VALENTINAS (2)
SÃO PAULO (zzzz) – Chata pra cacete. Eu estava até com saudades de corridas chatas. Mas já passsou. Que voltem as boas.
Bom, vamos a alguns números. Porque se esse GP da Europa foi ruim, pelo menos deixou algumas marcas importantes. Foi a corrida que teve mais carros recebendo a bandeira quadriculada na história. Os 24 que largaram chegaram ao final. Nunca tantos tinham terminado uma prova. Karthikeyan, portanto, tornou-se o pior piloto de todos os tempos. O único capaz de terminar um GP de F-1 em 24º. Que merda, hein, Karthikeyan?
Foi a terceira vez na história em que todos os pilotos que largaram chegaram ao final. As outras foram na Holanda em 1961 (15 carros) e em Monza em 2005 (20).
Vettel venceu pela sexta vez em oito corridas neste ano. Nas outras duas, chegou em segundo. Foi a 16ª vitória de sua carreira. Isso o coloca em 14º nas estatísticas, ao lado de Stirling Moss. Passou Hamilton, que tem 15. Tião Alemão é o terceiro, entre os que estão em atividade, em número de vitórias. Perde para as 91 de Schumacher e para as 26 de Alonso.
E o que mais? Mais nada.
Sobre a corrida, dois destaques, ambos espanhóis. El Fodón de Las Astúrias e Jaime Alguersuari. Alonso lutou, como sempre. Foi passado por Massa na largada, mas Felipe perdeu a curva seguinte, defendida por Webber. E aí Fernandinho se aprumou em terceiro. Depois da primeira bateria de pit stops, Hamilton ganhou o quarto lugar de Massa e Alonso foi para cima de Webber. Passou. Na segunda janela de paradas, o australiano recuperou o segundo lugar. Mas na terceira, quem ganhou a segunda posição foi Alonso, num raro bom trabalho da Ferrari, preciso e cirúrgico. Faltavam dez voltas, ainda, Webber poderia até atacar, mas não conseguiu porque começou a ter problemas de câmbio.
Alguersuari parou só duas vezes e saiu de 18º para oitavo. Quando um dos destaques de uma corrida é o Alguersuari, fodeu. É porque foi ruim, mesmo. Não aconteceu muita coisa porque as diferenças de tempo entre os pilotos que lutavam por alguma coisa foram esticando ao longo da prova, e o uso das asas móveis foi muito limitado, apesar das duas retas onde elas eram permitidas. Mesmo com 24 carros na pista o tempo todo, as brigas foram escassas.
Essa pista é uma porcaria, em resumo. Cenário muito bonito e tal, mas se nem com pneus-farofa e asas móveis deu jogo, pode riscar do calendário. Ou, então, que pelo menos mostrem umas minas de topless na praia. Em Mônaco tem.
Massa e Barrichello? Bem, Massa largou legal. E só. Depois foi ficando para trás, como sempre. Ah, a Ferrari atrasou um pit stop! Sacanearam o Felipe! Felipinhoooooooo! Já tem gente escrevendo essas coisas, aqui e no Twitter. Gente… Deixa pra lá. Barrichello teve algum problema? Nem vi. Parece que falaram, na TV, num buraco aerodinâmico. Procede? O que seria um buraco aerodinâmico?
Quanto à história do regulamento, da proibição da mudança de mapeamento do motor, não adiantou picas. Vettel largou, olhou no espelhinho, viu que não tinha ninguém muito perto e ficou esperando terminar. Foi tudo tão previsível que nem meu informante Gola Profonda telefonou. Acho que o vi na praia, numa daquelas imagens antes da largada.
E vocês? Gostaram ou dormiram?
Dormi, é claro!
Sinceramente… eu dormi. kkkk. Passei a corrida inteira cochilando. Corridinha bem besta essa.
A verdade é que Fernando Alonso é infinitamente melhor do que o Massa. E essa desculpa de que o Massa está mais lento por conta do acidente de 2009 não cola mais, se ele está demorando tanto assim pra se recuperar ele tem mais é que se aposentar. Lerdo.
E outra, se dessem um Red Bull desses na mão do Alonso ele estaria botando 0.5s no Vettel também. Um alemão o Alonso ja colocou no bolso, agora falta o outro.
Bom que gravei para assistir depois e pude ver em adiantando a gravação, sem escutar as sandices do gavião e seus blue caps. Que coisa xoxa. Isso não é mais corrida. É um programa do Luciano Hulk. Massa deveria trocar de lugar com Kovalainen e Barrichelo com um dos voluntários que retiram carros.
