XINGLINGS (4)

SÃO PAULO (nessun dorma) – O GP da China teve vários protagonistas. E apesar da fricção (esse “c” mudo ainda existe?) intensa, um único abandono, de Alguersuari — ficou sem a roda depois de um pit stop. Nenhuma pancada feia, nenhuma defesa de posição desleal, nenhuma porta fechada na base da falta de educação. Só Pérez se estranhou com alguém da Force India, creio que Sutil. Mas foi tudo na buena.

Vettel não ganhou porque sua má largada levou a Red Bull a repensar a estratégia de três paradas. Encaixotado em terceiro, Tião Alemão foi para dois pit stops e terminou a corrida com pneus duros e lerdos. Enquanto isso, Webber veio lá de trás e foi o cara do domingo. Depois de um vexame daqueles no sábado, largou em 18° com pneus de pau, deixando para usar os jogos macios nas três paradas. No fim, voava. Foi passando todo mundo, até chegar ao pódio. Mais umas três voltas, ganharia a corrida.

A estratégia de duas paradas também se revelou um fiasco para a Ferrari. Alonso largou mal de novo e ficou mais tempo do que deveria na pista com pneus macios em petição de miséria. Massa, que largou muito bem, se viu numa boa situação na segunda metade da prova, perto de Vettel e com uma parada a menos do que a maioria, o que me levou a pensar até que poderia brigar pela vitória. Mas os pneus duros depois do segundo pit stop fizeram dele uma presa fácil para uma fila de carros no final. E terminou em sexto. De bom, para o brasileiro, o fato de ter chegado na frente de Fernandito. E ter andando um bom tempo com o espanhol no cangote, sem que ninguém na equipe esboçasse qualquer papagaiada.

Hamilton merece um parágrafo à parte. Quase nem largou. Momentos antes de sair para o grid a equipe descobriu um vazamento de gasolina. Os mecânicos gastaram toneladas de papel toalha para enxugar o carro. Saiu dos boxes no talo, e imagino a tensão no grid para arrumar tudo. Quando largou, no entanto, deixou os problemas para trás. Foi aquele Hamilton de encher os olhos, combativo, decidido, sem desistir nunca. É, os ingleses também não desistem nunca. Estava muito emocionado no pódio. Foi daquelas vitórias de equipe, mesmo. Seus mecânicos tiveram uma atuação espetacular. E Lewis os recompensou com uma pilotagem exuberante.

A Red Bull continua favorita ao título. O desempenho de Webber é o suficiente para demonstrar que seu carro é melhor que os outros. Mas o time tem um calcanhar de Aquiles (afinal, qual era o problema do calcanhar de Aquiles? Doía quando trotava? Ou fazia bolha quando ele usava tênis novos?): o KERS.

Ainda não li as declarações dos pilotos, mas suponho que o KERS de Vettel não funcionou como deveria na largada. E, na corrida, desconfio que estava desligado. É algo que, em algumas pistas, pode ser fatal. Afinal, são uns 80 cavalinhos a mais que fazem falta quando é preciso se defender de alguém faminto como Hamilton. A equipe vai ter de encontrar alguma solução. Esse KERS rubrotaurino das três primeiras corridas do ano me pareceu meio xingling.

Menções honrosas também devem ser feitas, nesta prova de Xangai, a Schumacher e Kobayashi, além de Rosberguinho. Kovalainen também merece ser citado. Chegou na frente de Pérez (OK, o mexicano pagou uma punição, mas azar dele) e de Maldonado. A Williams deve se preocupar bastante com isso. Se começar a tomar da Lotus, é porque a coisa está realmente feia. Outro que não pode ser esquecido é o glorioso Karthikeyan. O indiano conseguiu terminar a prova com apenas uma parada. Devagar e sempre, com tempos de volta altíssimos. Mas chegou, uai, e coladinho em Liuzzi — que fez três pit stops.

Agora, algumas semaninhas de folga até a Turquia. A primeira fase do campeonato deixa um saldo bem positivo. Nunca tantos passaram tantos em tão pouco tempo. Para quem reclamava que isso andava em falta, só resta comemorar.

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Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Gomes, foi com uma flechada no calcanhar, desferida por Páris que Aquiles caiu e assim ficou vulnerável, mais flechas o atiniram e assim ele morreu. Deixando mitologia grega de lado, nos primeiros comentários que lí aqui, alguns desinformados acusam o diretor de prova de ter facilitado pro Massa ao não puní-lo por pisar na faixa branca na saída do pit lane. Saibam que antes de passar por uma faixa transversal ( que atravessa a pista inteira ) ainda considera-se pit lane. Massa passou em cima da faixa branca antes dessa delimitação transversal, portanto ele ainda não estava na pista, não havendo aí nenhuma transgreção.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Quando o Kers da RBR funcionar.. o campeonato será Vettel x Webber..
Hamilton só ganhou porque a RBR errou a estratégia do Vettel assim como a Ferrari errou a do Massa e Alonso.

É só ver a corrida do Webber saindo de décimo oitavo e quase chegando no Vettel no final passando com muita facilidade qualquer carro que encontrasse.

Elton
Elton
13 anos atrás

Flávio,

Será se a Pirelli está gostando dessa repercussão em cima do desgaste prematuro dos pneus?

