HOJE

SÃO PAULO (droga) – A bruxa anda solta, mesmo. Hoje, na Stock Paulista, um grave acidente levou o piloto Paulo Kunze ao hospital Alvorada, em Moema, com traumatismo craniano. Não há muitos detalhes sobre seu estado de saúde. O acidente aconteceu na Curva do Sol/Reta Oposta e o carro capotou por cima do guard-rail, segundo relatos de quem estava em Interlagos.

A foto abaixo é do Dú Cardim. O Grande Prêmio está acompanhando o caso.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Caro Flavio,
A infeliz coincidência que li a pouco no Globo é que o chassi deste carro é o mesmo da copa Montana que vitimou a poucos dia outro piloto.
Isto deveria criar no mínimo DUVIDAS sobre esta cadeira elétrica, absolvição de impacto deve ser zero, deveriam rever os conceitos de segurança na construção desta “coisa”, quando mostra na TV um projeto na Europa ou USA as diferenças são muito grandes.
Porque será?

André Mello
André Mello
12 anos atrás

O tanque do meu chevette também não esta no lugar original, na lateral vazava muito combustivel e por sugestão inclusive dos comissarios passamos o tanque pra dentro, com o bocal ficando no porta malas.

nene finotti
nene finotti
12 anos atrás

Alexandre o carburador do 914 nao e 45 ele e 55 na outra etapa espero que voce esteja andando conosco,. voce paga e manda abrir os carburas vou dar muitas risadas . no caso do tanque do lada o original do 1962 nao era na lateral traseira direita era na lateral esquerda entao para nao dar confusao coloquei no meio um abraço ate a proxima

vitão
vitão
12 anos atrás

Regi, o jornalista é o Paul Frere, que faleceu com mais de 90 anos, mas ainda assim puxou o bichão da Veyron a quase 400 km/h.

du lauand
du lauand
12 anos atrás

comentário de quem viu a batida na primeira volta omega do paulo leva um toque leve na traseira ele tenta corrrigir para esquerda e o carro escapa para fora. opiloto de 68 anos não teve culpa alguma do acidente pura fatalidade. VERGONHOSO mesmo foi a demora das duas ambulancias para resgatar o piloto. Pessoal totalmente despreparados Abraços a todos

Paulo 914
Paulo 914
12 anos atrás

O corpo das weber são de 45mm mesmo. Por acaso já mediu por dentro?
Grande Alexandre observador superficial, por que vc não comenta também do peso do meu carro?

André
André
12 anos atrás

Mas que mala esses caras te enchendo hein FG. Bando de malas.
Na minha opinião, a segurança neste caso se faz com o piloto bem preso ao banco e com o hans bem ajustado. Sabe-se lá como ele bateu a cabeça, e onde.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

galileu
galileu
12 anos atrás

FLAVIO, não quero ser chato, mas o santo antonio desse omega foi projetado pelo edgardo hernandes que na época era sócio do washintom bezerra, o cacá estreou na stock com um monobloco desses com patrocinio daquela cerveja, a n° 1
nada contra, mas o cara tem 67 anos e vai dirigir um canhão desses, sabe-se lá com que nivel de preparação,tanto de carro quanto de piloto, tá pedindo
na época era o melhor projeto de amarração de um monobloco exitente, correram com esse carro, cacá, wilsão, giombelli, chico serra, antonio herman, ney faustini,. batistinha, todos na antiga equipe OWL do washingtom, e os monoblocos eram preparados pelo experiente Damião goes pigo, que trabalhou na coperçucar junto com os fittipaldi.
o lema lá era o seguinte: segurança em primeiro lugar, inclusive eu vi o damião mudar o projeto da coluna de direção apenas por causa do acidente fatal do ayrton.
ao conttrário das gaiolas que utilizavam as cruzetas da coluna de direção da fiorino, o damião utilizava as sa coluna do caminhão chevrolet, maiores e mais resistentes.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Quando leio alguns comentários dos matusas do blog e de Interlagos, dá gosto (Ceréga, Vitão, Regi, Dú, entre outros. Alguns conheço, outros não), mas o que tem de Zé Ruéla palpitando aqui ultimamente, tá demais…mas sei que isso faz parte de um blog com audiência, fazer o que ?
Como diz um conhecido meu, “quando você compra um boi, não é só de picanha”.