Pista muito ruim, nenhum GP lá prestou até hoje. Na décima volta peguei no sono e pelo que diz a turma não perdi nada…
Dormi, meu filho me acordou, dormi de novo, me acordou de novo. A corrida foi mais chata que esta minha especie de prosa.
mais tarde já noite aqui na europa assisti a uma bela prova da Nascar, com batidas para todos os gostos.
Depois dizem que a F1 perde audiências.
Marcelo, manda as fotos pro Flávio, quem sabe ele não as posta.
Valeu!
O ponto alto da corrida esteve nos comentários da ESPN/Estadão.
Uso o aplicativo da formula1.com no telefone. Muito mais informações do que na TV.
Já ligo a TV com o volume da Globo no zero. A mesma nota para eles!
Hamilton tomou maracujina para não “EXAGERAR NA AGRESSIVIDADE”….tomou um passão feio do Massa e Alonso e deixaram o Galvão feliz…mas aquelas “EXAGERADAS do amilton” fizeram falta nessa corrida kkkkk …resultado corrida chata e a emissora oficial perde audiência e dinheiro …o feitiço vira contra o feiticeiro….Galvão e CIA. se liga!
Que bom que não endoidei…rsrss
Marcelo, vou esperar o Flávio disponibilizar as fotos para ver a asa móvel do Massa.
De qualquer forma, valeu a atenção.
Mario,
Deixei a disposição do Flávio, mas ele não me respondeu se quer vê-las ou não. rsrsrs
Espero que sim.
Não é ele que é torcedor da Ferrari??? rsrsrs
At+
Do que você está falando? Quer me mandar uma foto por e-mail? Manda, uai.
Aí vai o endereço:
https://picasaweb.google.com/112158350339147316672/IrregularidadeFerrari?authkey=Gv1sRgCNad4Yrkn4rWiAE
Percebam que a asa traseira está aberta sem ninguém à frente. E isso acontece em outras voltas. Percebam que tirei foto tb do n´mero da volta em que ele estava.
A Ferrari pode tudo???
O fato de não aparecer outro carro na foto não significa que não haja nenhum menos de 1s à frente.
Flávio,
Me diga quem estava à frente do Massa nas voltas 55, 56 e 57????? Oh Senhor amado!!!!!!!!
Usa-se a abertura de asa para passar um retardatário??????? Meu Deus!!!!!
Se vc não quer prejudicar o Massa e a ferrari, diga-nos que entenderemos.
Eu? Amigo, não tenho nada com o Massa. Faz uma denúncia à FIA, sei lá. Tem 1 bilhão de pessoas vendo a corrida e você acha que só você viu algo irregular?
Quando lhe interessa, vc grita como um garotinho…..mas quando provas denigrem a imagem daquilo que vc defende, aí vc vem com essa.
Suas atitudes continuam nojentas pois, ao invés de vc publicar as fotos para todos verem e tirarem suas conclusões, vem com essa de “denuncie à FIA”.
E veja se não deleta a resposta OK??
Puta mala.
Mala é vc que se utiliza do meio de comunicação para fazer comentários como esse. Jornalista como vc, a imprensa está cheia.
Vive defendendo a moralidade, etc, etc, mas é vendido.
Não é a toa que trabalha na ESPN, onde só tem gente puxando o saco do sr. Trajano que parece que vive num TPM eterno.
Quanto às fotos que dispus o link, garanto que se fosse com outra escuderia, você estaria gritando como uma criancinha.
É fácil ter o poder de fazer seus xingamentos atrás de um computador. Não é do meu feitio fazer isso pois sou educado, mas se tivesse que fazê-lo, faria pessoalmente.
Vai, ô retardado, some daqui. Manda as fotos pra Globo. E não me encha o saco.
Só tenho um adjetivo à você: “BAGAÇO DE SER HUMANO”
E espero que o IG reveja os profissionais que estão manchando seu nome!!!!!!
Vc é digno de dó!
Vamos lá, escreva dez vezes na lousa: não se usa crase antes de “você”. Depois, mais dez: “Bagaço de ser humano não é um adjetivo”.
Esse ano não estou fazendo muita questão de ver f1… artificial e sempre mais do mesmo. Gostaria de poder ver a Nascar ou algo mais competitivo no lugar.
Posso ter ficado doido ou intediado pela corrida monótona, mas acho que a asa traseira móvel do Alguersuari estava aberta o tempo todo na segunda metade da corrida.