Sds.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Automobilismo não tem mistério, quem tem carro anda na frente. Quando teve pneu Vettel andou na frente de todos. Já o Massa ultrapassou Hamilton, encostou no rabo do Vettel, deixou o Alonso 20 s atrás, depois ficou sem pneu, ou seja no frigir dos ovos, venceu a corrida quem terminou com mais carro no final.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
13 anos atrás

Continuo sendo contra:

1) Asa móvel e regulagem de spoilers;
2) Kers;
3) Volante cheio de botões e
4) Tilke.

Sou a favor:

1) Efeito solo;
2) Turbo;
3) Regulagem de freios;
4) Spa, Hockenhein, Monza, Silverstone, Zeltweg, Paul Ricard e Interlagos (com área de escape no café).

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Tbm acho Marco Antonio. O Olivier Panis soltou os cachorros sobre a tal asa. E concordo com ele tbm.

As ultrapassagens sempre ocorreram em pistas boas, com locais de ultrapassagens. Quero ver essa asa funcionar em Mônaco, rsrs.

Cranio
Cranio
13 anos atrás

Quase a Red Bull humilhou a concorrência nesta corrida, mesmo com o Webber largarndo no final do pelotão. Só mostra que, se quiserem economizar pneus e largarem lá detrás, podem fazer 1-2 tranquilos… Só não aconteceu nesta corrida porque erraram a estratégia do Vettel e o Alonso dificultou a passagem do Webber por 6 voltas, que seriam suficientes para ele chegar a ponta.

Já sobre Schumacher, não ví a corridaça que você falou Gomes. Fez apenas uma boa largada, mas tomava de 1 a 1,5 por volta do Rosberg durante a corrida (com os mesmos pneus). Tá tomando pau bonito do parceiro, igual ao ano passado.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
13 anos atrás

Sobre a “asa móvel”: eu também critiquei muito a traquitana. Idéia maluca e artificial. Mas, pensando bem, ela acaba emulando o efeito do tremendo vácuo dos IRL nos ovais onde quem vem atrás acaba sugado e a ultrapassagem é inevitável. O que leva a uma constante troca de posições.

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
13 anos atrás

O Webber é um idiota mas fez uma corrida digna de placa. Hamilton fez o que eu espero dele desde que apareceu na McLaren botando o Choronso no bolso. Pena que nem sempre é regular. A Ferrari atual é a mesma da era pré Schumi, Todt, Brawn. Spaghetti como na fase que mesmo com Prost, Mansell, Berger e o cacete ficou séculos na fila. Comédia feliniana com o Alonso no papel de bobo. Aposto que logo ele vai ficar é louco.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Pois é..fazia muuuuuuuito tempo que não via uma corrida tão boa. Valeu a pena acordar de madrugada. Ótima prova.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
13 anos atrás

O Rosberg sempre foi tão bom piloto assim ? Estou impressionado com sua pilotagem. Seguro, combativo, e na frente do Schumacher na maioria das corridas. Estou gostando dele, e gostaria de ler uma análise mais acurada sobre sua habilidade. Abraços a todos,

fernandofn
fernandofn
13 anos atrás

Alguém sabe a diferença visual nos carros da Force India. Impossível identificar quem é o piloto de cada carro. Os capacetes são idênticos. Sobre o Barrichello, a Williams está pedindo para falir continuando com a Cosworth e contratando um piloto pagante. Acho que a Williams vai deixar a F1 muito em Breve, talvez até junto com Rubinho.

galileu
galileu
13 anos atrás

o burti é ex piloto, mas estava fazendo bobagem na stock, ( o cara tinha chance da primewira vitoria e jogou fora)
quem foi que disseque aquela porcaria deveria se chamar pista de corida, mesmo de rua?

Alexandre Nascimento E Silva
Alexandre Nascimento E Silva
13 anos atrás

Quote “Outro que não pode ser esquecido é o glorioso Karthikeyan. O indiano conseguiu terminar a prova com apenas uma parada.Mas chegou, uai, e coladinho em Liuzzi — que fez três pit stops.”

Conversa entre o Carabante e o Liuzzi no Paddock após a corrida:

Carabante: O senhor terá descontado de seus ordenados dois jogos de pneus a mais gastos além do Karthikeyan.

Liuzzi: Porca miséria! Terminarei na frente dele na corrida, e foi uma estratégia combinada com a equipe.

Carabante: O lema para que a equipe se torne grande um dia é ECONOMIA e ele compreendeu nossa a filosofia, portanto, terminou à sua frente na corrida. O senhor pode passar na tesouraria para assinar o vale dos dois jogos a mais de pneus que gastou!

Liuzzi: @¨%!*# macarrone!

Joao Paulo
Joao Paulo
13 anos atrás

Tenho certeza que você sabe as duas coisas, mas enfim, já que deixou a bola quicando, não vou deixar passar:

1) O “c” de fricção não é mudo. É muito bem pronunciado;

2) Aquiles foi mergulhado, sendo seguro pelo calcanhar, em um caldeirão com um óleo que lhe conferiu invulnerabilidade. O calcanhar, portanto, ficou de fora, e era seu único ponto fraco.

Leonardo Araujo
Leonardo Araujo
13 anos atrás

Alguém realmente acha que o FG não sabe quem é Aquilles? Inteligência também se mede pelo grau de percepção de ironias…

edu
edu
13 anos atrás

O MELHOR FOI SEU COMENTARIO SOBRE A NOVA ASA DA FERRARI E A REAÇAO DA TV BOBO FOI O MAXIMO OS CARAS NAO GOSTAM DE ESPORTE ESTAO ACABANDO COM O FUTEBOL E ESTAO NESSA FRENTE AGORA VC FOI 10 NA TRANSMIÇAO DA ESTADAO ESPN PARABENS A VC E TD A EQUIPE SO QUE O REPORTER AO VIVO VE ANTES QUE QUEM VE EM CASA QUE VE ANTES DE VCS NA RADIO MAS OS COMENTARIOS DE VCS SAO IMPAGAVEIS E PRECISOS

José Angelo
José Angelo
13 anos atrás

Li num fórum gringo reclamações que o Alonso não foi punido por ter utilizado a asa fora da zona de ultrapassagem. Alguém notou isso ou sabe se procede a informação?