FAERMANN63
FAERMANN63
12 anos atrás

Alexandre o porsche 914 é um D3 , portanto ele pode andar com weber desde 40 até 50mm, desde que os difusores sejam de nomaximo 40 mm, sua parte interna isso se deve a usar carburadores com mais voluem de alimentação

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

FG boa noite. Putz…me desculpa mas vou ter que te provocar…de novo, então vamos lá:
Para de atirar o teu “AK 47” contra a Stock Car e gasta alguns cartuchos neste acidente e na segurança do campeonato paulista de automobilismo….só uns tirinhos.

Paulo R P Toledo
Paulo R P Toledo
12 anos atrás

Eu estava la e muito pouco nao filmei o acidente ! Paulo realmente nao teve culpa nenhuma no acidente.. do jeito que ele veio e com toda a fumaça levantando na pista por causa dos outros 2 pilotos que bateram, pouco pode fazer para se livrar do acidente !! lamentavel !!!

obs : Flavio, enviei no seu email a foto dos outros dois carros que participaram do acidente !!

William Ayer
William Ayer
Reply to  Paulo R P Toledo
12 anos atrás

Prezado Paulo,

Pude ler o seu comentário, por favor gostaria se possível se pudesse me eniar as fotos, pois sou um dos pilotos envolvidos neste lamentável acidente.

Muito obrigado.

Atenciosamente;

William Ayer

Flavio Gomes
Flavio Gomes
12 anos atrás

O meu foi deslocado da lateral para o centro por questões de segurança. Não fala bobagem.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Você corre com a gente? Se tem “denúncias”, faça-as. E chega de encher aqui. Meu carro está no regulamento. Da minha segurança, cuido eu. Não quis manter um tanque na lateral para explodir numa pancada. O que mais tem neste meio é palpiteiro que nunca sentou a bunda nem num kart.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Ótimo, apareça. Mas não ando “atraz” de ninguém. Quando muito, atrás.

André Mello
André Mello
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Coloca o seu carro pra andar, ai vamos ver se ele vai estar dentro do regulamento, se voce vai andar atras ou na frente, enfim, palpiteiro é o que não falta pra nossa categoria, nao precisamos de mais um.

FAERMANN63
FAERMANN63
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

de novo vc esta dando um fora os passat de tres portas como o meu tem que ter o tanque fora do carro, ou seja em seu lugar original em baixo do estepe, agora os de porta malas podem ter o tanque expostos no porta mala …….

FAERMANN63
FAERMANN63
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

ótimo quero só ver o carro do professor pardal andando ….. e tirarei o chapeu se conseguir algo e bom se fizer um carro D1b, lembre-se é tudo original não esqueça

fernando daier
fernando daier
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Quando não se ajuda a fazer o bolo é muito fácil passar o dedo na cobertura e ainda dizer que está ruim!!!!
Cada um que aparece por aqui.
Fala sério!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

o flavio, do que esse embrulho de jornall na chuva anda? (gostou dessa? é mais dificil de carregar do que mala sem alça).
até agora ele falou, falou, mas nada p rovou
não te conheço pessoalmente e nem o 69, mas acho louvavel sua iniciativa de deslocar o tanque para o centro do porta malas para evitar um acidente mais sério.
sr alexandre: o regulamento não fala nada em se deslocar mas tamben não fala nada sobre não poder deslocar, caso simples de interpretação do texto.
qual a coisa mais rapida que voce sentou?
pra mim voce era piloto de provas de supositórios de Itu sp, rsrsrsrs
na altura dos meus 58 anos completados este mes, eu acho que se pegar um carro de corridas, treinar um pouquinho numa disputa contigo alexandre, te passo no tão injustiçado café tomando coca cola.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
12 anos atrás

Qual é exatamente o problema do meu tanque?

