PRAZO SE ESGOTANDO

SÃO PAULO (bom dia) – Andre Jung, nosso batera-colunista, acha que o tempo está se esgotando para Felipe Massa na Ferrari. E para Domenicali, também. E diz ainda que Schumacher está obsoleto. Gostei de “obsoleto”. A coluna Apex, ótima como sempre, está aqui.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alberto
alberto
12 anos atrás

ué, eu já havia dito isso no ano passado que o massa só serviria pra limpar as sapatilhas do dom alonso. agora ele vai e dá uma declaração de que antes da corrida faz amor com a esposa. Bom pra ele, quero dizer, pelo menos isso, uma vez que pilotar nao pilota nada e na minha opinião sempre foi um piloto mediano que nao aproveitava todo o potencial do carro. tinha um fogete nas maos e nao conseguu ser campeão. pilotinho limitado que agora vai cair pelas tabelas. Se a RBR tem o Vettel de um lado a Ferrari terá o rsoberguinho do outro. Massa, já vai tarde. e anota aí: Rubinho na Indy em no máximo 2 anos.

Stephan Garbin
Stephan Garbin
12 anos atrás

Flávio, cadê a coluna Text-Writer? Quem será o convidado? Bem bacana essa coluna.

André Martins
André Martins
12 anos atrás

Achei interessante uma colocação que li nesses dias: que Schumacher não está andando atrás porque está fora de forma ou porque seu carro não é veloz, está andando atrás porque tem outros pilotos melhores que ele, o que não acontecia nos seus anos áureos de Ferarri. Parei pra pensar e lembrei que na época que o alemão foi cinco vezes campeão e dominou a F1 (entre 2000 e 2004), ele competia contra Barrichello, Couthard, Hakkinen em final de carreira, Raikkonen começando, Montoya, Ralf Schumacher…já hoje está disputando com Alonso, Hamilton, Vettel, Button, pilotos, sem dúvida, melhores que aqueles. Foi só aparecer um piloto de mais qualidade para interromper o reinado do alemão: Alonso em 2005 e 2006. Até o Rosberg, com o mesmo carro, tá andando mais que o Schumacher. Isso só prova que o alemão, que sem dúvida foi um grande piloto, não era tudo isso que os números mostram, pois não tinha adversários a altura. Quando teve, ficou pra trás. Isso sem lembrar que dos dois primeiros títulos dele, o de 1994 teve a falcatrua da Benetton e ele ainda jogou o carro pra cima do Hill pra ser campeão na última prova.

Francisco Assis
Francisco Assis
12 anos atrás

O Massa gastou 1m33s500 nos boxes, enquanto o Hamilton gastou 1m39s637; Massa chegou em 11° e Hamilton chegou em 4º. Como é que o Jung diz que Massa foi o mais prejudicado nos boxes?

donizete
donizete
12 anos atrás

A minha opinião é simples .
até hoje so tivemos tres pilotos na formula 1 , os outros so fizeram participaçôes

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Apesar de não morrer de amores pelo Schumacher, acho que ele está dando sinais de recuperação, sim – pelo menos no quesito velocidade. O problema do alemão é que ele não está lidando bem com a pressão para voltar a destruir os adversários e, por isso, tem pilotado de forma demasiadamente agressiva, cometendo vários erros tolos em corrida e em classificação. Na classificação da China, por exemplo, ele vinha com um bom tempo, mas quis, digamos, fazer aquela curva de asa aberta: estragou a volta. Na Turquia exagerou, ainda nas primeiras voltas, ao se defender de Petrov, que iria ultrapassá-lo de qualquer jeito: perdeu o bico e jogou a corrida fora – vale lembrar que a Mercedes disse que o ritmo de corrida dele foi bom. Acho que o velho Schumi está apenas precisando ser um pouco mais conservador e se cobrar um pouco menos, deixando para ser agressivo somente nas últimas 10 voltas da corrida, quando as disputas realmente valem alguma coisa. Fácil, não? Não sou eu que estou com a corda no pescoço…

karkara
karkara
12 anos atrás

Tricampeao das desculpas? esse titulo ja tem dono…

Wallace
Wallace
12 anos atrás

O nosso bom e velho Ingo tinha razão, vai voltar e se dar mal….. Taí, no bolo de traz……. 2010 foi culpa dos pneus, 2011 é a eletrônica, 2012 se tiver será motor …… vai ser tri-campẽao das desculpas e o Niko só vendo no espelho……. passado é passado, quem foi não será.

