BARCELONETAS (8) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 22 de maio de 2011 - 17:05F-1

BARCELONETAS (8)

SÃO PAULO (domingo esquisito) - O GP da Espanha foi disputado em Barcelona pela primeira vez em 1991. Foram, com a deste ano, 21 edições. E em dez delas o vencedor foi alguém a bordo de um carro projetado por Adrian Newey.

Numa pista que exige grande eficiência aerodinâmica, as criações de Newey nadam de braçada. Maior prova da qualidade de seu trabalho foi a resistência de Vettel aos ataques de Hamilton hoje. Mesmo com a asa móvel e o KERS funcionando perfeitamente, o inglês não conseguiu passar o alemão.

A primeira vitória de um carro “by Newey” em Barcelona foi justamente no ano de estreia do circuito no calendário, em 1991. Nigel Mansell, de Williams, faturou e repetiu no ano seguinte. Em 1993, foi a vez de Alain Prost. Em 1994, Damon Hill. Em 1997, Jacques Villeneuve. Sempre com a Willams.

Newey se transferiu para a McLaren e voltaria a ganhar com Mika Hakkinen por três anos seguidos: 1998, 1999 e 2000. Aí veio um longo jejum, em período dominado pela Ferrari e por Schumacher na Catalunha. Até o ano passado, quando Adrian voltou a festejar o triunfo de uma criação sua com Webber na Red Bull, feito repetido ontem com Vettel.

É o cara.

59 comentários

  1. Eudemar disse:

    Visitem este link e veja que pega entre Hamilton vs Vettel Formula 3 2005.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rkLZBxHWRXA

    Eu estou gostando destes novos pneus, que coloca um pouco de caos na F1 atual.
    Se assim não fosse Alonso ao passar Hamilton, Webber e Vetel , na largada teria sumido lá na frente e vencido fácil. A Ferrari vai penar muito este ano mesmo com o Alonso devido aos pneus da Pirelli!
    Qto ao Massa não sei o que está acontecendo com ele.
    O Alonso não ganha este ano, mais uma vez. Escolheu equipe errada para pilotar. Se fosse na Red Bull, estarai com mais um títilo nas mãos!

  2. Marcelo disse:

    Nessa F1 dos projetistas, a Ferrari deveria oferecer o mundo ao Rory Byrne, abrir os cofres e convecê-lo à voltar a desenhar seus carros. Rory, tão gênio quanto Adrian Newey, foi o único à impor um jejum de alguns anos sem título aos times com carros de Adrian. Os Benetton vencedores dos títulos de 1994 e 1995, os Ferrari vencedores de 2000, 01, 02, 03, e 2004 tinham sua assinatura. Foi derrotado também pelo McLaren Mp4-23 ( 2008 ) projetado por Simon Lacey. O Vettel numa Ferrari também andaria lá atrás , pois o que anda é o carro, independentemente de quem o pilota. O talento do piloto só pode ser apreciado em disputas com carros tecnicamente equivalentes. Outra questão é a utilidade do KERS, pra que essa merda extremamente cara é utilizada? É claro que esse recurso é uma imposição da indústria automobilística e está sendo desenvolvido para serem utilizados futuramente em carros caros. A Formula Um morreu apartir da entrada das montadoras como proprietárias de equipes, transformando o esporte em marketing para alvancar vendas. Porisso é históricamente importante a Red Bull impor um domínio absoluto, desestimulando as montadoras que ainda poluem o esporte. A Ferrari é um exemplo, depois da Toyota e da Honda, que dinheiro não adianta se não houver competência e independência por parte de quem dirige a equipe. Essa opressão que o Montezemolo e a Fiat fazem sobre a equipe é absurda! O Domenicali não é do ramo,veio transferido de departamento.

  3. MARCO ANTONIO disse:

    A superioridade do carro da RBR já é quase comparável à da Ferrari de 2002 e 2004, Williams de 1992 e 1993 e à da McLaren MP4/4 de 1988. A questão é que a McLaren tinha Senna e Prost competindo entre si naquele ano. A Williams teve Mansell e Prost que corriam sozinhos, assim como Schumacher na Ferrari e Vettel na RBR. Fica monótono. E aí inventam essa asa “press to pass” e esse pneu “gelatina” pra dar mais artificialidade às ultrapassagens e acabar de vez com a esportividade.

