O CAFÉ

SÃO PAULO (melhor assim) – CBA, oh!, e SPTuris se reuniram ontem no Rio (!) e decidiram fazer uma área de escape na curva do Café. Vão derrubar um lance de arquibancada, e a área terá 20 m de profundidade e cerca de 200 m de extensão.

Acho ótimo. Uma chicane seria uma solução mais rápida, mas é claro que uma área de escape é algo definitivo que resolve essa parada de uma vez.

Embora, insisto, a curva não seja a única culpada pelas mortes de Sperafico, Sondermann, Lisboa. Mas se a CBA e SPTuris acham que é, poderiam ter feito isso antes, não?

Custou caro esse… estudo dos dirigentes.

Segue o bonde.

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Wagner
Wagner
13 anos atrás

Caro Flávio,

Se houvesse organização e respeito pela torcida, as vendas das arquibancadas do setor A para a F1 seriam reduzidas na mesma proporção da redução de lugares disponíveis, em função desta alteração.

Como isto certamente não irá acontecer, teremos uma grande confusão por ocasião do evento.

Allan
Allan
13 anos atrás

Do jeito que eu sugeri, mas com mais 5m (falei em 15). Obviamente não vai salvar todo mundo – alguém pode perder a direção e dar uma panca a uns 200 km/h por ali, estilo tamburelo. Mas aí sim fica mais como “risco do esporte”. Curvas perigosas (desde que não mandem os carros de volta pra pista) fazem parte do amor ao esporte, tal qual como aquela miss que você SEMPRE terá dúvidas se é ou não fiel a você…
Sugiro também apenas uma faixa de brita para reduzir a velocidade. Sou fiel defensor da faixa de brita após um asfalto para o piloto recuperar um “perdido”, pois se passar uns 10m do ponto ideal é pq vai ser muro na certa.

galileu
galileu
13 anos atrás

saudades dos opalas e dos omegas, esses estoques eram carros-carros.
as gaiolas da nascar são infinitamentes melhores e mais bem construidas do que essa projetadas pelos hermanos, (nem eles a queizeram por lá).
sabem porque o giafoninho convidoun o gomov pra visitar a fabrica?
hoje o projeto das atuais gaiolas, é muito melhor, as extruturas tubolares são mais eficientes, as bolhas de fibra de vidro, (que são feitas na propria JL), muito melhores que as anterirores feitas pelo joãozinho, muitas deficiências foram sanadas, antes com 100 mil. reais se montava o carro, agora fica em mais de 300 mil.
voces devem estar se, ou me, perguntando: se as gaiolas antigas eram assim inseguras por que não houve acidentes?
Houve apenas um fatal o do laercio justino, mas mujitos pilotos ficaram seriamente machucados em batidas, neto denigres, augusto falleti, mufato, aquela batida na argentina, só não matou o piloto porque quando ela despencou caiu em pé sobre os pneu, o gualter salles teve muita sorete naquele dia, teve uma em interlagos me parece que foi no laranginha que foi dificil para retirar o piloto.
e agora respondendo a pergunta: como ela só era utilisada na stock principal, só era guiada por pilotos graduados e profissionais, mas mesmo assim vboces viram que acidentes aconteceram.

geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Na prática, os Estoques e derivados (Light, Montana, etc.) são versões anabolizadas e com um plástico bolha por cima daqueles carrinhos gaiola que vemos no You Tube, batendo, capotando e pegando fogo em circuitos nos EUA.

Este Estoques podem aguenta batidas frontais e traseiras, mas não há como escapar vivo em caso de batida na lateral do piloto, se não é o “chicote” que o pescoço leva, é todo o corpo exposto a um choque a mais de 100, 120km/h, é um retrocesso aos anos 50, 60. Está claro que terão que modificar tudo (usarem carros-carros, como diz o Kamarada Gomes), pelo menos para as temporadas seguintes.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Mas… me tirem uma duvida.

Ok, será aumanetada a area de escape, porém me parece que ficará asfaltado este recuo, pergunto: os pilotos não usarão este pedaço asfaltado como pista?
Já até vejo…. piloto de trapizonga metendo o pé, encostando em outro, ai este outro bate… vem outra trapizonga achando que é coontinuação de pista e, o resto todos já sabem.

galileu
galileu
Reply to  Thiago
13 anos atrás

pô thiago, voce roubou o meu comentário, eu ia comentar a mesma coisa, à partir do, momento que houver area de escape asfaltada, o0s cara irão mais lá dentro, até encostar no muro de novo, nada vai mudar,
da gaiola assassina ninguem fala nada.

