NO TELHADO

SÃO PAULO (será que chega?)A crise é brava na Hispania. Um funcionário não identificado disse que cinco engenheiros foram dispensados e que a história dos amortecedores retidos na alfândega, que impediram o único dia de testes em Barcelona, era cascata federal.

Me disseram que o carro não andou porque a Cosworth não deixou. Falta de pagamento. O time está a caminho da Austrália. Não sei se termina a temporada, que ainda nem começou. Arrumaram uma grana com o Karthikeyan, mas Liuzzi, até onde se sabe, não está levando nada. E o dono parece ser um 171 dos grandes.

A última equipe a fechar as portas na F-1 com o campeonato em andamento foi a Super Aguri, salvo engano. Mas ela deixou saudades, era coisa de gente envolvida com o esporte, tinha planos e esperanças. A Honda deixou todo mundo na mão, uma crueldade. Essa Hispania aí, se fechar, não vai deixar lembrança nenhuma.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
13 anos atrás

Daqui uns meses, vai aparecer a manchete…
“Dono de equipe de formula 1 é morto por agentes do CSI”

Rafael Apache
Rafael Apache
13 anos atrás

Deste jeito os próprios pilotos vão ter que descer dos carros e realizar os pit-stops….se correrem…

Marcelo Roberti
Marcelo Roberti
13 anos atrás

Cara esse comentario está igualzinho ao do Blog do Capelli… Quem copia de quem…

Glaucio Pietrobom
Glaucio Pietrobom
13 anos atrás

Concordo com o Sidney.
Ainda me lembro (se minha memória não me engana) quando na metade da temporada de 1990, o saudoso Uncle Ken (Ken Tyrrell) lançava o Tyrrell 019 com design inovador.
Vejo a F1 hoje com apenas duas categorias: 4 equipes brigando pelo campeonato e 6 brigando entre si para ver quem consegue ter o 5o. lugar.
Fantamhoje entusiastas e apaixonados pelo esporte.
Saudades do Uncle Ken que com o cenário atual, deve estar virado no caixão!!!!

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
13 anos atrás

É chover no molhado, FG já disse tudo. lamentavel pelos pilotos, é bom ver grid cheio, gente competindo mesmo. mas a Hispania sempre pareceu falcatrua. Super Aguri dá saudade, era até bem competitiva, apesar de nanica. Buscando mais longe, eu era guri qdo comecei a ver formula um, e peguei ATS, Ensign, Osella..ah..Osella..
gente que nao tinha um tostão furado mas tinha amor pelo esporte, eram uns abnegados. saudade daqueles tempos…

Cadu Tupy
Cadu Tupy
13 anos atrás

Flávio, e a Arrows? Não abandonou a categoria durante o ano? To na dúvida.
Abs,

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Cadu Tupy
13 anos atrás

A Arrows foi bem antes da Super Aguri.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Os bastidores da F1, contrastam com a limpeza dos carros nas fotos e na TV. Escândalos de espionagem, tentativas de sabotagem, intrigas, calotes …. Enfim, neste mundo ela é só mais uma poça, no imenso lamaçal que virou (ou sempre foi) o mundo.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

Nada dsso eles estão de comunados com o Bernie que quer diminuir o numero de equipes até 2012 , vai conseguir em 2011, ou o sr.Bernie não sabia da situação financeira catastrofica da moribunda equipe

diogo
diogo
13 anos atrás

Concordo com o Sidney, a F1 a muito deixou de ser esporte e virou um negócio. E digo mais, o futebol vai na mesma linha.

Queremos as montadoras de volta junto com os pilotos com talento e velocidade na veia.

A F1 2011 começa com uma pequena curiosidade, será que agora vai ou teremos que esperar mais um ano por uma F1 de verdade ???

Saudades dos anos 80.