Eduardo Cabral
Eduardo Cabral
12 anos atrás

A notícia publicada tem um erro, o carro acidentado foi um Omega utilizaado na Stock durante a década de 90, e não um chassis tubular da JL.

Eu conheço bem estes carro por dentro, já que eu trabalhei instalando câmeras on-board neles para o finado Espaço Motor na CNT. Me lembro que não existe padronização dos arcos de segurança. Cada um fazia o que achava melhor. E todo mundo procurava fazer algo bem feito.

Também dá para notar na foto que o teto em aço foi estampado sobre o arco de segurança, sinal de absorção de energia. A diferença entre a vida e a morte em um acidente é muito pequena, e mesmo esse pequeno detalhe, de não ser um teto de fibra que se esfarelou, pode ter ajudado.

E, a idade do piloto, ainda que não tenha relação com o acidente, respeitosamente digo que a “carcaça” de um homem de quase 70 anos já está bem rodada, se machuca mais facilmente e demora mais para se recuperar.

Que Deus o ajude a sobreviver.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Andre Arana boa tarde! Concordo plenamente com você, ou seja acidentes acontecem em qualquer categoria do automobilismo, afinal é um esporte de risco.
Penso que se em um dado “acidente” (Stock Car ou Arrancada) em especial vamos levantar a bandeira dos problemas de nosso automobilismo…então devemos “passar o rodo geral” em todas as categorias onde ocorrem tais situações (situação de pistas,carros,fiscais,etc…).

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Corridas são perigosas… do kart a F-1… passando pela Classic e Stock.

Segue o jogo… se alguém não quer correr sérios riscos o melhor é jogar Xadrez… rs rs rs!!

Imperador
“Que arrisca o pescoço nos “cracatoas” da Granja a cada tres semanas”.

regi nat rock
regi nat rock
12 anos atrás

Bem.
A gente SEMPRE lamenta qualquer acidente e, infelizmente, foi mais um.
As descrições do Cerega e do Dú , me parece, esclarecem a dinamica do evento.
Acidente de corrida. Nada a comentar.
Quanto a segurança passiva ou EPI’s se preferem, realmente se nota o uso aqui e acolá de equipamentos – aparentemente – impróprios para a competição de alto risco .
cabe ao orgão organizador a fiscalização e/ou a proibição de seu uso.
Não o fazendo ou – pior – fazendo vista grossa é conivente e co-responsável legal, nos danos eventuais.
Não há o que discutir a respeito.
Quanto a idade do Paulo, antes que “jovenzinhos” que se acham imortais e pensem que velho só serve pra cuidar do neto, permito-me, do alto de meus 63.5 dizer que, RARAMENTE encontro pessoas dos 30 aos 40, com o mesmo pique que eu.
Detalhe; não cuido de minha neta, isso é responsabilidade de pai e mãe.

Costumo desafiar o FG dizendo que no dia que puder colocar um carrinho pra brincar, vou disputar com aquela lacraia anacrônica que ele pilota, os últimos lugares pois se der uma panca, vai doer pra cacete e no meu caso demora um tempão pra consertar, mas o estrago será menor em razão da velocidade de patinete …

O Paulo tem reflexos, habilidade, força fisica e talento pra andar forte com o canhão dele.
Assim como outros com, até, bem mais idade.
Teve um jornalista, lenda viva na europa – putz , esqueci o nome, tocando um Veyron a mais de 380 por hora e tinha mais de 90 anos…

A maioria dos “imortais” que acham que velhos tem mais é que ficarem quietinhos, são expert’s em ejaculação precoce.

Luiz Pereira Bueno, ano passado, foi instigado a dar uma voltinha no MaVeco do Reinaldo e com duas voltas, baixou o melhor tempo feito até então com aquele carro.
Detalhe: já estava doente.. Tá no tube pra quem quiser ver.

Usem mais a razão e menos o preconceito.

