ONTEM

SÃO PAULO (vá lá) – O grid da Classic Cup está minguando. Ontem largamos em apenas 16 carros. Eram 40 em 2008. Não me perguntem o que está acontecendo. São muitas coisas, uma insatisfação geral com tudo, valores, autódromo, regulamento… Vamos ter de nos reinventar, como se diz.

Bom, eram 18 na classificação (dois não largaram) e fiquei em 15º no grid com 2min18s352. Foi a única volta decente do carro no sábado inteiro. O motor começou a falhar, ficou em três cilindros, não conseguimos descobrir o que aconteceu, larguei assim mesmo. Não deveria, porque foi um saco ficar mais de meia hora me arrastando sozinho com tempos perto de 2min30s. Lembrou os tempos de DKW.

Me inscreveram numa outra categoria que tinha só dois carros, um quebrou e eu ganhei um troféu de primeiro lugar. Bela merda.

Na geral, a vitória foi do amigão Carlos Braz de Passat. Está guiando o fino, o Braz.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor
Igor
13 anos atrás

3 cilindros só? Trocao platinado velho que pega os 4!!!!

galileu
galileu
13 anos atrás

o kobayashi que se cuide, aí vem flavio gomes e seu possante laika 69.

withi
withi
13 anos atrás

Tinha 16 no toal e você conseguiu ficar em 15º…….empolgante…………. |:(

André
André
13 anos atrás

Baratear custos é preciso. Limitar um pouco as coisas, e trabalhar mais o puro entretenimento. Sempre curti a Classic, mas fiquei muito puto quando teve aquele rolo no final de 2009.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

antoni stricagnolo filho
antoni stricagnolo filho
13 anos atrás

Não adianta teimar,tem que ser AP !

Fred
Fred
13 anos atrás

O amalgama entre pior da tecnologia italiana (FIAT), e a qualidade letal da mao-de-obra formada na finada Uniao Sovietica, produzem um abortinho pouquissimo confiavel como este lamentavel LADA.
Se e’ para andar em 3 cilindros, volte a andar com os germanicos e confiaveis DKW’s.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Fred
13 anos atrás

Talvez V.Sa. receba uma visita por estes dias em seu nababesco estúdio em Monte Carlo. Seres encapotados e encapuzados.

sergio
sergio
13 anos atrás

Sera que o problema não esta no excesso de categorias,um lastro extra em alguns carros não conseguiria por mais igualdade entre algumas marcas,o robocop ainda corre?,teve criticas ano passado

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

O seu oponente é aquele famoso caso do cara que correu sozinho er chegou em segundo…… pqp!!!!! se morasse em São Paulo comprava uma tranqueira também ia correr com vocês, pena que moro no RJ…… quem sabe se a organizassemos uma prova de rua em Itaboraí…… mas em moldes bem diferentes daquela corrida fatídica de kart no interior de São Paulo, aquilo ninguém merece……
Acho que compraria uma Brasilia, sempre tive fixação por Brasilia. ( o carro) lá pelos idos de 1976 tinha uma na antiga e saudosa Divisão 3 com pneus slick que era uma coisa linda…. não me recordo o piloto, mais bonito que a brasilia só o Mavecão do Bob Sharp de slicks e jogadão, acho que faziam 3′ 05″ no interlagos de verdade. êta tempo bom……. é sério FG, vou ver o motor do lada para você. essa semana é meio curta, vou ver se acho o Prevot entornando umas por aí… depois de uma meia duzia de itaipavas ele entrega aonde está o lix… quero dizer o carro para tiramos aquele motor, que pelo visto é o único lugar que os ratos não fizeram ninho na tranqueira…..dou notícias.

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

rubem, se era azul claro com laranja, e com patrocinmio da creditum, só ,podia se5r do grande ingo hofman, não me recordo de outra andandoi na d3

Sandro Goiano
Sandro Goiano
13 anos atrás

Manchete do Jornal Nacional….
Sem Kers, com motor falhando, 3 cilindros e mesmo assim o 69 chegou em primeiro agora é so manter a liderança e o campionato esta na mão.
Viu, isso é somento o copo meio cheio…..kkkkkkkkkkkkkkk

Iuri Jacob
Iuri Jacob
13 anos atrás

Flávio, o capô tava meio aberto. Aerodinamicamente falando, com certeza isso deve ter levado uns 15 segundos por volta do meianov. Chamem os engenheiros!!!

