SEGUNDO ESCALÃO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 10 de março de 2011 - 15:22F-1

SEGUNDO ESCALÃO

SÃO PAULO (vai ser legal) - Depois do domínio da Red Bull nos dois primeiros dias, previsível, hoje foi Sergio Pérez que cravou o melhor tempo em Barcelona, mostrando que a briga no segundo pelotão vai ser bem interessante. Os testes na Catalunha ainda têm mais dois dias, mas já para dizer algo, claro (eu ganharia fortunas com merchandising editorial se as agências de publicidade me descobrissem).

A Sauber vai ser um dos destaques dessa turma, que terá ainda Toro Rosso, um pouco acima das demais, Williams e Force India. Quatro times lutando pela rabeira da zona de pontos, uma disputa que muita gente não acha emocionante, mas que vale grana para as equipes e visibilidade para os pilotos. Junte-se a eles Petrov e talvez a Mercedes, e teremos um sobe-desce dos mais legais. Com o mito Kobayashi na comissão de frente.

Lá na ponta, a Red Bull parece se distanciar cada vez mais. A Ferrari aparece como concorrente mais séria, já que a McLaren, a julgar pelas declarações de seus pilotos, errou a mão. O que é raro e surpreendente. A coisa está tão feia que enfiaram um calombo no bico para instalar sensores que medem a vibração das asas dianteiras. Não vai ser usado, evidente, mas reflete uma preocupação com erros de projeto que, num campeonato sem testes, podem ser fatais.

[Lotus] Renault e Mercedes farão uma temporada decente e discreta, beliscando migalhas. O desfalque de Kubica será muito sentido. Os alemães não estão muito entusisasmados. Em uma pista ou outra, terão a companhia do segundo escalão sedento na briga pela zona de pontos. E as três nanicas seguirão nanicas, com a Lotus verde se descolando um pouco da rabeira absoluta.

Por enquanto, está cheirando Red Bull.

20 comentários

  1. Luis Vieira disse:

    Flavio, com esse sua analise então o cenário é o seguinte. No podium (salvo exceções) só vai dar Red Bull e Ferrari. Pois a Mercedes e Renault vão ser discretas e a McLaren errou a mão no projeto do carro. Certo?

    E pra disputa de pilotos com essa analise posso afirmar que provavelmente vai ficar restrita ao Vettel e Alonso. Pois não apostaria meu dinheiro no Massa ou Webber ganhando distancia em pontos dos 1o pilotos (ou companheiros?)

  2. galileu disse:

    todo mun do se esquece que essa turma que briga na rabveira pelos pontos, é a mesma turma que proporciona o espetáculo, os dianteiros somem e fica a briga lá atras.

  3. Rodrigo disse:

    Acho que a McLaren tá escondendo o jogo e aquele sensor calombo é pra tentar achar um jeito de copiar a asa da red bull do ano passado, que se movia…

  4. Rogério Magalhães disse:

    O que sei é que, pelo que se viu nesses testes todos e tudo isso não for só fumaça, a temporada vai ser divertida na turma do resto… Red Bull x Ferrari e, quem sabe, a McLaren na brincadeira lá na frente e o resto, tirando a Hispania café com leite e a Marrussia Virgin ainda virgem, se divertindo a beça, certamente onde vai rolar os pegas e ultrapassagens…

    O que sei é que não vejo a hora da brincadeira começar…

    E essa foto da Sauber tá sensacional, parece que até o bico do carro está fazendo a curva, seguindo o eixo…

  5. Carlos Henrique disse:

    Pelo cenário dos testes, a Red Bull será a Williams de 1992 e 1993: de outro planeta, com equivalência até nos pilotos (Mansell-Vettel, Patrese/Hill-Webber). Boa sorte aos rivais!

  6. André disse:

    É bem provável que a Toro Rosso tenha um dos cinco melhores carros da temporada. Eles se dizem produtores independentes de seus carros, mas convenhamos, é uma fachada. Óbvio que eles pegam informações da Red Bull, só estão fazendo de forma gradativa para não dar na cara. Uma pena que os pilotos da Toro não sejam tão consistentes.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  7. Marcelo Trindade disse:

    E o Tequila Boy é leão de treino ou FG precipitou-se colocando-o no saco dos pagantes com talento de menos?

  8. Nelson disse:

    Caro,

    A Red Bull também chegou a usar o artefato para medir a suspensão com o calombo no nariz. Mas pelo que você mesmo constatou, os touros voadores estão milhas a frente dos demais. Por analogia então, a trapizonga no nariz da McLaren não é um indicador que ela errou a mão e está ruim. Ou estou completamente enganado?

    Abraços e sucesso,
    Nelson

  9. Carlos Tavares disse:

    É por aí, mesmo.