Flavio, o grandepremio sabe algo a respeito?

Marcelo Portugal
Marcelo Portugal
13 anos atrás

A melhor corrida de todos os tempos da última semana!

Já vi corridas boas, mas essa foi do caraleo! Tomara que existam outras melhores. Torço pelo Féttel como diriam os globais, mas não seria nada mal termos vários pilotos brigando pelo campeonato.

(@portugalmarcelo) Esse ano será foda….

galileu
galileu
Reply to  Marcelo Portugal
13 anos atrás

marcelo, os globais falam vetel, e o correto e mesmo fettel.

Gabriel
Gabriel
13 anos atrás

Acho que piloto também tem seus dias de “encapetado” assim como acontece com jogadores em certas ocasiões em que se supera muito alem do normal.
Webber teve um desses dias hoje, sem o tal do kers e vindo de lá de trás, só não ganhou a corrida porque não teve mais voltas, pois iria passar fácil o Vettel e o Hamilton.
De repente ele “acordou” e veremos se continua nesta fase.
Sinto pelo Massa, mas gostei de ver o Alonso lá atrás e por pouco não sendo ultrapassado até pela Mercedes. ( pelas cachorradas dos anos anteriores , por mim poderiam amargar lá atrás por muitas temporadas).
Por incrivel que pareça e discordando da maioria, adoro ouvir as besteiras do Galvão na corrida (principalmente quando a corrida é monótona e bom para a gente ter assunto e falar mal de alguém) ,
Seria interessante se as emissoras contratassem pelo menos um ex piloto para comentar.

Max Morais
Max Morais
13 anos atrás

Flavio, chega de postar coisas da F1, escreva sobre o brilhante fim de semana do brasiliense Felipe Nascr neste final de semana na F3 Inglesa. O garoto comecou muitissimo bem a temporada da F3.Ganhou quase tudo. Neste momento da falta de talento brasileiro na F1, esse garotabrevemente, tem tudo para levar o automobilismo de competição brasileiro ao topo novamente. Quem vive verá. 1 abraço.

Anderson
Anderson
13 anos atrás

Ajudaram o Massa hein… Pilotos que passavem a linha branca eram sempre punidos!

galileu
galileu
Reply to  Anderson
13 anos atrás

segundo o gavião, aquela linha branca faz parte dos boxes e não da pista,dai a n ão punição. e nota-se que ele não vaio dce proposito para a linha branca, parece que ele freia um pouco e o carro escorrega, e o butom indo çparar nmo lugar do vetell, esse sim poderia ter sido puniodo, aquilo poderia acabar em acidente.
alguem tem noção de qiuantas vezes o gavião chamou o hamilton de alonso?

Bruno S Borges
Bruno S Borges
Reply to  Anderson
13 anos atrás

Por falar em Massa. Como tem coisa que é boa pro Massa não? Fulano vai pro Box, bom pro Massa, Ciclano vai ser punido, bom pro Massa, alguém está pressionando outro alguém, é bom pro Massa, alta da cana-de-açucar…bom pro Massa…..haja paciencia! Que pateta!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Anderson
13 anos atrás

Outros pilotos passaram a linha branca exatamente como Felipe fez. Eu lembro de pelo menos um.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Flavio,
Eu vejo que você não posta muito referente à Formula Indy. Você acompanha? Não é uma crítica, é mais uma curiosidade minha mesmo. É uma categoria muito mais simples, recheada de ultrapassagens. Abs.

Frank Aguiar
Frank Aguiar
13 anos atrás

Mitologia grega: sobre Aquiles, dizem que Tétis (mãe de Aquiles) banhou seu filho no Rio Estige, um dos rios do mundo dos mortos. Acontece que a única parte vulnerável de Aquiles era seu calcanhar, que foi por onde Tétis o segurava.

Cardoso Filho
Cardoso Filho
13 anos atrás

Gostei da prova embora confusa. Tem horas que não sabemos realmente quem está liderando. Tem que esperar 3 voltas . Mas, o que me deixa intrigado é que ainda não vi ninguém que foi ultrapassado pela asa móvel dar o troco na volta seguinte.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Há mais um fator para o aumento das ultrapassagens, além dos pneus e da asa móvel.
Com o fim do reabastecimento, não há como jogar com o tempo de parada para ganhar uma posição nos boxes, pois os tempos estão muito próximos.
O lance é tentar ganhar a posição na volta da parada. Aí as chances de sair dos boxes na frente são grandes.
Por isso ocorreram disputas de posição, algumas resultando em ultrapassagens, nas voltas de parada.

