MADE BY TILKE

SÃO PAULO (lá vem) – Não tenho detalhes ainda, mas o Victor Martins tem. Hermann Tilke desembarca nas próximas horas no Brasil para desenhar um autódromo para Goiânia. O que já existe vai virar condomínio. Não sei quanto vão investir nisso. Mas é bom ficar de olho. Será que o governo de Goiás vai bancar a pista? Ou a grana da venda do autódromo antigo vai pagar o novo?

Olho vivo.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Michel
Michel
12 anos atrás

Pelo que eu li no O Popular, teremos uma Parceria Pública Privada (PPP) precedida por licitação pública. A construtora vencedora fica dona do terreno do autódromo antigo (área essa avaliada em 300 milhões de reais) e ficará responsável pela construção do novo em Senador Canedo, sendo este passado a iniciativa privada após pronto. Vamos ver se as coisas ocorrem assim mesmo.

Israel
Israel
12 anos atrás

Não sei porque, mas estou sentindo o cheiro de Jacarepaguá no ar…
Goianos, preparem-se para ficar sem autódromo.
Olho vivo neles!

Eduardo-SC
Eduardo-SC
12 anos atrás

Já existe um projeto do Tilke no Brasil.

Leo
Leo
12 anos atrás

O tilke era piloto na alemanha antes de se tornar arquiteto, tudo começou quando pediram para ele dar umas dicas no novo nurburgring e ai pegou o gosto da coisa, começou com a reconstrução do A1-ring (hoje red bull-ring) e não parou mais.
Não acho que o problema seja o Tilke, fora da F1 ele faz bons projetos como o circuito de aragon e o A1-ring, o problema é a exgencia feita pela FIA, mas poderiam ter chamado quem projetou o auodromo do Algarve ou de Silverstone, ou até mesmo reformar o atual autodromo.

Alex
Alex
12 anos atrás

Quem conhece o traçado de Goiânia sabe que é um dos melhores do Brasil!!! Super seguro naturalmente e com muitas curvas de alta… não precisa de nehum Hermann Tilke, para cagar no circuito… se querem trocar de lugar, tudo bem, mas vamos tentar fazer coisa melhor… o autodromo de Goiânia foi feito nos anos 70, e ja recebeu o mundial de motovelocidade! é preciso manter o traçado mesmo que em outro lugar, ja é um traçado moderno, e só perguntar para quem conhece!

Dionisio
Dionisio
12 anos atrás

Que palhaçada ! Os caras não conseguem nem manter o autódromo existente e falam em fazer um novo. A quem eles acham que estão enganando ? Ou será que querem mesmo fazer a obra pra meter a mão bonito no nosso bolso ?

Fabrício Cavalcante
Fabrício Cavalcante
12 anos atrás

Vou adorar. Se for verdade. Por enquanto o que vejo de verdade é: Centro de excelência do Esporte—-PARADO
ZÔO——————————————PARADO
Aeroporto———————————–PARADO
CCON—————————————-PRATICAMENTE PARADO
AUTODROMO—————————–PARADO
POLICIA CIVIL—————————–GREVE BRANCA
Transporte público————————PARADO TODA VIDA
EDUCAÇÃO——————————–ESTADO SEM EDUCAÇÃO

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
12 anos atrás

A única coisa que sei, é que alguns picaretas vão levar alguns milhares de reaus pro bolso.
O autódromo de GYN está abandonado. Só tem o F-Truck lá pq o Zé Maria Reis (dono da Reis Peças) é de lá. Não fosse por isso…
Os empresários não estão nem um pouco preocupados com automobilismo. Eles querem é garantir o $$$ deles e que se dane o resto; CBA… Bem, a CBA não existe; e os governantes tb pensam como os empresários. E vamos nós! Se nos EUA só tem circuitos ovais, no Brasil, (se tivermos) teremos apenas circuitos de rua!

rafael
rafael
12 anos atrás

Rapaz, contratar um estrangeiro para fazer o projeto de um autódromo é, além de atestado de incompetência (negativo, temos pessoas capazes sim!!), gozar com o pau dos outros. Lembrando que na gestão pública quem manda são os paraquedistas.

