KUBICA

SÃO PAULO (mas torcemos) – Foram divulgadas hoje, num site polonês, algumas fotos de Robert Kubica na itália. Elas estão aqui. Não sou médico, não tenho a menor pretensão de fazer previsões, mas as imagens do antebraço direito são fortes. A mão direita está imobilizada e aparentemente ele ainda não recuperou seus movimentos.

Voltar a correr neste ano? Difícil demais. No futuro? Não sei.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandro
Sandro
12 anos atrás

Pelo que ocorreu no acidente dele, o trabalho dos médicos ao reconstituir o braço foi sensacional.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

É uma pena, mas esse não pilota mais um F1 profissionalmente. Esquece. As exigências físicas são enormes e até as minúcias de tantos botões impediriam uma boa performance do polonês. Repito, uma pena. Talvez ele volte a pilotar um turismo, ou algo semelhante, mas F1, não acredito.

Luiz Franco
Luiz Franco
12 anos atrás

Pilotos que perdem meio segundo para sempre, nem vou especular se Kubica volta, mas se voltar, entra nesse grupo. Ainda mais que foi um erro de pilotagem, perdeu o carro sozinho.
Stirling Moss, contou uma vez, que quando tentou voltar depois de uma pancadassa, fazia tempos razoáveis, mas ficava pensando em frear quando se aproximava das curvas, o que era instintivo, tinha se tornado racional, e por isso, desistiu. Tinha sido um erro seu o acidente, e Graham Hill contou que antes de bater, Moss tinha passado por ele a no mínimo o dobro da velocidade normal para aquele trecho. O mesmo houve com Barrichello em Ímola, a gente vê ele contornando a primeira tomada muito rápido, para fazer a segunda, decolando na zebra, parece câmera acelerada.Esse meio segundo se chamaria juízo?

Leonard
Leonard
12 anos atrás

Tenho um paralisia na mão direita, ta igualzinha tirando a enorme cicatriz. Ele terá um trabalho árduo de fisioterapia pela frente.

fabio
fabio
12 anos atrás

Os comentários foram direcionados para o braço e mão e, a perna lesionada?, me parece que sequelas também ainda existem. Toda a sorte do mundo para o Kubica, estamos torcendo para que não deixe jamais de fazer aquilo que mais lhe dá prazer, praticar o automobilismo.

José Marcelo
José Marcelo
12 anos atrás

Adeus Kubika, infelizmente….. Não vai dar para voltar….

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

Vai voltar 0,5s mais lento, exatamento como o Massa e todos os outros pilotos que sobreviveram a um acidente grave na F1. Ok, tirando o Schumacher.

Igor Soares
Igor Soares
12 anos atrás

As notícias de hoje dizem que ele volta no final da temporada. Só esperando mesmo, mas hoje em dia a situação de tratamento é diferente de antigamente (pelo menos pra quem tem dinheiro)!

Luiz Morais
Luiz Morais
12 anos atrás

Pelo que mostram as fotos, pode ser que volte a correr, na DTM ou outrta cetgoria de turismo. Na F-1 seguramente não. A recuperação deste tipo de acidente é muito demorada e mesmo que ele consiga voltar a ter os movimentos precisos e sensibilidade para pilotar um F-1, já terá passado tres ou quatro anos longe, o que impossibilita que ele volte a ser o mesmo piloto. Basta comparar com o Schumacher que nem sofreu acidente nenhum e gozando de todas as funções físicas perfeitas, a dificuldade em retornar de poois de 3 anos parado!
Infelizmnte para o RK e para nós, na F-1, sem chance.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

É, o Zanardi voltou. Mas, F1 é outro mundo…

victor freire
victor freire
12 anos atrás

tá vivo, é o que importa.

Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Olha Flavio, vc viu as imagens. Esse ano, nem se ele quisesse. Para o ano que vem, acho que ele volta sim. Ele é atleta e isso ajuda demais na recuperaçao. Pode ate ser que nas primeiras provas ele nao seja o mesmo, mas ele vai voltar a ser o de antes. Se ate Felipe Massa se recuperou daquele acidente, ele tambem pode. Acredito!

