NO LIXO
SÃO PAULO (inacreditável) – Eis o que foi feito dos carros de Sondermann e Boesel, destruídos no acidente que matou o primeiro no fim de semana retrasado em Interlagos, na Copa Montana. As fotos foram enviadas por Maurício Salles, leitor do Grande Prêmio e blogueiro.
Perícia? Imagina… Estudo de extração de piloto ferido a partir das carenagens? Imagina… Análise por parte do fabricante? Imagina…
Fora o descaso, fora a porquice, fora o desleixo.
Vai bem, o automobilismo brasileiro. Vai bem, Interlagos.
É assim que se leva as coisas por aqui, no “jeitinho Brasileiro”: você resolve o seu, e os outros que se danem.
Lamentável…
Falta de respeito, desleixo, corporativismo …………..uma vergonha. Parabéns ao autor da fato e a quem teve coragem de publicar. Mas quem conhece o administrador de interlagos ( como eu conheço ) e os ilustres presidente da CBA e o Sr. Vallduga não poderia esperar algo de diferente. No hall de perseguidos da CBA consta a melhor equipe de sinalização do Brasil ( Speed Fever ) e uma das pessoas que mais entende de resgate no Brasil ( Edson Novaes ) além dos amigos Cronomap; e a stock ao contrário da GT.3 é conivente com os desejos de perseguição da dupla. Assim fica difícil de acreditar até na categoria mais difundida e “mais profissional” que temos.
Olá Gomes ! Acredito que a perícia, deveria ser feita no carro em si, como gaiola e partes moveis, que se demonstrassem fragilidade, deveriam ser modificados nos carros, para a melhoria da segurança. Como leigo, acho que a carenagem não é elemento de investigação, tendo em vista que nos carros da Stock ela é figura meramente decorativa ou em última instância, com pequeno efeito aerodinâmico. De qualquer forma, sua iniciativa é muito boa, vez que visa a segurança de todos e o aprimoramento do automobilismo como um todo.
Parabéns pelo Blog e pelos comentários, são realmente fantásticos.
Christian – São José-SC.
Sinceramente, esta é a imagem do automobilismo na Brasil….. Uma falta de ética com a familia Sondermann e tbm claro a de Boesel….pois foi uma tragédia….. Se ao menos os vestígios daquele dia fatídico fosse realmente apagado….mas não, preferm recordar sempre. Mas fazer o que…vamos ver o que a direção do autódromo via fazer para solucionar a tudo isso.
FALTA DE RESPEITO…..!!!
Perícia na bolha? poxa Flávio me desculpe…a bolha não tem função na absorção do impacto…sua uníca finalidade é aerodinâmica…e a visita a fábrica? sai ou não sai?
Vc faria o que com os restos da bolha? enviaria a família? o respeito a família do piloto não está vinculada aos restos do veículo.
ACHO QUE DEVEMOS PENSAR QUE O AUTOMOBILISMO E UM ESPORTE DE RISCO MAS TAMBEM TEMOS UMA (ENTIDADE) QUE REGULAMENTA AS PISTAS OS CARROS ,POR ISSO DEVEMOS COMEÇAR PELAS PISTAS. QUEM SAO AS PESSOAS QUE FAZEM A VISTORIA DAS PISTAS NO BRASIL ISTOE AUTODROMO NOVO QUEM E QUE APROVA A PISTA EM SEU TRAÇADO SUA SEGURANÇA TANTO PARA OS PILOTOS E TAMBEM PARA O PUBLICO , E MUITO FAÇIL COLOCAR PILOTOS COM UMA LONGA EXPERIENCIA ,MAS SERA QUE SAO ELES QUE DAO O AVAL PARA A CBA HOMOLOGAR AS PISTAS.
