ENIGMA DO DIA

Pergunta do Paulo Tohmé: onde foi esse pancão do Pace?

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Jose Passos Pinheiro
Antonio Jose Passos Pinheiro
12 anos atrás

sabios,

foi em Silverstone, 1975. em mais uma vitória do Emerson.
mas não foi so o Moco que bateu; um monte de gente lhe fez companhia.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Silverstone.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Pelo logotipo RAC na traseira do guincho…
… tudo indica que seja Silverstone 1975!
A pista molhada e o patrocinio da Martini.
O pessoal chutou bem!

galileu
galileu
12 anos atrás

bem lembrado, tom pryce, africa do sul
peter revson (revlon), teste de pneus africa do sul.
como tinha gente boa naquela época
grahan hill e tony brize, acidente de avião
melhor parar,

helio cavalcanti
helio cavalcanti
12 anos atrás

Sr. Paulo Emilio: caso tenha interesse, possuo muitas corridas de F1 das décadas de 70, algumas na integra, mas sem som ou em inglês/ou alemão. Gostaria de saber se o GP da Inglaterra de 75 está com mais de meia hora (que é o tempo da minha cópia em inglês) e se podemos fazer alguma troca de cópias. POsso enviar para vc alguma corrida de 1975 por a cópia na integra dessa corrida.
se realmente lhe interessar, favor mandar um mail que eu faço a cópia e lhe mando. Tenho inúmeros dvds sobre 1975 F1 inclusive o dvd grand prix 1975 da DUKE, com 1hora e imagens incríveis e 30 min. do gp da alemanha, alguns minutos do gps da itália, áustria, mônaco e outros da temporada. Abçs.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Não gosto de falar sobre o Moco, dá sensação de coito interrompido, foda mal dada e tudo que não acaba bem….. tremendo traídor, me deixou sem ídolo na categoria….. chorei muito sua morte escondido nos cantos, ficava difícil para um moleque de 13 anos explicar naquela época porque tanta devoção a um piloto….. senti vontade de dar um tiro no Jody Scheckter quando tirou a vitória certa do Moco no gp da Argentina na abertura da temporada causado pela desidratação do piloto, roguei praga nele , na equipe dele e em tudo que se mexia, acabou com o meu fim de semana, mas o pior infelizmente ainda estava por vir…….
Por incrível que pareça, depois dos pilotos brasileiros o piloto que eu mais admirava e torcia no grid atendia pelo nome de Tom Pryce, não preciso dizer para quem é do ramo que 1977 não foi definitivamente um ano para ser lembrado por mim, passei a admirar mais e torcer menos pois na época a foice comia solta e criar “vínculos de trincheira” não fazia bem ao lado emocional dos fãs, era uma média de dois por temporada, nos anos 70 o percentual de mortes era igual ou superior aos combatentes americanos que lutaram no Vietnã até 1975…….

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Silverstone com certeza. Da pra ver o símbolo da RAC no carro reboque.

Ricardo Reno
Ricardo Reno
12 anos atrás

Eu acho que é Silverstone 1975, na chuva, bateu todo mundo, só o Emerson + 1 que não, e a corrida foi encerrada com o resultado da volta anterior, com Emersonem 1º , Pace em 2º e não me lembro dos outros.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Grande Premio da Inglaterra de 1975 , em Silverstone ! O que valeu foi a classificação da volta anterior ao acidente, causado pela chuva, assim o Pace foi o 2º colocado. Infelizmente a última vitória de Emerson Fittipaldi na Formula 1, devido ao seu erro em assumir tão cedo a equipe do irmão, como ele próprio admite hoje ! Tenho o video da prova na íntegra , narração de Luciano do Valle !

Douglas May
Douglas May
12 anos atrás

Que pancada. Só não entendi uma coisa: quando iriam tentar tirar o piloto de dentro do carro? Coitado. lol

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Douglas May
12 anos atrás

Dentro do carro era um meca muito parecido com o Pace, porisso a confusão. . . \o/

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Quanto as belas rodas e pneus traseiros ta época, tinham “só” 19 polegadas de largura, ou seja, (como diria L.Burti) quase meio metro.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

Ah, pela guincho da RAC , foi em Silverstone (em 1975, pelas cores do BT-44 Martini, um dos mais lindos da F1…)

Roberto Martinez
Roberto Martinez
12 anos atrás

A melhor resposta sobre Pace foi dada pelo grande o Bird Clemente, em entrevista ao Reginaldo Leme:

” O Emerson era como um aluno que se esforçava, estudava e tirava nota 10, o Moco não estudava , nem se empenhava muito, mas tirava um 9″…

O Grecco pai també era fã, dizia que Pace estava entre os 3 ou 5 melhores que já tinha visto andar, incluindo Clark e não incluindo Fittipaldi..