    A sensação e aquela que temos quando começamos a ver um filme ruim e assistimos até o final por não querer acreditar que estamos perdendo nosso tempo. Tudo na esperança de que algo nos surpreenderá e alguma coisa vai acontecer de bom.

  4. Marcos Antonio disse:

    Flávio, escuta o motor do “El Fodón de las Astúrias” de uma maneira diferente.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7KfLyTSuD_s

    Abraço.

  5. Jonata disse:

    Qual o mérito de um piloto cujo carro é quase 1 segundo mais rápido que os demais?
    “É o cara?” É melhor dizer: “É o carro!”

  6. JackSpeed disse:

    que sacanagem!hoje é o dia da tartaruga e também o aniversário do Rubinho!piada pronta.
    em tempo:Rubinho tomou do MalDANADO!pode encerrar a carreira.

  7. Roberto Andrade disse:

    Leiam bem o que o Flavio disse, viúvas: “PERÍODO DOMINADO POR SCHUMACHER”

    Claro, só o nosso Schumy foi capaz até de derrubar Adrian newey, e será mais uma vez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Neto disse:

    Ele nao ganhou tbm em 2005, com a Mclaren MP4 20?
    Ou ele ja tinha ido para RBR em 2005?

  9. Carlos Cwb disse:

    Frase do dia:

    IABA-DABA-DABA-DÚÚÚÚÚÚ !!!

    (Tião Alemão)

  10. R.CASAGRANDE disse:

    Em 2005, Räikkönen venceu em Barcelona com a McLaren ainda projetada pelo Newey, a última antes de ir para a Red Bull. então são 11 vitórias “by Newey” por lá.

  11. emerson neves disse:

    A ASA movel nao funcionou na espanha e nao vai funcionar em monaco . vettel hoje teve presao a corrida inteira e nao errou helminton apenas esperou um erro que nao aconteceu. alonso largada espetacular de quarto p/ primeiro segurou no braço ate onde pode e um monstro. Massa nessa corrida chegou seu fim na ferrari ano que vem vai andar de sauber .Porque KOBAICHE vai p/ ferrari .
    E o Galvao ta um saco agora seus filhos sao os comentaristas e ficou puto quando a ferrari fez o troca dos pneus do massa em 5s mais nao deu uma palavra quando ele rodou sozinho.
    Este ano nao esta aconteçendo erros dos pilotos e nem quebra dos carros nem batidas porradas so algumas cagadas nos box ..e esta pista em um Merda como vai ser a proxima em monaco..

    • galileu disse:

      bastaria o hamilton chegar mais proximo para o tião apertar o botão “F” de f…da-se, e colocar um segundo no cara
      ele estava claramente se divertindo e economisando pneus, basta ver o que ele fez com o alonso nas trocas.
      a rbr só não mostra tudo o quie tem porque o tio bernie não deixa, como já postei acima. fica mal para o espetáculo, patrocinador vai embora, o publico perde interesse e etc…
      mas que eles tem mais um segundo ou dois na manga, pode apostar que eles tem.

  12. André disse:

    Rory Byrne é gênio também. A Ferrari está precisando dele. O Aldo Costa, que era pra ser seu aprendiz sucessor, não é nem a metade dele. Embate direto foi com empate técnico entre Byrne e Newey.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  13. Gabriel disse:

    Acompanho a muitos anos a F1 e são raros os anos em que 1 ou 2 equipes no máximo não dominam durante o ano, ano passado a RBR, retrasado a Brawn, 2008 a Mc Laren. A Ferrari por muitos anos. E todo ano é assim 1 ou 2 equipes são as melhores e o resto as segue.
    Este ano até agora foi da RB seguido de perto pela Mc Laren e ponto.

  14. Huller disse:

    Acho bacana pacas esse negócio de festejar os caras que criam esses carros fantásticos. E não só os pilotos por exemplo.

