ONE COMMENT

Concordo com blogueiro que fez o comentário. O abismo de velocidade entre carros de diferentes categorias em Le Mans está ficando perigoso demais. É preciso refletir sobre o assunto. Ninguém precisa acabar com nada, parte do charme da prova está na diversidade, mas é preciso fazer algo. Acima, o acidente impressionante de McNish, da Audi, no começo da prova.

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ECidade
ECidade
12 anos atrás

Concordo com o que alguém falou aí. Em Le Mans o que é saudável e a mistura de carros das mais diversas categorias – ao contrário da atitude covarde e antidesportiva que se adota no Brasil onde ninguém cruza bigode com ninguém. Em La Sarthre já houve Fiat 850 correndo na mesma pista contra Fords e Chaparrais de 7L. É normal e a pista tem quase 14km para os 55 carros se espalharem. Também sugeriram a adoção de dispositivo tecnológico avisando da proximidade de alguém na iminência de ultrapassagem. É boa idéia e, de fato, existe tecnologia para tal. Mas por enquanto a pilotada vai se virando com o velho pisca-pisca de faróis. Como dizia o maior dos Hermanos, J. M Fangio, “Carreras son carreras”.

De fato a dupla do Speed se rivaliza com as piores que temos visto na “cobertura” automobilística brasileira. Os caras gostam dos “carros de corrida” mais feios do mundo: os Nascar, em geral (os da Corona Series, série mexicana, são disparados os mais feios) e tem muita “intimidade” com os pilotos das série: “Fulaninho” prá lá, “Beltraninho” prá cá. Aliás, há coisa mais patética do que corrida na Nascar em circuito misto:

Abraço a todos.

ECidade.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

Como alguém já comentou, precisa-se de um sistema (provavelmente baseado em gps) que avise sobre a presença de carros bem mais lentos à frente. Imagino que isso é muito simples de ser feito.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Parece que para ser piloto dos carros com argolas tem que ser piloto do Carmagedon e atropelar o maior n° de Ferraris possível. Arre! Le Mans é isso: tipos diferentes de competidores e saber levar a corrida, já na Audi…

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

duro foi ouvir esses caras da Speedy comentando…só falaram besteiras…mais em um minuto do que o Galvão em um GP inteiro.

galileu
galileu
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

concordo contigo ricardo, tem aquele narrador, (não o figueiroa), que parece ter paralisia cerebral, ele não consegue completar uma frase sem p,arar no meio dela.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

É impressionante o tanto de nomes errados que ele fala, um dia desses assisti uma corrida da EuroF3 em que ele errou todos e ainda falou que a grande revelação da categoria tinha sido o Hamilton (quando na verdade o Vettel e muitos outros também saíram dela), em Le Mans foi complicado também, erraram demais, de velocidade máxima não saberem quem foi o único piloto a conquistar a tríplice coroa! Para as corridas da Nascar eles são bons e engraçados, mas para automobilismo europeu, são muito ruins.

vitão
vitão
12 anos atrás

Jeguinho de Maranelo é assim, quando não pega fogo atrapalha os outros. Eita tralha maledetta !

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
12 anos atrás

Desde que as provas de endurance existem, é preciso considerar a existência de carros de velocidades diferentes no circuito. Algumas, bem diferentes mesmo.

É endurance… não é F-1. Dá pra se esperar um pouco e esperar o melhor momento. Se em corridinhas curtas, de 1h e 30min, qd alguém comete algum erro desse tipo contra as modernas Minardi (ou das antigas mesmo) se convencionou dizer que o cara foi “afoito e poderia ter esperado um melhor momento pq tem muito mais carro), o que dizer de um Audi (quase F-1) que tem outro Audi (quase F-1) na sua frente e mais um retardatário muito mais lento (praticamente um #69), que mergulha daquele jeito para passar os dois?

Ora… o BOB’Snish deu mole.

O que temos que considerar são esses erros do circuito (desculpe a heresia). É endurance, tem muitas variáveis… as condições do circuito têm que ser outras. Não pode ter gente naquela área.

Diferenças de velocidade, o erro do BOB’Snish… tudo isso é normal em endurance e não dá pra mudar. O que tem que ser revisto, são as questões de segurança passiva. E a escalação do Fred no ataque do Fluminense… pelo menos, por enquanto!

De qq forma… é LeMans.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
12 anos atrás

Que panca!

ChristianS
ChristianS
12 anos atrás

Flávio, não quero ser chato, mas acho que ais uma vez no GP utilizaram a palavra grave (gravíssimo) para os dois acidentes da Audi e nenhum deles foi grave. Foram como você escreveu no post Impressionantes. Mais uma vez digo na inteção de fazer críticas construtivas. Nem precisa publicar este post é mais para você ler mesmo.

