BARÇA BY JUNG

SÃO PAULO (toda razão) – Nosso batera Andre Jung já pingou no Grande Prêmio a coluna pós-Barcelona. Ele pinta, como a Marta Oliveira, um futuro cinzento para os brasileiros na F-1.

E crava uma avaliação impecável, que só faz elevar a admiração de todos por Sebastian Vettel: “Se a Red Bull fosse tão superior quanto se afirma, Mark Webber seria segundo em todas as provas”.

É isso aí.

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Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
12 anos atrás

Bom…basta lembrar dos tempos aureos da Williams em 1992 e o Patrese era segundo piloto e tava lá atras e não chegava sempre em 2º…então….

Cranio
Cranio
12 anos atrás

A Red Bull é superior as outras, sim senhor… Pelo menos por enquanto. A McLaren tá chegando, mas deu pra ver que o Vettel em Barça estava apenas administrando (sem KERS e DRS) sua vantagem. Se precisasse, poderia ter forçado um pouco mais…

Não dá nem pra comparar com a Brawn…

Fernando Lopes
Fernando Lopes
12 anos atrás

Os carros da Willians 92-93 eram muito superiores (principalmente o de 92)…mas PATRESE e DAMON HILL, respectivamente, não eram 2°`s constantemente…

Engraçado que o Mansell e o Prost, nesses anos, para a maioria das pessoas “não fizeram mais do que obrigação”…

já o Vettel é aberração.

O carro da Red-Bull pode não ser MUITOOOOO superior, mas que é superior ele é.

Vettel, Alonso e Hamilton não possuem habilidades capaz de colocar 0,3-0,5 em nenhum deles mesmo. São excelentes pilotos e muito nivelados. A diferença é no carro.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Parabéns ao Jung pela matéria, com relação ao Vettel, um grande piloto completa um grande projetista, lembre-se que Webber nem vice foi em 2010! Foi Vettel quem impediu o Tri de Alonso, o problema para a pachecada(e Galvão), é que, Vettel é ALEMÃO!

O torcedor brasileiro tem a falsa impressão que o Brasil produz pilotos fora de série como craque no futebol, estamos longe disso! Tirando o futebol e o vôlei(que hoje, milagrosamente tem forte investimento), o que somos no esporte? Absolutamente NADA!

O que o Brasil fez para formar outro grande tenista depois do Guga?
O que o Brasil fez para formar outro grande piloto depois da era Senna?
O que o Brasil esta fazendo para formar outro grande nadador como o Cielo?

Dorme em berço esplêndido…

Lembrando que essa medalha olímpica, o Cielo conseguiu graças ao preparo do atleta no USA, portanto 50% dessa medalha é americana, quem são os verdadeiros vencedores, são Cielo e USA! Uma conquista pessoal made in USA!

Piloto de Formula 1, aparece de qualquer país, mas um piloto fora de série, é coisa rara! A França levou décadas para ter um campeão, o mesmo aconteceu com a Alemanha. Depois de Prost, França nunca mais teve um grande piloto, o mesmo acontece com outros paises ricos. Hoje, para um piloto brigar por títulos na Formula 1, tem que haver forte investimento! Só tem 2 caminhos, ou o piloto surge como fora de série do nada, como aconteceu com Vettel(depois, merecidamente teve apoio da Red Bull), ou faz como Hamilton que teve forte investimento desde quando era criança no kart, ambos são de países que investem em automobilismo, mas cada um surgiu por caminho diferente. Hamilton é talentoso, mas é um piloto “forjado” para ser campeão, desde cedo teve tudo em termos de estrutura para ser o que é hoje, mas isso em nada tira o mérito do inglês, ele sempre foi um “mostrinho” desde o kart..

