DICA DO DIA

SÃO PAULO (procura que acha) – A dica de hoje é do Rubem Gonzalez. Neste link do Google está digitalizada toda a coleção do “Jornal do Brasil”. Você coloca a data e vê o que estava nas páginas do jornal no dia em que nasceu, por exemplo. Essa aí do lado é de 15 de julho de 1964, quando vim ao mundo, todo pimpão. Era uma quarta-feira. E eu sempre achei que tinha sido numa quinta, sei lá por quê.

Na manchete, o general Costa e Silva bravateando, como sempre. No destaque esportivo, o Santos se preparando para pegar o Independiente pela Libertadores. No Maracanã. Em jogo que não seria televisionado, diga-se.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Presentaço, Gomes. Uma oportunidade única de voltar no tempo e rever alguns grandes acontecimentos. Já está entre os favoritos. Valeu mesmo!

Alvaro
Alvaro
12 anos atrás

Pra variar , na minha data de nascimento não tem, parece que não tem as edições de domingo, pena

Adriano
Adriano
12 anos atrás

15/07/1964. Opa, também é minha data.

MAickon
MAickon
12 anos atrás

Domingo 26/7/81 – Delfim Neto falando de futuro das estatais, Vale do Rio Doce pensando no Brasil, goodyear anuncia dirigiveis no Brasil para transporte de cargas, cada dirigível poderia carregar de 60 a 200 toneladas, computadores para arte, eram usados para compor notas ainda não ouvidas, muitos anuncios de emprego para engenheiros, perfuradores de cartão.
Seguindo a idéia de olhar o jornal do dia seguinte ao nascimento, vejo q a trinta anos atrás já se pensava em trem de alta velocidade no Brasil, ligando Rio-SP-Campinas… é o mundo dá voltas e a história se repete… ou é resgatada…

Naquela época o Brasil era pensado GRANDE como tem de ser, só faltou executar, hehehehehe,
muito legal esse trabalho do JB com o Google, todos os jornais deveriam fazer esse trabalho… imagino o dia q for possível fazer uma busca por termos como fazemos na Wikipedia.

Valeu Gomes

Luis Antonio
Luis Antonio
12 anos atrás

“… Nesse n-ao tem o dia que eu nasci !!! vou procurar no Noticías Populares …”

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

Caraca, lá estava a edição do dia que nasci: segunda-feira, 08 de março de 1976 (http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19760308&printsec=frontpage&hl=pt-BR)… muito louco poder ler a edição inteirinha, vai demandar um tempo para ler com calma, mas já deu para espiar bastante umas coisas loucas…

Na capa, tinha desde Henrry Kissinger falando sobre coisas de guerra fria, o Papa Paulo VI tentando aliviar a barra do Pio XII sobre as polêmicas da 2ª Guerra e que o Zico tinha feito os quatro gols do Flamengo na vitória sobre o Fluminense no domingo. Sem contar que fui descobrir que tinha jogo de Libertadores em pleno domingão à tarde, porque tava lá falando da vitória do Cruzeiro sobre o Internacional por incríveis 5 a 4 em BH.

E no Caderno de Esportes, na matéria sobre o Campeonato Paulista que destacava a vitória do timinho sem estádio no clássico com as moças da Vila Sônia (aliás, já desde aquele tempo tinha a putaria do timinho da marginal não querer mandar jogo no Morumbi, o jogo foi no Palestra Itália), lá pelas tantas falava que “em Piracicaba, a Portuguesa de Desportos conseguiu apenas o empate de um gol diante do XV de Novembro”. Depois, buscando no Almanaque feito pelo amigo Rafael “Gazeta” como TCC da Casper, descobri que o jogo foi apitado pelo mítico Dulcídio Wanderley Boschilla e o gol da nossa Lusa foi do também mítico Enéas, aos 39 do 2º tempo.

Mas me chamou a atenção a página 21, página praticamente inteira repercutindo a corrida do sábado 6/março/76 em Kyalami, vencida pelo Niki Lauda, com as opiniões do Jackie Stewart sobre título e sobre o projeto da célebre Tyrrell de 6 rodas, tinha o Emerson falando da corrida na África do Sul ao desembarcar em Congonhas e os preparativos da Copersucar para o GP de Long Beach.