Mas respeitando muito o Pace e sabedor do que ele fez e sua capacidade, acho meio saudosista essa história de que ele era melhor que Senna e Piquet , lembrando que Emerson não conta, ele sempre será o pioneiro e o 1º grande campeão , intocavel !

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
Reply to  Roberto Martinez
12 anos atrás

Roberto,

Eu tinha 12 anos quando o Pace morreu, e dois anos antes estive no meio daquela muvuca da invasão de pista após sua única vitória (com Emerson em 2º). Tem idéia do que faz isso na mente de um garoto? Ao postar o texto do Medaglia não quis insinuar comparações, apenas homenagear meu piloto favorito… Saudosismo? É. E é muito bom…Sds.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Aquele RAC no carro de serviço estragou tudo….

Silverstone 75

antonio seabra
antonio seabra
12 anos atrás

Só pra adicionar mais uns detalhezinhos: no primeiro teste dele em Fiorano, com a 312P2, ele igualou o recorde do circuito, para o carro. Ninguém acreditava…
Em Nurburgring, com o mesmo carro, só ele fazia tempo igual ao Ickx. E isso era numa equipe que tinha Peterson, Andretti, Reutemann, Redmann, Schenken, Merzario, Marko, etc.
O Greco costumava dizer que só conheceu 3 ET’s, em todo o seu tempo de automobilismo: Clark, Senna e Moco.
Os grandes problemas do Moco eram: a falta de preparo fisico, a “latinidade, e….uma ma sorte digna do Amon.

Antonio

galileu
galileu
Reply to  antonio seabra
12 anos atrás

voce mencionou marko, helmut marko, hoje diretor da rbr do vetel,
o emerson teve dois helmuts envolvidos nos seus titulos de campeão de f1
helmut marko, na corrida de clermont ferrand na frança (corrida de estrada), o pneu traseiro do,emersom ao passar por uma pedra no,acostamento, arremssou-a em direção a capacete do marko, vazando-lhe um olho, (apartir dai foram obraigadas as viseiras a prova de bala)
helmut koining. o emersom chegou em 74 em watikngs glein disputando o titulo com o clay regazzoni, não me lembtro como mas o o helmut dessa historia bateu feio nguard rail e veio falecer, um ano antes no mesmo circuito foi a vez de fraçois cevert

ags
ags
12 anos atrás

FG….tem casos que a gente fica apenas na lembrança……………eu conheci o Jose Carlos Pace em Gyn…poucos meses antes do acidente….que foi um pancadão pra mim…….mesmo Paulão que hoje monitora os fyus da istoki bolha…que era meu idolo…Moco…tenho uma grata lembrança de ter conhecido..ao passo que os Fittipaldi… são arrogantes e falastrão,,,,não tiro o merito do SR Emerson..mas..como pessoa é intragavel..pessimas memorias que tenho desse SR…Em Key Bsicayne tem causos de muita baixaria do SR…Emmo..que acho que acaba sem ter amigos……………..verdade pura,,,,,,,,,

galileu
galileu
Reply to  ags
12 anos atrás

que é isso ags,
no lançamento do seu ultimo livro o sr emmo, mandou entregar em minha casa uma edição autografada, um gesto de carinho, e olhe que eu conheço mais o wilson, mas bati longos papos com ele.
encontrei o cara em um salão do automovel onde estava exposto o copersucar fd 01 e o cara fez questãode me cumprimentar,como voce ousa dizer que ele é isso ou aquilo?
volte a falar da debora secco ou molhada, quem sabe voce é mais feliz
agora com a nova cartilha editada pelo mec falar e escrever errado não é mais pecado, então continue assim.

