FEIA, A COISA

SÃO PAULO (e…?) – Barrichello reconheceu hoje que há muitas pressões na Williams por pontos. Que vêm de todos os lados, incluindo patrocinadores. E chefia. E pilotos. Nunca na sua história a equipe tinha iniciado um Mundial com quatro provas seguidas no zero. Nem quando apenas os seis primeiros pontuavam.

A pergunta agora nem é o que será de Barrichello. Pode ser que ele pare de correr no fim do ano, se ninguém se interessar por seu passe e se as perspectivas na Williams forem sombrias. A pergunta agora é: o que será desse time?

Durante a transmissão dos treinos para o GP da Turquia, Reginaldo Leme disse na Globo que a equipe tinha acertado com a Renault. Mas ninguém confirmou ainda e muita gente duvida da possibilidade de a fábrica francesa fornecer motores para quatro times diferentes (já são três, hoje).

Grande na história, pequena no desempenho, a Williams está numa encruzilhada. Patrick Head, aparentemente, se aposenta no final do ano. Frank está cada vez mais só. Na equipe e, por que não dizer, na F-1.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Big macky: O cara não foi nem segundo,perdeu o vice para o alemão(Vettel).Acho que o que o atyrapalha é a faca nosdentes,deve enxergar mal.

fernando
fernando
12 anos atrás

Há algumas semanas a Jaguar acertou com a Williams o desenvolvimento da versão de produção do concept car CX-75. O carro deverá ser lançado em 2013 e terá motor de quatro cilindros turbo associado a motores elétricos. Quem sabe este anuncio não prenuncie o futuro da equipe de F1?
http://www.noticiasautomotivas.com.br/jaguar-c-x75-sera-produzido-em-edicao-limitada-a-250-unidades/

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Eu acho o Frank Williams um herói em conseguir manter uma equipe de Formula nos dias de hoje. Torço pela Williams. Espero que continuem e melhorem para o ano que vem. Com motor Renault e uma equipe de engenheiros melhor.

adilson
adilson
12 anos atrás

Na boa pessoal. Acho que o a única chance de o Barrichelo tentar ainda alguma coisa é encontrar algum ricaço e montarem juntos a Barrichello Rancing. Ele vive afirmando que não consegue ficar sem F-1…. E colocar no carro a seguinte frase:” Sou brasileiro e não desisto nuca”. Esquecendo aquela que disse na época da Ferrari: “Sou apenas um brasileirinho….”
O que acham??? Rsss…..

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Frank Willians é o último “garagista” da F1. É sovina que nem o Tio Patinhas! Mas enquanto estiver entrando dinheiro, Frank não se aposenta. Em parte lembra o velho Ken Tyrell. Em tempos outros teria vendido de bom grado sua equipe para alguma montadora (big $$$), mas hoje nesta recessão, ele vai esperar as coisas melhorarem.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Esqueceram de avisar que o Rubinho também pilotava os carros do Schumacher e Button por telepatia, Rubens também ( por telepatia) desenvolveu os carros da Benneton para o Schumacher ser campeão em 94/95.

Gomes pra variar, matou a cobra:

“Quando o carro ganha e é bom (Ferrari, Brawn), o Barrichello é o responsável pelo acerto? Quando o carro é ruim (Honda, Williams), não é mais?”

Os caras não tem nada de bom pra falar da carreira do Rubens, e solta essas pérolas.

“Rubinho foi o responsável pelos títulos na Ferrari e Brawn GP”.

Só que, a realidade mostra justamente o contrário, na Jordan Rubens nunca conseguiu vencer uma corrida, mas depois D.Hill, Frentzen e Fisichella venceram. Na Stewart Rubens também nunca venceu, mas seu companheiro Hebert venceu um GP em 99, o mesmo se repetiu na Honda em 06, Rubens viu Button vencer na Hungria.

