LARGOU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 18 de maio de 2011 - 15:36Automobilismo brasileiro

LARGOU

SÃO PAULO (que vingue) - Foram dois dias de testes com o primeiro carro do novo Brasileiro de Marcas no Velopark. Juliano Moro andou com o carro “vestido” com a carroceria do Honda Civic. Ao menos a carroceria é de fato de um Honda Civic, e não uma bolha imitando qualquer coisa. Ponto positivo.

Os componentes mecânicos, já falei aqui, são iguais para todos: motor, câmbio, suspensão. Isso faz com que “Marcas” seja apenas uma licença poética para batizar o campeonato. Não há marcas envolvidas, mas sim carrocerias, ou modelos. Poderia se chamar Campeonato Brasileiro de Carrocerias, ou Campeonato Brasileiro de Modelos. Os outros, além do Civic, serão o Focus, da Ford, e o Astra, da GM. Parece que vai andar algum Corolla, também, mas segundo o release da assessoria “sem chancela oficial”. Não entendi o que isso quer dizer exatamente, mas vá lá.

O campeonato começa no dia 19 de junho em Tarumã. Muito boa sorte aos envolvidos. Tomara que o grid seja grande e que dê tudo certo. Pena, mesmo, que as fábricas participem tão pouco. Seria legal ver um motor Honda de verdade brigando com um Ford, um Chevrolet, um Toyota… Mas não se pode querer tudo.

54 comentários

  1. Zé Dirceu disse:

    Lindo o carro.

  2. Cristiano Azevedo disse:

    Essa numeração no para-brisa é ridícula.

  3. Rodrigo Meira / Niterói RJ disse:

    Pq aqui no Brasil insistem em colocar os números dos carros no pára brisa?

  4. MARCO ANTONIO disse:

    Os caras perdem a oportunidade de fazer algo legal. Tenho saudade das marcas e pilotos. Seria espetacular ver Ford, GM, Fiat, VW, Peugeot, Renault, Honda, Toyota se digladiando. Imagine o que seria para o mercado automobilístico!

  5. Rui disse:

    Fico imaginando que o dia que tiver uma categoria com ‘carros de verdade’ esse povo sairá do teclado e vai ao autódromo.
    Puta povo chato, se no Brasil fosse “carro vence no domingo e vende na segunda”, a categoria teria que ser da Palios, Gols, Unos, Clios… etc… Afinal, são esses os carros que realmente vendem no Brasil.
    Peraí…. Mas, em cada autódromo desse país tem um ‘Marcas’ cheio de ‘gols bola’, celtas e corsas antigos… E por que vocês não vão lá ver os carros de verdade??? Hum.. Não é tão simples assim, né?!

  6. jones abrantes disse:

    Não vao falar que é Corolla por que Toyota não consegue andar tão rápido e se falar que é Corolla ou mesmo que tem a chancela oficial o carro já vai tomar .5 por volta.

  7. Rodrigo disse:

    O Corolla também vai andar. Os carros também são feitos na JL.

  8. C. E. Sato disse:

    Merda é andar de kart indoor… snif…

    Ah se eu tivesse dinheiro…

  9. TOM SEM FREIO disse:

    Independentemente do motor e o chassi ser o mesmo, realmente essas carrocerias, sao muitos legais, e os carros vao ficar muito bonitos.

  10. Roberto Martinez disse:

    Não é o ideal, mas me agrada muito mais do que a Stock Car.

  11. André disse:

    Gostei muito do aspecto “carro de verdade”, com grade frontal, carenagem decente mesmo, e se a lanterna for quente melhor ainda. Mas isso infelizmente não dá o brilho que a categoria merece, simplesmente pela gestão da própria.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  12. Luiz Dranger disse:

    Vai ser mais uma merda ! Sorry, mas são poucos fazendo o sustento do pobre automobilismo que temos.
    Abr, Luiz

  13. ags disse:

    FG..Boa noite……………………pois é..essa CATEGOLIA como todos sabemso não chega até novembro……esse ano vai ser um ano de muita coisa ruim…e começar pelos obtos que vão acontecendo..e a mãe da égua C.B.A parindo novas CATEGOLIAS… é coisa de dar vergonha…arruma a frente da casa mas,não arruma o fundo dela…………………PS…Mudando de pato pra ganso… o valor da compra o ex e antigo circuito de Goiania… ficou por R$ 300 MILHOES DE DINHEIRO…sendo que aqui em Gyn.,,,em uma radio local..antes da vinda do tal Ex piloto e atual arquiteto da moda…..era de 180 milhoes….bom…a diferença creio que o SR LOUZA.. AKA MIDAS.. a diferença ele nem vai explicar…e mais………vai ser um consorcio a responsa de levantar o no circuito que se localiza….em Senador Canedo…cidade onde abriga o terminal da Petrobrás,,,em resumo………………………………não sai nada ..é só esperar…………………boas noites……

  14. Allan disse:

    Legal é que o Civic já larga “velho”, pois o novo já vai estrear… Se bem que o antigo é insurerável em design dos médios sedans nesta Década…

    Vovorolla também já mudou e, até onde eu tinha visto, o que vai correr é o “velho”.

  15. Guilherme disse:

    O mais chato do que o carro ser bolha, ter o mesmo motor, suspensão, ser da mesma empresa que organiza a Estoque, é neguim perguntando qual é a motorização, suspensão, combustível, falando da barra que o piloto está amarrado a dez metros de distancia dela ( o cara senta no banco traseiro), vai pesquisar antes de postar um comentário assim, são inúmeras perguntas com o mesmo teor, o Flavio já falou um monte de vezes sobre essa categoria, já foram centos comentários, se não freqüenta o Blog pelo menos vamos ler os comentários do post.

  16. Conde disse:

    No começo podem até correr assim , mas daqui a pouco começam os exageros aerodinâmicos e se transformam em bolhas horríveis .

  17. Alan disse:

    Tem gente que só sabe reclamar mesmo , lembrando que a barra de proteção não fica perto da cabeça , pois o piloto senta quase no banco de trás do carro , tem mais de 1 metro de distância.
    Espero que vingue , o som do motor Berta é absurdamente bonito.

  18. Luciano Martinelli disse:

    Taí por que o preço da gasolina está um absurdo de caro, a Petrobras patrocina tudo que é evento, haja dinheiro “nosso” metido em tudo isso. O pior é que não dá em nada, não sai nem piloto revelação para partir em outras categorias internacionais.
    E eu que gosto de corrida prá cacete !!

  19. marcio ximenes lopes disse:

    Com os dirigentes que temos, as fabricas não vão nunca bancar um campeonato de marcas. Fabrica deautomoveis é coisa seria. Milhares de empregos, bilhoes de verdes, para correr risco de uma má propaganda.

  20. Pedro Amorim disse:

    Estes carros são bem similares aos TC 2000, incluindo a barra frontal que todos estranharam, vejam as fotos do TC 2000 :http://www.tc2000.com.ar/fotos09_ver.php?pag=1&offset=69&id=130

  21. Tiago Mio disse:

    Espero q de tudo certo nesse novo campeonato.

  22. Roberto Lacombe disse:

    É monomerda, mas é bonito ‘pra caralho’!

  23. Valmir Passos disse:

    Quem fornecerá motor e câmbio? Por que essa porcaria de padronizar tudo?

  24. Paolo Cruz - Manaus - AM disse:

    Alguém tem a informação sobre o motor, modelo/marca, cilindrada, alimentaçào ou algo do tipo? Não sei se ocorre comigo, ams eu sinto MUITO a falta dessa informação em várias outras categorias. Pela primeira vez eu vi isso bem claro no site da Classic Cup, e achei espetacular a “didática” usada pra trazer informação sobre os carros e equipes, etc. Parabéns de novo pra turma do site da Classic Cup.