Abraço

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

não há o que comparar com o acidente dele e o do felipe, o shummi voltou porque não tinha nenhuma sequela do acidente em que quebroua perna,
o polonesnão,volta, o zannardi voltou porque pode-se adaptar o carro para o caso dele,
um f1 gera 5 gs de força kateral, como ele conseguria segurar o carro?
espero estar queimando os dedos, mas para mim é fim de carreira, o que seria uma perda irreparavel.
tomara que eu e os outros que tambem pensam assim, estejamos todos errados, resta aguardar o futuro.
força narigudo, aliás ninguem nunca pensou porque ele freava melhor que os outros, é que ele virava a cabeça do lado e o nariz funcionava como freio aerodinâmico.

Marcio_CBN
Marcio_CBN
12 anos atrás

Pelas fotos está muito bom…para as noticias que davam como certa a amputação do braço, está perfeito. E logo deve voltar…só faz 4 meses do acidente, não esqueçam.

Tiago S.
Tiago S.
12 anos atrás

Tomara que volte nem que seja daqui 2 anos a pilotar um F-1. Quanto a correr de alguma coisa eu acho que volta, e Zanardi é a prova de que isso é possível, se tiver realmente essa vontade no coração.

williams
williams
12 anos atrás

Po, achei o estado bom. Tem uma grande cicatriz e a mao ta inchada. Mas ta muito recente pra esperar uma foto do cara puxando ferro ne. Com os medicos que esse cara tem acesso… voltar a correr ele vai. De F1? Vai depender dos contratos… dos testes que ele fizer e do pscicologico… de voltar a correr em alto nivel. Braço acho que ate final do ano ele tem. Minha opiniao é que vai depender muito mais da cabeca do que do braco. Bom ver o Kubica

Tony
Tony
12 anos atrás

Ótimo piloto. Não sou médico pra dar diagnóstico. Mas, torço muito para que ele volte. Apesar da temporada agita, ele sempre faz falta. Estaria dando show esse ano.

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

eu sinceramente fiquei muito feliz de ve-lo de pé….mesmo que amparado por moleta,porem triste ao ver o braço e a mao dele…,o estrago foi enorme,imagina como estava quando foram atender ele na hora do acidente…,realmente nao sei se foi de bom tom publicar estas fotos,afinal a imprensa precisa vender noticias né?,totalmente desnecessario expor um esportista deste calibre a uma coisa destas…,podem vcs todos colocarem aqui mil razoes para tanto, mas nao achei legal,era o momento de deixa-lo em paz e continuar no seu programa de recuperaçao…,pela imagem me vem a mente que nao volta,principalmente pelo nivel exigido da formula 1 atual….alguns amigos blogueiros ai sugeriram as categorias de turismo….eu digo que nem isto …..pois dirigir carros de turismo tbem é muito sacrificante…diria ate mais que um monoposto,pois no turismo tem o lance dos toques e tal….espero muito em deus…e nem vou cogitar a religiao de cada um que o polones se recupere e tampe a boca de todo mundo ….ate a minha.

jefferson
jefferson
12 anos atrás

EU ACHO QUE NO NIVEL DE PREPARAÇÃO FISICA EXIGIDO HJ ELE NAUM VOLTA MAIS PRA FORMULA 1 INFELIZMENTE ELE E MASSA SAO DOIS EXEMPLOS DO QUE UM GRAVE ACIDENTE CAUSA PARA SEMPRE EM UM PILOTO

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Para a batida que foi, o braço está muito bom. Agora se vai ter condições futuras de pilotar é outra estória.

Leo Couto
Leo Couto
12 anos atrás

Putz , me passa o número da Mega Senna e o campeão brasileiro de 2011 por favor.

Leo Couto
Leo Couto
12 anos atrás

Também não sou médico , mas acho que ele não volta mais a guiar um F1.
Talvez entre em alguma categoria menos exigente fisicamente , mas na F1 acho muito difícil.
Se ele voltar (e tomara que volte) vai ser uma surpresa e tanto pra mim.
Os médicos dizem que ele vai recuperar todos os movimentos , mas para F1 é pouco (creio) ter “todos os movimentos” , tem que aguentar 2 horas (ou mais nos treinos) sentado em um carro a 300km/h , corrigindo a tangência , mudando as marchas , mexendo nos botões … tudo exige muito do braço , tendão … sei lá.