ALLAN SÁ
ALLAN SÁ
12 anos atrás

Estou me apropriando:

Dario 16/05/2011 20:08

“Não tem lógica destruir um autódromo pronto e testado com uma bela história que só precisa de uma bela reforma (que custaria infinitamente mais barato para os contribuintes), para construir outro a peso de ouro a apenas 8 km de distância. Esta história esta muito mal contada, ai tem.”

Adriano Reis
Adriano Reis
12 anos atrás

Acreditar no governador Perillo é ingenuidade. A pista jamais sairá… terá o mesmo destino do metrô de Goiânia, da conclusão da estação de tratamento de esgoto, do passe-livre estudantil, do………
Gostaria de estar errado, mas de onde viria o dinheiro?

Alex
Alex
Reply to  Adriano Reis
12 anos atrás

não vamos nem contar aos nossos amigos de outros estados quem era o governador a doze anos durante duas gestões, epoca que o autodromo foi abandonado!!!

Alberto
Alberto
12 anos atrás

E lá se vai uma grana do meu bolso. Talvez, para alguns, isso seja legal. Mas para mim, não é. O autódromo de Goiânia já tem sua história e ficaria bem mais em conta fazer uma reforma decente nele, colocar um asfalto bom e cuidar dele. Mas fica largado e quando é para ajeitar um autódromo, decide-se fazer outro…

Armando Vieira
Armando Vieira
12 anos atrás

Sinceramente falando, não acredito nisso. No ano passado, em março, o Tilke esteve aqui em Goiânia e entregou um projeto de reforma do atual autódromo. A pista não seria modificada, a reforma atingiria a estrutura de público, boxes, torre de cronometragem e sala de imprensa. Não saiu do papel. Ainda por cima, desembargadores e juízes que moram nos condomínios de luxo que atualmente cercam o autódromo, entraram na justiça embargando uma obra que nem sequer havia começado. E nosso digníssimo governador, claro, cruzou os braços.

Agora vem essa proposta. A área atual do autódromo vai virar loteamento, e o atual governador, que gosta de futebol e não de corridas, vem com essa balela de construir novo autódromo. Isso é papo furado, conversa mole, igualzinho fizeram no Rio.

Infelizmente é o fim do Autódromo Internacional de Goiânia, é o fim do automobilismo em Goiás. Daqui sairam Alencar Junior, Cairo Fontes, Edmar Ferreira, Kurt Feichtenberger, Laércio Justino, Ananias Justino, Luiz Calil, entre vários outros.

Nós que íamos ao autódromo nos lembramos bem do que vimos. Corridas empolgantes (algumas chatas tambén, claro), carros inesquecíveis (Maverick Hollywood, Maverick Greco, Berta LR, Polar, Magnun-Kaymann, Brasilia D3 Creditum, Opalas Stock…), pilotos que marcaram seu nome na história (Ingo, Paulão, Edgar, Emerson, Gugelmin, Átila Sipos, José Romeno Coelho, Aluíso, Bob Sharp, Marivaldo, Antonio Castro Prado, Darcio dos Santos, Barrichello). O mundial de moto aqui marcou época, casa cheia, espetáculo a toda prova. Até hoje é o maior público do motociclismo no Brasil.

Pelo menos, fica a memória. De um palco que jamais merecia esse triste fim. Espero que os gordos juízes e prósperos desembargadores garantam, agora, um local para seu churrasco de final de semana. Sem o “barulho” dos motores para perturbar. Podem roncar à vontade agora nas tardes de domingo, após se refestelarem na piscina de suas mansões. Que chegaram bem depois do autódromo.

Só espero que o digníssimo governador Marconi Perillo consiga dormir em paz. Dinheiro na conta (particular, bem entendido) ele vai ter de sobra. O finado automobilismo goiano, agora, só na saudade.

Abraços

ricardo
ricardo
12 anos atrás

goiania tinha corrida de todas as categorias nacionais , existiam mais de dez equipes entre stock, f3, truck e marcas que tinham sede em goiania para usar o autodromo para teste, o autodromo so nao se faz nada por que esta destruido, o atual governador foi que deixou isto acontecer no passado e agora devido ao poder imobiliario goiania vai ficar sem autodromo igual o rio de janeiro que dancou em jacarepagua, o projeto do novo e so pra tapiar federacao e publico.

