BARCELONETAS (1)

SÃO PAULO (canto do cisne) – Mark Webber venceu no ano passado na Espanha. Hoje deu pinta de que vai ganhar de novo. O australiano, que andava meio sumido, fez o melhor tempo nos dois treinos livres em Barcelona. Vettel foi mais discreto. Pode ser que esteja sendo apenas cruel e sádico de novo, deixando para amanhã, que é o que vale. Mas tem fim de semana de corrida que a gente pesca logo de cara quem vai andar bem. Está parecendo ser o caso do pobre canguru na Catalunha.

Digo “pobre” porque Webber, coitado, está em baixa, macambúzio, ofuscado pelo brilho esfuziante de Tião Alemão. Se tem uma chance de recuperar a autoestima, é nesse GP da Espanha. Se fizer a pole, dá um passo enorme para ganhar pelo menos uma corrida neste ano. Em 20 edições da prova em Barcelona, 16 tiveram o pole no alto do pódio. É uma taxa altíssima, numa pista de ultrapassagens difíceis e corridas chatas.

Chata, porém, a gente já sabe que essa não vai ser. Talvez não seja a zona da Turquia, com seus 81 pit stops para troca de pneus. Mas também não vai ser o porre que tem uma média histórica de 2,5 ultrapassagens por corrida, de acordo com umas estatísticas publicadas pela Mercedes nesta semana.

Nos treinos de hoje, só a McLaren andou perto da Red Bull. A Ferrari liderou o segundo pelotão, 1s atrás. Mercedes, Sauber e Renault ficaram ali perto dos vermelhos e a briga parece restrita aos rubrotaurinos e mclarianos. De acordo com a Pirelli, o festival de paradas em Barcelona será mais modesto. Os caras colocaram um pneu duro mais resistente nessa prova, o mesmo composto que Lucas di Grassi tinha testado alguns dias atrás. O circuito catalão é o primeiro do ano que a Pirelli já conhece, porque boa parte dos testes de pré-temporada aconteceram lá. Austrália, Malásia, China e Turquia eram novidades absolutas para os italianos.

Por fim, apenas uma menção à Hispania. Seus tempos, hoje, ficaram além da margem dos 107%. Karthikeyan e Liuzzi, se a corrida fosse hoje, não largariam. É bom que se cocem para não dar vexame em casa.

Mais tarde voltamos com outras novidades.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexander
Alexander
12 anos atrás

Esses pneus aí foram testados na Turquia, ainda pelo Pedro de la Rosa. Lá o Lucas di Grassi só deu algumas voltas de reconhecimento porque choveu muito.

Os que foram testados em Barcelona pelo brasileiro serão usados mais pra frente.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
12 anos atrás

Sorte do Webber não ser brasileiro.

Marcos
Marcos
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Humilhou.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Como de costume, que fica pra tras chora, procura desculpa pra justificar a falta de desempenho.
Pergunto-lhe, eu, os pneus não são iguais para todos? Alguem no grid terá a vantagem de não utilizá-los?
Creio que a resposta se não para ambas perguntas, não vi o canguru voador reclamar de pneus assim como não vi seu Tião.

O apenas o Massa fez o trabalho de testar peças novas? Dúvido muito, esse gap interno entre Massa e Alonso se chama arrojo.

Aguardemos o treino oficial.

Andre
Andre
12 anos atrás

Vai lindo de ver esses pneus no Canadá…
Vai ter mais pits que as provas da nascar !!!

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  Andre
12 anos atrás

pode crer… mas q deus nos livre de tantos pitstops.

Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Flavio, nao cometa o erro que alguns colegas seus costumam cometer: treino de 6a. nao mostra NADA de contundente. Acho dificil ver Webber na pole, bem como a Hispania fora da corrida. Eles podem simular um monte de coisa!

Infelizmente na F-1 falar dos treinos de 6a. é um exercicio de adivinhaçao, exceto alguma noticia tecnica contundente.

Abraço!

Anderson Nascimento
Anderson Nascimento
12 anos atrás

Não entendo o a expressão “pobre canguru”. O cara foi o melhor nos treinos e ainda é pobre? Quem ficou para trás dele sim que é.

Alan Bicke
Alan Bicke
Reply to  Anderson Nascimento
12 anos atrás

Pobre, sim. Pelo pau que ele tem tomado este ano. Ele conseguiu ser melhor, só neste treino livre !!!

jose san pedro
Reply to  Anderson Nascimento
12 anos atrás

é pobre porque esta temporada não tem nada a fazer para ganhar do Vettel, pelo que se viu nas primeiras corridas, ele acho que está até resignado com seu desempenho, nos pódios sempre parece contente, mesmo com o Vettel acima dele….

segundo ele falou, o Vettel se adaptou melhor aos pneus Pirelli….

Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás

Acho que o KERS e as asas móveis devem gerar algumas passadas na reta, mas creio que não seja nada emocionante.

jose san pedro
12 anos atrás

“…Os caras colocaram um pneu duro mais resistente nessa prova…” ?????

acho que você não tem lido os comentários dos pilotos depois do último treino em relação ao novo composto “super-hard” da pirelli.

http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/49036.html
http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/49032.html

Os caras estão descendo o pau nele, Hamilton e Massa especialmente. Estão falando em quatro trocas de pneu no mínimo, Barrichello falou também.

Parece que esse super-hard é pior que o hard, tem menos performance e a degradação é pior que o anterior.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  jose san pedro
12 anos atrás

Escrevi baseado nas previsões da Pirelli. Vou ler agora o que disseram os pilotos.

jose san pedro
Reply to  jose san pedro
12 anos atrás

tudo bem, desculpe então…

fernando amaral
fernando amaral
12 anos atrás

hispania boys: joan miró neles – domingo poderão curtir uma visita à fundação miró em pleno montjuich.

Williams
Williams
12 anos atrás

Mesmo fazendo a pole, o Vettel com sua asa móvel vai passar fácil pelo canguru. Bom, espero que o Hamilton brigue pela pole com as RedBulls, porque se depender da equipe, Vettel ganha fácil essa.

Marcello
Marcello
12 anos atrás

Parece que o Webber não se curou da irritante apatia em Abu Dabi no ano passado.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Webber tinha tudo para começar este ano por cima colhendo os louros da vitória do bom campeonato feito no ano passado. Porém Vettel passou por cima do pobre australiano e ganhou a taça deixando o rapaz desorientado e sem rumo. Seria legal se o australiano conseguisse retomar s bons momentos do ano passado porém acho difícil por se trata de um piloto meia boca.

André
André
12 anos atrás

Flavio é uma pena que tenhamos apenas 2 representantes brazucas na F1, um em final de carreira e outro prestes a se tornar (se já não é) um fiel escudeiro. Só nos resta torcer para que essa situação mude ou que em um futuro próximo tenhamos uma grata surpresa com nossa nova geração. Apesar de tudo continuo torcendo para nossos conterrânios, mesmo me frustando corrida após corrida….
Qunto a corrida aposto todas as fichas no Tião Alemão, neste ano não tem pra ninguém….já pensou se fosse um brazileiro?? O Galvão iria morrer na transmissão…rs.