Chega ser bizarro,Rubinho NUNCA conseguiu vencer um GP a frente de seu companheiro de equipe, e eu pergunto:

“Como um piloto que não conseguiu se quer vencer um GP a frente do companheiro, pode dar vários títulos aos mesmos?”

A telepatia deve explicar isso…

Rubinho também nunca venceu com carro inferior, mas vários pilotos (até mediano) conseguiram esse feito: Alesi 95, Panis 96, D.Hill 98, Frentzen 99, Fisichella 03, Alonso 03, Vettel 08, junto deles, Hebert 99 e Button 06 companheiros de Rubens.

E o Rubinho?

Só conseguiu vencer a primeira corrida depois de 7 anos com uma Ferrari que já vencia com frequencia, GRAÇAS ao trabalho do Schumacher desde 96, até títulos o alemão disputou em 97/98, e o carro nesses anos era inferior as Williams e Mclarens. Na Brawn em 09 o carro nasceu vencedor graças ao erro das grandes equipes que apostaram tudo no KERS, Brawn e RBR apostaram no difusor e se deram bem…mas quem foi que venceu primeiro GP na Brawn GP em 09? Foi o Button, e venceu várias vezes!

E o “NOSSO” Rubinho?

Nem vice foi, perdeu a posição para um certo alemão novato, o que impressiona no Rubens é que ele nunca muda! Na primeira corrida em 2011, Rubens deu show de besteirol, errou 3 vezes no fim de semana NA MESMA CURVA!!!

1-No treino, jogou a classificação fora, colocou roda na grama e rodou.
2-Na corrida, na primeira volta saiu reto na mesma curva, novamente colocou roda na grama.
3-Depois, na mesma curva tirou o Rosberg da prova.

Esses erros GROTESCOS (como diria o Galvão), ninguém repara! Aliás o Galvão fez muuuita propaganda(enganosa) em cima do Rubens, “grande acertador de carro, muito bom de chuva”, até hoje não vi nada disso, basta analisar o ano de 2009.

Button venceu 2 corridas na chuva, Rubens “muito bom de chuva”, nenhuma!

Button também não teve grandes problemas com o carro, enquanto isso Rubinho “grande acertador de carro” não se entendia com os freios.

Tem alguma coisa errada, mas “cego” eu não sou! Schumacher nunca dependeu do Rubinho pra nada!

Schumacher entre 91 e 99, antes de correr com Rubens:

128-Corridas
35-Vitórias
39-M.Voltas
23-Poles
71-Pódios
570-Pontos
2-Títulos

E o Rubinho o que tinha na carreira até 99? Nem uma única vitória tinha…Foi o Rubinho que “levantou” a Ferrari em 2006 vencendo 7 corridas e colocando a equipe de volta ao topo?

Rubinho deu até sorte de correr ao lado do alemão na Ferrari, se corresse ao lado do Senna(como aconteceu com Berger), nem vice seria! Quantas corridas o austríaco ganhou ao lado de Senna na Mclaren? Uma merecca…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Marcelo não sou tão entendido assim como vc. Portanto se as suas colocações são verdadeiras me explica o fato do Barriquelo permanecer na F1 por tantos anos? Fica a pergunta.

Eudemar
Eudemar
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

E que tinha o Schumacher, na Ferrari até 1999, com o Irvine de segundo piloto!
Ele Schumacher ficou de 1996,1997, 1998 e 1999 tentando ser campeão pela Ferrari e não conseguia! Cade este super-piloto, que vivia batendo na trave mas, não ganhava!

Rubinho conquistou cinco títulos brasileiros de kart, sendo considerado imbatível na época. Fez um ano de F-Ford no Brasil (1989), tendo vencido a primeira etapa em Florianópolis, circuito de rua e com pista molhada. No ano seguinte, foi competir na Europa. Foi campeão da Fórmula Opel em seu ano de estréia, 1990, com seis vitórias, sete pole positions e sete voltas mais rápidas. No ano seguinte foi campeão da Fórmula 3 inglesa, pela equipe West Surrey Racing, derrotando David Coulthard. Aos dezenove anos foi então para a Fórmula 3000 na qual terminou em terceiro lugar na classificação geral.

