VELHOS TEMPOS

SÃO PAULO (ô dia que não acaba!) – A Ferrari, ao mandar embora Aldo Costa, dá pintas de que vai iniciar uma reestruturação que pode levar muito tempo. E jogar a equipe, quem sabe, naqueles tempos divertidos de jejum de títulos, com crise em cima de crise. É o tema da coluna Warm Up de hoje, que está aqui.

O episódio do GP de Portugal de 1990, mencionado no texto, está no vídeo abaixo, a partir dos 4min30s.

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Leonardo André de Araújo
Leonardo André de Araújo
12 anos atrás

Deixei de ser “ferrarista” em 2008.
Eu considerava a Ferrari o time mais autêntico da F1 por todo os anos 80 e90. Mesmo sem títulos, a paixão do povo italiano pelo time e a identificação total me chamavam a atenção.
Mesmo sem ganhar títulos, eles eram orgulhosos e disputavam os segundos pelos melhores trabalhos de box em várias temporadas.

Aí, veio 2007. O Raikinnen foi campeão, mas eles já nas primeiras corridas avacalharam o Massa com erros ridículos (uma relação de marchas erradas que o impediu de largar, se não me engano).
Em 2008 o Massa ficou sem o título por um ponto. Vamos lembrar que teve erros estrondosos da equipe durante a temporada. Uma zona.
Mandei um e-mail puto para a equipe (não que isso tenha alguma importância) e larguei mão.
Para mim, a Ferrari deve dois títulos ao Felipe, que continua a ser um bom funcionário, todavia sem qualquer motivação.

Ferrari, uma lástima. Amarga um dos piores pits em 2011. Pena para o Alonso, que é grande piloto. Ferrare, congele na geladeira da Sibéria. Não é uma equipe, é um bando ($^#%$#%^#%#% foda-se).

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

Para os que não entendem o “odio” pela Ferrari, aqui vai minha tese:

– Acredito que mais alguns aqui, além de mim, não torcem para pilotos, e sim para as equipes, ou times.
– No meu caso, torço para a McLaren, antes mesmo do Senna correr lá, mas não me lembro o porque, nem como isso começou.

Logo:

– Se torço para a McLaren, não suporto a Ferrari. Nunca suportei. Se fosse milionário, poderia ter um Lamborghini, jamais teria uma Ferrari…
– Funciona mais ou menos como no futebol. Tem time que você odeia, outros que não fazem diferença, e tem aquele que você torce.

Quanto ao video, muito legal, boas lembranças dessa F1…

– Mansell teoricamente um 2° piloto, não dando “moral” para o 1°, diferentemente do Rubens…
– Não ouvir a narração do Galvão no video, tornou essa experiência mais gostosa ainda!!!

galileu
galileu
12 anos atrás

era o piquet e dando um calorão no sr prost o professor, (não se do que)
chorão como o alonso, intrigueiro com o mesmo alnoso, sempre esteve sentado no melohor carro e na melhor equipe, tomou pau do mansel e depois do senna.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Bacana a coluna, mas era o Piquet em 4o, não o Naninni, parece.

Ander
Ander
12 anos atrás

Hoje a Red Bull é a Ferrari daquela época, por isso,vai ser difícil a Ferrari voltar a ser o que era nos tempos de Schumacher,vejam:
O melhor piloto:Sebastian Vettel;
gestão: Christian Horner;
competência técnica: Adrian Newey;
genialidade na pista: Chritian Horner (a Ferrari está sendo acusada de espionagem no GP da Turquia),então Ferrari,esqueça do título.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

O PROBLEMA DA FERRARI EH PILOTO!!!!

Ha um defeito grave na interface acelerador-volante!!!

hugo
hugo
12 anos atrás

O Mansell era demais!!! rsrsrsrs

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Fazer o quê, um dia as coisas precisam mudar! Apesar dos tempos negros já passados pelo time, a pessoa que mais admirei ao longo de minha história como ferrarista de carteirinha foi Gherard Berger. Não ganhou nenhum título, mas suas vitórias com a “rossa” valeram mais que os títulos do Shumi, em minha humilde opinião.

fabio
fabio
12 anos atrás

e o piquet encarava o ferrari V12 e o honda V10 com um ford V8 e com pouquíssima asa…mas com muito braço…bons tempos!!!

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Estoril 1990: Prost esperava que Mansell facilitasse na largada. Num foi o que aconteceu. Reza a lenda que Mansell recebeu uma ordem para que deixasse Prost passar. O ingles ficou putasso com isso e deu no que deu. Para o frances o campeonato complicou-se na corrida portuguesa. Senna somou 6 pontos e Prost, 4.
Era o ultimo ano dos melhores resultados – 11 em 16 (no Brasil ficou jocosamente conhecido por descarte dos piores resultados).

Lutch
Lutch
12 anos atrás

Não sei pq da crise da Ferrari, nem o que vai acontecer daqui pra frente… Mas que a Fórmula 1 era mais legal nessa época, isso era… FATO!!! Isso que eu nem tinha idade pra saber o que estava acontecendo ou não…

Gui
Gui
12 anos atrás

“Foram os anos mais divertidos de todos os tempos para quem acompanhava a F1 de perto e não torcia para a Ferrari. A cada corrida, uma crise.”

