ESPERANDO ROBERT

SÃO PAULO (faltam dois)Robert Kubica não volta a correr neste ano. Gerard Lopez, o dono da Renault, disse o que qualquer um com um mínimo de noção do esporte já sabia: o polonês não terá tempo para se recuperar até o fim da temporada, e essa nem é a pergunta agora; a questão é saber se vai se recuperar.

Claro que ele voltará a andar normalmente, não terá sequelas visíveis, nada disso. O problema é a mão, os movimentos plenos, aquilo que é necessário para guiar um carro de F-1. Uma coisa é ser capaz de usar a mão para, sei lá, digitar num computador ou cozinhar. Outra é ter a capacidade de operar não sei quantos botões, segurar o volante de um carro que vai a 300 km/h, trocar marchas milhares de vezes num GP.

Se recuperar 100% dos movimentos, Kubica volta a correr. Se não, não volta. Simples — e cruel — assim.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Penélope Charmosa
Penélope Charmosa
12 anos atrás

Uma pena, pois na minha opinião, o polonês foi a grande revelação da F1 nos últimos tempos.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
12 anos atrás

Se o Boullier tiver um pingo de tino gerencial, ele segura uma vaga até ter certeza absoluta de que o Kubica não volta. O Petrov parece estar se acertando com o carro… o Heidfeld não tem chance melhor do que a Renault e se sujeitaria a ficar de “stand by” de novo.

Num cenário otimista, Kubica volta arrebentando, hiper-motivado pela chance, ou no pessimista, no máximo o Heidfeld vai embora sem querer ficar no aguardo da decisão sobre o Kubica, o polonês não corresponda e a Renault tenha que promover um de seus 453 pilotos de teste.

marcão
marcão
12 anos atrás

Volta sim!!!

O cara tem gana, vontade, e capacidade….

Ano que vem ele vai estar lá!!!!

Alemão
Alemão
12 anos atrás

Acho que ele volta. A Medicina hoje tem recursos fantásticos e vão fazer de tudo para deixa-lo 100% e dinheiro ele tem , portanto acho que volta! Com certeza esta ano ele andaria muito bem, pois o carro parece muito bom, mas falta piloto!

Arilton de Oliveira
Arilton de Oliveira
12 anos atrás

concordo com the judge,vc chegou a formula 1? para com tudo! só anda lá! pra que arriscar em outra categoria se já está na top?

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Eu acho que volta, mesmo se tiver 70 ou 80% dos movimentos.

O talento e a gana de pilotar compensam.

The Judge
The Judge
12 anos atrás

O que me chama a atenção nesse caso do Kubica, não é o acidente em si, mas, é essa postura dos pilotos de Fórmula 1 ficarem arrumando atividades paralelas à categoria (F1) e acabam sofrendo acidentes, quedas, brigas (Sutil) e etc, parecendo que a Fórmula 1 é uma categoriazinha regional sem importância para a vida profissional de quem lá chega.
Desculpem o termo, mas, PÔRRA….o cara rala feito um filho da p&#$….disputa uma cara%@#$da de categoria….tem que correr atrás de patrocinadores….são cobrados ao extremo e põe tudo a perder com suas atividades extra-F1……ora bolas….tenha paciência……quem procura acaba encontrando!!!!

Realmente é uma pena ver um talento como o Kubica fora da F1, mas, vamos cobinar….prá quê ficar inventando de participar de outras atividades, ao invés de se dedicar à categoria a qual pertence, principalmente num período de pré-estréia do campeonato? Prá quê?

Todos torcemos pela pronta recuperação do Kubica, mas, vários períodicos comentam sobre a provável perda de 95% dos movimentos da mão acidentada, o que tornaria inviável para guiar um carro de F1, principalmente com aquela quantidade de botões que os volantes possuem. Além disso, tem a questão da pegada no volante…. ou seja…. vamos torcer para que ele consiga recuparar 100% o dano na mão….senão!??!?!?!?!?

