VIDA DE IMIGRANTE

SÃO PAULO (tristeza) – O Cláudio Aun mandou a foto deste brasileirísimo MP Lafer abandonado num ferro-velho nos EUA. Na frente dele tem um Corvair. E essa picape Impala? Era original ou os caras cortavam?

A embaixada brasileira deveria repatriar o MP.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
12 anos atrás

Gostei do MP LAFER,gostaria de compra-lo e restaurar aqui em São Bernardo na Tony – car, alguém sabe o tel., ou endreço, grato.

André
André
12 anos atrás

Fiquei interessado neste MP Lafer, alguém sabe onde é o desmanche, eu gostaria de trazer para cá e restaurá-lo.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Na época que era fabricado, a maioria dos MP Lafers iam pros EUA, o maior reduto de marcas do mundo.
Flávio, esse Impala era de fábrica mesmo, um dos primeiros El Caminos.

paulo
paulo
12 anos atrás

Que pena ver um belo carro abandonado,pena que eu ñ posso trazer ela p ca.

RICARDO TORCIDA 147
RICARDO TORCIDA 147
12 anos atrás

não, não cortaram! o El Camino também foi feito nas versões Impala e Belair assim como é o Ranchero com o Fairlane na Ford, este na foto é um El Camino 1959 e é uma raridade…
Flavio…estou procurando um DKW…este do anuncio nao é pro meu bico mas achei interessante, é um Caiçara?? http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/dkw-vemag-vemaguet-1.0-3-cilindros-gasolina-2p-manual/6997638/detalhe.wm

E.Martinez
E.Martinez
12 anos atrás

A “picape Impala” não é um Impala recortado, mas sim um modelo de fabrica chamado El Camino e era uma camionete derivada ai sim do Impala e foi lançada em 1959, mesmo ano do modelo da foto.

A El Camino sofreu reestilizações passando a ser derivada de outros modelos Chevrolet, deixou de ter o “DNA” do Impala e derivou-se do Chevrolet Chevelle, quando este foi descontinuado, passou ter a cara do Chevrolet Monte Carlo até o fim, quando deixou de ser fabricada em 1987.

A grande rival da El Camino foi a Ford Ranchero, derivada também de um carro, primeiro o Ford Fairlane e depois o Ford Torino.

Hoje esses carros pick-up ainda são produzidos na Australia como o Holden Ute, que surgiu na mesma época que seus comteporâneos americanos, porém, nunca deixaram de ser fabricados. Inclusive a Holden que é a GM australiana exportará os modelos ‘Utes’ com emblema Chevrolet para os EUA ressucitando a marca El Camino. A Ford australiana também produz sua Pick-up carro derivada do Ford Falcon australiano.

galileu
galileu
12 anos atrás

diego, o mg era ingles

Diego
Diego
12 anos atrás

MP Lafer foi um carro feito no Brasil tendo como modelo padrão o americano MG. Opiniões a parte, mas o exemplar brasileiro é eleito por mim como o mais interessante: desde os seus ricos detalhes cromados até mesmo na implantação da mecânica Volkswagen, o que faz com que esse carro apresente uma rápida e fácil manutenção. Fato curioso é que originalmente o automóvel vinha com dois carburadores e, atualmente, é difícil de se achar algum exemplar que seu motor não tenha sido transformado em carburação simples.

JT
JT
12 anos atrás

O carro da foto é um autêntico MP Lafer, por isso a expressão “ferro velho” não cai bem para ele, uma vez que o modelo é de fibra de vidro.

As rodas desta unidade são da marca Mangels, porém estão sem as calotas que imitam os raios e o cubo rápido dos modelos ingleses anteriores ao MG TD. Vale lembrar que o MG TD, que inspirou o MP Lafer, não era vendido com rodas raiadas – elas eram por sinal, muito parecidas com as das Kombi mais recentes.

Para quem não sabe, nos EUA existe um clube de proprietários do MP Lafer. Seu presidente é dono de uma pousada na Carolina do Norte. Ele é proprietário do MP Lafer mais novo de todos: um modelo que ficou encaixotado num depósito de alfândega por mais de 25 anos!

