SERIEDADE, SÓ ISSO

SÃO PAULO (e como falta…) – A edição #13 da Revista WARM UP entrou no ar e traz, em sua reportagem de capa, um amplo material sobre doping no automobilismo brasileiro. Não, não vivemos uma era de pilotos bombados e/ou pilhados. Felizmente o quadro não parece ser estarrecedor a esse ponto. Mas vivemos uma era de falta de transparência, conchavos e irregularidades. A CBA e os organizadores da Stock Car ocultaram da opinião pública um caso de doping do final de 2009 e não fizeram um exame sequer em 2010. Isso depois de um caso bem rumoroso, o de Paulo Salustiano, e das denúncias feitas por Renato Russo depois do acidente que matou Rafael Sperafico no final de 2007.

É uma situação com a qual as pessoas de bem no automobilismo brasileiro não podem conviver. Nós, da Warm Up, não temos nenhuma esperança de que o quadro mude diante das denúncias feitas pela revista. O mais provável é que todos se calem e se finjam de mortos.

Mas temos a obrigação de informar, e informar bem.

Para ler a revista, que traz também uma entrevista com Zequinha Giaffone e uma análise (positiva, diga-se) do Ricardo Divila sobre os carros da Stock, é só clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio
Sérgio
12 anos atrás

PUTZ…… Vocês pedem seriedade???? mas é sério?????? Porra, num país onde o cara que manipulou a grana do mensalão é reintegrado no PT com direito a festa na casa da Marta Suplicy (obviamente que a casa é da união, a carne do churrasco vem do din din meu e seu, o Wiskão é 18 anos…. patrocínio do povo troxa), num país onde o conselho de ética do senado tem Renan “Monica” Calheiros, e mais 14 fichas sujas (é verdade, praticamente todos são alvo de processos), e são estes mesmos sacripantas que dizem aos senadores o que é CERTO e ERRADO, fora que o presidente do senado é José “Ribamar” Sarney (no comments), vocês ainda tem a coragem de reclamar do Scaglioni, do Pinteiro?????

Ricardo Silva
Ricardo Silva
12 anos atrás

Flavio, por mais que não goste de você, não há como deixar de reconhecer que você escreve bem, não tenho como deixar de manifestar meu apoio ao que você escreveu no seu editorial sobre doping na Revista WarmUp, especialmente quando diz: “É um universo que não se importa em viver num ambiente de pouca transparência e conchavos, um clubinho que não se sente obrigado a dar satisfações a ninguém…”

A CBA é apenas uma entre os que buscam os endinheirados que podem se sustentar neste clubinho. No popular, todo mundo quer tirar um qualquer da turminha do clubinho.

Parece que os sócios deste clubinho se orgulham de poder torrar dinheiro. Continuaremos sofrendo com isto até que pessoas sérias e/ou profissionais dirijam o automobilismo brasileiro.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ricardo Silva
12 anos atrás

Se não gosta de mim, vem fazer o quê aqui?

Tiago S.
Tiago S.
12 anos atrás

A matéria ficou espetacular. Matei o trabalho aqui pra ler, mas ficou muito boa mesmo.

Sergio A.
Sergio A.
12 anos atrás

Sr. Flavio,

Parabéns pela revista e, principalmente, pelas entrevistas com o Giaffone e o Divila.
A Warmup fez o que se espera da imprensa especializada: ouviu o pessoal da JL e consultou um grande engenheiro. Perfeito.

O senhor pode até ser chato, mas pratica um jornalismo de primeira.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Ontem estava vendo a reportagem do Cabrini no SBT, na hora lembrei desse post “seriedade, só isso”.

Olha, a coisa esta FEIA, a reportagem mostrava como é tratado o consumidor no país, mêcanicos de carros, técnicos em aparelhos elétrico-eletrônicos dando chapéu na hora do orçamento. Oftamologista enganando o paciente só para o mesmo gastar com óculos “consulta casada” entre o médico e loja que vende óculos. E o mais ABSURDO, tinha restaurante que aproveitava o resto de comida nos pratos, teve um caso que o rapaz tomou uma bebida, acho que era caipirinha, mas deixaram o gomo do limão inteiro no copo. Depois que o rapaz tomou a bebida, o gomo ficou “intacto”, levaram o copo para a cozinha e deram uma lavadinha no gomo, e BINGO!!! Colocaram o mesmo em uma tigela que tinha outros gomos, evidentemente todos já tinham sido usado em outras bebibas. Inventaram a reciclagem de gomo de limão, só no Brasil…

É como eu digo sempre, o que atrapalha o nosso país é a filhadaputagem, o resto até que dá para engolir. O caso de doping na CBA é só mais…dois.

Kleber "ChapZ"
Kleber "ChapZ"
12 anos atrás

Está tão boa quanto as demais. Mas acho que a expectativa criada em cima dela, me decepcionou.
Li tanto sobre vcs falando que iria ter uma coisa que iria mudar o automobilismo, mas acabei lendo uma ótima matéria, que só esclareceu mais o que a gente já sabia.