pedro arnaldo
pedro arnaldo
13 anos atrás

Parabéns ao uso do KERS BOM SENSO companheiro FG Corrida bem acima da média recheada de ação e mudanças que a tornaram interessante e imprevisível, ao contrário do inaceitável decadente sistema carrossel antes imposto. Os avanços tecnológicos impossibilitavam as ultrapassagens e luta por melhores colocações, faz sentido o uso de artifícios tecnológicos como antídoto, com mix de tecnologias e estratégias que permitem um número incrível de ultrapassagens, alternância da liderança e total imprevisibilidade do predomínio, seja da equipe ou do piloto ao longo dos circuitos, tudo é momentâneo, fugaz e democraticamente acessível a praticamente todo e qualquer participante. Com o uso rotineiro de pneus/asas/kers, teremos uma F1 transcendendo tudo antes experimentado, e que tinha se tornado enfadonhamente previsível. Deverá ser desenvolvida e melhorada e já tendo como sinal positivo o pequeno número de acidentes em bólidos cada vez mais seguros, mesmo com a enorme quantidade de ultrapassagens e paradas que mexem com a dinâmica do espetáculo, esta é uma realidade incontestavelmente bem vinda. Porque não implantaram antes este sistema onde visualizo pilotos geniais atuando onde pudessem tirar o melhor de si e do equipamento, no que teria sido a melhor FORMULA 1 de todos os tempos, mesmo nesta visão utopicamente otimista, seria justa e emocionante, estruturada nos novos conceitos de qualidade de vida em sintonia com desenvolvimento limpo e sustentável, mas sempre conseqüente e aberto, né camarada Gomes?

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Acho que voce não prestou atenção no Paul di Resta: andou grande parte do tempo em oitavo, sempre a frente do Sutil. andou bem nos treinos e em todas as provas do ano, até agora. Olho nele, vai dar trabalho e vai dar o que falar.

Quanto ao Aquiles, foi mergulhado numa fonte (seguro por um dos pes), cuja agua tornou seu corpo impenetravel. Então, somente aquele pé era era vulnerável. Dai, para ser atingido, teve de ser flechado no calcanhar. Cultura inutil…

Antonio

Cláudio F1
Cláudio F1
13 anos atrás

Off Topic em relação ao post anterior:

Despirocado ,atualmente, bem que poderia significar: indivíduo deserdado da família do Mirnei Piroca.

Na atual gestão Pinteiro & Piroca, a CBA instaurou uma nova medida de tempo na Stock, o pentelhésimo de segundo, sendo que o Luciano Burti fez sua pole com uma vantagem de somente 1 unidade da nova medida de tempo.

Em relação ao GP da China, acredito que se a Red Bull não se virar e conseguir construir um KERS que realmente funcione o FFFFeeettel vai começar a tomar pau seguidamente tanto do Luís Hamilton quanto do Buttão.

Simão
Simão
13 anos atrás

Caro FG,

não foi a MacLaren que ganhou … foi a Red Bull que perdeu essa corrida (vide o que fez o Webber). Com ou sem Kers o carro rubrotaurino é uma nave !!!!

É aquele velho negócio “Em time que está ganhando não se mexe “. Foram inventar com o Vettel e se f…….

Na Ferrari …. não é novidade nehuma as cagadas do Domenicalli e sua trupe. Apesar de outra boa corrida do Massa (diga-se com justiça … em 2011 o Massa tá andando muito bem) a italianada tratou de f….. tudo novamente.

Salvo um ou outro … o resto é resto !!!!

Simão

Huller
Huller
13 anos atrás

A corrida foi espetacular… muito boa. E os comentarios ficaram deliciosos de ler hoje! Três semanas até a próxima corrida é muito tempo… queremos mais e logo.

ivo
ivo
13 anos atrás

Aquiles, o problema era que o oleo que os deuses deram para passar nele qdo pequeno não deu pro corpo todo e acabou deixando o calcanhar dele sem essa proteção…vc quem perguntou…hehehe
a corrida foi irada…olha que o Massinha pode ficar mais um ano em Maranello no final das contas, não?
abç a todos

André França
André França
Reply to  ivo
13 anos atrás

Se ele perguntou, pelo menos responde direito.
Não tem nada de óleo, é que ele foi mergulhado pela sua mãe no rio Estige, que fica no Reino de Hades, para se tornar imortal.Entretanto a jumenta segurou ele pelos calcanhares, e essa parte não foi banhada pelas águas, deixando essa parte vunerável.Que mãe burra, porque não largou o muleke por alguns segundos e pegou ele de volta, ou mergulhou ele duas vezes, hehehehehehe

adonis
adonis
13 anos atrás

Dá-lhe Winston Churchill !

