CANSOU?

SÃO PAULO (tudo cansa, uma hora) – Só li no “Daily Express”, então não sei se o cara falou isso mesmo. Mas o jornal inglês afirma que Schumacher disse, na Turquia, que está perdendo a alegria de correr.

Se estiver, que pare. Sua volta, eu disse isso desde o início, só se justificava pelo prazer de pilotar. Voltar a ganhar seria difícil, não só pela idade, mas também pela força emergente da Red Bull, pela juventude dos adversários, pelas dificuldades de uma categoria que na maioria das vezes exige três ou quatro anos de maturação de um conjunto piloto-carro-equipe para se tornar vencedor. Schumacher já passou por isso, na Benetton e na Ferrari, principalmente. Não sei se teria tempo ou saco para refazer o caminho. Talvez apostasse numa repetição do “fator Brawn”. Mas o que aconteceu em 2009 é mais raro que nota de dois dólares.

Na comparação com seu jovem companheiro Rosberguinho, Schumacher vem levando uma sova respeitável. Em 23 grids, Nico largou na frente em 19. Em corrida, o placar aponta 17 x 6 para o pequeno Rosberg, considerando que no abandono duplo da Austrália neste ano ele estava em 8º e Schumacher, em 20º.

Nada disso apaga o que Michael já fez na F-1. Mas se sua intenção ia além de se divertir, ele mesmo deve estar muito decepcionado. Quando a Mercedes anunciou sua contratação, muita gente acreditou que o heptacampeão poderia voltar a vencer corridas. Eu estava entre eles. Mas sempre acreditei que a prioridade deveria ser, mesmo, o lado pessoal. Vitórias seriam lucro.

O que estaria tirando a alegria de Schumacher nesta nova F-1? Andar atrás de Rosberg? Ser ultrapassado sem dó, nem piedade, por um monte de garotos imberbes? A zona que viraram as corridas?

É difícil decifrar a mente das pessoas. O que deve doer para um piloto como Schumacher é ler as bobagens que sobre ele são ditas e escritas. “Só ganhou com o melhor carro”, “nunca foi tudo isso”, “era um trapaceiro”. Nem sei se ele lê ou escuta, depois de uma certa idade a gente caga e anda para o que dizem de nós, mas é claro que devem chegar aos seus ouvidos, de alguma maneira, tais comentários desprovidos de qualquer fundamento, que têm como base unicamente a inveja e o ressentimento.

Seria legal se Schumacher conseguisse, nesse epílogo de sua carreira, um trofeuzinho, que fosse. Ganhar alguma corrida não será muito fácil. Aliás, não está sendo fácil para ninguém. Desde que o alemão voltou, no começo do ano passado, foram 23 GPs disputados, com 12 vitórias da Red Bull, seis da McLaren e cinco da Ferrari (todas de Alonso). Não é só Schumacher que não tem ganhado corridas, como se vê. Apenas cinco pilotos venceram nesse período. Os outros 19, em 2010 e 2011, não estão fazendo muito mais do que ele, em termos de resultado.

A esta altura de sua vida, qualquer pódio seria um prêmio para Schumacher, pelo conjunto da obra. E ele daria um enorme valor a uma taça, qualquer uma, que pudesse levar para casa depois dos 40.

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Rafael
Rafael
8 anos atrás

Ninguém é cego nem idiota de verdade. Todo mundo sabe a verdade sobre o Schumacher. É incontestável a verdade sobre a “forma” de seu sucesso (tamanha é a quantidade de provas irrefutáveis dela de conhecimento público) . Ficar ouvindo sobre essa verdade todo dia não deveria incomodá-lo, deveria ouvi-la com orgulho. É a melhor coisa da vida aceitar quem verdadeiramente é, a própria verdadeira natureza, e ter orgulho da façanha que poucos de seu caráter consegue atingir na vida. Senna jamais foi seu rival de verdade. Por que seria? Ele era de uma classe totalmente diversa à daquele.

Mudando de assunto, é incrível como há pessoas que anseiam desesperadamente em se tornarem “o mais bem sucedido trapaceiro da Terra”! Não é?

fagnerrrrrrrr----ffffffffffffffffffffffffffffffffff-f-f----ffffff__f
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12 anos atrás

O que sempre aconteceu com Senna era que ele era um grande piloto, e o Shummer era sim um cara com bom potencial para ganhar dele. Ele ganhou corridas onde o que contou foi raça e talento, mais teve sua fase de sortudo sim. Já Rubens foi muito humilde em esperar sua vez, enquanto o alemão mandava na ferrari e nessa de esperar sua vez ele não pensava que o tempo não para, a hora é ali ou mostra a que veio ou cai fora, na minha opinião um piloto talentoso, mais fraco de ânimo e raça! Já o Massa talves fosse hoje um bom nome na formula um se tivesse vencido já campeonato mundial lá no passado, onde chegou até a comemorar…
Seria hoje o que é um Alonso, só que sem carro, por que francamente, mesmo sendo um azarado, também o carro não ajuda!!!

fagnerrrrrrrr----ffffffffffffffffffffffffffffffffff-f-f----ffffff__f
fagnerrrrrrrr----ffffffffffffffffffffffffffffffffff-f-f----ffffff__f
12 anos atrás

Cara, vendo os comentários de todos vocês aqui eu agora vejo o quanto brasileiros não entendem porra nenhuma de formula um, sakas?

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Há algumas observações que precisam ser feitas.
1 – Realmente Schumacher, como qualquer piloto da atualidade, depende muito do carro. A era romântica da F1 passou. Ninguém mais consegue “tirar no braço” a diferença de tempo existente entre um carro bom e um ruim. A prova disso são as constantes vitórias da Red Bull que colocaram até Alonso na torcida para que os carros rubro-bovinos quebrem, ou os seus pilotos façam alguma besteira;
2 – Sim, Schumacher é o único heptacampeão da categoria. Estamos diante de um fato imutável (salvo se alguém tiver uma máquina do tempo por aí). Mas também é fato que, naquela época, além de ser o piloto mais talentoso, ele tinha o melhor carro e segundos pilotos muito bem domesticados. Tal e qual Alonso, Schumacher nunca foi bonzinho, nem politicamente correto e muito menos simpático. Se for preciso ser mau-caráter e truculento para ser um campeão da F1, Schumacher demonstrou ter tais requisitos de sobra. Portanto, para se fazer justiça, nada pode ser apagado – nem para o bem e nem para o mal – da biografia desse senhor.