Abs

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  ChristianS
12 anos atrás

Está sendo chato.

Bocage
12 anos atrás

Olhando bem o vídeo, uma constatação: a caixa de brita, não estava ondulada.

Normalmente as ondulações são feitas com o objetivo de gerar atrito, assim fazendo o carro reduzir a velocidade mais bruscamente antes de atingir a barreira de pneus (assim penso eu). Se repararem, o Audi foi reto na brita lisa, tocando alguma vezes nela, atingindo violentamente a barreira de pneus, e por pouco não passando por cima dela e causando uma tragédia, pois iria levar uns quatro ou cinco junto.

Um pequeno detalhe – as ondulações – que fazem uma grande diferença.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Bocage
12 anos atrás

Concordo, as caixas de brita deveriam ser mais onduladas e estarem num angulo mais acentuado também.

Marcelo Bonatto
Marcelo Bonatto
12 anos atrás

Sobre a questão de quem vem mais rápido tem preferência concordo até a pág. 2, porque na Le Mans quem assume a responsabilidade pela a ultrapassagem é o piloto mais rápido, pelo fato de que se isso não ocorresse os pilotos da GT simplesmente iriam passar a corrida inteira olhando o retrovisor para dar passagem aos LMP’s, que são mais rápidos ao invés de pilotar.
Abs.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
12 anos atrás

Erro craso do McNish, principalmente se tratando de uma corrida de 24 horas. O abismo que existe na velocidade de curva é realmente muito grande, mas, tecnicamente falando, não a muito o que fazer. Os LMP estão cficando cada vez mais rápidos em curva e a categoria passa por expansão historica, logo, não compensa frear seu desenvolvimento porque é isso que as montadoras e publico quer, carros tão avançados quanto um F1 que tenham tecnologias limpas e inovadoras. Quanto aos GTs, eles são parte importantissima do endurance hoje, a diversidade de marcas e modelos, a competitividade absurda fazem deles essenciais hoje. O que tem que ser feito é focar nos pilotos, McNish tem que ser duramente punido, Kauffman também, na prova de 2009, Stuart Hall (Aston Martin) cometeu uma barbeiragem terrível e foi banido da corrida, isso deve continuar acontecendo.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Olha, que fez barbeiragem foi o cara da Ferrari. Tinham DOIS AUDIS atrás dele. Ele já tinha que ter dado passagem ao primeiro Audi que estava atrás, no caso, o que o McNish ultrapassou.

Toda prova de longa durção tem isso. Carros lentos na pista, outros passando “voando” por eles. E ninguém quer perder tempo. Aí dá nisso

igor
igor
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

vc mesmo fala que toda prova longa tem carros mais lentos, entao era so ter um pouco mais de paciencia, ja que a prova estava no seu comeco, e ai era so passar a ferrari. Macnish errou feio, sorte que nao morreu e nao matou ninguem!!

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Bom… É o McNish né?!?!?!

Como muitos colocaram aqui, já teve diferenças mais gritantes em LeMans, e é assim a “mil” anos. A pergunta é: Porque o McNish não teve mais paciência? Ele tava dirigindo igual a taxista do Rio de Janeiro…

Franco
Franco
12 anos atrás

Além da diferença de velocidade, penso que já como ter um sistema de advertência que indique a posição dos carros que vêm atrás em velocidade muito maior. Tecnologia para isso já existe e não é tão cara ou complicada.

HM
HM
12 anos atrás

acidentes acontecem, já fizeram algo, os carros são seguros as regras existem, nesse caso deu merda, mas felizmente todo o resto funcionou razoavelmente bem e ninguém se machucou de verdade, diferença de velocidade sempre existiu, negociar a passagem por carros lentos sem perder muito tempo é sempre complicado, mas faz parte do desafio,

a corrida foi excelente.
o que tem que melhorar é principalmente fazer a lmp2 ficar mais atraente, e fazer os carros a gasolina mais competitivos, mas devo ter assistido mais de 12 horas de corrida, extremamente interessante, até o final

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Pura barbeiragem do McNish

Victor
Victor
Reply to  Samuel
12 anos atrás

Concordo. Muita ânsia de ultrapassar e esqueceu que tinha outro carro ali…

igor
igor
Reply to  Samuel
12 anos atrás

concordo!