Fábio Eduardo
Fábio Eduardo
12 anos atrás

Prefiro os autodromos desenhados pelo Lolo Cornelsen.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
12 anos atrás

Criticado ou não, vou pedir a esse alemão pra dar uma passada aqui em BH e bater um papo com o governador Anastasia. Não entendo por que Minas, até hoje, não tem um autódromo decente.

André
André
12 anos atrás

Simples: pra que construir um e demolir o outro? Para lucrar com o tamanho da obra, oras.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

O negócio é o seguinte: quanto maior o projeto, mais megalomaníaco e quanto mais caro forem os personagens envolvidos mais ervanário rola na mão dos nossos honestíssimos administradores, e um dos ítens prediletos éo que envolve o intangível, afinal se o merdão cobrar por exemplo 50 milhões de euros por desenhar no paintbrush mais um curto circuíto não pode ser considerado caro nem barato pois é o intangível…. Já um saco de cimento e o metro de areia têm um valor tangível no mercado….. alguns anos de consultoria me afiaram nas artimanhas prediletas dos “bons” administradores da coisa pública… conheço as curvas do rio aonde se acumulam dejetos, entulhos e outras sacanagens….

Papagaio
Papagaio
12 anos atrás

Sou de gyn e ouvi dizer que é birra do governador que não gosta de automobilismo. Já existe um condomínio de luxo atras do autodromo e os moradores conseguiram interditar a pista de motocross por conta da poeira e do barulho… só que o autodromo estava la bem antes desse condomínio. Menos um autodromo no Brasil… por que acho que o novo fica só no projeto.

Dú
12 anos atrás

Aqui não, deveriam fazer manifesto.

ags
ags
12 anos atrás

FG..Sem querer te ofender…………………………..mas é pura C A S C A T A………………………….O governo é deficitário 193 milhoes mes……e…………………………o Sr Louza, dono das terras mais valorizadas do estado,e onde se encontra o AN T I G O e A B A N D O N A D O circuito de Gyn.. vai sim virar area de ampliação dos Condominios….nada contra…….mas..ele pode até doar a area para o Marconi..governador..mas fazer um NOVO AUTÓDROMO é impossivel..nem que todos os 8 maiores donos de riquezas do estado ajudar…seria impossivel..infelizmente……………………..o circuito é lindo.. o traçado….serviu por anos…e anos… para o pais dizer que tinhamos uma pista aos moldes para ser incluido para etapas de mundiais………….o que se v hoje… é apenas 5 alqueires de muito abandono..e muita droga sendo livremente onde seria uma praça de esportes…Sim FG..já estivemos um dia com uma pista muito das boas… hoje…serve ora esses drogados e amantes das musicas caipiras e axe baiano… é uma vergonha…………………………………….não acredito que isso se torne verdade….como ja disse.. o estado esta……F A L I D I N H O …..Boa noite…………..

G. B.
G. B.
Reply to  ags
12 anos atrás

Apesar do modo de escrever, concordo plenamente com essa manifestação.
O Estado de Goiás tem problemaqs muito maiores do que fazer um maldito autódromo novo.
A degenerescência instituída no atual já é suficientemente simbólica.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  ags
12 anos atrás

É o mesmo governador que parou de pagar as obras do aeroporto em parceria com a infraero e ainda estamos na merda aeroportuária, para depois virar desculpa de desvio de verba que que era o único estado com contrapartida, sendo que assinou um documento prévio.
Ele poderia bem pegar esses 8 alqueires e fazer outro aeroporto e deixar o autódromo no lugar aonde está. Uma novo projeto dos edifícios anexos atenderia muitíssimo bem a realidade brasileira, sem contar com um novo asfalto que a formula truck acabou de arrebentar no passado.
O foda é saber que tanto ele como qualquer outro político aqui são farinha do mesmo saco.

Como diz boris, é uma vergonha!