É, Gomes, e hoje são os anos mais divertidos para quem acompanha F1 e não torce para Schumacher: a cada corrida, 1seg do companheiro e uma ultrapassagem de Kobayashi…

Breno Peixoto
Breno Peixoto
12 anos atrás

Prost chegou a comparar essa Ferrari a um caminhão.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Após este comentário, o piloto francês passou a ser boicotado pela equipe italiana.

Marco Bruning
Marco Bruning
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Pois é, o Flavio esqueceu de citar que o Prost a essa altura já não tinha apoio dentro da equipe. O Mansell já estava na Ferrari havia um ano, era adorado pelos Tifosi (venceu sua primeira corrida na equipe, Rio 89) que o apelidaram “El Lione” – O Leão.

Quando Prost chegou, campeão do mundo, no ano seguinte, começou com suas jogadas de política interna no time, criando enorme rivalidade com Mansell e sua equipe, culminando com a demanda de Prost para que trocassem o chassis de seu carro pelo do britânico, que havia treinado mais rápido, sem avisar ao outro lado do box. Mansell depois do episódio chegou a anunciar sua aposentadoria, mas foi demovido da ideia por Frank Williams (que não consegui contratar Alesi, que ocuparia a vaga de Mansell na Ferrari).

Graças ao ocorrido, o Leão teve ótima temporada em 91, disputando o campeonato com Senna até o Japão, e a imbatível temporada de 92, onde ganhou 14 poles em 16 etapas e garantiu o título após 11 corridas.

Só como contexto histórico, Prost causaria nova aposentadoria de Mansell, dessa vez em 92, pois quando Nigel descobriu de seria companheiro do francês em 93 (Prost estava assinado desde o final de 91, Frank Williams tinha suas dúvidas quanto a Mansell ser capaz de conquistar um campeonato mundial. Mansell foi informado da contratação após ser campeão pela Williams) e que ganharia, segundo o contrato de renovação oferecido pela equipe, bem menos que o então tricampeão, o Leão foi ser campeão na Indy.

Prost, por sua vez, resolveu se aposentar quando soube que seria companheiro de Senna, em 94, caso renovasse com a Williams. O francês preferiu se retirar. Na quarta corrida da temporada, Senna morreu pilotando o FW16. Isso acarretou um terceiro – e breve – período de Mansell na equipe, quatro corridas, sendo a primeira na França, oitava etapa do campeonato, onde o inglês disputou a pole com Hill, com quem dividiu a primeira fila do grid, deixando Schumacher de fora pela primeira vez no campeonato. Na decisão do título, na Austrália, Mansell foi pole, e Schumacher, querendo bater o tempo do Leão, destruiu sua Benneton na qualificação. Com um carro não tão acertado na corrida, sentiu a pressão de Hill e fez aquela bobagem, mas acabou garantindo o título. Foi a vitória final do Leão na F1, aos 41 anos. Frank Williams preferiu Coulthard para 95 e Mansell foi para a McLaren, onde após duas corridas (na espanha classificou-se no mesmo tempo de Mika Hakkinen, seu companheiro) preferiu a aposentadoria…

galileu
galileu
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

por isso foi sumariamente desp,edido no fim da temporada, pura incompetência.

galileu
galileu
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

breno, uma coisa que aprendim com o automobilismo, é que quem gosta realmente das corridas são os mecânicos, o piloto gosta da adrenalina, do desafio das curvas, das disputas e do dinheiro, os donos das equipes gostam do dinheiro que seus carros geram, voce criticar uma equipe voce está critcando principalmente eles os mecânicos que tudo faze para melhorar o desempenho do seu carro na pista.
um dia eu con to um épisodio entre fabio souto mayor e reinaldo campelo.

Leonardo André de Araújo
Leonardo André de Araújo
Reply to  Breno Peixoto
12 anos atrás

Olha o tempo que a Ferrari leva para trocar pneus hoje. Nem os mecânicos da Ferrari atual gosta de corrida (ou de trabalhar). #Crise

André
André
12 anos atrás

Ninguém está odiando a Ferrari. Apenas se divertindo com ela!
Também me interessei pelo episódio do Aldo Costa. Conta aí, FG!
André / Piloto no http://www.f1bc.com

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Até que enfim falou um pouco sobre isso. Bom reprise que serve para aqueles que viveram a era Schumacher e acham que Ferrari era aquilo.

Arthur
Arthur
12 anos atrás

eu gostaria de saber o porque de tanta revolta contra a ferrari.só consigo pensar que essa raiva seja ou por inveja porque a ferrari é a equipe mais vitoriosa da historia ou se odio pelo fato de que os pilotos brasileiros sao lixos e a ferrari nao tolera esse tipo de desempenho e determina os primeiros pilotos.Mto pior é a mclaren que rouba os dados das outras equipes (vide 2007) ou a renault que provoca acidentes para ganhar corridas(2008).A ferrari pode até nao ser a equipe mais rapida do momento mas sempre esta na briga pelo titulo.
Forza FERRARI !!!!!!!!!!!