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
13 anos atrás

Primeiramente, apesar de ser um torcedor de Vettel e para que não haja uma interpretação errada de minha análise, gostaria de ressaltar que Hamilton merece cada elogio que ganhar em relação à sua performance na China, foi grande.
Dito isto, vamos aos pitacos:
PILOTOS
HAMILTON – Foi o nome do final de semana, largou bem, soube poupar pneus (coisa que ninguém achava que ele conseguiria fazer), fez várias ultrapassagens (inclusive fora da área do DRS), e, finalmente, foi maduro o suficiente para esperar a hora certa de dar o bote em Vettel, em síntese, não foi perfeito no final de semana pela classificação, mas fez uma corrida sensacional. NOTA 10.
VETTEL – Acho muito engraçado ainda existirem pessoas que questionem o potencial de Sebastian. O cara é campeão mundial (o mais jovem da história), uma máquina de obter pole-positions, líder absoluto do campeonato e vinha massacrando seus adversários há exatas 06 (seis) corridas, hoje foi claramente prejudicado pela estratégia da equipe, chegou em segundo e ainda tem gente falando que ele precisa provar alguma coisa. Me desculpem, mas, isso é coisa de torcedor fanático. Sebastian dominou inteiramente o final de semana até a largada, largou mal é verdade, mas se recuperou, vinha em um ritmo muito bom, fez várias ultrapassagens provando que sabe recuperar posições, mas, no final, era uma vítima fácil para Hamilton, pois tinha um pneu com 11 voltas a mais, só não vai ganhar nota 10 porque sem ganhar a corrida não tem jeito. NOTA 09.
WEBBER – Com relação à corrida em si, foi a sensação, largou em 18º, mas veio em um ritmo alucinante, com ultrapassagens muito mais arrojadas dos que as do próprio Hamilton (várias vezes indo na sujeira), só não é o nome da prova porque não ganhou a corrida, mas foi de longe a melhor performance, comprovando que as RedBull ainda estão à frente da concorrência e que alguém vai receber um puxão de orelha na equipe (pois erraram feio com Vettel). NOTA 10.
BUTTON – Apesar de levar alguns pontos achei fraca sua performance, esperava mais do piloto que mais sabe economizar borracha e que tinha tudo para estar ao menos no pódio, errou feio no primeiro pitstop, coisa de amador. NOTA 06.
ROSBERG – Fez uma excelente corrida, esteve sempre na luta pelas primeiras posições, e, se não me engano, teve sérios problemas de freios na parte final da corrida, o que impossibilitou de lutar pela ponta, enquanto esteve com o carro em boas condições foi um dos mais fortes. NOTA 08.
MASSA – O fiel escudeiro “Sancho Massa” deve estar começando a incomodar o “Don Alonso Quixote das Astúrias”, esse negócio de humilhar o chefe nas largadas já deve ser motivo de cara feia pros lados de Maranello, agora, além disso, faltava meter o ferro no chorão nas corridas, não falta mais. Massa fez a melhor corrida sua desde que sofreu o acidente, foi impiedoso com Alonso, deu passão em Hamilton, assustou Button, e, não fosse a estratégia ridícula da Ferrari lutaria palmo a palmo com Hamilton, Vettel e Webber por um lugar no pódio. NOTA 09.
ALONSO – Tadinho, muitos dizem que é o mais completo da atualidade, mas me expliquem, como um piloto que não sabe largar pode ser considerado completo (já são 04 corridas em que ele simplesmente despenca nas largadas), além disso, seu ritmo nas corridas não tem sido lá essas coisas, deve estar muito irritadinho, se o carro não render, não demora a começar a desancar a Ferrari na mídia, quando acontecer, os mafiosos vão se arrepender de tê-lo contratado. NOTA 04.
SCHUMY – Gostei da prova do velhinho, mesmo que esta volta esteja detonando as estatísticas do “Sapateiro” é muito bom ver “o cara” na pista, a gente sempre espera uma manobra diferenciada e ele até que corresponde de vez em quando, foi uma boa corrida dentro das circunstâncias, mas nada demais. NOTA 06.
PETROV – Esteve bem de novo, lutou por posições e chegou melhor do que largou, foi combativo, portanto, tem merecido elogios. NOTA 06.
KOBAMITO – O cara é da pá virada, fez várias ultrapassagens, sempre é um piloto do qual se espera alguma coisa, apesar do carro limitado, chegou nos pontos, gostei. NOTA 07.
EQUIPES
MCLAREN – Foi perfeita no final de semana e, milagrosamente, resolveu o problema de Hamilton faltando 30 segundo para o início da corrida, além disso, é a esperança contra o domínio da RedBull, merece todos os elogios neste final de semana. NOTA 10.
REDBULL – É aquilo, mesmo sendo a equipe a ser batida, de vez em quando acontece da própria “entregar o ouro” para os adversários, e, este final de semana foi um destes dias. Não se enganem, a RedBull tirou a vitória de Vettel, que, sem comunicação com a equipe, nada pôde fazer, a McLaren, por outro lado, foi perfeita. Não fosse seus pilotos e o prejuízo seria maior, ou seja, esse final de semana foi carregada por seus pilotos. NOTA 05.
MERCEDES – Esteve muito bem na estratégia e nos trabalhos de pit, infelizmente, seus carros não foram bem e apresentaram problemas de asa no treino (Schumy) e de freios na corrida (Rosberg), no geral foi bem e apresentou uma melhora em relação ao início da temporada. NOTA 07.
FERRARI – Eu tenho a nítida impressão que a Ferrari não confia em Massa, e, por isso, está perdendo oportunidades importantes de fazer pontos. Na China, a equipe de Maranello ferrou com seus dois pilotos, mas, especialmente com Felipe, está feia a coisa. NOTA 04.
RENAULT – Foi um decepção neste final de semana, poderia ter ido melhor, mas, essa mania de deixar piloto para fazer tempo na última hora acabou por minar as chances de Heidfeld, e, com o problema de Petrov na qualificação, foi apenas coadjuvante. NOTA 04.
SAUBER – Está lutando contra gigantes e com uma excelente regularidade, Peter Sauber está dando aula em Frank Willians. NOTA 07.
LOTUS – Merece menção honrosa pela grande melhora do ano passado para cá. NOTA 07.
Resumindo tudo, acho que não dá para cravar que a RedBull vá perder a dianteira, mas, é uma alento para a competição que a McLaren esteja com possibilidade de lutar por vitórias.
Vettel, para mim ainda é o melhor, mas a verdade, é que entre os grandes (Vettel, Hamilton, Alonso, Button e Schumy), detalhes podem decidir vitórias, portanto, não aceito esse papo de que qualquer deles precisem provar alguma coisa, todos são campeões mundiais e pilotos extraordinários sendo fundamental a performance do carro.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
13 anos atrás