ACHO QUE VAMOS FICAR ESCREVENDO VARIAS LINHAS E NAO VAMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM PRECISAMOS DE NOMES DOS RESPONSAVEIS AQUELES QUE DIRIGEM O AUTOMOBILISMO (SERIO) E NAO OS QUE USAM SUA POSIÇAO PARA CONSEGUIR CERTAS VANTAGENS,PELO QUE CONSTA NA NO SITE DA CBA EXISTE UMA COMISSAO NACIONAL DE AUTODROMO ELES NEM APARECEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se uma foto vale por mil palavras, o que mais teria eu aqui para dizer?
Nada. Só me resta o lamento quase que silencioso diante da visão de tanta incompetencia e estupidez..
isto é uma piada…Automobilismo no Brasil ..aonde…??? Piada…falta de respeito….com a familia. Nunca acreditei no automobilismo brasileiro.
Augusto .
É um tremendo falta de respeito com o publico, é mais fácil tapar o sol com a peneira do que investigar o que realmente aconteceu, quer dizer, trataram a morte de um piloto como se fosse uma lata de lixo, isso é uma vergonha, mas da CBAnta não se pode esperar nada além de uma atitude ridicula dessas.
Quem viu o linha de chegada após o acidente, se deparou com a cara de bunda de todos lá. “muito preocupados com o ocorrido” É só marketada e a vida continua…… O culpado é o coitado do Gustavo que não deveria estar lá naquela porcaria de carro. Gente, se os nossos carros não passam nos testes da Ncap imagina essas coisas…….. E chamam isso de automobilismo…… Vê se acorda Zé pintor e deixa de ser amador no que faz.
Meu Deus! Só vendo mesmo para acreditar… Alguém imagina cena similar ocorrendo na Europa ou EUA? Principalmente sabendo-se que tais partes podem/poderiam vir a elucidar um acidente que levou a morte um competidor e outro à internação hospitalar???
Êta Brasilllll… Êta CBA…
S/Mais.
http://www.twitter.com/F1Admirador
Caraca, cada comentário hein … tem gente que é leigo no assunto mas sai metendo o pau em tudo …
tenho curiosidade de conhecer a fabrica que faz os Estoque sera que eles deicham eu ir? Flavio porque que voce não vai e fala pra nos como ela é
Chose de loque! COISA DE LOUCO! Brasil, ó meu Brasil!!…
incrivel pessoas que entendem de carro de corrida falando sobre as bolhas serem importantes para pericia!!!
desculpa gomes, voce ta passando do ponto, respeite pelo menos a morte de um companheiro nosso!!! sei que nao vai publicar isso, mas fica o recado para voce!!! ridiculo isso!!!!!
Qto a visibilidade por causa da chuva na hora do acidente, acredito que não havia condições de se realizar a prova…mas um detalhe que observo a tempos nos carros da stock e tb vi isso nos carros da montana, é esse número exagerado no parabrisa do carro…ele ocupa quase a metade, com certeza dificultando a visão do piloto e tb um faixa de quebra-sol muito larga….basta identificar o carro colocando o número na porta…pra que aquele número tão grande no parabrisa?…..sinceramente não entendo…..
É impressinante a falta de respeito que li em alguns comentários.
Pela foto exposta é de se revoltar. Gustavo morreu de forma trágica.
Sei que é do destino de todos, um dia iremos morrer. Esse é o único mal irredediável que existe. Mas se há uma forma de tentar evitar mais tragédias que seja feito. O carro da stock se desmancha feito vidro ao chão. Segurança mínima. Como queremos que pessoas arrisquem suas vidas dentro de verdadeiras cadeiras elétricas se não damos as mínimas condições que vai sair vivo.
Diferente de outras competições e fórmulas da vida. Assim como tantas outras a Stock é uma categoria longe da mídia, longe do ideal, longe do mínimo de tudo.
Em qualquer país que quer ver seu automobilismo crescendo há de se fazer e criar incentivos. Nos EUA, que a muito tem uma competição de turismo de renome mundial (NASCAR) com suas várias formações e divisões tem transmissão em rede aberta e toda uma estrutura que enche os olhos de qualquer telespectador.