O caso do Kubica, do Sutil, aquele do Mark Webber (queda de bicicleta) e me parece até o do Valentino Rossi, me parece que também se acidentou num evento fora da Moto GP algum tempo atrás, não me lembro bem a época….enfim…. isso deveria levar todos a pensarem bem sobre ficar fazendo atividades que, num instante pode colocar a perder todo trabalho de uma vida de luta, dedicação e a conquista de participar de uma categoria top, apenas por um mero capricho. E o pior disso tudo é que ainda tem gente que fica querendo justificar o injustificável…..podem até tentar explicar, mas, nunca vai justificar. E depois não adianta chorar o leite derramado….devia ter se preocupado antes!!

gt
gt
Reply to  The Judge
12 anos atrás

Não sei… mas se os testes e os treinos fossem completamente liberados na F1 acho que os caras não procurariam atividades extras…

…os caras gostam de correr, esta é a verdade.

ROGÉRIO CARVALHO
ROGÉRIO CARVALHO
12 anos atrás

BOM DIA, CONCORDO COM VC, A MAIORIA NÃO VOLTA BEM NÃO, MAS TEM UM CASO A PARTE QUE É O DO MIKA HAKINEN QUE PASSOU MAIS DE 30 DIAS EM COMA, TEVE UMA RECUPERAÇÃO DIFICILIMA E DEPOIS QUE VOLTOU GANHOU DOIS TITULOS DE F1.

ROGÉRIO CARVALHO
ROGÉRIO CARVALHO
12 anos atrás

FALA FG BLZ CARA? OLHA A SITUAÇÃO DO KUBICA É GRAVE MAS VAMOS TORCER PELO MELHOR, POIS PODE HAVER UMA MELHORA SIM, CLARO NA MAIORIA DOS CASOS OS CARAS NÃO SÁO OS MESMOS DEPOIS DE ACIDENTES GRAVES ATÉ ACHO QUE SIM É O CASO DO MASSA, MAS TAMBÉM HÁ CASOS QUE O CARA VOLTA ANDANDO MUITO, É O CASO DO MIKA HAKINEN DEU UMA PORRADA DAQUELAS E PASSOU MAIS DE 30 DIAS EM COMA, TEVE UMA RECUPERAÇÃO COMPLICADA, MAS VOLTOU E GANHOU DOIS TITULO E EM CIMA DO SCHUMI, ENTÃO HÁ ESPERANÇA SIM.

J Freire
12 anos atrás

Sei que o cara tava lá, fazendo o que + gostava, etc e tal… Mas, que deve estar mortalmente arrependido não tenho dúvidas… Deve tá se perguntando “Porque?” para praticamente tudo, “porque (justo) com ele?”, “porque inventou de ir a aquele rali a pouco dias do inicio da pré-temporada”, “porque não ouviu Mamãe e ficou em casa assistindo tv?”, etc.

Que merda hein Kubica?!!

Como todo mundo, gostaria muito de ter visto o que esse R31 poderia ter feito nas mãos do Polaco!

Maldito acidente!

S/Mais.

http://www.twitter.com/F1Admirador

Moon Over Marin
Moon Over Marin
12 anos atrás

É uma pena, enquanto temos que ver pilotos medíocres como Adrian Sutil, Felipe Massa, Sebastien Buemi, o Indiano que me recuso a decorar o primeiro nome e não sei escrever sem erros o segundo e o ex-toro rosso com piercing Vitor Antônio correndo, temos o Kubica, um cara super talentoso, rápido em corrida e treino, que sofreu um acidente desses.

Flávio, uma pergunta pra você: Você não acha que o acidente do Massa de alguma forma prejudicou a performance dele? Ele só é bom piloto quando tem carro bom? Se bem que teve carro bom em 2006, 2007 e só fez algo em 2008. É, talvez o lance do Massa é que ele teve um bom ano em 2008 e só. Mas em 2009 ele vinha bem tambem, com um carro difícil, estava andando no mesmo nível do Kimi. Faz um post sobre o Massa e sai de cima do muro Flávio; fala a sua opinião.

Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Só nos resta ficar na torcida para que tudo acabe bem, era mais do que lógico que o Kubica não pilotaria nada nesse ano, acho que por esses tempos o cara não “toca” nem carrinho de supermercado.

Não podemos menosprezar a medicina, tudo o que pode ser feito deve estar sendo aplicado em sua recuperação, como já disse acima… que tudo acabe bem.