Quanto ao meu amigo comunista Flavio Gomes, ele está no papel dele, enquanto jornalista opinativo e desce o sarrafo se acha que merece. Tem coisas que concordo e outras que não.
Nesse caso, exagerou um tanto mas, em matéria de segurança é melhor pecar por excesso que por falta.
O Paulo sai dessa em poucos dias, Tenho certeza.
Abraço pra familia.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

(À título de curiosidade) Neste link tem fotos do acidente com o Totó Porto, de Porsche Cup, no mesmo local, acidente este por sinal muito semelhante:

http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=39811

Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

isso é macumba.

Jason
Jason
12 anos atrás

Amigos, trabalhei com a Stock Paulista por quase 10 anos, a pelo menos 5 conheço o Paulão, vice-campeão da temporada 2010 da LIGHT.

Data seu nascimento em 12 de Dezembro de 1943 e acredito q sua idade não seja alvo desse tipo de comentários, pois o Pedro Muffato tem mais de 70 anos e guia um CAMINHÃO na TRUCK.

Volto aqui agora nesse post defender a curva do “Café”, pois esse acidente aconteceu na curva do “SOL”, o carro do Willian Ayer foi tocado, foi para os pneus e voltou atingindo o Paulão, e a culpa será tambem da curva?

A culpa senhores não estaria, (tudo bem é uma corrida de carros, perigosa) mas na cabeça de alguns pilotos que andam no paulista querendo ganhar a qualquer custo para ter o ego saciado? Pois pelo que sei no paulista não se ganha nada, aliás ao contrário só se gasta, e ao que sei esse acidente foi ocasionado por um piloto que acha que a corrida larga e na seguinte acaba, não tendo na mente o mesmo pensamento do amigo Tigueis (tbm da Stock) que diz ” tenho 16 voltas para passar tantos pilotos, tenho calma e aguardo o tempo certo”.

Pelo que sei o paulo foi operado de um coagulo na cabeça na noite de Domingo e até agora não sabemos mais de nada, seu filho Thiago Carlos tambem piloto da categoria que se encontra na Europa retorna ao Brasil nessa quarta-feira dia 20 de Abril.

Ao amigo Paulo e sua esposa Márcia nos resta deixar um forte abraço e os pedidos a Deus que faça o melhor a esse nosso irmão.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Flávio, não estou maluco.Apenas vejo, e concordo, com seus comentários sobre a segurança em nossas pistas,a qualidade dos carros (arrancada e pista),equipamentos de segurança de nossos pilotos e a “vista grossa” da CBA. Observo que você fica indignado e procura trazer o máximo de informações neste blog. Apenas achei que neste acidente, em especial, você não questionou muito (carros, pista etc).
Na minha opinião você é uma pessoa que consegue por na palavras,com muita habilidade, a critica e a acidez corretas para que assuntos “considerados polêmicos” tenham a devida atenção (dos blogueiros como eu,da imprensa,dos pilotos e até dos fabricantes e preparadores).
É só isso, ao saber da noticia eu fui direto ao seu blog para ouvir a sua opinião e considerações a respeito do fato.
Apenas isso.

Andre Arana
Andre Arana
12 anos atrás

O Flavio…vc não é dono da verdade, já pensou nisso? Ah, e acho que também deveria respeitar a opinião dos outros, principalmente se forem ditas, digo escritas, de forma educada e sem segundas intenções, como foi do FLAVIO COLORADO. Assim passaria menos arrogância nas suas declarações. Já percebi várias vezes aqui no seu espaço que se as palavras não forem em concordância com o que vc pensa vc achincalha. Além disso vejo que vc “morde” bastante todas as categorias mas “assopra” também bastante, basta ter alguma resposta de alguem influente/importante. Isto não é legal.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Andre Arana
12 anos atrás

Calma André..

marcão
marcão
12 anos atrás

Quem aqui falou que o carro do Sr. Paulo não teve nada, com o primeiro acidente foi muito preciso…