José Manuel
José Manuel
Reply to  Leo Couto
12 anos atrás

Não sou médico, mas tenho lesão no braço. Pela musculatura do braço, tem movimentos que ele não está fazendo(diria que a mão deve abrir e fechar e olhe lá); A cicatriz é feia, mas é só isso, feia; deve ser ou da fratura do braço, ou das ferragens do carro.

Agora o pior são os movimentos da mão. Vai voltar? num sei. Mas no meu caso, por exemplo, tenho prognostico de voltar a um nivel aceitavel de movimentos de dois anos. Dois anos pra um piloto de F1….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

O que me faz acreditar na possibilidade de retorno é o fato de o Kubica já ter a programação mental necessária. Força.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Pensei que estava pior… claro que não esta bonito… mas é assim mesmo.

O cara deve estar com os melhores médicos do mundo. Se ele não conseguir reunir condições para voltar a pilotar em grande nivel ninguém conseguiria.
Fica a torcida. O Polones faz falta no grid.

Imperador

André
12 anos atrás

Eu ainda acredito que ele voltará a correr. Mas é mais torcida do que previsão. As imagens são fortes, não tem muito o que dizer…
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Tales Ramalho
Tales Ramalho
12 anos atrás

Perdeu-se um dos pilotos mais talentosos da F1 atual. Negar alguns fatos duros da vida não leva a nada.
No caso do Kubica ele escapou por pouco de traumas mais sérios como amputação ou até a morte. Não é razoável acreditar que na F1 atual se pode competir em alto nível com limitações físicas, principalmente em se tratando de braços ou mãos.
Outro ponto bem complicado no caso do Kubica deve ser a questão contratual. Por mais que ele pudesse ter autorização para participar de provas de rali fico tentando imaginar o que o contrato pode rezar sobre um afastamento longo ou definitivo. A questão financeira deve pegar pesado neste caso.
Um cara com talento e carisma diretamente proporcionais à sua feiúra. Que o futuro reserve boas surpresas para o grande Kubica.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Notável a sanha por tragédia desse povo…só Deus sabe o que irá acontecer, não se pode dizer que a mão está “inerte” apenas por uma foto, ou que o sujeito já perdeu a força e os movimentos ao simples julgar de uma cicatriz, por pior que ela seja. Menos ainda comparar as dificuldades de hoje, voltando ao cockpit de um F1, com o mesmo fato ocorrido há mais de 40 anos (tudo bem que hoje parece ser juito mais difícil). Mas vai que o cara volta e continua pilotando muito ??? Que seja este ano ainda, ou no ano que vem…de qualquer forma, penso que, mesmo não sendo mais o mesmo Kubica que conhecemos, ainda assim será beeeem melhor que o Heidfeld…

Rosemeyer
Rosemeyer
12 anos atrás

Vai voltar!Quando chega nesse ´ponto da recuperação,as melhoras aceleram.Em fins de setembro ,estara’ testando e começa 2012 andando forte.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Não tive uma boa impressão…

O Nanini chegou a ter o braço amputado e continuou correndo – não de F1, mas a categoria também era bastante competitiva. E os recursos que o Kubica tem hoje são muito melhores.

O negócio é torcer e esperar.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

olha… vou te dizer uma coisa, depois de ver essas fotos.

sempre gostei do Kubica e é flagrante o talento do polaco.

e estava achando que ele logo voltaria para acelerar como sempre fez.

agora, já não acho não. pelo jeito, não tem mais F1 pro Kubica.

e digo isso com muita tristeza.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
12 anos atrás

Como o pessoal acima…não acredito volta para a f-1, talvez em turismo com adaptação…mas f-1 never again..infelizmente para ele.

Brandão
Brandão
Reply to  Fernando Kesnault
12 anos atrás

E infelizmente pra gente também…

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
12 anos atrás

Realmente uma pena , mas fraturas são demoradas para sararem. Talvez muita fisoterapia e muita vontade de voltar a F1 ele consgia
Flavio da uma olhada nesse link é de dar dó dos carros . Abraço
http://www.pipocadebits.com/2011/06/o-ferro-velho-dos-supercarros.html

Dú
12 anos atrás

Como quando do acidente. Escapar vivo foi lucro. A recuperação pelas fotos e F1 não combinam. Andar de Rally lógico que vai brincar. Não sou médico, mas já vi amigos perderem fibra muscular, e mesmo os que só trataram de osso, só de fisioterapia vai quase um ano depois de recuperados. Visto a cirurgia que o Alex Barros fez e o tempo que está fora para recuperar 100%.

