SONDERMANN

SÃO PAULO – Gustavo Sondermann não resistiu aos ferimentos e teve seu quadro neurológico declarado irreversível pelos médicos que o atenderam no final da tarde em São Paulo. Ele tinha 29 anos. Era companheiro de Rafael Sperafico quando este morreu numa prova da Stock Light em 2007 depois de um acidente no mesmo local.

É muito difícil, pelas imagens disponíveis, descrever com precisão a dinâmica do acidente. Não dá para ver direito se Gustavo bateu no muro e voltou para a pista, sendo atingido por Boesel. Ou se ele rodou, perdeu o controle e foi atingido. Ou se foi tocado, perdeu o controle, e foi atingido.

Mas há uma imagem, da foto em post um pouco mais abaixo, que deveria, pelo menos, nortear uma linha de investigação. Um pneu traseiro, de chuva, foi montado ao contrário. Isso poderia ter levado a uma instabilidade do carro, nas condições muito adversas de pista molhada, dificultando sua dirigibilidade.

Em acidentes fatais em corridas, a busca de culpados é sempre muito intensa e urgente, pelo inconformismo de todos. A história, no entanto, mostra que em geral não há um único culpado, mas uma sequência de fatos gerados por uma série de fatores que levam à fatalidade.

Os fatores são conhecidos: carros pouco seguros (me parece claro que esses carros tubulares têm deficiências), pistas perigosas (o Café já deveria ter sido alvo de um grupo de estudos sério e capaz de deliberar algo, tantos são os acidentes ali), dirigentes obtusos e covardes (em certas condições de piso e visibilidade, simplesmente não dá para correr; basta não autorizar a largada e pronto) e pilotos irresponsáveis (no Brasil, nem todos têm preparo para andar em determinadas categorias, há casos de doping, uso de drogas, álcool). Já contei aqui várias vezes que nas credenciais da F-1, para jornalistas e todos os outros, há a inscrição: “Motorsport is dangerous”. Claro que sim. Todos que estão numa arena onde carros, motos ou caminhões voam a sei lá quanto por hora correm algum tipo de risco. Uma batida, uma peça que voa na arquibancada, um incêndio nos boxes. A lista do que pode acontecer é enorme.

Mas a história também mostra que se deve aprender com acidentes. Estudá-los, entender sua dinâmica, agir para evitá-los ou, ao menos, diminuir a chance de que se repitam. Tem sido assim na F-1, é preciso reconhecer. Depois das mortes de Senna e Ratzenberger, a categoria passou por uma verdadeira cruzada pela segurança que aumentou, e muito, as chances de sobrevivência dos pilotos na maior parte das situações possíveis e previsíveis.

O que preocupa, incomoda, irrita no automobilismo brasileiro é que os envolvidos não agem. Que me lembre, aqui mesmo neste blog, relatei nos últimos meses uma morte em prova de arrancada em Curitiba, outra por atropelamento numa corrida de kart em Cascavel, mais um monte de feridos em eventos “amadores” com chancela oficial (arquibancada que caiu também numa arrancada, o tal do Múcio que atropelou espectadores num exótico campeonato de “manobras”), mais um morto num “track day” de moto em Interlagos…

Há federações, confederações, organizadores, promotores, construtores, preparadores, donos de equipe, mecânicos, engenheiros, patrocinadores, pilotos, um universo de gente que faz parte deste mundo da velocidade. E eles vivem numa inércia inaceitável. Morreu um, a indignação é geral. Mas dura pouco, até a morte seguinte.

Não devem ser tratadas como fatalidades, no caso de Interlagos, as duas mortes deste ano. Elas ocorreram no mesmo ponto da pista, embora os acidentes possam ter sido diferentes entre si. Está mais do que na hora de alguém pegar uma foto aérea daquela curva, chamar especialistas, propor mudanças e realizá-las.

Mais do que na hora.