O PENSADOR
O PENSADOR
12 anos atrás

Bem viuvada!!!! apelem mesmo para denegrir a imagem de um campeão… conseguindo desanima-lo com insultos… pois se não conseguirem… aguardem mais um ano que verão quem não consegue andar com a rapaziada… (Embora que com o Vettel será dificil mesmo, pois diga-se de passagem que o “Discipolo supera o mestre” e como todos sabem quem foi o mestre do Vettel foi o Shumy)….

Lembre-se que para fazer a Ferrari voltar a ser campeã depois de vinte e um anos, necessitou quase de cinco anos… e a quanto tempo que a Mercedes estava fora das corridas???… aquele carro da Brown todos sabem que o Ross meio que se beneficiou do regulamento… quanto ao carro do ano passado que era uma carroça, nem se fala… agora esta Mercedes deste ano quanta diferença…. e quem esta la no dia a dia colocando a sua experiência para a Mercedes melhorar e o tal Rosberguinho andar no pelotão da frente… é caros foi o Shumy que fez isto… agora quando o cara é campeão e senta no carro para acelerar e como dizia o Montoya (Win or Wall) é claro que precisa de um carro que corresponda, pois ele pilota o carro e não sai com ele nas costas como a grande viuvada acha que o tal Senna fazia… Depois que o Shumy conseguir com que a Mercedes gaste menos pneus… podem ter certeza que a batalha será grande pela primeira colocação… mas será grande porque como já disse o “Discipolo esta superando o mestre”… mas para quem é o melhor da atualidade não vai ter para ninguém… mesmo o seu discipolo….

Obs.: A Merceder precisa também de desenvolver uma grande equipe e isto não acontece do dia para noite e quem esta fazendo isto??? O tal Norbert Haug presidente da Mercedes Motorsport que não, pois dizem que o cara é o maior porre……

leonardo sampaio
leonardo sampaio
12 anos atrás

so pra lembrar o piquet aos 41 levou varias taças pra casa, uma de vitoria ( canada0 e outras de varios podiums com uma benetton bem abaixo da concorrencia hehehehehe

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Eu já acho que o Schumi voltou porque tinha certeza que ia engolir a molecada. Provavelmente ficou a “aposentadoria” toda assistindo corridas e pensando, “pô, eu posso ganhar desses pernas de pau”. E provavelmente ganharia, se a F1 fosse como na época dele – o cara era o primeiro a chegar de manhã pra treinar em Mugello, e era o último a ir embora de noite. Esse é o segredo pouco comentado dele e da Ferrari na época: o homem treinava que nem um condenado, e com isso lapidava a si mesmo e ao carro. Na F1 atual, sem treinos, não tem como ele fazer a mesma mágica.

Andre
Andre
12 anos atrás

Olha como Dick Vigarista eu relamente so vejo por aqui, mas coom Cheater (Trpaceador) ja vi em diversos meios de comunicacao interenacional, principalmente europeus…e em diversos blogs.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Bom, o Flavio tem todo direito de defender o Schumacher. Mas dizer que as críticas a ele são “desprovidos de qualquer fundamento, que têm como base unicamente a inveja e o ressentimento” é um pouco demais, não? Tirando obviamente aquelas críticas “de torcedor”, muitas delas são sim perfeitamente embasadas e negar isso é querer reescrever a história. Quem acompanhou e leu sobre o campeonato de 1994 e seu desfecho tem todo o direito de questioná-lo. Quem sabe que Schumacher teve o privilégio de correr com todas as obras-primas de Rory Byrne sabe que há motivos para ele ter acumulado muito mais recordes que qualquer outro piloto, já que nenhum outro na história teve por tantos anos carros tão rápidos e confiáveis – para efeito de comparação, os grandes carros de Adrian Newey (que muitas vezes eram velocíssimos mas não tão confiáveis, aliás, nada na história da F1 se compara ao nível de confiabilidade atingido pelas Ferraris de Rory Byrne de 97 a 2006) foram divididos entre uma quantidade enorme de pilotos e os mais “sortudos” quando muito dirigiram dois carros espetaculares seus, e obviamente não tiveram como acumular tantos números. As políticas de primeiro e segundo piloto em suas equipes, ainda que desnecessárias (afinal, Schumacher nunca teria dificuldade em bater, sob condições iguais, pilotos como Lehto, Verstappen, Irvine, Massa e Barrichello, sendo esse último o único comparável a ele, embora em poucas ocasiões), são fato, não apenas “invenção de gente invejosa” – é fato que os melhores pilotos de seu tempo nunca foram seus companheiros de equipe – o máximo que teve foi algumas corridas contra um Piquet “velho” que ainda assim teve contra ele resultados muito mais equilibrados que aqueles que o Schumacher “velho” tem contra Rosberg hoje – e vale lembrar que aquele “velho” conseguiu até vitória com a Benneton de 1991, enquanto o melhor resultado de Schumacher foi um quinto lugar. Logo, acho que cabe um pouco mais de respeito aos que questionam Schumacher, porque há, sim, como questioná-lo sem apelação. É sem dúvida um grande piloto, mas o fato de que contou com condições que absolutamente nenhum piloto na história da F1 teve por tanto tempo (peguem qualquer piloto nesses 60 anos de F1 e vejam qual foi o máximo de temporadas que um piloto teve com o melhor carro do grid em equipes “de um piloto só”, se acharem algum que conseguiu isso por três ou quatro temporadas já é surpreendente) torna injusto compará-lo aos demais simplesmente por números acumulados. Pô, olhem a carreira de outros caras recentes: o Hakkinen ficou a vida inteira pastando em equipes decadentes (Lotus) ou que passavam por períodos de baixa (McLaren), e aí quando finalmente a sua equipe acertou a mão, ele ganhou dois campeonatos (o segundo contra um carro da Ferrari que já era tão bom que até o Eddie Irvine quase foi campeão) e viu a McLaren novamente cair para segundo plano com um período de dominação absoluta da Ferrari (que já tinha o carro mais confiável do grid desde 97, e de 99 em diante ele já era também velocíssimo). Damon Hill pegou uma baita Williams em 93 mas tinha o Alain Prost como companheiro, nos dois anos seguintes a Williams passou de predadora a caça com a proibição da suspensão ativa e das ajudas eletrônicas, pegou um grande carro de novo em 96, foi campeão, e depois passou o resto da carreira em equipes pífias. O Senna pegou o melhor carro da F1 de 88 a 91, mas em três temporadas teve como companheiro de equipe aquele que era considerado o melhor piloto da F1 juntamente com ele, e no fim de 91 já via a Williams acertar a mão para iniciar um período de dominação absoluta que duraria até o fim de 93. O Prost correu também com alguns grandes carros, mas em quase todas as temporadas o dividiu com campeões (é provavelmente o piloto que mais teve concorrência interna na história da F1: seus companheiros de equipe somam nada menos que nove campeonatos). E é sempre bom lembrar que o cara ainda levou o campeonato de 86 contra um carro melhor que o dele, extraindo o máximo possível de seu carro e se aproveitando da briga interna dos rivais na Williams. Analisando a carreira desse pessoal todo, será mesmo que é justo compará-los apenas com “números” a um cara que aproveitou tantas temporadas com carros espetaculares ao mesmo tempo em que o outro piloto correndo com tais carros estavam bem longe de serem considerados os melhores pilotos da época? Será mesmo que quem questiona esse tipo de comparação é apenas “invejoso e ressentido”? Acho que vale uma boa reflexão sobre isso.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Os números de Schumacher não correspondem à realidade na pista. Até o ano de 2000 ele foi muito competitivo e extraiu o maximo de si e do equipamento para conseguir o tricampeonato contra carros melhores com pilotos que eram de medíocres a bons. O melhor foi o Mika Hakkinen que tomou um pau do Senna na McLaren em 1993. Daí em diante ele foi o melhor piloto no melhor carro e sem adversários. Em 2006 já estava longe de ser o que foi na década de 90. Agora nem se fala.