Adriano
Adriano
12 anos atrás

Olá, sou fã do esporte, inclusive do automobilismo em geral. porem, o rumo que ele toma, no meu ponto de vista anda tão vergonhoso que eu até deixei de acompanhar. Aquela maracutaia da Ferrari do Schumacher já foi uma que deixou a ética de lado. Outra até pior foi o fato do Briatore provocar um acidente de propósito por favorecimento. A F1 era top em tecnologia, estão fazendo pneus cada vez piores e uma empresa renomada (pirelli) concordando em fazer pneus vagabundos para ter a marca divulgada. Agora ainda forjam um antidoping. Se continuar nesse ritmo, a degradação do automobilismo como um todo será iminente.

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Reply to  Adriano
12 anos atrás

Infelizmente Adriano a degradação da raça humana é iminente. Pouquíssimas excessões me fazem acreditar que esse mundo tem jeito. O esporte que deveria ser o primeiro a dar exemplos de boa conduta é o primeiro a jogar mais lama nesse buraco onde estamos nos afogando.

Realmente a Pirelli se dar o trabalho de fazer esses pneus de farinha, só pra dar mais “emoção” à uma corrida, é lamentável.

galileu
galileu
12 anos atrás

vi casos de pilotos que se drogavam antes das corridas, semp re falei que eles eram pilotos frustrados, não tinham coragem de enfrentar aquilo de cara limpa.
até vodka nós da equipe pegamos no reservatório de agua de um ,piloto que corria conosco
jogamos fora e substituimos por agua mineral, o cara saiu para o treino livre, voltou furioso para os boxes dizendo que tinham mexido no tonico, hidratante dele e etc… quando contamos a verdade ele ficou sem graça, pegou o capacete e o resto do equipamento e disse não vou correr, e colocou o carro à venda. o cara tinha acabado de se divorciar, estava depressivo.
algo parecido parece que acontecxeu na F1 com o hans stuck.

galileu
galileu
12 anos atrás

DESCULPEM OS ERROS DE DIGITAÇÃO, SAIU SEM CORRIGIR, MAS DÁ PRA ENTENDER.;

galileu
galileu
12 anos atrás

para a terra que eu quero descer.
Excelente as entrevistas com o zequinha e com o ricardo.
tem um ditado que diz assim: o mesmo9 vento, que levanta a saia das meninas, nos joga areia nos olhos.
na minha opinião o dirietor da jl é esse vento, nos jogou areia nos olhos, enalçteceu o que eu jhá havia postado aqui, ou seja a eficiência da gaiola nova, agorta dizer que pelo projeto antigo ser do hedegardo Hernandes e eles apenas o executaram é o mesmo, que dar um tiro no pé, como eu vou construir um carro que vai ter um motor super possante, andar acima dos 200 km/h não vou fazer testes de impacto?
e a segurança dos pilotos como fica? no acidente do laercio justino, não existia uma proteção no teto do carro, era um quadrado sem nenhuima barra de proteção.
o xandy negrão e irmão se recusaram a correr enquanto não fosse instalado o extrator de ar traseiro.
vir dar uma entrevista deste nivel é chover no molhado, não,esclarece nada.
quanto ao divilla acho que ele foi ético, não quiz colocar seus conhecimentos, (vastissimos por sinal) em confronto com os fabricantes dos carros da stock.
ALGUEM TEM MUM COLÍRIO AÍ?

Moon Over Marin
Moon Over Marin
12 anos atrás

Quais substâncias podem conferir vantagem a um piloto de automobilismo?

Conde
Conde
12 anos atrás

Vou ler tudo depois com calma . Mas vai levantar polêmica e jornalismo é isso . Parabéns a toda Equipe da WU.

Aurélio Neto
12 anos atrás

FG, revoltante o que se passa dentro da Vicar e da CBA. Tudo muito sujo e escroto mas a passividade e conchavo dá náuseas. Que Juramento de ética fez o “Dr. Dino Altmann”?? Pelo jeito, nenhum…
A cobertura que toda a sua equipe fez sobre o caso é primorosa. Pena sabermos que nada ou quase nada mudará, mas o seu papel de informar e alertar foi perfeito. Mais uma vez VM e Cia deram um show de competência.
Acorda CBA, tá difícil ver luz no fim do túnel e mais fácil ver sangue no asfalto…

Piazza
Piazza
12 anos atrás

Também achei a entrevista do Divilla meio “em cima do muro”, nitidamente escolhendo as palávras pra não comprometer o fabricante. Não tenho motivos e nem dados para afirmar que o projeto dos Giaffone seja ruim, alias é o que eles sempre fazem. Compram o projeto pronto e limitam-se a fabricar. Ja faziam isto nos tempos do kart. Mas, que a entrevista do Zequinha é de dar dó, ah isso é. Apesar de toda grana e história o cara não sabe falar portugues gente !!!
Fico imaginando um breefing deste brilhante CEO com o pessoal da engenharia…Deus me livre !!!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Seriedade no Brasil é pedir demais”

Pois é, mas se fosse problema com relação a algum medicamento não haveria problema em divulgar. No atletismo isso é até normal, geralmente os atletas tomam medicamento sem orientação, nesse caso dá até para entender quando caem no doping. Qual será a substância envolvida no caso dos pilotos?