Lott
Lott
12 anos atrás

De F1 acho que nunca mais. Outra categoria, pode ser…

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Pelo “imagens fortes” do antebraço, achei que a situação fosse pior.
Me impressionei mesmo com a mão. Parece completamente inerte. Também não sou médico, mas não me parece que ele vai conseguir segurar um volante com firmeza por um bom tempo ainda. Infelizmente.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
12 anos atrás

realmente as imagens são fortes…os dedos muito inchados na mão. todos torcendo, mas o principal ele ja ganhou de volta a vida

Askjao
Askjao
12 anos atrás

FG, respondendo:
1 – Volta a correr este ano: Não
2 – No futuro: Não.

Próximo.

Sanzio
12 anos atrás

Pra quem tava ameaçado de perder a mão? Tá excelente!
Esse ano com certeza, não. Quem sabe no meio do ano que vem já consegue fazer alguns testes? 2013 com certeza ele estará por aí.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Em 1964 o piloto françes JEAN PIERRE BELTOISE sofreu um sério acidente em Reims , vindo a perder parte dos movimentos de seu braço esquerdo. Apesar disto, chegou a Formula 1 através da MATRA e venceu o Grande Premio de Monaco de 1972 e a prova extra-oficial do final daquele ano, denominada Corrida dos Campeões, em Brands Hatch pela equipe BRM ! Mas ele proprio chegou a confessar a revista AUTOSPORT, após outra prova extra-oficlal de F1 , desta vez em Silverstone, também em 1972, que, se tivesse um braço esquerdo bom , teria vencido o EMERSON FITTIPALDI naquele dia ! Então é inegável que o piloto tinha uma desvantagem em relação aos demais da epoca ! Hoje em dia, com a quantidade de pilotos de 18 e 19 anos loucos por uma vaga e a quantidade de botões no volante, francamente não acredito que o Robert Kubica volte a F1, o que é uma pena, pois se trata de um grande piloto e aparenta ser uma pessoa simples, o que é raro hoje na Formula 1 !

FTrack
FTrack
Reply to  Paulo Emilio
12 anos atrás

Antes o Beltoise não tivesse voltado, pois matou o Ignazio Giunti num acidente causado por total irresponsabilidade em Buenos Aires 1971.

Conhecia-o pela vitória sob chuva em Mônaco, mas até pouco tempo não sabia que tinha cometido essa manobra criminosa. Deveria ter sido banido do automobilismo.

Em termos de falta de noção, supera até a morte do Tom Pryce, pois foi causado por quem tinha todas as condições de evitá-lo.

http://youtu.be/7ySj9vOJwss

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Acho que Kubica vai acabar fazendo o memos que Zanardi, pilotando carros de turismo com alguma adaptação no volante/cambio.

É uma pena que tenha sido desta forma.

Abs

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Não sou médico… mas acho que pra F1 ele não volta… espero estar errado.

vitão
vitão
12 anos atrás

longe de ser médico (não conclui o curso do Fantástico, tiraram a série do ar) , mas com algumas fraturas no passado, estou mais otimista. O fato dos dedos estarem livres indica que não há fraturas. Os problemas parecem ser os ligamentos e a consolidação da fratura do braço. Aquele aparelho colocado logo após o cotovelo é para fazer estimulação elétrica no osso, acelerando a consolidação(usei um semelhente na perna). Toda a torcida para a recuperação do Robert. E lembrando o cartão que o Nanini enviou para o Piquet depois do acidente em Indy : você esterça, eu acelero .

Abrahão Campos
Abrahão Campos
12 anos atrás

OFF
CANADA – FUNNY

http://www.youtube.com/watch?v=uUQ7sTAUERM

Abraços !

Newton Castro
Newton Castro
12 anos atrás

Flávio, tive a mesma impressão que você, olhando as fotos é difícil apostar em uma volta á F1.