kleber p
kleber p
12 anos atrás

Não… não li a coluna… não li os comentários, mas pelo resumo do post, concordo com o Jung!!
Já venho comentando isso com meus amigos, esposa, familiares, etc. desde o começo do ano.
Felipe tem que buscar outra equipe!!! Ele não tem inteligência emocional para suportar o Alonso do lado.
Uma boa saída seria a Red Bull – ele não é pior que o Webber!!!! E o Véteu não é um ‘psicopata’ que nem o Alonso.
Se não der, vai pra Renault, pra Willians, pra Hispania… mas tem que sair da Ferrari… e no final deste ano!!!!
Schumacher é igual ao Silvio Santos. Por mais que erre, por mais que falhe, por mais que não seja mais o mesmo… tem que respeitar!!! O cara é o maior campeão de todos os tempos, todos sabem o que ele é capaz, o que ele fez, o quanto esse cara é fera!!!
O Galvão acha que tem que respeitar a represa… eu acho que tem que respeitar o Schumacher!!!!
Abraços!!!

Dú
12 anos atrás

O André é phoda. E as ilustrações da Marta completam a coluna. Na veia.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

A Ferrari já teve grandes carros e grandes pilotos, mas nunca foi uma grande equipe. A exceção fica na era Todt-Brawn-Schumacher. Mesmo assim, a Ferrari só conseguia bons resultados por ter o melhor carro e o melhor piloto. Quando se trata de equipe, sempre foi atrapalhada.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

O Massa já devia ter buscado outro cockpit. E isso será uma obrigação no fim do ano. Para tanto, ele tem que valorizar seu passe com uma boa temporada. Na Ferrari ele jamais terá nova possibilidade de ser campeão. O que ocorreu em 2008 foi mais pela apatia de Kimi Raikkonen do que pelo talento do brasileiro. Se a Ferrari confiasse em Felipe Massa, não teria contratado o Kimi e nem o Alonso. Teria apostado nele na luta pelo título. O tempo está passando e a Ferrari está matando a sua carreira.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
12 anos atrás

O Schumacher já era, vai aposentar fazendo ridículo.
O Massa vai ter que se contentar com uma equipe média, ficar como segundo piloto prá sempre não dá.

Williams
Williams
12 anos atrás

Tem segundos-piloto muito melhores do q o Massa atualmente. Flavio, ou alguem ai, tu sabe por onde anda o Rory Byrne? Ate procurei sobre mas nao achei nada. Ele ta ligado ao automobilismo ainda?

Flávio Jr.
Flávio Jr.
12 anos atrás

Muito boa coluna. Seria Schumacher “analógico” e os demais “digitais”? A única coisa que não concordo muito é o fato de MS não estar se divertindo. Esses caras tem gasolina na veia.

Alisson Freitas
Alisson Freitas
12 anos atrás

A vaga de Schumacher na mercedes vai terminar ficando com Massa!

Rogerio
Rogerio
12 anos atrás

Concordo contigo.

Andre
Andre
12 anos atrás

Flavio, vai deixar barato, o batera te colocou no grupo “infantil”.

Esse papo de “o Schumacher tá se divertindo” ou “o Schumacher não tá se divertindo” é bastante infantil.