pedro
pedro
12 anos atrás

rubinho e um imbecil msm devia era ficar calado qdo a disputa era por campeonato ele abria as pernas e dava a posiçao pro alemao pois nao conseguia ser rapido agora fica ai se achando pq ultrapassou ele na disputa pela 10 posiçao

Antonio
Antonio
12 anos atrás

O Mansell foi campeão depois dos 40
O Emerson arrepiou na indy depois dos 40

Acho que a verdade é que Schumacher é inferior a Rosberg , Vettel, Alonso, Hamilton..

O Johnny Herbert disse isso hoje . Schumacher não mudou nada e não perdeu nada. Ele é inferior a Rosberg e aos demais garotos.

o resto é chororô .

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Se ele se aposentar as ultrapassagens vão diminuir muito na o Formula 1
Até o Rubinho está se divertindo e brincando de ultrapassar !!
Para não Alemão !!

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Costumo dizer que o Ayrton foi o herói da história da F-1, enquanto Schumacher foi o gênio da F-1.

É claro que o desempenho do Schumacher hoje jamais afetará o seu histórico e menos ainda as eventuais comparações com o Senna, afinal, Senna morreu jovem (34), nunca saberemos ao certo qual seria o seu desempenho 8 anos mais tarde.

Para mim, em pilotagem, Schumacher superou Ayrton.
Agora, em propaganda e marketing, Senna superou qualquer outro piloto.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Flavio, agora que li, vc errou no comentário, quando vc fala em 19 a 4, pro Rosberg, nos treinos, na verdade, é 18 a 5, na Bélgica, Schumy fez melhor tempo, mas teve a punição da Hungria!!!!!! E em corridas, ele fala 17 a 6, mas é 16 a 7, porque em Mônaco, Schumi terminou à frente e foi punido tb!!!!! A verdade é essa, viúvas, vocês estão vibrando, mas podem aguardar, como disse o Celso Okubaro, em Mônaco ele vai ganhar e igualar o “recorde” do Senna, o único que ele tem, porque os outros são todos do Schumacher!!!!!!!!!!! E mesmo assim, Flavio está certo, Schumacher não precisa fazer nada, ele está só fazendo caridade pra Mercedes, a presença dele é o mais importante, atrai dinheiro, tudo, ele é o maior!!!!!!!!!!!! O Schumacher sem ganhar nem pódio é infinitas vezes melhor que Senna, se ganahr alguma coisa, vocês terão de se matar, essa é a verdade!!!!!!!!! Schumacher massacrou Senna, fazendo ele errar de modo grosseiro em todas as corridas de 1994, inclusive na que morreu!!!!!! Schumy já tinha mostrado que era melhor que Senna em 1992, ao terminar na frente com um carro bem pior, e só não pontuou mais por conta de falhas mecâncias, já Senna, não sabia acertar carro!!!!!!!!!!!! Em 1993 o Senna levou sorte ao vencer as 5 corridas, porque o motor Ford da McLaren era melhor que o da Benetton!!!!! Na única corrida em igualdade de condições, em portugal, deu Schumy, dando um pau em Senna!!!!!!!!!! Acordem, viúvas!!!!!!!!!

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Schumacher teve 3 fases: na primeira, foi bicampeão no braço contra um grande carro pilotado por um piloto fraco; na segunda, organizou e desenvolveu a Ferrari e ganhou mais um título com Brawn e Todt contra um piloto bom em um bom carro. Foi seu auge; na terceira, de 2001 em diante, a Ferrari e o alemão dominaram sem qualquer resistência dos adversários à exceção da temporada de 2005 em que os carros vermelhos foram pífios. Assim, Schumacher poderia ter tirado mais de si próprio se tivesse competido diretamente contra um grande piloto, fato que nunca ocorreu depois da morte de Senna.