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Question
Question
13 anos atrás

Estava chovendo muito, porque o diretores de prova não suspenderam a prova.

alex
alex
13 anos atrás

que estupidez essa morte! O que está acontecendo com o automobilismo brasileiro? Como pode uma competição ser séria com carros tão mal projetados como essas bolhas da Montana, Stock e cia?? Desmancham pela pista, não protejem o piloto em impactos laterais, vários pilotos já disseram que tem péssima dirigibilidade…
A própria Stock teve lances ridículos ontem. As bolhas quebram de forma pífia. Param nos boxes para o reabastecimento e não voltam mais. Esse arremedo de automobilismo que restou no Brasil precisa desaparecer e dar lugar a outro, construído do zero.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=lLH3AatS178

Resgate precário! No vídeo dá para ver o capacete balançando como um boneco de mola. Não foi imobilizado e o capacete ficou batendo dentro do carro enquanto tentavam tirar o piloto.

Lamentável a falta de estrutura.

JUNIOR
JUNIOR
13 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=CiZ9Wc1yh8s&feature=related Neste acidente o carro usa o monobloco original, o vidro continua no lugar, mostrando que apesar da violencia ouve pouca deformação do chassis.http://www.youtube.com/watch?v=YelodRFABH0 neste o piloto sai andando,a categoria é nova mas eu acho queo chassis é o mesmo usado no carro que vitimou Esperafico.Adinamica dos acidente são diferente mas Demonstra a segurança do carro, a solução para a curva do café é facil é so ter VONTADE FAZER UMA PISTA PARALELA DO LADO DE DENTRO E USAR O LEITO DA ATUAL CURVA COMO AREA DE ESCAPE. Os viadutos da imigrantes e a ponte da marginal pinhieros, mostra que quando quer fazer o homem faz, aterrar a parte interna da pista e construirsobre o aterro é fichinha perto destas obras.

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Eu estava assistindo a corrida em casa na Rede TV quando vi o acidente, o negocio foi bastande feio. Antes da fatalidade já a via mostrado os carros derrapando.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Futuramente, a CBA não vai mais cobrar pelas carteirinhas, porquê obviamente não haverá pilotos, não haverá equipes, nem estrutura e nem autódromos. Sabem por quê? É o fim do mundo.

Joca
Joca
13 anos atrás

Podemos ficar discutindo até a próxima morte, temos que analisar os fatos.

Colisão lateral, neste caso o traumatismo ocorre pelo deslocamento da cabeça, o banco está adequado?
Chuva, sabemos que nestas condições tudo vira um loteria, sem visão eu tiro o pé, os pilotos jovens acham que nada sofrem, por muitas vezes eu ouvir dizerem em bandeira amarela ai é que acelero.
Muro, sempre que tiver um por perto o cuidado aumenta, não esquecemos a expressão errou é muro.
A CBA faz tempo que fecha os olhos, e a prefeitura de São Paulo qual a sua responsabilidade quanto a interlagos, administrar(cobrar taxas, etc…)
Alguem viu a lateral direita do carro? Ali está a resposta.

Lemo
Lemo
13 anos atrás

Mais uma porrada em T.

Não é a primeira e nem a última.

Se não melhorar a estrutura dos carros, pode virar rotina.

Fica provado que eles não aguentam esse tipo de panca.

No mais, força à familia. Mais um sonho destruído.

Stock e CBA: Nota 0

hendrix
hendrix
13 anos atrás

não to falando q vão por a culpa no morto e no pneu

http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2011/04/pneus-montados-invertidos-podem-ter-desequilibrado-carro-de-sondermann.html

“verme sai da reta…a lágrima de um homem vai cair…
esse é o seu B.O. pra eternidade…diz que homem não chora…ta bom, falou…não vai pra grupo irmão ai …. JESUSCHOROU ! ! !”

Robert
Robert
13 anos atrás

sim ele usava o HANS , e sim o Hans é obrigatório.
por mais que alguns pilotos ainda relutem a idéia(vai entender)
é como andar de carro sem o cinto de segurança, não sei como tem gente que consegue.