E o Brasil atualmente o que faz para formar um grande piloto? Absolutamente nada…pensem bem, merecemos ter mais campeões na Formula 1? Acho que Rubens e Massa foram até longe sendo vice campeões, o problema é que Rubens entrou no Oba, Oba da Globo/Galvão, Massa pelo menos tenta fugir… Os títulos de Fittipaldi, Piquet e Senna são conquista pessoal, deles pelo talento, de alguns amigos que investiram neles e família que sempre deu apoio. Brasil como nação, não leva nada, diferente do USA que sempre deu apoio a todo esportista, geralmente surgem das universidades, por isso, quando tem Olímpiadas eles sempre são os donos da festa!

Brasil é foda, só aparece quando o atleta é campeão!

Quando Piquet foi Tricampeão perguntaram:

“Pra quem vc dedica esse tricampeonato?”

Acho que pensaram que o Piquet ia dizer:

“Dedico ao Brasil, aos brasileiros e a todas as criancinnhas de nosso país”

Como o Piquet não gosta de oba, oba, rasgou:

“Dedico a mim mesmo, foi eu quem ganhei, vou dedicar pra quem?”

A Alemanha agradece tudo que Schumacher fez, mas para o torcedor alemão, o que também importa é o MOMENTO! Resultado, INVESTIU , e hoje tem bons pilotos na F1, e o melhor tem Vettel! Se o Brasil tivesse VERGONHA NA CARA SAFADA, formaria sempre pelo menos 1 grande esportista em cada esporte, mas aqui o pessoal só quer sabe de “futibor”, então, não reclamem do fiasco em outros esportes…

País cheio de problema social, Saúde(doente), Educação(burra), Segurança(com muito medo). Agora inventaram de gastar bilhões com Copa do Mundo e Olímpiadas, fim da picada! Se pelo menos, melhorasse o esporte no GERAL, faria até sentido, mas não, vai continuar na mesma merda…

Pelo forte investimento, pelo fanatismo insano, o Brasil tem OBRIGAÇÃO de ser campeão em todas as Copas e não na F1, nem isso nas Copas esta conseguindo…

Cranio
Cranio
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Concordo contigo e mesmo no “futibór”, como vc mesmo disse, já não se produz tantos talentos assim, talvez até pela arrogância de achar que nascemos com o futebol no DNA, sem precisar de apoio ou formação de atletas…

E se essa arrogância existe no futebol, imagine nos outros esportes. O Brasil jamais investiu em esportes e isso nos mostra o que será da olimpíada 2016. Fiasco!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
12 anos atrás

Quanto à situação do nosso automobilismo,é algo realmente triste e preocupante. Quanto ao protagonismo dos pilotos brasileiros na F1,que se dane. É até melhor que essa pachecada se desinteresse pela categoria mesmo. E existem outros lugares além da Globo pra se assistir F1. Com a Estadão/ESPN transmitindo,então…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
12 anos atrás

A ameaça real de um futuro cinzento para os brasileiros na F1 não se deve à falta de talentos. Bruno Senna tem potencial para vir a ser um dos melhores e só precisa de ser promovido a titular numa equipa razoável para o provar. Lucas di Grassi não lhe fica muito atrás e como piloto de testes da Pirelli vai fazendo Kms. ao volante de um F1.

O problema é que no contexto atual os pilotos que têm as oportunidades são os mais endinheirados, aqueles que contam com grandes apoios. Petrov, Maldonado e Perez até são talentosos mas outros porventura melhores do que eles ficam na prateleira e têm de esperar que os mais experientes se reformem para terem uma verdadeira oportunidade na F1.

Não esquecer também que Bruno Senna teria entrado com a Honda em 2009 em condições normais. Apenas o abandono dos japoneses e o fato do Brawn ter ficado pronto muito tarde inviabilizou a sua entrada na F1 na altura certa, com o carro certo. Quando isso acontece é sempre um problema mas uma coisa o Bruno já garantiu: já não sai da F1, pois mostrou nos testes de Jerez que é um piloto bastante competente e talentoso. Vale lembrar que andou nos tempos do Heidfeld com o mesmo tipo de pneu apesar de ter muito menos experiência. Além de que o alemão já conhecia o KERS de 2009 e tinha desenvolvido os Pirelli. Só que isso agora não é garantia nenhuma de passar a titular no próximo ano e ainda corre o risco de cristalizar como piloto de reserva, tal como aconteceu no passado com Wurz ou de la Rosa.

