ACHO QUE GOSTEI

SÃO PAULO (afinal…) – Eu estava meio em dúvida sobre essa nova F-1 cheia de coisa acontecendo, mas acho que no fim das contas é legal. Está lá, na minha coluna de hoje.

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marcelo vieira oliveira
marcelo vieira oliveira
12 anos atrás

Mais uma vez vejo um comentário oportunista de sua parte qdo diz que a temporada acabou em favor de Vettel, pois, como vc deveria saber, existem diversas atualizações à serem feitas nos demais carros que impedem esse tipo de predomínio de uma equipe, bem como, o desgaste dos pneus e a resposta dos carros a um determinado composto, espero que dessa vez sua intransigência perante Felipe Massa não o impeça de descrever a atuação do piloto que somente esbarrou nas limitações do próprio carro.
Suas fontes, quanto ao que disse sobre Weber, tem que se informar um pouco mais, caso vc tenha visto a corrida lógico, pois me parece que vc assiste algum compacto e edita melhores momentos até então desconhecidos por aqueles que de fato acompanham o esporte e não são, como vc gosta de dizer, simples expectadores, mas sim, conhecedores de um esporte que é uma paixão nacional, pode utilizar o “pachequismo” que é cabível, espero que enfim vc escreva sobre detalhes técnicos do esporte e ao invés de ficar dizendo que Felipe, Rubinho, Massa são formas de tratamento utilizadas pelos pachecos, lembrar-se que “SEB”, ao que me consta, não faz parte do seu grupo de amizades para receber essa nomenclatura, por favor, escreva sobre F1 e não ostente seu ego e predileções em suas colunas, pois é sobre o esporte e a realidade de cada prova, inclusive com dados técnicos, que queremos ler.
Só para sua informação, a sétima posição de Felipe Massa na corria anterior não teve qualquer relação com a desclassificação das sauber’s, elas chegaram depois dele na bandeirada, Alonso é que foi premiado com a punição à Hamilton.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  marcelo vieira oliveira
12 anos atrás

Nossa, que retardado. Como é que eu posso ter leitores assim?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Chato é a pachecada, quem realmente gosta do esporte F1, sempre vai achar graça em algo, daqui a 10 anos se um piloto tiver com 80 vitórias, o mundo vai torcer para ele fazer 92”

Eu também achava as vitórias com supensão ativa artificial, e nem todos tinham o privilégio de usar elas. Quando Prost usou volante semi-automático em 90, ninguém dizia que era chato, que, o que vale era trocar marchas na mão!

E o que dizer do espetacular motor de classificação que Senna usava entre 85 e 86, outras equipes não usavam por achar uma solução cara e paliativa, mas que na prática nos treinos de classificação davam ótimos resultados(sem esse motor Senna só fez um pole em 87, e olha que usava o motor Honda, campeão dessa temporada). Pelo menos, hoje todos usam a asa móvel, alguns apostam mais no KERS por ele esta sendo desenvolvido a mais tempo, caso da Mclaren( a grana e o staff também faz diferença). Curiosamente com a suspensão ativa acontecia a mesma coisa, quem podia mais levava vantagem! Mansell com supensão ativa em 92 passeava na chuva, e ele na chuva sempre foi estabanado, mas com ela foi perfeito em 92 em qualquer piso, essa ajudinha da suspensão também corrigiu muito erros do inglês, o mesmo aconteceu com outros que a usaram.

Eu pergunto: “Os títulos da Williams em 92 e 93 não foram artificiais?”

Naquela época também tinha muita diferença de motor e pneus, portanto, não é justo meter o pau nos pilotos da F1 dos últimos anos, o problema são os carros e regulamentos! Senna/Prost/Piquet e Mansell também reclamariam muito das poucas ultrapassagens se corressem no início dos anos 2000. De uns anos para cá em termos de campeonato melhorou muito, não existe domínio de piloto ou equipe desde 2007, se o Brasil não conseguiu títulos, paciência…chance teve em 08 e 09, mas não deu.

Será que na Alemanha os torcedores estão reclamando que a F1 atual é chata?