Milton Eller
Milton Eller
13 anos atrás

Flavio, aquela ,curva tem uma chicane feita em 1992 para a motogp, porque não é usada??? o asfallto não aguenta??? troque o asfalto!!!!! Ou porque não realizar as corridas no sentido horario, Senna fez um teste nos anos 80 e seria perfeitamente possível. Falta gente competente na CBA, alem é claro de vergonha na cara.

Robert
Robert
13 anos atrás

sim a do café é primeira após a junção e a que antecede a reta dos boxes.
ela é feita de motor cheio e dependendo da velocidade do carro naquele ponto, ele tende a espalhar em direção ao muro.
E não é comum ultrapassagens serem feitas nela, já que existe uma reta inteira pela frente e o plioto tenque ter muito “cojones” para tentar algo ali.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Tázio,
A questão talvez não seja a montagem errada do pneu na roda, mas sim, a utilização de um pneu/roda montado para traseira esquerda no lado errado do carro.
Abç.

Julio Cesar
Julio Cesar
13 anos atrás

Acabei de ler no Globo.com… O Burti da de sacanagem???? Porra, dizer que “a gente não pode culpar o carro, tanto que este quebrou apenas um braço” ? Ou seja, a culpa é da pista, o carro é uma maravilha, muito seguro. Aguenta até se um trem bater de frente.
O problema é que a estrutura do carro é uma merda. Quem absorveu totalmente o impacto foi o piloto. O que adianta mudar a casca, se por dentro ta tudo podre???

hendrix
hendrix
13 anos atrás

darei 1 exemplo tosco, a covardia não é exclusividade dos mauricinhos tupiniquins.
lauda grande defensor de uma F1 segura desde 1974 sempre foi desdenhado pelo mundo, o próprio emerson quando jogado contra a parede peidava e ia correr (japão 1976)
a f1 só se preocupou com segurança efetivamente quando senna fez aquela M de mandar diminuir a barra de direção, dai tivemos uma década de f1 sem ultrapassarem, pneus com ranhuras, chiqueine no meio das retas, etc e tal
infelizmente o poderio econômio e o poder dos organizadoras fazem com q os pilotos peidem, macho q é macho só os jogadores de basebal e nfl q fizeram greves por seus direitos/objetivos coletivos
aqui no brasil esses meninos palyboy filhinhos de papai e maconheiros vão peidar também
tudo será como antes

Rafael Bilibio
13 anos atrás

Gomes,
sugiro averiguar mesmo que o pneu “invertido” está errado. Uma vez coloquei pneus Michelin, novos na concessionária, e os caras montaram assim também. Um lado “certo”, outro “invertido”, questionei eles sobre isso, e eles disseram que era assim mesmo.

Vale a pena ver com profissionais da área.

renee
renee
13 anos atrás

Acredito que uma alternativa para esta parte da pista seja aquela feita anteriormente para realização do Gp Brasil de Motovelocidade ( atual Moto GP ). Fizeram um “S” de baixa na curva do café. Para o espetáculo não seria a melhor solução, mas para a segurança dos pilotos com certeza.
Pêsamos aos familiares do Sondermann.

Tazio Nuvolari
Tazio Nuvolari
13 anos atrás

E ai Flávio!
Até onde sei, quem monta o pneu é o fornecedor!!!
Abraço.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Eu acho que além do muro, tem algum problema muito sério com os carros, pq na Nascar, os carros batem no muro e voltam pra pista e tomam porradas absurdas e é muito difícil algum acidente terminar com a morte de alguém. Não digo que algo não tenha que ser feito ali, mas acho que uma revisão na estrutura dos carros seria mais importante agora, mesmo porque não é apenas em Interlagos que a categoria corre.