Dois carros chocaram-se no final do muro do Berger, voltaram a pista, e o carro do Sr Pauulo colidiu com os dois, e decolou, capotou no ar, raspou no Guard -rail e parou na grama, do lado de fora, já na parte da florestinha.
Todos os 3 carros ficaram destruidos, mas o bom é que a parte do piloto, não sofreu danos..
Aí nos deparam dois problemas fáceis de serem corigidos.. Um deles o mais importante, tem relação com as peças anexadas e flutuantes dentro do cokpit, extintor de incendio, aqueles cabos e mangueiras, e alguns reservatórios, alguns carros ainda carregam lá a bateria de energia… Essas peças são fixadas com parafusos e outras só com aquelas tiras de plástico. com choques assim acabam se soltando dentro do habitáculo e ficam dançando enquanto o carro não para…Os pilotos e mecanicos poderiam realocar essas coisas pra fora do carro, no porta malas por ex. ou achar uma maneira criativa de fixar e proteger ao mesmo tempo o piloto.. Sem defender ninguem, aqui vai uma verdade, os carros envolvidos absorveram bem as batidas, se deformaram aonde deveriam e protegeram bem os seus competidores, só que a velocidade naquele ponto é muito alta, e as batidas foram todas direto sem amortecimento. Então fica meio complicado pra qualquer estrutura…
A outra que se refere ao autodromo,,,, manutenção de barreira de pneus naquele ponto inexiste a muito tempo, basta olhar o estado de “”farélo”” que alguns ficaram, e duas pihas é e,, sempre foram insufucientes naquele ponto. é facíl colocar umas camadas á mais ali, e numa eventual e anual reforma do autodromo poderiam tirar aquela quina que tem bem ali, prolongando um pouco mais aquela área de escape e suavisando o seu final..Entre a curva do sol e o muro do Berger a área de escape lá é ótima, só tem esse detalhe que deve ser revisto.. É uma reinvidicação já antiga de algumas pessoas ligadas ao esporte, aquela quina ali sempre foi perigosa e silenciosa. Quem corre lá já deve ter percebido que, quando passa pelo sol e pelo berger vem de pé embaixo e só subindo marchas, de repente acaba a área de escape e vc fica uns 50 60 70 cms do muro, e é assim até o final da reta oposta. Lá onde o pau como brabo nas primeiras voltas..
Agora se o capacete é velho ou seguro, se o macação é isso ou aquilo, cada um tem que saber o que é melhor pra sí.
Quanto aos comissários todos trabalham, e muito, todos respeitam suas obrigações. Já vimos nesse tempo todo muitos carros ou equipamentos serem descartados até de treinos livre…
Quanto ao que se refere a idade do competidor, quem se espantou não deve freguentar autodromo nenhum, é bem normal pessoa nessa faixa etária estar lá competindo, se divertindo e fazendo o que gosta.. Esse esporte é caro sem duvidas, porem, a saude e o preparo físico e os reflexos devem estar 100% ((a idade não tem nada a ver com isso)), senão o cara nem chega perto do carro, nem consegue se contorcer pra entrar lá, não vai ter força, pra virar o volante, frear, etc. Fora o calor que lá dentro nem é mais calor é fornão mesmo….
Portanto, o que aconteceu ontem lá, foi sim um acidente de corrida de grandes proporções e esperamos com toda a certeza pela melhora do Sr Paulo. Boa gente, educado e sempre atencioso com todo mundo… Tomara, tomara mesmo, que recebamos só boas noticias de lá do hospital….
Justo agora que o grid da stock paulista está se recuperando, ontem uns 19 largaram, todos os carros bélissimos, bem cuidados, verdadeiras jóias, carros de coleção que ainda andam e forte… Categoria de prima essa, precisa ter mais carros “”competindo””…

Jaime Boueri
12 anos atrás

Não assisti a corrida, não tenho o costume de assisitr à Stock Paulista, mas vejo todos os fins de semana à realidade do automobilismo carioca…

Acidentes acontecem sim! Podem ser fatais, independente da vestimenta e/ou equipamento de segurança! CALMA! Isso não quer dizer que devemos usar equipamentos inadequados…

Falta fiscalização da CBA! Você paga uma carteirinha (que repito, qualquer um pode pagar e correr, sem qualquer preparo prévio), senta no carro e acelera!

