ANOTHER COMMENT | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 31 de maio de 2011 - 21:25Automobilismo brasileiro, One comment

ANOTHER COMMENT

Pelo menos cara de carro, tem. Esse aí é o Focus do Brasileiro de Marcas. Que não tem motor Ford, mas tudo bem. Seguimos aqui, torcendo para dar grid grande e corrida boa.

ATUALIZANDO…

A blogaiada atenta avisa que o motor único que será preparado pela Berta na Argentina, no fundo, é um Ford. Portanto, o Focus será o único a usar motor da marca que o colocou no mundo. Menos mal para esse modelo. Assim, teremos Corolla-Ford, Astra-Ford e Civic-Ford! Mas não estou malhando a categoria. Já disse aqui que seria mais bacana se cada fábrica preparasse seu próprio motor, seria algo mais “marcas” de verdade. Essa coisa do motor padronizado, porém, é uma tendência que já se verifica também na Argentina e em um ou outro campeonato no exterior. Que seja. Se o campeonato for legal, as corridas boas, os grids cheios, sem viadagens VIPs/corporativas, com bons públicos, divulgação, ingressos baratos, pilotos de qualidade, custos razoáveis, é o que importa. A gente não quer só corrida, a gente quer corrida, diversão e arte.

52 comentários

  1. Alvaro Costa disse:

    Discordo, campeonado de marcas tem que ser de marcas, esta tendencia que vc apoia de padronização de motores e conjunto mecânico, não me agrada.
    Adoro automobilismo de competição esporte de equipe esta pasteurização não me agrada, tenho sorte de ter 55 anos e 49 (desde de que aprendi a ler) anos acompanhando o esporte a motor e ter vivido anos que vc Flávio não viveu.
    Vc Flávio é uma pessoa que entende não apoie este engodo.
    Alvaro Costa

  2. Renato A. Azevedo disse:

    O primeiro Campeonato de Marcas monomarca do mundo… do jeito que está, é melhor mesmo acabar o automobilismo no Brasil…

  3. JACQUES disse:

    Opa… o da esquerda é o meu heim…. mês que vem vou com ele andar no ‘regularidade’… segura.!
    Espero que a categoria decole… me parece mais interessante que a stock..

  4. Ricardo Bigliazzi disse:

    Em tempos de crise (SIM, somente alguns conseguem ficar ricos rapidamente) não é facil investir alguns milhões de reais para montar um motor de competição que honre o distintivo da marca de seu fabricante.

    É bem mais barato trabalhar o chassi e a suspensão para um bom desempenho.

    Decisão mais do que lógica… custos menores e grids maiores.

    Pode esquecer esse negócio de ter um automobilismo romantico no Brasil de novo… tudo vai ser negocio… as montadoras estão voltando para botar e quebrar no marketing… agora sim veremos camarotes de verdade e uma fartura de conveniencias nunca antes vista na historia automobilistica desse Pais.

    Imperador

  5. ALEX B. disse:

    A impressao que fica é as montadoras não confiam em seus respectivos propulsores! Ou seja, se nao for Ford, num guenta! É isso… (:

  6. claude bes disse:

    sera que so argentino sabe preparar motor, acho que sim, so sacaneiam os brasileiros daqui a pouco ate piloto viram de la…..

    • galileu disse:

      elkes se esqueceram que voce foi um grande preparador de motores nma época do campeonato de marcas e pilotos, principalmente motor de chevette. acho que de opala tambem.
      tinha o joão da powewr tech que era bom tambem, mas este o drasgter matou num acidente idiota.

  7. Igor Soares disse:

    Flavio, cuidado ao usar o termo “viadagens”. O adeptos da marcha ré podem não gostar!! rsrs.

    • rubem rodriguez gonzalez disse:

      tem espaço para uma piada que recebi via e-mail:

      Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da
      época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro
      me aproximei já falando alto:

      - Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!

      E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me
      reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu
      braço sendo algemado.

      - Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o
      mercado.

      Eu sem entender nada perguntei:

      - Mas o que que eu fiz?

      - HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de grande
      homosexual.

      Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando
      argumentar:

      - Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a
      gente se chama assim na camaradagem mesmo!!

      - Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?

      - Isso doutor, é coisa de criança!

      E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:

      - Então você tá detido também.

      Aí foi minha vez de intervir:

      - Mas meu Deus, o que foi que ele fez?

      - BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.

      Oswaldo então se desesperou:

      - Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu
      não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum
      churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!

      E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2
      quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o
      Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o
      Oswaldo algemado já chegou falando:

      - Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?

      E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos
      respondendo processo por _HOMOFOBIA_, _BULLYING_ e _RACISMO_.