  15. galileu disse:

    pouca gente sabe essa historia.
    quando o sebastian vettel fazia aquelas famosas K..gadas, batia, quebrava carro e etc…, o diretor esportivo da equipe veio ao brasil e contratou outro sebastião, (um afro decendente) conhecido como tião pé de mesa, (não sei o porque) e o levou para a austria onde é a sede da equipe.
    chamou o alemãozinho e disse: esse é o sr tião ( que na ocasião estava completamente nu e de ferramenta armada), se voce continuar a fazer tata besteira nas corridas, o sr tião irá lhe proporcionar uma massagem no cérebro com aquela ferramenta utilisando -se de sua outra extremidade para tal.
    como contam que quem tem C…érebro tem medo, o tião alemão criou juizo e no ano seguinte foi campeão mundial e caminha para outro titulo.
    tudo graças a ajuda de um brasileiro afro decendente chamado tião pé de mesa.
    acreditem, se quizer. rtsrsrsrsrsrsrsrsr

    • Luiz disse:

      Essa foi ótima!
      O mesmo aconteceu com o Schumacher em 91. O Galvão acabava com o Schumacher querendo compará-lo ao então demitido Moreno. “Olha o que a beneton fez, tirou o Moreno pra colocar esse alemão que só bate e quebra o carro”. O Briatore fez a mesma coisa, só que ao invés de importar um Tião no Brasil, trouxe da Namíbia para não ter problemas com a língua e dizer que não entendeu o recado. Se o Vettel seguir o mesmo caminho….

  16. Luciano Adjafre disse:

    Newey é excepcional, mas Rory Byrne é tão bom quanto ele ou até mais. Por que os carros projetados por Newey não venceram na década de 2001? Por causa dos carros de Rory Byrne. Sem o talento de Byrne a seu favor, Schumacher hoje não seria heptacampeão. Byrne é um gênio, e lamento muito ele ter se aposentado. Mas quem deve lamentar mesmo é a Ferrari.

  17. MARCO ANTONIO disse:

    MASSA: parece que renovou o contrarto e não havia mais o que fazer. Andando como está ele tem que dar graças a Deus por ser segundo piloto de ALONSO na Ferrari. Vai aposentar por lá.

    ALONSO: muita determinação e motivação, como sempre. Não desiste nunca. Já o FELIPE…

    HAMILTON: a alegria dessa porra é ele. Faca no dente e sangue nos olhos. Pena que a RBR é tão superior à McLaren.

    SHUMACHER: está dando sinais de vida. Fico feliz pela F-1.

    BARRICHELLO: acerta o carro para o MALDONADO passar por ele. Risível.

    • galileu disse:

      se aquela suissinha que anda de f indy, fizesse um teste na ferrari amanhã, o bixiga estaria desempregado no dia seguinte
      nunca vi o cara mais desmotivado, o que aconteceu, desaprendeu deuma hora para outra?
      tá bom que a ferrari não tem aquele carro fantastico, mas tá dando vergonha ver o cara não fazer nada para ajudar a equipe
      pergunta que não quer calar, se ele sair da ferrari, quem o vai querer para p,ilotar na equipe?
      o barrica pelo menos assume que o carro é ruim, faz o que pode, pelo menos tenta.

    • Rodrigo Assis disse:

      Problema do Zacarias, foi a molada no cabeça. Ainda mais quem deu no miolo dele foi o Rubinho. rsrs

    • Eudemar disse:

      Ordens de Sir Frank Williams, e com isso ele fica mais um ano lá, ajudando a Williams, manda quem pode obedece quem tem juizo. Mas, grande coisa, não fez ponto nenhum. Essa Williams está um carrinho de rolemã!

  18. MARCO ANTONIO disse:

    QUESTÕES:

    1) Por que o GALVÃO BUENO minimiza o “passão” que o MALDONADO deu no BARRICHELLO?

    2) Por que ele maximizou a ultrapassagem de RUBENS sobre o SCHUMACHER na corrida retrasada e não disse que o alemão chegou à frente do brasileiro?

    3) Por que ele ficou calado quando o MASSA estava levando uma volta da galera e BARRICHELO levando duas?

    Não dá pra aguentar!

  19. MARCO ANTONIO disse:

    A FIA matou a F-1 e NEWEY a sepultou.