A maior besteira que falam por aí é a de que o Alonso foi bicampeão lutando contra Schumacher. Em 2005 a Ferrari não existiu e só ganhou em Indianápolis porque as equipes que corriam com Michelin estavam ausentes. Alonso ainda contou com uma Tsunami de azar que assolou Kimi Raikkonen que era o concorrente direto ao título. Em 2006, a Ferrari recuperou-se já na metade da temporada com Schumacher e o piloto espanhol então passou a chorar e culpar a Renault, Briatore, Fisichela, FIA, Massa, etc, com sempre fez. Se o motor Ferrari, que não quebrava há anos, não tivesse quebrado no Japão, certamente Schumacher levaria o título.

Assim, faltou a Schumacher aquele gostinho de dizer que venceu campeonatos lutando com grandes pilotos. Ocorre que ele parou por três anos em que os carros e o regulamento mudaram drasticamente. E ainda que ele tivesse voltado pela Red Bull, por exemplo, não teria condições de superar o talento e o reflexo de um garoto como Vettel. Essa rapaziada nova é muito boa e competente. Uma grande geração.

Assim, houve um excesso de pretensão por parte do alemão. E a crítica que se fazia pelo fato de não ter concorrido contra grandes pilotos se acentuou e está maculando ainda mais a sua imagem de extra série. A volta à F-1 foi um tiro no pé. Porém, não podemos esquecer que, nas condições de idade e concorrência que enfrenta, Schumacher só consegue andar o que anda por que é o Schumacher. Se fosse outro qualquer jamais conseguiria.

Duro é aturar a GLOBO comemorando a ultrapassagem de Rubinho sobre Schumacher sem esclarecer que a corrida acabou com o alemão à sua frente. E mais, justificar a péssima colocação de Massa com as paradas mal sucedidas nos boxes. O problema de Massa é que ele se desanima com facilidade. Se tudo der certo ele é muito rápido. Mas quando algo dá errado ele desanima. Enquanto isso, Alonso acelera cada vez mais em qualquer circunstância. Por isso ele ganha quarenta milhões de dólares a mais que o brasileiro.

Lucas
Lucas
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Só para complementar a comparação entre Schumacher e Vettel:

O Schumacher tem idade suficiente para ser, tranquilamente, o pai do Vettel (seria um pai um pouco prematuro, com uns 19 anos, mas poderia ser sim).

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Independentemente de como ganhou corridas ou campeonatos, o Alemao foi melhor que todos. Para isso estao os numeros. Agora, se ele voltou, e se imaginava que poderia fazer melhor do fez até agora e nao foi possivel, e ele sente que nao dá mais realmente é melhor parar.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
12 anos atrás

Schumacher ficou cansado de virar freguês do Kobayashi…

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Flavio , respeito a sua opiniao , porem se voce analisar bem e sem patriotismo idiota pois nao podemos comparar pilotos diferentes em epocas diferentes em carros diferentes, o Schumy ganhou 5 ISSO MESMO 5 campeonatos onde so o Rubinho podeia fazer frente a ele e voce mais do que ninguem sabe que ele foi morto no ninho coisa parecida com oque acontece com o Massa hoje.A verdade meu caro sempre aparece , mais cedo ou mais tarde , ele jamais poderia ter 7 titulos , no maximo poderia ser tricampeao .Pra mim o Prost era melhor que ele , e quanto as trapaças ha faça-me um favor todo mundo viu , sera que voce nao assistiu essas corridas?
Um abraço

Lucas
Lucas
Reply to  Daniel
12 anos atrás

Gostaria de contrariar a sua opinião com algumas ressalvas:

– Em 2000, Schumacher degladiou-se com Mika Hakkinen, fato!
– Em 2003, aconteceu um dos campeonatos mais disputado de todos os tempos.

Logo, pode-se dizer que ele disputou, talvez, 3 títulos sozinhos.

Alain Prost não foi melhor que o Schumacher, verdade seja dita, Alain Prost não foi melhor que muita gente, nunca ví ninguém que negociasse tão mal as ultrapassagens em retardatários.

Discordo quando falam que Schumacher não teve adversários, ele apenas se destacava muito dos demais, por ser simplismente o melhor de todos os tempos.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Flavio, agora que li, vc errou no comentário, quando vc fala em 19 a 4, pro Rosberg, nos treinos, na verdade, é 18 a 5, na Bélgica, Schumy fez melhor tempo, mas teve a punição da Hungria!!!!!! E em corridas, ele fala 17 a 6, mas é 16 a 7, porque em Mônaco, Schumi terminou à frente e foi punido tb!!!!! A verdade é essa, viúvas, vocês estão vibrando, mas podem aguardar, como disse o Celso Okubaro, em Mônaco ele vai ganhar e igualar o “recorde” do Senna, o único que ele tem, porque os outros são todos do Schumacher!!!!!!!!!!! E mesmo assim, Flavio está certo, Schumacher não precisa fazer nada, ele está só fazendo caridade pra Mercedes, a presença dele é o mais importante, atrai dinheiro, tudo, ele é o maior!!!!!!!!!!!! O Schumacher sem ganhar nem pódio é infinitas vezes melhor que Senna, se ganahr alguma coisa, vocês terão de se matar, essa é a verdade!!!!!!!!! Schumacher massacrou Senna, fazendo-o errar de modo grosseiro em todas as corridas de 1994, inclusive na que morreu!!!!!! Schumy já tinha mostrado que era melhor que Senna em 1992, ao terminar na frente com um carro bem pior, e só não pontuou mais por conta de falhas mecâncias, já Senna, não sabia acertar carro!!!!!!!!!!!! Em 1993 o Senna levou sorte ao vencer as 5 corridas, porque o motor Ford da McLaren era melhor que o da Benetton!!!!! Na única corrida em igualdade de condições, em portugal, deu Schumy, dando um pau em Senna!!!!!!!!!! Acordem, viúvas!!!!!!!!!!!

Andre
Andre
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Cara voce parece eu, corinthinao que nunca perde a esperanca…o Corinthinas ainda ganha Libertadores, o Shoemaker vai ganhar em Monaco..

Piquet
Piquet
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Meu Deus!!! Esse superou o nível de bobagem dos outros. Vai se tratar filho, distorcer a realidade é doença.