  25. disse:

    Tem coisa melhor do que rivalidade nas pistas?
    Mouro X Giaffone?
    Campeonato de Marcas, fábricas “envolvidas”.
    Essa parada não era para ter entrado no Paulista de Marcas? Das Fábricas?
    Mouro+Giaffone=CBA. Mouro entrou na fita?
    Seria sim um Campeonato de Marcas, se os Fabricantes seguindo as normas da FIA fizessem campanhas junto ao distribuidores, com equipes regionais.
    Anotem ai, quem vai andar, são os mesmos Pilotos que andam na Stock, Linea, Montana.
    As mesmas equipes que andam na Stock, Linea, Montana andam no Racing Festival.
    As mesmas equipes que andam no Linea, andam na Stock Car.
    Tirando Duas (02) duas Equipes que andam na Stock, Linea e no Marcas, sobram elas no Itaipava, o famoso campeonato.
    Da Itaipava GT, os Pilotos vão para outras categorias, pois os que são donos do carros, não tem bala para aceleram de verdade.
    Ou seja: Mesmo pilotos, organizadores que se acham, e Pinteiro e Piroca phodendo a história.
    Isso é automobilismo para marqueteiros, bacaninhas que se acham. Não é a verdade de quem coloca a mão na graxa em Interlagos e estes sim, que fizeram a história.
    Itaipava, Marcas Petrobras, Racing Festival são nada perto do que foi a Fórmula Renault do PPD, este sim lotava Interlagos, pois tinha, e tem, pontos de venda, de distribuição.
    Que é uma ItaipavaGt, PorscheCup perto de sem grana e do mkt que a Equipe Z fez no automobilismo.
    Hoje em Interlagos, o público vai para os boxes, receber boné e credencial.
    Não existe mais o torcedor com fidelidade de marca e piloto.
    E os tais que ganham corrida hoje no Brasil se acham, se vangloriando nas redes sociais.
    Como dizia Luizinho Pereira Bueno: Eles não me reconhecem, pois não sabem o que é automobilismo.

  26. jefferson disse:

    SE OS CARROS FOREM Civic, Focus, Astra , Corolla ENTAO O NOME CORRETO PRA ESSA CATEGORIA É STOCK CAR POIS SERAO TODOS SEDANS MEDIOS .

    teremops duas stock car

  27. marcio riva disse:

    Nunca teremos um campeonato de marcas de verdade!! As montadoras tem medo. A idéia deles é assim: Ai, e se meu poderoso carrão que é tudo de bom no comercial perder para o outro carro? Vou ter que gastar meus milhões de lucro para ter que andar mais do que o outro? Porcaria de automobilismo brasileiro!!!! Mais uma estoque com bolhas novas. ECA.

  28. Marcelo disse:

    alguém consegue explicar a barra na cara do elemento? Se piloto for mais alto não dirige? e a segurança???

  29. Lazlo Barbieri disse:

    É nessas horas que sinto saudades dos anos 80 (principalmente do início), quando havia um Brasileiro de Marcas deverdade…
    Vá lá, os carros não eram de sonhos, mas pelo menos as fábricas investiam, haviam times oficiais e pilotos privados, dhefes de equipe de verdade como o Grecco. Era pura diversão.
    Qual é o problemas das fábricas em investir hoje. Medo de que seus modelos e moteres tomem pau na pista? Não é para isso que existe desenvolvimento?

    E quando a Toyota diz “sem chancela oficial”, não estará apenas assumindo que não tem nada a ver com isso, já que o carro, fora a bolha, não tem nada de Toyota. Estranho é as demais marcas toparem ver seus modelos indo à pista à la Stock, somente com bolhas.

    Tem razão quem está estranhando a barra frontal desse Honda, logo à frente da cabeça do piloto… só um “se noção” (como diz meu filho para bolar algo assim.

  30. Alvaro Ferreira disse:

    Stock do B.

  31. Eric disse:

    FG, a carroceria parece original….mas não tem como ser….primeiro porque esses carros são monobloco e também quem teria um entre-eixos maior levaria vantagem.

    E essa gaiola cruzando a cara do nego é de matar hein…..

  32. RMTA disse:

    Essa barra transversal cruzando bem na frente da cabeça do piloto é pra quê? Dar com os córneos direto no metal, em caso de batida frontal?

  33. Denis disse:

    Não vejo graça em mais um Campeonato brasileiro de bolhas…

  34. Pedro Jungbluth disse:

    Já é um passo. Pelo menos agora são bonitos e parecem com carros.

