XINGLINGS (3)
SÃO PAULO (e tem mais hoje) – Querem saber? Às favas com o puritanismo. É preciso admitir: ficou divertido pacas esse negócio. Está funcionando o novo regulamento da F-1, e até as asas móveis já começam a angariar minha simpatia — embora estejam transformando o ato de ultrapassar em algo fácil; digamos que é uma “rapidinha”, para manter as comparações erotizadas da semana passada.
Mas é claro que são os pneus despirocados que mais têm contribuído para que os GPs deste ano tenham mais ultrapassagens e ação do que em todas as últimas 300 temporadas juntas, desde os tempos das enfadonhas corridas de bigas nos coliseus romanos. (Despirocado é uma palavra feia, e nem sei se todos compreendem seu sentido. Lá onde eu morava, quando o cara era maluco, a gente dizia isso: despirocado.)
Os pneus são malucos. Que a Pirelli não use seu desempenho errático para vender seus produtos por aí, que ninguém vai comprar. Eu não quero um pneu doido no meu carro. Mas num carro de F-1, que mal que tem? Nenhum. São os grandes astros de 2011. São eles que têm deixado enlouquecidos pilotos & agregados. Para o bem do espetáculo, afinal.
O GP da China foi ainda melhor que o da Malásia. O tempo todo, em algum lugar, tinha alguém se esfregando. E quase sempre em condições diferentes de performance — seja por conta de uma borrachinha mais dura aqui, outra mais mole ali, ou com pneus iguais na origem, mas completamente distintos no desempenho porque ele, o desempenho, depende do carro, do pé mais pesado ou mais leve do piloto, da freada mais aguda, do acerto do engenheiro, de um monte de coisa.
Eu costumo anotar os grandes duelos ao longo de uma corrida, mas perdi a conta nessa prova de Xangai. Teve um pouco de tudo e tudo de grande qualidade, como Schumacher x Alonso, Hamilton x Button, Buemi x Alguersuari, Petrov x Heidfeld, Webber x Rapa. E teve principalmente Hamilton x Vettel pela vitória e, um pouco antes, Massa x Rosberg, x Button x Hamilton x Webber pelo pódio. Briga por vitória e pódio, na pista, nas últimas voltas? Sim, isso existe, agora.
Foi uma zona, em resumo, mas uma zona divertida que deve, sobretudo, ter deixado os pilotos felizes — apesar das incertezas que os afligem ao longo de quase duas horas dentro do cockpit. Eles, mais do que nós que ficamos assistindo, aplaudindo ou vaiando, tentando entender a bagunça, é que estão aprendendo algo neste ano: a brigar por alguma coisa. Nem que seja por uma glória fugaz, efêmera, como uma posição que logo mais será perdida, um momento mágico de deixar o outro para trás mesmo sabendo que vai durar pouco, porque dali a instantes a borracha vai apresentar a conta, ou a assustadora asa móvel vai abrir sua bocarra e te engolir impiedosamente.
Dane-se, o que vale é aquele segundo, aquele átimo, aquela manobra, aquele X, aquela humilhada, aquele passão, e depois que leve o diabo.
Claro que nesse cenário frenético alguns se destacam mais do que os outros, e portanto sempre há um vencedor, um segundo colocado e um terceiro a quem se faz necessário entregar louros e troféus e espumante. E mais aqueles que fazem pontos, os que largam atrás e chegam na frente, essas coisas. Hoje, palmas para Hamilton, que ele merece. E para Webber, Rosberg e Schumacher, os nomes da corrida. E, por que não?, para Massa e Koba-mito.
Daqui a pouco eu volto para tentar contar o que aconteceu em Xangai. Antes preciso de um café.
Corridas artificiais cujas ultrapassagens ocorrem em função da discrepância entre os tipos de pneus e a quantidade de voltas percorridas.
Mais um detalhe, neste tipo de corrida fica evidente que é melhor esmerilhar os pneus da Pirelli do que poupá-los para realizar menos trocas. Contexto que deve ser diferente em Monaco, onde as possibilidades de ultrapassagens são mínimas, para não dizer impossíveis.
Realmente a corrida foi muito boa, mas não vamos nos empolgar ainda. Se a RBR tivesse escolhido a estratégia correta para ps pneus o Sebastião, ele teria disparado novamente lá na frente e continuaríamos assistindo ao mais empolgante vice campeonato dos últimos anos.
