NO LIXO

SÃO PAULO (inacreditável) – Eis o que foi feito dos carros de Sondermann e Boesel, destruídos no acidente que matou o primeiro no fim de semana retrasado em Interlagos, na Copa Montana. As fotos foram enviadas por Maurício Salles, leitor do Grande Prêmio e blogueiro.

Perícia? Imagina… Estudo de extração de piloto ferido a partir das carenagens? Imagina… Análise por parte do fabricante? Imagina…

Fora o descaso, fora a porquice, fora o desleixo.

Vai bem, o automobilismo brasileiro. Vai bem, Interlagos.

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Xicão
Xicão
13 anos atrás

É assim que se leva as coisas por aqui, no “jeitinho Brasileiro”: você resolve o seu, e os outros que se danem.
Lamentável…

André Ribeiro
André Ribeiro
13 anos atrás

Falta de respeito, desleixo, corporativismo …………..uma vergonha. Parabéns ao autor da fato e a quem teve coragem de publicar. Mas quem conhece o administrador de interlagos ( como eu conheço ) e os ilustres presidente da CBA e o Sr. Vallduga não poderia esperar algo de diferente. No hall de perseguidos da CBA consta a melhor equipe de sinalização do Brasil ( Speed Fever ) e uma das pessoas que mais entende de resgate no Brasil ( Edson Novaes ) além dos amigos Cronomap; e a stock ao contrário da GT.3 é conivente com os desejos de perseguição da dupla. Assim fica difícil de acreditar até na categoria mais difundida e “mais profissional” que temos.

Christian Feltrin
Christian Feltrin
13 anos atrás

Olá Gomes ! Acredito que a perícia, deveria ser feita no carro em si, como gaiola e partes moveis, que se demonstrassem fragilidade, deveriam ser modificados nos carros, para a melhoria da segurança. Como leigo, acho que a carenagem não é elemento de investigação, tendo em vista que nos carros da Stock ela é figura meramente decorativa ou em última instância, com pequeno efeito aerodinâmico. De qualquer forma, sua iniciativa é muito boa, vez que visa a segurança de todos e o aprimoramento do automobilismo como um todo.
Parabéns pelo Blog e pelos comentários, são realmente fantásticos.
Christian – São José-SC.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Sinceramente, esta é a imagem do automobilismo na Brasil….. Uma falta de ética com a familia Sondermann e tbm claro a de Boesel….pois foi uma tragédia….. Se ao menos os vestígios daquele dia fatídico fosse realmente apagado….mas não, preferm recordar sempre. Mas fazer o que…vamos ver o que a direção do autódromo via fazer para solucionar a tudo isso.

FALTA DE RESPEITO…..!!!

Max
Max
13 anos atrás

Perícia na bolha? poxa Flávio me desculpe…a bolha não tem função na absorção do impacto…sua uníca finalidade é aerodinâmica…e a visita a fábrica? sai ou não sai?
Vc faria o que com os restos da bolha? enviaria a família? o respeito a família do piloto não está vinculada aos restos do veículo.

shift
shift
13 anos atrás

ACHO QUE DEVEMOS PENSAR QUE O AUTOMOBILISMO E UM ESPORTE DE RISCO MAS TAMBEM TEMOS UMA (ENTIDADE) QUE REGULAMENTA AS PISTAS OS CARROS ,POR ISSO DEVEMOS COMEÇAR PELAS PISTAS. QUEM SAO AS PESSOAS QUE FAZEM A VISTORIA DAS PISTAS NO BRASIL ISTOE AUTODROMO NOVO QUEM E QUE APROVA A PISTA EM SEU TRAÇADO SUA SEGURANÇA TANTO PARA OS PILOTOS E TAMBEM PARA O PUBLICO , E MUITO FAÇIL COLOCAR PILOTOS COM UMA LONGA EXPERIENCIA ,MAS SERA QUE SAO ELES QUE DAO O AVAL PARA A CBA HOMOLOGAR AS PISTAS.
ACHO QUE VAMOS FICAR ESCREVENDO VARIAS LINHAS E NAO VAMOS CHEGAR A LUGAR NENHUM PRECISAMOS DE NOMES DOS RESPONSAVEIS AQUELES QUE DIRIGEM O AUTOMOBILISMO (SERIO) E NAO OS QUE USAM SUA POSIÇAO PARA CONSEGUIR CERTAS VANTAGENS,PELO QUE CONSTA NA NO SITE DA CBA EXISTE UMA COMISSAO NACIONAL DE AUTODROMO ELES NEM APARECEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CarlonePapa
CarlonePapa
13 anos atrás

Se uma foto vale por mil palavras, o que mais teria eu aqui para dizer?
Nada. Só me resta o lamento quase que silencioso diante da visão de tanta incompetencia e estupidez..

