ANOTHER COMMENT

Pelo menos cara de carro, tem. Esse aí é o Focus do Brasileiro de Marcas. Que não tem motor Ford, mas tudo bem. Seguimos aqui, torcendo para dar grid grande e corrida boa.

ATUALIZANDO…

A blogaiada atenta avisa que o motor único que será preparado pela Berta na Argentina, no fundo, é um Ford. Portanto, o Focus será o único a usar motor da marca que o colocou no mundo. Menos mal para esse modelo. Assim, teremos Corolla-Ford, Astra-Ford e Civic-Ford! Mas não estou malhando a categoria. Já disse aqui que seria mais bacana se cada fábrica preparasse seu próprio motor, seria algo mais “marcas” de verdade. Essa coisa do motor padronizado, porém, é uma tendência que já se verifica também na Argentina e em um ou outro campeonato no exterior. Que seja. Se o campeonato for legal, as corridas boas, os grids cheios, sem viadagens VIPs/corporativas, com bons públicos, divulgação, ingressos baratos, pilotos de qualidade, custos razoáveis, é o que importa. A gente não quer só corrida, a gente quer corrida, diversão e arte.

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Alvaro Costa
Alvaro Costa
12 anos atrás

Discordo, campeonado de marcas tem que ser de marcas, esta tendencia que vc apoia de padronização de motores e conjunto mecânico, não me agrada.
Adoro automobilismo de competição esporte de equipe esta pasteurização não me agrada, tenho sorte de ter 55 anos e 49 (desde de que aprendi a ler) anos acompanhando o esporte a motor e ter vivido anos que vc Flávio não viveu.
Vc Flávio é uma pessoa que entende não apoie este engodo.
Alvaro Costa

Renato A. Azevedo
12 anos atrás

O primeiro Campeonato de Marcas monomarca do mundo… do jeito que está, é melhor mesmo acabar o automobilismo no Brasil…

JACQUES
JACQUES
12 anos atrás

Opa… o da esquerda é o meu heim…. mês que vem vou com ele andar no ‘regularidade’… segura.!
Espero que a categoria decole… me parece mais interessante que a stock..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Em tempos de crise (SIM, somente alguns conseguem ficar ricos rapidamente) não é facil investir alguns milhões de reais para montar um motor de competição que honre o distintivo da marca de seu fabricante.

É bem mais barato trabalhar o chassi e a suspensão para um bom desempenho.

Decisão mais do que lógica… custos menores e grids maiores.

Pode esquecer esse negócio de ter um automobilismo romantico no Brasil de novo… tudo vai ser negocio… as montadoras estão voltando para botar e quebrar no marketing… agora sim veremos camarotes de verdade e uma fartura de conveniencias nunca antes vista na historia automobilistica desse Pais.

Imperador

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

A impressao que fica é as montadoras não confiam em seus respectivos propulsores! Ou seja, se nao for Ford, num guenta! É isso… (:

claude bes
claude bes
12 anos atrás

sera que so argentino sabe preparar motor, acho que sim, so sacaneiam os brasileiros daqui a pouco ate piloto viram de la…..

galileu
galileu
Reply to  claude bes
12 anos atrás

elkes se esqueceram que voce foi um grande preparador de motores nma época do campeonato de marcas e pilotos, principalmente motor de chevette. acho que de opala tambem.
tinha o joão da powewr tech que era bom tambem, mas este o drasgter matou num acidente idiota.

Igor Soares
Igor Soares
12 anos atrás

Flavio, cuidado ao usar o termo “viadagens”. O adeptos da marcha ré podem não gostar!! rsrs.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Igor Soares
12 anos atrás

tem espaço para uma piada que recebi via e-mail:

Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da
época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro
me aproximei já falando alto:

– Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!

E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me
reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu
braço sendo algemado.

– Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o
mercado.

Eu sem entender nada perguntei:

– Mas o que que eu fiz?

– HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de grande
homosexual.

Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando
argumentar:

– Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a
gente se chama assim na camaradagem mesmo!!

– Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?

– Isso doutor, é coisa de criança!

E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:

– Então você tá detido também.

Aí foi minha vez de intervir:

– Mas meu Deus, o que foi que ele fez?

– BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.

Oswaldo então se desesperou:

– Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu
não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum
churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!

E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2
quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o
Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o
Oswaldo algemado já chegou falando:

– Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?

E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos
respondendo processo por _HOMOFOBIA_, _BULLYING_ e _RACISMO_.

*Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!*

igor galuc
igor galuc
12 anos atrás

Para quem não sabe é o mesmo regulamento da Argentina onde todos usam o mesmo motor

Umberto
Umberto
12 anos atrás

Bizarro mesmo é a GM usar o Astra Sedan, sendo que , ao que me consta, ele nem é mais vendido…

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

essa barra vai machucar alguem…

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

marcelo, eu já tinha notado e concordo contigo, o que salva o cara e se ele estiver usando o hans divice.
esquisita a localização da mesma.
acho quwe os primos comeram bola nessa.

Umberto
Umberto
12 anos atrás

Motor Ford sim, caro Flávio. As outras “marcas” é que também o utilizarão (com preparação by Berta).

ags
ags
12 anos atrás

FG…Bom dia…………………………bla bla bla….será bem vinda,se não tiver os figurinhas da istoki bolha……e se a FDP mãe Cba.. não vier com embromassão tbm….fico perguntando….pq os HERMANOS tem categoria(s)…e nós não temos nada..só caminhão..e istoki bolha…e pick up sem DNA,,,,pq??Bom dia…………e frioooooo..meu.

Léo Engelmann
12 anos atrás

hahahahaha

Um Ford que não tem motor Ford… hahahahahaha

Só no automobilismo brasileiro que isso existe, é?

HotRodder
HotRodder
Reply to  Léo Engelmann
12 anos atrás

Leo, isso virou padrão no mundo… Acho que a Nascar vai usar motores NISSAN na categoria principal!! … Custos, sempre os custos.

Luiz Batista
Luiz Batista
12 anos atrás

Desde 2010 todos os carros da TC2000 utilizam o mesmo motor. Procure um post neste mesmo blog com o nome de “Estocou…” falando sobre esta mudança.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Para quem comentou neste blog sobre a TC 2000 atual. Esta categoria ja usou motores originais dos carros (com preparação), mas atualmente usa o mesmo motor para todos os carros independente da marca. É esse motor que o Brasileiro de Marcas vai usar. Segundo o pessoal da TC 2000 argentina os custos de preparação dos motores originais era muito alto. Só comentando, a Toyota Argentina mandava preparar seus motores na Inglaterra.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Tomare que esta categoria mate e enterre a Estoque…mas que não torne-se igual à primeira, pois em muitos aspectos parece que irá ser melhor, começando pelo visual dos carros.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Posso estar enganado, mas na TC2000 , de uns dois ou três anos pra cá, os motores são os mesmos pra todos, os Ford Duratech do Berta.

Lui George
Lui George
12 anos atrás

Como muitos já disseram aqui, esse é o único carro do Brasileiro de Marcas que usa o motor certo, pois o motor utilizado no campeonato, que é o mesmo da TC2000, é Ford preparado pelo Berta. Vale lembrar que pelo menos nesse caso os carros utilizam a carroceria original como base, semelhante ao que ocorre no TC2000, ou seja, não só parece carro de verdade, é um carro de verdade.