Para finalizar o comentário, quero deixar o link com a matéria do passeio mais recente do Clube MP Lafer Brasil, realizado no dia 9 de abril para Campos do Jordão, reunindo 80 MPs na estrada:

http://www.mplafer.net/2011/04/passeio.html

Grande abraço!

kismet
kismet
12 anos atrás

Essas rodas tinham calotas simulando raios e eram fabricadas pela Mangells.
Existiam diferentes modelos com raios mais ou menos finos.
Carro interessante é o conversível ao lado do Rolls. Parece uma Alfa Spyder ou talvez um Fiat 850.

julio
julio
12 anos atrás

tem 2 desses novos em muito bom estado aqui no prédio!

Denis Freitas
Denis Freitas
12 anos atrás

Ninguém reparou, mas traseira à direita é um rolls royce…

Adal Avin
Adal Avin
12 anos atrás

No canto direito, um Bentley (ou será um RR?). Não creio que um ferro velho qualquer abrigue um carro de tão nobre estirpe, quero crer (e torcer) que seja um depósito temporário de veículos destinados à recuperação.

EL LORENTON
EL LORENTON
12 anos atrás

AI VAI LINK PRA QUEM TA AFINS DE COMRAR UMA, EL CAMINO,,,
LINDISSIMA,,WORTH THE MONEY!!!

http://www.hemmings.com/classifieds/carsforsale/chevrolet/el_camino/1208024.html

ags
ags
12 anos atrás

FG..Tem uma Rolls bem atrás da peçinha do lafer….e o covair..e uma el caminho..creio eu…junk yard repleto…iami iami iami..rss

Carlos Fini
Carlos Fini
12 anos atrás

Tigrão, é como eu expliquei, essas rodas tinham raios presos com uma calota, com o logo MP, e eram opicionais de fábrica importadas da Inglaterra. Segue link do site do MP Lafer Club do Brasil com foto de carro com essa roda. Sei exatamente o que falei. Abraço.
http://mplafer.apolo.net2.com.br/imagens/g_almeida/index.htm

Tigrão
Tigrão
Reply to  Carlos Fini
12 anos atrás

Ahhh ! Explicou errado ! Ou tentou justificar a porcaria…
Uma calota ! Coisa MUITO DIFERENTE do que rodas raiadas, né ?
E NUNCA foram opcionais de fábrica ! Ainda mais porque o TD não tinha rodas raiadas.
Conhecí bem o Percival ! Ele NUNCA indicaria esta trapizonga ridícula !
Pare de inventar lorotas e trate de arrumar um jg de rodas ORIGINAIS para o seu carro !
Abraços !

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
12 anos atrás

Muito bem lembrado esse lance da Classic Motor Carriages. Um dos modelos deles chegou a ser produzido no Brasil, sob licença: era o Gazelle, montado sobre plataforma VW e cujas linhas homenageavam o Mercedes SS da década de 1930. Mas esse da foto, a julgar pelas lanternas traseiras, é um Lafer mesmo.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
12 anos atrás

Nas décadas de 1970 e 1980, havia, realmente, um modelo de roda raiada como essa a que o Carlos se refere. Na verdade, raiadas eram as calotas, porque a roda propriamente dita era em disco, como se vê na foto. E pode até ser que haja um modelo importado, mas, ao que me consta, essas rodas eram feitas pela brasileiríssima Mangels, com furações e medidas disponíveis para vários carros da época (Opala, Chevette, Corcel/Del Rey, Brasília etc.).

galileu
galileu
Reply to  Alexandre Zamariolli
12 anos atrás

voce acertou na mosca alexandre, como hoje eu estou na comnpania dos dois irmãos americanos, (o all e o zaimer)., não,comentei antes rsrsrsrsrs.

Tigrão
Tigrão
Reply to  Alexandre Zamariolli
12 anos atrás

É isto aí !
Vendeu razoavelmente para taxis… e 1 jg foi exportado para a Inglaterra, sendo posteriormente importado pelo Carlos !
Hahahahahahh…

Anarquista
Anarquista
12 anos atrás

Embaixada? Ah! Lembrei: são aquelas representações sustentadas com a nossa suada grana. Não, obrigado. Acho que deve haver coisa melhor a fazer com esta grana.
Mas nada impede que interessados PRIVADOS se habilitem né?

