MENU

terça-feira, 12 de abril de 2011 - 2:13Gira mondo

É AZUL

SÃO PAULO (e linda) – 12 de abril de 1961. Há 50 anos Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço. Homem simples, de origem camponesa, não lançou nenhuma grande frase de efeito quando chegou lá em cima, levado pela Vostok I. Antes, apenas espantou-se com a beleza daquilo que via.

A Terra é azul, foi o que disse.

Gagarin esteve no Brasil em julho de 1961. Aqui, um vídeo da TV Tupi enviado pelo Leo Engelmann. Morreu em 1968 aos 34 anos voando um MIG-15, num acidente até hoje controverso e mal-explicado.

Meu filho mais novo se chama Yuri por causa de Gagarin, um dos quatro ou cinco heróis deste blogueiro. E, conhecendo o moleque, acho que diria a mesma coisa se fosse o primeiro a olhar para a Terra lá do espaço.

Por isso se chama Yuri, desde sempre.

PS bobo: este é o post número 13.000 deste blog. E o Yuri nasceu num dia 13, às 8h41 — que dá 13 quando somados o 8, o 4 e o 1. O voo de Gagarin durou 1h48. E acho que é só isso de 13 que encontrei.

95 comentários

  1. André disse:

    Hahaha cada comentário. Comunista falar que a terra é azul. Se fosse combinado, diria que é vermelha!
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  2. José Fernandes disse:

    Gagarin não disse a frase “A Terra é azul!”
    Isso foi apenas mais uma das invenções do comunismo..

  3. Zé Maria disse:

    12 de abril de 1961. . .eu tinha quase dois anos, não me lembro de nada. . .
    meu pai tinha 30, com certeza lembrava de tudo. . .

    12 de abril de 2011. . .hoje sei do ocorrido e posso comemorar o aniversário dessa grande conquista. . .meu pai tinha 80, não teve essa chance. . .perdi-o justamente hoje, aniversário de meio século de tão grandioso fato. . .

    Restará para sempre em minha lembrança a coincidencia das datas e o hiato de 50 anos a separá-las. . .

    Para todos voces, não passamos de dois insignificantes anonimos, tendo eu o displante de redigir e postar esta nota sem ao menos pedir licença ao “gerente do boteco”. . .

    Contando com a compreensão do mesmo em liberar estas mal traçadas linhas, diria o seguinte: por mais anonimos e insignificantes que sejamos para todo este universo de pessoas que acompanha este veiculo, para mim ELE FOI O MAIOR, exemplo de carater e bondade, desprendimento e generosidade. . .

    Fique com Deus e descanse em paz, José Maria da Costa Coelho (07/05/59 – 12/04/11)

    De seu filho Zé Maria, que sempre se espelhará em seu exemplo de conduta. . .

    Meu “Muito Obrigado”!!

  4. Carlos disse:

    Acho o Gagarin uma figura importantissima. O que a Russia não divulga, é que ele foi o primeiro a voltar vivo. Tiveram 2 ou 3 astronautas que foram lançados antes dele, que a ex-URSS nunca divulgou o nome.

  5. Lubacris disse:

    A homenagem que o Google fez também ficou muito boa!

  6. Martim disse:

    Zagallo, o 13 e a famosa frase aos jornalistas: Voces vão ter que me engolir.

  7. Muchacho disse:

    Esse é o cara !!! fazer o que fez, naquele tempo, algo extraordinário !!
    By the way, eu não acredito que os estadunidenses estiveram na lua, as múltiplas razões
    estão explícitas nesse link, http://www.afraudedoseculo.com.br/
    Alguém se habilita a derrubar pelo menos alguns dos argumentos desse tal André Basílio ??
    Para mim são plausíveis.

    • Microempresário disse:

      Muchacho, não tenho tempo nem paciencia para escrever um texto do tamanho daquele. Fico com um ítem só: o cara não entende nada de fotografia. Aquela história de que “a Terra está de tamanho diferente”, francamente. Lentes com distância focal diferente, é óbvio.