Alguém percebeu isso?
Será que alguém tem algum vídeo para tirar essa dúvida?
Saudações a todos.
Mario,
Não só do Alguersuari, mas sim o do sr. Massa tb. Por isso ele estava 1 segundo a 1,5 segundos mais rápido que o Hamilton….Alguém tem de fazer alguma coisa sobre isso.
Tenho as fotos que tirei pela SkyHD e já coloquei a disposição do Flávio.
Que porre de circuito!
Bosta de corrida. Bosta de pista.
A corrida foi bem monotona mesmo… não temos (O Brasil) pilotos competentes na F-1… só assisto às corridas por causa do amor a competição… pois se fosse por causa de nossos pilotos já tinha largado a audiencia faz tempo.
Acho que o Rubinho esta acabando com a unica lenda que lhe era favoravel a tempos atras… a de bom acertador de carros.
Até hoje ele não conseguiu conduzir a Willians numa trilha correta de um bom desenvolvimento…
Como diria um ex-funcionário publico… “nunca antes na historia desse Pais estivemos tão mal das pernas em materia de bons pilotos na F-1 como hoje em dia.”
Seguem o jogo… só nos resta acreditar em milagres… confiando que os Deuses do Automobilismo nos concedam a graça divina de ter um novo Brasileiro Campeão da F-1.
Imperador
FG confesso que dormi, afinal aqui no sul estava frio pacas, depois que vi o Tião Alemão abrir vantagem, e aquela coisa modorrenta sem emoção nenhuma na pista, virei para o lado e babei no travesseiro… o corridinha chata… Se ninguém tirar a hegemonia do alemão a F1 vai virar um saco como na época do Schumi… Fui…
Uia, teve F1 nesse final de semana?! Me ocupei com coisas mais saudáveis, como o fim de semana da Nascar em circuitos mistos (muito divertido as inúmeras pataquadas ianques quando eles tem que virar para dois lados na mesma corrida) e, principalmente, as 24 Horas de Nurburgring, uma corridaça, coisa superlativa mesmo, 210 carros, várias equipes de fabrica (Audi em duas categorias, Mercedes, VW, Aston Martin, Mini, Porsche, BMW…) e incontáveis grupos de amigos dividindo carros e se aventurando pelo melhor circuito do mundo! Mais perto da essência do esporte, quase impossível.
Ah, foi nessa pista que no ano passado tinha umas gostosas na piscina, elas foram esse ano, ou nem isso?
Flávio,
Salvo esteja enganado, a asa traseira só pode ser aberta quando o carro a ser ultrapassado esteja pelo menos há 1 segundo do carro de trás. Tenho sky e consegui congelar a imagem do sr. Massa andando com a asa traseira aberta, sem ninguém à frente para ultrapassar. Agora sei pq ele estava 1 segundo mais rápido que Hamilton!!!
Se precisar das fotos, envio-lhe.
Mas alguém precisa fazer algo sobre isso, pq qdo trata-se de ferrari, parece que a FIA faz vistas grossas!!!!
Aguardo resposta.
A corrida foi chata pacas mesmo, mas pior mesmo foi o trio da Globo. Mas gosto do circuito. Esses carros não permitem muita coisa quando o assunto é ultrapassagem mesmo, sem recursos artificiais como essas porcarias de asas.
E esse negócio de ficar mexendo no regulamento no meio da campeonato para prejudicar a Red Bull é um absurdo. Dedo da Ferrari, é claro, mas sifu todo mundo. Vettel é o cara, mesmo quando o carro não dá pinta de não ser tão superior ao outros. O garoto está sobrando.
Agora, ficar falando que a Ferrari sacaneia o Massa de propósito é uma idiotice sem tamanho.
Seu eu fosse o povo da Globo, teria vergonha de dizer que os 5 segundos perdidos no Pit Stop, foram os responsaveis pelo Massa estar em quinto, os muitos e muitos segundo que o separavam ele de alonso, não importa..o mesmo equipamento e nada, e ele claramente com um carro superior, pq nem sequer ameaçou Lewis..Para Gente..
O povinho Chato e pretopente esse da Globo..
é um saco ser tratada como um imbecil, desta maneira..
Volta nelsinho…
putz! o que foi aquilo…
flávio, se alonso e vettel estivessem na mesma equipe quem ganharia o titulo?