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Peugeot q pagou á ferrari pra tirar as Audi’s da disputa.!!!
Eu mandava a conta pra maranelo!!!

igor
igor
Reply to  Samuka
12 anos atrás

vc nao sabe o que ta falando, e melhor nao comentar.

jefferson
jefferson
12 anos atrás

INCRIVEL COMO ALGUNS COMENTARIOS SE BASEIAM NO QUE OS NARRADORES ESTAVAM FALANDO E OLHA QUE ELES COMETEM CADA ERRO

POREM EU ME COLOCO NO LUGAR DO PILOTO E ACHO QUE POR SER UMA CURVA DE REDUÇÃO DE VELOCIDADE E OS AUDI MAIS BAIXO QUE A FERRARI O MC NISH ABRIU PRA PASSAR O OUTRO AUDI E NAO VIU A FERRARI LA NA FRENTE JA FAZENDO A TOMADA PRA CURVA O PILOTO DA FERRARI POR SUA VEZ NEM TERIA COMO VER O CARRO DO MC NISH APARECENDO DE REPENTE E NAO OUVE COMO EVITAR A BATIDA.

galileu
galileu
Reply to  jefferson
12 anos atrás

não ouve?

Rogerio M.S.
Rogerio M.S.
12 anos atrás

Gostaria de salientar um outro detalhe. Vivemos esculachando nossos autódromos, com toda razão, diga-se. Mas reparem na barreira onde o carro bateu. Muito baixa. Escandalosamente baixa. A área de escape é brita (ao que parece) e, se “decola” mais meio metro passa por cima e o luto seria certeza em várias famílias.

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
12 anos atrás

Eu achei desnecessário o Alan fazer isto o outro carro que ele ultrapassou já estava atras da Ferrari portanto, só passando por cima para ele oferecer resistência.Era só esperar a Ferrari terminar de fazer a curva e despachar.Se fosse em uma reta e a Ferrari mais lenta de uma hora para outra ficasse na frente do protótipo, ai sim mas , não acho que neste caso seja culpa da diferença de velocidade entre as varias categorias que competem entre si. Foi um tipico caso de síndrome da vaca brava e contra isso existe muito pouco a ser feito.

marcio
marcio
12 anos atrás

Quero saber da corrida do 69. O resto vem depois.

hugo
hugo
12 anos atrás

O que aquele monte de jornalistas estão fazendo atrás de uma área de escape?

Não morreu um por sorte…

Marcelo Chamma
Marcelo Chamma
12 anos atrás

Olá Flavio

Como havia comentado com voce, escrevo de Paris e ontem fui ver a largada de Le Mans, Por coincidencia , estava exatamente na curva da passarela Dunlop (depois mando as fotos) aonde o Audi bateu
Mas por extremo azar, tinha tanta gente na minha frente que não vi o choque, só a correria e a poeira e depois, a saida so McNisch do carro, aplaudido com muita emoção por todos porque depois vi no telão, foi uma baita pancada
A diferença de velocidade é impressionante , já na segunda volta haviam dois pelotões, os prototipos e os sport, tomando ao redor de 20 segundos por volta.
Mas a emoção desta prova é imensa e confesso, nunca vi tanta gente em um autodromo, (nem em Indianápolis) , familias inteiras, crianças a vovos oitentões, com suas cadeirinhas para assistir ao longo de toda a pista, creio que este clima vem entre outras coisas, do grande volume de carros, diferentes mas bonitos, rapidos, representando nações (isso na mente do espectador).
A cerveja corre solta
O clima de rivalidade é forte, com torcidas por marcas e paises , incentivado pelo auto-falante do autodromo (tocaram os hinos dos paises dos pilotos participantes antes do start.
Fiquei ali, pensando na nossa Classic, 20 carros, ninguém para ver, a organização sem compromisso com o espetáculo.
Antes de voltar, pude passar pelo Museu, dentro da pista com muitos dos vencedores (estranhamente nenhuma Ferrari) e soberano na entrada o Mazda motor rotativo, o famoso verde/laranja
Isso é automobilismo para mim

Miguel Direito
Miguel Direito
12 anos atrás

A diferença de veloidades entre categorias nunca fo tão pequena como agora. Agora a difernça é de 60 Km /h e ns anos 70 era de 160… Vejam o canal EUROSPORT de Portu
gal, cujos comentadores são geniais!

Lima
Lima
Reply to  Miguel Direito
12 anos atrás

Exatamente.
Inclusive para esse ano limitaram ainda mais o desempenho dos GTs porque a diferença estava pequena demais. Ou seja, não há tamanho ‘abismo de velocidade’. Infelizmente, é hábito do portal cubrir mal categorias diferentes de Indy e F1 e depois sair comentando sem se informar.
Mcnish foi imprudente, tanto que o outro protótipo tava ali esperando a saída da curva para ultrapassar, sempre lembrando que a ultrapassagem em Le Mans tem que ser idealizada pelo mais rápido, devendo o mais lento manter sua linha natural ao máximo, para não atrapalhar.

