UMA SOLUÇÃO

SÃO PAULO (dia longo) – Recebi e-mail agora há pouco do Leonardo de Souza, jovem piloto da F-3 Sul-americana. Ele propõe uma solução simples para Interlagos, para matar a velocidade da curva do Café. Daqui a pouco vou escrever algo sobre as pistas. E sobre os pilotos, sobre os carros, sobre os dirigentes.

Mas a sugestão do Leo, com quem troquei algumas palavras no Velopark no ano passado (ele gosta do Grande Prêmio e mandou fazer um adesivo do site para usar em seu carro, algo que sempre achei muito simpático), poderia servir como ponto de partida para se começar a fazer algo. Sim, há necessidade de aterro, há custos, há um monte de coisa. Mas há, sobretudo, vidas que devem ser preservadas.

A Prefeitura poderia, por exemplo, mandar um e-mail à TV Globo, promotora do GP do Brasil de F-1, e informar que os 20 e tantos milhões que gasta por ano para fazer arquibancadas provisórias para a corrida, um evento privado realizado em local público, serão gastos nesta temporada para fazer a chicane. E a Globo que monte suas arquibancadas, já que a bilheteria é dela.

Mas é claro que não tenho nenhuma ilusão a esse respeito.

Olá Flavio espero que o Sr. esteja bem, mesmo com o que aconteceu ontem em Interlagos.

Primeiro gostaria de me apresentar novamente, meu nome é Leonardo de Souza e sou piloto da F-3 Sudamericana, chegamos a nos encontrar no Velopark porque uso o adesivo do Grande Prêmio no meu carro. Estou enviando este email porque queria compartilhar uma idéia com relação a aumentar a segurança do autódromo de Interlagos especiamente para os carros de Turismo como os da Stock Car. Estou enviando em anexo uma imagem do circuito. Da curva do Bico de Pato até a entrada da reta, fiz uma montagem para mostrar que é, sim, possivel criar um “S” após a Junção com espaço suficiente para os carros percorrerem sem problemas e que irá diminuir drasticamente a velocidade, em especial no local dos acidentes do Rafael Sperafico e do Gustavo Sondermann. Este “S” seria localizado ao fim da zebra de apoio da curva da Junção e antes de chegar no “S” que utilizaram nos testes coletivos da Stock em 2008 e que desmanchava por causa da degradação do asfalto que havia ficado muito tempo sem utilização.

Estou enviando esta imagem a você por que acredito que seja a maneira mais fácil de realmente mudar algo, já que você teria mais facilidade de espalhar a idéia deste “S” a mais pessoas do ramo (pilotos, jornalistas etc). Se mais pessoas do ramo expressarem sua opiniões e também se unirem, acredito que possamos pressionar o suficiente para pelo menos fazerem algo com relação à pista de Interlagos, já que díficilmente irão modificar algo nos carros da Stock. Vejo que muitos colocaram a culpa apenas na pista e não na segurança dos carros. É claro que isto que estou tentando mostrar é apenas uma ideia, um rascunho que na prática tomaria uma forma diferente, mas acredito que é um ínicio para evitarmos mais uma tragédia como a que aconteceu ontem e em 2007.

Como piloto, aceito os risco do que escolhi. Mas se existe algo para melhorar a minha segurança e a de outros pilotos, então devemos fazer o que está ao nosso alcance para isto ocorrer . Agradeço pela sua atenção.

Atenciosamente
Leonardo de Souza
Kemba Racing

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Helcio
Helcio
12 anos atrás

Caros Amigos é em nome do automobilismo e da emoção que não podemos aceitar que o autodromo de interlagos sofra qualquer alteração no seu percurso!
O Alonso faleceu? Nos dois caso tanto da stock como da montana o que aconteceu foi uma fatalidade!
Se pudermos melhorar alguma coisa melhoremos os carros, a estrutura que protege o piloto!
Isso sim tem que ser melhorado!
Agora simplesmente achar que “mutilando” interlagos resolve, ai eu definitivamente não concordo!
Nascar anda a quase 400, assim como F1 o automobilismo tem os seus riscos, não quer correr não corre!
Já não basta o que fizeram com varios autodromos do mundo que deixaram as corridas sem graça sem emoção!
O Autodromo de Hockenheim na Alemanhã morreu depois que mutilaram o circuito!
O piloto que achar perigoso tem o direito de não correr!
Mas o que são pilotos de verdade vão pra cima!