André
André
12 anos atrás

Foi em Silverstone 75 sim, quando vários bateram na mesma curva que estava fazendo aquaplanagem. Tem videos sobre essa cena, procurem aí.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

R/T
R/T
12 anos atrás

Salvo engano, em 1976 ou 1977 ele ficou sem freios a 250 km/h na Austria, a Brabham já com Gordon Murray estava iniciando o uso de freios e pastilhas de carbono, o fluido ferveu e ele ficou sem freios

júlio
júlio
12 anos atrás

o da frente acho q era 13X13.
Abç

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

FG,
Não é bem o tema do post, mas se permite, reproduzo um texto do Claudio Medaglia sobre o Pace:
O CAMPEÃO MUNDIAL SEM TÍTULO
por Claudio Medaglia
Responda rápido: O que é melhor: um churrasco com os amigos ou camarões fritos a beira-mar ? A minha resposta é que não há um melhor.
– Depende da época.
– Depende do clima.
– Depende da oportunidade.
O mesmo raciocínio vale para a eterna pergunta; quem foi o melhor, Ayrton Senna ou Nelson Piquet ? Eu procuro, sempre, ficar fora desta discussão.
– Ela não esclarece nada.
– Ninguém convence ninguém.
– É pura perda de tempo.
Não querendo perder tempo, costumo responder que, entre Senna e Piquet, prefiro o José Carlos Pace. A minha resposta costuma provocar reações diversas e distintas, dependendo do interlocutor.
1) Pessoas com baixo conhecimento de automobilismo. Não sabem quem foi o Moco. Apos ouvirem um breve histórico, mudam de assunto e não enchem mais o meu saco.
2) Pessoas com médio conhecimento de automobilismo. A minha resposta causa um grande efeito. Pensam que eu sou um “erudito” e, temendo demonstrar pouca familiaridade com o tema, calam-se. É uma boa tática.
3) Pessoas com grande conhecimento de automobilismo. Adoram a resposta. Aproveitam para contar histórias sobre o Pace que, muitas vezes, eu não conhecia. O papo fica agradável e produtivo.
Tive o privilégio de ver o Jose Carlos Pace, ao vivo, no Rio Grande. Ele participou de diversas corridas lá. Vi todas. Certa vez, Moco declarou que o carro que mais lhe deu prazer em dirigir tinha sido o Karmann Ghia Porsche 2000 Dacon.
Retomando a comparação entre Senna e Piquet, tenho o atrevimento de dizer que o Moco tinha o melhor dos dois pilotos. Moco, como Senna, era rapidíssimo.
Em SPA, numa prova do Mundial de Marcas, Pace pilotava uma Ferrari e Ickx, outra. Nos treinos, a disputa pela pole foi fenomenal. Ickx, belga e rei de SPA, ficou inconformado e pediu ao Moco para descrever como ele estava fazendo o traçado da pista.
Moco começou a responder: – Aqui eu entro em 4ª marcha, estico para 5ª…………e na Eau Rouge eu entro flat. Ickx interrompeu:
– Duvido. Ninguém faz a Eau Rouge com o pé embaixo.
– Pois eu faço, respondeu Moco.
– Vem atrás de mim que eu lhe mostro.
Os dois foram para a pista e Moco fez a Eau Rouge sem tirar o pé, abrindo mais de 20 metros de Ickx. Frank Williams, testemunha dessa história, conta essa cena para todo o mundo, até hoje. Moco era técnico, como Piquet. Sua condução era suave e redonda.
Bernie Eclestone dizia que o carro de Moco terminava as corridas em melhor estado que o de Reutemann. Era, como Piquet, um grande acertador de carros.
Os mecânicos da Brabham em geral, e Gordon Murray, em particular, sempre declararam que Jose Carlos Pace iniciou um caminho que logo depois foi trilhado por Nelson Piquet.

Valente
Valente
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Não conheci essa estória… sensacional! Obrigado.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Lazio, plagiando o Valente: Beleza de história, não lembrava de já haver lido, obrigado!

Zé Maria

galileu
galileu
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

o maior fã do moco, é um cidadão do mundo que não conhece nada de automobilismo
o SR EMERSOM FITIPALDI, muitas vezes em seus livros ele declarou isso.

Georges
Georges
12 anos atrás

Silverstone 75…quanto aos pneus traseiros, os F1 de hoje se parecem com carrinho de supermercado, de tão estreitos..

Luis Fernando
Luis Fernando
12 anos atrás

Olha, a unica que que eu posso dizer, é que o pancadão foi na traseira e depois na frente do carro.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
12 anos atrás

no muro!!! rsrsrsrsrssrsr

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Foi em 19 de julho de 1975 em SIlverstone, data da última vitória do Emerson na Fórmula 1.

vitão
vitão
Reply to  Paulo
12 anos atrás

1973 ,acidente aliás provocado pelo iniciante Jody Scheckter de M 23 , que reuniu a nata da GPDA contra a sua estréia em pista tão perigosa. Parece que os veteranos tinham razão.