Imperador

Guto Andrade
Guto Andrade
12 anos atrás

Quero muito ver esse cara correr de novo… acho que nesse ano estaria dando um certo trabalho para os outros se estivesse no grid. Espero que se recupere.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
12 anos atrás

E, de repente o cara pode correr nos EUA, onde nao tem essa viadagem de 1 milhao de botoes…

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

bom, ao amigo blogueiro (rubem rodriguez gonzalez), ele havia citado nao se lembrar de alguem que tivesse tomado uma panca federal e voltado a competir em alto nivel e lembrei agora…..(mika hakinenn) deu uma panca mostruosa com a mclaren e ficou em coma por muito e muito tempo depois que saiu do coma….,segundo palavras dele mesmo,dormia com um olho aberto e outro fechado,nao conseguia fechar os olhos,chegou-se a comentar na epoca que para a formula 1 ele estava acabado e foi la e se sagrou bicampeao do mundo derrotando um certo alemao,uma situaçao bem pior que a do polones,espero de coraçao que o robert possa voltar na melhor forma possivel, mas analisando friamente….,nesta formula 1 atual onde nao se pode testar….e piloto precisa de hora de voo…..de correr constantemente, principalmente se vier de um episodio como este….,vejam o caso de shumacher,mesmo por tres anos inativos esta penando….mas penando mesmo pra se achar….importante mesmo é que o robert tenha uma vida no minimo normal….e o resto….é resto….,existe vida fora da formula 1 tenham certeza disto, e nao vai diminuir em nada o que ja fez na categoria.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  gian_racer
12 anos atrás

gian_racer, valeu pela lembrança. Realmente o Mika é a excessão que não tinha me ocorrido. É isso que dá um site de nível diferenciado. Fora ele não me ocorre outro nome não…….

MSM
MSM
12 anos atrás

Se estivesse no campeonato este ano, com certeza estaria incomodando as equipes grandes, mas infelizmente aconteceu o acidente e ele teve a sorte de não morrer. Já achava que esse ano não correria, vamos ver para o próximo ano. Um ótimo piloto que é, mas que pode não ser campeão mundial de F1.

galileu
galileu
Reply to  MSM
12 anos atrás

gian o proprio polones sofreu um grave acidente no canadá e no ano seguinte foi ali a sua primeira vitoria
o shummy quebrou uma peerna, e voltou, o senna capotou no mexico e continuou o mesmo, o gugelmim deu uma capotada não me elembro onde e com o carro reserva fez a melhor volta da corrida, isaso é muito relativo.

Adal Avin
Adal Avin
12 anos atrás

Foi uma fatalidade, ele correu um risco ao se aventurar nos raliies. Mas é cruel saber que um talento como o dele poderá não mais ser aproveitado…

ags
ags
12 anos atrás

FG..Que pena…mas…..fazer o que……..esperar..enquanto isso em Maranello já estão preparando o pacote para 2012…2011 já era……………….. SF vem com tudo…………El Fodon..e mais um piloto novo…. não é esse Zacarias não…chega..Saco e paciencia de Italiano não é igual ao nosso………………………………boas noites……..

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

Pelo conceito de sempre desejar o bem para as pessoas, principalmente para aquelas que são “Do Bem” – até onde sabemos, o Kubica nunca esteve envolvido em problemas na F1, seja com colegas de equipe, outros pilotos ou dirigentes -, mas ficarei positivamente surpreso se ele voltar bem.
Não estou nem considerando que ele vá ficar com problemas motores nas mãos. Estou admitindo que ele vá ficar 100%. Só o fato de ficar um ano inteirinho fora, com o mercado de pilotos rolando – alguns crescendo e outros diminuindo em reconhecimento no meio da F1, além do surgimento de bons e novos pilotos -, fica extremamente complicado achar um espaço depois de um tempo fora.
Mesmo que ele receba de volta seu lugar na Renault, vai ter que dá resultado de cara e, ficando um ano parado, para pegar o mesmo ritmo de antes, pelo menos ele vai precisar de um tempinho para voltar ao mesmo nível em que estava antes do acidente.
Tomara que todas essas conjecturas sejam irrelevantes e ele volte bem e de cara com bons resultados, pois ele já provou ser um excelente piloto.

EduardoRS
12 anos atrás

Eu acho que o Kubica já está num lucro imenso só por ter sobrevivido a panca. O cara foi quase serrado ao meio por um guard-rail, quase perdeu todo o sangue do corpo, a mão e a perna, e viveu para contar a história, só isso já é incrível.