Sobre a idade… Os irmãos Fittipaldi correram recentemente na GT3 (tive o prazer de assistir). Pedro Muffato deu um show aqui no Rio no início do mês… J.Alesi e tantos outros continuam correndo, apesar de a idade estar cada vez maior… a idade nada tem a ver com o acidente! Tirem isso da cabeça! Agora em relação às consequêncioas de um acidente, sim, a idade pode interferir na recuperação e/ou sobrevivência…

Abraços

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
12 anos atrás

Carteira da CBA ???? Hummmm. Sei não. rsrsrs. Tô fora. É muito cara

LUCARO
LUCARO
12 anos atrás

Rodrigo, já mensou se fosse um ESTOQUE?

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
12 anos atrás

Bom, e esse é um “carro de verdade”. Não tem jeito. O esporte é perigoso mesmo.

Dú
12 anos atrás

Foi acidente de corrida, e o carro, que não sei o ano e configuração de chassis, aguentou legal.
Como se amarrar numa cadeira e pular do 2º andar, danos físicos são inevitáveis.
A única coisa que tem o chassis, foi o “corte” da barra lateral para o resgate. Cinto validade 2014 e assim vai.
André, essa do capacete solto, muitos pilotos afrouxam já na entrada dos boxes qdo. estão recolhendo, ainda mais pelo calor que estava. Vc. concorda comigo que não tem como se andar num carro de corridas com o capacete solto, certo?
Agora essas comparações com a Nascar são complicadas, a começar que um carro em Interlagos c/ aquele chassis não tem torção, não faz curva…
O pessoal da sinalização, disse que o acidente do Totó Porto foi café com leite perto desse, que provou a resistência do chassis utilizado.

vitão
vitão
12 anos atrás

Cerega, dinâmica muito parecida com a do acidente do Totó Porto,de Porsche, que o VHP relatou aqui .

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Flávio, acho melhor colocar como exigência para postar aqui, colocar o número da carteira da CBA para não ouvir tantas abobrinhas

Fabio
Fabio
Reply to  Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Se possuir carteira da CBA impedisse alguém de falar abobrinha, você não tinha postado tal mensagem acima. ;)

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
Reply to  Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Amigo, não deveria discutir, mas tenho licença da CBA a 7 anos, e estava participando da corrida, você é quem mesmo?

Pedro
Pedro
Reply to  Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Então vamos começar a colocar o CREA também, por que todos acham que são engenheiros projetistas ou de estruturas. Blog é para isso, opinar, discutir, ninguém aqui têm que ser profissional. Essa carteira medíocre de um instituição falida que nem a CBA é brincadeira. Não estou argumentando contra a sua postura e sim em achar que essa porcaria de confederação tem algum valor. Tirando meia dúzia de gente séria e algumas competições como a Porsche Cup, o Brasil está com o automobilismo abandonado e essa carteira não vale nada. Lamento.

Pedro
Pedro
Reply to  Rodrigo Garcia
12 anos atrás

E melhoras ao Paulo, não o conheço mas fica aqui minha solidariedade. Penso também que não tem nada haver a idade. Estando com saúde e esta sendo fiscalizada pode andar à vontade.

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Só pra constar, ele tem 68 anos

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Na verdade o Sr. Paulo Kunze não teve nada a haver com o acidente. A frente dele dois pilotos se chocaram na saida do sol, quando um dos pilotos voltou a pista e sr Paulo nao conseguiu desviar e acertou um de frente e seu carro decolou. e caiu de traseira, capotou uma vez e parou do outro lado do guard rail. Portanto não teve nada a haver com sua idade. mas analisando as fotos eu diria que o Omega aguentou bem o tranco.

moacir
moacir
12 anos atrás

Daqui a pouco este post estará cheio de comentários a respeito da segurança,…bla bla bla e nenhum afirmando que correr de carro, é sim um esporte arriscado e perigoso.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

E aí Flávio depois do comentário do André Mello, não esta na hora de você também ser direto e objetivo em relação ao automobilismo paulista, explico tratamento tão rigido quanto ao acidente da Stock Car.
Será que os carros estão bem construidos também? E os comissários? E as categorias do Paulista?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flávio Colorado
12 anos atrás

Você quer o quê? Que eu seja policial de todos os carros que correm no Brasil? Já disse e escrevi diversas vezes que a responsabilidade pela fiscalização é das entidades legais, federações, confederações, clubes. No que diz respeito ao meu carro, está tudo OK. Mas você quer o quê? Que eu vá de box em box e proíba as pessoas de correrem? Tá maluco?