Dú
12 anos atrás

Em Silverstone 73 o Pace tava de Surtees http://youtu.be/fW-cULHgumM
Bem, vamos lá. http://www.motorsportarchiv.at/
Cliquem em fotos e boa viagem..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Grande Pace… uma pena o acidente de avião… ele devia ter voltado e não ter tentado “ciscar os morros” no meio da nevoa.

Imperador

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Nobre Imperador, permita-me um aparte:

Que eu saiba, o avião (PT-EHR) era do Marivaldo Fernandes e estava sendo pilotado por um frila do Campo de Marte,porque tanto ele como o Pace ou ainda não tinham o brevê ou não sabiam voar por instrumentos e o tempo naquele dia estava o ó do borogodó . . .

E o Marivaldo já havia dado provas de que não era do ramo, pois pouco tempo antes havia quebrado outro avião (PT-EDZ) na pistinha que havia antigamente em Ilhabela, litoral norte de SP.

Pecado, mas foi assim, em março de 1977. . .

Zé Maria

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

quem estava pilotando,? ele ou o marivaldo fernandes que era ótimo piloto, (vi sua despedida na f ford, uma briga sem tamanho com o raul natividade-outro dos grandes-), mas gostava de tomar algumas e era mal piloto de avião, já havia registro de quedas e aterrisagens forçadas em seu curriculum, tudo sem maior gravidade, mas um dia o anjo da guarda vira do lado pra acender o cigarro ….

Thiago SabIno
Thiago SabIno
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Realmente, a história é como o Zé Maria contou….
Um piloto fez um free-lance para o Marivaldo, no Minuano dele, e decolaram do Campo de Marte.
Tempo ruim, nuvens baixas, piloto não voava por instrumentos, quis se manter em condições visuais para não se desorientar…..

Infelizmente, deu no que deu.

Tenho a coletânea de relatórios de acidentes aeronáuticos de 1977/1978 do CENIPA, e lá consta o acidente do PT-EHR. Apesar de descrever, em alguns detalhes, que o proprietário do avião era o Marivaldo, não informa quem estava pilotando, mesmo se considerarmos que o Marivaldo pudesse estar num dos assentos dianteiros do Minuano ( ou o da esquerda, no assento destinado ao piloto, ou o da direita, que também tem os comandos duplicados).

O Pace muito provavelmente estaria num dos assentos traseiros.

Muitos detalhes não se tem no relatório, que poderiam ajudar a desenhar algo mais pormenorizado…… Se o Minuano era equipado para voo por instrumentos (normalmente não era, quando saía da Embraer), se o frila foi chamado só para assinar o plano IFR, pois Marte aquele dia, pelo que dizem, estava “embagulhado”, se era realmente o frila que estava pilotando, ou se era o marivaldo, pois haviam comandos disponíveis a quem quer que estivesse sentado num dos assentos dianteiros….enfim….

O PT-EDZ foi realmente lenhado em Ilhabela-SP, naquela antiga pistinha lá…

O marivaldo era bota, mas com avião não tinha essa intimidade toda…

Enfim, havia um video no youtube falando do acidente, na TV Cultura. Sumiu,

Bom, pois, que lembremos do Pace em interlagos 75. Superpõe toda e qualquer lembrança triste.

Cosme
Cosme
12 anos atrás

vou aproveitar o gancho da pancada pra postar o link de um video aqui que eu vi em outro blog http://www.youtube.com/watch?v=Bu8f1VujMWQ&feature=player_embedded#at=68 . E falam por aqui no Brasil que carro de stock car em lugar nenhum do mundo aguenta uma batida em “T”, ta ai a prova que não é bem assim…

galileu
galileu
Reply to  Cosme
12 anos atrás

mas devemos levar em consideração que a ,pancada foi em cima do eixo traseiro, não atingindo o habitáculo do piloto

Luiz
Luiz
Reply to  Cosme
12 anos atrás

O impoacto não foi bem em cima do eixo traseiro, foi mais para dentro do carro, próximo da “porta”. Além disso e a tal aceleração que tanto justificaram quando houveram os acidentes aqui?
Lá nos EUA não tem?
É uma vergonha dizer que os carros feitos para Stock são seguros, até eu e os cara, fazemos mais resitentes!
Tem toda a razão o Cosme.