Dú
12 anos atrás

Que as montadoras acordem, e comecem a investir nos regionais também. Velhos tempos…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Já que o motor é tudo igual deveriam ser esportes – protótipos tipo os inesquecíveis Divisão – 4 , categoria que morreu principalmente porque usava pneus slicks importados que custavam a bagatela de 12.000 cruzeiros em 1976, – o fusca custava na época em torno de 36.000 cruzeiros – cada jogo durava um corrida e no máximo dois treinos. tinha piloto que lixava, passava graxa, unguento e banha de galinha d’angola para ver se durava mais um pouco.
Tudo isso graças a intelig^^encia e sagacidade dos nossos milicos que sobretaxavam os pneus importados em valores estratosféricos, chegaram na época a proibir corridas no Brasil para “economizar” combustivel… não é à toa que são necessários pelo menos três milicos para trocar uma lâmpada…….

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Quatro: um para segurar a lâmpada, dois para girarem a escada um o último para dizer em que direção.

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

rubem, graças a esses milicos, (indiretamente é claro), que hoje temos carros a alcool.
quan do eles proibiram as corridas, os preparadores foram para brasilia conversar com o presidente em exercicio, (acho que era o figueiredo), alegando o numero de pessoas que ficariam desempregadas com tal medida. e pediram permissão para correrem a alcool.
os milicos de plantão tiraram sarro alegando que já tinham o projeto em s j dos campos mas ele não evoluia, e como eles iriam fazer isso em 30/60 dias, eles concordariam apenas se após a corrida fosse repassada a tecnologia para o governo.
e foi assim que no dia 7 de setembro acho que de 79 todas as categorias do nosso automobilismo da época correm em jacarepaguá se utilisando do combustivel que consumimos até hoje, o etanol.

Zoroastro
Zoroastro
12 anos atrás

Sou bem tapado neste assunto, mas tenho uma dúvida: é só uma bolha no formato do carro ou tem lataria mesmo?

http://www.fotodiaria.com.br

leof1
leof1
12 anos atrás

Bunitu pra xuxu…

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Não consigo entender duas coisas: por quê esse número gigante no pára-brisas dianteiro e por quê essa barra atravessada logo a frente do piloto?
Essas duas coisas atrapalham a visão do piloto. E essa barra em nada protege. Tenho visto roll bars de 4 a até 40 pontos em carros de corrida, mas nunca um asssim, atravessando a frente do piloto. Isso é ridículo! De quem é essa jóia de engenharia?

RMTA
RMTA
Reply to  Flávio
12 anos atrás

Caro amigo, essa barra transversal à frente da cabeça do piloto é para evitar decapitação e desmembramento, como a ocorrida com o piloto Russel Phillips em uma divisão da Nascar em 1995:

http://en.wikipedia.org/wiki/Russell_Phillips

O vídeo é horrível, dá pra ver a cabeça do piloto, ainda com o capacete rolando pelo chão:

http://www.youtube.com/watch?v=ExPOQNT5UUo&NR=1

Após esse acidente tornou-se mandatória essa barra, para evitar esse tipo de resultado pavoroso em um acidente desse tipo.

Até!

jackie chan
jackie chan
12 anos atrás

Pra mim, motor é parte importante demais de uma “marca” de carro. Se tem motor de fornecedor único, não devia se chamar “Brasileiro de Marcas”.

Ricardo Pradas
Ricardo Pradas
12 anos atrás

Sei que não tem nada a ver com este comntario, mas depois de um ano e meio, a prefeitura tirou os guard-rails da avenida Olavo Fontoura……

André Micheloto
André Micheloto
12 anos atrás

Mudando um pouco de assunto, eles bem que podiam pôr essa belezinha pra andar no mundial, não?

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/audi-a1-clubsport-quattro-503-cavalos-em-um-corpinho-pocket

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

FG confirmei no site do “Mago de Alta Gracia” os motores da TC 2000 são Ford Duratec! Portanto este Focus ( Brasileiro de Marcas) esta usando o motor correto! Ao menos um carro no grid,ha,ha…brincadeira.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa noite Gomes 69,
Ficou maravilha em chefia. Nota 10

Marcos Antonio
Marcos Antonio
12 anos atrás

Salve Flávio.