  35. Dyego disse:

    mais uma categoria criada.. mas, e a visibilidade?? será igual ao Trofeu Linea, ou outras categorias q nao tem espaço de destaque no campo televisivo?!
    sinceramente.. tomara q de certo, pq competicoes que envolve “Marcas” é sempre bem interessante, como ocorre na Argentina, que por sinal da de 1000 a 0 na nossa Stock..

  36. Lorenzo Ferrari disse:

    é uma boa eim, mais uma categoria.
    alguem tem mais detalhes da mecânica do carro? qual motor vai usar, chassi e tal?

  37. Fábio Eduardo disse:

    Esse povo da CBA são muito incompetente, por que não faz um verdadeiro campeonato de marcas, com carros e motores diferentes, que faça somente algumas ajustes para equalizar a potencia dos motores e dar o equilibrio.. mas mesmo assim espero que seja melhor que a estoque, que está cada vez mais deixando a desejar, e que algum canal aberto passe a corrina da integra sem cortar para passar atletismo, ou jogo de volei, ou truco, cacheta, na globo sempre o automobilismo e deixado em segundo plano.

  38. Felipe Fittipaldi disse:

    Ficou com cara de malvado o Civic. Mas com mecânica das próprias marcas realmente seria mais interessante

  39. Lemos disse:

    Legal.
    Lembra muitos os Opel, Mercedes, AUDI, BMW do DTM Alemão . . . .
    Tomara que vingue, nosso automobilismo esta precisando . . .

    Abs FG

  40. Fernando Marqueto disse:

    Só me falem uma coisa… O que é aquela barra de ferro passando na frente da cabeca do Piloto ??? É serio isso ?? É normal ?? Abcs

  41. Leonardo Testa disse:

    “Os stock cars em seu senso original descrevem um automóvel de passeio usado em competições que não possui modificações especiais para corrida” By Wikipedia

    Seria então o Brasileiro de Marcas masi Stock que a própria Stock Car? Se é que me entenderam.

  42. pabloREM disse:

    Desculpe, talvez seja ignorância minha com relação a segurança desses carros, mas tem uma barra atravessada na frente do piloto? Isso não atrapalha? Acompanho a Nascar e nunca vi nada igual.

  43. greyhound disse:

    Legal… Campeonato Brasileiro de Carrocerias. É diferente do Campeonato Brasileiro de Bolhas Assassinas e Capôs Voadores ? Tem até uma tal de Vicar na jogada… acho que entendi.
    Pior ainda, as fábircas de verdade chancelarem este engodo. Não comprem Civic, Focus e Astra(Bolha).
    Agora, sério : O Ministério Público e o Procon não estão vendo esta propaganda enganosa ?

  44. Jander disse:

    Esse carro tava aqui em casa no Need for Speedy… mudem o nome do campeonato para Campeonato Brasileiro de Need for Speedy.. rsrs

    Mas gostei do carro, boa sorte, tomara que vire mais do que a Stock Car que parou no tempo…

  45. jose san pedro disse:

    gostei do carro…

  46. vinyBH disse:

    Estranha essa proteção na frente do piloto. Parece mais perigoso em caso de colisão.

  47. ricardo disse:

    Flavio vc viu que merda? http://gamestockcar.globoesporte.globo.com/ um joguinho da stock. será que é real, com capô voando, falta de visão, o piloto morre se bater e o jogador entra no game nos 5 minutos finais da corrida?

  48. Flavio Colorado (Campeão Gaúcho) disse:

    Lindo carro! Torço para que este campeonato seja um sucesso. Quando a TC 2000 veio a Curitiba, dava prazer em ouvir o ronco (rouco) dos motores 4 cilindros (2 litros). Tomara que outras fábricas se envolvam neste campeonato.

  49. Fabio Amparo disse:

    Flavio

    Parece que o vírus da Multi-Bolhas da stock contagiou geral.

    Saudade dos tempos em que o Brasileiro de Marcas tinha carros como Voyage, Chevette, Gol, Escort… etc.

    Abraços

  50. Andre Decourt disse:

    O que estraga tudo é o que está escrito no topo do parabrisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>