HUM…

SÃO PAULO (tem boi na linha?) – O Julio Chan me mandou o link. Está sendo vendida no Uruguai, em Montevidéu, uma berlineta Willys Interlagos como tendo sido a #22 (do Bird?) que venceu uma corrida de 200 milhas em El Pinar. O carrinho está todo desmontado e, de acordo com o anúncio, tem toda a documentação e tal.

Não sou especialista em Willys. Toda hora aparecem, no Brasil, em encontros e exposições, berlinetas amarelas com números de corrida, e seus donos sempre dizem que foram carros da equipe do Greco. Pela quantidade que já vi, a Willys deve ter feito umas 15. E não é o caso. Desconheço o destino das realmente originais.

Assim, nada como promover a volta dos Matusaléns deste blog para esclarecer o mistério!

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Diego Martins
Diego Martins
3 anos atrás

Acho que tenho 3 rodas originais de ferro com presilhas para calota para este carro. aro 13, furaçao 4×100 e tala 6 (modelo com 10 janelas tipo do porsche)

Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
12 anos atrás

a verdadeira Berlinette Willys que o Bird usou nas 200 milhas de El Pinar era um dos primeiros fabricados, pois possuia farois menores que as berlinettes mais recentes, além do enorme fundo adaptado para o faról de milha recoberto por uma bolha de acrílico no espaço da placa. exatamente do mesmo jeito que a berlinette 21 mostrada anteriormente no blog

Paiva
Paiva
12 anos atrás

Peço licença ao caro Flavio (nos conhecemos no Blue Cloud, quando tiramos foto com Bird frente a minha amarelinha 21, lembra ?); para dar aqui minha opinião.
Impossível do Greco deixar qualquer chassis em El Pinar; havia configurações que eram segredo de fábrica por exemplo(caixa com 5 marchas) e etc, 2º ) Dos 6 chassis (A-108) 4 eram mais leves (pois a Manesmann(que torneava os mesmos de um tarugo maciço) até a medida recomendada pela Alpine de Jean Redelé) e dois tinham o tubo um pouco mais pesado para provas de longa duração; porisso eles só levavam a numeração (do Piloto) aquela que melhor rendia nos testes e era essa que era pilotada por nosso mestre Bird Clemente 1 piloto.
3º Não havia numeração de chassis(para que?) pois não ,podiam ser vendidos, não podiam fazer parte de produção pela ANFAVEA e homologados só os protótipos e etc etc.
Não querendo ser indelicado, me desculpem o resto é blá, blá, blá
Abcs a todos

Roberto
Roberto
12 anos atrás

tv.estadao.com.br/videos,conheca-um-willys-interlagos-vencedor,114334,275,0htm

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Esse carro exposto nao e o Interlagos No. 22 de El Pinar. Es un modelo 1965. Verifique.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Esse carro exposto nao e o Interlagos no. 22 de El Pinar. Esse e un modelo 1965. Verifique.

pedro arnaldo
12 anos atrás

è a Berlineta 22 do Bird sim, estive la e confirmo que se trata do mesmo carro, inclusive trocamos o tereciro farol(o do meio) e um parafuso dianteiro por nossos passaportes que a policia uruguaia tinha tomado da gente um pouco antes da corrida, por um detalhe besta que depois explico. Mecanico da equipe Willys

Spare Parts Collections
Spare Parts Collections
Reply to  pedro arnaldo
12 anos atrás

Estimado Sr. Pedro Arnaldo:

Somos la casa de remates que está ofreciendo la Berlineta 22 y estamos muy interesados en hablar con Ud. ¿Podríamos llamarlo por teléfono o contactarnos por algún medio?

Desde ya muchas gracias. Quedamos a la espera de su respuesta.

Atentamente,

Spare Parts Collections.

Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

Nada do q uma boa restauração.

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
12 anos atrás

Deve ser o carro em que o Bird venceu em El Pinar, no Uruguai.

Na época, lembro da manchete de capa da revista Auto Esporte:

“Bird Cantou Alto em El Pinar”

Ninguém melhor do que o próprio Bird para atestar a autenticidade deste carro.

