BARCELONETAS (6)

SÃO PAULO (até que tá calmo) – A Pirelli acaba de mandar um resumo pneumático de Barcelona, feliz da vida porque teve gente que largou de duros e chegou de moles, teve gente que largou de moles e terminou de duros e teve gente que usou duros no meio, começando e terminando com moles, e todos ficaram contentes, deu certo para todo mundo.

Celebrações à parte, certo é que cada equipe está usando uma estratégia diferente, e isso é positivo. Se fosse todo mundo igual, não teria a menor graça.

Deve-se notar, também, que a melhor volta da prova, de Hamilton, foi feita com pneus duros. OK, era fim de corrida, volta 52, carros mais leves, tinha acabado de colocar o pneu e tal. Mas tinha gente com pneu macio zerinho na pista, também. Caso de Barrichello, que acabou registrando a segunda melhor volta da corrida. E Heidfeld, na mesma condição, fez a terceira melhor. Explica-se: nas voltas derradeiras, com a pista mais emborrachada, a diferença de performance entre os macios e os duros é um pouco menor.

Abaixo, piloto a piloto, os pneus usados nas 66 voltas do GP da Espanha. Para entender esse monte de letras e números, é o seguinte: nome do cara, pneu que largou, pneu colocado no pit stop, com a volta da parada entre parênteses.

As legendas: SU = soft used, macio usado; SN = soft new, macio novo; HU = hard used, duro usado; HN = hard new, duro novo. Pedi ajuda para o Burti na tradução.

O último número em cada linha indica a quantidade de paradas nos boxes. NC, nos últimos três da lista, é “not classified”, os caras que não terminaram a prova, só para registrar.

Deixei tudo em inglês porque é muito charmoso e estou com preguiça de substituir esse monte de letrinhas.

PIT STOP SUMMARY – 2011 SPANISH GRAND PRIX

Vettel: SU SU (9) SN (18) HU (34) HN (48) 4
Hamilton: SU SN (11) SU (23) HU (35) HN (49) 4
Button: SU SN (14) SU (30) HN (48) 3
Webber: SU SU (10) SN (19) HN (29) HN (47) 4
Alonso: SU SU (10) SU (19) HN (29) HN (39) 4
Schumacher: SU SU (10) SN (26) HN (41) 3
Rosberg: SU SU (11) SU (27) HN (42) 3
Heidfeld: HN SN (21) SN (36) SN (50) 3
Perez: SU HN (7) SN (29) SU (47) 3
Kobayashi: SU HN (1) SN (25) SU (44) 3
Petrov: SU SU (11) SU (26) HN (41) 3
Di Resta: SU SN (15) SN (32) HN (51) 3
Sutil: HN SN (13) SN (30) SU (48) 3
Buemi: SU SU (9) SN (25) HN (42) 3
Maldonado: SU SU (8) SU (20) HN (36) HN (53) 4
Alguersuari: SU SN (11) SU (24) HN (36) HN (50) 4
Barrichello: HN SN (11) SN (23) HN (35) SN (54) 4
Trulli: SN SU (15) SU (29) HN (43) 3
Glock: SU SN (16) SU (38) HN (53) 3
D’Ambrosio: SU SN (17) SU (34) HN (49) 3
Karthikeyan: SU SU (14) SU (28) HN (47) 3
Massa: SU SU (11) SU (21) HN (36) 3 (NC)
Kovalainen: SN SU (16) SU (28) HN (41) 3 (NC)
Liuzzi: SU SU (16) 1 (NC)

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André
André
12 anos atrás

Obrigado pela tabela. Muito esclarecedor sobre a corrida do Heidfeld.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Paulo - Floripa SC
Paulo - Floripa SC
12 anos atrás

Não entendi o Massa se arrastando na pista com o pneus duros e não trocá-los. Inclusive nem usou pneus macios novos.
Que raio de estratégia é essa?
Alguns pilotos só usaram pneus novos e o Massa só usados.