Pesquisem, antes de falar mal do Rubens, por não ter sido campeão!
E o que dizer do Alonso se achar um excelente piloto, e não ter ganho o título em 2010!

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Barrichello deveria ir para a Nascar. O feeling dele poderia ser útil por lá. E na Nascar dá pra correr até morrer de velho.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Barrichello trabalha mais 10 anos para Frank Williams se ele quiser. O brasileiro tem duas características apreciáveis pelo inglês. Tem experiência para desenvolver carros e se sujeita a correr por qualquer mixaria.

Leandro
Leandro
12 anos atrás

O Reginaldo Leme tem credibilidade, ele já passou outras informações que se confirmaram, tem muito tempo no meio e pelo jeito fontes confiáveis. Não vou dizer que sou fã da Williams quanto equipe, mas respeito e concordo quanto sua importância e origem. Torço muito para que eles reencontrem o caminho da vitória novamente.

Sobre Rubens Barrichello, sou suspeito em falar por se fã do mesmo, mas acredito que por sua empolgação, conhecimento e profissionalismo ele tenha um lugar na F-1 sim. O Rubens que vejo hoje ainda lembra muito o estreante na Jordan quanto sua motivação.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
12 anos atrás

Que pena…Gosto da Williams. Mas o Franck é muito pão duro e precisa mesmo de uns caras mais jovens, modernos e atualizados (além de $$$, claro!) pra voltar a ser grande.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

“Barrichelo vai para de correr” – Já passou da hora desse suposto piloto parar de correr, só posso dizer graças a Deus e vai tarde…

“Willians está mau das pernas” – Triste ver uma escuderia com um grande histórico na F1 afundar e deixar o velho Franck Willians esquecido e sozinho.

Mas tudo na vida tem um fim, vão os velhos e chegam os novos, no caso da RBR, entre outras.

Anchor
Anchor
12 anos atrás

A boa pre-temporada foi uma tentativa para atrair patrocinadores, certamente com um carro ilegal.

Antonius
Antonius
Reply to  Anchor
12 anos atrás

AAfff…..

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

Pequena na história? FG, tomanste aquela cerva? Mansell, Piquet, Prost, e outros que não vou pesquisar no google andaram na emblemática escuderia. Hilll só não arrastou o campeonato de 94 por uma manobra do arquisencacionalmaravilhososupersmallville Dick na Austrália. É claro que nenhuma equipe sobrevive sem grana. Pequena está ficando a Ferrari, que tem o fodalonso e conseguiu o terceiro por um erro (?) nos boxes do massa.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Silvio Viana
12 anos atrás

Ele falou justamente o contrário. Grande na história e pequena no desempenho.

Gustavo Guerra
Gustavo Guerra
Reply to  Silvio Viana
12 anos atrás

Você leu o post?!

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  Silvio Viana
12 anos atrás

Vocês estão corretos, entendi pelo desempenho. O Que sei é que o Frank sempre disse que quem vencia era seu carro, não o piloto.
Abraços e obrigado pela correção.

Marco Moreira
Marco Moreira
12 anos atrás

Ué, tão surpresos com o que?
O navio está fundando, não sacaram ainda que é fim de festa?
De quem eram as ações que foram negociadas com estardalhaço quando negociadas na bolsa de valores?
Head is out. Sir Frank is tired.
Lembrem ao Rubinho de apagar a luz quando sair…

williams
williams
12 anos atrás

“Eu não tenho receio em relação a Williams marcar pontos. Nós estaremos lá e faremos isso. O que mais me assusta é que tínhamos planos para ganhar corridas neste ano.” – Barrichelo. É um fanfarrão heim? #aposentarubinho!