desde a inalguração do autodromo em 1940, morreram apenas 12 pilotos, i que prova a segurança do circuito, seja ele antigo ou atual, a fonte esqueceu d mencionar o lisboa que morreu de moto este ano,
milton zapia-1947
djalma pessolato-1957
fernando mafra ferreira-1962
celso lara barberis-19663, (esse parece que foi no caFÉ)
dinho bonotti=1963
americo cioffi-1964
jose almeida santos1973
paulo rosito filho=1981
zeko gregoricinks-19085
waldir del greco-,1987
rafael sperafico-2007
gustavo sondermann-2011.
agora que resolveram modificar a area de escape da curva, vamos ver se muda alguma coisa, mas volto a repetir; enquanto correrem com essa gaiola sem segurança e com pilotos sem o real potencial para pilotar carros com tamanha cavalaria, acidentes voltarão a acontecer
o que realmente falta é uma maior união entre os pilotos profissionais em busca de segurança, concientizasão, da cba na emissão de carteiras e por parte das federações apenas credenciarem pilotos de acordo mo a sua capacidade, voltando as categorias estreantes e novatos, pc e poc, assim o garoto que sai de um kart tem uma chance de ir galgando posições na piloitagem de carros cada vez mais potentes.
como dizia aquele ex presidente collorido; o tempo é o senhor da razão.

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
13 anos atrás

Prefiro que se destrua a parte onde a visão, pode ser a melhor, mas nada é mais impressionante e perturbador que ver um piloto ficar preso em um carro em chamas ou ver o carro bater no muro e ricochetear para fora da pista e ser acertado em cheio por outro carro em alta velocidade .Eu penso que é preciso se pensar na vida humana em primeiro lugar ,a unica coisa que Não podia ter acontecido era demorar tanto a fazer isto , se fosse pensado em 2007.Sondermann e João Lisboa não teriam perdido suas vidas . sabemos que o automobilismo é um esporte de risco, mas é preciso oferecer alternativas para que em caso de emergência , o piloto possa mesmo batendo o carro ter tempo pelo menos de descaelerar e minimizar a gravidade do impacto e principalmente evitar que volte involuntariamente para pista, acredito que mesmo para uso em competições de motociclismo uma area de escape é bem vinda

Eduardo Cabral
Eduardo Cabral
13 anos atrás

Na verdade, se eles fossem aumentar a segurança dos carros a grana iria sair diretamente do bolso das equipes. Já para reformar o Café eles não vão gastar um único centavo. Com o grande risco de ser dinheiro público.

É justo que se mude o autódromo pois uma única categoria não oferece carros suficientemente seguros?

TUTA
TUTA
13 anos atrás

não gostei nada do ângulo de saida da área de escape. Acho que essa mudança pioraria os acidentes, mas se a FIA aprovar… Alguém concorda comigo?

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Pô, Flávio Gomes, quanto ranço meu amigo!

Quando os caras não fazem, tu desce o pau.

Quando fazem, tu critica porque fizeram tarde demais.

Reconheça quando alguém FAZ alguma coisa para melhorar e aplauda em vez de apedrejar.

Quem sabe um jornalismo um pouco menos parcial e mais responsável?

A coletividade esportiva agradece.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Que bom que as coisas serão resolvidas.
Essa medida é definitiva, o que é ótimo. No Brasil temos a mania de remendar, remendar…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

Remendar. É o que um professor meu chamava de símdrome do balde. Uma goteira aparece e você coloca um balde para juntar a água. O balde enche e você tem que trocá-lo. Depois você começa a pagar uma pessoa para cuidar do balde e tudo fica mais caro do que se você mandasse consertar a goteira.

Squa
Squa
13 anos atrás

Ja foi dito aqui sobre o pouco publico presente nas maiorias das provas em Interlagos, tirando Stock, Truck e F1, mas… alguém já assistiu alguma corrida sentado nas arquibancadas permanentes em frente aos boxes? Simplesmente é o pior lugar para se assistir qquer coisa. Dali vc não enxerga absolutamente mais nada no circuito e além disso, pela espessura e trama dos alambrados, fica também muito ruim de ver na diagonal, ou seja, os carros se aproximando ou se distanciando. Escrevi tudo isso para dizer que vão destruir os poucos lugares onde é possível ter uma visão relativamente boa de varios pontos do circuito.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Agora é torcer para que ninguem morra novamente até que a obra seja concluida.

Alisson Freitas
Alisson Freitas
13 anos atrás

Não sei, Flávio.. nao concordo com chicane.. nao concordo com nenhuma mudança no traçado de interlagos.. acho que o traçado, pelo contrário, deveria ser tombado pelo patrimônio histórico e, jamais, modificado. Agora, área de escape, sim! Deveria ter um mundo de área de escape no café.. e softwall em todos os lugares.. quanto custa? nao sei, nao me interessa! Certas coisas nao têm preço, segurança é uma delas.

ulisses.race
ulisses.race
13 anos atrás

GOMOV!
absurdo!!!!!!
será que está no regulamento desta merd…. que se chama CBA, apartir de tantas mortes mudaremos alguma coisa.
meu Deus!
por mais quanto tempos teremos que ser testemunhas desses montros que comandam essa confederaçãozinha!

Flavio, tenta pesquisar alguma coisa arespeito da situalçai do autodromo do RJ Jacarepagua e abre um topico sobre isso!
a ultima que fiquei sabendo, é que vai acabar o autodromo do rio, e ponto final! fim de historia!