Rafael Bilibio
12 anos atrás

Gomes,

te enviei via Twitter, uma sugestão também para um novo traçado para a curva do Café.
Veja aqui: http://twitpic.com/4god4n

Uma simples chicane que tenha que ter uma forte redução de velocidade.
Abraço!

Marcos Santos
Marcos Santos
12 anos atrás

Fazendo esse “S” teria que verificar o ponto de ultrapassagem que ficaria na pista, pois para a formula 1 o ponto de ultrapassagem é lá praticamente e com esse S não existiria mais esse ponto pois em retas curtas não se ultrapassa na formula 1 atualmente.

Vivaldo B. Jr.
Vivaldo B. Jr.
12 anos atrás

Ah!!! Como eu amo Interlagos, mas, algo TEM QUE SER FEITO, e não é chicane, pois comprometeria a velocidade de entrada na reta, matando as ultrapassagens, portanto, os “espaços precisam ser invadidos” para o nascimento de uma área de escape, é simples né? Parem de complicar para não morrer mais ninguém alí, caramba!!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Vivaldo B. Jr.
12 anos atrás

Também acho.
A arquibancada que sair dali pode ser suprida com mais cinco fileiras de cadeiras nas outras. E, isso, se for o caso, pois o autódromo dificilmente tem lotação máxima.

Além da área de escape, se desse para mexer na entrada dos boxes e em eventuais locais de acúmulo de água (eventuais, pois, para ser sincero, nem sei se há), a pista ficaria impecável.

Braulio
Braulio
12 anos atrás

Estranho tanta preocupação com o traçado sendo que nos dois acidentes automobilísticos fatais o carro foi produzido pelo mesmo fabricante, coincidência ?
Seria um problema só da pista ?
Acho necessário rever a segurança como um todo, pista, carros, nível técnico dos pilotos,comissários e principalmente dos organizadores.
A segurança deve estar acima do espetáculo !

wagner fatore
wagner fatore
12 anos atrás

ja passou da hoja de colocar uma chicane, fica mais emocioonate o lance… um S de Sperafico ou Sondermann…S de saudade!!

Lúcio
Lúcio
12 anos atrás

Engrosso o coro: a solução não é mudar o traçado, mas melhorar a segurança dos carros e, se for o caso, adotar medidas para impedir que água se acumule naquele ponto da pista. Abraço.

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

Lembrei do vídeo que você, FG, postou dias atrás, onde viamos os pilotos serem lançados ao ar, como bonecos de trapos. Lamentável o que aconteceu com o jovem piloto, mas concordo com as ponderações feitas a gincane. Os dois acidentes fatais no café mostram, a um olhar atento, que o problema está na falta de área de escape e naquele arremedo de proteção no guard rail. Em relação a assistir corrida para ver alguém morrer é um dos muitos comentários estúpidos do Piquet. Sadismo é perversão.

Aldo
Aldo
12 anos atrás

Estão na verdade é mutilando e matando pessoas, se já ocorrereram duas mortes e teve aquele acidente grave do webber e alonso já passou da hora de modificar e a idéia é muito boa, em imola modificaram a curva tamburelo onde Senna morreu, e Berger e Piquet quase morreram, depois da mudança houve acidentes graves?

Puntataco
Puntataco
12 anos atrás

Para complementar, apos ler tambem o e-mail de Cassio Homem de Mello e outros posts acima do proprio Flavio….
Concordo em quase todos os pontos levantados pelo Cassio, exceto que nenhum carro aguentaria um “t-borne” destes…o acidente do Kristensen na DTM alguns anos atras foi, no minimo, igual…acima de 220 km/h, na lateral do piloto…OK, o Kristensen ficou de molho por quase um mes, mas esta vivo e ainda vencendo corridas mundo afora…

Alem dos carros, o(s) problema(s) crucial(is) sao os dirigentes e a chegada de pilotos que nao tem experiencia, talento e capacidade de pilotar. Ao contrario dos que deixaram a vida em 2007 e 2011, que foram pilotos de carreiras solidas e promissoras.