Ou nós começamos a copiar exemplos que existem pelo mundo ou automobilismo brasileiro entrará em estado de coma que não saberemos quanto tempo vai durar.
Precisamos manter a chama acesa enquanto há pessoas que se espelham em exemplos como Senna, Piquet, Emerson, Kanaan,Castro neves e Di Ferran.
Precisamos de mais talentos, pois os exemplos de pilotos bons estão acabando. Depois de Rafael Mattos, vitor meira, Lucas de Grassi e Bruno sernna encerrarem suas carreiras quem irá substitui-los ???
Ou CBA acorda ou ela mesma vai ser extinta e o coma será irreversível.
Não sou um mega especialista em NASCAR, mas já li que após cada acidente mais grave/forte, o carro é levado para uma perícia. Se confirmado algum defeito em tal parte do carro, eles estudam mudanças e todos os carros podem ter essas mudanças, seja na estrutura, seja na carenagem.
Fiquei perplexo ao encontrar a bolha.
Vivenciei o clima de business a que o Flávio tanto se refere. E depois o descaso, também tão denunciado por ele.
Enquanto eram rendidas homenagens e minutos de silêncio, por trás dos panos de toda a festa e pompa estavam largados os restos do carro.
A CBA com o discurso que iria apurar…
Mas essa pilha de detritos provou o quão preocupados eles estão.
Em faturar com eventos, depois varrer a bosta pra detrás do lixo, esperando o próximo domingo pra engordar a conta enquanto o autódromo se esfacela e pilotos também.
Curioso que existe uma foto do carro acidentado, aquela com tais pneus trocados, e boa parte da carenagem está no lugar.
Foi um prazer contribuir com vocês, tinha certeza que não iam deixar isso barato!
Grande abraço!
Mauricio
Brasil é igual a samba, futebol, carnaval e mensalão e ainda vem copa do mundo e olimpíadas.
Brasil e isso ai, falta de repeito, desleixo,
E ainda ficam comemorando a Copa e Olimpíadas no Brasil, ambas as competições
serão exemplos da incompetência do Brasil.
Vergonha de ser brasileiro
É um absurdo!!!!! Por isso que logo mais, não teremos mais pilotos na fórmula 1. As montadoras “mataram” as categorias de base. Parabéns para o auto desta foto, e para o Flávio que teve a coragem de publicar. Será que a Rede Globo mostrou estas fotos?
O legal é que tanto o Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti; não comentaram a respeito dessa foto.
Um tem dois filhos que participam da Stock, outro tem programa na Tv a Cabo; e o terceiro é piloto. Rabo preso com a emissora será?
Eita corporativismo…
Sendo apenas carenagens ou não, achei uma tremenda falta de respeito com o Sondermann e família.
Desculpa, isso não é problema de Interlagos. Se´os organizadores não recolheram as peças para fazer um estudo, tem que virar lixo mesmo….
É impressionante como as autoridades tratam a morte de um esportista no Brasil. Sei que no momento a família ainda está comovida com a morte do Gustavo, mas caberia aqui um processo contra a CBA e ao fabricante destas latas velhas V8 (que a única coisa que presta nestes carros é o motor, até onde eu sei, derivado dos V8 da Nascar). Tudo isso que estamos vendo nesta foto, “comentaristas do Blog”, são PROVAS !! E provas devem ser analisadas num caso fatal como o que ocorreu, e não ser tratado desta forma !!! Vergonha…
Flavio, na minha opinião – e por favor me corrija se eu estiver errado – quem se mete a andar numa bolha de fibra de vidro a 300 km/h com uma reles estrutura de “gaiola” por dentro, desculpe, tem que ter culhões de titânio, cromo-vanádio, tungstênio, sei lá do quê, ou ser absolutamente suicida, sem-noção, desmiolado, ou qualquer outra qualificação imaginável.
Enquanto os PILOTOS não mexerem o rabo pra exigir um mínimo de segurança, me desculpem a expressão chula que eu vou usar, mas NÃO VAI MUDAR PORRA NENHUMA NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO E TODO MUNDO ESTÁ CARECA DE SABER.
