kartódromo de Juiz de Fora já foi para o beleleu, um dos melhores do Brasil. Mas como o amigo de cima disse, esporte caro é isso mesmo.

Anderson
Anderson
Reply to  Silvio
13 anos atrás

Ia postar a mesma coisa aqui. Cresci vendo corridas de Kart em Juiz de Fora. Tinha corridas de todo tipo de campeonato lá, até o Paulista corria lá. UMa pena. Virou condomínio.

Era uma ótima opção de lazer pro domingo. Na área ao lado tinha um “buraco”onde faziam uma pista de motocross entre as duas o pessoal ia curtir aeromodelos. Nunca minha família teve condiçoes de participar em nenhum desses 3, mas eu adorava ir só pra assistir.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Essa foto do pódio é de doer. Parece um cemitério abandonado com 3 lápides de uma familia inteira que morreu.

Caetano
Caetano
13 anos atrás

Eu encaro. De Impreza.

Issac Nemach
Issac Nemach
13 anos atrás

Pena que visto do GoogleMaps parece tudo perfeito … uma pena … afinal, como diria o ex-presidente é “esporte de burguês”.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Melancolico! :(

Angelo
13 anos atrás

É uma pena, mesmo! Corri lá, de brincadeira, com uns amigos e assistimos grandes pegas en tre o povo do interior e os paulistas. Era um show de barbeiragens, empenho, mecânica e gente de talento
Assim somos tratados, infelizmente em tudo, no Brasil

giovani jardim
giovani jardim
13 anos atrás

o automobilismo mineiro merece coisa melhor…
precisa urgentemente de investimentos e organização

alias, todo o automobilismo brasileiro né….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

Esporte caro isso que dá…

Verde
13 anos atrás

Pô, que legal, fizeram uma cópia de Nordschleife.

Infelizmente, NOT

SERGIO RICARDO
SERGIO RICARDO
13 anos atrás

Depois reclamam que só tem pangaré no automobilismo atual e ninguém mais vai chegar a F1, em Cubatão também havia um Kartódromo e hoje recebe festas e shows da cidade.