Leandro
Leandro
Reply to  williams
12 anos atrás

Sem querer gerar discussão, mas se verificar a pré-temporada o carro da Williams parecia ser muito promissor, muitos acreditavam que eles estavam no caminho certo.

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

vamos por partes…,FRANK WILLIANS, é publico de todos que acompanham formula 1 há tempos que se tem noticias da pao durice deste senhor….,deixou varios e bons profissionais pelo simples fato de nao querer remunerar melhor, e diga-se ate é por isto que a equipe esta ainda no grid ate os dias de hoje,so que carros de corridas so rimam com grana e tudo o que vc investe de melhor vc colhe na pista…,o fato de alguns amigos blogueiros terem comentado sobre a saida de nico hulkenberg para dar vaga a pastor maldonado foi sim por precisao de grana pura e simplesmente….caso o contrario nosso querido nico estaria defendendo as cores do time de frank….,RUBENS BARRICHELLO, ainda é nos dias atuais um dos melhores pilotos do grid quer vcs acreditem ou nao, é so perguntar para qualquer chefe de equipe e ou engenheiro que diram a mesma coisa,so nao da pra fazer milagres…o proprio michael shumacher nos dias atuais nao deixa de mentir com seus resultados e mesmo tomando ferro de seu companheiro de equipe(sera que ele desaprendeu a guiar um carro de corrida no melhor estilo????) é claro que nao!!!! carro ainda faz diferença e sem duvida que um piloto como barrichello em um carro de ponta estaria estraçalhando tbem… e olha que nao sou seu fan…rs,infelizmente o rubens mais uma vez deu um azar danado…,quase assinou com a mclaren …porem ja estava fechado com o frank….rsrsr…..meu deus……mas…como diria um amigo , é vida que se segue….

jones abrantes
jones abrantes
12 anos atrás

Não tem piloto no mundo que fique motivado em sentar numa porcaria dessas. E olha que alguem para acertar o carro eles tem, não podemos esquecer que o Rubens foi responsável pelo acerto na Ferrari e na Brawn… ou seja, viabilizou 6 títulos mundiais….. isso é fato. Se realmente trocarem o motor no fim do ano acho muito dificil a Williams substituí-lo, mesmo porque não tem ninguém disponível com o “skill” necessário. Mas isso depende se a Williams ainda conseguir grana para alinhar ano que vem……. a coisa tá preta por lá.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

Deixa eu entender… Quando o carro ganha e é bom (Ferrari, Brawn), o Barrichello é o responsável pelo acerto? Quando o carro é ruim (Honda, Williams), não é mais?

Renato
Renato
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

Haha, “isso é fato”? Em que planeta? Barrichello então foi o grande responsável pela carreira do Schumacher? É muito delírio achar que o Barrichello foi o maior responsável pelo acerto das Ferraris.

Big Macky
Big Macky
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

era só o que faltava agora querer responsabilizar o rubens pelo bom desempenho do Schumacher na Ferrari…
Se o barrichelo fosse tão bom assim quanto falam teria ganho o título na Brawn onde competiu com o Button.
E o que aconteceu? mais um vice campeonato do sr. Chorão.
papo de maluco esse.

Marcello
Marcello
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

Sim…….. a referencia para acerto dos carros da Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams. FG, você sabe, até por experiência própria, que carro ruim não tem jeito, nem Deus consegue fazer andar. Não…. o Rubens não foi o responsável pela carreira do Schumacher, o esquemão montado para dar condições ao alemão, incluindo-se os serviços do Rubens, é que fizeram a carreira do Schumacher.

Felipe
Felipe
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

O Barrichello foi parte importante de 6 títulos mundiais, mas piloto não projeta aerodinâmica e motor (tanto pro bem quanto pro mal)…o carro de 2005 da Ferrari foi uma porcaria, a culpa foi do Rubinho e do Schumacher? A Honda de 2007 e 2008 também (onde também havia o Button, piloto muito bom em acerto segundo o Gil de Ferran) e agora a Williams de 2011. O papel do piloto é essencial, mas acredito que a telemetria de hoje apresente dados bem precisos, a questão é se a equipe trabalha na direção correta, caso da Honda de 2008 para 2009, isso o Sr Ross Brawn parece saber fazer bem.