    Mas acho que a Mercedes e a Lotus Renault brigarão pra ser a 3ª equipe.

    A McLaren, a princípio, briga pra ser a 5ª.

    Baseado em 2010, acho que Mercedes e Mclaren inverteram os papéis.

  10. Benicio disse:

    Acho que teremos muitas tekilas no pódio em 2011.

  11. Rodrigo Assis disse:

    Boa tarde Flávio 69,
    Resumindo, na frente Touro x Cavalo e depois vem o resto. Que para eu, vai ser uma confusão daquelas, cheio de gente nova no grid e querendo mostrar mais que pode. rsrs vai ser demais.

  12. Laudíssimo Baldin Mafra Júnior disse:

    Não tenho muita certeza desta divisão, visto que hoje somente a Team Lotus e a Sauber fazendo seus melhores em stints de 2 ou três voltas, times como Ferrari, Williams, Lotus Renault e Mercedes provavelmente usaram compostos novos em seus melhores tempos, Toro Rosso, Force India e Red Bull acredito que treinaram mais pesadas que as demais ou não testaram velocidade com pneus novos. E a Marussia Virgin… tadinha, deve ficar na frente da Hispania. McLaren não deve ter testado porque espera receber atualizações vindo da fábrica.

  13. Fernando Giti disse:

    Caramba… Não vejo a hora de começar logo a temporada “pra valer”! Estou torcendo para a Lotus/Renault/Lada.

    http://pessoalprofissional.blogspot.com/

  14. manuel disse:

    Flávio,
    Certeza: Red Bull e Ferrari no bloco da frente.
    Dúvida: McLaren – podem estar blefando.
    Segundo Bloco: Williams, Toro Roso, Sauber, Force India, Renault-Lotus (Preta).
    Penso que em ritmo de corrida a Willians pode ser uma grata surpresa.
    Mas a grande questão serão os pneus, a equipe que tiver o conjunto (suspensão) mais equilibrado e o piloto que souber preservar os pneus (tocada) terão vantagem.
    Enfim as corridas devem ser mais interessantes.
    Mercedes – A grande incógnita.
    Que começe logo esse campeonato.

  15. Fernando C disse:

    Ver o Kobasan se destacando vai ser legal, sou fã do cara desde dos tempos de Toyota quando ele ainda corrida de Corolla.
    Mas que esses carros da Sauber são feios isso são, saudade dos carros pretos de 93, 94 e 95 (não tenho certeza!)
    abraços

  16. Fabio Amparo disse:

    Flavio

    O pior é ver o Liuzzi declarar que, ‘diante das cartas que tinha na F-1, a melhor opção foi a Hispania’. Além do mais, disse ter visto um ‘futuro promissor’.

    O que pode ser pior do que pilotar aquela coisa? E uma equipe que mal sabe se organizar para entregar um carro?

    Se ele fosse terceiro piloto da Toro Rosso passaria menos vergonha na pista.

    Abraços

  17. João Vitor disse:

    Bem, a Red Bull mostra como é importante um bom projeto, nascido correto desde o começo, nesses tempos (ridículos) de testes proibidos. Mandaram bem em 2009, muito bem em 2010 e agora, ao que parece, arrebentaram de novo.

    Pode ser uma impressão errada mas, a Ferrari vai chegar ao bom nível da Red Bull sim, mas apenas depois de uma boa meia dúzia de corridas, como no ano passado. E, assim como no ano passado, pode ser tarde demais pra ganhar o campeonato.

    McLaren é McLaren, é bom esperar pra ver o que vem na Austrália, não podemos tirá-los do jogo.

    Sauber, Williams, Toro Rosso e Renault (Lotus? vai ser difícil acostumar) vão fazer mesmo um show bonito, essa vai ser a parte bacana das disputas.

    Mas te faço uma pergunta, caro Gomes: E a Mercedes? E o Schumacher?

    Putz, será que não vai virar nada, outra vez?

    espero que eles mandem bem..
    Super ansioso pela primeira corrida, mais um bom ano.

  18. Bruno disse:

    É por aí mesmo flávio, só acho que a Lotus (a preta) vai estar um pouco melhor do que você disse. Quanto à Sauber, também tenho minhas dúvidas, ela só apareceu bem na quinta -feira, mesmo assim, Kobayashi é o melhor piloto da galera do meio…

  19. Alejjandro disse:

    Já que uma você chama de [Lotus] Renault, a outra você poderia chamar de Lotus [Renault]…

    Hehehe…

    Abraço!

  20. Askjao disse:

    Então, já que os custos são isso, e aquilo, que os testes (ridículo isso, um “esporte” que não se treina) são mínimos, por que a FILA, digo, FIA, não coloca somente os pilotos de testes para andar pré gp, tipo quinta, como forma de treino/teste? Ai, ai…essa fia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>