HAMILTON É HAMILTON,COMPETENTE, EXTRAORDINÁRIO
Flávio… Foi sim um dos melhores GPs dos últimos 10 ou até 15 anos… Essas doideiras da asa móvel, Kers, Pneus Pirelli “de farinha”, estão sendo atrativos a mais e está bastante interessante mesmo assistir às provas… Vamos ver agora no circuito da Turquia, início da fase europeia, como serão as coisas.
Abraço.
Eu não sou fã desse circuito, mas foi a melhor corrida que eu vi em anos da F1, as disputas foram sensacionais, quem irá ganhar esta corrida eu perguntava.
A MErcedes melhorou muito e me impressionou o desempenho do NIco e do Schumi que teve o momento digno de campeão ao duelar com Alonso e ainda deu o troco no seu mais novo adversário, o Koba.
NA Red Bull, o começo meio vai não vai de Vettel, voltou a aparecer na frente e por lá ficou até quase no final, quando foi ultrapassado pelo Hamilton, que quase larga do pit e enquanto isso, Webber vinha tentando subir o grid, perdeu algum tempo no começo, mas depois da última parada foi para cima dos ponteiros e parecia uma flecha até chegar ao 3º lugar.
Button fez um bom começo, mas caiu um pouco no final, talvez pelo duelo com o Nico e com o Massa, não tinha mais como chegar no Vettel, até porque o Webber já estava na traseira dele.
A Ferrari foi mais uma vez decepção, pelo menos o Massa andou bem e chegou mais uma vez na frente do espanhol, mas de qualquer forma, ainda estão devendo, pilotos e carro, um desempenho digno da equipe.
Renault não teve uma boa corrida, mas pontuou com o Petrov e isto está sendo bom para ele, porque está conseguindo manter a equipe num bom ritmo, ate´porque o Heidfeld se estranhou em algumas disputas e ficou atrás mais uma vez do russo.
Mesma situação para o Kobayashi e a Sauber, e o Perez que foi bem nas últimas provas, desta vez fez muita besteira.
Aquele monte de carro no retão com as asas abertas fazendo ultrapassagens variadas foi o mais divertido do ano.
Caros , ficou claro que faltou inteligençia e percepção a FERRARI , no GP da CHINA carros mais rapidos passavam com facilidade por carros mais lentos , e a diferença entre pneus novos macios e pneus duros desgastados passava de 4 s por Volta , A Ferrari poderia facilmente ter mantido o Felipe em Segundo Lugar e até quem sabe em primeiro bastava ter quando faltava quinze voltas para o final ter colocado pneu macio no MASSA, ele teria naquele momento voltado em quinto mais uns 15 segundos a frente do WEBBER rodando 3 s mais rápido por volta em 7 voltas teria recuperado a perda e teria 7 voltas para conseguir um podium . O WEBBER em uma volta chegou a tirar 6 segundos do MASSA , devido aos pneus . Ou Seja extratégias de manter o carro na pista com pneus ruins pode até funcionar em monaco ou em outros circuitos sem pontos de ultrapassagem , mas aonde dá para passar é suicidio , quanto a Barrichelo , o seu nome praticamente não foi pronunciado pela GLOBO durante a corrida , até a GLOBO já desistiu dele
Gente, assim como vocês eu não tolero aquele narrador ridículo tentando explicar como funciona o KERS e a DRS.. De duas uma: ou ele se acha um ser superior ou então pensa que todos os que assistem F1 não conhecem nada.
Outra coisa que reparei nesse final de semana… a Globo ou Sportv, em nenhum evento esportivo, em nenhuma transmissão utiliza nomes dos patrocinadores (exemplo: Unilever no vôlei, só é chamado de Rio de Janeiro, idem para o Sollys, conhecido na emissora como Osasco).
Tenho certeza ABSOLUTA que o Chatão Burreno está ganhado dinheiro da Red Bull para fazer merchan nas transmissões.. Para quem acompanha a F1, se lembra que ele nunca usou a palavra Red Bull nas transmissões, e nesse GP da China, não usou RBR nenhuma vez… usou apenas o Red Bull (parece que ele fazia questão de ressaltar: RRRREEEDD BULLLL).
E mais, acredito que esse merchan é negócio dele com a fabricante dos energéticos e a Globo não se tocou!
Abraços!!!
eo0 patrocinio do cacá bueno como fica se ele não falar?
só falta ele exagerar n os rs, rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrred bull.
quantas vezes ele chamo9u o hamilton de alonso, alguem notou, ou anotou?
eita gavião obceno.