Augusto Santos
Augusto Santos
13 anos atrás

isto é uma piada…Automobilismo no Brasil ..aonde…??? Piada…falta de respeito….com a familia. Nunca acreditei no automobilismo brasileiro.
Augusto .

Diego Silva
Diego Silva
13 anos atrás

É um tremendo falta de respeito com o publico, é mais fácil tapar o sol com a peneira do que investigar o que realmente aconteceu, quer dizer, trataram a morte de um piloto como se fosse uma lata de lixo, isso é uma vergonha, mas da CBAnta não se pode esperar nada além de uma atitude ridicula dessas.

wallace
wallace
13 anos atrás

Quem viu o linha de chegada após o acidente, se deparou com a cara de bunda de todos lá. “muito preocupados com o ocorrido” É só marketada e a vida continua…… O culpado é o coitado do Gustavo que não deveria estar lá naquela porcaria de carro. Gente, se os nossos carros não passam nos testes da Ncap imagina essas coisas…….. E chamam isso de automobilismo…… Vê se acorda Zé pintor e deixa de ser amador no que faz.

J Freire
13 anos atrás

Meu Deus! Só vendo mesmo para acreditar… Alguém imagina cena similar ocorrendo na Europa ou EUA? Principalmente sabendo-se que tais partes podem/poderiam vir a elucidar um acidente que levou a morte um competidor e outro à internação hospitalar???

Êta Brasilllll… Êta CBA…

S/Mais.

http://www.twitter.com/F1Admirador

Joao
Joao
13 anos atrás

Caraca, cada comentário hein … tem gente que é leigo no assunto mas sai metendo o pau em tudo …

igor galuc
igor galuc
13 anos atrás

tenho curiosidade de conhecer a fabrica que faz os Estoque sera que eles deicham eu ir? Flavio porque que voce não vai e fala pra nos como ela é

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Chose de loque! COISA DE LOUCO! Brasil, ó meu Brasil!!…

speed
speed
13 anos atrás

incrivel pessoas que entendem de carro de corrida falando sobre as bolhas serem importantes para pericia!!!
desculpa gomes, voce ta passando do ponto, respeite pelo menos a morte de um companheiro nosso!!! sei que nao vai publicar isso, mas fica o recado para voce!!! ridiculo isso!!!!!

Messias
Messias
13 anos atrás

Qto a visibilidade por causa da chuva na hora do acidente, acredito que não havia condições de se realizar a prova…mas um detalhe que observo a tempos nos carros da stock e tb vi isso nos carros da montana, é esse número exagerado no parabrisa do carro…ele ocupa quase a metade, com certeza dificultando a visão do piloto e tb um faixa de quebra-sol muito larga….basta identificar o carro colocando o número na porta…pra que aquele número tão grande no parabrisa?…..sinceramente não entendo…..

diogo
diogo
13 anos atrás

É impressinante a falta de respeito que li em alguns comentários.
Pela foto exposta é de se revoltar. Gustavo morreu de forma trágica.

Sei que é do destino de todos, um dia iremos morrer. Esse é o único mal irredediável que existe. Mas se há uma forma de tentar evitar mais tragédias que seja feito. O carro da stock se desmancha feito vidro ao chão. Segurança mínima. Como queremos que pessoas arrisquem suas vidas dentro de verdadeiras cadeiras elétricas se não damos as mínimas condições que vai sair vivo.

Diferente de outras competições e fórmulas da vida. Assim como tantas outras a Stock é uma categoria longe da mídia, longe do ideal, longe do mínimo de tudo.
Em qualquer país que quer ver seu automobilismo crescendo há de se fazer e criar incentivos. Nos EUA, que a muito tem uma competição de turismo de renome mundial (NASCAR) com suas várias formações e divisões tem transmissão em rede aberta e toda uma estrutura que enche os olhos de qualquer telespectador.

Ou nós começamos a copiar exemplos que existem pelo mundo ou automobilismo brasileiro entrará em estado de coma que não saberemos quanto tempo vai durar.