    Quando a FIA extinguiu os carros asa que tinham o ‘efeito solo” Adrian Newey iniciou, salvo engando, na March, todo esse processo que gerou sua supremacia. Ocorre que o regulamento da FIA e a aerodinâmica de Newey acabaram com as ultrapassagens na F-1. De lá pra cá, mudaram os pneus, a pontuação, a eletrônica, as dimensões dos carros e nada resolveu a falta de ultrapassagens.

    O que se viu hoje, em Barcelona, foi mais uma corrida chata, sem continuidade e decidida de acordo com a competência da equipe no momento das paradas. Quando achávamos que haveria uma disputa de posição, os pilotos contendores entravam nos boxes e acabavam com a disputa na pista.

    Essa história de pneus está muito forçada e tira o brilho e a dificuldade das ultrapassagens. Acaba gerando várias corridas individuais, separadas, fora do contexto. E todos nós ficamos sem referência.

    • galileu disse:

      a f1 de hoje é como agua de salsicha, não serve para nada, nem espetáculo é mais, corrida chata, insonsa
      não existem mais ultrapassagens feitas na raça, no feeling do piloto, na freada retardada, no arrojo e coragem de colocar o carro do ,lado e quem frear mais tarde leva a curva
      hoje basta acionar o kers e a asa movel que tudo se consuma
      o cara que vai ser ultrapassado ainda pode usar o kers para se defender, nada pode fazer contra a tal de asa movel,, pura covardia, e o cara fica tão desistimulado que não tenta uma reação na volta seguinte.
      agora querem liberar essa monstruosidade para monaco, o que eles estão esperando, que alguem sofra um acidente fatal? (torço,muito para que isso não venha acontecer, , mas o que se cogita hoje não é como e sim quando).
      estão acabando com o espetáculo.
      alguém deveria acordar para esse fato. o dia em que essa asa abrir na hora errada, (componentes eletrônicos são sujeitos a panes), ou não fechar na hora certa^, algo de muito sério irá acontecer.

    • Rodrigo Assis disse:

      Formula 1 hoje Marco, é só para encher o bolso $$ de alguns espertões.

  20. Max - Olinda-PE disse:

    Flávio, no Grande Prêmio onde tem as declarações do Rubens sobre a corrida tem uma foto do Alonso o ultrapassando e com a asa aberta.
    Pergunta: Pode usar a asa para ultrapassar retardatários?

    • galileu disse:

      a ferrari é tão ruim hoje em dia que só assim para fazer ultrapassagens
      que fiasco as trocas de pneus.
      o cara larga em 4° assume a liderança na largada, acaba em 11° uma volta atrás.
      algo está muito errado.
      esperemos monaco.

  21. Robertão disse:

    Tá faltando Colin Chapman retornar e fazer as 2 Lotus brilharem, e de quebra desafiar Newey!

    Aí traríamos Gilles para Ferrari ao lado de Alonso, Senna e Hamilton na Mc Laren, quem sabe Clark,Lauda,kubica,Mansell nas 2 Lotus, Piquet pai pra levantar a williams, e por fim quem sabe o professor Prost ao lado do Tião , para reviver 1988

    Mercedes não poderia ficar por baixo com Fangio e Schummy

    Sutill ao lado de Balestre para cuidar da segurança e Bernie teria como seu pbraço direito Briatore para cuidar dos negócios.

    Obviamente tudo sendo assistido em camarote Vip, com sua família e filhos , os brasileiros Barrichello e Massa, para poderem trocar figurinhas de boas e competitivas pilotagens

    Ahh já ia me esquecendo em divullgar Rossi como piloto de testes da scuderia,assim como Nakajima esta para Lotus…

  22. gian_racer disse:

    tenho extrema admiraçao pelo rubens…..,meu deus que draga de carro e que draga de corrida…

  23. Maurício MV. disse:

    Parabéns para Adrian Newey, o maior vencedor da história da F1.

  24. Ricardo Soares disse:

    “eficiência aerodinâmica”…sinceramente para mim que já tenho alguns anos de F1 (…e vários anos..); essa pista é uma coisa muito esdrúxula (gostaram do nome?, para não dizer que é um m.rda…!!!). Simplesmente não dá para ultrapassar, pelo “arrasto” aerodinâmico; se não entrar na reta “colado”, simplesmente não passa!!! Tivemos vários anos de corrida nessa pista e fica num marasmo só…Não, não gosto do GP da Espanha em Montmeló..já há vários anos assim…lembram de Montjuic?, Jarama?,…será que daria para ultrapassar nessas pistas anteriores???? ..e outras que não estão no calendário, “by Tilke?”…
    Abraços….