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
Reply to  Paulo - Floripa SC
12 anos atrás

Ele detonou todos os pneus macios no treino.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

nunca ouviu falar na ferramenta “substituir tudo” que tem no bloco de notas?

Tuta
Tuta
12 anos atrás

ilegével essa lista de pneus. Faltou um infográfico. Uma tabelinha do Excel já faria a diferença. Não dá pra comparar loisa com coisa, informação inútil. Veio assim da FIA? meu deus.

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
12 anos atrás

Pixotada da Ferrari, tirou Alonso de 3o e jogou em 5o, em vez de esperar a parada Webber. A equipe vermelha está desesperada e não acerta nada. Perde no Grid, na estratégia, nos tempos de Pit, e no carro que é uma bos…. Pior ainda sacrifica um dos pilotos descaradamente para tentar salvar o Espanhol de passar vexame. Hoje eu vibrei, pois a competência da McLaren é incrivelmente superior a da Ferrari, consegue trabalhar estratégias diferentes para seus pilotos sem sacrificar nenhum dos dois.

Clenio Azevedo
Clenio Azevedo
12 anos atrás

Flávio, porque a Red Bull pediu ao Vettel, à seis voltas do final da prova, para não utilisar o KERS? Qual seria o dano no carro?

konnyaro
konnyaro
12 anos atrás

Com uma diferença de desempenho gritante entre duros e moles, ficou claro que o negócio era economizar pneu mole para a corrida. Vide exemplo do Heidfeld, que largou em último e chegou em oitavo.
Podem alegar que que o Barrica teve a mesma chance mas não deu em nada… Mas aí é questão da equipe ou o piloto usar um pouco de inteligência para administrar os pneus, pois era só dar 20 voltas com os duros e 15 voltas cada com os moles novos, como fez o Heidfeld.
Para evitar este paradoxo de ter de evitar ser rápido na classificação para poder ter um resultado melhor na corrida, deveriam liberar 3 jogos de pneus moles para serem usados apenas na classificação e mais 3 jogos de moles para a corrida. Voltaria a ser como era no tempo dos pneus de classificação que duravam apenas uma volta. Pelo menos seria mais emocionante que agora.

galileu
galileu
Reply to  konnyaro
12 anos atrás

ainda acho que deveria existir apenas um tipo de pneu, e quele deveria durar a corrida inteira,
que tivesse a tocada com mais finesse, não judiasse dos mesmos chegaria melhor no fim da corrida e pronto
antigamente era assim e dava certo
o que nos beneficia esses p´neus que não duram nada, no que eles ajudam nos nossos carros n o dia a dia, aliás Ha muito tempo a f1 deixou de ser laboratoriode desenvolvimento para carros de rua.
digo mais tais pneus deveriam ter sulcos e ranhuras iguais aos nossos pneuis de rua, os caras são pilotos, eles quew se adaptassem aos mesmos.

Luis Felipe
Luis Felipe
12 anos atrás

Esse negócio de pneus-chiclete e pneus-pedra da Pirelli, apesar das “emoções das ultrapassagens”, “corridas fantásticas” coisa e tal, está, isto sim, avacalhando a própria F1. Confesso que ainda não tinha uma opinião a respeito desta “zona dos pneus”, se era legal ou se não era legal. Hoje, cheguei a uma conclusão: não, não é bacana essa história. Muita gente, há até pouquissímo tempo, dizia que a F1 deveria ter apenas um fabricante de pneus a fim de não transformar as corridas em um mero campeonato “Pirelli versus Michelin ou qualquer outro”, dado às teóricas disparidades de pneu da fabricante X contra o da concorrente Y ou Z. Além de custar caro, coisa e tal. Muito bem, até aí vá lá. Mas ocorre que os entusiastas desta nova F1 “by Pirelli” deveriam repensar os seus conceitos visto o grotesco da situação: é normal um piloto que lidera um terço da corrida levar volta no final, sem que não tenha rodado, batido, saído da pista ou coisa que o valha? O que dizer da corrida de um rapaz que larga em sexto, na primeira volta já estava em quinto, mas acaba em décimo primeiro? E o companheiro de equipe, que larga em último, mas só usou pneus novinhos o tempo inteiro, já que não treinou no Sábado, e acaba em oitavo, coladinho no sétimo? Isso é F1?
Jean Todt e Bernie Ecclestone não permitem novas fabricantes de pneus para cortar custos ao evitar uma nova “guerra da borracha” e também para não mascarar o real desempenho dos carros, certo? Mas o que é esta F1 de hoje? Nem econômico pode-se dizer que está sendo para as equipes ter apenas a Dona Pirelli calçando seus carros, visto a quantidade imensa de pneus gastos no final de semana inteiro. Se Bernie Ecclestone & Cia quiserem manter a reputação que a F1 ainda tem, que mudem já esta palhaçada da borracha. Que no começo até tinha alguma graça, mas agora já não tem nenhuma…