Marcos
Marcos
12 anos atrás

O torcedor que paga CARO por um ingresso em interlagos pra ver o GP BRASIL F1(por exemplo) não vai ficar nada satisfeito em passar a corrida toda e não ver nenhuma ultrapassagem e atualmente isso é raro e colocam a culpa nos carros atuais etc, mais e no PASSADO os carros dos anos 80(por exemplo) eles não eram “NOVOS E MODERNOS” para os anos 80? Amigos esta faltando BRAÇO, RAÇA E CORAGEM naquela época o piloto tinha coragem e compentencia hoje em dia são DESCULPAS e INCOMPETÊNCIA.

Um abraço a todos!

Puntataco
Puntataco
12 anos atrás

Ola Pessoal, Interlagos tem mais de 60 anos, eh considerado por muitos como um dos melhores autodromos do mundo (principalmente o circuito antigo).
Comecar um debate agora sobre mudar o tracado da Curva do Cafe eh uma forma de se tentar solucionar o problema. Mas, como o proprio Leonardo disse, a pista nao eh tudo.
Quem nao viu a batida do Kristensen na DTM alguns anos atras (http://www.youtube.com/watch?v=Dxq_Zp-ctfc), vale a pena ver…Foi bem mais seria e os pilotos sairam relativamente ilesos (lesoes menores, dor de cabeca, dificuldade de visao por um tempo)…
Quem nao viu o acidente do Premat no ano passado na DTM, vale a pena ver….
http://www.youtube.com/watch?v=YelodRFABH0

Agora, para isto a DTM fez um cockpit dentro do carro, ou seja, uma protecao dentro da protecao…fibra de carbono…resistencia similar a F-1….

Alguns dirao, isto custa dinheiro? Mas sera que uma temporada da Stock, que custa ao redor de 2 milhoes de reais, nao daria para bancar algo assim?
Eh so querer…

Mas ai vem a historia, alguem no meio do automobilismo tem interesse na seguranca dos pilotos ou sera que o interesse maior de todos nao eh o bolso?

Ninguem eh hipocrita para nao saber que automobilismo eh um esporte perigoso (vi outro dia o filme no blog do Flavio Gomes). Ninguem eh hipocrita em acreditar que Interlagos eh um modelo de seguranca. Com certeza vale a pena ser analisado o que aconteceu na Curva do Cafe, mas eu me pergunto se acidentes como este (um carro se desgoverna, outro vem atras e bate acelerado) nao poderia acontecer em outros circuitos, em outras curvas ou retas?
Sera que a primeira reacao nao deveria, ja em 2007, ter sido melhorar a seguranca dos carros?
Mas quem tem interesse nisto?
Nem os pilotos, que seriam quem mais tem interesse, tem forca para isto…o que nao surpreende, numa terra onde pilotos de um campeonato sao proibidos de correr em outro campeonato…
Quanto vale uma vida?
Triste eh saber que a perda de uma grande pessoa (e piloto) como em 2007 nao serviu para nada.
Triste eh saber que nada mudara agora.

Sera que os construtores deste carro, os organizadores deste campeonato que so tem aparencia, se dignaram a ir falar com a familia do piloto?
Sera que eles conseguem dormir de consciencia tranquila sabendo que um piloto, ou melhor, mais um piloto, morreu no carro construido por eles?

Para mim, mexer no Autodromo eh uma visao muito simplista. O buraco eh mais embaixo.

Wellington Wigand
Wellington Wigand
12 anos atrás

Prezado Flávio,

Não quero levantar mais uma polêmica, mas nas fotos divulgadas pelos meios de comunicação pude reparar que um dos pneus traseiros estava montado com o sentido de tracionamento invertido. Foi proposital? Tem alguma influência no rendimento do carro nas curvas?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Wellington Wigand
12 anos atrás

Prezado Wellington, não quero ser indelicado, mas este assunto tem sido discutido desde domingo.

djow
djow
12 anos atrás

É sempre assim. Qualquer coisa é só encarnar o espírito do Tilke e mandar ver uma chicane. Espero que a FIA -ao menos para a corrida de F1- jamais aprove uma aberração dessas.