André Micheloto
André Micheloto
Reply to  Flávio Colorado
12 anos atrás

Flavio Gomes, entendo ser impossível, e mais do que isso, inadequado, que você se preste a ficar fiscalizando carro A ou B antes de entrarem na pista.

Agora, que seria possível sermos informados sobre a abrangência e eficácia das vistorias da FASP, isso sem dúvida. Além de toda pertinência do assunto no momento, você ainda tem a rara vantagem jornalística de estar por ali o tempo todo.

2SIX
2SIX
12 anos atrás

Eu assinava revista americana especializada na NASCAR. Numa reportagem sobre segurança um cara falou: no mercado há capacetes de 100 a mais de 2000 dólares. Cada piloto sabe quanto seu cérebro vale.

Sábias palavrs…

Andre Arana
Andre Arana
12 anos atrás

Bom dia Flavio… gosto da maioria de suas analises, porem acho que muitas vezes vc peca por se precipitar em suas conclusões. Quando ocorreu aquele acidente nos treinos da Stock em Piracicaba vc esculhambou com o autodromo por n motivos. Agora ocorre este acidente em Interlagos numa área que costuma ser dita como segura. O q vc acha à respeito disso? Eu acho que acidentes acontecem e são acidentes. Abraços

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
12 anos atrás

Estava lá, mas não vi a panca.
O Dú foi correndo pra tirar as fotos.
“Depois do expediente”, como de hábito, fui até lá de carro. O pessoal estava retirando o que sobrou.
Meu celular estava sem bateria, então não tirei as fotos do que vi, uma pena.
Mas deu pra idntificar com clareza a dinamica do acidente, que foi com dois carros.
Na primeira volta, se enroscaram na saída da curva do sol, as marcas dos pneus estão lá. Deram forte, mas muito forte mesmo naquele cantinho do muro do Berger. Afundou tudo por ali.
Restos de pneus, amortecedores em cima do finalzinho do muro, destroços em pedaços pequenos.
O Omega (esse da foto) virou meio de lado em direção ao lado esquerdo da reta oposta, em diagonal e tem marcas bem pronunciadas de metal arrastando no asfalto.
Entrou pela grama, talvez ja capotado e deu no guard-rail interno, uns 50 metros depois do posto 5.
Estranhamente as marcas de pneus estão nas laminas superiores, nem amassou o guard-rail. Serviu assim como um tipo de trampolim. Aí o carro capotou e caiu do lado de dentro e por lá ficou.
O outro carro, que era uma gaiola da Stock-Car demoliu a frente, arrancando toda a suspensão dianteira direita e moendo toda a frente.
Penso que foi um daqueles enroscos, coisa de corrida. Só que a Stock Paulista vira perto de 1min45seg, é bem rápido. Passam forte já naquele trecho, com aquele motorzão e pneus slick de respeito.
Com carros pesados, até dispender toda a energia cinética detona tudo e estraçalha o que aparecer pela frente.
“Racing is dangerous”.
Não é a pista, não são os carros, não são os pilotos, não é nada disso.
Bateu, detonou.
E carro que anda forte bate forte.