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Este Mp lafer aqui no Brasil reformadinho renderia uma grana, .. e lá jogado no lixo.. deprimente

Victor
Victor
12 anos atrás

Vamos ver quanto tempo até o Flavio descobrir onde é esse ‘ferro-velho’ e comprar os carrinhos, hehe.

João Victor
João Victor
12 anos atrás

Boa Noite Flávio, a alguns dias estou querendo escrever para vc, com a intenção de falar algumas coisas, fazer alguns comentarios. Tenho 21 anos estudante de arquitetura, acompanho o blog a 2anos, mais pelo motivo da formula1, gosto mto de 3 esportes Futebol, formula 1 e Tenis, nao me atraio mto quando o esporte não é de auto nivel mesmo isso soando algo modista. Eu gostaria de parabenizar o seu trabalho, gosto mto de suas opiniões, do jeito que vc fala e tudo mais, por isso vim aqui colocar algumas opiniões que pudessem ser discutidas, Primeiro no dia 15 de março agora estive em São Paulo, pela primeira vez na minha vida, sou de Curitiba, fiquei no apartamento de um amigo antigo em Moema e fomos a noite num Bar que agora não lembro o nome mas era bem perto, acho q na rua gaivotas, e nesse dia vc chegou no Bar, confesso fiquei com vontade de cumprimentar e dizer pessoalmente o quanto sou admirador de suas opiniões, pode soar estranho pra vc, ou vc deve ser acostumado a tantas pessoas que vc nao conhece vir falar com vc que nao quis atrapalhar o seu lazer ao lado da bela moça que o acompanhava, mas como hj em dia tem gente que tira foto com alguem so pq essa pessoa foi no Big Brother, dizer que umas das coisas mais legais dos meus 3 dias em São Paulo foi te ver de perto, dirigindo um dos seus carros antigos é mto normal. Mas Flavio minha maior indignação é com o patriotismo exagerado em relação ao Felipe Massa, quem trabalha na parte esportiva da Globo para mim não é jornalista, é vendedor de um produto, me sinto ofendido algumas vezes, eles acham que o povo é ignorante, o que não deixe de ser uma verdade, mas nesse assunto eu ja to de saco cheio, eu gosto de FORMULA 1, não do Felipe, ou do Rubinho, eu vou sempre assistir, assim como no futebol, no tenis. Enxe o saco essa forma de manipulação das massas que a globo faz, e eu peço a vc que insista em sempre defender o esporte na sua originalidade de vencer o melhor, é obvio que o Massa nunca vai terminar um campeonato na frente do Alonso, eu gosto dele, parece ser mto boa pessoa, mas ele é apenas bom piloto, na ferrari ele perdeu para Shumacher, Kimi e Alonso, não foi o Gp da Alemanha do ano passado que mudou a carreira dele, aquele dia foi simples a frase da ferrari ” Alonso é mais rapido que você” era simples fizesse 3 voltas meio segundo mais rapido que ele e perguntasse, quem esta mais rapido agora??? por isso gosto do hamilton, ele peitou o Alonso, e hj mtos falam a mas a equipe ajudou por ele ser ingles e a equipe tbm, mas não foi bem assim, ele fez 9 podios seguidos, ficou lider do campeonato para depois as polemicas e brigas dentro da equipe começarem, a equipe so ficou do seu lado, oq não é bem verdade, pq a equipe ficou dividida, pq ele mostrou potencial, não falam que o massa é querido na ferrari? as conversar pelo radio passam pra todo mundo ouvir, se ele desse essa resposta na pista e nas palavras quantos não ficariam ao seu lado, mas infelizmente ele nao tem potencial pra isso simples assim, como é simples o caso dos pilotos pagantes, ninguem paga pra alguem correr se o cara não é bom. Está irritante o Brasil que não tem nem na Formula 1, nem no futebol nem em nada um Idolo, e o povo como sempre se deixou levar por essas coisas sofre, e a globo continua chamando seus telespectadores de idiotas, tentando fabricar Idolos, não precisamos disso, precisamos de um pais melhor, de mais respeito, não de um pais que uma empresa estatal patrocinie um clube de futebol especifico como foi por anos Flamengo e agora Vasco, então patrocine o Esporte em geral, aposte nos Valore Olimpicos, vão gastar fortuna com uma Copa do Mundo pra nada, os diregentes roubam, utilizam os clubes como lavanderia e agora o governo ajuda, pq eles não perguntam para os contribuintes se eles estão de acordo com isso, pq a globo não mostra isso, pq na globo tudo parece lindo e perfeito, pq ninguem faz nada, até quando o Brasil sera isso, um carnaval o ano todo, quando as pessoas aprenderam a respeitar as outras, são coisas e mensagens que o esporte poderia ajudar a transmitir mais infelizmente na Globo o slogan é ” Nosso esporte é torcer pelo Brasil” mas por qual Brasil é so isso que eu me pergunto. Gostaria muito de uma reposta, sei la, ficaria feliz, e que talvez vc abordasse algum assunto dos sitados em seu blog ou em alguma coluna Grato pela atenção João Victor