      *Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!*

  8. igor galuc disse:

    Para quem não sabe é o mesmo regulamento da Argentina onde todos usam o mesmo motor

  9. Umberto disse:

    Bizarro mesmo é a GM usar o Astra Sedan, sendo que , ao que me consta, ele nem é mais vendido…

  10. Marcelo disse:

    essa barra vai machucar alguem…

  11. Umberto disse:

    Motor Ford sim, caro Flávio. As outras “marcas” é que também o utilizarão (com preparação by Berta).

  12. ags disse:

    FG…Bom dia…………………………bla bla bla….será bem vinda,se não tiver os figurinhas da istoki bolha……e se a FDP mãe Cba.. não vier com embromassão tbm….fico perguntando….pq os HERMANOS tem categoria(s)…e nós não temos nada..só caminhão..e istoki bolha…e pick up sem DNA,,,,pq??Bom dia…………e frioooooo..meu.

  13. Léo Engelmann disse:

    hahahahaha

    Um Ford que não tem motor Ford… hahahahahaha

    Só no automobilismo brasileiro que isso existe, é?

  14. Luiz Batista disse:

    Desde 2010 todos os carros da TC2000 utilizam o mesmo motor. Procure um post neste mesmo blog com o nome de “Estocou…” falando sobre esta mudança.

  15. Flávio Colorado disse:

    Para quem comentou neste blog sobre a TC 2000 atual. Esta categoria ja usou motores originais dos carros (com preparação), mas atualmente usa o mesmo motor para todos os carros independente da marca. É esse motor que o Brasileiro de Marcas vai usar. Segundo o pessoal da TC 2000 argentina os custos de preparação dos motores originais era muito alto. Só comentando, a Toyota Argentina mandava preparar seus motores na Inglaterra.

  16. Danilo Candido disse:

    Tomare que esta categoria mate e enterre a Estoque…mas que não torne-se igual à primeira, pois em muitos aspectos parece que irá ser melhor, começando pelo visual dos carros.

  17. Roberto Martinez disse:

    Posso estar enganado, mas na TC2000 , de uns dois ou três anos pra cá, os motores são os mesmos pra todos, os Ford Duratech do Berta.

  18. Lui George disse:

    Como muitos já disseram aqui, esse é o único carro do Brasileiro de Marcas que usa o motor certo, pois o motor utilizado no campeonato, que é o mesmo da TC2000, é Ford preparado pelo Berta. Vale lembrar que pelo menos nesse caso os carros utilizam a carroceria original como base, semelhante ao que ocorre no TC2000, ou seja, não só parece carro de verdade, é um carro de verdade.

  19. disse:

    Que as montadoras acordem, e comecem a investir nos regionais também. Velhos tempos…

  20. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Já que o motor é tudo igual deveriam ser esportes – protótipos tipo os inesquecíveis Divisão – 4 , categoria que morreu principalmente porque usava pneus slicks importados que custavam a bagatela de 12.000 cruzeiros em 1976, – o fusca custava na época em torno de 36.000 cruzeiros – cada jogo durava um corrida e no máximo dois treinos. tinha piloto que lixava, passava graxa, unguento e banha de galinha d’angola para ver se durava mais um pouco.
    Tudo isso graças a intelig^^encia e sagacidade dos nossos milicos que sobretaxavam os pneus importados em valores estratosféricos, chegaram na época a proibir corridas no Brasil para “economizar” combustivel… não é à toa que são necessários pelo menos três milicos para trocar uma lâmpada…….

    • Lazlo Barbieri disse:

      Quatro: um para segurar a lâmpada, dois para girarem a escada um o último para dizer em que direção.

    • galileu disse:

      rubem, graças a esses milicos, (indiretamente é claro), que hoje temos carros a alcool.
      quan do eles proibiram as corridas, os preparadores foram para brasilia conversar com o presidente em exercicio, (acho que era o figueiredo), alegando o numero de pessoas que ficariam desempregadas com tal medida. e pediram permissão para correrem a alcool.
      os milicos de plantão tiraram sarro alegando que já tinham o projeto em s j dos campos mas ele não evoluia, e como eles iriam fazer isso em 30/60 dias, eles concordariam apenas se após a corrida fosse repassada a tecnologia para o governo.
      e foi assim que no dia 7 de setembro acho que de 79 todas as categorias do nosso automobilismo da época correm em jacarepaguá se utilisando do combustivel que consumimos até hoje, o etanol.

  21. Zoroastro disse:

    Sou bem tapado neste assunto, mas tenho uma dúvida: é só uma bolha no formato do carro ou tem lataria mesmo?

    http://www.fotodiaria.com.br

  22. leof1 disse:

    Bunitu pra xuxu…

  23. Flávio disse:

    Não consigo entender duas coisas: por quê esse número gigante no pára-brisas dianteiro e por quê essa barra atravessada logo a frente do piloto?
    Essas duas coisas atrapalham a visão do piloto. E essa barra em nada protege. Tenho visto roll bars de 4 a até 40 pontos em carros de corrida, mas nunca um asssim, atravessando a frente do piloto. Isso é ridículo! De quem é essa jóia de engenharia?