E depois é facil falar que o problema é a curva do café, do nescau, do leite, da puta que pariu. Essa curva existe há bem mais tempo que o piloto mais velho em atividade.
BRAZILLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!
Quem foi que escreveu por ai no Brasil que quando acontece acidentes de corrida de carros aqui nos Estados Unidos a midia daqui so diz: ” FOI UMA FATALIDADE”, e fica por isso mesmo?
Lembra dessa Sr. Flavio Gomes? Agora, os caras por ai estao juntado os cacos dos carros e jogando no lixo sem apurar responsaveis.
Voce neste caso so deve repetir que: ” FOI UMA FATALIDADE “, ou agora o buraco e mais embaixo?
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
tc2000,tc2000tc2000,tc2000
tivemos 2 pancas fortes em santa fe com carros d verdade e nada aconteceu cim os pilotos
na corrida noturna vitoria do honda new civic, e na corrida do dia fiat linea levou
É a stock e a sustentabilidade, a categoria verde.
Tudo nessa categoria é de mentira.
Desculpe, mas não acho problema algum jogar uma carenagem de fibra fora , não faz a menor diferença para um estudo sobre a segurança do carro.
Bem Flávio, para completar a viagem da caçamba de lixo só falta colocar os dirigentes da CBA nela.
A única “investigação” feita frequente e cuidadosamente por CBA e Vicar ocorre mediante senha de acesso com números e letras…no saldo bancário delas, é claro. E podem ter certeza, o resultado certamente tem muuuuuitas páginas…
Flavio,
E o convite que o Felipe fez para fazer uma visita na JL?
O assunto foi para frente? Alguém de sua equipe fará uma visita/reportagem?
Abraços,
Diante desta cena, fica até dificil comentar é um descaso total!!!!
boa tarde Flavio, venho agradecer o autógrafo que recebi, através do meu irmão Thiago aluno
de jornalismo da USTJ, já esta aqui guardado, quem sabe daqui alguns anos eu consiga troca-lo num Niva rsrs, valeu um forte abraço.
Só vejo carenagem, vamos se informar melhor povo.
Também acho a estoque uma bosta, cheia de pseudo-pilotos e carros de mentira mas vc está ficando chiliquento FG. Segura um pouco.
Mais um que nào sabe ler.
John, antes de escrever estas palavras cretinas, pratique um pouco de empatia (colocar-se no lugar do próximo) e pergunte-se: e se fosse meu filho pilotando este carro ? um parente ou amigo próximo ? Você gostaria que tivessem este mesmo tratamento ? Ou teria os mesmos “chiliques” do Flávio Gomes ??
Vai estudar um pouco de pericia Joãozinho.
Flavio e amigos,
O John não esta totalmente errado assim como o Flavio não esta totalmente certo. As fotos mostram restos de carenagem, peças de fibra de vidro resultante do acidente e arrancadas para o resgate, e neste ponto pouco ou nada serviria pois foram alteradas do ponto de vista de pericia. O que fica claro é que realmente poderiamos tirar lições importantes com mais este acidente, analisando sim toda a ação de resgate e melhorar o procedimento e o acesso dos brigadeiros que atuam em interlagos. Analisar o chassi e sugerir alterações “seria” um bom começo mas não acredito que o fariam, até porque não me parece que, neste caso, o chassi tenha participação predominante no acontecido, e sim a propria dianamica do acidente. Poderiamos sugerir um banco mais apropriado para esse modelo, parecido com o da Nascar onde a proteção lateral à cabeça do piloto é excencial para evitar o movimento que provocou a fratura letal.
Dá dó de Interlagos. Estive sexta, sab e domingo lá para a etapa do Itaipava GT. Ví tantas coisas estruturais erradas q dá até medo. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em segurança do trabalho reprova Interlagos. Alambrados caídos, um dos cabos de aço que compõem o para-peito da área do pódio estava desmanchando, a sala de imprensa funciona com tomadas improvisadas, a cronometragem das equipes no Pit Wall estava ligada por extensões e “beijamim”. Cruel, feio e lamentável.