Sem comentários!
cara, corrida fuleira. Essa asa móvel a cada prova só acentua que: pista boa produz corrida boa. Pista ruim… corrida ruim. Não tem asa, kers que de jeito.
Corridinha cheia de mais ou menos … Pelo menos consegui ler todo o jornal do domingo.
“Button abre a asa pra cima do Alonso”. Tenso isso, Galvão …
Cara… ficar ouvindo o galvão e sua trupe falar sobre o massa da volta 40 até a 57, narrando volta a volta do massa x hamilton, foi demais pra mim… a televisão só mostrou uma vez o carro do massa, mas o galvao narrou uma corrida particular pra ele. Mais chato que a corrida, só mesmo o galvão. Quanto a corrida, campeonato… ja era a algum tempo né… chances de disputa pelo campeonato, só em 2012.
Dormi um pedaço bom(bom?) da corrida. =/(=/ ou será =])
Haha o massa tá com uma zica desde interlagos 2008… perdeu o mundial na ultima curva porque começou a chover… uma mola que poderia ir pra qualquer lugar, foi bater logo na cabeça dele… ferrari erra pit toda hora com ele.
Tá Brabo. Não está “bom pro Massa” Galvão!!! rs
Espero que ele pare de dar azar. Se é pra andar mal que não seja por fata de sorte pelo menos. o/
Massa foi sempre burocrático, mas que a Ferrari tirou 5 segundos dele, isso tirou!! Essa F-1 tá chata pra baralho!!
Saudade de pilotos brasileiros bons.
Foi uma corrida mediana.
Os pegas mais interessantes eram os do bloco intermediário, principalmente nas ultimas voltas.
Abraços
A f1 de hoje parece corrida de cavalo o melhor cavalo seguido de um montador eo f1 o carro seria o cavalo e o vettel seria o montador.Vettel e shumacher semelhantes ambos com os melhores carros o melhor piloto da f1 e o alonso com a ferrari chegando entre os tres
Gostei de dormir….
Uma bosta de corrida… chata pra cacete… até tinha esquecido como era a antiga F1…
Agora, Flavio, e o Koba? Estou falando m-e-r-d-a ou ele esta tomando couro do Peres desde o inico da temporada?… sou fã do niponico mas o que aconteceu com ele?
Tá falando merda. Veja a classificação do campeonato.
25 a 2 para o Koba.
Nem me preocupei em acordar. Vi o primeiro treino de sexta e depois a classificação no sábado, que bastaram pra ver que não merecia ver. No máximo uma cartada do Felipe em ter guardado pneus pra corrida. Mas, sério, essa “piscina” de criança que esse circuito, meu Deus! Mal mostravam a paisagem, pra aliviar a tristeza. PISTA HORRÌVEL! Lugar bonito pacas e muito mal aproveitado. A pista ainda por cima parace daquelas novas do hemifério leste. Ou seja, repetitiva e SEM GRAÇA total!
Voltei só pra me corrigir. *Leste do hemisfério oriental.
Agora sim.
Como diria o Chaves: “era melhor ver o filme do Pelé”.
Haja coração amigo, para aguentar a corrida e o chororô por causa do erro da Ferrari na troca do Massa… ele poderia ter chegado em 4o…. beleza dois pontos a mais, ao invés de 42 ele teria 44, grande diferença na luta pelo 6o. lugar da tabela com Rosberg! Noooossa meu!
Brincadeiras à parte, só vale o visual mesmo. Ah e foi engraçado quando o Alonso reclamou do indiano, pela câmera on board parece que a Hispania surge do nada!
Abraço!
Pelo que eu entendi o mapeamento pode ser feito pelo piloto no volante (!), foi o que disse o b Senna, né? Então nada mudou e só em silverstone mesmo pra alguma coisa nova… A pirelli deu uma ” bridgestonada” nos pneus e nao rolou, podiam ter colocado o supermacio e macio. Button sem kers fazendo tempo de volta igual ao lewis. O massa nem com kers duplo acompanharia o alonso…
Vettel Abriu 77 do Button e Webber. Se tirar 2o daqui até o fim do ano – um dos dois tem que ganhar todas – impossível! Então é fazer que nem o Button em 2009 pontuar em todas 2 ou 3o e acaba o campeonato. Ganhar 11 provas seguidas, nem o Schumi no auge da ferrari fez – nem Alonso ou Hamilton – então já Elvis…. Podia parar aqui e o resto ser treino para 2012.
Onde eu assino?