  24. jackie chan disse:

    Pra mim, motor é parte importante demais de uma “marca” de carro. Se tem motor de fornecedor único, não devia se chamar “Brasileiro de Marcas”.

  25. Ricardo Pradas disse:

    Sei que não tem nada a ver com este comntario, mas depois de um ano e meio, a prefeitura tirou os guard-rails da avenida Olavo Fontoura……

  26. André Micheloto disse:

    Mudando um pouco de assunto, eles bem que podiam pôr essa belezinha pra andar no mundial, não?

    http://www.jalopnik.com.br/conteudo/audi-a1-clubsport-quattro-503-cavalos-em-um-corpinho-pocket

  27. Flávio Colorado disse:

    FG confirmei no site do “Mago de Alta Gracia” os motores da TC 2000 são Ford Duratec! Portanto este Focus ( Brasileiro de Marcas) esta usando o motor correto! Ao menos um carro no grid,ha,ha…brincadeira.

  28. Rodrigo Assis disse:

    Boa noite Gomes 69,
    Ficou maravilha em chefia. Nota 10

  29. Marcos Antonio disse:

    Salve Flávio.

    Gostaria por gentileza que você divulgasse esse vídeo pro pessoal. Aconteceu agora no último dia 29, devido à imprudência do motorista que segundo relatos, fugiu do local. Mais um exemplo de imprudência ao volante.

    Grato.

    http://www.youtube.com/watch?v=LgFHLXj0jHU&feature=topvideos_mp

  30. Roberto Borges disse:

    Lindo!
    Pena não terem mantido a motorização das fábricas.

  31. galileu disse:

    meus “primos” lá do sul (os moro), sabem fazer carros de corrida, achoque vai ser sucesso.
    e queseja bastante segurto para os pilotos, mais ainda prefiroo sistema da TC2000 argentina, com momoblocos de série e o motorverdadeiro docarro com as limitações tecnicas e regulamentares.

  32. Lazlo Barbieri disse:

    O carro é lindo. Mas alguém poderia explicar, técnicamente, qual a dificulade das fábricas em ceder para as equipes seus proprios motores 2.0 para serem preparados dentro de limites estabelecidos em um regulamento sério (tipo TC 2000)? Seria genial se, além das caras, os carros e o campeonato tivessem alma de verdadeiro Brasileiro de Marcas.

    Pelo menos ao que parece, será mais interessante que a Stock Bolhas Car. Vamos torcer.

  33. Flávio Colorado disse:

    Lindo carro, aliás acho (achismo por viver clicando no site da TC 2000 e do Berta) que os motores 2 litros do Berta são da marca Ford. O “Mestre” argentino adora trabalhar com esta marca.
    Talvez FG este seja o único da carro do Brasileiro de Marcas que usa o motor correto.
    Independente disso lindo carro e desejo que esta categoria faça muito sucesso.
    FG, pergunto a você: Se cada fabricante desenvolvesse seu motor, você acha que a Vicar conseguiria ter controle das potências dos mesmos? Será que seriam motores equalizados?
    Você não achou que o WTCC errou por algum tempo em permitir turbos nos motores Diesel dos Seats?
    Qual a sua opinião?

  34. Dionisio disse:

    Mais um produto ZF… Zeca e Felipe.

  35. Diogo disse:

    Pior que tem motor Ford! A categoria corre com motores 2.3 Berta feitos a partir do bloco Duratec usado na Ranger e no Fusion antigo.

  36. focacruz disse:

    é muito bizarro isso.
    então pra contrariar porque não fazem um campeonato multimotores com uma carroceria só?, podia ser uma bolha do meianov! imagine: corridas com lada-ford, lada-chevy, lada-honda, lada-mercedes e pq não, lada-audi? patrocínio das forças armadas e da cnbb…

  37. willian disse:

    porra, bonitão, hein!

  38. José disse:

    Flávio, olha esse link, acho que vale a pena postar no blog. Vettel jogando champanhe na guarda nacional de Mônaco.
    http://www.youtube.com/watch?v=d4bzBExaDag&feature=topvideos_sports

  39. Fabiano disse:

    Gostei! Até parece um focus! Bem melhor que aquelas bolhas da stock, que nem de longe parecem com vectra e 307.

  40. André disse:

    Bonito, lembra muito o estilo dos TC2000.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  41. Fernando Bueno disse:

    Pior que o motor é ford, não é tudo Duratec preparado pelo Berta?

  42. Renato Contin disse:

    Flávio,
    Por acaso o motor que será utilizado pelo Brasileiro de Marcas é o motor Ford sim.
    Tá certo que ele é preparado pelo Berta, mas a base é o Ford.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>