Conde
Conde
12 anos atrás

Tb estranhei as rodas servirem , mas parecem que só estão com 3 parafusos mesmo .

antonio seabra
antonio seabra
12 anos atrás

Muito estranho as rodas de 4 furos e o corte do paralama traseiro. É possivel que ai embaixo tenha uma suspensaõ traseira VW…o que já daria uma ideia de que o carro tenha sido levado para o Uruguai muito mais tarde: muitas foram as berlinettas que sofreram o estupro de ser transfomadas em mecanica VW na traseira.
Ademais, acho que a berlinetta que correu em El Pinar, na primeira participação da Willys, tinha aquele farol central no lugar da placa. Questão de ver o filme no U-Tube pra confirmar.
Antonio

Roberto
Roberto
Reply to  antonio seabra
12 anos atrás

Estimado Antonio: soy amigo del propietario y aseguro que la mecanica es toda original Renault. El auto no tenía las ruedas cuando lo compro y por eso le hizo 4 furos a las campanas de freno originales para asi usar 4 hermosas ruedas mini-lite que tenia. Ahora no estan colocadas pero se entregan con el auto, asi como casi todos los elementos que no se ven: vidrios laterales, levantavidrios, manijas, faroles, etc.,etc.

Romeu Nardini
Romeu Nardini
12 anos atrás

Com certeza não é o carro que correu com a equipe Willys, em El Pinar.
Essa Berlineta é mais gelada que bunda de foca…
Faz teeeempo que está rolando essa história.
Romeu

Marcos Valente Junior
Marcos Valente Junior
Reply to  Romeu Nardini
12 anos atrás

HAHAHAHAHAHA!!!! Certissimo Romeu. é mais que gelada. Tenho fotos da 22 VERDADEIRA.
Abs. Marquinhos

Dú
12 anos atrás

Não é, só olhar no vídeo da corrida…
http://www.youtube.com/watch?v=HUCrwLtN1Yg
E como o Luiiznho sempre contava, chegou grudado.

luis antonio da matta machado
12 anos atrás

Eu conheço duas , que estão assinadas pelo Bird e que os donos juram que pertenceram à equipe Willys.
Acho que tem mais conversinha do que verdade nessas historias.
O fato do Bird assinar no carro, não o credencia a ser o verdadeiro. Acho que é apenas um carinho do piloto com o dono do carrinho, e o resto são historinhas da carochinha, que a gente finge que acredita para deixar o dono todo feliz.
Eu não acredito.

regi nat rock
regi nat rock
12 anos atrás

Pois é.
Tem gente que compra até o viaduto do Chá, Torre Eiffell e por aí vai.
Qual o problema em comprar em carrinho velho pendurado numa história impossível de confirmar mas saborosa de contar?
Pura perda de tempo.
Alguém vai comprar, pintar de amarelo, estampar um # 22 na porta e vamo que vamo que o carrinho era o do Bird….

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
12 anos atrás

Mestre Joca matou a charada, com a minúcia de pesquisar a participação da barata em carreras não só em Pinar mas em todo o Uruguay.

Márcio
Márcio
12 anos atrás

Vou até lá comprar e depois a gente vê.

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Ja enviei o Link ao meu amigo Bird,, agora a bola esta com ele

Sou fã ;;;; do Willys Interlagos,,imortalizado em 2004,, quando retornou as pistas apos 40 anos na obscuridade e se aposentou vencendo o Campeonato Paulista de Autos Antigos abs Águia from Floripa..

alexandre
alexandre
12 anos atrás

Exatamente o que mais chama a atenção é o cubo com 4 parafusos…Quem ja olhou para qualquer Renault dos anos 60,sabe que tinham apenas 3(e olha que a coisa continuou,com Corcel,Del Rey,né?).Foram 822 os Interlagos feitos aqui.Será que ninguem sabe os chassis dos carros da Equipe?Outro dia fuçando a internet vi uma historia dos primeiros Dauphines,Gordinins e 1093 que foram da equipe de fábrica….Tinha um que era inteiro frances e tinha carroceria de alumínio,e por pesar menos do que os outros,era o mais rápido.Aposto que alguem da velha guarda,(e pq não o Bird?)deve saber mais sobre os Interlagos e etcetras da Willys.Num resumo eram 3 Gordinis, 40 41 e 42 e tres berlinetas; 12,21 e 22.Depois vieram so Alpines 46 e 47 e até carreteirinhas Gordini que ganharam os 1600 kms(todas com carrocerias cortadas,mecânica de Alpine(?) e os numeros 46 e 47.Depois os Alpine.Teve tb os Mark I, o Bino e até o monoposto.Mas berlinetas eram 3 e/ou alguma outra de reserva.Com a palavra os que sabem das coisas.Mas é bom lembrar dessas coisas….