Gostaria por gentileza que você divulgasse esse vídeo pro pessoal. Aconteceu agora no último dia 29, devido à imprudência do motorista que segundo relatos, fugiu do local. Mais um exemplo de imprudência ao volante.

Grato.

http://www.youtube.com/watch?v=LgFHLXj0jHU&feature=topvideos_mp

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

Lindo!
Pena não terem mantido a motorização das fábricas.

galileu
galileu
12 anos atrás

meus “primos” lá do sul (os moro), sabem fazer carros de corrida, achoque vai ser sucesso.
e queseja bastante segurto para os pilotos, mais ainda prefiroo sistema da TC2000 argentina, com momoblocos de série e o motorverdadeiro docarro com as limitações tecnicas e regulamentares.

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

O carro é lindo. Mas alguém poderia explicar, técnicamente, qual a dificulade das fábricas em ceder para as equipes seus proprios motores 2.0 para serem preparados dentro de limites estabelecidos em um regulamento sério (tipo TC 2000)? Seria genial se, além das caras, os carros e o campeonato tivessem alma de verdadeiro Brasileiro de Marcas.

Pelo menos ao que parece, será mais interessante que a Stock Bolhas Car. Vamos torcer.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
12 anos atrás

Lindo carro, aliás acho (achismo por viver clicando no site da TC 2000 e do Berta) que os motores 2 litros do Berta são da marca Ford. O “Mestre” argentino adora trabalhar com esta marca.
Talvez FG este seja o único da carro do Brasileiro de Marcas que usa o motor correto.
Independente disso lindo carro e desejo que esta categoria faça muito sucesso.
FG, pergunto a você: Se cada fabricante desenvolvesse seu motor, você acha que a Vicar conseguiria ter controle das potências dos mesmos? Será que seriam motores equalizados?
Você não achou que o WTCC errou por algum tempo em permitir turbos nos motores Diesel dos Seats?
Qual a sua opinião?

Dionisio
Dionisio
12 anos atrás

Mais um produto ZF… Zeca e Felipe.

galileu
galileu
Reply to  Dionisio
12 anos atrás

metalurgica moro, denisio, meus primos

Diogo
Diogo
12 anos atrás

Pior que tem motor Ford! A categoria corre com motores 2.3 Berta feitos a partir do bloco Duratec usado na Ranger e no Fusion antigo.

2SIX
2SIX
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Cara o 2.3 da Ranger não é o mesmo bloco que o Maverick 4 cilindros usava?

Diogo
Diogo
Reply to  Diogo
12 anos atrás

Não. Aquele era o 2.3 OHC. Equipou aqui no Brasil algumas Ranger vendidas nos anos 90. Mas é bem diferente desse atual.

focacruz
focacruz
12 anos atrás

é muito bizarro isso.
então pra contrariar porque não fazem um campeonato multimotores com uma carroceria só?, podia ser uma bolha do meianov! imagine: corridas com lada-ford, lada-chevy, lada-honda, lada-mercedes e pq não, lada-audi? patrocínio das forças armadas e da cnbb…

willian
willian
12 anos atrás

porra, bonitão, hein!

José
José
12 anos atrás

Flávio, olha esse link, acho que vale a pena postar no blog. Vettel jogando champanhe na guarda nacional de Mônaco.
http://www.youtube.com/watch?v=d4bzBExaDag&feature=topvideos_sports

Fabiano
Fabiano
12 anos atrás

Gostei! Até parece um focus! Bem melhor que aquelas bolhas da stock, que nem de longe parecem com vectra e 307.

André
André
12 anos atrás

Bonito, lembra muito o estilo dos TC2000.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Fernando Bueno
Fernando Bueno
12 anos atrás

Pior que o motor é ford, não é tudo Duratec preparado pelo Berta?

Renato Contin
Renato Contin
12 anos atrás

Flávio,
Por acaso o motor que será utilizado pelo Brasileiro de Marcas é o motor Ford sim.
Tá certo que ele é preparado pelo Berta, mas a base é o Ford.
Um abraço.