Lemos
12 anos atrás

Sinceramente, eu acho que o problema é mesmo os carros, que são bonitos mas não tem segurança nenhuma, vemos acidentes piores que este, e o piloto sai ileso.
A Stock da dinheiro, cansei de ir a Interlagos de domingo ver o campeonato Paulista, onde todas as categorias corriam o dia inteiro, era gratuito, mas dava dó, arquibancadas as moscas, enquanto na Stock, que tem de pagar pra assistir, lotada . . .
Infelizmente o pesoal responsavel só se mexe quando acontece algo.
Existem pistas com trechos muito mais perigosos que esta curva . . . o problema não é a curva, e sim os carros . . . é o que eu acho

fernandofn
fernandofn
12 anos atrás

Se colocar o S vai matar as ultrapassagens da pista. Só tem duas soluções. Ou faz a área de escape ou faz outro autodromo em SP.

Allan
Allan
12 anos atrás

O quê?! Fazer um “S” lá?

Na minha opinião, as vidas são preservadas pela maior segurança dos carros. A categoria em questão não está preparada para a velocidade que tem, e isso ficou claro de forma lamentável com o acidente do Sondermann.

Um piloto aceita os riscos da profissão, riscos estes que precisam ser minimizados pela maior tecnologia empregada em prol da segurança do carro, isso sim.

Agora, querer multilar um circuito para dar mais segurança e diminuir a velocidade, tem dias saídas: ou coloca um motor de 4 cilindros no carro e acaba com a velocidade de vez ou chamem o Tilke para mecher em interlados e pronto!

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
12 anos atrás

Olha o espaço que tem ali atrás!!! É só arredar o muro pra cima daquele espaço de terra batida!!! Pra que matar a velocidade?

Querem saber, automobilismo, assim como qualquer outro esporte, é um ato de risco!!! Se assim querem, façam de Interlagos um Tilkódromo… enquanto tem corrente querendo recapiarem a pista antiga (e estou com eles!) vem gente querendo matar a velocidade da pista…

Ah, querem chicane? Ponham o pessoal da diretoria da CBA de roupa laranja parados no meio da reta e os carros os deverão contornar!!!

Pronto, falei…

Léo Engelmann
12 anos atrás

O problema do projeto do meu xará é área de escape.

Se dois carros se tocarem na chicane, pra onde vai o de fora?

Faledi
Faledi
12 anos atrás

Pra mim a solução é muito mais simples… o problema não é bater na curva do café, o problema é bater na curva, bater no muro e voltar virado para o meio da pista, ai sim da morte! Então que se faça uma grande área de escape ali, só isso! Os carros vão bater e sair da pista, PRONTO!

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Com relação a esta gincane na curva do café, ja existiu na Moto mundial.
Em função desta curva o GP de Moto foi cancelado de Interlagos.
Eu sou pai de piloto e sei totalmente do risco.
Este risco e que faz deste esporte algo indiscritivel na tristeza e na alegria.
Vale lembrar que este carro tubulares estão atigindo velocidades altissimas. Para isso seria adotar o Crash test .
Afim de apurar o que chassis suporta, e equacionar com a velocidade.
Paulo Brandão

Carlos Menezes
Carlos Menezes
12 anos atrás

Como comentado no Blog do VM, a utilização de tal chicane VAI MATAR AS ULTRAPASSAGENS NO FIM DA RETA. Abaixo as soluções simplistas travestidas de chicanes.
Tem é que fazer uma área de escape ou, como sugerido acima pelo Leo Couto, alongar a reta entre o mergulho e a junçãom, mudando o ângulo da curva do café (pra q arquibancadas ali??)

Henry Grosskopf
Henry Grosskopf
12 anos atrás

E a CBA “proibiu” ultrapassagens na curva do café…

2SIX
2SIX
12 anos atrás

Concordo com a sugestão e iria mais fundo, propondo ao invéz de uma gicane, a extensão da pista, na forma de uma alça, parecendo com a antiga ferradura, no meio da área livre que tem o laguinho.

lucianocop
lucianocop
12 anos atrás

O problema não é a curva, ela nem é tão veloz assim, subida, angulação leve…o problema maior é que na chuva vira um rio, muita inclinação, a água desce…e quem bate com água ou pista seca, encontra um guard rail e volta pra pista, deveria ter uma área de escape do lado esquerdo de quem sobe.

E outra, não sei como nunca ninguém encheu aquele muro logo na entrada dos boxes, outro absurdo…

Jota
Jota
12 anos atrás

Qtos acidentes tiveram na historia de interlagos no cafe?