André
André
13 anos atrás

Torço para que a equipe tome jeito. Não é simplesmente ignorar uma escuderia pelo fato do dono ser um pilantra. Outros também são 171 mas despertam simpatia da turma.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Gustavo Bandeira (www.formulablog.com.br)
Gustavo Bandeira (www.formulablog.com.br)
13 anos atrás

Tava na cara que essa historinha dos amortecedores era furada, estou achando que não vai chegar nem pra correr na Austrália, pobres Karthikeyan e Liuzzi.
Mas tá certo, não vai fazer falta alguma, a Super Aguri, andou melhor que a Honda em 2008. A Hispania tá pau a pau com a andrea moda. Bota equipe ruim nisso

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

Uma pena se isso acontecer o Rubens Barrichello não vai encerrar sua carreira na falida Hispania.

veber
veber
13 anos atrás

Sabe a verdade,, eu acho legal as equipes pequenas,, pois elas dão chances a bons pilotos,, não é o caso da HRT,, mas sempre houveram casos bons,, atualmente está dificil porque a diferença é muito grande de rendimento,, só não dá pra entender como pensaram quem construiu a equipe,, dinheiro não cai do céu,, e aquele cara rico que queria participar da equipe e não deixaram,, agora fará falta,, boa sorte porque o grid com menos de 24 carros é péssimo.

MSM
MSM
13 anos atrás

Não fará falta, se não fosse o excesso de gastos na F1, algumas montadoras poderiam estar no grid, empresas que levam a sério o automobilismo estariam na F1, mas o Esclerosado só pensa em grana e contribuiu em muito com o aparecimento desses patetas para denegrir a imagem da categoria.

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

Apoiado !

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

que grande emoção saber que essa escuderia de carroças vai fechar. esse adiamento do inicio do campeonato foi uma ducha de agua fria em todo mundo. para mim um desanimo geral. é a ideia de colocar provas em qualquer terreiro que aparece. e esses visigodos da hispania não aproveitaram para colocar essa carroça correndo???? no dia da primeira prova vai faltar platinado ou coisa assim…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Boa tarde 69.
Já vai tarde. Cabarante+ Kolles= bando de safados.

Danillo
Danillo
13 anos atrás

A CBA está patrocinando a Hispania?

Marinho
Marinho
13 anos atrás

O que se esperar de uma equipe cujo dono é ramo imobiliario, não acredito que alguém com esse tipo de negócio possa esbajar na F-1, vejam o exemplo da Spyker, empresa antiga tradicional no ramo automobilistico quase sucumbiu na F-1, acho que no fim o cara vai perder tudo por causa de um sonho bobo dele, o Tom Walkinshaw que era um rato perdeu tudo! enfim concordo com o Verde, o Richard Branson sim é um 171.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
13 anos atrás

A maioria aqui sempre diz que antigamente a F-1 era bem mais legal, Que faziam as coisas com o coração etc… Ai entra uma equipe nova, que mesmo em dificuldades esta lá tentando, Ai vem as grandes que torram milhões com alta tecnologia e reclamam tambem, É moçada precisam sair de cima do muro e torcerem para que cada vez mais surjam equipes para dar brilho a F-1, Vamos parar com essa historia de sigam o rei!!!! Como eu queria ver uma Force India ou ainda a volta por cima de Sauber, Williams passando por cima das grandonas, Imagina uma Virgin andando no pelotão da frente, Ah sim ai vão dizer que é isso mesmo tem que apostar nas pequenas para um dia elas se tornarem grandes!!!!!!!!!

Verde
13 anos atrás

Nos anos 70, havia uma equipe ridícula de pequena lá no fim do grid da Fórmula 1. Seu dono, um inglês de cabelo bem ralo, literalmente não tinha dinheiro para nada. Sem telefone, fazia ligações do orelhão que havia ao lado de sua oficina. Sem patrocinadores, obtinha algum dinheiro nas corridas a pé que costumava fazer. Sem dinheiro no caixa, foi obrigado a dar o relógio de seu pulso a um mecânico insatisfeito que queria receber seus salários atrasados. Sem perspectiva, reutilizava o mesmo carro em várias temporadas e trocava de pilotos de uma corrida para a outra.

O nome do tal dono é Frank Williams, que veio a ganhar nove campeonatos a partir dos anos 80.