Sem contar os anúncios da finada Sears e do Bradesco, instando para, antes de entregar o imposto de renda, falar com a “moça do Bradesco”, hehehehe… e a comédia das mentiras do horóscopo, que dizia para eu “chegar na hora certa ao trabalho” e, em saúde, “dores devidas ao nervo ciático, consulte um médico”… será que servia o médico que atendeu minha mãe no parto naquele dia? hahahahahahaha…

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Não achei a edição do dia que nasci (24 de junho de 77) mas passando pelo ano vi a matéria sobre a morte do Pace em 20 de março (ele morreu em 18 mas só saiu no jornal no dia 20 por causa do reconhecimento do corpo) É incrível como somos transportados pelo tempo lendo um jornal com os textos da época. Bela dica.

Thiago_czz
12 anos atrás

Valeu a dica Flávio!
No jornal do dia do meu nascimento (06/05/1988) tem uma matéria sobre o Turbo da Ferrari com os dias contados, não só pelo regulamento (que os aposentaria no ano seguinte) mas também pela gritante inferioridade dos carros vermelhos em comparação com os de Senna e Prost.

Também tem uma notícia sobre um encontro de Senna com Jânio Quadros (então prefeito de São Paulo) com Jânio falando com certo pessimismo sobre as chances de trazer a F1 de Jacarepaguá para Interlagos. hehehehe Super interessante!

E tem mais! A portuguesa perdeu de 3×2 pro palmeiras, culpa de uma forte gripe que deixou a Lusa sem OITO jogadores (entre eles Valdir Peres). A gripe foi apelidada de Constituinte, pois “derruba e não acaba mais” heheheheehe

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

O meu, 09/05/1964, não teve edição, nem no dia seguinte, que foi dia das mães naquele ano.

Marcello
Marcello
12 anos atrás

Nasci em 01/03/1982, sim sou um criança comparado aos dinossauros que rondam esse blog. Com todo o respeito esse comentário!
O que eu achei mais legal era uma declaração do Paulo Maluf (quem não conhece, desculpa mas, interne-se!!!) falando que iria propor que as cédulas eleitorais fossem encaminhadas via correio para as residências dos eleitores para que estes votassem depois mandassem via correio já preenchidas! Calma, piora, falou que não aumentaria a corrupção, e se aumenta-se que se deveria mudar o povo! JURO!!!

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
12 anos atrás

Excelente dica…
nasci em uma sexta feira, Geisel anunciava que eleições para Senador seriam indiretas, mas o que me impressionou mesmo foi o classificados, pedindo mocinhas para trabalhar, de 12 a 15 anos, serviços leves(o que seria isso) pra dormir no serviço. Pedofilia velada era publicada e aprovada até nos jornais, pqp.

Etel-Orange-France
Etel-Orange-France
12 anos atrás

Flavio Gomes, eu te mandei um email sobre isto a uns 6 meses atraz….e vc deu o credito da dica so pro Rubem Gonzales… rs sou chorona mesmo..snif, snif, snif…rs
Mas é muito legal mesmo termos acesso ao Jornal do Brasil, bom, eu a-do-rei!!!
Abraçao, Etel.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Destaque esportivo de meu dia: Campeonato Carioca ameaçado por Jogos da Primavera…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Sensacional, muito interessante.

Só não é interessante descobrir que em 11 dew fevewreiro de 1980, o Corinthians se sagrava campeão paulista.

Abraços.

Tiago N.
Tiago N.
Reply to  Fabio Amparo
12 anos atrás

O dia anterior, dia 10/04/1980, foi o dia da final do Paulistão de 79. Quem levou o Paulistão de 80 foi o São Paulo, em novembro de 80.

Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Flavio, minha mae enquadrou a capa do Jornal O Globo do dia que nasci. Ta na parede do meu quarto! :)

Sandro
Sandro
12 anos atrás

25 de abril de 1974 – Revolução dos Cravos em Portugal…
Caraca… 37 anos depois… hehehe!
Felipe Massa nasceu exatos 7 anos depois! Eita!