Belo comentário colega, mas quanto a Ferrari e o Massa o negócio se resume a isso mesmo : negócio!!! e responde pelo nome de SANTANDER. Afinal piloto que ganha para correr na equipe é o Massa, o Alonso é piloto pagante, não é do seu bolso mas é ele que levou um caminhão de grana para a equipe. Parece que o Massa acordou da molada no quengo e vai cagar mole para o esquemão do Choronso e seus canalhas boys, não tenho informação mas desejaria saber quem é quem na Ferrari e quem segura a peteca do Massa.
Concordo contigo, se a Ferrari fizesse o que a Mclaren fez em 2007 com o Hamilton – valorizando o piloto da casa – as coisas seriam e ainda podem ser diferentes. Afinal o Massa é desde sempre piloto da Ferrari, jamais pilotou outro motor na categoria, merecia mais respeito na equipe.

PS. Dei a carreira do Massa como acabada ao final do ano e aposentado precocemente, parece que vou queimar a língua e mostrar que como vidente não estou com porra nenhuma nas calças, ainda bem……… essa eu sempre torci para errar.

Samuel
Samuel
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
13 anos atrás

Gostei da sua analise

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Webber merece nota 1000.

Valmir Lopes
Valmir Lopes
13 anos atrás

Ótima corrida. Acho que Massa está voltando a forma, não deu moleza para el fodidon e se tivesse pneus, chegaria ao pódio. A estratégia de duas paradas não funcionou para ele. Uma bela corrida, Webber mereceu vencer, mas Hamilton foi foda, andou muito e mereceu a vitória.

Manoel
Manoel
13 anos atrás

Vcs já repararam que o Massa, nas entrevistas, nunca fala o nome do Alonso! Sempre fala “o meu companheiro de equipe”. Tudo indica que esse ano Massa não vai acatar nenhuma coisa tipo “… alguem está mais rápido que vc… entendido…”.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
13 anos atrás

Achumacher, mais uma vez, mostrou que é GÊNIOOOOOOOOOOOO. linda corrida, menção honrosa como diz o Flavinho, para o MAIOR E MELHOR PILOTO DA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO.

Leon Neto
Leon Neto
13 anos atrás

o Massa não deveria ser punido por ter cortado a linha do traçado na saida do pit stop? alguem mais viu esse lance?

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

É muito bom ver provas – e talvez o campeonato – disputadas por excelentes pilotos que são combativos sem ser antidesportivos.
Assim como é ótimo ver um babaca completo como o Alonso andando no pelotão intermediário.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

A escalada espetacular de Webber durante a prova mostra que a Red Bull ainda tem, disparado, o melhor carro. Se a Red Bull nao tivesse alterado a tática do Vettel depois da largada, ele venceria fácil.
Além disso, a McLaren parece mais sujeita a altos e baixos dependendo da pista, enquanto a Red Bull é mais constante em um alto nível de performance.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Corridaça do Hamilton, ganhou no braço. Embora as duas paradas da Red Bull do Vettel não tenha sido a melhor escolha, o carro é tão superior que é suficiente para vencer com qualquer tática. Haja visto a corrida que o Webber fez – falei mal dele ontem, mas hoje ele me respondeu muito bem. Mais uma volta, chegaria em segundo.

Não sei se o Vettel ganharia, mesmo se largasse bem – quando esteve à frente, não conseguiu abrir tanto. O Massa, inclusive, o acompanhou. Aliás, se o Button não cometesse aquele erro nos boxes, o Vettel dificilmente chegaria ao pódio nessa prova.

Corridaça do Massa. Imagino que ele tenha acertado o carro para andar com pneus macios e disse: danem-se os pneus duros! Uma pena que o carro não seja, digamos, versátil, para ter um bom certo e ter bom rendimento com ambos os pneus.

A corrida do Rosberg também foi muito boa, se não fosse aquela “embarrigada” na curva no final da prova, ficaria em segundo.

O Schumacão se divertiu pacas! Tomara que ele consiga melhorar nas posições do grid.

O Rubinho tá penando com a Williams. Que acertem esse carro logo.

Cleiton
Cleiton
13 anos atrás

Bem, 80 hp é o que impulsiona o meu 1.4, e não tenho muito o que reclamar!! :P

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Cleiton
13 anos atrás

E pela norma SAE – norma dos engenheiros automotivos americanos apenas preocupados com marketing – meu amigo, se aplicarmos a norma DIN – alemã e voltada para as condições reais de uso, essa potência ainda cairá bem mais……..
Não vou fazer um chato tratado sobre o assunto, mas a medição pela norma SAE é com o motor sem periféricos ( alternador, bomba, direção, etc) já a norma DIN leva em consideração e é conseguida com todos os acessórios do motor, como o motor do seu carro só é usado com todos os acessórios a norma correta é a DIN, isso de uma forma geral. As normas ISO também são “cosméticas”, norma de verdade mesmo para mim sempre foi a DIN. Na área industrial os devoradores de salsicha e repolho azedo são phoda………..

galileu
galileu
Reply to  Cleiton
13 anos atrás

Cl,eiton, fraquinho teu carro, meu classic 1.0 tem 78 cv, e 9, alguma coisa de torque.