Juan Santista
Juan Santista
12 anos atrás

Apenas para confirmar tudo o que se vem falando de Interlagos: vocês viram o matagal em que foi parar o carro. Parece até que ele estava em alguma prova de rally. Pois é, a epidemia de abandono que contagiou a maioria dos autódromos brasileiros, levando alguns até o óbito (Goiânia, Rio), chegou a Interlagos. Triste! E mais triste ainda ver pilotos á mercê dessa falta de profissionalismo que campeia pelo Brasil

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
12 anos atrás

Como asim, o cara tem 72 anos?????? Essa informação deve estar errada. Com 72 anos ninguém tem mais reflexo rápido, é da vida, não é preconceito. E essa CBA é de dar vergonha em qualquer um……

E esse é o país que quer fazer Copa e Olimpiada….. Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

Conde
Conde
12 anos atrás

Na página dele no site da Stock Paulista diz que ele nasceu em 12/1943 , então teria 68 anos. O site tb informa que ele divide a equipe com o filho .

André Soler
André Soler
12 anos atrás

Caramba 72 anos! Nossa Senhora! 72 Anos, se Carol Shellby vise isto ia querer correr tb no Brasil pois nos Eua não deixaram!

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
Reply to  André Soler
12 anos atrás

Paul Newman correu com idade avançada também…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Só uma pequena correção, pelo que li num outro site (plim-plim.com) , o piloto tem 67 anos (12/12/1943).

jose ribeiro
jose ribeiro
12 anos atrás

Uma pessoa de 72 anos não tem os reflexos necessários para participar de competição automobilística.

vitão
vitão
12 anos atrás

Paul Newman correu uma 24 hs de Daytona com 78 anos.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
12 anos atrás

Pelas fotos de outro ângulo ele realmente passou por sobre o guard-rail. Isso tendo acontecido, ele deve ter descido o barranco que existe aolado da reta. Ficamos na torcida pelo restabelecimento…

André Mello
André Mello
12 anos atrás

Eu dividi o box neste final de semana com um carro desta categoria, um Omega da Stock Paulista, pude acompanhar o piloto deste carro parando na entrada do box em um dos treinos, reparei quando ele tirou o capacete, o mesmo estava completamente solto, o piloto puxou e ja soltou ele da cabeça, fora que o capacete era totalmente improprio, velho, capacete de moto pelo que pude reparar. A grande maioria dos pilotos das categorias do paulista usam equipamentos improprios, são capacetes velhos, vestimentas inadequadas, enfim, brincam com a propria vida, investem as vezes muito dinheiro em seus carros e muito pouco em sua propria segurança.

A fiscalizaçao com relaçao a estes equipamentos inexiste

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Por discordar de grande parte das opiniões do Flávio, não costumo comentar muito aqui, embora leia os posts de forma assídua.

Com essa notícia, combinada com a do Grande Prêmio sobre o acidente, faço uma pergunta:

– No GP, consta que o piloto tinha 72 anos. Setenta e dois. É sério isso? Pode?
Eu sei que, teoricamente, não se deve impedir alguém de praticar um esporte por sua idade, desde que o faça de forma competente e segura. Mas….72?

Me parece que deveria haver algum controle, algum exame….alguma coisa.

Pode não ter tido nada relacionadao à idade do piloto, mas putz!

Sou são o bastante pra concordar com o Flávio quando acho que o mesmo está certo e, lembrando de seus comentários sobre o caos descontrolado que está o automobilismo brasileiro, acho que isso evidencia muito bem.

De novo, posso estar falando besteira e não ter NENHUMA relação entre idade e acidente, mas expor um senhor de 72 anos e todos ao redor aos óbvios perigos de um esporte como o automobilismo, ainda mais numa categoria de carros sabidamente não os mais seguros do mundo….E fazer isso dias depois de um acidente que matou um piloto no mesmo autódromo.

Costumamos pensar que uma hora acontecerá algo tão gritante que haverá um “basta” por parte dos envolvidos…mas…depois dessas últimas semanas em Interlagos, acho que a hora desse “basta” já veio e já foi há muito tempo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

É, pelos relatos do amigo Nipo-Luso hoje nas bancadas do Canindé, a coisa foi feia mesmo… tomara que não tenha sido muito grave e haja o pronto restabelecimento… mas umas benzidas nas carangas poderia começar a ser cogitada… sai, zica!