Williams
Williams
Reply to  jones abrantes
12 anos atrás

O únco fato em questão aqui, é que tu não entende nada de F1. Viabilizou 6 titulos mundiais é? essa superou a do Galvão, que o Felipe Massa é campeão mundial por 1 minuto!

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
12 anos atrás

Em 79, Frank Willians convidou Emerson para ir para sua equipe pois tinha um caminhão de dinheiro dos árabes, Emerson riu. Em 80 Alan Jones foi campeão com uma Williams. Em 86, depois de trocar os fracos motores cosworth pelos Honda em 84, a equipe tinha tudo pra ganhar o campeonato, mas perdeu para Prost, mas em 87 deu o título a Piquet. Em 88 perdeu Piquet e os motres honda para a Lotus e teve que se contentar com os Judd aspirados quando em 89 ja estava com os Renault que deram os títulos a Mansel, Prost, Damon Hill, Villeneuve e daria ao Sena. Frank não é bobo e sabe que essa é apenas uma fase daquelas, braba, mas passa.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  ELVIBRUNO
12 anos atrás

Só uma coisa, a Lotus já tinha motor honda em 1987. A Williams perdeu os Honda para a McLaren.

Formiga
Formiga
12 anos atrás

O Frank Williams sempre foi um péssimo gerente. Paga mal aos funcionários, mesmo no tempo das vacas gordas pilotos e projetistas abandonaram a equipe para desfrutarem de pastagens melhores. Imaginando que é o ser supremo da criação está ficando defasado no tempo. Na verdade a maior parte do sucesso da equipe de deveu ao Adrian Newey que estava lá nos títulos de Mansel a Villeneuve.

Formiga
Formiga
12 anos atrás

O Barrichello está levando o time para o buraco. No passado ele também foi o responsável pelo “desenvolvimento” dos Honda. Neste ano, aunciava que o carro era muito bom , espetacular. Lembramos que foi ele que desenvolveu boa parte do carro dando o “caminho” para a equipe e derrepente fala que o carro é uma porcaria? Já e o segundo nas costas dele.

ags
ags
12 anos atrás

FG………..Esse Resfenol Lemes.. deu o tiro no pé..dele e do Gabão Buenos… pq tanta coisa esse Venus platinada mantem esses dois senhores..caramba..convida o Cid Ancião Moreira…que a coisa melhora..rss…. fala coisas que ele mal tem como provar…se a montadora francesa vai ou não vai..os dois senhores fazem previsões de até quando a gata vai parir..caramba……………..cansa.. Boas noites………..

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

Uma pena o que acontece com a Williams, penso que a saída do Hulkenberg foi ruim pois eles deixaram ter no time uma fórmula de sucesso, piloto experiente + novato super-rápido que já começava a dar resultado para pegar o dinheiro do Maldonado, que parece não ter adiantado muito.
Espero que eles achem o caminho e que não vendam a equipe, a F1 precisa das suas tradicionais equipes.
Quanto ao Rubinho, penso que ele ainda encontraria cockpit pro ano que vem em outra equipe, seu talento e sua experiência não são de se jogar fora. Se não der ele tem vaga certa na Indy.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

POBRE TIO FRANK!

Verti
Verti
12 anos atrás

A força da grana que ergue e destroi coisas belas. F1, p/ o bem e p/ o mal, é reflexo do capitalismo. E Rubinho, não adianta, é o passado, é o desempenho protocolar, é o sujeito da vida ganha. Acho chato essa queda da Williams e temo que a Ferrari possa seguir esse caminho.