  25. Samuel disse:

    Em Barcelona o downforce faz a diferenca. O carro “asa movel” da Red Bull tem muito mais downforce nas curvas de alta velocidade. Tai o desafio para os engenheiros da McLaren, Ferrari, e outras: Fazer um asa diianteira que passa no teste de flexao da FIA mas “dobra” em alta velocidade, assim como faz a Red Bull

  26. Lazlo Barbieri disse:

    Newey é gênio.

    Suas obras beiram a perfeição. O carro conseguiu, ano passado, fazer um piloto esforçado como Webber parecer um vencedor nato. E quando tem um piloto com o talento de Vettel conduzindo, é quase imbatível. Com Hamilton ou Alonso ao volante, seria a mesma coisa.

    Pena que seja uma estrela solitária … seria melhor para a F1 (e para nós espectadores) se a concorrência pudesse contar com projetistas do mesmo naipe.

    • galileu disse:

      quando o vettel faz uma pole com 1 segundo, de direfença para a galera,duvido que ele não tenha pelo menos mais 1 segundo de reserva na manga.
      tio bernie deve ter chegado na equipe e dito, ,manerem, não mostrem tudo o que voces tem porque seria ruim para o espetáculo, podem chegar até esse limite, caso contrário mandarei colocar uns 90 kilos de lastro no carro de voces para equilibrar a concorrência.
      é muita disparidade, lembra aquela willians do prost em 93 só que sem a parafernália eletrônica da época.
      quando as outras equipes alcançarem a rbr, ele simplesmente sacam desse segundo escondido e a coisa fica como está novamente.

    • Rodrigo Assis disse:

      Manolo, quem quiser ser campeão na F1, só tem um caminho: pedir trampo na equipe do touro. Do contrário? pode preparar para chegar só em segundão.

  27. Ricardo Lucca disse:

    Mais uma questão : se o Sutil fosse Sutiless ele usaria um canhão ??????????????????

  28. pc disse:

    Vettel e a RBR vão começar a se preocupar com o campeonato de 2012 logo logo. Esse está no papo. Acho que mudanças ocorrerão somente com a vinda das novas regras em 2013. Até lá Vettel vai fazer história. Hamilton confessou hoje, depois da corrida que o downforce da RBR em curvas de alta nesta corrida, era muito superior ao da McLaren e o mantinha afastado de qualquer tentativa efetiva de ultrapassagem. Assim, como isso não vai mudar de uma hora pra outra, podemos esperar uma tres corridas para a McLaren tentar alcançar a RBR. Até lá, o campeonato tá decidido definitivamente pro Tião alemão, pois Weber, como Massa, foi devidamente enquadrado como escudeiro.

  29. Ricardo Lucca disse:

    Muito bom !!!!!!!!!!!!!!! , mas creio que se apertar um pouco o Gola ele comenta o Sutil nada sutil , briga na madruga ????? 23 pontos na garganta do cara da grana !!!!!!!!!!!!!!!!! como foi ???????? a espada ninja do Highlander ????? as unhas metalicas do Fred Krueguer ????? navalhada em uma clara citação histórica da malandragem carioca ???? ou a clássica garrafa quebrada no balcão ????? e ainda , a pergunta que não quer calar : porque ????????????? mexeu c a namorada ????? namorado ????? mãe ?????? chamou de pé de breque ?????? ou foi só cachaça mesmo ?????????????????? Flavio Sherloq Golmes , resolva mais este caso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Daniel augusto disse:

    FG,
    Veja a batida em T na corrida de Charlote na Nascar, com o carro de Derrick Cope e pergunta para o pessoal da CBA se os carros da Stok sao seguros.

  31. Bruno disse:

    Quem sabe, para equilibrar o gid o Bernie não deveria levar o Newey para trabalhar na Hispânia…..hahahaha

  32. fabio disse:

    e teve um ano q o Hakkinen ia ganha e no finalzinho quebro aí o schumacher venceu!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>