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Aí tem rolo. Com certeza.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

OBSERVAÇÕES:

1) Poderiam formar uma comissão com Massa, Barrichello, Kanaan, Piquet, Emerson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, e tantos outros que orientariam engenheiros e arquitetos para a construção de um excelente autódromo. O Di Grassi fez uma pista de Kart em SC melhor que esse Tilke faria;

2) Poderiam batizar o autódromo com o nome de Piquet e compensar a mutilação e o desrespeito acontecidos no RJ. Piquet morou anos no DF.

3) Eu vou sugerir um traçado e tenho certeza que será melhor e mais bem recebido entre os pilotos do que essas merdas que o Tilke faz.

ESSE CARA NUNCA DEVE TER SENTADO NUM CARRO DE CORRIDAS. NUNCA DISPUTOU ULTRAPASSAGENS, NUNCA TOCOU RODAS, NUNCA PEGOU UM VÁCUO E SEQUER DEVE TER ANDADO DE KART NA VIDA DELE.

Milton Rubinho
Milton Rubinho
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Pior que o Filho duma vaca correu ja, e foi no Nordschleife…

Pedro do Opala, da Caravan e do Kadett
Pedro do Opala, da Caravan e do Kadett
12 anos atrás

Tomara que eu continue podendo colocar meu Coupézão 250S na pista de vez em quando, como faço hoje em dia.

Eliezer
Eliezer
12 anos atrás

Um pista CHATA, e lógico os contribuintes INVOLUNTARIAMENTE vão pagar isso. Afinal, acompanhamos pela imprensa a situação EXCELENTE do automobilismo goiano e nacional.

maurício morais
12 anos atrás

Que tristeza Flávio. Realmente os condomínios de alto luxo cercaram o autódromo de Goiânia. Era questão de tempo o fim do circuito. Estou triste, muito triste. O automobilismo goiano tem uma rica história e chegou a fazer campeões nacionais. Mereciam mais respeito e dignidade.

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Quantas corridas um estado como Goiás teria que promover para pagar a construção de um autódromo? Não parece que o automobilismo seja uma paixão tão grande por lá.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Como você está enganado!

Alex
Alex
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Acho que depois de São Paulo e os estados do Sul, Goiás é um dos estados do Brasil com mais tradição no automobilismo e motociclimo. A Copa Centro-Oeste de kart é uma das mas disputadas do Brasil! O pessoal do marcas e pilotos esta firme e forte mesmo com o autodromo caindo aos pedaços. A turma do motovelocidade e do supermotar tambem utiliza sempre, alem do pessoal da arrancadas, já que a boa reta comporta. Antes no autodromo de Goiânia existia pista de motocross, jeepcross e outros. Alem da proximidade com Brasilia, que participa muito dos eventos aqui, vem muita gente do Tocantis, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e ate mesmo do Mato Grosso que tambem tem autodromo. Infelismente o problema aqui é especulação imobiliaria!

Michel
Michel
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Aí não. Aqui sempre teve excelentes públicos em qualquer evento de automobilismo. A média de público da F-Truck – única competição que suportar rodar num asfalto tão ruim – é de 50 mil pessoas só no domingo. Sei disso porque já fui em corridas por aqui. A F3, Stock Car chegaram a ter 30 mil pessoas. Em pesquisa somente o Paraná e o Rio Grande do Sul tem maior interesse por corridas do que Goiás.

Se esse projeto for para valer o que não faltará são corridas já que depois de Interlagos e Brasília o autódromo daqui era o mais utilizado no calendário nacional.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Aposto R$0,02 que vamos pagar uns milhões de euros por um projeto que não vai sair do papel…

paulo touron
paulo touron
12 anos atrás

ao flavio e ao pessoal do blog que se liga em automobilismo… deem uma olhada nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=BZVaew_FbCQ

é um trecho mto bacana do filme (super raro) ” O Fabuloso Fittipaldi” … nesse trecho é o proprio Fittipaldi apresentando o autodramo de interlagos em 1973 a bordo de um Maverick V8 arregaçando nas curvas… vale pena!!! abs

Diogo
12 anos atrás

Maia uma pista sem graça nesse planeta cada vez mais sem graça.

http://Www.fotodiaria.com.br

Gonzaguinha
Gonzaguinha
12 anos atrás

Esse aí só vai ter área VIP.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
12 anos atrás

Oh loko. Se virar vai ser bacana.