Dane-se o Khatkerlaingrht… alguém tem que ser o último. O Rubens é que deu sorte. Deveria ter sido ele. Schumi é que pisou. E o Hamilton, que todo mundo paga um pau, tá pilotando igual ao Webber. Ou melhor, sempre pilotou. Será que ninguém percebeu ainda que só há dois pilotos na ativa? E nem colocando lombada na pista dá pra nivelar o talento deles por baixo?
Alguém mais reparou que a asa do Massa abria no final da corrida, mesmo ele estando mais do que 1s atrás do concorrente?
Samuel,
Eu vi e tirei fotos disso.
Vou até o fim para mostrar a sacanagem que a ferrari sempre faz na F1.
Já enviei comentário ao Flávio e aguardo resposta dele.
Alguém já pensou em uma temporada de 20 GPs, 2 em Spa, 2 em Suzuka, 2 em Melbourne, 2 em Montreal (com caminhão pipa molhando a pista), 2 em Interlagos (nesses São Pedro se encarrega) e etc? Bom pra todo mundo: a audiência aumenta, o custo do frete diminui e damos uma última chance à essa F1 falida com disputas de faz-de-conta. Viva a Nascar e IRL, uma carburada e outra monomarca, mas shows de verdadeira competição.
Cada dia mais o Galvão Bueno tenta enaltecer os feitos do Massinha. Ficou falando da fantástica largada do Massinha e não enxergou o troco que ele tomou do Alonso. Ficou trombeteando que o Massinha é melhor que o Alonso na largada. Uma pena que a corrida não é feita de 58 largadas. Uma pena que a corrida só tem uma largada. Senão, o Massinha seria o cara. Depois deitaram falação no erro da Ferrari. Como se o erro da Ferrari fizesse o Massinha voar na pista quando podia. O Massinha é 0,5 s mais lento que o Alonso. Existe 2 F1 hoje em dia. As RBR, as McLaren e o Alonso. O resto vem lá atrás. Massinha, Mercedes, Willians e outras.
Flávio, pra ser sincero, depois de um tempo voltei a assistir o filme de ontem a noite (acabei dormindo no sofá), o 127 horas, aquele do cara que fica com a mão presa numa pedra lá nos EUA. Tava bem mais legal que a corrida. Aliás, se asfaltassem bem o porto de Santos, ficaria algo parecido com essa pista.
Abs
JAP
A Ferrari errar ou não errar o pit sop do Felipe não faz a menor diferença.
Digo, pit stop
Flávio,
Nem a Ferrari, nem os mecânicos, quem persegue o Massa são as porcas.
Flávio, respondendo sua pergunta no final eu juro que tentei não dormir, mas depois dos últimos pits stops eu não aguentei e cochilei, acordei com o hino alemão no pódio.
Buraco Aerodinamico é um termo moderno sobre aqueles velhos problemas com carros velhos e enferrujados e que entram água e ninguém acha de onde vem.
Meu Fusca entrava e eu passei mais de 3 anos com ele sem saber de onde entrava água naquele FDP.
Acho que eles deveria perguntar para o Rubinho se ele conseguiu ver onde entrava água lá no GP do Canadá.
Durmi pacas e nen vi o final , corridinha chata pacas..
CO
RRIDA TAO SEM GRAÇA, QUANTO BAILAR COM A SOGRA.
Rubens Barrichello esta na hora de deixar á F1 ao lado de Michael Shumacher que pelo menos é o maior campeão da história e a Ferrari acabou para o Felipe Massa e se continuar levando cacetada de pau assim do Fernando Alonso substituirá o Barrichello na Willians pelo menos á Willians é um pouquinho superior as equipes consideradas nanicas.
Porque? O que o Rubens fez de errado agora?
O que o Rubens já fez de certo?
Em 2020 quando o Rubinho se aposentar, correndo pela Petrolínea – a antiga Hispânia comprada por um grupo árabe – o Massa, que estará correndo pela Williams, poderá finalmente assimir seu lugar e se aposentar em sua 29 temporada, tornando-se assim, o segundo piloto em longevidade na categoria. Pode anotar aí, 2020 pode me cobrar.
Me chamou atenção nesta corrida como caiu o rendimento da SAUBER, dava para ver no video que os dois carros da equipe se arrastavam na pista. Talvez fossem os pneus, não sei…Vamos ver o que acontece em Silverstone.
E em relação ao GP da Europa em Valencia, acho que deveria ser eliminado do calendário da F1, é tão ruim quanto as pistas no deserto. Que chatice!!!