ESQUISITICES

SÃO PAULO (morno) – Sem muito a dizer hoje, um domingo meio preguiçoso e sem corridas de enorme importância para a história universal, fiquem com estas três fotos de Vemaguets enviadas pelo Jason Vôngoli. Duas delas são da mesma, “tunada” por um cara no Rio nos anos 70 que tinha uma oficina chamada… Trambicar! A outra é de um Salão do Automóvel, 1962, uma tentativa da Vemag de lançar uma peruinha cheia de acessórios, como um bagageiro para levar barco no teto —  apelidada internamente de Piquenique. Mas é bom dizer que não era um modelo específico, nunca foi fabricada uma série “Piquenique”. As variações da Vemaguet foram a Caiçara (1962 a 1964) e Pracinha (1964 a 1966).

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

Só atras q ficou meia feinha com as lanternas traseiras.

Wagner Araujo
Wagner Araujo
12 anos atrás

Olha pode até ser que na sua opinião não sejam lá estas coisas, mas diversão não faltou:

Só ontem assisti a:

Moto 2, Moto GP, Stockcar, Copa Montana, Nascar Sprint Cup. Não tenho vi a DTM pois não tenho acesso e perdi a 125cc.

No sábado teve Camping World, com uma boa corrida do Nelsinho e uma razoával do Paludo .

Na sexta teve também National Wide.

Além de um monte de repetecos…

Conde
Conde
12 anos atrás

Acho que nunca tinha uma Vemaguet com rodas liga como essa da Trambicar .
E o cara ainda se adiantou no tempo prevendo as lanternas invadindo a tampa do porta malas , coisa comum hoje em dia em vários modelos . Mas uma oficina com esse nome não iria pra frente ,mesmo . Parece piada pronta , como diria o Macaco Simão .

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
12 anos atrás

Tem umas (raras) fotos do 1º Salão do Automóvel do “stand” da Vemag, onde aparece num ambiente de praia, a perua com teto-solar, que ficou só no ensaio também. Quanto à perua equipada, pro meu gosto, se não fosse pelo “scoop” (acho que é assim que se fala), o retrovisor e as lanternas traseiras, eu dava um 10 !!!

Léo Engelmann
12 anos atrás

Mecânica Trambicar.

Sei…

Jorge Diehl
Jorge Diehl
12 anos atrás

Lembro-me de quando era criança, nos idos dos anos 60, meu pai colocava os 5 filhos mais minha mãe e minha avó (que era gordinha) dentro da Vemaguet 66 para fazer 400 km de Criciúma a Passo Fundo. A estrada era puro seixo rolado e tinha que subir a serra de Timbé do Sul/SC. Em cima do carro, um bagageiro do tipo deste do barco com as malas. De vez em quando, tinha que parar para apertar os parafusos do mesmo, que ameça cair com a bugigangada hehe… Bons tempos aqueles. E valente o carrinho!!! E maluco o meu pai hehe…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Sempre achei que antigamente as séries especiais tinham mais Brasil no coraçao do que hoje em dia.

Antigamente tinha o Pé de Boi, Pracinha, Caiçara, Teimoso, Tufão, etc… se escreviam em português e nomes fáceis de “pegar”.

Hoje, os nomes são: Quicksilver, Soleil, Advantage, Freestyle, eco, I, bluemotion, economy e o caralho.

Acho que a ultima série que se falaram em portugues, foi a série de 6 marchas da Fiat que vinha escrito no Siena e no Weekend “6 marchas”… precisa perguntar o que tinha de diferente nesta série?

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Vemaguete Adventure ou Cross Vemaguete?

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
12 anos atrás

Flavio, essa ai da Trambicar, parece ser algo de corrida. Note que os pneus são bem largos e estão lixados para ficarem tipo pneus Slick. Alem disso, na foto vista por trás, dá pra ver que ela tem uma gaiola de proteção por dentro.

Carlão

Fábio Aguilera
12 anos atrás

Difícil dizer que um carro desta época é feio. Eu não me lembro de nenhum e, mesmo que me lembrasse, não o chamaria de feio por respeito.

Nos dias atuais se eu pegar um féla fazendo “tunning” numa perua dessas, penso que o esquartejamento seria uma boa providência. Mas como o “tunning” foi feito lá no passado, perdoemos o, digamos, “trambiqueiro”.

A idéia de fazer um carro diferenciado sempre me agrada. Gosto da L200 Savana, por exemplo. Mas qual seria o procedimento para pôr e tirar o barco de cima do carro?? Não me pareceu muito prático, embora tenha ficado muito simpática a visão da peruinha com o barco em cima.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

O motor dois tempos dessas gracinhas era um primor. Como era bom os anos 60 hein.

Felipe Passos
Felipe Passos
12 anos atrás

Até que ficou legal. Esta que levava um barco em cima seria uma ótima alternativa hoje em dia para as chuvas paulistanas…

Embora não tivéssemos nenhuma corrida de grande importância, valem duas notas da NASCAR. Ontem na categoria Truck Series, Nelsinho Piquet chegou em 8º e Miguel Paludo em 13º no oval de Kansas. Os dois estão se firmando na categoria. Piquet, inclusive, era considerado pelos americanos um dos candidatos à vitória, mas ele teve uma rodada durante a corrida e mesmo assim chegou em 8º.
A segunda nota é sobre a categoria K&N East Series, onde (ontem também) ocorreu a primeira vitória de uma equipe brasileira na história da NASCAR. O piloto americano Matt DiBenedetto venceu a corrida, pilotando o carro do Engenheiro brasileiro Laerte Zatta, dono da equipe X Team Racing. Segue um link (em inglês) da notícia:

http://www.theeastseries.com/2011/06/05/dibenedetto-conquers-the-stadium/

Esta equipe pode ser uma porta para brasileiros que queiram correr na NASCAR.

Abraços

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Essa oficina Trambicar só nos Trambiques!!! kkkkkkkkkkk

Hélton Fernandes
Hélton Fernandes
Reply to  Fernando
12 anos atrás

Tem muitas filiais aqui em BSB…

Luciano Aparecido da Silva
Luciano Aparecido da Silva
12 anos atrás

Olá Flávio. Embora a Stock não tenha uma importância para a história universal você não vai comentar nada sobre a vitória do Burti? Que não seja pela categoria mas pelo vencedor que me parece um cara super boa praça.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Luciano Aparecido da Silva
12 anos atrás

Não vi a corrida.

Vecchio
Vecchio
12 anos atrás

Saberia dizer quais as diferenças entre a Caiçara e a Pracinha? Realmente nunca entendi as diferenciações entre elas.
Abraço,
Vecchio

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Vecchio
12 anos atrás

Detalhes sutis. Basicamente eram as mesmas, mudaram o nome. Mas foram apenas 1.173 Caiçaras, o que faz dela um modelo mais raro que a Pracinha.

Edison Guerra
Edison Guerra
12 anos atrás

Até que ficou bonitinha.