galileu
galileu
Reply to  Cleiton
13 anos atrás

concordo novamente contigo ruben. mas o que hoje neste transito, o importante é a faixa de torque em determinada rotação do que a potencia em outra rotação.
exemplo: por quanto tempo eu utilizaria esses 78 cvs? apenas alguns segundos em uma troca de marchas mais esportiva, sendo que se eu trabalhar com o motor dentro da faixa de torque, terei um desempenho melhor no transito
eu consigo subir a 23 de maio sentido anhangabau com 4 pessoas dentro do carro e com o ar condicionado ligado a 2800 giros em quarta marcha, com o uno nas mesmas condições tenho que utilizar a terceira.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Cleiton
13 anos atrás

Galileu, já abordei o assunto e tudo isso é fruto da desgraçada da mídia americana que adora números que impressionam. Daí o uso das normas SAE ou ISO – essa ISO é caso de polícia, mas deixa pra lá que o assunto aqui é outro, qualquer dia quem sabe abordo o tema com o consentimento do FG – para gargantear a potência dos anêmicos carros vendidos por esse mundão afora… Torque que é como você acertadamente abordou o que mais importa para o usuário normal do automovel de passeio apresenta um numero bem mixuruca pois é expresso normalmente em Kilograma – força metro e na maioria das vezes na casa de um digito apenas….. o Hommer Simpson iria ficar puto ao saber desse numero mixuruca…. mas não têm problema… quando se fizer necessário e for atrativo para os fabricantes apresentarem esse numero sem charme – afinal de contas todo dono de carro 1.0 gosta de dizer que o seu dublê de tartaruga é um míssil – existe a possibilidade do torque ser expresso em kg-mm, Dyn-m, Dyn-cm e Dyn-mm . Esse ultimos então paresentam numeros assustadores, Hommer iria ficar feliz ao descobrir por exemplo que o seu Corsa 1.0 tem aproximadamente 8825985000 Dyn – mm de torque……..

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

Agora pergunto. Sr. Tilke que peca ao desenhar pistas, ou a aerodinâmica dos carros e esses fatores que não permitia se ultrapassar?

Legal a asa estar funcionando mas….ainda é injusto com o cara da frente. adeus aquela coisa de defender posição! é impossível devido ao recurso. Massa e Rosberg, poderiam ter dificultado mais se não fossem as asas traseiras.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Rafael Chinini
13 anos atrás

Concordo. Além disso, a asa deveria ser liberada em todo o circuito, como nos treinos.

galileu
galileu
Reply to  Rafael Chinini
13 anos atrás

apesar do meu comentário contra a asa, vou fazer uma pergunta:
o cara da frente não pode utilizá-la para se defender, mas pode utilizá-la na volta seguinte para dar o troco, por que isso não é feito.
será que a simples ultrapassagem abala tanto assim o ,ultrapassado ao ponto dele perder a referencia?
acho que tudo ficou muito artificial, as disputas não, são autênticas, não são com a faca entre os dentes, na raça, e para mim isto tira o brilho da competição.
PÃO E CIRCO PARA O POVÃO. É O QUE HOJE REPRESENTA A f1.

Igor
Igor
Reply to  Rafael Chinini
13 anos atrás

Galileu, acho que eles até usariam a asa pra dar o troco também, mas na maioria das vezes quem passava já abria de forma que não tinha condições do ultrapassado seguir o ritmo. Quem estava passando vinha, geralmente, com condições melhores do carro (pneus).

Net Esportes
Net Esportes
13 anos atrás

Na minha opinião a Red Bull continua sobrando nesta temporada e Hamilton só ganhou porque Vettel errou ao fazer apenas duas paradas ….

veja: http://netesporte.blogspot.com

Erick Breder
Erick Breder
13 anos atrás

Como o Vettel mesmo falou depois da corrida. A estratégia de duas paradas foi errada. Acredito que com esses pneus que acabam rápido d+… parar 1 vez a menos vai ser sempre ruim. Até porque, é melhor andar 2s até 3s mais rápido por volta como o Webber. Já que quando o pneu acaba, não dá nem pra tentar defender, seja de carros mais rápidos, seja de mais lentos.

Acho que a Red Bull se assustou, depois do 1ª parada de Vettel, quando viu a Mercedes a sua frente. Mas se tivesse paradado, teria passado. Se Webber que veio lá de trás passou. Vettel que estava ali a apenas 5s dele, teria passado e aberto uma boa vantagem andando abaixo de 1.39 como o Webber.

galileu
galileu
Reply to  Erick Breder
13 anos atrás

concordo com o rubem, e já postei aqui que os pneus deveriam durar a corrida inteira, e em caso de furo trocar apenas o pneu avariado.
afinal que beneficio nós temos para nossos carros de rua com pneus que não duram 100 km?

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Flavio vc não falou sobre o Button!

Luis Henrique
Luis Henrique
13 anos atrás

E isso que eu digo, Hamilton é um dos genios da F1 atual é só ter um carro bom. É de corridas como essas feitas por Hamilton que faltam pro curriculo do Vettel, largar na frente e ir embora não é sinonimo de ser genio e sim de ter um puta carro.
Portanto digo se a McLaren conseguir tirar 3 decimos da RBR até a Turquia, teremos um campeonanto muito disputado, Hamilton e Vettel irão disputar o campeonato.

Renato
Renato
13 anos atrás

Muito boa essa foto.