Antonio Augusto
Antonio Augusto
12 anos atrás

1) Nessa do Prost, ele fez foi uma vingança… e povo adora vingança.
2) Não importa, depois dessa volta, Shumi queimou o fime geral. Agora a tese de que Sena é o melhor vai perdurar para sempre.
3) Quem vai chorar é o alemão quando sair novamente da F1.
4) Esportista tem que saber fazer o markting, e nisso Sena era craque. Não importa se era ou não realmente, o que ficou na memória do povo é que ele era herói. E morreu como heroi, mesmo que heróis não existam…. é o imaginário do povo.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
12 anos atrás

Tempo dele na Ferrari era diferente, só tinha ele e mais ninguém, ao Rubens restou as migalhas, mesmo tratamento dado ao Massa hoje em dia, ou voce acha normal esta diferença nos tempos de parada para troca de pneus ou é culpa do Massa caro colega…quem sabe ele é muito azarado.

Fábio
Fábio
12 anos atrás

O coitado está tentando levantar um troféu desde o ano passado. Mas, depois dos 40 não levanta mais nada. Por isso que a mulher dele mandou-o de volta para as pistas.

HERMANN
HERMANN
12 anos atrás

O Negocio é que além de ser um piloto muito bom, ele é um puta de um sortudo, tudo deu certo pra ele depois de 2000. O Unco adversário dele, o Mika, estava desanimado, com o casamento em pé de guerra, resolveu parar.. E a Ferrari acertou a mão e os outros, digo especialmente a Willians, declinaram. Sem adversários, e um que talvez poderia fazer alguma coisa era proibido, ai o alemão foi supremo.. Mas que ele é desleal é..

Lucas
Lucas
Reply to  HERMANN
12 anos atrás

Vale fazer uma ressalva que a decadência da Williams começou a pegar mesmo depois de 2004, antes, ela era a equipe que mais se aproximava da Ferrari.

Na minha opinião, não foi a falta de talento de pilotos de sua geração e sim um piloto que se destacava muito dos demais que gerou este preconceito contra os Ralf Schumachers e David Couthards. Se não fosse o Schumacher, não duvido nada que um Montoya poderia ter brilhado na categoria.

Hoje, se a história se repetir com Vettel, veremos um Lewis Hamilton relegado ao posto de novo Montoya, não pela falta de talento que ambos tem de sobra, mas por existir um piloto que, apoiado por um bom carro e uma boa equipe, se destaca dos demais.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
12 anos atrás

Claro que com o passar do tempo os reflexos não são os mesmo, percebemos isso em nós mesmo, Shumi, não é Deus, longe disso, claro que o tempo tb chega pra ele e seu rendimento não é mais o mesmo, se ele perdeu 3 decimos ou mais do que estava acostumado a ser, será um piloto normal igual a todos os outros do Grid, tal como esta acontecendo. Nada mais justo acontencer com o tempo, sem demeritos, mas esta na hora de colocar o capacete na prateleira. Daqui a pouco a diferença ficará mais acentuada ainda.
Do tempo dos anos que nos envelhecem não podemos fugir, ele é sem duvida uma lenda na F1, que aproveite sua notoriedade.

marcio cordeiro
marcio cordeiro
12 anos atrás

Schumacher nao suportou ver Barrichello vencendo corridas depois de velho,e por deduçao achou que seria moleza.Que volte aos Alpes suiços,da onde nao deveria ter saido.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  marcio cordeiro
12 anos atrás

Você acha mesmo que o Schumacher sequer perde tempo pensando no Barrichello?

Fabio de Deus
Fabio de Deus
12 anos atrás

Eu acho q o Schumacher tem que aposentar logo de vez. Por mais divertido que está sendo ver ele ser ultrapassado por td mundo durante as corridas, se ele se aposentar, vai liberar um lugar pro Di Resta na Mercedes, q vai liberar um lugar na Force India pro Hulkenberg, e com isso o grid vai se despedir de um piloto que já deu o que tinha q dar, e vai liberar espaço para dois jovens pilotos muito promissores, sendo que, os dois deles lembram o início da carreira do próprio Schumacher, um por ser bancado pela Mercedes e outro por ser um alemão promissor.

Scooby
Scooby
12 anos atrás

Boa, mandou mto bem no post! É mto chato ler e ouvir as besteiras como as que vc citou, além das outras que não foram citadas!

josé maria bezerra neto
josé maria bezerra neto
12 anos atrás

Impressionante como tantos aqui se dizem conhecedores da F1 e no entanto não conseguem analisar a carreira do Schumy, vamos lá, vou falar somente dos títulos, campeão em 1994, foi quando o Ayrton morreu, em 1995 quando bateu em Hill, de 1996 a 1999 levou pau de Nica, Hill e Vileneve, de 2000 a 2004, anos em que a ferrari superou todas as equipes e o único adversário direto que o mesmo poderia ter, já se sabe o que acontecia, coisa que hoje não é surpresa para ninguém, ou seja, ta parecendo a sessão da tarde, todos os anos são os mesmos filmes, agora o cara volta e ta mostrando o que realmente é, quando tem concorrência o cara não faz nada, ah só um detalhe que lembrei agora, ano passado chegaram a argumentar que o carro da mercedes não teria sido desenvolvido para o seu estilo, e no entanto esse ano foi, e aí?
O que acontece é que ele viu a brow ser campeã do mundo e fazer o campeão também, como dono da equipe era Ross Brow, pensou com ele, vou voltar e mandar ver, só que ele não contava com o nívelo dos pilotos hoje, e que aqueles tempos em que só uma equipe dominava toda uma temporada acabou, agora vem com essa desculpa da idade, é como alguém postou aqui, até o Mansell ganhou aos 40, quero é que ele fique mais pra provar pra esses brasileiros que se acham alemãs, pra não esquecerem os verdadeiros pilotos brasileiros que tivemos, esses ganharam todos os seus títulos sem protecionismo e sem jogo de equipe, foi no braço mesmo, e que se fd… esse alemão, é pena que ele não consiga ficar atrás do Rosberg, pois se fdicasse talvez o Ross mandasse o Rosberg deixar ele passar. rsrsrsrsrsrs

Lucas
Lucas
Reply to  josé maria bezerra neto
12 anos atrás

Coitado de você, se diz conhecedor da F-1 e, no entanto, não sabe distinguir que o schumacher bateu no Hill em 1994, e não em 1995.