Por isso, penso que não deveríamos ser tão descrentes ou cruéis com a Hispania. Ela realmente é pobre, desorganizada e desprovida de qualquer bom horizonte a médio prazo, mas e se entra um mecenas ou uma empresa e as coisas mudam? Eu gosto da Hispania, é a minha equipe preferida entre as novatas e quero vê-la por uns bons anos por aí.

O Carabante pode ser um picareta. Mas e quem lá no meio não seria? O Vijay Mallya é um Carabante da vida, vive com problemas com fornecedores e com o Leão britânico. O Richard Branson é só um velhote metido a Peter Pan que se recusa a injetar dinheiro na sua igualmente combailida equipe. O Tony Fernandes é um oportunista. E eu nem quero saber o que se passa por trás do marketing e da contabilidade de algumas equipes energéticas por aí…

Por fim, a Hispania pode até não transbordar simpatia. Mas a Minardi dos primeiros anos também não: era só uma Osella da vida. Rial, Simtek, Onyx, Pacific… nenhuma delas era simpática em sua época. O cult sobre elas só surgiu a partir da criação do F1 Rejects. O que a Hispania precisa pra ser uma equipe admirada pela sua pequeneza é unicamente tempo.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Não dura 3 corridas, vai por mim.

Bruno Senna deu sorte de sair dessa “coisa”.

Abraço!

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Tomara que se vá logo. Mais uma cagada da FIA permitir essas porcarias que se auto intitulam equipes, no campeonato.

FES
FES
13 anos atrás

Será que vão largar?

Eu acho que sim, afinal o carro está pronto (ou quase). Talvez se arrumarem um sócio pagador na ultima hora como o Stefanfarrão é capaz de brincarem de F1 mais um ano.

charly
charly
13 anos atrás

E, conhecidencias a parte, as cores da super aguri e dessa hispania, são bastante parecidas.

André Bastos
André Bastos
13 anos atrás

A FIA faz todo esforço do mundo pra limitar o orçamento das equipes, limitar testes, túnel de vento, até o lanche da tarde ela deve vetar. Ai vem e deixa uma equipe sem estrutura participar do mundial.

Ela joga contra o principal produto.
A F1 sempre foi sinônimo de qualidade, técnica, investimento. Mas pode deixar tudo isso para trás por ignorância.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

A Hispania é o que se pode dizer de produto paraguaio. Acho que pela proximidade com a Espanha podemos até afirmar isso.

Esse Cabarante só tem papo. Esta equipe pra ficar boa mesmo tinha que fechar as portas e reabrir com outra diretoria, outro dono, outros mecânicos e engenheiros.

Se os piratas da Stefan GP ou mesmo o pessoal da Epsilon (acho que é isso) as coisas seriam bem diferentes agora.

Palmas para o Sr. Ecclestone, que muito bem fez ao aceitar esses picaretas na F1.

Quem quer apostar que a Hispania não chega a 10 voltas com os dois carros na Australia?

Abraços

Eduardo Wagner
Eduardo Wagner
13 anos atrás

Hilário esse cartoon sobre as alterações no MP4-26 do Hamilton para a primeira corrida do ano: http://b3ta.com/board/10368692

Sergio Andrade
Sergio Andrade
13 anos atrás

Então Flávio,
Onde estão as suas fontes em Melbourne para nos dizer se a Hispania chegou, como chegou, enfim, onde estão suas fontes, surfando na grande barreira de coral???
Confesso que não entendo todo este espanto, até parece novidade!
Abraços

Sidney
Sidney
13 anos atrás

O mais triste é que existem equipes de outras categorias que poderiam ocupar o lugar da Hispania.
Para pessoas saudosistas dos “gordos grids” da década de 90 parece ser o fim mesmo, cada vez mais a idéia de existir apenas 10 times fica mais evidente. A idéia é dividir em menos pedaços o bolo da distribuição de renda. É por essas e outras que ouço cada dia mais que a F1 não é um esporte, e sim um negócio.