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Me desculpem o probela, leia-se problema

Wallace
Wallace
13 anos atrás

É Flavio.
Mais um, e com certeza teremos mais….
Esse źe Pintor aí já tem três defuntos na sua conta, ele era vice na anterior né?????? Deveriam colocar estrelas pretas no rodapé das fotos dos tais “presidentes” da cba que contribuem para isso. Então o Hipopótamo inoperante teria uma estrela ” preta ” e o zé pintor teria 3 ” pretas “…..
Me parece que piloto não vale nada mesmo, é só mais um que se foi….. amanhã será substituido o carro e ele, e a roda continua a girar….. Até o proximo. Minha sugestão: remover as arquibancadas e criar uma segura área de escape, eliminando assim o fator ricochete. A outra seria correr no sentido horário que pode talvez ajudar. Mas o maior probela é a OMiSSÃO em resolver de verdade os problemas. Acho que é isso.
Minhas Condolêcias aos familiares deste Jovem.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

É simplesmente lastmiável a ocorrência de uma morte no mundo automobilístico. Corridas são notadamente perigosas, todos no meio sabem muito bem disso. Mas, com a adoção de medidas responsáveis, ações de prevenção, tanto nos autódromos – na correta dimensão de áreas de escape, muros, pneus e todo qualquer aparato de segurança -, quanto na segurança do carro em si – na evolução de uma célula de segurança, como existe na F1 -, tudo tem que ser feito para garantir a integridade do piloto diante de tais riscos.
O problema é que os irresponsáveis por isso – que deveriam ser responsáveis e estar atentos às mudanças e, minimamente às ocorrencias de acidentes, tomando medidas para garantir esta segurança -, parecem não estar muito preocupados.
A pergunta que fica é: quantos vão ter que morrer para esses irresponsáveis tomarem medidas realmente relevantes para aumentar a segurança dos pilotos?

JT
JT
13 anos atrás

A vida humana é muito frágil. Se fôssemos realmente fortes, resistentes e indestrutíveis, não perderíamos nosso tempo com o automobilismo, pois é no limiar da morte que vem a plena sensação de estarmos vivos. Não havendo o risco de morte, não há o sabor de brincar com a vida.

Somos todos uns imbecis. Todos. Deveríamos picotar Interlagos. Cada centímetro quadrado de asfalto.

Agora não adianta procurar um culpado, ou alguns culpados. Somos todos culpados a partir do momento em que aceleramos um carro ou simplesmente dedicamos parte de nosso tempo acompanhando o esporte mais irracional de todos os tempos: ser o mais rápido num circuito fechado.

Correr, correr. Apenas para chegar no ponto de partida. Para quê?

Estacionem os carros. Vamos para casa amar nossas mulheres e brincar com nossos filhos. Vamos encher a pança com os amigos e sair por aí enchendo a pança dos necessitados. Se morrermos fazendo isso, a vida terá feito mais sentido.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
13 anos atrás

Esse acidente DEVE ser investigado pela polícia.

Claro que a culpa não é de quem bateu no carro dele, não se trata disso…

Mas pelo que vi nas fotos o cockpit ficou razoavelmente íntegro. Ele morreu por causa da fratura vertebral. (pescoço). Ele não usava HANS?? O Hans não é obrigatório?
No Ceará morreu um piloto há pouco mais de um mês com o pescoço quebrado, porque não usava o Hans.

MICHEL GIUSTI
MICHEL GIUSTI
13 anos atrás

FLAVIO uma coisa que me traz muita indignação é o fato da organização da Stock Car fazer de conta que nada aconteceu e em seu proprio site divulgar fotos de festa e comemorações um piloto que fazia parte do circo desde 2000, sei lá desde quando exatamente, ESSES SÃO OS MAIS RIDICULOS, É TUDO UMA MAFIA BANDO DE MALFEITORES QUE SÓ PENSAM NO DINHEIRO, UMA CATEGORIA TÃO GRANDIOSA COM TANTOS INVESTIMENTOS FICAR REPUDIADA A GLOBO E A TUDO QUE ELES QUEREM, EM MOMENTO ALGUM O SITE OFICINAL PUBLICOU O TIROU DO AR O SITE EM LUTO AO GUSTAVO,… ESTOU MUITO TRISTE MUITO MESMO

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

O mais revoltante foi a emissora oficial tratar o assunto como fatalidade. Agora há pouco, no Globo Esporte, foi ridículo. Luciano Burti e Cacá Bueno mal tiveram tempo de falar.