Será que só eu vi…Quando Rosberg, Hamilton e Button colocaram os último compostos na volta 40 eles estavam a aproximadamente 12 seg do Massa, o Hamilton andava quase 2 seg mais rápido que o Massa por volta, porém, estavam perdendo tempo brigando entre si, mas sempre chegando no Massa. Na volta 42 já era possível saber que o Massa seria ultrapassado, porém, ao contrario do que disse o Alonso, o Massa estava no mesmo ritmo do Vetel e a 2,7 seg dele, na hora percebi que o Alonso estava a 20 seg do Massa e o Webber estava a 33 seg com pneus macios, naquele momento seria o pódio do Massa, pára e coloca pneus macios (pensei), e eu estava certo, fiquei indignado com a estratégia da Ferrari, os caras vivem disso e eu, um mero espectador percebi. Seria a consagração de uma ótima performance do brasileiro, embora, talvez ele não chegasse ao 3º posto, pelo menos teria a condição de brigar e não tentar manter posição com um carro sem pneus…
O Barrica a pé faria mais negócio. A macarronada galopante continua vendo o mundo depois da quinta posição, mas não é dos pilotos a culpa e sim da carroça que deram para os coitados. Zacarias fez o que pode e o Alonso sobrou dessa vez. Lewis muito bem, tranqüilo e dono do carro o tempo todo. Vettel fez o que pode tb e Webber, esse sim, foi um show a parte.
Para mim não se pode considerar a Red Bull Racing como dona do melhor carro. Se assim fosse, seu Kers estaria funcionando direito e eles seriam imbatíveis. Acredito que o projeto desse carro é perfeito, tão perfeito que não dá para acrescentar nada externo que lhe altere o centro de gravidade. Foi o caso do Kers. Eles tiveram que alterar o projeto da peça em dois módulos e parece que isso deu “chabum”.
Melhor carro é aquele que tem grande potencial de evolução – é o caso hoje da McLaren. Entretanto, só o tempo dirá…
mais uma vez o bixiga não aguentou a pressão, estourou omo um balão de gas, andou andou andou, mas na hora do vamo ver, saiu da pista e de segundo acabou em sexto, e olhe que a ferrari não fez nenhuma trapal.lhada desta vez.
coitado do burrica, está à pé com este carro, não tem o que fazer
apenas um lembrete, caro flavio:
como essa asa é controlada por elementos eletromecanicos, ela é sujeita a falhas, (na 2ª corrida o alonso reclamou que a dele não abria), imaginemos uma cena hipotetica:
3 ou 4ª volta, todos do pelotão intermediário no bolo em luta pelas posições, d repente aquele piloto mais afoito abre a asa e vem para passar todo mundo, (´possível), e na hora da freada a asa não fecha!
vai ser um strike, ainda mais se o tal piloto bloquear os pneus traseiros e virar passageiro, vai levar alguns pilotos junto.
será que como na stock estão esperando morrer algum piloto para eles se tocarem que isso pode vir a acontecer?
Assisti a corrida só a partir da volta 30 e mesmo assim foi a melhor que já assisti nos últimos anos.
Acho até meio estranho estes carros andarem tão juntos ( fato que há muito não via) mas o sensacional mesmo são as ultrapassagens, com eles lado a lado, quase se tocando, ou se tocando mesmo com asas perdidas ou levando o oponente para a grama ( no caso do exagerado Perez)
Quanto ao tal do Kers, acho que nem faz tanta diferença assim, já que a red Bull continua dando um show sem ele. (ou o Webber é mágico?)
Mais emocao do que isso, soh quando chovia em Spa e sobravam 9 carros…. Salve F1!
E favor nao esquecer que os pneus sao assim a pedido da FIA. A Pirelli fez pneus de duracao limitada exatamente na medida pedida, nao confundir com ma fabricacao ou extrapolar para um pneu de rua…pensando bem, se a Pirelli nao tomar cuidado, essa impressao nao e muito boa para a imagem…
apoiado! fique é puto que no fim me deu sono, mas foi só o hamilton chegar no vettel que foi-se embora.
Por um acaso seria: Às favas com o purismo? Puritanismo?
De qualquer maneira, excelente post, e a corrida foi boa mesmo.
Pneus doidos, eh? Sei não… acho que não faz sentido, algo tão carregado de tecnologia seja traga tanta incerteza. Acho só mais um elemento artificalizador de performances e micos. Quando interferir direto no desfecho de um campeonato, vai dividir opiniões. Tenho dito. Abs.