Coisa boa não deve ser…

Se for bebida ou droga ilícita, no Brasil não pega nada! Rico sempre vai ser taxado de “dependente químico”, é até chic…

Se ferra mesmo se for pobre, aí o cara já vira meliante e automáticamente, PINGAIDA e MACONHEIRO.

Isto é Brasil…

ags
ags
12 anos atrás

FG………………………………………………..Após todo drama…daquele pilto que não se sabe..se tinha LÁ AS HORAS de voo em cima de uma Montana clonada……será que o R Russo tinha razão??baladas…Red Bull na caixa..alguem teve a ideia de pedir exame de sangue do piloto..mesmo..tendo passado dias..mes…é……..a pobre da curva que é a culpada……………….se nundo Profissional,não exitem tantar mortes em provas..só no pais do escolacho…que MONTAM uma pick up como motor bombado..pra que?…….realmente a meteria da Warm Up..vai dar o que falar…………………..o Sr Zeca,,,,,,,,,desculpe e respeito o passado de sempre ter ficado na sombra do Afonso…não tem culpa…afinal..que faz Fogão..faz tbm Bombão..rss…é de dar vergonha..pro um lado..temos a nobre ISTOKI BOLHA…..pro outro lado..Montana bombada…………….afinal…que classe são esses carros?….pq não copiam a classe que vce FG..participa…automoblilismo é pra dar sensações,e não obtos..é esporte e não maq de fazer vitimas…..pobre do povão que assiste…..são os mais atingidos…pelos apelos da Venus platinada..e masi meia duzia de aloprados…….a mãe …C.B.A. ainda ainda..vai ser extinta..em breve………………………………………..pq? pq ainda temos o M.P.F. e a P.F…mais nada………….valeu FG…

galileu
galileu
Reply to  ags
12 anos atrás

continua o mesmo, só falata a dS ou m.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa tarde Flávio 69,
Parabéns pela revista. Dei uma olhadinha rápida e fico nota 10

Askjao
Askjao
12 anos atrás

Já lí a reportagem, e dou os parabéns. Uma pena que toda a marola formada não vai dar em nada, mas é incrível como tudo, mas tudo nesse pais se resume a acordo, privilégios, favorecimentos. O próprio piloto citado (não vou falar o nome para não estragar a surpresa), que é parte principal do assunto, não saiu de cima do muro. Isso porque interessa a ele. Parabéns mais uma vez a equipe pela transparencia.

marcão
marcão
12 anos atrás

Que matéria essa do caso do anti doping, e a falta de coragem dos dirigentes da CBA e também da vicar…

Tá feia a coisa, muito feia, bota feia nisso, é monstruoso o que se faz por um dindim….

Se não o fizeram em 2010 e tão dizendo que foi feito alguem ai levou,,, Daquia pouco descobrem quem levou, e ai vai levar de novo, na cabeça….

Achei a reportagem com o Divilla meio em cima do muro tipo, é mais não é, pode mais não pode… Fiquei na duvida…..
Triste vc ver depoimentos de quem participou involuntáriamente de acidentes fatais assim..
Se o carro embaça na chuva e não tem solução, deveriam fazer como algumas corridas que são canceladas ou adiadas a espera de tempo melhor… Só isso bastava, mas não1 O que vale no final e a velha maxima, o dindim…Ou é falta de imaginação, ou é gordura cerebral mesmo. Pra mim é vergonha na cara….
Bom, nessas dai já acharam um culpado mesmo, foi a curva e o tal do “T”, mais o diretor de provas….

Essa do médico, do presidente da CBA, e do CTDN, tá meio enrroscada a coisa ali
Faltou no minimo concilação na formação da opinião! Ou não? Ou será que estão já aprontando uma guilhotina pra cortar alguma cabeça?
Acho que sim…
Será a pinceladas, ou tartarugadas.???
Saindo das acusações e falando das reportagens ,nesta edição, tá bombando mesmo, vou ler de novo pra entender melhor certa afirmações..
Essa edição vai dar o que falar…E muito!!!
Jornalismo é assim mesmo. Tem que botar a “””mão””” no trobone…
T R O M B O N E N E L E S !!!!!!!!

Thiago Almada
Thiago Almada
12 anos atrás

Flavio, gostaria de assinar esta revista. É possível? Como faço?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Thiago Almada
12 anos atrás

A revista é eletrônica. É só baixar.

Thiago Almada
Thiago Almada
Reply to  Thiago Almada
12 anos atrás

Imaginei ter alguma versão impressa. De tão boa qualidade, é para se colecionar. Obrigado! Pelo menos ja comprei o Almanaque! Obrigado!