É uma pena realmente, porque o polaco é bota. Estaria arrepiando com essa Renault, com toda certeza. O importante é que ele fique sem maiores sequelas e possa ter uma vida normal, correr seu ralizinho ou prova de turismo aqui e ali. Mas voltar para a F1 no mesmo nível de antes, eu acho MUITO improvável. Nenhum piloto, salvo raras exceções, volta no mesmo nível depois de uma cassetada desse porte. O Barrichello por exemplo caiu visivilmente de nível depois do vôo dele em Ímola. E o próprio Piquet que se estampou na Tamburello em 1987 disse que perdeu cerca de meio segundo por volta daquele ponto em diante. Massa, outro exemplo, fez uma baita temporada em 2008, e vinha moendo o Kimi em 2009 até a Hungria, e agora virou um piloto comum.

Pra vencer na elite, não basta estar 100%, tem que estar 105%. Ainda mais hoje em dia, que exige reflexos e destreza mais do que nunca.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Torço pelo polonês voador se recuperar. Se der para voltar para a F-1, melhor, mas é difícil. O Piquet havia dito em uma entrevista que um piloto de F-1 depois de um acidente grave fica com medo e que dificilmente volta a ser o mesmo piloto. Isso aconteceu com o Piquet que aposentou, com o Barrichello depois de voar em imola, com o Herbert evários outros. Claro que existem as excessões como Lauda e Hakkinen que foram campeões depois de um coma, mas é bem difícil.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

tomara que todos estejamos errados e que Kubica volte com tudo.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Cruel nada Flávio, quem viu o estado do carro depois da panca e vêr que os milimetros que faltaram para o Senna foram os mesmo que sobraram para transformar em um acidente fatal um acidente grave. Acidente é assim mesmo e os resultados são imprevisíveis. Acho inclusive que nesse quesito acidente/tragédia/fatalidade existem histórias distintas tipo o Stefan Belloff e sua inata capacidade de pilotar e outro que apesar de ter continuado com relativo sucesso na carreira que foi o Johnny Herbert, ouso dizer que seria um grande rival do Senna se não tivesse se quebrado todo e ter ficado todo empenado para o resto da vida.

Como você mesmo disse, dá para fazer tudo que um ser normal faz, mas para a excelência e o top de qualquer esporte não dá. O Massa que para mim era o piloto que mais evoliura no grid nos ultimos anos ACABOU depois do acidente. Esse negócio de tomar uma porrada e nem vêr de onde veio, se ver no vídeo e não se recordar de nada e nesse interím o nascimento do primeiro filho o cara só continua na mesma toada se for um extra terrestre…. não conheço corredores com desempenhos admiráveis depois de passsar pelo que ele passou, torço até que o narigudo feioso e boa praça do Kubica supere além das sequelas o trauma do acidente, ele merece.

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

o comendador sempre falava que um piloto perde meio segundo a cada filho que nasce,
o agua de salsicha perdeu muitos, acho que ele tem um monte de amantes por aí
outro dia ele declarou que fazia sexo antes da corrida. o emerson disse exatamente o contrario quando foi campeão pela primeira vez pois isso o relaxava muito fazendo ele perder concentração.
quedeve estar gostando é a mulher do massa, é todo dia, por isso ele está tão a vontade, relaxado. rsrsrsrs
tenho o video, (havoc), do acidente do belof, aquele belguinha safado do jack icx foi quem deu nele jogando-o no guard rail, a roda dianteira ficou sobre o habitáculo matando-o.
quando o guaraná, paulo gomes e marinho amaral foram correr em lemans, o guarana estava de porche e viu na reta do mistral um carro que vinha de faróis acesos se aproximando rapidamente, se distraiu por um momento errou a freada e o grandalhão veio junto passando reto. ao chegar no box quem estava lá reclamando? o piloto do porchão, dizendo para o dono da equipe, voce é louco alugar esse carro para esses brasileiros de ,mrda, eles vão destruir teu carro.
querem saber que era o piloto? Sim jack icx, o próprio.
essa quem me contou foi o proprio alfredo guarana menezes numa mesa de churrascaria junto com outros amigos em jundiaí

Cranio
Cranio
12 anos atrás

É uma pena o Kubica não estar competindo nesse ano. Poderíamos ter (além da Mc Laren e Red Bull) uma boa briga entre ele, Alonso e Rosberg. Com esse carro da Renault, certamente ele estaria beliscando uns pódios.