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Bão, pelo menos ganhou uma. hehehe

Wilson
Wilson
13 anos atrás

O problema de só tres cilindros estarem funcionando foi porque o mecanico achou que era o DKW, e colocou 3 velas !!!!!!!!!

sergio
sergio
13 anos atrás

brincadeiras a parte. porque tiraram o programa limiti do ar, era muito legal!

sergio
sergio
13 anos atrás

e flavio o lada nao anda mesmo. troca o box 20 pelo 19 garanto que
melhora um monte…rsrsrsr

paulo
paulo
13 anos atrás

É sem o KERS fica complicado ,mas é assim mesno boa sorte p/vc na proxima.

Alexandre Nascimento E Silva
13 anos atrás

FG,

me diz quais são as configurações e alterações que fizeste no seu Meianov. A Anna Maria anda com seu motor 4 cilindros original com carburador Weber adaptado à gasolina e eu fiz revisão em dezembro no Wilson, onde tinha um problema semelhante ao seu por conta de um desalinhamento da correia dentada. Um simples ajuste com aquele aparelho que não me lembro o nome agora, mas que parece uma lanterna emissora de flashes e a troca de uma vela queimada fez tudo voltar a normalidade. Em fevereiro fiz nova manutenção, pois como o meu motor tá subindo muito o óleo por conta da idade pelos seus 18 anos, decidi abrir mão de um pouco da potência e colocar tuchos nas velas para evitar de encharcá-las, na verdade senti muito pouca perda e aproveitei a ocasião para regular o motor e o escapamento pra fazer a bendita inspeção ambiental. Pelo menos agora o carro está estável e só desfilo aos finais de semana ou no dia do rodízio do empurra boi. Qualquer coisa estou à disposição, um abraço!

S.V.
S.V.
13 anos atrás

Em relação a pintura do 69, você fez o concurso e tal.
.
Mas a minha sugestão é que fosse feita uma pintura semelhante a de um MiG soviético.

Bugre
Bugre
Reply to  S.V.
13 anos atrás

S.V., vc ta de sacanagem né?

Ignacio
Ignacio
13 anos atrás

Kamarada, pense pelo lado positivo…haviam carros piores tanto que quebraram e vc ganhou, vê se o Schumi ou o Alonso reclamam das vitórias que eles ganharam de presente?!?! Elas estão lá no CV deles brô , o que é bem diferente do seu caso que conseguiu o resultado na pista :) !!! Bom se só vc terminou a corrida não importa, uma vez não chamaram acho que o Patrese prá avisar que ele havia ganho um GP ?!?!? Lembra do Panis em Mônaco??

Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

Meu palpite é que o Gomes está com problema ao usar o KERS e não quer dizer pra gente. Tá escondendo o jogo em relação a isso igual a Red Bull.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Flavio, com o capo semi-aberto você está perdendo velocidade nas retas, o vento frontal entra pelo motor gerando pressão e automaticamente perde-se velocidade, a falta de calotas móveis centralizadas em apenas 01 parafuso central não permite que o vento passe diretamente pela roda atrapalhando sensivelmente sua aerodinâmica, acredito que a intslação de um duto onde se coloca o joelho para tampar o vento lateral nas curvas de alta direcionando-o para a lanterna direita fazendo o carro deslizar com mais sutileza não ocasionando a perda de tempo e finalmente não esquecer de trocar o motor porque esse já deu o que tinha que dar., abraço.

galileu
galileu
Reply to  Sandro
13 anos atrás

sandro, com o capo assim ele está simplesmente criando um efeito de resfriamento do motor, já que o ar que passa por cima do mesmo, arrasta o ar quente de dentro do compartimento, fazendo que o motor trabalhe em uma temperatura mais ideal.
usávamos muito este expediente em dias muito quentes nos opalas.
uma solução seria adaptar aquelas tomadas que existiam nos capos dos kadets GS.
experimente utilisá-as flavio e voce verá a diferença de desempenho, já que o compartimento do motor trabalhando mais frio melhora a umidade relativa do ar, proporcionando maior desempenho

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Flavio e esse capô meio entre aberto?