Victor Serrão
Victor Serrão
12 anos atrás

FG, acho que já tivemos mesmo diferenças maiores no passado – e retas mais longas também, diga-se. Talvez seja um reflexo da pressão sobre os pilotos da Audi, porque tanto no acidente do Rockenfeller quando no do McNish o que se nota é um padrão de ânsia de não perder tempo atrás de um carro mais lento. E essa perda de tempo faz parte da matemática de Le Mans.

Talvez seja um problema de visibilidade do R18. Esses caras não corriam com carros abertos até o ano passado? O R15 era aberto. É provável que essas laterais altas dificultem muito nas ultrapassagens. Observando o Peugeot acho que ele tem uma visibilidade melhor, o cockpit é um pouco mais alto. Sei lá…

Gostei da observação do Rafael Rodrigues, de que se fosse na Estoque o enterro seria amanhã. Mas duvido que um carro tão inseguro quanto o da Estoque seria liberado pelo ACO para correr em Le Mans. Qualquer categoria que fosse.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
Reply to  Victor Serrão
12 anos atrás

outro fator era a estratégia dos Audis. Eles faziam 1 volta a menos no tanque e tinham que compensar na pista, voando baixo.

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Nos dois casos, espaço de sobra pras Audi. As ferrari é q não tão prestando atenção em quem vem atrás e muito mais rápido !!!! Foram compradas pela peugeot? kkkk
Se eu fosse a Audi mandava a conta de dois carros lá pra Maranelo !!!

César
César
12 anos atrás

Interessante notar que, nos dois acidentes, ocorreu uma batida Audi R18 x Ferrari 458, em ultrapassagem na curva (se bem que, no caso do Rockenfeller, foi numa curva mínima, quase reta).

Penso eu que quem está mais rápido (e está dando uma volta) tem a preferência, cabe ao retardatário dar preferência sem colocar sua corrida em risco. É o padrão no kart, que tem diferenças mínimas de velocidade, imagine em provas heterogêneas como esta.

Engraçado que nas duas situações as Ferraris nem notaram a presença do “passante” e seguiram a tangência normalmente. Será que existe um problema de visão nos espelhos dos italianos? O Rockenfeller vinha piscando faróis há centenas de metros, e o piloto da Ferrari nem se moveu…

Lima
Lima
Reply to  César
12 anos atrás

Padrão no Kart, na Formula 1, na DTM… Mas, não em Le Mans. Lá o mais lento segue sua tomada natural e o mais rápido é quem deve movimentar-se. Caso contrário, passaria a corrida toda olhando o retrovisor.

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
12 anos atrás

hmmm

a diferenca de velocidade hoje é muito menor do que no passado. Os GT´s tem máxima de 290 enquanto os lmp´s tem máxima de 330. Os LMP2 sofrem para passar os gt´s na reta.

No passado os protótipos chegavam a 390… e os gt´s eram mais lentos que os atuais.

A maior diferença está nas curvas.

“é preciso fazer algo”

fazer o que? matar os gt´s? matar os lmps?]

affff

jefferson
jefferson
Reply to  Rodrigo Pires
12 anos atrás

O PROBLEMA NAO É VELOCIDADE EM RETA É A VELOCIDADE EM CURVA OS LMP CORREM COMO FORMULA 1 NAS CURVAS E OS GT NÃO.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
12 anos atrás

Na batida do Mcnish ele foi agressivo e precipitado demais para uma corrida tão longa.
Mas no caso do Rockenfeller, ele foi fechado pela Ferrari.
Acredito que deviam iluminar todo o traçado assim como a F-1 fez em Abu Dhabi e Cingapura.
Pode ser caro, mas é uma questão de segurança em uma pista onde se anda a mais de 300 km/h no escuro.

galileu
galileu
Reply to  Felipe Fugazi
12 anos atrás

fechado não, ele foi tocado no lado traseiro esquerdo perdendo o controle do carro.
se iluminar tira o charme da corrida. e a iluminação é igual para todos; quem tiver melhor conjunto de faróis enxerga mais. em terra de cego, quem tem um olho é rei, ou caolho.
saindo um pouco fora, assisti a f indy, com o sorteio, para a segunda corrida o dario franguite caiu para 28 lugar, chiou uma barbaridade pois isso pode prejudicá-lo no campeonato e etc…, se ele largasse na pole como fez o tony dava pulos de alegria.
para quem não lembra o franguite foi o cara que não autorizou a corrida no, domingo aqui em são, plaulo alegando falta de segurança quando todo mundo queria correr
parece que a indy tambem tem o seu choronso.
na hora do sorteio o tony quis brincar com o helio, vamos trocar os nossos pneus, o helio não topou, largou em sexto

ricardo bifulco
ricardo bifulco
12 anos atrás

Salve Flávio!