Tudo isto mostra que Barrichello teria prestado um grande serviço ao automobilismo brasileiro se tivesse ido embora no final de 2008, dando lugar ao Bruno Senna na altura certa. Mas também temos de compreender que o Rubens ainda não estava preparado para a reforma, estava muito longe de estar acabado e mantinha um grande entusiasmo pela competição. Portanto a culpa não é dele, mas sim das circunstâncias que o favoreceram… (Efeitos da crise global, abandono da Honda, falta de ocasião para o Bruno fazer mais testes nesse inverno europeu 2008/2009 e carro pronto mesmo quase em cima do início da temporada – em circunstâncias semelhantes nem o Hamilton teria entrado pela porta grande em 2007 e o piloto escolhido como colega do Alonso teria sido o experiente Pedro de la Rosa, que na altura já tinha uns bons anos como piloto de testes da McLaren)

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Melhor que isso, impossível, quem quiser ouvir o Galvão, depois não reclame”

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/08/02/raiva-do-que/

Rubens Barrichello e Michael Schumacher foram companheiros de equipe por seis anos na Ferrari. Disputaram 104 GPs lado a lado. Destes, Schumacher venceu 49 (47,1%); Barrichello ganhou 9 (8,6%). Schumacher subiu ao pódio 71 vezes (68,2%); Barrichello, 55 vezes (52,8%). Schumacher fez 41 poles (39,4%); Barrichello, 11 (10,5%). No grid, Schumacher largou à frente de Barrichello 79 vezes (76%); Barrichello foi melhor que Schumacher em classificações 25 vezes (24%). Schumacher, de 2000 a 2005, ganhou cinco títulos mundiais. Barrichello foi vice duas vezes. Os números são bem claros. Nunca houve duelo algum entre os dois pilotos. Foram raros os momentos em que se enfrentaram de verdade. O que sempre houve foi a superioridade massacrante de um em relação ao outro. Essa dupla nunca disputou as mesmas coisas, quando esteve junta.

Ótimo post, o Gomes escreve a verdade doa a quem doer, quando Senna ou Schummy vacilavam também recebiam críticas. O fato de Rubens as vezes andar junto de Schumacher, não quer dizer muito. Também vi o Berger na cola do Senna várias vezes, e pior, Berger não passava o Senna para não tirar pontos do brasileiro, isso também se chama jogo de equipe!

Em 2009, faltando ainda 10 corridas, Gomes alertava que Rubens não tinha mais chance de ser campeão, ainda disse que o brasileiro precisava melhorar muito para “apagar” a imagem de eterno perdedor! Detalhe, Rubinho nem vice campeão foi, perdeu essa posição para um certo novato alemão…

Vale a pena rever o vídeo:

Rubinho e o GP da Turquia (rosário de lamentações foi pracabá…rs)

http://tvig.ig.com.br/esporte/automobilismo/rubinho+e+o+gp+da+turquia-8a49800e2b4a9e15012b4b9272b70d5e.html

Parabéns ao Gomes, ele sempre fez um jornalismo VERDADEIRO no país do faz de conta!

Marce
Marce
12 anos atrás

“Melhor que isso, impossível! Quem quiser ouvir o Galvão, depois não reclame”

Rubens Barrichello e Michael Schumacher foram companheiros de equipe por seis anos na Ferrari. Disputaram 104 GPs lado a lado. Destes, Schumacher venceu 49 (47,1%); Barrichello ganhou 9 (8,6%). Schumacher subiu ao pódio 71 vezes (68,2%); Barrichello, 55 vezes (52,8%). Schumacher fez 41 poles (39,4%); Barrichello, 11 (10,5%). No grid, Schumacher largou à frente de Barrichello 79 vezes (76%); Barrichello foi melhor que Schumacher em classificações 25 vezes (24%). Schumacher, de 2000 a 2005, ganhou cinco títulos mundiais. Barrichello foi vice duas vezes.