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Bom dia Flavio, estive em Interlagos na sexta preparando alguns detalhes para a exposição de carros de uma marca japonesa (acho que vc viu), mas o que vale é dizer que na sexta vi o MItico 69 nos boxes e pude até tocar nele, sem dúvida nenhuma é um dos carros mais bonito da Classic Cup.

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
13 anos atrás

Não é de se estranhar, Passats na frente…. Volks é outra conversa

Pastel
Pastel
13 anos atrás

Olá Flávio Gomes. Você me fez rir nesta segunda-feira. Entrou numa categoria que tinha dois carros e um quebrou, belo primeiro lugar. Você esta igual ao meu amigo Gastão Vosgerau, presidente da Federação Paranaense de Velocidade na Terra , aqui em São José dos Pinhais. Ele corre na categoria Dodge. Em todas as etapas está no pódio com a quinta colocação, mas sempre larga no grid, cinco ou seis carros, como nem todos terminam.Rararará.Boa semana meu jovem!

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Pastel
13 anos atrás

pastel, cade o teu carro de corrida? alias, vc tem um? eu tenho e ando na turismo classico catarinense e te digo que pra muita gente nao importa se sobe ou nao no podium, mas vale a curtição de guiar um carro de pista e na pista, nao importa se ele tem 70 ou 200 cv, nao importa se vc é o quinto de cinco ou o primeiro de 10. panaca… ps: fui correr em sj dos pinhais nos dias 9 e 1o ultimo er fui mto bem recebido pelo gastão e sua esposa que me deram atenção qdo precisei. se tem prova lá agradeça a ele.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

O Kobayashi diria o mesmo pelo troféu.
Tem dias que as coisas não acontecem do jeito que planejamos. Bora para a próxima corrida!

E que a categoia consiga se manter firme e forte.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Em 2009 a superclassic estava no auge, daí, pelo que me lembro, a CBA meteu a mão.
O DKW com motor CHT ainda corre?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Esse não corre faz anos. E não era CHT, era AP.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Essa Classic é muito folclórica mesmo. Um cara correndo de Lada com 3 cilindros “funcionando” numa categoria que só tinha 2 carros. 1 pifou e o Lada capenga venceu. E olha só quem era o piloto!!!

Conde
Conde
13 anos atrás

é uma pena , pq é uma Categoria muito bacana .

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Infelizmente o automobilismo paulista, salvo a categoria marcas, esta sucateado literalmente.
De positivo vi de perto os carrinhos da Fórmulaa Vee, achei muito bem construidos. A idéia é boa para quem quer começar a andar de alguma coisa em Interlagos. Se não estragarem com regulamentos complicados, preparação liberada, vai ficar bom.Precisa rechear o grid.
A Classic precisa realmente de alguma ação para que os participantes de sempre voltem. (além disso, meu amigo Jr – Puma 27 deve treinar mais e deixar de aparecer só no sábado. Assim as “piças” acontecem justamente no dia que não é para acontecer.)
Uma questão ridícula, a da bandeira amarela no Café em categorias como a Classic e a Força Livre (onde tem no mesmo grid uma Ferrari, um protótipo V-oitão e um carrinho de marcas !) . O café sempre existiu e nunca foi um problemão a não ser quando chove, com carros mais potentes/tração traseira e quando há toques (involuntários ou não).
Essa da bandeira amarela só piora a situação e a penalização come solta.

Joaquim
Reply to  Roberto Martinez
13 anos atrás

Roberto,

Uma coisa te garanto: enquanto eu estiver à frente da Formula Vee, junto com meus associados, esta não terá preparação liberada. Aliás, já tem gente já chiando quanto á limitação da preparação. Não raciocinam que ao começar liberar itens ao bel prazer de preparadores, será o começo do fim. A Formula Vee foi criada baseada não no poder da grana e sim na capacidade do piloto de conduzir o seu carro. Sempre foi e é assim no mundo inteiro. Aqui não será diferente.