O webber só não venceu pq perdeu tempo com a turma do pé de bréke , onde o barrica é o chefe… Vendido , vergonha nacional , saudade do Piquet e do Senna , pô Felipe , tu tem uma ferrari na mão… Faz algo decente pelo amor de Deus… E quanto a vergonha , a piada nacional…
Espero mesmo que seja a sua ultima temporada…. Que dê a vez pra quem é jovem , arrojado e dá alegria ao torcedor…
Não vi ao vivo. Acabei de assistir o VT. A corrida foi boa… e pensar que eu sempre acordava de madrugada com esperança de que a corrida valesse a pena. Dessa vez foi e eu não vi. Com essa muvuca toda, “live timing” para que eu te quero…rs
Com relação ao pneus, isso tudo remete aos anos 80 em que por algum motivo alheio, furo ou perda do rendimento, adiconavam-se trocas de pneu e o cidadão tirava 30/40 segundos em algumas voltas e chegava no cara da frente…e aguardar aquela célebre frase do narrador “passar é uma coisa…”
Massa reagiu. O emocional conta muito e a autoconfiança está de volta. Espero que continue assim. Na Turquia o Massa tem grande retrospecto.
Tudo o que o Tilke fez de ruim com os autódromos da F1 o KERS, a asa móvel, e os pneus Pirelli consertaram.
Corridassa! Valeu a pena esperar até as 4 da matina…
A corrida foi interessante com asa e tudo mais. Pelo menos o circuito permitiu que isso acontecesse. Quero ver isso funcinando onde as ultrapassagens são um luxo.
Asa movel é legal, mas os pneus… esses é que estão ditando a emoção na F1. Espero que continuem assim por MUITO e MUITO tempo.
Só digo uma coisa… Salve a Pirelli, está nos trazendo a melhor temporada dos ultimos tempos.
Nessa carrada de ultrapassagem, ainda há o detalhe de que muitas aconteceram em locais onde não eram usada asas traseiras, como a de Hamilton sobre Vettel. Ou seja, a asa traseira móvel ajuda, mas não banalizou tanto assim as ultrapassagens. Falando em asa móvel, ninguém parece ter notado o Alonso com a asinha aberta depois da reta oposta…
Cara, não notei mesmo. Vale a pena ver o VT, achar a volta e botar a boca no trombone, se estiver correto. Deve ter alguma punição prevista no regulamento. Só não dá para concluir, a priori, que foi safadeza porque a asa só abre quando pode. Teria sido um erro mecânico permitir que isso acontecesse.
tambem gostei.
eu e o resto do mundo.
voces não acham que está na hora de felipe começar a fazer uma estratégia independente da do alonso?
daqui a pouco vou assistir a bia figueiredo.
e o toni
e o helinho
e o kyle busch
só alegria.
Concordo plenamente. A asa móvel torou a ultrapassagem possível, somente isso. Em todas as vezes que houve a ultrapassagem com o uso da asa, o piloto que venceu a batalha se distanciou, mostrando que realmente estava mais rápido.
Os pneus são os protagonistas da temporada. Saber quando trocar um pneu macio (ainda razoável) por um conjunto novo só para ganhar tempo agora, mas perder no final da corrida, faz toda a diferença.
Aí pessoal, ninguém reparou que o bico do carro do koba estava quebrado? Ele deve ter “achado” alguém ….Gostei da corrida do Massa. Espero que continue assim.
Acho que todo mundo que assistiu a corrida percebeu o bico quebrado do Koba, exceto o Galvão e o Reginaldo, que despirocaram ao ver o Massa fazer uma corrida decente e meio que esqueceram de observar o que acontecia na corrida (como sempre). A transmissão até mostrou o pit stop do Koba para ver se iriam trocar o bico, o que acabou não acontecendo (decisão correta, caso contrário teria perdido tempo e provavelmente não pontuaria). No final da prova, ele disse que seu macacão branco estava completamente encardido devido a toda sujeira que entrou no carro, mas que isso não tinha importância, pois apesar de tudo, conseguiu terminar em décimo. Como diz o Flávio Gomes: Mito!
Hidelbrando , ja tinha assistido,ver os caras se empurrando a 300por hora é demais, não vou perder.De fato quem puder assista.
Corrida perfeita do brilhante Hamilton, rapido e agressivo, mostrando porque ele e Vettel sao os dois melhores pilotos da categoria
Não teria sido melhor a Ferrari/Vettel deixar os pneus macios para o final?
Flávio,
Que barbaridade o alonso não ter sido castigado.. ninguém viu???
http://www.youtube.com/watch?v=at0GSTZeEs4
Ou isto não dá direito a penalização?!
Rapaz, que corrida! Webber, Hamilton, Schumacher… Que Loucura!!!
Neste caso não deveria rolar punição ? Ou ele não tirou benefício do acontecido ?