Culpa eh dessas merdas de kit bolha…. a pista é duca.. mas esses carros sao umas casquinhas de noz.

abs

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Flávio,

Em minha opinião na curva do café (lado direito, externo) o muro deveria ser colocado rente a pista, sem a área de escape, como num circuito oval. Esse muro deveria ser como nos ovais americanos, com amortecimento (SAFER, usado em Indianapolis). Dessa forma, em caso de acidente, o carro iria bater e ficar no muro e não bater na proteção de pneus e voltar para a pista e ser atingido por outros competidores como aconteceu com Alonso (2003, F1), Sperafico (2007, Stock) e a fatalidade do último domingo.

Nilton Pascoal
Nilton Pascoal
12 anos atrás

Concordo com a idéia da área de escape. Acho que é esse o problema no local. Piloto que sai da pista, bate e volta com o carro descontrolado e lento vira saco de pancada de quem vem atrás, ainda mais com a visibilidade como estava ali. Ponham a arquibancada mais pra trás e criem uma área de escape. Espaço pra alterações é o que não falta a Interlagos. É preciso que quem manda invista grana em algumas reformas. E aí, a coisa pega. Todo mundo tira o seu da reta e sobra uma “reta curva” colada num muro pros pilotos.
Uma observação: Alguém já levantou essa bola, mas ainda não li nada a respeito aqui. Vocês notaram nas fotos que um dos pneus traseiros do carro do Sodermann está montado invertido? Gostaria de mais detalhes sobre isso.
Abraços

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Pura verdade Sr. José. o automobilismo sempre atraiu as pessoas, por que elas sempre quiseram ver os pilotos desafinado a morte ao limite e quando acontecia algum aciedente a plateia adorava. Isso é verdade sim, temos que deixar a hipocrisia de lado, se não me engano até o Piquet já disse isso. Ninguem quer ver uma corrida monótona, como as de hoje. Eu vi o Gilles Villeneuve fazer alguns testes na antiga interlagos com a ferrari 312T4. Quem não viu perdeu. Naquela época os caras vinham de motor cheio lá na antiga subida, passavam pela reta dos boxes a uns 320 Km/h, entravam no curvão e enchiam a reta oposta beirando os 340km/h. Quem achar que é exagero, pergunta para o Emerson.Era automobilismo em seu estado puro.Para mim existiram quatro pistas que sempre separaram os melhores dos outros: As antigas Interlagos, Spa e Nuburgring e Monza.

Christiano
Christiano
12 anos atrás

E entao a ideia é mutilar ainda mais o circuito de Interlagos? Que isso meus amigos!?!?! Façam a area de escape e pronto, não precisa estragar o circuito no seu trexo de maior emoção (que é a freada da junção e a aceleração plena até o S do Sena) .
Se querem apelar, chamem o H. Tilke pra enterrar de vez o nosso belo circuito!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
12 anos atrás

Acho a curva perigosa, mas o problema está nos carros. Quantas batidas mais graves vemos nas 450 divisões da Nascar em todos os finais de semana?

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Ótima idéia. A curva antiga poderia ter uma maior inclinação e ainda tem espaço para area de escape. Além do quê o trecho de alta velocidade ficaria mais longo.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Já pensou se agora tiver um acidente na reta dos boxes, que tambem ñ tem area de escape. Aí vão querer colocar um S lá tambem. O Automobilismo agora não pode ter ultrapassagem tambem, é muito perigoso. !?
Abração.

Jorge Paes
Jorge Paes
12 anos atrás

Leonardo, valeu pela iniciativa, mas eu não concordo com a sua idéia. A solução pra valer é afastar o muro e aumentar a área de escape, ponto. Minha humilde opinião é a opinião de um espectador de F1. Construir essa “S” vai matar as possibilidades das já remotas ultrapassagens.

Thiago
Thiago
Reply to  Jorge Paes
12 anos atrás

Desculpa Jorge, abdicar de uma solução razoável e segura para a curva do café em favor das ultrapassagens, soa meio desumano, mas enfim. Na minha opinião, os carros de F1 são suficientemente seguros pra aguentar uma pancão lá sem graves problemas, mas talvez outras categorias não são preparadas pra velocidade que atingem. Então seria o caso de usar a chicane apenas nas outras categorias, e deixar a F1 sem usá-la, não aterando em nada a sua “expectativa de ultrapassagem” que segundo o raciocínio aí, seria diminuída. Enfim, não gosto de taxatismos, é assim que penso, mas posso estar errado. Tudo tem que ser analisado, estudado e acima de tudo, há de ser promovida a mudança. Algo há de ser feito. Mesmo que eu não acredite que no caso do Sondermann, ou do Speraficco, tenha havido um real responsável por isso. Gustavo, fique com Deus.