Camila Cunha
Camila Cunha
12 anos atrás

Que legal, época de bons jornais

Fernando C
Fernando C
12 anos atrás

Poxa vida 27/out/2011 não tem!
Paciência!
Abraços

Ivan
Ivan
12 anos atrás

No dia em que eu nasci foi o grande lançamento de “Sabona”…rs

jonesbegol
jonesbegol
12 anos atrás

Que maneiro, hein, Flavio?

gustavo giroti
gustavo giroti
12 anos atrás

os 2 fascistões são o costa e silva e barry goldwater…..

gustavo giroti
gustavo giroti
12 anos atrás

…não se esqueça na pagina a ascenção de barry goldwater (ou qq coisa assim, apesar da derrota acachapante, alavancou ronald reagan como governador da california nos anos 60)
2 fascistões de primeira, o caipirão do barry tomou uma piaba feia do outro caipirão do lincoln johnson….mas foi uma goleada do democrata, que apesar de meio conservador e fez a enorme besteira do vietnã, internamente garantiu os direitos civis gringos e um amplo sistema de saude!
.
Quase foi um roosevelt, mas perdeu no vietnã e nem na terceira rodada das primarias democratas de 68 saiu do´páreo….imagine o presidente! no calor do vietnã, se ferrou

depois reavaliaram e houve muitas conquistas sociais no seu governo!

Ricardo Rossi
Ricardo Rossi
12 anos atrás

Flávio

O ideal é ver a data do dia posterior, pois o jornal retrata notícias do dia anterior…

Paulo Cesar Alves
Paulo Cesar Alves
12 anos atrás

Eu vi a reportagem sobre o incêndio no Joelma sem problemas, aliás, até parece que eu estava lá…

Luis
Luis
12 anos atrás

Achei o do meu aniversário, e não entendi uma coisa: algumas páginas aparecem repetidas com alterações no título das manchetes ou matérias faltando.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
12 anos atrás

Caro Flávio, boa noite.

Vi o meu dia de nascimento e vi uma propaganda que falava que quem tinha DKW, podia ir para a Europa de graça. Alguém sabe alguma coisa a respeito?

segue o link: http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19680318&printsec=frontpage&hl=pt-BR

Abç´s, Túlio.

Cleber Menuci
Cleber Menuci
12 anos atrás

S!,

Aqui a Apolo 15 estava voltando para a Terra. 06/08/1971

Dica. Mês e dia invertidos, padrão inglês na hora da busca. Ou no meu 08/06/1971

[]s

Cleber

Hericsson Pacheco
12 anos atrás

Não teve edição no dia que eu nasci? Como assim?

Paulus
Paulus
12 anos atrás

Também nasci em 15 de Julho de 1980.

Meu nome é em homenagem ao Papa João Paulo II, cujo seu nome em latim é Paulus.

Flávio Gomes:
Curiosidade sobre 15 de Julho
– É considerado por alguns calendários como o Dia Internacional do Homem.
– O símbolo de cancêr que é o signo de quem é nato neste dia é um 69 estilizado, e o engraçado é que 15 de julho é o dia 196 do ano restando 169 dias para o final do ano.

Imagino que sabia em função do número dos seus carros.

Você sabia disso?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Paulus
12 anos atrás

Não. Estou impressionado, de verdade!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Eu mandei o link para o Flávio e o meu também não está disponível…. mas acho que o da maioria vai estar. me contentei com a edição do dia seguinte (12-08-1963) ……
Foi até melhor, já estava mais maduro – um dia de vida – e pude ver as delícias dos anúncios da época, o interessante é que não é só a capa que está disponível, é o jornal inteiro!!!!

Charly
Charly
12 anos atrás

Puts, logo abril de 1976 ” no editions available”, sacanagem.

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

que dica sensacional.
Obrigado.

FG hoje assisti o BB1 na ESPN e rachei de rir com tuas aulas de catalão e as aulas de espanhol de Don Juan Canalha Albuquerque.
Ótimo programa.

clebio
clebio
12 anos atrás

Meu aniversário não está disponível…