Também acho que o acidente do Mcnish foi culpa dele. Quis passar o carro da própria equipe e mais um retardatário nos esses… pô..ia dar nisso mesmo.

Agora o do Rockfenller, foi nitidamente culpa do piloto da Ferrari. E eu que pensei que os problemas deste tipo seriam causados pelos GTam.

Abçs

Ricardo Bifulco

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
12 anos atrás

Sem dúvidas…A responsabilidade pela ultrapassagem é sempre de quem vem por trás.
Forçou e bateu.

Rodolfo Rossmann
Rodolfo Rossmann
12 anos atrás

sim, foi bem feio esse acidente.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
12 anos atrás

Se fosse na stock, o enterro seria amanhã.

Lucas
Lucas
Reply to  Rafael Rodrigues
12 anos atrás

Pior que é verdade. Imagina na Montana, então.

galileu
galileu
Reply to  Rafael Rodrigues
12 anos atrás

na gaiola ,antiga sim, até hoje eu me pergunto commo o galter sales sobreviveu naquel pancada na argentina, onde o carro caiu depois de capotar varias vezes.

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

mcnish foi muito….afoito .

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Acho que o problema não foi tanto a velocidade mas, a posição da barreira de pneus. Ele bateu na quina de uma e já chegou na outra meio alto. Se fosse toda fechada, talvez só desse pancada e não voaria daquele jeito. Eu acho

Do Rockefeller está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gy87SZtYC1E&feature=watch_response

Vai lá no finalzinho que tem algumas cenas da pancada.
E sobre a Audi, ô inhaca das brabas !

galileu
galileu
Reply to  Paulo
12 anos atrás

só faltou o dapena falando com o comandante hamilton no helicóptero, eles não tem o night sun , estava muito escura a imagem.
o que as ferraris tem contra os audi?

Flavio Colorado (Campeão Gaúcho)
Flavio Colorado (Campeão Gaúcho)
12 anos atrás

Estão destruindo os DKW’S em Le Mans! Que prejuizo!

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Flávio,

Estava acompanhando pelo Speed Channel desde manhã. Me pareceu que o erro foi do escocês. Exagerou no da direita, sem nenhuma necessidade. Aquele ponto não é dos melhores para ultrapassagens, e a Ferrari vinha fazendo a tomada correta.

Mas concordo que a questão da diferença de velocidade dos protótipos para os GT’s é enorrme, mais 100 km/h na reta…! Vão ter que pensar am algo. Espero que a noite seja mais tranquila.

De qualquer forma, só resta um R18 … Lions se préparer à l’attaque.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Ah, esse Maquiníche!

Speeder_76
12 anos atrás

E já houve outro, o do Mike Rockenfeller: http://www.youtube.com/watch?v=UULKExSNK-I Semelhante ao que aconteceu ao McNish, na zona de Indianápolis. Está na hospital, em observação, mas aparentemente não tem nada de grave.

Vitor
Vitor
12 anos atrás

O do Rockenfeller (não consigo achar no youtube agora) foi ainda mais feio.
O do Mcnish parece que foi mais culpa do escocês, o do Rockenfeller foi claramente culpa da Ferrari na frente dele.

Ainda assim, Audi No 2 na ponta!

Edmar
Edmar
Reply to  Vitor
12 anos atrás

Bom aqui o link da outra batida da audi #1 R18

http://www.quattroworld.com/2011-le-mans/le-mans-2011-video-1-audi-r18-suffers-major-crash-at-hour-8/

quem quiser acompanhar a corrida ao vivo segue link

http://stream.speedtv.com/corvette

galileu
galileu
Reply to  Vitor
12 anos atrás

mas veja bem vitor, se o macnish passa por cima do muro, ele faria uma verdadeira carnificina, dado o numero de pessoas que ali se encontravam, me parece que ainda algumas partes do carro assim commo o pneui atingiram essas pessoas, e o cara tentando se esconder atras da motocicleta amarela, brincadeira, só ele é esperto.
realmente a outra batida foi culpa da ferrari e foi muito grave pois o piloto teve que ser levado para o hospital..
a p.rimeira foi bobeada do macnish ao tentar passar seu companehiro e não viu a ferrari na frente, quando viu já era tarde