Tigrão
Tigrão
12 anos atrás

Duvido muito…

Claudio
Claudio
12 anos atrás

Estranho mesmo…. Willis com 4 parafusos nas rodas ??? Eram só tres prisioneiros…

Lotus Renato
Lotus Renato
Reply to  Claudio
12 anos atrás

A roda da frente desse da foto só tem 3 parafusos…rss

Rodrigo D.
Rodrigo D.
12 anos atrás

Flávio,

No Conjunto Nacional está tendo um exposição com alguns carros de corrida, inclusive com a Jordan do Rubinho de 94 e um Karmann Ghia do Wilson Fittipaldi e do Pace. Está exposto, também, um Interlagos nº 22, que está assinado pelo Bird, e na placa diz que esse era o carro dele.

Como não conheço muito a história desse carro, não sei se havia mais de um que corria com o mesmo número.

De qualquer forma, vou tentar te mandar a foto do carro do CN assim que puder.

Valente
Valente
Reply to  Rodrigo D.
12 anos atrás

O carro da exposição é do meu primo Sergio Valente.
Vou conferir essa estória com ele, mas do que eu sei a dele é de fato a que o Bird pilotou.

Elvys
Elvys
Reply to  Rodrigo D.
12 anos atrás

Olha, se ajudar tem uma matéria postada no blog abaixo sobre a exposição, com algumas fotos:
http://hotkengasgroupbrasil.blogspot.com/2011/03/exposicao-de-carros-de-corrida.html

vitão
vitão
12 anos atrás

mestre Joca ja´tratou deste assunto :

http://mestrejoca.blogspot.com/2011/02/mais-uma-berlineta-air-car.html

pode ter sido o carro prateado de demosntração, mas não o de corrida. Não parece existir registro posterior de corrida dele no Uruguai.

Se não for uma manada inteira na linha, no mínimo é um cabritinho, e dos bem gordinhos.

Joaquim
Reply to  vitão
12 anos atrás

É fato comprovado que a Willys levou três carros para correr em El Pinar, Uruguai, sendo que o terceiros eria para Chico Landi, então consultor da equipe. Ma na realidade só correram Bird Clemente e o Luizinho Pereira Bueno.

É possível (POSSÍVEL, reafirmo..)que a terceira tenha ficado no Urugaui vendida a algum interesado, como era norma na época. O que intriga neste carro especificamente é a placa do chassi: X001, quando se sabia que X era usado para carros experimetais e o 001 leva ao que pensar, como sendo o primeirod e uma pequena série. El Pinar foi em 1964, as berlinetas chegaram em 1962, daí a ser um dos primeiros carros montados no Brasil há uma longinqua mas real possibilidade.

Saloma
Saloma
12 anos atrás

Sobre essa barata, se é que é a mesma, já tinha notícias a alguns anos papeando com uns amigos em Interlagos. A história contada no post, bate na informação que ela estava desmontada e que participou de provas em El Pinar. Mesmo vendo o anúncio, me parece mais um A-108 que estava encostado em algum canto de garagem…que ela pertenceu a equipe Willys ou foi pilotada por membros da equipe tenho minhas dúvidas. Mistério…

Guest
12 anos atrás

Isso aí me lembra aquela personagem de humorísticos dos anos ’70 (Kate Lyra, se não me falha a memória): “brasileiro é tão bonzinho…”

Pra quê a Willys iria deixar um carro no Uruguai, após uma competição???

Essas rodas de Gol 1000 já dão a dica de quando essa traquitana foi parar no Uruguai e, por óbvio, não foi em 1964…

claudio aun
claudio aun
Reply to  Guest
12 anos atrás

antes da Kate Lyra, tivemos a JAQUELINE MIRNA elogiando a bondade Brasileira….