      Os demais argumentos que eu li também são bem fraquinhos. Não tive saco para ir até o fim.

  8. John Newtown disse:

    Esse PS é coisa de Paizão mesmo, e você deve ser um ótimo pai FG. Parabéns pelos Yuris!

  9. Flavio Bragatto disse:

    JOGA NO BICHO, GOMES!!!! JOGA NO BICHO!!!

  10. Phil Ulyanov disse:

    Eto yest nash poslednij
    I reshitelniy boy.
    S Internacionalom
    vospryanet rod lyudskoy

    URA SSR !

  11. Ramiro disse:

    Yuri Gagarin, ao visitar o Brasil, também esteve em Belo Horizonte. Existe uma foto desta visita no Arquivo Público de Belo Horizonte.

  12. marcio riva disse:

    Fiquei curioso para saber quais os outros heróis do Flávio Gomes.

  13. E.Martinez disse:

    Curioso os paralelos que existem entre a competição espacial dentro da Guerra Fria entre EUA e URSS e também a disputa pelos mares que havia entre Portugal e Espanha há mais de 500. Os portugueses foram pioneiros em quase tudo, só que a conquista mais importante coube a Espanha ao chegar a América.

    O mesmo vale para os russos, pioneiros em quase tudo, mas no final os americanos chegaram na lua primeiro.

    Outra coisa, a Rede Bobo de Desilusão agora vem com aqueles “revisionismos históricos” bem xelentos ao colocar em dúvida a autenticidade de duas afirmações de Gagarin a de que “A Terra é azul” e “Daqui não vejo nenhum deus” segundo o DataFalha deles ele não teria dito essas frases no espaço, mas sim seriam citações do governo de Moscou a título de propaganda…

    Ridiculos esses neoliberais…

  14. Mário Gasparotto disse:

    Milimetricamente preciso como foi a missão deste fantástico cosmonuta.

  15. gilberto h disse:

    Ele NÃO disse “a terra é azul”. Disso eu já sabia, mas aí aproveitar para achar provas disso no Google. Taí, um blog que parece legal, com a gravação original e uma transcrição: http://vintage69.blogspot.com/2007/04/gagarin-no-disse-que-terra-era-azul.html

  16. Luis Fernando Ferrareto disse:

    Flavio Yuri tambem é um dos meus poucos herois, como tambem Vladmir Komarov que considero o maior heroi russo. Agora só para maiores informaçoes:

    Em nenhuma das gravações das comunicações dele com o controle da missão aparece esta frase; isso foi obra do departamento de marketing do Partidão (ou seja lá como se diz isso em russo). Nos discursos de Nikita Khrushchev, secretário-geral do Partido Comunista, a frase foi usada para demonstrar o domínio soviético do Espaço e, da mesma forma, de doutrinação do ateísmo-comunista. Pouco depois, outra frase foi atribuída a ele: “Não vejo nenhum Deus aqui em cima”, e mais tarde veio a versão da frase completa: ‘A Terra é azul e eu não vi Deus”, repetido até mesmo pela BBC. Só que Gagarin nunca falou nada isso. A teoria mais aceita é que isso foi proferido durante um discurso do mesmo Khrushchev. A frase de Yuri Gagarin foi “Através da janela, eu vejo a Terra. O chão é claramente identificável. Eu vejo rios e as dobras do terreno. Tudo é tão claro…”

    Para comemorar os 50 anos da missão Vostok, será lançado no dia 12 de abril o documentário First Orbit, em cujo site você poderá baixar aplicativos pro seu smartphone favorito, vídeos e ver o Making Of. O documentário foi produzido por Chris Riley. http://www.firstorbit.org/

  17. Léo Engelmann disse:

    Yuri Gagarin em São Paulo. Imagens de 1961 pela TV Tupi.

    http://www.youtube.com/watch?v=ndmRPwPtCKA

  18. alex disse:

    Agora manda o Zagallo ir dormir!

  19. Léo Engelmann disse:

    “Flavio Zagallo” tem 13 letras.

  20. mario aquino disse:

    Quando li isto aqui, tinha 13 comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>