Precisamos manter a chama acesa enquanto há pessoas que se espelham em exemplos como Senna, Piquet, Emerson, Kanaan,Castro neves e Di Ferran.

Precisamos de mais talentos, pois os exemplos de pilotos bons estão acabando. Depois de Rafael Mattos, vitor meira, Lucas de Grassi e Bruno sernna encerrarem suas carreiras quem irá substitui-los ???

Ou CBA acorda ou ela mesma vai ser extinta e o coma será irreversível.

Henry
Henry
13 anos atrás

Não sou um mega especialista em NASCAR, mas já li que após cada acidente mais grave/forte, o carro é levado para uma perícia. Se confirmado algum defeito em tal parte do carro, eles estudam mudanças e todos os carros podem ter essas mudanças, seja na estrutura, seja na carenagem.

Mauricio Salles
13 anos atrás

Fiquei perplexo ao encontrar a bolha.

Vivenciei o clima de business a que o Flávio tanto se refere. E depois o descaso, também tão denunciado por ele.

Enquanto eram rendidas homenagens e minutos de silêncio, por trás dos panos de toda a festa e pompa estavam largados os restos do carro.

A CBA com o discurso que iria apurar…

Mas essa pilha de detritos provou o quão preocupados eles estão.

Em faturar com eventos, depois varrer a bosta pra detrás do lixo, esperando o próximo domingo pra engordar a conta enquanto o autódromo se esfacela e pilotos também.

Curioso que existe uma foto do carro acidentado, aquela com tais pneus trocados, e boa parte da carenagem está no lugar.

Foi um prazer contribuir com vocês, tinha certeza que não iam deixar isso barato!

Grande abraço!

Mauricio

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

Brasil é igual a samba, futebol, carnaval e mensalão e ainda vem copa do mundo e olimpíadas.

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
13 anos atrás

Brasil e isso ai, falta de repeito, desleixo,

E ainda ficam comemorando a Copa e Olimpíadas no Brasil, ambas as competições
serão exemplos da incompetência do Brasil.

Vergonha de ser brasileiro

Alex
Alex
13 anos atrás

É um absurdo!!!!! Por isso que logo mais, não teremos mais pilotos na fórmula 1. As montadoras “mataram” as categorias de base. Parabéns para o auto desta foto, e para o Flávio que teve a coragem de publicar. Será que a Rede Globo mostrou estas fotos?

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

O legal é que tanto o Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti; não comentaram a respeito dessa foto.
Um tem dois filhos que participam da Stock, outro tem programa na Tv a Cabo; e o terceiro é piloto. Rabo preso com a emissora será?

Eita corporativismo…

Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

Sendo apenas carenagens ou não, achei uma tremenda falta de respeito com o Sondermann e família.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Desculpa, isso não é problema de Interlagos. Se´os organizadores não recolheram as peças para fazer um estudo, tem que virar lixo mesmo….

Luis Ribeiro
Luis Ribeiro
13 anos atrás

É impressionante como as autoridades tratam a morte de um esportista no Brasil. Sei que no momento a família ainda está comovida com a morte do Gustavo, mas caberia aqui um processo contra a CBA e ao fabricante destas latas velhas V8 (que a única coisa que presta nestes carros é o motor, até onde eu sei, derivado dos V8 da Nascar). Tudo isso que estamos vendo nesta foto, “comentaristas do Blog”, são PROVAS !! E provas devem ser analisadas num caso fatal como o que ocorreu, e não ser tratado desta forma !!! Vergonha…

Claudio
Claudio
13 anos atrás

Flavio, na minha opinião – e por favor me corrija se eu estiver errado – quem se mete a andar numa bolha de fibra de vidro a 300 km/h com uma reles estrutura de “gaiola” por dentro, desculpe, tem que ter culhões de titânio, cromo-vanádio, tungstênio, sei lá do quê, ou ser absolutamente suicida, sem-noção, desmiolado, ou qualquer outra qualificação imaginável.
Enquanto os PILOTOS não mexerem o rabo pra exigir um mínimo de segurança, me desculpem a expressão chula que eu vou usar, mas NÃO VAI MUDAR PORRA NENHUMA NO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO E TODO MUNDO ESTÁ CARECA DE SABER.
E depois é facil falar que o problema é a curva do café, do nescau, do leite, da puta que pariu. Essa curva existe há bem mais tempo que o piloto mais velho em atividade.