Os números são bem claros. Nunca houve duelo algum entre os dois pilotos. Foram raros os momentos em que se enfrentaram de verdade. O que sempre houve foi a superioridade massacrante de um em relação ao outro. Essa dupla nunca disputou as mesmas coisas, quando esteve junta.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/08/02/raiva-do-que/

E tem muito mais, belo post do Gomes, escreve a verdade doa a quem doer, quando Senna ou Schummy vacilavam também recebiam críticas!

Em 2009, faltando ainda 10 corridas, Gomes alertava que Rubens não tinha chance de ser campeão, ainda disse que Rubens precisava melhorar para “apagar” a imagem de eterno perdedor! Detalhe, Rubinho nem vicecampeão foi, perdeu o vice para um certo novato alemão…

Vale a pena rever o vídeo:

Rubinho e o GP da Turquia(Rosário de lamentações foi pracabá)

http://tvig.ig.com.br/esporte/automobilismo/rubinho+e+o+gp+da+turquia-8a49800e2b4a9e15012b4b9272b70d5e.html

Parabéns ao Gomes, que sempre fez um jornalismo VERDADEIRO no país do faz de conta!

Allan
Allan
12 anos atrás

O fato dos brasileiros não estarem bem na F1, não é de se estranhar, já que ambos são no máximo medianos, que encontraram no cockpit ao lado pilotos tops. Foi o mesmo que aconteceu com Patrese, Berger, Coultard, Irvine, só para listar os mais recentes. No caso do Tião, a RBR é muito superior mesmo, e no cockpit ao lado, tem um piloto no máximo mediano, que por incompetência do Tião, quase ganhou o campeonato do ano passado, mas que esse ano ficou dentro das suas limitações. A mesma distância entre os pilotos que acontece na RBR, aconteceria na Ferrari, dada a diferença técnica entre os pilotos. Acredito que com atual formação das equipes de ponta, somente na Maclaren a disputa seria acirrada.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Allan
12 anos atrás

O ano passado o Vettel só errou duas vezes, menos do que o Webber. Só que o australiano teve mais sorte nas corridas, enquanto o alemão perdeu muitos pontos (e até 3 vitórias certas) devido a problemas técnicos no seu carro (motor no Bahrein e Coreia do Sul, travões na Austrália). Só na Austrália e Coreia o Vettel perdeu 50 pontos. Webber só não terminou duas corridas, das duas vezes devido a erros do piloto (Valencia e Coreia). Na Turquia o Webber também teve a sua parte de culpa no acidente com o alemão, tal como em Singapura no acidente com Hamilton. Mas teve a sorte de terminar no pódio nesses 2 GP. Vettel (na Turquia) e Hamilton (em Singapura) não tiveram a mesma sorte…

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Tirando a belíssima ilustração, eis mais uma coluna recheada de observações dignas de qualquer fã que acompanha a categoria pela TV e pela internet. Ouvi comentários muito parecidos dos meus amigos no almoço de domingo passado. Por que não “promovem” o Jung para text-writer? Estaria mais bem posicionado.

Quando se trata de “coluna”, minha expectativa é ler um texto escrito por alguém inserido na cobertura do esporte, que tenha acesso a informações primárias (pilotos, dirigentes, informantes, etc) ao invés de se basear somente em informações secundárias (internet, tv, revista, jornal, etc) e “insights” pessoais. Isso qualquer fã que conhece o esporte é capaz de fazer.

Por que não dar aos envolvidos no Grande Prêmio, e grandes escribas, como Victor Martins, Felipe Paranhos e Evelyn Guimarães, a oportunidade de publicar uma coluna? Saudades dos tempos que o site contava com colunistas “de verdade” além do Flávio Gomes, como o Reginaldo Leme e o Edgard Mello Filho.