Por mais contraditório que seja, pouco depois, os 2 estavam na SporTV e aí não pouparam críticas, e rapidamente chamaram organizadores da prova, equipe, pilotos e prefeitura de São Paulo para fazerem reformas urgentes em Interlagos. Mas acho muito difícil acontecer alguma coisa com a CBA que temos hoje.

Jader
Jader
13 anos atrás

O Brasil (diga-se CBA) não sabe gerenciar o automobilismo nacional, não demonstra o menor interresse em melhora-lo e talvez agora faça alguma coisa nessa curva devido a pressão de várias entidades. Mas o restante dos autodromos do Brasil tem aberrações tão grandes quanto essa curva do café e nada sera feito por que ninguem morreu ainda nesses lugares, ou por que não tem tanto destaque na imprensa quando alguem morre.
E continuo dizendo, automobilismo é esporte que vai desaparecer do Brasil em no máximo 2 decadas, não existe referência, não existem objetivos e planejamento. Perdeu o sentido a muito tempo acompanhar essas categorias nacionais.

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Elucidativo, obrigado.

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Acontece que na Nascar, a visibilidade é melhor (não se corre na chuva), as altas velocidades auxiliam na inércia (raramente se vê acidentes em T com grandes diferenças de velocidade de um carro pra outro) e a preocupação com segurança é infinitamente maior que aqui (existe um “olheiro” pra cada carro que pode entrar no rádio a qualquer momento para alertar sobre acidentes).

Agora essa do assoalho foi foda mesmo. Fiquei imaginando se ainda existe alguma estrutura intermediária, ou se o piloto conseguiu enxergar o chão.

José Morelli
José Morelli
13 anos atrás

Ô Gomes, bota a boca no trombone! Traiu o movimento agora? Noticiando os negócios sem omitir opinião, que isso? Bora descer o cacete na CBA porque a administração deles é amadora e corrupta!

ReinJr
ReinJr
13 anos atrás

..n sei sr mais alguém notou, mas achei ‘interessante’, p n dzr patético, q numa decl após o acidente o médico q o atendeu (Dino Altmann, salvo engano) dizia q o piloto, apesar da parada cardiorrespitatoria, do traumat craniano, N CORRIA risco de VIDA.
Vai entender.

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Alguém aqui sabe me dizer qual é a curva do café? Entrei em sites e não constava esse nome. Seria a primeira logo após a junção?

Mário Sérgio
Mário Sérgio
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

Isso mesmo Sr. Batista. É a curva que segue logo após a junção, e precede a reta dos boxes. Uma rápida puxada pra esquerda ainda subindo, o pé lá em baixo e o motorzão cheio.
Garimpa mais com o google que você acha uma imagem que cita cada curta, a marcha e a velocidade estimada.
Eu nunca andei de nada lá dentro, mas já assisti muitas pancadas no café, o que me leva crer que é uma curva rápida, perigosíssima e não costuma perdoar o menor vacilo.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

Valeu Mario, obrigado pela resposta. Abraço.

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Como engenheiro gostaria de alertar que o projeto do muro pode ter sido concebido para bólidos de características construtivas relativas à de um monoposto. Existe a possibilidade deste muro não funcionar bem com os tubulares.

Todos sabem que o muro foi feito atendendo uma solicitação da FIA, entidade que vela, no Brasil, prioritariamente pela Fórmula 1.

Não quero opinar pela eficiência do muro, uma vez que não estou a parte de seus parâmetros e resultados (e peço desculpas se desconheço acidentes semelhantes com conseqüências menores). Mas lembro ser este o primeiro acidente fatal após a reforma. No de Sperafico ainda havia pneus, que também tiveram papel fundamental no retorno do carro à pista.