marcão
marcão
12 anos atrás

A ferrari sempre foi equipe de um piloto só, o segundo sempre foi relegado ao segundo plano….
Tanto é que mesmo com tempos ruins nas paradas os mecanicos do primeiro sabem desempenhar melhor o seu papel, e ai sobra pro segundo os erros….
Uma equipe grande tem que acompanhar a evolução dos tempos… E sem o segundo piloto ser tratado com eficiencia logicamente ela nunca será campeã de construtores e isso é o que importa para as grandes marcas, principalmente pra ela que vende carros super esportivos e estampa em sua carenagem o nome da Fiat para o mundo todo…
Não é o Massa que é ruim, nem o Alonso o melhor piloto, é sim uma coisa da própria Ferrari em teimar em ser assim….Vejam a Mclarem a Red Bull Racing a própria Renault, elas deixam os seus pilotos resolverem as coisas de pista na hora. Já vimos várias situações até perigosas envolvendo os pilotos dessas equipes, o pau come feio, e não vem aqueles recados safados de deixar o cara passar, freia o carro, o outro é mais rápido, e coisa e tal….
Ao Shumi, tem um carro mediano, mas tá levando pau direto do Nico, e a mercedes dis estar fazendo o carro a cara do alemão, se é verdade ou não não da pra saber… Mas os resultados não estão aparecendo pra ele.Se está ou não se divertindo é outra coisa, diversão não é arriscar a vida o tempo todo. Ele tem é uma profissão de alto risco e ele está bem ciente disso, ….Agora se arriscar tanto na atual posição em que ele está hoje que é o inverso daquela em que ele deixou, é meio complicado de assumir, e diversão passa bem longe disso….Tem que pensar direito, e muito….
Se bem que a F-1 desse ano não premia mais o piloto constante, a melhor estratégia, nada disso. Premia o mais ousado e com a melhor troca de pneus… Com esse monte de ultrapassagens ou melhor “passadas” tá ficando chato de assistir, pois daqui a pouco o panorama já será outro, e na maioria das vezes foi por que o regulamento acabou punindo o piloto da frente, com a “zona de ultrapassagens”…E uma novidade que estamos começando a ver esse ano que é o piloto abrir mão da pole pra economizar pneus.. Que dizer estão punindo o mais rápido, que é um contra censo em termos de corridas de carros…Se isso se concretizar vai ser o fim mesmo.
Agora os numeros são muito exagerados pra uma hora e quinze de corrida, mais de 80 trocas mais de 110 ultrapassagens.. Pelo menos a cada minuto tem um piloto fazendo uma troca de pneus, mais ou menos 2 ultrapassagens por minuto….Vão precisar rever as regras nos boxes…
Deixou de ser corrida de automóvel como aprendemos a conhecer, e logo logo vão desvalorizar os pilotos….Pra mim essa foi uma jogada daquelas do pessoal de marqueting da formula-1… Vão poder vender mais caro as transmissões, tem muita ultrapassagem pro leigo.. e vão poder economizar nos contratos dos pilotos… Só precisamos saber o que as grandes montadoras e fabricantes estão achando disso tudo… E que com esse monte de entradas em boxes uma hora a coisa vai pegar e feio lá dentro… E com essas pistas extremamente sujas, pneus desgastados ao extremo, mais uma pane nessa tecnologia DRS, deixa a asa travada no final de uma reta, pronto a lei da fisica vai imperar uma ora ou outra.. Basta ver o que aconteceu com o Vetell no treino livre na ultima sexta feira. Foi um porrão daqueles e se prestarmos a atenção nos graficos da força “G” vamos ver que aquilo ali deixou de marcar umas duas ou 3 vezes na batida, passou de 5 Gs, indo de um lado pro outro em questão de milisegundos… E isso é estremamente perigoso pra qualquer ser humano…. A questão segurança passiva como conhecemos já foi superada, e o pior é que novas normas só serão conhecidas a partir do momento em que as coisas começarem a acontecer….E outra bem visivel com a sujeira dos pneus na pista, se no meio da corrida vier uma chuva forte por onde os pilotos vão andar na pista?Todos nós sabrmos que com pneus de chuva moderada ou forte os caminhos são diferentes daqueles usados em pista seca, e no caminho do molhado tem a tal da “bolinha” da “farofa”, se for por lá entope as ranhuras dos pneus com elas, se for pela parte emborrachada também acaba entupindo as ranhuras.. E ai? faz o que? bota uma vassoura na frente do carro? O piloto vai ficar espanando com a mão na frete da asa pra limpar a pista? Os caras vão entrar com o carro de segurança?.. É, tá meio esquisito tudo isso, temos que esperar pra ver o que vai acontecer.. O fato é que vamos ter mais um campeão esse ano como sempre, mas vamos escutar muitas coisas desse 2011… E se for do jeito que começou o campeão vai ser repetido… Há uma pergunta, na chuva vai poder usar essa engenhoca de abertura de asa?
Só mais uma! Se chover em monaco, com pista molhada e pneus de chuva, a zona de ultrapassagens será dentro do tunel.. E ai?Pode? Alguem sabe? Ou os caras que nem entram dentro das células de sobrevivencvia dos carros é que vão decidir?Se for assim vão decidir errado como sempre! O da reta não é o deles, então a velha conversa da pimenta no dos outros vai ficar valendo até na F-1
Mas pra ver na TV como um filme tá bom… Depois deixa de ser novidade e enjoa!!!Aí vamos lavar o carro, na feira, tomar uma gelada, bater uma bolinha, fazer um churrasquinho. Essas coisas normais de fim de semana.
E uma vez ou outra dar uma olhadinha rápida na tv na hora do GP, se não tiver nada pra fazer ou se estiver chovendo lá fora…..Ou se a patroa não topar naquela hora. Ou se……..