ags
ags
12 anos atrás

FG..Irei te ajudar…………………………Massa… S FU..(9)…S.FU(29..SFU (39)..depois dessa volta ele deixou o cambio em neutro e foi de bangela..rsss..Boas tardes…PS…3 BUENOS.. é muito pra nação brasileira..por favor..vamos descobrir uma menira e assistir a provas de F1..sem a Grobo….por favor………………………

Guzz
Guzz
12 anos atrás

Eu fico imaginando a campanha de marketing que a Pirelli está planejando para aproveitar seu status de fornecedora da F1.

“Nosso pneus acabam mais rápidos que os da concorrência!”, ou algo parecido.

fabio
fabio
12 anos atrás

O mais foda é ver o clã bueno Galvão/popo/caca darem todas as desculpas para defender o massa,é incrivel,toma um baile do alonso e nunca é criticado pela Corja, é um coitadinho miiiiimimi a ferrari erroru nos boxes mimimi ahhhh vão te catar!!!

galileu
galileu
Reply to  fabio
12 anos atrás

fabio, essa ninguem mereceu, popó dando opinião?
ele calado é um poeta, não acelera nada e fica pregando de piloto, o outro acelera muito mas tambem só fala asneiras, isso é mal de familia, é hereditário como diabetes, colesterol, e pressão alta.

Dú
12 anos atrás

Não é normal. Uma corrida ter mais passões que todas já realizadas em Barcelona. Artificial demais. Isso não é Formula 1. Mais que nunca é engana trouxa para render grana de TV e o escambau. Ridículo. O pessoal do meio ambiente deveria pegar pesado com a borracha que fica na pista. Alguém tem idéia de quanto recolhem depois para análise?

galileu
galileu
Reply to 
12 anos atrás

segundo o gavião quase meia tonelada.

christian alves 88
christian alves 88
12 anos atrás

hahahahaa!

3° parágrafo: “Mas tinha gente com pneu macio zerinho na pista, também. Caso de Barrichello, que acabou registrando a segunda melhor volta da corrida.”

hahaha! A segunda melhor volta… Isso é um problema crônico do Rubens, assim como seus problemas com câmbio e embreagens “incoerentes” rsrsrs.

Vai Barrica!

Olavo Taube
Olavo Taube
12 anos atrás

Ai que eu fico me perguntando uma coisa: Esses troféus todos iguais da Santander são ridículos mesmo ou eu que sou errado? O Vettel vai ficar com uns 4 iguais esse ano…

vitão
vitão
Reply to  Olavo Taube
12 anos atrás

olha, muito pior é aquel toféu horrível que dão no /gp do Brasil, só porque a BRASKEM paga uma nota pro Tamas, dão um suporte de rolo de papel higiênico, vem com conversa fiada de sustentabilidade ( no esporte em que cada carro usa 4 ou 5 jogos de pneus por corrida) . Até os trofeus que o FG leva pra casa na Classic são melhores que aquela joça mequetrefe (Acordei hoje com vontade de escrever mequetrefe) .

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Só a Pirelli mesmo pra comemorar! Os compostos deles são uma m*?#;;;! Mas concordo com o Gomov, pelo menos fica mais interessante