Guiarony
Guiarony
13 anos atrás

“Neste momento de reflexão e dor a Confederação Brasileira de Automobilismo decreta luto oficial de sete dias.”
Hipócritas…

FC
FC
13 anos atrás

RIDICULO o Luciano Burti dizer no Globo Esporte que o carrro NAO TEVE CULPA na morte do Sondermann. RIDICULO, LAMENTAVEL….

Zeduardo
Zeduardo
13 anos atrás

Graças a DEUS nós vivemos numa democracia e todos podem escrever todas as bobagens que vierem na cabeça. (inclusive eu)
Longe (bem longe) de defender a “alta tecnologia” da estoque laite mas: Será que só eu vi as fotos do carro ?
A gaiola esta inteira galera e a porrada, ao contrario do Sperafico em 2007, foi do lado do “passageiro” e fora as lesões que o piloto teve na cabeça e coluna servical ele só teve uma fratura no braço (esquerdo, do outro lado da porrada) o que nos leva a acreditar que a causa da morte foi uma porrada de trocentos G’s na cabeça e coluna e até pode existir carro de corrida que suporte uma batida tão forte em T, mas a pecinha que fica atrás do volante não aguenta, com hans e tudo.
Aos que comparam com a Nascar, não se esqueçam que a gaiola é feita de tubos e bem parecida. As diferenças neste caso são varias, mas principalmente que eles não correm na chuva e os ovais tem uma largura bem maior que a subida do box além de ter o spoter para avisar qualquer obstrução na pista

Eduardo Dias
Eduardo Dias
13 anos atrás

Olá Flávio…

Ando de moto esportiva e desde que presenciei a morte de um “piloto”, entre aspas pois na verdade estava andando em interlagos com uma moto que chega a 280 km/h mas efetivamente era uma pessoa comum no tocante a pilotar uma moto dessa, aliás, como eu me considero também, apesar de ter feito 2 cursos de pilotagens de moto.

Mas estou aqui só pra desabafar e dizer o seguinte… no último ano ou 2, morreram uns 4 motociclistas nessa curva do café nos track days… já passou da hora de fazerem alguma coisa.

Abçs

Edu Dias

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Neste caso algo tocou a cabeça do piloto. Não foi “mera” desaceleração.

Andre
Andre
13 anos atrás

Essa questão do pneu, quem faz parte do automobilismo, já viu que em muitas provas de turismo se montam pneus de chuva ao contrário, pra ajudar na tração…em arrancadas é comum se fazer isso mesmo com pista seca…a equipe deve ter montado os pneus assim mesmo, não foi por engano.

Sobre os chassi, são todos homologados e estão edntro das normas da FIA…não vejo porque criticar os carros…morre gente em tudo que é categoria do mundo todo…a única coisa que está errada é a curva, que desde o acidente do Webber e do Alonso, já deveria ter uma área de escape maior e também uma inclinação com caixa de brita e penus depois…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Putz, pneu invertido…

Li acima e concordo: uma considerável área de escape no local.
Se ali não couber mais a arquibancada, que esta seja retirada, então.
Uma chicane ali mata a pista.

Narciso
Narciso
13 anos atrás

Estou lendo alguns comentarios, de quem e a responsabilidade, bom primeiro acho que a direção de Prova errou já que estes novos\velhos carros da montana nunca andaram na chuva isso foi dito pelo Piloto que gnahou a Prova, , uma pergunta Flavio não e a FIA que aprova as reformas do autodromo com a supervisão da CBA e FASP, e a FIA aprova as reformas porque nunca mexerão no Cafe, E uma pena que isso tenha acontecido com um jovem Piloto Deus o abençõe

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Vendo aquele vídeo com imagens antigas e muitos acidentes de um post anterior, parece que aquilo tudo, acidentes graves com vítimas fatais, é algo remoto. Mas, tristes acontecimentos que tem ocorrido recentemente e com uma frequencia inaceitável, como esse acidente do Gustavo, o do Rafel Sperafico, do motociclista, mostram que a situação continua complicada.