Seria bom que aproveitassem a vinda desse alemão para fazer alguns projetos de reformas em vários autódromos do país – Interlagos, inclusive. Mas sem alterar o traçado, por favor. E aceito um Capuccino tb. Obrigado.

Squa
Squa
12 anos atrás

Pensei em achar ruim, mas na verdade acho bom, igual ao Rio de Janeiro, se não tem representantes capazes de manter um autodromo, sejam eles do governo ou assiciações, bem feito, fica sem, porque duvido que esse novo sai. Aliás, ao invés de autodromo, podiam construir uma arena de show sertanejo.

Pedro do Opala, da Caravan e do Kadett
Pedro do Opala, da Caravan e do Kadett
Reply to  Squa
12 anos atrás

Tá doido, isso tá sobrando por aqui! Aliás esse povo que gosta de música choradeira ou com os pula-pulas dos axés contribuiu bastante com a degradação do excelente autódromo. Coisa mais idiota, tanto lugar pra esse povo fazer show e faziam lá!

Alex
Alex
Reply to  Squa
12 anos atrás

Desculpa cara mas voce é preconceituoso, e nao conhece Goiás!!!

Márcio
Márcio
12 anos atrás

Ai, ai, ia, mais um Tilketódromo vem aí. Será que não tem mais ninguém nesta terra que saiba projetar um autódromo?

Pedro Fetter
12 anos atrás

Aposto que vai ser privado e fechado ao público.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

CLAP, CLAP, CLAP!!!!!! VIVA!!!! HURRA!!!!! A vocação de vira-latas que possuímos é inquestionável, em quase 200 milhões de habitantes não temos um cidadão “capaz” de projetar uma pista e aí temos que recorrer a unanimidade burra internacional e pagar alguns milhões de euros para esse pastel de vento com água de salsicha projetar mais uma de suas MMM. – memoráveis merdas milionárias – afinal ninguém precisa ser bom, precisa parecer bom e ser reconhecido pela mídia, além de possuir bons padrinhos…..

Só pode sair outro autódromo baseado em um pretzel ou um estacionamento de shopping, é impossível sair algo que preste. Esse Hermann Tilke é um bosta e todos seus autódromos são uma bosta e se algum não for é só a excessão que confirma a regra……. É isso que político e dirigente brasileiro gosta: holofotes e mídia. e é claro algum por fora que ninguém é de ferro e o lobby desse austriaco – ou alemão, sei lá – e fuderoso e o cara está em todas, é a unanimidade planetária em termos automobilisticos, é a prova viva que competência e qualidade profissional são meros detalhes, o que importa é a fama…. parafraseando ao contrário um anúncio meio antigo de refrigerante:

“SEDE NÃO É NADA, IMAGEM É TUDO”

galileu
galileu
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

comom eu estava postando, ano que vem temos eleições, precisamos de grana de caixa dois para finciar campanhas,

Valente
Valente
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

O Lucas de Grassi e o Felipe Massa desenharam um kartodromo em Floripa e o resultado foi muito bom. Certamente temos bons talentos para isso por aqui.

Dario
Dario
12 anos atrás

Não tem lógica destruir um autódromo pronto e testado com uma bela história que só precisa de uma bela reforma (que custaria infinitamente mais barato para os contribuintes), para construir outro a peso de ouro a apenas 8 km de distância. Esta história esta muito mal contada, ai tem.

Alex
Alex
Reply to  Dario
12 anos atrás

O autodromo de Goiánia é perfeito… só precisa de um pouco de asfalto e concreto… mas ai os responsaveis não irão ganhar nada com isso… agora imagine um autodromo do zero, com terra planagem e tudo mais, quanto voce acha que vai ser gorjeta… não vamos nem falar do valor do terreno onde esta o atual autodromo!

Dener
Dener
12 anos atrás

aposto 10 centavos que vai ser uma pista chata.

Valente
Valente
Reply to  Dener
12 anos atrás

… e que vai servir de referência para mais um video game.