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Alguém reparou na bicicleta em cima do caminhão (esquerda, no alto)?? Dá pra imaginar algo parecido nos dias de hoje?? E a corda de cisal e mais as correntes, hehehe, era pra rebocar ou pro Pace não fugir dali?? Gostei desses radiadores no bico do carro, um totozinho no carro da frente e já era, adeus corrida..

ags
ags
12 anos atrás

FG………………..Chute…Goodwood,or Thruxton………….fim dos anos 70……………

tomitão
tomitão
12 anos atrás

onde foi esse pancão do Pace?
fácil!
pelas fotos fica claro
foi na frente, dos lados e atrás
dependendo da seguradora foi perda total…

alessandro neri
alessandro neri
12 anos atrás

Silverstone 1975. Epoca de ouro da F1 que infelizmente não volta nunca mais. Ah que saudades desses pneus! Grip mecanico em detrimento de downforce aerodinamico. Tinha que ser mto piloto pra pilotar uma maquina dessas! Que saudade….

SERGIO RICARDO
SERGIO RICARDO
12 anos atrás

O cara encostado no capô do carro de atrás é o Ronnie Peterson?

Flavio Costa
Flavio Costa
12 anos atrás

Silverstone, 1975.

fernando amaral
fernando amaral
12 anos atrás

pelo chão molhado, pelo horizonte ao fundo, digo q é silverstone, GP britânico de 1975.
ele como muitos outros foram surpreendidos por toró quando ainda em pneus lisos. chegou a liderar por algumas voltas antes da interrupção, poderia ter vencido.
rodou, foi pras telas de proteção tipo alambrado q havia na época, e rachou o capacete com a paulada q deu num dos sarrafos q erguiam as telas.

ainda assim foi classificado em segundo – vitória do emerson (a última dele na F1), q, embora também de pneus lisos, safou-se e não rodou. tinha escutado palpite sobre o tempo, do piloto do helicóptero q usou pra ir ao circuito domingo de manhã, e na corrida observava a superfície de seus pneus pra ver se o asfalto estava molhado ou não (a chuva chegou primeiro em parte da pista).

Zé Maria
Zé Maria
12 anos atrás

Silverstone 1975, última vitória do Emerson na F 1, aquela do aguaceiro que empilhou meio mundo num final de reta. . .
(Confesso que contei com a inestimável dica do Corradi, tks!)

Zé Maria

Flavio
Flavio
12 anos atrás

Espanha ou Inglaterra (Grã Bretanha) em 1975.

FernandoMoser
FernandoMoser
12 anos atrás

Silverstone, 1975?

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
12 anos atrás

Essa é fácil, já vi esta foto várias vezes. Silverstone em 1975, quando caiu um toró daqueles e pegou muita gente desprevenida, virou um pequeno “ferro-velho” de Formulas 1 empilhados, um em cima de outro. Até o Wilsinho com o Copersucar entrou na “festa” ! E também foi a ultima vitória do Emerson na Formula 1, que obteve informações privilegiadas sobre a previsão do tempo!

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
12 anos atrás

Silverstone (pelo logo do RAC), 1975 (pois é uma Brabham branca com patrocínio Martini).

ANTONIO CHAMBEL
ANTONIO CHAMBEL
12 anos atrás

Pergunto: o cara de capa preta de óculos do lado direito está me parecendo o Chiquinho Lameirão. Alguém poderia confirmar..ou não..

Júlio Morsch
Júlio Morsch
12 anos atrás

Pelo escudo do guincho deve ser em Silverstone.

ANTONIO CHAMBEL
ANTONIO CHAMBEL
12 anos atrás

Com certeza foi na Inglaterra acho que em em Silverstene. Veja o emblema RAC no guincho, Trata-se de uma empresa de seguro e serviços de guincos e etc da terra da rainha.

Carlos Alberto
Carlos Alberto
12 anos atrás

Pelo símbolo RAC no caminhão, muito provavelmente na Inglaterra, Silverstone. Deve ter sido em 1975, no GP que ocorreu debaixo de chuva e destruiu um monte de carros. Esse GP também marcou a última vitória do Emerson.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás

Pneuzinho pequeno esse.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Leonardo Costa
12 anos atrás

Por curiosidade, alguém sabe as medidas dos pneus da época? Será que foram os maiores já usados pela F1?