Em relação às inúmeras mortes nessa curva e nessa pista, não existem coincidências. Melhorias e correções devem ser feitas urgentemente, sob pena de haver mais vítimas. Aliás, tem morrido muita gente em Interlagos. Têm algum autódromo no mundo no qual tem havido mais vítimas fatais nos últimos anos? Eu acho que não.

Que o Gustavo descanse em paz, força para a fámilia e amigos.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Flávio, a sua observação sobre a somatória de fatores que levam à fatalidae é muito própria. Acidentes nunca são causados por um único fator, muito menos mortes. Carros de turismo, por si, já são inseguros, devido à posição do banco do piloto, junto à lateral esquerda. Some-se a isso a precariedade da célula de sobrevivência (?) das gaiolas e sua falta de absorção de energia cinética. Tudo isso mais uma barreira de aço que também não absorve energia e um pneu de chuva montado ao contrário (se é que isso provocou a perda de aderência, há que se determinar), e temos pronta a receita da tragédia. E, de fato, aos pilotos, chefes de equipe, e todos aqueles que estendem o limite do aceitável, em nome do “show must go on”, cabe uma parcela de responsabilidade. Meus sinceros sentimentos à familia e amigos do piloto. Um abraço.

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Concordo.

Neto
Neto
13 anos atrás

Fg essa batida começou com o carro da DOLLY (25) dando na lateral do Gustavo na entrada do café, veja no começo do video, da pra ver o (25) subindo e batendo e saido desiquilibrado, depois do banzé ele passa devagar pelo lado esquerdo do video http://www.youtube.com/watch?v=IKGkZaF_CVE . Nesse outro video da pra ver o resgate http://www.youtube.com/watch?v=lLH3AatS178&feature=related

Carlos Cwb
Carlos Cwb
13 anos atrás

E basta um estalar de dedos para toda pilotaiada correr pro grid, como se nada tivesse acontecido.
Quer apostar?
Os dirigentes do automobilismo apostaram. E estão ganhando…

Romeo Macedo
Romeo Macedo
13 anos atrás

Sou um apaixonado por automobilismo, desde 1970, vejo tudo que se tem de ver na programação de um fim de semana com corridas de carros de corrida.
Com tamanha tristeza e revolta que escrevo essas linhas……………..pois o acidente na prova do dia 03 de abril em Interlagos na Copa Montana, envolvendo o jovem e promissor piloto de carros de corrida Gustavo Sondermann, foi totalmente evitável. E olha que ao longo desses 40 anos eu vi milhares de acidentes fatais, Roger Wiliamson, Ricardo Palleti, Greg Moore(estava lá), Roland Ratzenberger ,Zeca Gregoricinski, Laércio Justino, Rafael Sperafico e o Mito Ayrton Senna e outros……………… sem falar nas fatalidades dos não pilotos como o estudante de fotografia Rafael Lima Pereira.
ALGUNS FATALIDADES, OUTROS TOTALMENTE PREVISÍVEIS E POSSÍVEIS DE SE EVITAR.
O acidente de ontem, foi uma tragédia anunciada, inclusive pelo próprio comentarista da Rede TV e ex piloto de Stock Car, o Lendário Campeão Paulo Gomes.
Paulão, como é conhecido no meio automobilístico, demonstrava TEMOR antes da largada e uma preocupação excessiva pelo estado da pista, muito molhada.
Pista molhada misturado com a adrenalina destes destemidos pilotos que pouco haviam praticado com seus carros no molhado, …………. podia dar em coisa ruim,……………..e deu!
Porque só o Paulão viu e percebeu tal perigo?
Porque que é que um sujeito como o Paulão não está no comando dessa categoria?
Porque ele é BOM pra Car…………..?
Porque não adiaram a largada por 30 minutos? Era o suficiente para que talvez não fosse necessário dar “meus sentimentos” HIPÓCRITAS ao pais do Gustavo? Né meu?
Quem podia adiar aquela largada por 15 minutos? Seria o suficiente para se largar em fila, um atrás do outro e atrás do carro madrinha.
Dar quantas voltas fosse necessário para a pista criar um trilho e os pilotos se acostumarem com as reações dos carros no molhado.
Nesse momento de que não há limites para tamanha bravura desses pilotos, é o momento em que os Organizadores, Diretores, Promotores e Dirigentes e etc………….INCLUSIVE A MÌDIA, fazerem pressão para que se tenha uma competição mais segura.
TEM mais AMIGOS,……………………….AINDA ACREDITO QUE A MORTE CEREBRAL DO GUSTAVO ANUNCIADA 3 HORAS DEPOIS DO ACIDENTE ESTÁ MAL CONTADA………….!!!
TEM ERRO DE PROCEDIMENTO EM RESGATE, TEM DESPREPARO DE SOCORRISTAS, TEM FALTA DE EQUIPAMENTO ADEQUADO DE RESGATE E FALTA DE PLANEJAMENTO PARA SE ORGANIZAR UM EVENTO PARA UM FINAL DE SEMANA AUTOMOBOLÍSTICO, COMO OCORRE NA TERRA DO TIO SAM.
PRECISAMOS URGENTEMENTE DE QUESTIONAR A BASE DAS COISAS!
PARA COM QUE FINALIDADE A GENTE SE REUNI E SE ENVOLVE NUM FINAL DE SEMANA DE CORRIDAS AO REDOR DE UM AUTÓDROMO, PARA VER O QUE?
VER CORRIDAS DE CARROS DE CORRIDA E NÃO ACIDENTES ESTÚPIDOS COM GENTE MORRENDO.
O QUE DIZER AGORA AOS PAIS DO GUSTAVO?…………………………..
E AGORA MANÉ?………………..