Carlos Fini
Carlos Fini
12 anos atrás

FG, como proprietário de MP Lafer placa preta, posso dizer que esse MP lafer, além de ser raro no USA, possui as raras rodas raiadas importadas da Inglaterra, as mesmas do meu, que estão sem os raios e calotas originais, no demais me parece bem original, farois (os 5) lanternas traseira, etc. Só falta as vigias traseiras. O ano é no máximo 78, as aletas do 79 em diante são diferentes. Merece restauro. Abraço.

Tigrão
Tigrão
Reply to  Carlos Fini
12 anos atrás

Rodas raiadas onde ? Com calotas ? Importadas da Inglaterra ?
O cara pálida está enxergando demais ou não faz idéia do que sejam rodas raiadas, nem calotas ou muito menos onde fica a Inglaterra !
A verdade é que seu MP não tem as rodas originais, fato suficiente para não merecer placa preta.

bara
bara
12 anos atrás

Pegaram um impala, cortaram,,,,,,,,,,,,,fizeram o habitáculo para dois com um vidro bolha enverteram a posição e colocaram o para brisa para trás…….esses américas são demais!!!!!!!!

Fernando
Fernando
Reply to  bara
12 anos atrás

Td. Bem

Quando não conhecemos ou melhor não sabemos detalhes de algum auto, melhor é pesquisar na internet bara….para não escrever uma asneira dessas aqui….cortaram o que? vidro bolha???
que falta de informação!!!!!!!

ah se voce pelo menos fosse ao google acharia esse:

http://www.59classicchevy.com/body-styles-El-Camino.html

galileu
galileu
Reply to  bara
12 anos atrás

bara com isso, compre revistas especializadas em antigomobilismo
comwentário infeliz

maurão
maurão
12 anos atrás

Réplicas de MG TD também eram comuns nos EEUU, eram identicas aos nossos MPs, talvez seja um exemplar americano. Havia uma grande fábrica de réplicas lá, chamava-se CMC – Classic Motors Carriage (deve estar errado…), falida já a algum tempo…

galileu
galileu
Reply to  maurão
12 anos atrás

por aqui o avallone andou fazendo umas replicas do mg, mas com motor do chevette dianteiro e tração trazeira, me parece que são raros, mas na minmha opinião era o melhor conjunto.

Wendel Marchetti
Wendel Marchetti
12 anos atrás

Flávio,

Ferro velho melhor que muita concessionária por aqui, aliás como grande admirador dos FUSCAS, segue um link divertido para personalização. É um barato.

http://shop.volkswarenhaus.de/media/content/bugselecta.htm

Abraço
Wendel Marchetti
Osasco-SP

Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

Ao longo de 15 anos foram feitos cerca de 4300 unidades. Por volta de 1300 foram exportadas para os Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

galileu
galileu
Reply to  Tiago Mio
12 anos atrás

tenho um amigo que foi comm um MP para ubatuba com a esp,osa, na volta, como o isolante do m otor para o habitáculo estava gasto.eles ficam com as coistas queimadas pelo calor gerado pelo mnotor de fusca.

sfernandes
sfernandes
12 anos atrás

MP Lafer um dos meus preferidos.

João C. Colatrello
João C. Colatrello
12 anos atrás

Uma El Caminho 59 e neste anoa algumas destas sairam injetadas com o motor V8 283

Venax
Venax
12 anos atrás

O carro é um Mp mesmo, o MG tinha a porta suicida.