Vale lembrar também que 2003 é considerado um dos campeonatos mais diputados, se não o mais disputado de todos os tempos.

Mansell ganhou com 39, é verdade, mas ele nem se aposentou no meio do caminho, tinha como companheiro de equipe um cara tão velhor quanto ele (Patrese) e tinha um carro muito, mas muito superior aos rivais.

Vale lembrar também que o Schumacher aceitou o desafio, em 1996, de tirar a Ferrari da lona. Naquela época, se Senna, Schumacher ou qualquer outro piloto que está no auge de sua carreira resolvesse ir para a Ferrari, falariam que estavam condenando as suas carreiras, que coisa não?

Schumacher foi, para mim, o melhor piloto de todos os tempos, possui os maiores números e a carreira mais completa que eu conheço. Simples assim.

celso okubaro
celso okubaro
12 anos atrás

Neste GP da Turquia, a Mercedes provou que evoluiu bastante. Acredito que Schumacher em breve começará a mostrar sua habilidade.

Muita coisa mudou e principalmente estes pneus estão fazendo a diferença, mas como ele mesmo disse no início do ano, são iguais para todos.

Este GP servirá de lição para ele… Mônaco quando vier terá um sabor especial.

Pilotar um F-1 aos 42 anos não deve ser fácil. O fato de não haver mais alegria esta ligado ao seu passado glorioso. Imagine a sensação que é ganhar um GP.

Talvez lhe falte isto para dar uma renovada em sua pilotagem. Ninguém é heptacampeão por acaso.

Engraçado que li algo a respeito aqui e também sempre procuro saber primeiro a colocação de Schumacher nos treinos classificatórios.

Para mim ainda é referência.

Abraço

Erick
12 anos atrás

E o Schumacher voltou pra f1? Se voltou não vi, uma pena colocar o irmão gêmeo dele para correr e enganar todo mundo….eu to com pena dele voltar pra tomar tempo do rosberg é demais, não que o rosberg seja ruim mas não é nenhuma brastemp, longe disso, poderia ter voltado pra Ferrari, tomar tempo do alonso é menos pior. No mais, estou torcendo para ele voltar a ser no minimo competitivo pois assim tá duro de assistir o alemão, ta perdendo o moral!

galileu
galileu
12 anos atrás

tinha que o idiota desse a\lberto reabrir a discussão senna-shummi, vai plantar um ovo para ver se nasce um pé de galinha.
os dois foram bons ao seu tempo.
andar com carros fora do regulamento, jogar o carro contra os adversários commo le fez om o hill e o villeneuve não conta né seu panaca, porque ele tem o apelido de dick vigarista, porque ele é bonzinho? .

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Quer ver o Schumacher voltar a ganhar e ganhar todas…é só dar um carro da Red Bull pra ele, simples assim.

Eduardo Miler
Eduardo Miler
Reply to  Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Tbm acho…

Andre
Andre
Reply to  Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Claro, desde que nao coloquem o Rosberg para pilotar a outra Red Bull…chama o Rubinho.

Ogro
Ogro
12 anos atrás

Realmente o alemão não precisa provar nada a ninguém: as imagens dizem tudo. Bom piloto? Sem dúvida. mas em um momento de vácuo na categoria onde não havia competidor nem equipe com carro à altura para lhe fazer frente. O próprio Rubens teve momentos de brilhantismo onde o bateria e foi obrigado a ceder por ordem da equipe. Assim fica fácil…
Nunca foi um piloto completo: e notório seu pé pesado. Nos idos de 80 onde se ia do início ao fim da prova sem reabastecimento, ficaria pelo meio do caminho em grande parte das provas. O bom piloto tem de ser antes de tudo um administrador: saber a hora de acelerar e a hora de poupar tanto pneus quanto combustível para chegar ao final da prova. Hoje em dia com trocas de pneu e reabastecimento a F1 perdeu grande parte do encanto. Pilotos são meros coadjuvantes. Em breve os engenheiros ficarão nos boxes com um joystick na mão guiando os carros por controle remoto.
Para quem nunca assistiu, vale a pena ver e depois me digam se o alemão fez algo parecido. Isso se chama “braço”. Artigo de luxo hoje em dia. Está em diversos sites no youtube mas escolhi este pelo texto. http://faltz.multiply.com/video/item/21/Piquet_X_Senna_GP_Hungria_1986.
Como diria Chuck Norris, “ISSO é um soco”.
“Piquet humilhou Senna na pista”, escreveu anos mais tarde Flávio Gomes na “Folha de S. Paulo ( lembra disso FG? )
Bem, acho que me fiz entender.
Abraços a todos

veberlei
veberlei
Reply to  Ogro
12 anos atrás

amigo,, vc acelera alguma coisa ?? já pilotou um carro de corrida ?? já participou de uma competição CBA ou FIA ?? mesmo que seja de kart ?? sem querer ofender mas eu aposto que não e sabe porque ?? evidente que sempre o melhor carro,, o melhor kart irá chegar na frente,, mas o piloto sempre fez e fará a diferença,, Piquet, Senna, Prost e Mansel eram ótimos pilotos nos anos 90,, como atualmente Vettel, Hamilton, Alonso e Button são ótimos pilotos dos anos 2010/2011 … cada um no seu lugar,, cada um na sua época,, e pra finalizar,, engenheiro é bom na matemática,,, coloca qualquer um deles pra acelerar pra ver o que acontece,,, o dom de pilotar e sentir o carro é diferente e não é pra qualquer um,, talento é talento e ponto final.

Nonô
Nonô
Reply to  Ogro
12 anos atrás

Quanta bobagem em tantas linhas. Tanto Senna, como Piquet e todos os outros não fizeram NADA com carros ruins (E por favor não me venha lembrar aquela corrida interrompida de Mônaco debaixo de chuva).