edison
edison
13 anos atrás

BRAZILLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!
Quem foi que escreveu por ai no Brasil que quando acontece acidentes de corrida de carros aqui nos Estados Unidos a midia daqui so diz: ” FOI UMA FATALIDADE”, e fica por isso mesmo?
Lembra dessa Sr. Flavio Gomes? Agora, os caras por ai estao juntado os cacos dos carros e jogando no lixo sem apurar responsaveis.
Voce neste caso so deve repetir que: ” FOI UMA FATALIDADE “, ou agora o buraco e mais embaixo?

junio messias
13 anos atrás

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

tc2000,tc2000tc2000,tc2000

tivemos 2 pancas fortes em santa fe com carros d verdade e nada aconteceu cim os pilotos
na corrida noturna vitoria do honda new civic, e na corrida do dia fiat linea levou

Dú
13 anos atrás

É a stock e a sustentabilidade, a categoria verde.
Tudo nessa categoria é de mentira.

leonardo muntoreanu
leonardo muntoreanu
13 anos atrás

Desculpe, mas não acho problema algum jogar uma carenagem de fibra fora , não faz a menor diferença para um estudo sobre a segurança do carro.

Arnaldo
Arnaldo
13 anos atrás

Bem Flávio, para completar a viagem da caçamba de lixo só falta colocar os dirigentes da CBA nela.

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

A única “investigação” feita frequente e cuidadosamente por CBA e Vicar ocorre mediante senha de acesso com números e letras…no saldo bancário delas, é claro. E podem ter certeza, o resultado certamente tem muuuuuitas páginas…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Flavio,

E o convite que o Felipe fez para fazer uma visita na JL?

O assunto foi para frente? Alguém de sua equipe fará uma visita/reportagem?

Abraços,

palencaluza
palencaluza
13 anos atrás

Diante desta cena, fica até dificil comentar é um descaso total!!!!

boa tarde Flavio, venho agradecer o autógrafo que recebi, através do meu irmão Thiago aluno
de jornalismo da USTJ, já esta aqui guardado, quem sabe daqui alguns anos eu consiga troca-lo num Niva rsrs, valeu um forte abraço.

John Newtown
John Newtown
13 anos atrás

Só vejo carenagem, vamos se informar melhor povo.

Também acho a estoque uma bosta, cheia de pseudo-pilotos e carros de mentira mas vc está ficando chiliquento FG. Segura um pouco.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  John Newtown
13 anos atrás

Mais um que nào sabe ler.

Luis Ribeiro
Luis Ribeiro
Reply to  John Newtown
13 anos atrás

John, antes de escrever estas palavras cretinas, pratique um pouco de empatia (colocar-se no lugar do próximo) e pergunte-se: e se fosse meu filho pilotando este carro ? um parente ou amigo próximo ? Você gostaria que tivessem este mesmo tratamento ? Ou teria os mesmos “chiliques” do Flávio Gomes ??

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  John Newtown
13 anos atrás

Vai estudar um pouco de pericia Joãozinho.

Lucas
Lucas
Reply to  John Newtown
13 anos atrás

Flavio e amigos,
O John não esta totalmente errado assim como o Flavio não esta totalmente certo. As fotos mostram restos de carenagem, peças de fibra de vidro resultante do acidente e arrancadas para o resgate, e neste ponto pouco ou nada serviria pois foram alteradas do ponto de vista de pericia. O que fica claro é que realmente poderiamos tirar lições importantes com mais este acidente, analisando sim toda a ação de resgate e melhorar o procedimento e o acesso dos brigadeiros que atuam em interlagos. Analisar o chassi e sugerir alterações “seria” um bom começo mas não acredito que o fariam, até porque não me parece que, neste caso, o chassi tenha participação predominante no acontecido, e sim a propria dianamica do acidente. Poderiamos sugerir um banco mais apropriado para esse modelo, parecido com o da Nascar onde a proteção lateral à cabeça do piloto é excencial para evitar o movimento que provocou a fratura letal.

Fabrício
Fabrício
13 anos atrás

Dá dó de Interlagos. Estive sexta, sab e domingo lá para a etapa do Itaipava GT. Ví tantas coisas estruturais erradas q dá até medo. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em segurança do trabalho reprova Interlagos. Alambrados caídos, um dos cabos de aço que compõem o para-peito da área do pódio estava desmanchando, a sala de imprensa funciona com tomadas improvisadas, a cronometragem das equipes no Pit Wall estava ligada por extensões e “beijamim”. Cruel, feio e lamentável.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Meus respeitos à familia Sondermann, mas esta foto ilustra o tratamento que a CBA está dando a morte dele.