Nossa categoria é assim: restrita na preparação, carro facilimo de ser conduzido, custos baixos, amadora por excelencia, entretenimento a toda prova. Quem quiser que a aceite dessa maneira. Do contrário, categorias para se gastar dinheiro e andar com canhões de 200 HP ou mais é o que não falta. Só que morrem rápido por inanição.

A Formula Vee vai crescendo, devagar e sempre. Largamos na primeira etapa com sete no maior sufoco. Na segunda já fomos onze e há previsão de 15 para a terceira etapa. É uma nova filosofia, a do garagista, a do que corre por prazer e diversão.
Nós os aguardamos na próxima corrida, dia 29 de maio.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

Viver na pele a agonia do automobilismo é foda,,sinto muito pelo seu empenho e e frustação melhor sorte para voce e nosso automobilismo.

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Flávio coloca um decalque do Grande Premio no Meianov (já deveira ter né)!!
A categoria está vazia porque vive em um mundo restrito. Deveriam fazer provar em outras praças. BH (rua), Brasilia (autodrómo), Campo Grande (autódrono), recife (rua) são cidades lotadas de carros com condições de participar, são carentes de eventos e qualquer coisa da público bom. Mesmo com so custos logisticos é opção a ser considerada.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Douglas
13 anos atrás

e quem paga isso douglas? os pilotos que correm sem patricinio?

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Já falei várias vezes para “enxertar” um motor de Tobata nessa bagaça dobrar a potência………a favor é que com um cilindro apenas se parar, para de vez…… acho que vou te dar um motor de presente, tenho um amigo na cidade que é advogado e louco – não necessariamente nessa ordem – que tinha um Lada jogado no quintal, vou ver se ele ainda possui aquele lix…. quero dizer, aquele simpático carrinho que tanta coisa lhe deu na vida, pelo menos umas duas hérnias de disco de tanto empurrar o traste eu sei que ele ganhou…….

Boa parte é sacanagem, mas o carro do cara reralmente existe, não sei aonde ele colocou, acho que está no sítio dele jogado. O cara é relaxado pra caralho e lembro que ele dizia que só o motor prestava no carro, vou falar com ele essa semana.

Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
13 anos atrás

D K W (O(###)O) …..

Booooaaaaa Ídéééééía !!!!

QUE TAL TRAZÊ-LO DE VOLTA ???????????????????????????????

Dario
Dario
13 anos atrás

Acompanho a categoria desde a sua criação, aqui pelo blog, sentia sua empolgação Flavio, você parecia uma criança que ia se reunir com a turma nos fins de semana para fazer travessuras, tinham os farnéis (é isso), todos empolgados com a reunião antes das provas para falar de seus carrinhos coloridos com seus macacões, luvas e capacetes. Lembro-me de você falando todo feliz do grid com 40 carros ou mais. Seus comentários sobre tudo que dizia respeito à categoria começavam uma semana antes dos fins de semana das provas e continuavam pelo menos durante a semana seguinte, com fotos e vídeos, enfim, cobertura completa. Entrava aqui sempre a procura de informação sobre as corridas, quem havia andado bem, quem havia tido problemas, quem eram os novos participantes…. E este meu costume continua até hoje, volto sempre na esperança de ler sobre as corridas, só que não tenho mais informação, não sei mais quem andou bem, quem teve problemas, quem largou ou quem deixou de largar. Percebi este desanimo desde que a Fasp meteu o bedelho na categoria, sempre eles, mas, vocês não podem se deixar derrotar. Você Flavio, é um dos patronos desta categoria. Você e mais uns gatos pingados criaram isto e não podem deixar que ela acabe, não permitam que estes imbecis destruam o que vocês concretizaram de um sonho, um sonho romântico que começou com uma DKW sucateada e mais algumas latas velhas. Bola pra frente amigos, não esmoreçam, esta categoria não pode morrer, não permitam que a matem. Volte a cobrir as provas, nos deixe informados. Tenha certeza que muitos de nós se preocupam e se interessam, talvez mais do que você imagina.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Deveria ter usado o KERS.