André_Pacheco
André_Pacheco
13 anos atrás

De tão boa, a corrida nem pareceu feita na China rs

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Engraçado que toda essa “competitividade” criada por parafernálias eletronicas, regulamentos, foto sensores , protocolos eletronicos poderiam ser substituídos pela ecológica medida da utilização de apenas um jogo de pneus para toda a corrida como acontecia na década de 70. Nada de paradas e estratégias mirabolantes como três rídiculas paradas nos boxes, tem gente que acha lindo mas eu acho broxante e artificial, faz a F-1 parecer o que eu mais abomino no automobilismo: A NASCAR…. só falta agora colocar F-1 para rodar em oval e atribuírem um sistema de pontuação semelhante, aonde você precisa apenas um pequeno manual explicativo da grossura de uma bíblia para compreender.

É a troca da escência da categoria pelo aplauso fácil e adesão barata, como deve ser aos olhos dos judeus americanos qualquer esporte. importante é faturar e incrementar o mercado de bolsas de apostas. Comparem o nível intelectual dos fãs e seguidores da F-1 com seus congêneres da NASCAR, quem segue a F-1 é um cara que na média entende da aerodinâmica, motorização , suspensão etc. Em suma : é um cara que mesmo sem ser um expert em mecânica ou engenharia aplicada desfila seu orgulho de “entender” um pouco do riscado.

Já na NASCAR temos o que o dublê de diretor e mau caráter William Bonner apelidou genericamente de Hommer Simpson que é o ideal de público sonhado por mercados extritamente voltados para o consumismo e manipulação de massas: OBTUSO, IDIOTIZADO, SEM VONTADE PRÓPRIA, ALCOOLATRA SOCIAL, CRÉDULO E O MAIS IMPORTANTE: TOTALMENTE ESCRAVIZADO E DEPENDENTE DA TELEVISÃO. É esse americano de 300 kg e devorador de toneladas de porcarias e piscinas olímpicas de cerveja além das bilionárias bolsas de apostas americans que o Jean Todt está de olho. A sociedade moderna não suporta questionamentos, e esse público de F-1 é foda….. Você que o diga Flávio, aturar a gente não é fácil. somos todos engenheiros com pós graduação na ursa maior em automobilismo, além de estarmos 100% certos em tudo que opinamos. Realmente não somos o alvo predileto dessa nova categoria com pontuação exagerada -americano adora superlativo – e regras artificiais que até concordo que estejam sendo benéficas momentaneamente para a categoria, mas que a longo prazo hão de torna-la apenas uma fonte arrecadadora – ainda mais!!!- de dinheiro fácil de um público moldado pela mídia e é claro pelos capos da categoria, estamos assistindo definitivamente ao fim da categoria. Ao menos da forma que conhecemos e aprendemos a gostar, já estava bem diferente mas ainda guardava resquícios com o passado e definitivamente eles se rompem esse ano definitivamente. Não sobreviveremos a catarse coletiva e ao maniqueísmo da unanimidade burra que tanto apregoava o Nelson Rodrigues, Portanto desculpem mas não vou participar do oba-oba ( ainda se escreve assim?) da categoria…….

Quanto a Ulisses , segue abaixo uma boa abordagem do personagem para desopilar o fígado:

http://desciclopedia.org/wiki/Guerra_de_Troia

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

De positivo nessa mixórdia meia sem nexo que virou a categoria – não vai mudar mesmo por eu achar o contrário – e que já foi lembrado por aqui é que com as facilidades das ultrapassagens é que em tese seria melhor se classificar atrás das Hispanias – tenho pena, parece que se houvessem testes e alguma grana a equipe mais execrada da categoria poderia emplacar no meio do bolo, o carro é bom – e resguardar os pneuzinhos na boa. começar a dar um “migué” nos treinos e economizar sapato para o baile de gala vai passar a ser uma opção interessante que não deve ser descartada como tática, acho que dentro de algumas corridas todos se darão conta que a pole e as primeiras filas não são tão importantes, ao menos nos circuitos que permitam ultrapassagens digamos fáceis.

Para mim essa asa móvel não está com nada, é apenas um botão “booster” que só quem está atrás pode usar e aonde o talento e a perícia é relegada a segundo plano, seria muito mais interessante um pacote com restrições aerodinamicos na traseira que permitissem a volta do “vácuo” que foi extirpado da categoria através de defletores duplos, triplos quadruplos e que provocam arrasto próximo de zero e criam uma zona de turbulencia na parte traseira do carro, aí está a explicação porque o Alonso não passou o Petrov de jeito nenhum, se a traseira fosse “limpa” ele poderia passar ou não , mas dependeria do seu talento e não porque o seu oponente foi amarrado a cadeira esperando indefeso uma porrada na sfuças, deveriam implantar o sistema no boxe e nas artes mariciais para dar mais “emoção”…….

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

rubem, concordo contigo em relação a esta asa e o que deveria ser feito para bani=la.
o dia em que ela não fechar numa 3ª ou 4ª volta onde todo mundo vem no bolo, coitado do piloto que sofrer o problema, vai albarroar muita gente, e isso pode até derivar para obito de alguem.
imaginem hipoteticamente: todo mundo vem a mais ou menos 280 km h, o cara abre a asa e passa a 305 km h, a asa não fecha e ele não consegue frear a tempo e ainda por cima bloqueia as rodas traseiras, virou passageiro e com passagem só de ida, quemestiver na sua frente, vai junto.
queira Deus que isso nnunca venha a acontecer, mas….

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Como está explícito no meu comentário e na minha extrita opinião particular todo o superlativo é a maneira mais idiota de apresentar um produto , uma pessoa ou uma idéia, pelo visto serve também para Fernandos………tire suas conclusões. É exatamente esse o tipo de público do William Bonner…. vai beber sua Duff vai Fernan……dão……….