Venax
Venax
12 anos atrás

Acredito que não seja um ferro velho. Os carros que aparecem na foto são muito valiosos para virarem sucata (menos o Mp Lafer é claro), ainda mais nos EUA. Devem estar a espera de restauração. Será que é um Mp Lafer mesmo? Não seria o MG TD modelo original de onde se inspiraram para o Mp Lafer?

Paolo Cruz - Manaus - AM
Paolo Cruz - Manaus - AM
Reply to  Venax
12 anos atrás

É um MP, sem dúvidas, logo à primeira vista. o MGTD Inglês não tinha piscas de Fusca em cima do para-lamas dianteiro, além de que o MP Lafer Brasileiro tem várias linhas não-idênticas aos MGTD. Olhanmdo em separado, aprece uma r’plica perfeita, mas colocando-os lado a lado, nota-se que é uma cópia adaptada rapidamente. Os carros ali podem até parecer raros pra nós brasileiros, mas nos EUA tem muito, mas MUITO carro, de todos os modelos, e muitos assustam a gente ao estarem em ferro-velho, mas lá isso é a coisa mais comum e sem importância. A picape Impala foi adaptada, não é original, mas houve Impala 59 pickup, a Chevy El Camiño.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

Será que sou só eu que acho que o vidro traseiro do El Camino parece um para-brisa de algum outro carro??

Seré que a GM usava o para-brisa de algum modelo encalhado para cortar custos??

Don Victor
Don Victor
Reply to  Eder Casagrande
12 anos atrás

Pensei exatamente a mesma coisa q vc qdo vi a foto Eder…. no mínimo o vidro traseiro era algum parabrisa de outro modelo!!

Janus
Janus
Reply to  Eder Casagrande
12 anos atrás

O vidro traseiro na verdade é muito semelhante ao do próprio Impala 1959, segue a mesma linha praticamente.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Noooossa… sonho de consumo essa El Camino 59… e acho que não sou o único louco por uma…

galileu
galileu
Reply to  Fernando
12 anos atrás

parodiando o tavares do chico anisio, tambem sou, mas quem não é?
não chequei a ver nenhum, mas me contaram que tinha quem adaptava esses motores de corvair nos karman guias, alguem sabe alguma coisa disso?

danilo kravchychyn
danilo kravchychyn
12 anos atrás

Flávio,

Pela qualidade dos carros, acredito que estejam à espera de recuperação. Não parece ser um ferro-velho, pelo menos essa é a torcida dos apaixonados pelos automóveis dos anos 60 e 70.

Abraço,

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa – PR

Tohmé
12 anos atrás

É uma El camino, meu sonho de consumo. TEm um Jaguar XJS também, além do Corvair.

Felipe Olivani
Felipe Olivani
12 anos atrás

Legais também o Bentley T2/Rolls-Royce Silver Shadow e o Jaguar XJS ali detrás.

Essa foto é atual? Deviam salvar todos, em especial o MP imigrante.

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
12 anos atrás

E aquele conversível do lado do MP, para ser bem novo, que marca é?

luis antonio da matta machado
Reply to  Walter - Poa RS
12 anos atrás

Acho que é um Jaguar e ao lado um Rolls que só aparece parte da traseira.
Será que é nos EUA? Parece coleção abandonada e não desmanche tipo ferro velho.

Tigrão
Tigrão
12 anos atrás

Beleza de ferro-velho !
Mas deixa o MP e o Corvair lá ! (este 64 é feio)
Traga a ElCamino 59, o Jaguar XJS 12 cilindros cabrio e o Rolls Royce Silver Shadow !

LADARIO
LADARIO
12 anos atrás

Tem um XJS V12 ali também.

oscar
oscar
12 anos atrás

E os outros dois?

Benito Santos
Benito Santos
12 anos atrás

Esta foto me trouxe lembraças… Meu primeiro carro foi um Lafer branco pérola, 1980. Chovia mais dentro do que fora, mas eu me divertia com aquele carro.

Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
12 anos atrás

Essa Impala cortada na verdade era uns dos primeiros El Camino da GM, pelo que me consta 1959.