Jonny'O
13 anos atrás

Pois é , torço para que mudem logo as coisas, é uma pena ver a Classic minguar!

Sei lá, acho que o nivel subiu demais, fica muito caro, acho um erro liberar motores AP para todos os carros, a categoria principal tá andando muito, dizer que o motor AP é barato é um erro, perto dos 200 cv a coisa vai custar mais caro mesmo, porque não é só motor, é freio ,suspensão ,cambio etc.

Acho que tem que simplificar e talvez acabar com esse negocio de motor AP para carros de outra marca, não vejo sentido em ver um corcel de Ap, ou outro carro qualquer que não seja VW usa-lo.

Tem alguns exemplos de regulamento simples que deram certo.

Lembro do fantastico grupo C, valia qualquer cilindrada ou configuração de motor ,turbo ou não, o que existia mesmo no regulamento era a quantidade de combustivel que podia usar na corrida, isso era o nivelador de tudo.

Acho que pra Classic ,deveria proibir usar dois carburadores , meter um anel que limita a entrada de ar para o motor , não existe coisa mais simples e funcional que isso, um diametro que restrinja a potencia na casa de 110 cv no maximo .

O que quero mesmo é a volta do grid cheio e outros carros classicos, do jeito que está vai virar uma copa passat.

A ultima corrida que vi foi a ultima etapa no ano passado, o 69 não correu, e fiquei impressionado com a competitividade dos carros de marcas ,tinha uns 40 carros no grid.

ReinJr
ReinJr
13 anos atrás

Flávio,
hj atravessando sp (sou de Sorocaba), mais prec na marginal pinheiros, vi um alfa, coisa linda msm, c alguns adesivos, inclusive um ‘clássicos de competicao’. Corre c vcs? Q carro bonito. E estava ‘piscando’.

Abraço,

Jaison
Jaison
13 anos atrás

Tá na hora de migrar!

André Mello
André Mello
13 anos atrás

Realmente complicado o momento da Classic Cup, nossos grids tem diminuido a cada corrida que passa, pelas minhas contas este ano ja participaram 32 carros diferentes nestas 3 etapas, temos media de 20 inscritos por etapa, muito pouco realmente, quando comecei na categoria a 4 anos atras a media era de 35 carros por etapa.

Acho que a divisão das categorias, Classic Cup e Classicos de Competição contribuiu bastante para a diminuição do grid, temos hoje duas categorias de carros classicos com grids pequenos, divididos em corridas e dias diferentes(A CC corre no sabado e a CCC no domingo).

Formamos recentemente um grupo para tentarmos fazer algo pela categoria, o problema é que fizemos isso um pouco tarde pois só conseguiremos mexer no regulamento para a temporada do ano que vem, por hora nos resta tentar nos reestruturarmos, reiventar a categoria como voce mesmo disse para a partir do ano que vem tentarmos dar novos rumos a CC e crescermos novamente.

O site oficial da categoria esta sendo feito, ja é um passo importante para divulgação, temos que tentar atrair novos participantes pois o pessoal mais antigo esta desanimado, muitos ja desistiram de correr inclusive.

As corridas estao monotonas, pra quem assiste e pra quem participa, eu fiquei quase a prova toda andando sozinho na pista, emoção mesmo só nas duas ultimas voltas quando travei um duelo muito bacana com meu companheiro de equipe, o Adrani Lubisco do chevette 08, dividimos curvas com os carros quase se tocando, trocamos de posição varias vezes e a briga só foi decidida na bandeirada final com ele chegando com pouco menos de meio carro na minha frente.

A proxima etapa é daqui a aproximadamente 40 dias, espero que o pessoal se anime e que tenhamos um grid um pouco mais cheio.

Rodrigo Romão
13 anos atrás

Não dava pra entender como que seu carro tava se arrastando na subida do laranjinha, mesmo.