Alfredo
Alfredo
12 anos atrás

O Jung cai numa falacia ao dizer que, se os RBRs fossem tao bons, Webber seria sempre o segundo. Isso supoe que ambos os carros sejam iguais, o que nao me parece o caso. Apos quase perder a temporada de 2010 por dividir pontos entre Vettel e Webber, acho clarissimo que o time estabeleceu uma politica de primeiro e segundo pilotos, c/ o Webber levando p/ casa um ano extra de bom salario (pelo menos nao finge que compete feito outros pilotos ai que so falam e apontam desculpas pela baixa performance qd na verdade sao é segundos pilotos mesmo).

É isso. F1 se manipula c/ sutileza mas sem muitas duvidas. Virou uma vitrine de nacionalismos europeus e investimentos empresariais. Vettel é o garoto-propaganda da vez.

Alias, ha uma discussao interessante no Formula Um Brasil no orkut sobre o fato da Ferrari nao trocar os 4 pneus do Massa simultaneamente.

Cranio
Cranio
Reply to  Alfredo
12 anos atrás

Concordo! Essa história do Webber ser segundo em todas, já mostra que se as condições fossem iguais, o Webber até poderia ter ganho algumas corridas, como em Barça, por exemplo.

Vejo nas equipes de hoje que o segundo piloto é quase o antigo piloto de testes. Só terá chances se acontecer alguma coisa com o primeiro. Vide Kubica/Petrov/Heidfeld, ainda que na Renault eu não veja essa situação tão clara.

Ou seja, Ferrari – Alonso, McLaren – Hamilton, Red Bull – Vettel, são as bolas da vez. Mesmo que o companheiro deles tenha condições de superá-lo, será atrapalhado por algum problema de box, ou sei lá o quê. Alguém aqui lembra do Rubinho no grid, esquecido em cima do macaco?? Aquela para mim, foi a melhor prova de que as equipes estão se lixando pro segundo piloto, ainda mais nos dias de hoje…

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

BARRICHELLO VS SCHUMACHER

Tanto se fala da volta do Schumacher, mas será que se Barrichello estivesse na Mercedes estaria andando na frente do alemão? Nico Rosberg não é o mesmo que Nico Hulkenberg.

Imaginem se BARRICHELLO fosse companheiro do HAMILTON? Se tomou um pau do BUTTON que vive levando couro do HAMILTON, imaginem como seria?

Repito: na chuva você precisa de sensibilidade e aí o RUBENS vai bem. Acelera e freia na medida certa, tem tempo pra isso e não precisa ser veloz pra ser rápido. No seco você precisa de velocidade, ou seja, mente forte e concentrada e reflexos mais apurados para frear numa velocidade superior e muito próximo da curva e acelerar antes de todos. Aí o Rubens vira RUBINHO e anda de 2 a 5 décimos mais lento que os ponteiros. Nem sempre o piloto mais rápido no piso liso do kart indoor consegue fazer tempo no asfalto áspero com o 125cc.

Rubinho vai se dar bem na Stock Car.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Grande análise na Coluna Apex. Entrei aqui só pra consignar isso em algum lugar e percebi que você havia aberto esse título.

Luiz Dranger
Luiz Dranger
12 anos atrás

Essa discussão sobre pilotos não levam a nada, ainda mais quando a pátria é convocada. Vejam os filmes antigos da F1, aos montes no You Tube. O Adrian Newey é um gênio aeronáutico (sua formação). Para a F1 ser legal, acabem com os efeitos aerodinâmicos (asas, aerofolios etc) e voltemos as corridas como laboratatório de desenvolvimento para os carros que usamos no dia a dia. Avião é uma coisa, carro é outra.

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Discordo quando fala de Vettel. Então isso quer dizer que a Ferrari de 2002 e 2004 não era tão superior às demais equipes, nem a Williams de 1992, nem a Brawn do começo de 2009. Lógica furada.