wagner fatore
wagner fatore
12 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=Qqqu3GyFBUA

VAMOS COLOCAR LOGO UM “S” ALI E FIM DE PROBLEMA… S DE SONDERMANN OU S DE SPERAFICO …. “S” PARA HOMENAGEAR NOSSOS PILOTOS QUE DEIXARAM SAUDADES!

wagner fatore
wagner fatore
12 anos atrás

acidente de moto na curva junção http://www.youtube.com/watch?v=ykPGD778ZZY

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
12 anos atrás

Faria uma BUS STOP, usando parte pista da Antiga Junção, assim a obra será rápida e Barata…

wagner fatore
wagner fatore
12 anos atrás

GOSTEI MUITO, UM “S” ALI FICARIA SHOW, MAIS DESAFIADOR E SEGURO… EU VOTO PELO S, É TIPO O QUE TEM NO JAPÃO OU CANADA, ANTES DA RETA FICA ANIMAL, … GOSTEI DA IDEIA, E VAMOS A DIANTE…

Fabio Bill Aggio
Fabio Bill Aggio
12 anos atrás

Quer saber? Virei fã desse tal piloto homônimo de um grande amigo meu. Bastante lúcido. .

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Mas ja tem um recuo em U no meio da subida dos boxes, pq nao se usa ele Gomes? o que seria isso? me parece uma chicane…

galileu
galileu
12 anos atrás

aquelemuro, se não me engano foi sugestão dos irmãos fittipaldi, pois ali exitia um guard rail que era muito ,perigoso
a ideia era fazer o carro deslizar pelo murom sem voltar para a pista
porque em vez de pneus ali não se colocam aquelas caixas d!agua de plastico como foi utilizadom no rio em uma época?

galileu
galileu
12 anos atrás

concordo com voce bruno, a gincane nãom vai alterar nada a tomada da curva do café, só vaio matar o carro na subida, mas como já postei, basta ter um novato ou um mau intencionado na sua cola e o, problema persistirá
basta um ligeiro toque.
A CURVA NÃO ESTÁ ERRADA, ESTÁ LÁ HA 70 ANOS, quantoa acidente tivemos nesse temp o todo?

ags
ags
12 anos atrás

FG………………………………………………..iNVERTAM O TRAÇADO………………………………………………OU REFAZ A CURVA COM DRENO…………………………………………..OU MELHOR……………………….. SUSPENDA ESSA CATEGORIA….JUNTO COM ISTO KI BOLHA………E QUE O MPF..ABRE UMA AÇÃO A PUTAMADRE C.B.A. AI SIM O BICHO VAI PEGAR………………….SUAS OPINIÕES VAI SENTIDO……………….BEM CLAROS………LOGICOS..DIRIA..MAS………………………OS PAPI COM TROCADOS..NÃO ESTÃO NEM AI PRAS BOLAS………………SE FU TODOS…………O CERTO É FECHAR O CERCO AOS SRS CONSTRUTORES……………É FACIL…JUNTA TODOS OS BOCA DE ESQUINA…E FAZ UM TESTE DE PRODUTIVIDADE,,DE CONHECIMENTO DO ESPORTE…………APOSTO QUE NEM MESMO O SR WASHINGTON,,SR MEINHA…SR ALBINO DONO DA EQUIPE RB ,,,SABEM DIZER NADA COM NADA…..ACHO QUE DEVERIA DEIXAR DE LADO A EMOÇÃO E FAZER A RAZÃO…..A PUTAMADRE C.B.A. NÃO TÁ NEM AI PRO PERIGO………….A VENUS PLATINADA.. PIOR….NÃO SABE O QUE DIZEM………………MPF E PRONTO…………….BOAS NOITES…..

Alexandre Amaral
Alexandre Amaral
12 anos atrás

Olá Flávio, o problema é o ricocheteamento, quebrar a velocidade final não ajuda muito. A idéia proposta é válida simplesmente pela iniciativa. Creio que a proposta não elimina o ricocheteamento, ainda será possível na saida do S proposto, talvez até jogue os carros mais próximo do muro.