Eu acredito que não porque :
– Em teoria, o acionamento da asa durante a corrida é acionado “de fora”, o sistema só destrava o uso dela caso as condições (local e distância) sejam obedecidas, então em princípio foi um defeito do sistema o acionamento
– O tempo que ela ficou acionada não passou de 2 segundos, e pra fechá-la ele teve que tirar o pé do acelerador, o que fez ele perder toda a vantagem que ele teria ganho
Essa é a minha opinião
Nao eh El Fodidon. Eh El Ladron….
A corrida foi fantástica, é só isso que precisamos dizer!!!
Mais dessas! Palmas para Webber!!!
De início eu repudiava a idéia da asa móvel. Mas, assistindo as corridas repensei a coisa. O fato é que pra usá-la o cara de trás tem que ser mais rápido do que o da frente. E mais, depois que passar tem que abrir para não tomar do próprio veneno.
Isso quer dizer que, de qualquer forma, só os mais rápidos ultrapassam, mesmo com asa!
A visita que o Jean Todt fez à NASCAR rendeu resultados nos pneus, umas das características por lá é a grande diferença de rendimento com pneus novos e velhos, como mostrou hoje a corrida da F1. Até as últimas voltas não se sabia quem seria o vencedor.
Até agora uma das melhores corridas dos últimos anos e a promessa de que coisas melhores virão.
Podiam fazer também umas bandeiras amarelas fantasmas por sujeira na pista pra juntar os carros quando estivessem muito distantes… Acho que é pedir demais :-P
Quem puder assista a NASCAR hoje em Talladega, onde a MÉDIA é ~300 km/h. Corrida de duplas, algo absolutamente diferente. Ontem a Nationwide Series já mostrou um aperitivo.
Sabe, boas ultrapassagens também sem a asa aberta, e o o pessoal da BBC mostrou o El Fodidon abrindo a asa em local proibido.
Flavio Gomes……….. que texto!
Voce é o Erico Verissimo da velocidade!
Amo quando vc faz isso…ao bem feito assim!Leio 10 vezes!
Parabens que vc continue sempre nos presenteando com essa sua especial redaçao.
Abraçao!
Assino embaixo. Confesso que também estava reticente com essas “novidades” de asa móvel e KERS (que já não é novidade, verdade seja dita). Ainda acho uma “sacanagem” o piloto que está sendo atacado não poder usufruir do mesmo “artifício”. Isso cria uma falsa ilusão de valores e competitividade. Os pneus “esfarelando” são um ingrediente à parte, mas de fato dá um excelente diferencial em estratégia e consistência. Obrigado, Pirelli !!!
Mas após assistir a prova de Shangai (exagerando um pouco), relembrei os bons tempos dos “pegas” entre Piquet, Reutmann, Prost, Keke Rosberg, Villeneuve, Arnoux, Laffite, Mansell e tantos outros gênios que só precisavam ser “soltos” após a luz verde para sentar a “bota” e ver no que dava…
Foi divertido, mas não mascara algumas “verdades” desta temporada:
– Ferrari vai ter que remar;
– McLaren está bem. Mas a Redbull com KERS será difícil de ser batoda;
– Ah… Se Kubica não tivesse tido uma ‘Síndrome de Raikkonen” (mania de pilotar em outras categorias menores do Automobilismo);
– Judiação do Barrichello. Esse sim vai ter muito trabalho com esse FW33.
É isso!!!
Verdade seja dita hj foi uma corrida daquelas, pq essa asa movel é o bixo e o melhor foi ver os caras da frente se esperniando pra se defenderem, tipo schumacher X alonso, po o cara tem q usar tudo oque ele sabe pra se defender, isso é o mais legal de ver, nem o kers os caras usam direito pra poderem se defender na reta contra a asa movel do adversário, legal mesmo..q continuem assim¨, depois de mutio tentarem parece q a FIA acertou dessa vez…
Quem é o “rapa”?
Acho que só de não ter reabastecimento, já foi um ganho. É inadmissível que um carro não possua nem mesmo 300km de autonomia. Mesmo sendo F1.
Só não sou contra pit-stop, pq senão perder boa parte do fator equipe, embora pneu devam, como a gasolina, render por um número bom de kms, ainda mais hj nestes tempos “verdes”.
Ferrari, acho deu mole perdendo tempo em pista ao invés de ter feito o 3º pit como qq outro carro.
Eu acho que ele quis dizer “a rapa” ou seja, o resto, todo o mundo. E pra chegar em 3o depois de sair em 18o teve que ser mesmo. Foi muito boa a corrida