Espero que ele retorne com o mesmo talento que tinha antes do rally.

Leonardo Alonso
Leonardo Alonso
12 anos atrás

Por isso que o Alonso tem um pu… seguro pelos seus POLEGARES!! Robert tinha o mesmo?
#1

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Tomara que sim, o Kubica era um dos melhores do grid e merceia a chance de brigar pelo título. Se estivesse correndo, acho que já teria frequentado alguns podios.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

O duro é que é verdade. O negócio é torcer daqui para que ele se recupere da melhor forma possível.

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Vamos ficar na torcida para que ele possa voltar a pilotar na F1. Fica uma frustração muito grande dele não ter podido participar dessa temporada. Tenho o palpite que ele estaria fazendo grandes corridas já que a equipe está com um carro muito bom e por ele ser um piloto excelente.

FTrack
FTrack
Reply to  Felipe S.
12 anos atrás

No momento estaria brigando com o Alonso pelo 5° lugar. Red Bull e McLaren estão bem à frente das outras.

Já em classificação, talvez tivesse beliscado uma 1ª fila, vide o que já fez o Petrov.

guilherme
guilherme
12 anos atrás

Uma pena que ele não pode correr na temporada atual. Esse ia ultrapassar a galera sem dó, igual Koba mito. Tomara que ele se recupere.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Os tempos (e métodos) de hoje são outros…
Durante a recuperação de um grave acidente sofrido numa prova de protótipos, no início dos anos 70 (antes de sua única vitória na F1, em Mônaco/72) o francês Jean Pierre Beltoise, ainda no hospital, ao saber dos médicos que um de seus braços jamais recuperaria os movimentos, pediu para que colocassem vários travesseiros à sua volta na maca, como se simulasse um cockpit. Verificou então qual seria a posição mais ou menos ideal em que o braço deveria continuar, mesmo que praticamente rígido, para continuar pilotando. E sem titubear, pediu aos médicos: ” Dá pra deixar desse jeito assim ??? “. Kkk, imaginem só hoje em dia, quando os pilotos precisam movimentar até as “unhas” para pilotar…
Realmente, só com muita sorte, e por um milagre talvez, para Kubica voltar. E em condições de fazer algo decente ao volante. Mais ainda, no mesmo excelente nível em que estava até antes do acidente.

galileu
galileu
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

mas todos se esquecem que esse francesinho besta, matou o Ignacio Giunti que era a menina dos olhos do comendador ferrari.
isso ocorreu na argentinma em 70 se não me engano.;
acabou a gasolina do prototipo do beltoise e ele veio empurrando o carro para os boxes atravessando a pista de um lado para o outro.
i giunti vinha no vacuo de outro carro e tinha sua visão comprometida, o carro da frente viu e desviou, o giunti pensou que o cara esta dando passagem, acelerou tudo e entrou na traseira do carro do incompetente beltoise, morrendo na hora.
esse cara pela irresponsabilidade deveria ter sido banido alí do automobilismo internacional.

FTrack
FTrack
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Exatamente. Não sabia do episódio, ví o vídeo esses dias e não acreditei na irresponsabilidade desse Beltoise.

Deveria ter sido banido do automobilismo e proibido de chegar perto de um volante de carro de rua.

Guto
Guto
12 anos atrás

já notaram como não existem fotos do Kubica já no hospital ou se recuperando?

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Guto
12 anos atrás

É mesmo, ainda hoje procurei no Google…é pq a coisa deve ter ficado beeem feia mesmo, devem estar fazendo de tudo para que não vazem fotos…

Douglas
Douglas
Reply to  Guto
12 anos atrás

Será que ele morreu ou ta só a capa?

raoni
raoni
12 anos atrás

Acho que o futuro dele vai ser como o do Nanini mesmo! Na F1 não da mais porém em turismo vai andar bem…

maurício morais
12 anos atrás

É duro mas é a verdade. Se bem que sempre sopra um ventinho de esperança, pois podemos olhar o exemplo do Zanardi que sem as duas pernas e com auxílio de próteses voltou a correr e de certa forma ser competitivo. Vamos torcer pelo polonês.

galileu
galileu
Reply to  maurício morais
12 anos atrás

mauricio, apenas para constar: o mesmo vento que levanta a saia das garotas, nos atira areia nos olhos.