Quando Senna fez 13 poles em 88 e 89 ninguém achava chato, mas todos sabiam que elas eram previsíveis.

“Pra que vou assitir o treino completo se já sei quem vai fazer a pole? Ahhh vou ver só os minutos finais, o treino desde o começo é MUITO CHATO”

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
12 anos atrás

Flávio,
Não gosto da história dos pneus. Deveria haver tecnologia na F1 para fazer pneus bons sob determinada especificação. Esse desgaste excessivo gera sensação de algo ruim, mal feito. Pode ser mal feito de propósito, mas é mal feito.
Quanto à asa móvel, gostei. Cria um dispositivo a mais, algo para ver abrir e fechar. Pode ser superficial de minha parte, mas acrescenta algo ao carro meio “transformers”. No lado técnico, dá uma compensada no anti-competitivo arrasto aerodinâmico que impede o carro de trás pegar um vácuo descente.
A F1 estabeleceu o vácuo artificial com a asa móvel.

pedro no ar da CPI
pedro no ar da CPI
12 anos atrás

Parabéns FG
Depois de tantas críticas as novas traquitanas que a FIA introduziu em 2011, achei que vc não ia ver tão cedo algo positivo nas mudanças que estão acontecendo. Mesmo sendo artificiais, possibilitam alternâncias antes impossíveis, gera uma dinâmica onde vários fatores estão envolvidos e que premia não só o piloto mais talentoso, mas aquele que melhor uso faz de seu equipamento e a estratégia mais eficiente que as equipes estarão utilizando.

Lex
Lex
12 anos atrás

Perfeito!
Nada a acrescentar.

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Esta questão dos pneus é o diferencial desta temporada. Os pilotos mais impetuosos pagarão alto preço se não souberem usar os pneus, principalmente nas voltas iniciais. O caso de Hamilton na Malasia, usando pneus duros, que teve que parar antes de Vettel que estava com macios, mostra bem isto.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Pois é FG… sou (somos, eu também sou de 64) de uma geração em que as coisas não precisavam ser necessariamente “show”. As coisas eram o que eram. Gostava-se ou não, e sempre havia seguidores.

Para ficar no universo das corridas, estas não precisavam de pit-stops, motor-homes de zilhões de dólares, gráficos na TV, câmaras on-board, corridas noturnas, etc. Corrida era pra ver quem chegava primeiro. E isso bastava.

Hoje, no mundo dos reality-shows, tudo tem que ter espetáculo. É melhor? Talvez. Mas me preocupa essa geração que está sendo criada viciada em estímulos excessivos, por isso mesmo necessariamente artificialmente criados.

Sei não, mas entre uma corrida feérica e maluca, acho que ainda prefiro uma monótona mas honesta.

É minha opinião.

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
Reply to  José Brabham
12 anos atrás

Belo argumento.

Dudi
Dudi
12 anos atrás

Eu não entendo o que o povo tanto reclama dessas mudanças. Foram as melhores já tentadas pela Fia. Pode não ser como era antigamente, mas sinceramente, acho que nuca mais será. O que era tecnologia de ponta até a decada de 80, agora é básico. Se não criar algumas situações novas, a tendencia é virar aquele carrossel que vimos nos últimos.

Agora, será que o desgaste acentuado do pneu não é também resonsabilidade do kers? O Barrica disse que o carro fica mais rápido, mas menos equilibrado quando usa o kers…

Tom Brandão
Tom Brandão
12 anos atrás

Concordo, o show foi divertido. Aquele tradicional intervalo ideal pra dormir, depois das primeiras paradas nos boxes, momento que se formam (formavam?) as costumeiras procissões, durou muito pouco. Realmente, ação é legal. Mas não tem jeito, piloto bom de se ver pilotando, que “quer porque quer” (como diria o Teo) passar ou não ser ultrapassado, é assim com qualquer regra, asa e borracha. E a meu ver a F1 tem, hoje, claramente dois desse tipo: Hamilton “A-posição-é-minha” e Kobayashi “Dizem-que-você-é-bom-mas-esse-lugar-é-meu”. Pra mim, OS caras.