O que acontece é que Webber não tem tarimba pra estar numa equipe com um carro tão bom, simples assim. E tem também o lado psicológico. Webber está puto da vida porque perdeu o título ano passado e porque gente forte no time prefere Vettel. O australiano podia lidar com isso numa boa e mandar todo mundo à merda, mas não parece ser do tipo de pessoa que brilha nas adversidades.

Continuo sustentando que se fosse um Alonso, um Hamilton ou até um Button no cockpit da Red Bull, estaria acontecendo a mesma coisa. Talvez a sova fosse até maior.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Chambel,me desculpe mas PÉ de CHINELO,era sempre segundo?O cara é fraco,chorão,falastrão e um dos maiores quebradores de carro de todos os tempos.Existem varios torcedores lunáticos que dizem que ele até acertava o carro para o Shummy.Meu deus,é um pouco demais.Vale lembrar que ele foi paraa Ferrari quando o carro já estava pronto e vencedor,ele teve a maior colher de chá de ir pra lá e fez muito pouco,porque não colava sempre o carro no do Shummy como fazia o Peterson em cima do Andretti,lembram?A maioria não sabe de nada.É só ler os comentarios no blog voando baixo(da GROBO) para morrer de rir ou de chorar.O cara tomou pau do Button na antiga Honda e depois mais ainda na Brown,quando foi desossado.O pior é que ele se acha o cara.

galileu
galileu
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

no universo de grandes premios que ele diputou, veja quantas vezes ele chegou ao fim e em que posições.
pesquise antes de comentar asneiras, ele sempre foi 2° piloto, e dos melhores, certo sr nelson?
o cara tem 37 anos e uma vontade de acelerar imensa, duvido que el estaria largando onde o massa está, se ainda estivesse na ferrari.
quebrador de carro?sei nãoi acho que o lunático aqui é voce.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

O Rafael do VOANDO BAIXO realmente é um grande pesquisador do Google. Ele fala da década de 80 como se tivesse assistido a todas as corridas. Nem tem idade pra isso. Quando eu vi o Lauda ser campeão por meio ponto ele estava no saco do pai dele. Agora quer falar cheio de propriedade. Parece mais filho do GALVÃO BUENO do que o Cacá e o Popó. Eu só falo do que vi, ou seja, de 84 pra cá.

Fabio
Fabio
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

É quebrador de carro,sim. Por mais que fanzocas apaixonadas como o Galileu teimem em discordar,HAHAHAHA

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Jung, pra mim o Weber não tem sido segundo em todas as corridas nem no campeonato por incompetência, mesmo.
Ele sempre foi um leão de treino, andava muito mais rápido nessas condições do que nas corridas. Penso que ele não anda bem com o carro pesado. Tem sido comum vê-lo ser lento em boa parte da corrida e começar a se destacar no final dela, quando o combustível esta baixo. Explicações? Sei-lá, ele pode ter dificuldade em pilotar o carro em diferentes condições, não ter capacidade de se adaptar a diferentes condições e situações na corrida e acertos do carro, coisa que o Schumy era excelente, assim como o Alonso, o Hamilton, o Vettel.
O Vettel é muito bom, não há dúvidas, mas ainda não pegou um companheiro de equipe “arretado”. O Weber já esta mais do que aposentado. Empurrar bêbado na ladeira é fácil.
As Red Bull são muito superiores, sim!

Dú
12 anos atrás

Que fim levou o Brasil na F1. Aguardarmos Bruno Senna.
Logo o Chaves coloca o Cecotto Jr. lá.
Estaria o Rubinho abertamente metendo o sarrafo na Williams, coisa estranha para os níveis de relacionamento que existe na F1 hoje, para vazar “por cima” da categoria, tipo queria andar mas não me deram um carro a altura?
Do Massa tenho minha opinião desde o dia que o vi no evento Santander de F1 em Interlagos.