Paulo Franco
Paulo Franco
12 anos atrás

É uma boa idéia, mas mata o legal do circuito.
Mata menos que a antiga chicane para a MotoGp, mas o gostinho de um Café forte e bem feito, é inesquecível!

Parabéns para o Leonardo que não está só falando.
Está tentando achar uma solução, está trabalhando no assunto pois ele é parte interessadíssima no assunto!
A mesma coisa deveriam estar fazendo todos que pilotem, gostem de velocidade ou vivam disso, de uma forma ou de outra, porque ninguem quer por o capacete para correr riscos desnecessários.
Alem de que, mortes e lesões não são interessantes para o esporte como um todo, pois afastam o público e patrocinadores, mostrando uma falta de preocupação, de profissionalismo vergonhosa.

O melhor é uma área de escape decente e compatível com uma Superbike ou MotoGp.
Eu estou insistindo nisso porque um circuito seguro para motos, é seguro para qualquer categoria que ande em autódromos.
Vai custar caro, mas acho que Interlagos vale o investimento!
E podem “blindar” um Stock ou qualquer carro que não adianta.
Se bater e voltar para a pista, sempre vai dar merda grossa.
Tem que sair da pista e ficar por lá.

Leo Couto
Leo Couto
12 anos atrás

Thiago , concorco mas talvez a solução seja alongar um pouco a reta entre o Mergulho e a Junção , fazendo a curva da Junção mais travada que permita um ponto a mais de ultrapassagem e aí sim logo após a Junção fazer a chicane … vai aparecer um monte de ideias … f#$%# é a CBA não ter pensado em nenhuma delas.

Leo Couto
Leo Couto
12 anos atrás

Boa noite Flavio,

Acho a solução do meu xará Leonardo de Souza muito boa , mas isso poderia diminuir a possibilidade de ultrapassagem no final da reta no S do Senna já diminui o tempo de vácuo (na minha opinião).
Vão aparecer várias soluções possíveis , mas olhando nessa imagem – que o meu xará pegou no Google Earth – é possível ver que há muito espaço para alongar a pequena reta entre o Mergulho e a Junção e aí no final dessa reta alongada fazer uma junção um pouco mais fechada que proporcione ultrapassagens e dessa forma Interlagos ganha mais um ponto de ultrapassagem e aí sim , para eliminar o risco do Café , faz-se a chicane sugerida pelo meu xará e companheiro de Formula Classic no F1BC.com.

Um abraço,
Leo Couto

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Eu ainda acho que seria muito melhor acabar com a junção e a curva do café, utilizando a antiga curva, só que com uma inclinação maior.

A curva do café seria a “reta” do café.

luiz caconde
luiz caconde
12 anos atrás

TENTE FALAR EM QUALQUER COISA, MENOS TRAVAR A PISTA. JA BASTA O Q FIZERAM COM ELA NA DECADA DE 90. AGORA COLOCAR MAIS UM ÉSSE E DPOIS FICAR FALANDO Q
A FORMULA 1 NÃO TEM EMOÇÃO, POIS NÃO TEM ULTRAPASSAGENS. ACHO Q A SEGURAÇA
PRINCIPALMENTE DE QUEM FAZ O ESPETACULO ESTA ACIMA DE TUDO.MAS FAZER UMA CHIGANE NA SUBIDA DOS BOXE. ( É ASSIM Q SE CHAMA O LOCAL E NÃO O MEDONHO NOME DE CURVA DO CAFÉ). O FIM DA UNICA PISTA Q CONCORRE COM SPA,MONZA É ESTA QUE
AGORA ESTÃO QUERENDO ACABAR DE VEZ

josé roberto
josé roberto
12 anos atrás

o autodromo de interlagos sempre foi eleogiadissimo por todos de pilotos a dirigentes, passando pelo público em geral. Ai resolveram mudar, ficou meia boca (senna que me perdoe).
As corridas de hoje em dia – de todas as categorias – são uma monotonia só! Pistas travadas, limitações técnicas absurdas.

bons tempos onde o que importava era o braço e a coragem do piloto.

Segurança é bom, mas essa profissão tem seu risco inerente (como a de um policial por exemplo). Essa turma que va pilotar video-game!!!

E não queiram tapar o sol com peneira, o que o público quer é ver porrada, capotagem, quanto pior a cacetada mais o povão vibra, ou voces acham que os estado-unidenses gostam de corrida em oval por que?!