Matthew Squair
Matthew Squair
13 anos atrás

Se foi trocado o pneu para a remoção após a batida não sei. Porem se repararem nas fotos onde so mostra a “gaiola” do carro, irão perceber que na verdade as 2 rodas do lado esquerdo estão com os pneus invertidos. De fato e necessário que se faça um estudo em cima da estrutura do carro, pois a fragilidade e evidente, são muitas fraturas para um piloto que estava “protegido” pela gaiola, capacete de 1ª linha, Hans e etc. Vale lembrar que a batida que vitimou o Sperafico foi no mesmo local do carro, ou seja no meio dele. Se o carro tem uma deficiência de segurança e necessário que seja tomada alguma providência para evitar novas fatalidades.

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Não seria hora de os Giafone darem uma explicação? Todo mundo falando que os carros deles não tem segurança e eles calados. Porque será? Seriam tão poderosos assim, que não precisam se explicar? Até as montadoras mais poderosas de mundo dão explicações quando existem obitos com seus carros! Quem entende de automobilismo não se cansa de falar mal destas carroças…

Capitão Haddock
Capitão Haddock
13 anos atrás

Gostaria que algum dos “engenheiros” (tal como o Galvão Bueno) que cobram a existência de uma área de escape na Curva do Café fizessem um esboço sobre uma imagem do Google Earth e explicasse, de uma maneira racional, como fazer para criar tal área sem ter que remover todo o Setor A das arquibancadas e mesmo parte do Setor C.

Será que o povo pensa que criar uma área de escape é só abrir uma “caixinha” do lado da pista?

Existem inúmeras curvas semelhantes no Calendário da F1: trechos feitos sem tirar o pé e sem área de escape. Aliás, ao que me consta, todos os circuitos ovais do mundo são assim,. Indianápolis tem 4 curvas idênticas, feitas em velocidades ainda maiores. Suzuka tem curvas muitíssimo mais perigosas e com áreas de escape que são verdadeiras armadilhas.

Sim, o Alonso bateu feio ali, só que ele atropelou um pneu que estava no meio da pista e isso o jogou para o muro. Essa pequena informação não conta? Além do mais, ele saiu andando do carro. Será que não é o caso de observar a estrutura destes veículos, que parece estar totalmente obsoleta o invés de querer descaracterizar (novamente) um autódromo inteiro?

É óbvio que botar a culpa