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Boa tentativa, mas vejamos se sua tese resiste à frieza dos números:

Barrichello ficou na Ferrari de 2000 a 2005 (6 temporadas), foi vice duas vezes, ficou em terceiro uma, foi quarto outras duas, e fechou o ciclo com um 8º lugar. Ganhou 8 provas em 102 disputadas no período, não tendo largado em duas (Espanha e França em 2002). Fez 11 poles. No mesmo período, ficou fora da zona de pontuação em 14 oportunidades (quase o dobro das vitórias).

Lamento, ele não foi sempre o 2º, atrás apenas do Shummy.

Embora quase sempre tenha demonstrado ser um piloto competente, o atrapalhou muito o fato dos brasileiros procurarem um sucessor para Senna, feito que Rubens não tinha meios para atingir, mas não chegou a fazer frente a pilotos como Schumacher e Häkkinen, só para citar os campeões do período. Grande parte da expectativa criada pela possibilidade de ele ser campeão foi alimentada pela imprensa brasileira e pelo próprio piloto que sempre fala de “suas chances” de vitória (tenho uma entrevista gravada em vídeo, dada para a Globo em 1994, em que ele afirma textualmente que a torcida não tinha com o que se preocupar pois ele estava ali).

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

OBSERVAÇÕES:

1) Com o carro da Brawn não conseguiu ser vice enquanto BUTTON foi campeão com o mesmo equipamento.

2) Quando conseguiu ser vice foi porque a Ferrari foi tão superior que o SCHUMACHER ganhou o título no meio do ano.

3) Quem fez BARRICHELLO sofrer foi o GALVÃO BUENO com a sua torcida cega e desmedida que criou uma expectativa que não havia quando analisada por aqueles que conhecem automobilismo.

A. Ueda
A. Ueda
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Sempre lembro daqueles resultados fantásticos com aquela Jordan-hart Sasol bem no início da carreira, com pole e pódio.
Rubinho era muito novo pra aguentar toda aquela pressão por um novo ídolo, e sua personalidade também não ajudou. Se tivesse algum brasileiro experiente no grid pra dividir a responsabilidade, seu aprendizado teria sido menos penoso. Mas é fácil escrever sobre isso agora.

ANTONIO CHAMBEL
ANTONIO CHAMBEL
12 anos atrás

E PROS CARAS QUE DUVIDAM AINDA DA CAPACIDADE DO RUBINHO LEMBREM: EMBORA O 1º PILOTO NA ÉPOCA ERA SHUMI (DITO PELA P´ROPRIA FERRARI) O RUBENS CHEGAVA SEMPRE EM SEGUNDO E ÀS VEZES EM 1º.
VEJA AGORA O MASSA. SE O ALONSO É 5º ELE DEVERIA SER 6º E ASSIM POR DIANTE.
ISSO ACONTECE ?

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Quadro muito legal. Justo e Perfeito.

Fernando monteiro
Fernando monteiro
12 anos atrás

Oi Flávio, tudo bom?
Flávio, eu disse isso isso um tempo atrás aqui no blog, a Red Bull é rápida, mas seu desempenho real é o do carro do Webber. Se as outras equipes quiserem saber o quanto titar de difereñça, devem calcular pelo carro do austrliano. O Tião Alemão está naquelas fases que todos os grandes campeões passaram depois que ganharam o primeiro título. Ele está confiante e está guiando o “fino”. E quando se está nessa fase, e com um carro muito bom a diferença para os outros fica gritante.
Abração.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Concordo 100% com tudo que ele disse. Análise simples, direta e objetiva.

E de fato, o futuro da categoria está em xeque por aqui, como aliás, o futuro do automobilismo. Não vamos produzir ninguém de talento na F1 durante muitos anos ainda.

E a F1 atual está artificial demais. Asas móveis que fazem da ultrapassagem uma piada e pneus que parecem de papel. Sem isso, temos somente o mesmo ninguém passa ninguém.