“Ao lixo!”

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
13 anos atrás

Eu disse aqui há um tempo atrás que esses carros possuem cerca de 300Hp com um chassi de trelissa que não se usa há mais de 40 anos. Até a estrutura dos Opalas da antiga stock era mais segura. Além disso, ainda falei que esse negócio de bolha com carenagem, quando tem acidentes, essas mesmas carenagens deixam imensas partes cortantes. Aí está o resultado.
Abraços a todos.

alessandro neri
13 anos atrás

Retrato perfeito do nosso país. Vergonha.

HotRodder
HotRodder
13 anos atrás

O que vou dizer vale da arrancada de rua a Stock. Não adianta gritar, tem que ter união. Isso é quase um palavrão no esporte, nenhum piloto quer saber de se reunir com os outros para forçar uma mudança. Adivinha o que aconteceria, se alegando falta de segurança nos carrros, ninguém largasse? Se todos abandonassem seus carros no grid? Essa é a força que os pilotos tem e fazem questão de não usar. Eles são o esporte. Reclamar no Twiiter, Sr. Cácá Bueno e cia, e depois alinhar bunitinho que nemos caras que não se importam com a sua segurança mandam nunca vai mudar nada.
Automobilismo tem que ser sério, mas com pilotos e equipes mais preocupados em lavar dinheiro de laboratório do que em ter uma bela categoria, este é o resultado.
Enquanto a cabeça dos pilotos/equipes não mudar, ainda teremos muitas mortes nas pistas.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  HotRodder
13 anos atrás

Concordo plenamente. Gritar é fácil. Fazer, não. O Sr. Cacá CostasQuentes Bueno está se colocando a frente da gritaria, mas DUVIDO que vai colocar o dele na reta na hora de tomar uma atitude drástica.

ColinZeal
ColinZeal
13 anos atrás

País de terceiro mundo é país de terceiro mundo.

2SIX
2SIX
13 anos atrás

Acho que o idente é determinar o que ocorreu com as gaiolas, o resto é figuração…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  2SIX
13 anos atrás

Não colega, você está errado. Tem que pegar tudo e rever se até um pedaço do ” resto da figuração” para ver se nada poderia ter machucado o rapaz.

HM
HM
13 anos atrás

apesar de ridículo e triste, acho que essas cascas não são importantes para a perícia mesmo, elas não fazem parte da estrutura de segurança de carro, seria como a pintura em F1 digamos, o que importa é o chassis de tubos de aço que não parece estar no meio do “lixão” ai…
de qualquer forma, é um grande descaso, ainda mais se considerar o barulho que estão fazendo pelo acidente e a coitada da curva, mas não tratam com respeito os restos do acidente,

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  HM
13 anos atrás

E se uma dessas “cascas” atingiu o piloto na cabeça e o matou? você pode precisar se isso aconteceu ou não? mesmo que aparentemente a linha de investigação não seja essa nada deve ou pode ser descartado enquanto a pericia não for concluída, é assim que funciona em lugares mais ou menos civilizados. Em investigação aonde ocorreram mortes não existe mais importante ou menos importante, como dizia um antigo supervisor da minha turma: O DIABO MORA NOS DETALHES….Atualize-se colega, a sua visão de análise de acidenters está defasado pelo monso uns 50 anos…… achismo não é ciência, é obscurantismo.

Conde
Conde
13 anos atrás

Sem comentários .

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Sem comentários…

Oscar Moraes
Oscar Moraes
13 anos atrás

Cadê as fotos do carro? Tudo o que vi foi um monte de carenagem de fibra de vidro….é preciso fazer perícia em fibra de vidro? Não, né…

Se jogaram o chassi tubular no lixo, ai teremos um problema. Não estou aqui para defender a CBA ou fabricante do carro, só quero ser justo e não deixar de criar uma série de suposições apenas por uma foto.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Oscar Moraes
13 anos atrás

Você sabe como se faz uma perícia completa? ta mau informado em manolo.

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Junto podia ir também um monte de gente ligada a este automobilismo brasileiro atual…

Eduardo Stadulni
Eduardo Stadulni
13 anos atrás

Por isso que a Nascar é a Nascar e a Stock é a Stock, que nunca vai chegar a ser Nascar.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Esta foto retrata exatamente para onde está indo o automobilismo brasileiro.

Uma vergonha