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Arthur
12 anos atrás

é um pouco de tudo isso meu caro, muitos desses que odeiam estao apenas copiando outros,gostaria de saber os motivos detalhados do odio…até os carros de rua são odiados inexplicavelmente com o se odeia um carro que voce nunca tera?a mclaren pode fazer toda a sujeira do mundo,ela foi a ‘equipe’ do senna.

galileu
galileu
Reply to  Arthur
12 anos atrás

jackspeed, ela tambem foi equipe do emersom, do prost, do berger, do bruce e de muitos outros pilotos.
só porque o sena conseguiu ali 3 titulos mundiais ela é afetada com esse comentário sem nexo?
tambem não concordo com o ódio para a equipe ferrari. mas o que voce comentou, sinceramente, nada a ver.

klaus
klaus
12 anos atrás

É só impressão minha, ou a aparência (pricipalmente das suspensões dianteiras) desses F1 mais antigos era frágil pra cacete? Os de hj paracem panzers perto desses daí do vídeo… Mas tomara mesmo que a Ferrari vire de novo aquela zona, só pra ver o Alonso se estrepar…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

hahahaha

Gomov, putz, fiquei imaginando a cena do Mansell e do chefe se abraçando e cai na gargalhada. F1 sem jogo de equipe é muito mais legal. Bons tempos. Nisso a Red Bull esta de parabéns!

Zoroastro
Zoroastro
12 anos atrás

O Nigel era malucaço e as corridas ficavam sempre bem mais divertidas!

http://www.fotodiaria.com.br

José Fernandes
José Fernandes
12 anos atrás

Isso era F1.. Isso sim era F1. Não esse lixo cheio de asinhas que vemos hoje em dia.
Eu tinha 10 anos, mas morro de saudade daquela época..

Pedro Sena
Pedro Sena
12 anos atrás

Mais uma vez chovendo no molhado: texto muito bom, bem legal, que leva a gente a procurar por mais informações e lembranças no you tube desse período caótico pela qual a Ferrari passou. Parabéns….

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Vai ser mesmo muito divertido se o prognóstico do FG se confirmar.
Principalmente com o Alonso chafurdando nesse lamaçal ferrarista.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Obrigado pela excelente coluna!

Iceman
Iceman
12 anos atrás

Não acho que o momento atual da Ferrari se equipare ao do começo dos anos 90, ainda.
A verdade é que as grandes mudanças no regulamento(2009/2010) aceleraram o processo de declínio da equipe pós era Schumacher, que ficou meio perdida, sem ter quem guiá-la, no processo, como a Red Bull teve Adrian Newey pra isso; não é coincidência que exatamente quando mudaram o regulamento os carros da Red Bull passaram a figurar entres os primeiros com freqüência.
O dinheiro que a equipe põe faz com que ela se mantenha sempre nos pontos, mas ao mesmo tempo, pra quem gasta o que a Ferrari gasta, chegar em segundo vai ser sempre uma derrota.
É uma ironia, que em um negócio milionário como a fórmula 1 nem sempre quem gasta mais obtém os resultados desejados, mostra que apesar de ser necessário ter dinheiro é preciso muito conhecimento técnico e genialidade fora das pistas para ser bem sucedido, ou seja, é preciso ter as pessoas certas e são poucas as pessoas responsáveis por projetos bem sucedidos na fórmula 1 moderna, é um ambiente extremamente competitivo e seletivo, não é fácil criar um carro vencedor.
A saída de Rory Byrne foi um golpe forte nessa estrutura vencedora e com a mudança de regulamento, a Ferrari ficou sem um líder desse porte, capaz de bater de frente com Newey e seus seguidores, Rory Byrne foi responsável pelo projeto de dois dos melhores carros da história da F1.
É sempre bom lembrar que aquela Toleman guiada pelo Senna em 84 era responsabilidade dele, Rory Byrne, não era uma carroça como muitos fazem pensar hoje, era uma equipe modesta, mas com um projetista que sabia fazer carros e com um piloto que sabia tirar o melhor dos carros, surpreenderam algumas pessoas na época, mas não foi milagre, foi trabalho bem feito, o sucesso é sempre resultado de um trabalho bem feito, e na fórmula 1 ele precisa vir de ambas as partes, da equipe fora das pistas e do piloto dentro do carro, uma andorinha só não faz verão.
Boa sorte Alonso, você vai precisar.

Nilton
Nilton
12 anos atrás

Ferrari + Mansell = Lambanças e Risadas garantidas.

Augusto
Augusto
12 anos atrás

Na coluna só faltou explicar que tipo de sujeito o Aldo Costa é. Nunca vou encontrar esse Octavio Guazzelli pra poder perguntar…. e nunca li nem nada a respeito do Costa

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

Queria mesmo perguntar ao cara lá de Interlagos sobre Aldo Costa. FG atiçou a minha curiosidade.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Quero que o cavalo manco, cego e todo sujo de merda, se lasque.