Fernando
Fernando
12 anos atrás

O Dick Vigarista já deu oq tinha q dar!! o Massa vai para o lugar do Webber na RBR e é só isso!!! e boa noite.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
12 anos atrás

Cara, você disse tudo, concordo plenamente com você.

Aurélio Neto
12 anos atrás

André Jung escreve hoje a melhor coluna sobre F-1 da imprensa Brasileira.
#Fato.

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
12 anos atrás

Cara Felipe Massa faz duas corridas boas e ninguem fala nada. Dae ele tem uma corrida ruim na turquia e seu tempo esta se esgotando.

É incrivel o espirito de porco que os jornalistas tem com pilotos brasileiros, no brasil é ou torcida demais ou espirito de porco, impressionante.

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
Reply to  Leonardo Fornasier
12 anos atrás

Tenho que me retratar após ler a coluna.

Assino embaixo de tudo.

galileu
galileu
Reply to  Leonardo Fornasier
12 anos atrás

tomou pau feio do alonso, ganhou do espanhol ap.enas em uma.
não é ser chato comm os brasileiros, eu mesmo defendo o barrica peloa grande capacidade que tem de vender o seu peixe, vai lá faz seu arroz com feijão, leva om cvarro até o final da corrida, como não há mais treinos isso significa informação e das melhores para a próxima, e isso ninguem faz como ele

Fabio
Fabio
Reply to  Leonardo Fornasier
12 anos atrás

E lendo esse lixo que você escreveu,só posso concluir que os leitores merecem os jornalistas que têm. Defender o Massa,só levando pau do Alonso,com um ou outro brilhareco chamuscado,é coisa daqueles pachecos bem babacas e manipuláveis mesmo.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Análise de Schumacher interessante.

Apesar que é impossível negar que idade influência, negar isso é ridículo.

De qualquer forma, é bem verdade que o alemão aprendeu a pilotar quando os carros não tinham muita eletrônica imbutida, ou melhor, quase nada. Ele aprendeu da mesma forma que Senna e outros aprenderam. O que significa que até o herói Senna poderia estar dançando nessa F-1 atual. Sei lá.

Se for isso, temos que repensar esse negócio de alegar título de melhor de todos os tempos a qualquer piloto.

galileu
galileu
Reply to  Lucas
12 anos atrás

lucas, hoje o senna estaria com 50 anos e não estaria mais pilotando um f1.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Lucas
12 anos atrás

É o mesmo discursso daqueles que falam que o Garrincha e o Gerson não jogariam nada nos dias de hoje. O esportista diferenciado faz a diferença nas situações mais adversas. O Shumacher chegou ao auge em 2000. Depois disso ele não teve mais adversários que o fizesse extrair mais de si. Hoje ele tem esses adversários, mas não tem mais 30 anos de idade.

Que fique claro que Shumacher estagnou desde o início dessa década e perdeu o ritmo quando parou. Em 2006 o alemão já não era mais o mesmo da virada do milênio e, por isso, ele parou.

André Luis
André Luis
12 anos atrás

Vamos começar a campanha “Volta, Massa”. Vai ser ótimo vê-lo correndo na estoquecár.

Murilo de Oliveira
Murilo de Oliveira
12 anos atrás

A idade não é o motivo do desempenho fraco na minha opinião,acredito que ele não se adaptou aos pneus e as novas regras.

galileu
galileu
Reply to  Murilo de Oliveira
12 anos atrás

como a idade não é fator predominante?
a força G gerada por um formula 1 em um cara com a idade do shummi, é fator predominante sim, ´por mais que o alemão tenha se preparado, o corpo reage diferente às reações do carro de hoje, alem da eletronica embarcada.
o tempo que ele ficou parado tambem influi muito, em resultados.
vamos aguardar monaco onde ele pode se sair muito bem, talvez até com um pódio.
quanto ao rubinho, ele não ficou parado e acompanhou o desenvolvimento dos carros todos esses anos, daí não ter perdido rendimento. digo mais; se estivesse na equipe do cavalinho rampante, estaria melhor que o massa podre com certerza.
acho que se o schummi quer pilotar e se divertir, que vá andar na indy.
o raikonen não foi andar de nascar?
o massa vir para a stock? pra fazer o que? numero??, vai ganhar dinheiro na indy tambem.

fred
fred
12 anos atrás

Os domenicos de Domenicali estão com os dias contados.