FTrack
FTrack
Reply to  Verti
12 anos atrás

Que mania desses brasileiros invejosos de dizer que só porque o cara está com a vida financeira resolvida por algumas gerações ficou lento ou perdeu a motivação….
Dá pra ver que conhece tudo de F1 também, pois nem tomou conhecimento do que aconteceu na classificação na Turquia.
E eu aqui perdendo tempo com ele…

PS: eu ia adorar ver a Ferrari quebrar. A F1 seria bem melhor sem ela

gleitef
gleitef
12 anos atrás

Com este motor (ford cowsorth) não dá.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  gleitef
12 anos atrás

O motor é a menor parte do problema. Ano passado a Williams andou razoavelmente bem, no pelotão do meio, só ficando atrás da Renault, com o motor Cosworth. A verdade é que motor não faz tanta diferença mais na F1, o problema da Williams é aerodinâmico, é falta de downforce.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  gleitef
12 anos atrás

Ah, e o motor não é mais Ford. É só Cosworth mesmo.

Felipe
Felipe
Reply to  gleitef
12 anos atrás

Discordo que o motor seja a menor parte do problema, a Williams evita criticar a Cosworth pois devem ter um acordo de cavalheiros (ou vocês acham que o valor pago por Frank é o mesmo que a Virgin e a Hispania pagam?), o Rubens já afirmou que o motor é fraco e tem uma péssima “dirigibilidade” (boa parte do desgaste dos pneus traseiros se deve a isso). Vejam o caso da Honda em 2008 que ao receber os pneus slicks em 2009 teve um ganho grande de performance, e quando recebeu os motores da Mercedes virou o que nós vimos, uma equipe campeã! Estamos falando de F1, e não de fórmula Marcas, aonde um piloto descobre um ajuste de mola e um clique no amortecedor (?!? rs) e o carro começava a ganhar corridas, a disputa lá são décimos de segundo…

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  gleitef
12 anos atrás

Felipe, a F1 hoje em dia é quase 90% aerodinâmica. Só para você ver, em certas pistas ano passado, Bruno Senna estava no top 10 de maior velocidade máxima, exatamente porque aquele carro da Hispania não gerava suficiente downforce, mas o motor empurrava legal. Se o motor tem péssima dirigibilidade (e gostaria de ver onde o Barrichello disse isso), é o mapa do motor e não o motor em si que é o problema, e o mapa é só software. Barrichello já disse repetidas vezes que o problema da Williams é a falta de downforce, não dá pra atacar as curvas com o mesmo ímpeto, e isso aconteceria com qualquer motor, Cosworth, Renault, Mercedes…

Adriano Santi
Adriano Santi
12 anos atrás

A Renault já pediu autorização à FIA para fornecer motores para 4 times em 2012. Não acho que o Reginaldo Leme seja daqueles comentaristas que inventam ou dão peso indevido a rumores, então deve proceder a informação…

Rogério
Rogério
12 anos atrás

Lamentável! A Ferrari é sempre citada como patrimônio histórico da Fórmula 1, que sem ela a categoria não pode ficar. Tudo bem, não contesto a importância histórica da Ferrari para a F1, mas pelo menos mais três equipes deveriam também ser consideradas como patrimônio histórico e serem “tombadas” para não deixarem de existir: McLaren, Williams e Lotus (a Lotus original que já morreu e não essa reencarnação. Reencarnação dupla, para piorar!). A Lotus já era e a Williams parece ir para o mesmo caminho…

FTrack
FTrack
Reply to  Rogério
12 anos atrás

Isso, patrimônio histórico do unfair play.

Uma equipe que acabou em 12 de maio de 2002, Spielberg, Áustria. Mesmo se os pilotos fossem um javanês e um checheno.

A F1 seria BEM MELHOR sem a Ferrari.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

A Williams precisa de duas injeções:

1- Gente nova e motivada
2- Dinheiro

É o antídoto necessário.

Abs

Igor
Igor
Reply to  Fabio Amparo
12 anos atrás

Acho que a Williams precisa de uma injeção só, a letal!