Valter
Valter
12 anos atrás

Aqueles que pensam que o Shumi não foi o melhor de todos e achar que os seus 7 campeonatos ganhos foram faceis é a mesma coisa que pensar que a Seleção Brasileira de Futebol não foi a melhor de todas e que tudo foi muito facil com seus 5 campeonatos. No esporte tudo e uma questão de numeros de conquistas. Todos nós temos nossas preferencias como torcedores, Senna, Prost, Piquet, Lauda, Emerson, J. Stwart, e Fangio foram otimos, mas o maior deles foi o alemão. Na boa!

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Valter
12 anos atrás

Se for olhar só pra essa lógica tacanha, o Independiente é o maior time da América e o Nottingham Forest é maior que Arsenal e Chelsea juntos.

Valter
Valter
12 anos atrás

Aqueles que pensam que o Shumi não foi o melhor de todos e achar que os seus 7 campeonatos ganhos foram faceis é a mesma coisa que a Seleção Brasileira de Futebol não foi a melhor de todas e que tudo foi muito facil com seus 5 campeonatos. No esporte tudo e uma questão de numeros de conquistas. Todos nós temos nossas preferencias como torcedores, Senna, Prost, Piquet, Lauda, Emerson, J. Stwart, e Fangio foram otimos, mas o maior deles foi o alemão. Na boa!

Antonio Augusto
Antonio Augusto
Reply to  Valter
12 anos atrás

Futebol não tem nada haver com automobilismo… a não ser a bandera no pódio. E Sena aos 40 ainda estaria ganhando corridas, pelo menos.

Andre
Andre
12 anos atrás

Cara do que e que voce esta falando,

Tentar inutilizar argumentos usando-os no texto afim de tampar a realidade e injusto e covarde…”. que deve doer para um piloto como Schumacher é ler as bobagens que sobre ele são ditas e escritas. “Só ganhou com o melhor carro”, “nunca foi tudo isso”, “era um trapaceiro”..
Vai me dizer que nos anos de Ferrarai o carro nao era o melhor? Botava trocentos segundos no resto., parava a caranga na esquina pra atrapalhar tempos, jogava o carro literalmente nos outros, e ate com uma certa imcopetencia ja que nao parou Villeneuve..

E como disse DC nao teve muito roda a roda, poque saia na frente…e um dos grandes, claro que e…o maior…hilario…

O que conforta e que a controversia em volta do mesmo nao acaba, ou seja nao vai passar pra historia como uma unanimidade…Vai passar pela historia como um piloto que ganhou campeonatos em uma epoca omissa de pilotos que realmente se destacassem…em que os carros eram feitos pra andar em procissao

Tenho a certeza que so voltou porque entendeu que a F1 de hoje tem Hamllton, Alonso, Vettel, Rosberguinho, e queria provar de uma vez por todas que era o melhor…tomou.

Agora dizer que a nega cansou…e justificar pilotagens pifias no meio do pelotao…hilario.
e achou que podia.

Voce realmente me inspira a escrever.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Andre
12 anos atrás

Não faz isso, não. Escrever desse jeito e dizer que eu te inspiro? Isso é sacanagem.

Trasher
Trasher
Reply to  Andre
12 anos atrás

Flávio Gomes é o Datena do automobilismo hehehehe

veberlei
veberlei
Reply to  Andre
12 anos atrás

vamos usar a nossa inteligência,, ele está fazendo até demais,, vamos pensar,, são 42 anos e a maioria dos outros pilotos estão com 25 – 26 anos,, existe sim uma diferença de rendimento,, e ainda acho que ele está andando bem,, o engraçado é que Shumacher chegou em 12 e precisa aposentar,, mas o Massa chegou em 11 e foi erro da equipe ?? parem com isso pessoal,, parem de julgar um pouco e de serem pacionais … corridas são corridas e o cara está se divertindo e logo logo vai se tornar manenger da Mercedes e ponto final. O melhor de todos os tempos no geral,, Ayrton foi o mais rápido e veloz de todos os tempos. Ponto final,, atualmente estamos em outros tempos,, agora a história será escrita por Vettel,, Hamilton,, Alonso e outros,, a F1 é diferente hoje …. fui

Andre
Andre
Reply to  Andre
12 anos atrás

“O fato é que ele simplesmente não é mais o melhor piloto na pista. Schumacher não perdeu nada, a nova geração de jovens pilotos é melhor do que ele. A questão é que o nível exigido para vencer na Fórmula 1 cresceu, e ele não está mais no topo”, opinou Herbert, em entrevista ao jornal americano The Nation.

O ex-piloto também acredita que Schumacher deveria encerrar sua carreira neste ano. O alemão tem contrato com a Mercedes até o fim de 2012, e, após chegar em 12º no Grande Prêmio da Turquia, no domingo, o alemão disse que perdeu a alegria de correr.

“Ele não voltou apenas para correr no pelotão intermediário. Seu sonho era fazer da Mercedes uma equipe vencedora, mas isso não está acontecendo e eu ficaria surpreso se ele optasse por continuar correndo”, completou Herbert.

Aos poucos os experts vao dismistificando o que alguns querem nos fazer crer…Herbert nao e o primeiro nem o ultimo piloto a dar tal opiniao.

Trasher
Trasher
Reply to  Andre
12 anos atrás

Daí também não sei se pode falar que são melhores que ele. O que certamente podemos falar é que o carro não é mais o melhor.

O Rosberg ainda consegue alguns resultados pois está mais adaptado às mudanças que o schumacher não teve contato.

Mas se vcs não lembram, dêem uma olhada na temporada de 2005. quando o carro da ferrari estava ruim, quantas vezes ele chegou ao pódium?

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

O Schumacher foi tão espetacular que forçou a FIA a mudar o regulamento da F1 mais de uma vez:

1. Em 1995, a FIA instituiu a punição retroativa, para evitar que pilotos ganhassem o título da forma como Schumacher ganhou em 94. E o sujeito, nao satisfeito, fez questão de estreiá-la em 1997.

2. Em 2002, a FIA proibiu o jogo de equipe, após a palhaçada no GP da Áustria.

É mesmo um fenômeno!