Meus respeitos à familia Sondermann, mas esta foto ilustra o tratamento que a CBA está dando a morte dele.
“Ao lixo!”
Eu disse aqui há um tempo atrás que esses carros possuem cerca de 300Hp com um chassi de trelissa que não se usa há mais de 40 anos. Até a estrutura dos Opalas da antiga stock era mais segura. Além disso, ainda falei que esse negócio de bolha com carenagem, quando tem acidentes, essas mesmas carenagens deixam imensas partes cortantes. Aí está o resultado.
Abraços a todos.
Retrato perfeito do nosso país. Vergonha.
O que vou dizer vale da arrancada de rua a Stock. Não adianta gritar, tem que ter união. Isso é quase um palavrão no esporte, nenhum piloto quer saber de se reunir com os outros para forçar uma mudança. Adivinha o que aconteceria, se alegando falta de segurança nos carrros, ninguém largasse? Se todos abandonassem seus carros no grid? Essa é a força que os pilotos tem e fazem questão de não usar. Eles são o esporte. Reclamar no Twiiter, Sr. Cácá Bueno e cia, e depois alinhar bunitinho que nemos caras que não se importam com a sua segurança mandam nunca vai mudar nada.
Automobilismo tem que ser sério, mas com pilotos e equipes mais preocupados em lavar dinheiro de laboratório do que em ter uma bela categoria, este é o resultado.
Enquanto a cabeça dos pilotos/equipes não mudar, ainda teremos muitas mortes nas pistas.
Concordo plenamente. Gritar é fácil. Fazer, não. O Sr. Cacá CostasQuentes Bueno está se colocando a frente da gritaria, mas DUVIDO que vai colocar o dele na reta na hora de tomar uma atitude drástica.
País de terceiro mundo é país de terceiro mundo.
Acho que o idente é determinar o que ocorreu com as gaiolas, o resto é figuração…
Não colega, você está errado. Tem que pegar tudo e rever se até um pedaço do ” resto da figuração” para ver se nada poderia ter machucado o rapaz.
apesar de ridículo e triste, acho que essas cascas não são importantes para a perícia mesmo, elas não fazem parte da estrutura de segurança de carro, seria como a pintura em F1 digamos, o que importa é o chassis de tubos de aço que não parece estar no meio do “lixão” ai…
de qualquer forma, é um grande descaso, ainda mais se considerar o barulho que estão fazendo pelo acidente e a coitada da curva, mas não tratam com respeito os restos do acidente,
E se uma dessas “cascas” atingiu o piloto na cabeça e o matou? você pode precisar se isso aconteceu ou não? mesmo que aparentemente a linha de investigação não seja essa nada deve ou pode ser descartado enquanto a pericia não for concluída, é assim que funciona em lugares mais ou menos civilizados. Em investigação aonde ocorreram mortes não existe mais importante ou menos importante, como dizia um antigo supervisor da minha turma: O DIABO MORA NOS DETALHES….Atualize-se colega, a sua visão de análise de acidenters está defasado pelo monso uns 50 anos…… achismo não é ciência, é obscurantismo.
Sem comentários .
Sem comentários…
Cadê as fotos do carro? Tudo o que vi foi um monte de carenagem de fibra de vidro….é preciso fazer perícia em fibra de vidro? Não, né…
Se jogaram o chassi tubular no lixo, ai teremos um problema. Não estou aqui para defender a CBA ou fabricante do carro, só quero ser justo e não deixar de criar uma série de suposições apenas por uma foto.
Você sabe como se faz uma perícia completa? ta mau informado em manolo.
Junto podia ir também um monte de gente ligada a este automobilismo brasileiro atual…
Por isso que a Nascar é a Nascar e a Stock é a Stock, que nunca vai chegar a ser Nascar.
Esta foto retrata exatamente para onde está indo o automobilismo brasileiro.
Uma vergonha