Thiago Barbosa
13 anos atrás

Pra uma alteração dessas a FIA não precisa ser consultada? De qualquer forma, o primeiro passo foi dado, agora falta eles discutirem alterações nos carros e nas regras.

Luiz Franco
Luiz Franco
13 anos atrás

Tem também, o problema que, o automobilismo deixou de ser um esporte de cavalheiros. Não existe circuito seguro, quando os pilotos são temerários! É tanto esbarrão e tótozinho que acaba sobrando pra alguém, e esse alguém se dá mal.Acho que merece uma reflexão, o porque da ausência de cavalheirismo autêntico, a única coisa de nobre que o ser humano tinha.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Weeeelllllll……better late than never!

Fernando Cesar Miranda
Fernando Cesar Miranda
13 anos atrás

FG,

Se não deixarmos a “peteca cair”, e pegarmos um culpado de cada vez, haverá esperança …
Somente em cima do seu comentário, acho que as duas coisas deveriam ser feitas: a área de escape e a gincane.
Aliás, um autódromo como Interlagos merecia um projeto que permitisse várias opções de traçado, adequando-se assim as diferentes categorias e não somente visando a F1 (FIA).

[]s
Fernando;

Hélder - Campinas SP
Hélder - Campinas SP
13 anos atrás

Dúvida pertinente…

Porque no Rio ???
Se:
1. SP Turis – São Paulo
2. Interlagos – São Paulo

Tão de sacanagem né !!!!

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Precisava tanto para tomarem uma iniciativa?

raphael
raphael
13 anos atrás

Flávio, uma sugestão e acho até que não pode (igxestadãoxespn) seria possível colocar o link da rádio na lista de suas sugestões não? pq na hora da corrida ficaria mais fácil de localizar! Um abração e que Deus te abençoei, como dizia minha avó!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Demorou.

Clenio Azevedo
Clenio Azevedo
13 anos atrás

Acredito que não terá problemas com a retirada de apenas um lance de arquibancada, pois sempre sobravam vagas no setor A. Mas, volto a insistir que a culpa não é a curva do Café. O carro não capotou. Apenas rodou. O piloto teve traumatismo craniano, logo a estrutura do carro é deficiente em segurança em situações com pancadas na lateral como ocorrido.

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Caro não Gomes. Infelizmente, não há dinheiro que pague o que ocorreu com vários pilotos ali… Uma atitude tarde demais. Mostra o quanto esses dirigentes não fazem nada.

Lubacris
Reply to  Carlão
13 anos atrás

Até fizeram o softwall, infelizmente não foi o bastante, embora na minha opinião é mais um problema estrutural do carro da Stock que um problema da pista.

Silvio Viana
Silvio Viana
13 anos atrás

FG, mesmo com a área de escape, a barreira de pneus precisa ser bem implementada, haja vista que todo mundo vai arriscar mais, pois é do piloto buscar limites. Difícil falar que há males que vem para o bem. Isso não pode valer diante da morte que afeta a tantos, principalmente a família. Vamos botar o nome de curva da saudade.

Lubacris
Reply to  Silvio Viana
13 anos atrás

não tem muito o que arriscar ali, pois os carros passam já com o pé cravado e do lado oposto ao muro…

Paulo Franco
13 anos atrás

Tambem acho ótimo!
Mas, como vai ser?
20 metros por 200 de comprimento é o suficiente?
Para qualquer categoria de carros e de motos principalmente?
Vai ter brita? Asfalto?
Vou insistir:
A FIM (federação mundial de motociclismo) deve ser consultada urgentemente, pois talvez, se a reforma for feita CORRETAMENTE para as motos, provas importantes como a MotoGp e o WSBK possam voltar ou estrear no Brasil, o 4.o mercado mundial de motocicletas e em expansão. Embora aquela área de escape na segunda perna do “S” do Senna ainda seja problemática para as motos, mas… vamos torcer!
Iso seria ótimo para muitos, pois a MotoGp e o Mundial de Superbikes (o meu preferido, pois aí sim haveria um real intercambio com o que é feito aqui no BR!) são grandes atrações, de projeção mundial e bastante rentávei$.
E, di$$o algumas partes gostam muito!!!
É só uma consultinha básica, a FIM é “fácinha” e os caras (Dorna e Flammini Brothers) estão doidinhos para correr aqui!

Júlio Lima
Júlio Lima
13 anos atrás

Uma dúvida, enorme dúvida. Se alguém puder ajudar, por favor esclareça: comprei ingresso pro GP Brasil no setor A. Esse setor não é exatamente o que vai ser afetado por essa área de escape? Vai ter lugar pra todo mundo que comprou ingresso ali?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Júlio Lima
13 anos atrás

Pergunta pertinente mesmo, porque eu também comprei pro setor A e, numa dessas, fica ainda mais espremido de gente do que normalmente fica…

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
Reply to  Júlio Lima
13 anos atrás

Então já somos 3 a querer esta resposta.