Bruno
Bruno
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

E tem, em 2003 a mudança do sistema de pontuaão:
de 10-6-4-3-2-1 foi para 10-(8)-6-(5)-4-3-2-1, com isso, o alemao nao ganhava o título muito antecipadamente

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Depois as viúvas falam que o Senna mudou regulamento tb, só por conta da mudanças dos treinos para 1991, e do fim dos descartes aumentando um ponto pro vencedor. E também falam dos anos 60 e 50, mas as únicas mudanças significativas de regulamento foram essas aí mesmo!

Ednei
Ednei
12 anos atrás

Já que cansou, vai andar de moto… sua época já passou, agora tem “pilotos” para competir de igual para igual.

Squa
Squa
12 anos atrás

Schumacher who?

Antonio Augusto
Antonio Augusto
Reply to  Squa
12 anos atrás

Sena ainda estaria ganhando mesmo aos 40… ninguém tem duvida disso.

silva jr
silva jr
Reply to  Squa
12 anos atrás

Engraçado que em 92 e 93 o Senna nao foi campeao da F1, por que será? E em 94 fez tres poles e nao ganhou nenhuma corrida……estranho!

Alisson Freitas
Alisson Freitas
12 anos atrás

Tô achando que Massa vai herdar essa vaga na mercedes.. só nao sei se isso é bom ou ruim.

galileu
galileu
Reply to  Alisson Freitas
12 anos atrás

mais um para o rosberg colocar tempo.

Marco A.
Marco A.
12 anos atrás

O Barrica já falou isto uma vez e é a pura verdade, Schumacher senta a bota no carro, nunca foi de poupar o carro ou pneus, se der a Red Bull na mão dele garanto que ele anda.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marco A.
12 anos atrás

se derem a Red Bull para o Schumy, ele faz melhor que Vettel, fato comprovado!!!!!

silva jr
silva jr
12 anos atrás

Flavio, o alemao, Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, sem dúvida nenhuma, dominou quando tinha que dominar, assim com fez FANGIO, e ate mesmo o Senna, que tinha o melhor carro para ganhar, que é fato, na F1 só ganha quem tem o melhor carro, e pronto. Porem, hoje, o Schummy nao tem mais o melhor carro, e o que sobrou para ele foi o 3º treino livre, onde ele anda pra burro em 10@12 voltas rapidas, e pronto….sem ninguem para encher o saco e onde ele pode ajustar o carro como bem entende, pensano na classificação, mas quando chega na classificação o roscberguinho pega o acerto dele e em apenas 1 volta é mais astuto que ele e ponto final, porem, o rosberguinho nunca será campeao de F1…….!

galileu
galileu
Reply to  silva jr
12 anos atrás

o fangio sim era um fanfarrão, se inscrevia em todos os carros da equipe, e se seu companheiro estivesse na sua frente ele teria que ceder o lugar para o argentino.
igual ao boesel na jaguar.
a historia está aí para ser lida, pesquisada e etc… isto sim era jogo de equipe.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Hoje em dia, quando vejo uma tabela de tempos, seja de treino, seja do que for, sempre procuro, antes de todos, os tempos do Schumacher e do Rubinho. Nunca me imaginei torcendo por ele, mas hoje isso acontece.
Sei-lá o porquê do rendimento dele, mas torço para que dê a volta por cima. Até porque, seria legal vê-lo, guiando como guiava, enfrentando o Hamilton, o Alonso, o Vettel…
E, realmente, nada apaga o que ele fez. O cara é fodão.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

tomara que continue por muito tempo,
continua sendo o melhor…

ass.:buemi, alguersuari, kobayashi, perez, sutil, di resta e rosberg

galileu
galileu
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

faltou o rubinho

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
12 anos atrás

O que cansa mesmo são as patacoadas que alguns ficam falando a respeito de Schumacher. Vi o alemão correndo em várias oportunidades, torci por ele também, fiz questão de ir a Interlagos na despedida de um dos maiores pilotos que já vi correr.

É muito fácil criticá-lo, sentado confortavelmente, no estúdio da transmissão…

Se perdeu o teSão, se não vê mais graça, que pare. Mas que parem também de julgá-lo pelo seu retorno às pistas

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Todo esse malho no alemão porque ele deu um pau num brasileiro. Eu que sou um pouco mais velho lembro bem quando 99% dos brasileiros ( Galvão incluído, claro ) diziam que o Prost era um bosta.

galileu
galileu
Reply to  Antonio
12 anos atrás

mas ele não era?

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Era sim, fez mais pontos que o Senna nos dois anos que correram juntos, só não ganhou os 2 campeonatos por causa dos descartes.

jean
jean
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Tetracampeão pode ser bosta!!!!!!! Acho bom vc dar uma olhada nas estatísticas da F1…………….

David
David
12 anos atrás

ganhou com o melhor carro…
nunca foi tudo isso…
era um trapaceiro.
hehehehe
Pô Flavio, até o Mansell venceu corrida aos 40.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
12 anos atrás

O Schumacher, aquele alemão queixudo com cara de manga-espada chupada, é “O Cara”. Faça o que quiser da vida e estará tudo certo.

Qual fã vai chorar depois do heptacampeonato e de inúmeros recordes batidos? Os que não são fãs… Bem esses podem… rsrs.
Abs.

adam
adam
12 anos atrás

Sou totalmente a favor da permanência do Dick Vigarista…

Vê-lo tomando passada está sendo o maior barato!!!

Fabio
Fabio
Reply to  adam
12 anos atrás

Own…se doeu muito pelo seu Barrica todos esses anos,né campeão…que dó…rs

Andre
Andre
Reply to  adam
12 anos atrás

Concordo…quero mais e que ele renove contrato por uns cinco anos…Rosberguinho vai pra Red Bull..e Koba san pra Mercedes…ia ser duas vezes mais hilario doq ue ja esta sendo.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
12 anos atrás

Ele tá velho pra F1, é uma verdade. Mas mesmo em forma, não sei se andaria na frente dessa molecada. Atual grid tem um nível bem mais alto que na época dele. Evolução é um processo natural entre as gerações.